_Destaque Sedãs Segurança Trânsito Vídeos Volkswagen

VÍDEO: Jetta trava o freio traseiro em alta velocidade e capota na estrada

https://www.youtube.com/watch?v=yNBFuz9voLI





  • Fábio

    Que burro, puxou o freio de mão para fazer alguma gracinha. Não foi prudente e certamente foi bastante inconsequente.

    • Pacheco

      Mas ele puxou o freio ou deu problema? O jeito que trava, parece até que o disco quebrou e travou na pinça. O carro estanca a roda do nada.

      • Eduardo Gregório

        Mas volta a girar logo depois, igual quando só se da uma “puxada” rápida no freio de mão.
        Pra mim pareceu que quis fazer graça mesmo.

        • Pacheco

          Vou ver novamente pra entender isso dai.

        • Rodrigo

          Sê puxou o freio de mão esse motorista é uma Anta. (com “A” maiúsculo)

      • Deadlock

        Puxar o freio de mão? De onde tiraram isso? Só porque travou a roda traseira? Se tivesse puxado o freio teria travado as duas rodas e o carro não sairia assim da trajetória. Precipitado, muito precipitado…

        • Edson Fernandes

          Como não sairia de trajetoria? Você está a mais de 90km/h e puxa freio de mão e acha que o carro vai seguir reto?

          Sbe aquela BWM no qual se partiu ao meio? A namorada do cara puxou o freio de mão a “apenas” 180km/h porque não queria que namorado estivesse correndo…

          Te falo… puxar o freio de mão tira o controle do carro porque ele vai jogar a força toda para trás e vai sim te puxar para um dos lados… como não se esterça roda traseira o carro perde o controle.

          • Victor Hugo

            Edson… ele sabe o que está falando. Joga Need For Speed

          • José Caio

            Tem como mandar o link dessa bmw?

        • Pacheco

          Mas é o que estão alegando aqui, dizendo até que depois ele se solta.

          Pela travada, eu até suspeitei que tinha quebrado o disco.

    • Vinicius Furman

      E se não foi o motorista que puxou?

    • Eduardo Alves

      Perito de youtube detected.

    • Allysson Santos

      Aos 13 segundos dá pra ver a roda dianteira travada também… Freio de mão não faz isso.

      • Diego Amaral

        A roda dianteira travou depois de perder o controle do veículo, no mesmo instante a luz de freio acendeu, provavelmente o motorista pisou no freio quando o carro derrapou.

        • Sergio

          acho que foi aquela mosca que passou nos 12 segundos

          • Diego Amaral

            Verdade, também vi. Mas não sei porque perder tempo discutindo isto, afinal de contas, a culpa é sempre do PT.

            • Sergio

              qdo o pt acabar só quero ver quem é que vai levar a culpa

    • Alexandre Monteiro

      Mas pera aí, olha alí no vídeo da para ver claramente pela janela dianteira direita que o motorista esta puxando o freio de mão…..aaaaaaaa santa paciência em…. fanboy já é um saco, os da VW então… se superam a cada minuto.

      • Quer dizer então que achar que puxou o freio de mão passa a ser fanboy da VW? Qual o sentido?

        • Alexandre Monteiro

          Você faria isso? Puxaria o freio de mão em uma via de alta velocidade, trafegando em alta velocidade? O veículo em questão com certeza possui ABS, nota-se também uma breve travada da roda dianteira, onde o freio de mão não atuaria.
          Sempre que tento chegar a conclusão desse tipo de acidente/incidente eu me coloco no lugar do motorista, como motorista analiso as variáveis que são possíveis, claro, é possível sim alguém puxar o freio de mão nessa situação, mas que sentido faria isso. A probabilidade de ter ocorrido uma falha no ABS e esse impedir o travamento da roda em uma freiada brusca é muito maior.
          E sobre a pergunta em questão, eu participava do HTForum e do 4x4Brasil e você já deve ter observado, o simples fato de se ventilar a ideia de um carro VW dar um problema já era motivos para travar o objeto da discussão.

          • Não, eu não puxaria o freio de mão, não disputaria racha com motoqueiro, não freiaria forte do nada… E você, compraria um carro de 200 mil para ir no banco de trás sem cinto, colocando uma roda remendada? Pois tem gente que fez isso e morreu aquele cantor sertanejo. Você jogaria o carro com tudo para chegar na cancela do Sem Parar ao lembrar que você tem o dispositivo e não precisa pagar pedágio? Pois fizeram isso, acabaram batendo na divisa entre as pistas de concreto e meu primo que estava dormindo com o cinto no pescoço (Outro erro, esse pelo menos involuntário) morreu… Por causa de 7 reais. As pessoas fazem estupidez. Mas acho que você não sabe, mesmo participando de outros fóruns. Algumas pessoas aqui falaram sobre possíveis falhas mecânicas, eletrônicas, alguns até lembraram do problema da suspensão traseira que gerou um recall, mas muitos preferiram analisar o incidente, não a marca do carro. Aposto que se fosse um Civic, um Sentra, a análise seria mesmo. A questão é: A maioria dos erros acontecem por falhas humanas. Mas alguns tem certeza quando a marca odiada está envolvida que o problema foi no carro. E olha o pior: Não se consideram Haters! Mesmo fazendo alusão a marca em outro comentário como problema da VW fazer carros potentes (Acho que você não sabe o que significa GTi, mas tudo bem. E lembrando que o primeiro VW foi um projeto de Porsche). Não senti ninguém falando em hipóteses de erro humano pelo carro ser VW, você é o primeiro nesse post com essa idéia, e deixa adivinhar: Não se considera Hater! É apenas um guardião solitário da “verdade”, que combate as mentiras e o domínio da fabricante alemã sobre a Terra (Tem um adesivo de panda no seu carro?). Você julga os outros, mas o que está acontecendo é que está vendo fantasmas no armário. É seu próprio ódio que está enxergando. Talvez não tenha se dado conta de que foi claro tratar-se de um racha e como erro humano é mais comum, as pessoas começaram aventar hipóteses nessa linha mas a Boo viu o Sully no armário e acreditou que ele existia. Só isso.

            • MalcriadoSP

              Mr. Know-it-all, se acha o oráculo desse blog. Deixa de ser pedante!

              • Obrigado pela audiência ;) abraços

                • Alexandre Monteiro

                  Bem….sem fugir ao assunto.
                  Não sei se você viu o vídeo, mas fica claro que o travamento não ocorreu somente nas rodas traseiras, como o freio de mão atua apenas nas rodas traseiras, fica ao menos na análise visual descartada sua utilização. Caso o motorista tenha solicitado uma freiada brusca (e aí não vem o caso se ele é louco ou não) o ABS deveria evitar o travamento das rodas, como atualmente ABS e EBD estão no mesmo módulo eletrônico a falha de um implicaria a falha do outro, o motorista vai ao pedal do freio, em um primeiro momento as rodas traseiras que nestas circunstancias estão com menor atrito com o pavimento que as rodas dianteiras, travam primeiro, o motorista continua a solicitar maior capacidade de frenagem, pressionando mais o pedal até ocorrer o travamento da roda dianteira e a perda de controle do veículo. Claro que qualquer análise que façamos aqui jamais será de caráter conclusivo, pois temos poucos dados para serem analisados. Então meu amigo com as poucas informações que podemos colher desse vídeo ouve sim uma FALHA no funcionamento do sistema de anti-travamento dos freios desse carro, independente de sua marca e independente da condição psíquica ou motora do condutor.

                  Topic off…
                  Seu comentário nada técnico só serviu para endossar meu comentário anterior sobre ser ou não fanboy.
                  Hater eu? Além da minha profissão primária, tenho uma locadora de veículos, com a seguinte frota: 4 GM classic 2015, 1 pálio economy 2015, 1 doblô essence 1.8 7pax 2016 e olha só 2 VW voyagen 2016 e estava até o final de maio cogitando a aquisição de um UP.
                  Eu sou fanboy do meu dinheiro meu amigo e acredite nesse dinheiro não tem a logo de nenhuma montadora.

                  • A questão é: Pode ter tido uma causa mecânica/eletrônica? Claro que sim! Mas creditar ao simples fato de levantar a hipótese de erro humano uma simpatia pela marca não é demais não? Até porque, mesmo com problema do carro, o que garante que é responsabilidade do fabricante? O carro estava com manutenção em dia? Suspensões trabalhando, nenhum módulo eletrônico havia sido alterado, pressão dos pneus, capacidade do veículo etc.? Qual o modelo do carro, você saberia dizer? Tantas coisas envolvidas. Não estou questionando eventual falha ou não do motorista ou veículo, mas aventar uma admiração pelo fabricante pelo simples fato de alguém levantar uma hipótese.
                    Traçando um paralelo, conheci um monte de fanboy da Boeing, Embraer porque a culpa sempre é do piloto. Um monte de fanboy da Schmitt & Wesson, Taurus, Rossi, porque a culpa sempre é do atirador. Agora, fanboy de bebida não existe. Porque a culpa sempre é da bebida, nunca do bêbado.

      • Tyrion Lannister

        Vamos chamar o detetive virtual do Fantástico pra decifrar este mistério, kkkk!!!

    • Ander33x

      Não foi ele, foi a mina dele que puxou por não querer que ele apostasse corrida com as motos.

      • Guilherme Eduardo

        Essa coisa de quem tá do lado puxar freio de mão acho que eh o mais provável mesmo!!!!! nada de motorista puxar o freio de mão ou o carro quebrar.

  • Fábio

    Criança não pode ter carro potente, pq é nisso que dá

    • Felipe

      Criança não pode ter acesso à internet… Porque é isso que escreve. ^ ^ ^

    • Alexandre Monteiro

      VW não pode fazer carro potente, pq é nisso que dá.

  • Marcelo Alves

    Hahaha estão falando nos comentários do vídeo que foi a namorada do motorista que puxou o freio de mão pq não queria que ele corresse (mas que “intelijumência” a dela kkkkk).

    • Pacheco

      Se ela fez isso, deveria responder por tentativa de homicídio. Pessoa que faz isso, tem um problema psiquiátrico.

      • PEDAORM

        Psicotico!

        • Franklin Diego

          Psiquidilma!!

          • ViniciusVS

            Psyduck

    • Guilherme Couto

      Esse parece ser o comentário mais falado quando alguém tenta alguma manobra e dá merda.

    • Racer

      Te digo: já me fizeram isto….de leve…É uma baita asneira e perigoso.

    • Deadlock

      Pegou a alavanca errada…

  • Yo soy Yo

    Que dó.

  • Fernanda Tavares

    Limitador de velocidade by VW!

    • João Cagnoni

      Nossa, uma mulher! Em 5 anos de NA é a primeira que vejo!

      • Zoran Borut

        Sério? Já vi pelo menos umas 5 em uns 3 anos de NA. Agora, a tecnologia mental do povo de cueca daqui ainda está na época do carburador.

        • João Cagnoni

          Ainda assim é raridade. Ontem vi 2 Seat na rua e hoje uma mulher no NA, estou bastante impressionado.

          • Zoran Borut

            Hahahahaha Seat Cordoba prata? Ontem havia um na minha rua, hahaha.

          • Luis Burro

            Ueh pq Seat?Vai pro Sul q enxergará mais.

      • Tyrion Lannister

        Já faz tempo que acesso o NA, de vez em quando aparece uma, não só aqui, mas também no outro blog, no BCWS e no AE.

    • Edinaldo_Tapica

      E se fosse Tesla, já diriam que foi o autopilot…

    • Fábio

      Mais uma tecnologia volkswaguiana que evita multas hahahaha.

    • Bispo

      olá, seja bem vinda , e volte eternamente…. rs

  • Snoop Dogg

    Cara tirando racha com vários motoqueiro, fazendo gracinha e o problema eh do “freio” kkkkkkk

  • Fabio Marquez

    Só sei que foi algo que não tem sistema de segurança passiva para segurar… Ainda bem que a pista era duplicada e havia uma mureta de proteção, pois imaginem o veiculo atravessando o canteiro e caindo na via contrária, o estrago seria grande.

    • PEDAORM

      O estrago foi grande, felizmente nenhum outro veiculo ou pessoa parece ter sido atingido, pelo problema do freio ou falta de prudência do motorista. De fato, poderia ter sido pior.

  • Louis

    Ué, o ESP não funcionou ? (ironico)

  • zekinha71

    Foi fazer gracinha, caiu na net.
    Pelo menos não perdeu o eixo traseiro.

  • Mak Mak

    Na minima teve algum desentendimento ou se irritou com os motoqueiros e queria dar um susto nos caras que vinham atrás e se lascou.
    Pois ao acionar o freio de mão a luz do freio não acende e quem vem atrás só vê o carro crescendo na sua frente.

    • Felipe

      Pois é… Mas se a intenção foi causar um susto, ele causou. Da maneira mais inconsequente, mas causou e ainda teve o prejuízo e os ferimentos a sí mesmo e ao (s) passageiro(s). É nítido que havia alguém naquele banco traseiro….

  • Vattt

    SQN!!! É barbeiragem mesmo, já vi acontecer isso na minha frente a muuuito tempo atras logo quando lançaram o GM Omega, creio que em 93 ou 94, um casal de velhinhos na rodovia e o carro do meu pai atrás, quando do nada fritam as quatro rodas e o carro para, na época estavamos na faixa de 80km porque a rodovia era de pista simples e tinha muito transito, meu pai desviou o carro para o acostamento e nada aconteceu com ninguém, mas ele foi até o carro pra saber o que ouve e o senhor falou que o carro travou as rodas do nada e realmente ele não tava saindo do canto com as rodas travadas, depois de desligar e ligar o motor o carro ficou normal, mas ele ficou com o carro no acostamento e nós seguimos viagem!!!

  • Ricardo Blume

    Ao que tudo indica ele estava fazendo gracinha com os motoqueiros.

    • Zoran Borut

      Pode ser preconceito meu, mas grupos de motoqueiros em moto esportivas na estrada geralmente são os que mais fazem gracinhas e irritam outros motoristas que viajam com a família. Vídeo sobre isso tem de sobra no YouTube.

      • Marcos Souza

        Dirijo muito na estrada e sempre encontro motoqueiros e sinceramente, eles nunca me estressaram. Quando vejo um grupo chegando, até coloco o carro mais pra direita e deixo eles passarem de boa. Só se estressa com motociclistas quem se acha dono da rua ou gosta de dar uma de gostosão e fazer racaha com outros carros e aí fica com inveja dos de moto

        • GABRIELCSFLORIPA .

          Então vc só encontrou motociclistas educados ou está mentindo.
          Várias vezes estou na pista da esquerda ultrapassando outro(s) veículo(s) e esses “motoqueiros” forçam a passagem entre o carro e a mureta ou então passam rasgando entre os dois carros.

          • Marcos Souza

            Pode ser coisa de região. Mas aqui no Paraná eu nunca tive esse problema. Os motociclistas esperam eu terminar uma ultrapassagem para me passar. Mas eu tbm quando vejo um no retrovisor e estou em pista dupla, dou passagem…

            • GABRIELCSFLORIPA .

              Eu dou passagem para todos, motos ou carros, mas só posso fazer isso quando concluir a ultrapassagem. Na maioria das vezes quando inicio a ultrapassagem o motociclista sequer aparece distante no retrovisor, mas depois ele chega em altíssima velocidade e não tem paciência para esperar.

            • Edson Fernandes

              Marcos faço o mesmo e em SP ao menos comigo é assim….os caras passam a milhão mas no caso dessas motos que dão até 300km/h eles assim bem longe dos carros.

              Ao menos no meu caso eu não esquento. Agora quer ver algo que me incomoda? Quando um cara de carro está na direita e para fazer uma ultrapassagem não acelera para fazer. Isso me irrita.

              Outra que me irrita é você vir na velocidade da via e uma pessoa entrar na esquerda e ainda frear sem necessidade me diminuindo velocidade. Não xingo, mas me incomoda bem.

          • Jackson

            Cara deixa eles passarem, completa tua ultrapassagem e vai para a pista da direita.

            • GABRIELCSFLORIPA .

              Vc quer dizer que devo concordar com eles passagem “rasgando” entre os carros ou entre meu carro e a mureta?

              • Jackson

                Deixa eles seguirem o ritmo deles. Faz tua ultrapassagem com segurança que tua vida estará garantida, agora a deles só o tempo dirá.

        • Jackson

          Eu faço o mesmo, deixo eles passarem e se fizerem gracinhas, que se f….

      • Daniel

        O que estressa são aqueles caras com motos “custom” estradeiras que ficam alugando a faixa da esquerda da Dutra a 80km/h e não saem dali por nada…

        Qualquer dia eu estarei com uma Veraneio com trilho no lugar do parachoque e um V8 572 debaixo do capô e vou brincar de boliche com esses malas!

  • kravmaga

    Vi o vídeo e não entendi como chegaram à conclusão de que o freio traseiro travou.

    Pode ter acontecido 1001 coisas mas para mim foi é barbeiragem mesmo.

    • celso

      Barbeiragem ou alguma falha eletrônica.
      Afinal de contas, nos carros atuais a eletrônica “cuida” de tudo.

      • Nunca vi falha eletrônica travar rodas. Já vi não freiar.

        • celso

          Ver, também, nunca vi.
          Mas não se pode descartar que uma falha eletrônica possa provocar o travamento das rodas.

          • Descartar não dá, assim como não dá para descartar também que uma peça de um avião ou de um satélite artificial possa ter caído do céu, entrado na roda e travado ela. Mas parece provável. Entre alguém que puxou o freio de mão para tentar dar um cavalo de pau desprezando a velocidade que estava e uma falha eletrônica que tenha travado as rodas traseiras o que é mais provável?

            Sobre o vídeo: Vocês não acharam estranhos que ele ultrapassou carros e motos, mas olhou especificamente para o Jetta? Ou ele teve uma premonição, ou simplesmente a treta já vinha na estrada há algum tempo. Talvez explique a reação do motorista do Jetta quando o motoqueiro o ultrapassou, o que pode ter levado-o a cometer o erro.

            • Felipe Faria

              Exaaatamente o que eu pensei, o motoqueiro não ia olhar dentro do Jetta atoa, algo ja estava acontecendo, um racha entre eles, ou uma briga quem sabe.. Não podemos afirmar nada, mas eu acho que não aconteceu falha no veículo.

            • celso

              Pode ser que havia uma treta, sim, entre eles.
              Mas se havia, acho que o motorista do Jetta não puxaria o freio de mão, simplesmente por ser uma atitude imbecil, dadas as circunstâncias.
              Contudo, a pessoa no banco do carona (se é que havia uma pessoa ali) pode ter puxado o freio de mão, numa tentativa de evitar que o motorista jogasse o carro pra cima do motociclista.

              • Hehehe… Isso me lembrou um dia que a polícia paulista ocupou a Avenida Paulista para evitar que manifestantes ocupassem a Avenida Paulista! Hehehe

              • Edson Fernandes

                Celso, se fosse isso o carro iria para a direita e na realidade perdeu o controle indo para a esquerda… não me parece ter sido isso. Mas era uma treta..rs

            • Marcos Souza

              Treta sim…pq o motociclista ultrapassou e diminuiu a velocidade pra olhar…

            • Jackson

              Eu acho que motorista e motoqueiros estavam querendo mostrar quem era mais macho. Já deviam estar se estranhando na estrada. Também achei estranho o motoqueiro olhar para o Jetta, tipo “viu como eu consigo te ultrapassar, sou melhor que tu, sou mais braço, sou mais potente”.

        • Eduardo Gregório

          Se for freio de mão elétrico..!

          • O mais curioso para mim foi que de todos os carros ultrapassados, o motoqueiro focou justamente nesse… Alguma coisa tinha entre eles..

        • Zoran Borut

          Uma falha no ABS que acarrete o desligamento do sistema poderia levar as rodas a travar numa frenagem, por exemplo.

          Citando uma matéria antiga de um site conhecido:
          “Outra “armadilha” do ABS é quando há uma falha ﴾indicada por luz no painel﴿ e o sistema deixa de agir. O freio passa a funcionar como se o equipamento não existisse no veículo e, embora inexista possibilidade de falta de freio, há um risco a considerar. É que na quase totalidade dos carros com ABS o corretor de frenagem das rodas traseiras não é mecânico, mas eletrônico, a chamada distribuição eletrônica das forças de frenagem ﴾sigla em inglês EBD﴿, sendo feita pelo ABS. Assim, se ele estiver fora de ação ﴾luz no painel acesa﴿, a possibilidade de travamento das rodas traseiras bem antes das dianteiras é enorme. Esta é uma situação das mais perigosas, pois o veículo pode rodopiar até na reta se o caimento da rua for acentuado.”

          • Pensei nesse caso, mas essa é uma limitação do ABS sanado na versão 9, e na verdade acontecia exatamente o contrário do que estava dizendo: Não é que o carro travava, ele não freiava. O ABS basicamente “corta” as travadas de rodas que o sistema daria, e ao passar por costelas de vaga freiando por exemplo, ele cortava no ponto que a roda estaria no ar, fazendo que ele não funcionasse nem na subida nem na descida, deixando o carro simplesmente sem freiar. Bem, de qualquer forma acredito que há um equívoco aqui. Um ABS sem funcionar não trava as rodas, apenas não faz a função de não deixar as rodas travarem. Quem trava as rodas nesse caso é o sistema mecânico/hidráulico acionado no momento da freiada. Dizer que o ABS trava as rodas seria similar a dizer que um carro que não tem ABS e travou as rodas o fez por culpa dele.

            • Zoran Borut

              Então, eu quis dizer que a falha no ABS, impedindo-o de funcionar, poderia fazer com que em uma freada brusca em que o sistema mecânico dos freios atue, as rodas possam travar. O artigo copiado foi só uma curiosidade para exemplificar, eu mesmo não dei muita fé na explicação atrelando a falha ao EBD (artigo do Bob Sharp…) Não sou engenheiro, o que conheço de mecânica é puro hobby.

          • Edson Fernandes

            Não é possível. A pressão maior recairia nas rodas frontais o que não foi o caso. A pressão de frenagem sempre será maior na frente para lhe garantir controle por mais que exista falha no modulo do ABS.

            E sejamos justos… o Jetta em questão já é 2016…. portanto ser quase certeza de ter sido falha humana.

        • Triton

          Acho que o módulo do ABS, a partir de um funcionamento errático (bomba ligada e eletroválvulas abertas), pode gerar pressão hidráulica nas pinças de freio.

  • Mr Andrey

    HM. Só sei que capotou e pronto kkk

  • Speed Racer

    Esses caras estavam de gracinha e fazendo racha em plena rodovia, puxou o freio de mão em alta velocidade e o carro esterçou para a esquerda. Burro! Dá zero pra ele, rsrsrs.

  • Isso tá me cheirando racha com esses motoboy (igualmente criminosos), que acabou culminando em DARWIN
    Tinha que ir preso depois do capotamento
    Racha é pior do que dirigir embriagado

  • Martini Stripes

    Espero que ninguém tenha se machucado.

  • Edinaldo_Tapica

    Se fosse um Tesla, era culpa do autopilot…

  • Allysson Santos

    Aos 13 segundos do vídeo dá para ver que a roda dianteira TAMBÉM está travada. Para todos que estão falando que ele puxou o freio de mão, roda dianteira não trava com isso… Inclusive quando o carro “quica” no asfalto com a roda dianteira direita ela nem gira muito.

    E eu não acho q tava tendo “briga”entre eles, estavam acelerando juntos, um passa, o outro acelera, a moto busca e passa de novo… E eh muito estranho o cara iniciar a aceleração e frear de uma maneira tão brusca sem motivo algum, sendo que ele sabia que estava vindo outra moto atrás dele…

    • Não pode ter sido controle de tração tentando corrigir? A reação dele é de centésimos de segundo. Não tivesse batido e se o motorista mantém a calma nada teria acontecido.

      • Edson Fernandes

        Desse jeito? Impossível. E detalhe: o controle de tração atua na aceleração… quem atua nos freios é o ESP. E acredite eu tenho no meu carro e o controle de tração só atuou em arranque (saida da imobilidade) ou em trechos sem real aderencia.

        Em situações como essa só o ESP atuou e vc sente ele rapidamente lhe auxiliando. Mas eu senti a atuação porque qdo foi necessário o uso do ESP eu pra mim nunca teria conseguindo ter o mesmo controle que o carro ofertou. Foi horrivel, porque o carro usou 3 recursos: ESP, ABS e AFU.

        Então foi assim… eu estava descendo a Imigrantes (rodovia que da acesso ao litoral sul/norte de SP) e do nada uma Fiat strada entra na minha frente saindo da imobilidade (eu estava a 100km/h na ocasião), com carros a minha esquerda e eu a direita… o negocio foi pisar no freio…. pisei com MUITA força… ABS começou a atuar e o AFU deu uma ajuda adicional que praticamente ancora o carro… mas ainda assim não daria tempo de frear que eu bateria…. então em fração de segundos eu joguei para a esquerda assim que já ficou livre e ainda freando senti o ESP (e vi indicando no painel) me corrigindo pq joguei bruscamente para a esquerda e tive que “segurar” o carro.

        Na realidade eu sei que foi toda a eletronica atuando e me tirou desse risco. Nesse caso não teria como o ASR me responder de alguma forma.

        • Caraca, por pouco…
          E no caso do ESP, ele não freia a roda pra ajudar a controlar, não teria sido ele então que bloqueou a roda dianteira por um instante?

          • Edson Fernandes

            O freio né? Se foi atuação nos freios é o ESP, se for na aceleração é o ASR.

        • Guilherme Batista

          Cara, tenso isso ai hein.

          O AFU, controle de tração e estabilidade, já passaram da hora de serem obrigatórios.
          O AFU principalmente pois é algo que as pessoas não estão familiarizadas ainda com ele, mas tem uma importância danada

          • Edson Fernandes

            Nem fala!
            E eu já usei! Quando você pensa que já está no limite da frenagem, vem o AFU e te “ancora” literalmente. Ele freia tão forte que não há como ficar encostado no banco.

            Comigo foi super eficiente em uma situação de emergencia que quando eu sai dessa situação, me senti super seguro no volante do carro. (não que eu deva confiar 100% só no carro, mas o dispositivo fez toda a diferença)

    • Guilherme Batista

      Pelo que entendi, a roda dianteira travou depois, isso provavelmente foi causado pela ação do ESP em uma tentativa de manter as rodas girando na mesma velocidade.

  • Snoop Dogg

    BOM MESMO eh o Corolla SUPER SONICO SEM ESP, vem com lança missil, roda 900 mil km com 1 tanque de álcool e não precisa trocar óleo nunca

  • Roger Rosato

    Por isso sou a favor da obrigatoriedade de freio de estacionamento eletrônico. Tamos em 2016, né gentes…

    • Edson Fernandes

      Nossa e como eu queria…. mas a Renault espertona CAPOU isso do Fluence vendido ao mercado Argentino e Brasileiro (mas tem no Turco e Chileno… sendo que na Turquia vende muito bem).

  • Assunção

    Acho estranho o acidente ter ocorrido por acionamento (in)voluntário do freio de mão, mas é plausível.
    Digo isso porque no passado tive dois VW (ambos Polo Sedan) e o freio de mão não travava as rodas justamente para evitar acidentes por acionamento (in)voluntário (freio de mão a prova de burros). Sei disso, pois certo dia parei o carro numa ladeira e acionei somente o freio de mão e o carro começou a descer um pouco (isso ocorreu com os dois que tive), fui na concessionária reclamar da primeira vez e o chefe da mecânica me informou que era característica do veículo para evitar acidentes.
    Se for verdade o que me informaram que no Polo as rodas não travavam imagino que no Jetta que é mais novo também seja assim.
    Contudo é apenas mais uma especulação, só uma perícia poderá comprovar com certeza o ocorrido.

    • Quando é pra travar trava, não teve a BMW cortada ao meio aqui no Brasil porque a mulher acionou o freio de mão? Freio de mão que não trava está desregulado.

  • Murilo Rodrigues

    Que Manchete mais tendenciosa do NA. Não sabia que esse Jetta é Autônomo, não seria o motorista que travou o freio? Tentam queimar a VW de qualquer jeito o ”piloto” não tem culpa de nada né….

  • 1945_DE

    He!!!! nó cego tem em todo lugar.

  • Ander33x

    Não foi o motorista que puxou o freio de mão do carro, foi a namorada dele, ele estava emparelhando com as motos e nessa esticada que ele deu a mina foi lá e puxou o freio de mão pois ela não queria que ele apostasse corrida com as motos.

    O resultado foi essa merda aí, capotamento e quase um acidente fatal visto que o carro quase pegou uma das motos, por sorte só tiveram machucados leves e o prejuízo do carro.

    Vi ontem esse vídeo estávamos comentando lá no fórum sobre a atitude imbecil dessa mina.

    • CanalhaRS

      Se foi isso mesmo, essa mina tinha apanhar de chinelo na cara.
      É muita burrice, pelamordedeus…

  • Bispo

    matei a charada …esse é o novo escandalo da VW …..chamado de bração gate… ou …síndrome do PS4…rsrsrsrs

  • Sassá

    Na dúvida é culpa do Capeta ou da Dilma. Capeta=Temer com suas maos estranhas.

  • Megamente

    E a hipótese de pneu furado, não deve ser considerada?

    Pode ter furado o pneu traseiro esquerdo, o carro balançado e o motorista freou em reação.

  • Marcio Andriani

    VW você conhece e Eu desconfio kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • ricardopilatti

    Apenas reparem como a roda da frente começa a travar antes que a traseira!

  • Valteir

    Já vi esse tipo de travada na roda traseira com o Fiat Tipo bem na hora de uma ultrapassagem. O carro deu um cavalo de pau de 360º com toda a família dentro. Nada grave aconteceu mas apavorou geral tanto que o sargento está careca até hoje. O defeito foi ocasionado pelo cabo de freio de mão que soltou de uma das rodas e ao mesmo tempo caiu debaixo do pneu provocando tração do outro tambor e travamento.