VÍDEO: Linha de produção do Toyota Corolla

11/03/2016

Agradecimentos ao Eliton Damata.













  • Andrew B.

    Mesmo com câmbio 4 marchas,é a geração que mais tenho admiração.
    (sem fanatismo)

    • kravmaga

      Eu não tenho nenhuma saudade desse carro não.

      Tive um XEi 2.0 com câmbio AT 4 marchas e o carro era muito ruim de dirigir nas estradas de serra por causa desse câmbio ruim que matava o desempenho do carro, da suspensão molenga que inclinava muito nas curvas mais fechadas e do volante com direção pouco direta e comunicativa.

      Para mim o Corolla é apenas um carro popular com dimensões maiores, que dá mais conforto aos passageiros, e mais bem construído do que os compactos populares, mas na mecânica em geral perde até de muitos compactos premium em refinamento.

      • Iran Borges

        O càmbio, mesmo sendo at4 me impressionou positivamente. Se tivesse uma 5 seria excelente.

        Mas o resto concordo… o volante precisa dar 1 volta a mais em relação ao focus que eu tinha antes e custei acostumar. O porta copos é a coisa mais tosca que ja vi num carro. O banco tem o assento duro e praticamente sem abas laterais no encosto. O descanso do pé é ridiculamente torto. A ergonomia geral é bem ruim, prejudicando o conforto em viagens longas. O rebatimento dos retrovisores é muito inconveniente e irritante por ser no painel. O desalinhamento dos encaixes no painel me impressionou negativamente. A central multimídia de fábrica é lenta, limitada, não aceita sensor de ré, não tem controle de luminosidade, a imagem desaparece sob o sol e tem um touchscreen com uma lerdeza e falta de sensibilidade inacreditáveis.

        Mas no geral é um carro que você sente que é robusto, a rede toyota te trata bem, as revisões são muito baratas, seguro barato, é econômico na estrada, tem uma rodagem lisa e confortável, tem bons materiais e passa a impressão de requinte, não é uma escola de samba por dentro e você é bem visto onde quer que vá. É meu carro atual, mas digo que é carro pra velho gordo. Apesar dos pontos positivos serem relevantes, talvez eu também não sinta saudades desse carro quando for trocar ele, por causa dos vacilos irritantes… vamos ver.

        • kravmaga

          Sim, o Corolla é o melhor carro “popular” que se pode comprar mas também é o mais caro deles. Tem custo de manutenção de carro popular mas custo de aquisição de carro premium.

          Se quisesse comprar um táxi, com certeza seria uma boa escolha, mas como rodo pouco e estou numa fase da vida em que um dos poucos luxos que me posso dar é andar num carro acima da média, escolhi outro modelo.

          • Iran Borges

            Tá com qual agora?

            • kravmaga

              Jetta TSI 211 cv

              • Iran Borges

                Parabéns pela máquina!

      • Andrew B.

        Se o carro da foto é o seu atual,sim, você evoluiu.
        Citei admiração por que é a geração muito bem desenhada.
        Claro que todos os carros irão ter prós e contras.
        O câmbio tem que se acostumar em serra,usando trocas manuais.Estou certo?

        • kravmaga

          O meu carro atual é um Jetta TSI sim, mas o avatar eu tirei de uma foto que encontrei num site automotivo.

          Tive um Corolla exatamente dessa geração mostrada no vídeo e me decepcionei com o carro, tanto que vendi com apenas 2 anos de uso e com 1 ano ainda de garantia a vencer. Não sou fan boy de VW e nem de nenhuma marca, tanto que troquei o Corolla por um Chevrolet (Captiva), que gostei muito mais e que fiquei por 3 anos (durante toda a garantia). Só troquei porque gosto de ficar com carros durante a garantia e porque cheguei à conclusão de que não precisava realmente de um SUV. Foi uma modinha que me pegou também e que já passou para mim.

          Eu gosto de falar da minha experiência com o Corolla para mostrar que, ao contrário da lenda que a maioria prega, há sim pessoas que já tiveram o Corolla e preferiram outros carros.

          Tenho um amigo que tem um Corolla dessa mesma geração mostrada no vídeo e que até hoje lamenta ter trocado um Chevrolet Vectra que ele tinha pelo Corolla. Na opinião dele foi um downgrade. Só não está afobado para trocar de carro porque ele não é muito ligado em carros e vai usar o carro até dar algum problema mais grave.

          • Ernesto

            Se o seu amigo for trocar o Corolla somente quando der algum problema grave, então ele ficará muitos anos com o carro. A não ser que seja muito desleixado e não faça revisões, mas esse não é o perfil de donos de Corolla.

  • Murilo Soares de O. Filho

    Não mostra todo o processo de produção e ainda se trata de uma geração anterior a atual, porém achei bem simples alguns processos…ainda mais se tratando de Toyota.

    • Piupiupiu

      Creio que seja a versão americana, não? Lá ele é tratado como carro popular…

      • brunao elias

        Esperasse o que ? Que o carro fosse construído por fadas ?

        É uma linha de montagem como toda qualquer montadora.

        • ÓQUEI

          kkkkkk.. talvez ele esperava uma maior automação

        • Murilo Soares de O. Filho

          Concordo, mas o povo enche a boca pra falar de Toyota…

          • V12 for life

            Essa fama exagerada é coisa de brasileiro, a imagem de cofiabilidade da Toyota ainda está manchada lá fora.

            • Ernesto

              Está manchada em qual País?

    • Zé Mundico

      A qualidade de um produto não se resume apenas aos seu processo de manufatura, embora esse seja uma variável importante, bem como a escolha dos materiais empregados. Também temos que levar em conta o projeto em si, desde a origem da concepção até a qualidade tecnológica e conceitual do produto. É isso que faz um Toyota ter melhor qualidade que um Fiat, por exemplo. Ou um carro chinês, tanto faz.

      • Murilo Soares de O. Filho

        O que eu posso dizer, tudo é questão de imagem, Toyota, é tratada aqui como luxo e não é, e Fiat popular, mesmo que a Fiat lance um produto do nível de um Corolla, vão falar que é inferior, o que nem sempre pode ser verdade, tudo é questão de posicionamento da marca e produto. O próprio Etios, só não é pior, porque possui mecânica até moderna para os padrões brasileiros, mas não é um grande produto.

    • Leo

      Creio que o que talvez faça a fama de confiabilidade da Toyota seja algo que não vemos aí: a baixa tolerância a defeitos de fabricação e a margem menor que a média de variação de qualidade nas peças. Coisa, por exemplo, que anda faltando à Ford Brasil… (em tempo, sou proprietário de um Ford).

      • Murilo Soares de O. Filho

        Você disse algo que também compartilho, os carros da Ford atuais, são bem legais, mas ainda apresentam alguns problemas de já deveriam ter solucionado, como montagem da carroceria, e partes de acabamento. Voltando ao Toyota, mesmo a geração atual, ela perde em refinamento técnico para modelos como Civic, Focus e Jetta atual. (tira os 2.0 aspirado).

        • Leo

          Concordo com você. Eu sou um pouco fiel à marca (estou no meu terceiro Ford, intercalado), mas se encontrar algo que de fato me interesse em outra praia, não exitaria em comprar. Na verdade uma venda bem feita, com negociação flexível, tem sido o quesito de maior peso para as minhas escolhas, e a Ford tem feito isso comigo. Se encontrar isso em outra marca futuramente, quem sabe?

  • Rafael Santos

    uma linha de produção comum, igual a maioria das marcas conhecidas. Mas a todo momento tem alguem de olho na qualidade. Agora vão na Fiat…. qto mais robos melhor

    • Retrato do Papai

      tecnicamente, quanto mais robos melhor… o ser humano (inclusive esses da “qualidade”) se distrai facilmente com conversas, notificação de celular ou mesmo falta de atenção natural, cansaço, início de doença, etc… de qualquer maneira, acredito que a qualidade do projeto influencie muito mais do que a qualidade da linha de montagem

      e é sério que os caras pintam os carros sem nenhum tipo de proteção para a respiração? ou já inventaram uma tinta que limpa os pulmões e eu ainda não estou sabendo?

  • Paulo

    Curioso, para um carro de produção em larga escala. Tem uma quantidade significativa de mão humana no processo. Legal isso.

  • Murilo Karlos

    A toyota, depois que teve alguns problemas com o corolla, passou a focar mais na qualidade e por isso precisou de mais mão de obra humana.

  • zekinha71

    No final quando focou o carro vermelho a pintura estava com aspecto de casca de laranja, nos carros populares a pintura ser assim é “característica do produto” mas em um Corolla é no mínimo estranho.

  • zenbudismo.

    Corlla tem cambio CVT

    • Artur

      Na geração atual. Na anterior era AT4 com conversor de torque.

  • V12 for life

    Vídeo bem fraco, os do Nat Geo mostram o processo quase todo.

  • Minerius Valioso

    Gosto muito dessa geração do Corolla, acho que ficou muito boa com um pouco do Camry, além do desenho do interior.