• Lucas Augusto

    Ele era um excelente carro.
    Pena que teve que sair de linha

    • expresso222

      Realmente marcou época!
      Mas é importante que haja sempre a evolução, principalmente em eficiência, economia e segurança.

      • tiards

        ainda vou comprar um desse e reformar tudinho.

        • macumba_online

          Somos 2. O meu será um 77 branco

    • rodrigorsr

      Pena que saiu de linha? Imagine se a GM ainda fabricasse esse dinoussauro!

      Pode ter sido um bom carro, mas foi tarde! Durante mais de 20 anos exatamente o mesmo carro, apenas com maquiagens! É um grande símbolo do atraso da indústria automobilística nacional!

      Não é de hoje que a GM sempre produziu velharias!

      • tiards

        Mas uma coisa é certa, se tivesse em fabricação ainda, seria uma nova geração e com apelo esportivo de verdade.

        • DCald

          Acho que teria mais um aspecto de Luxo… como hoje é o Omega (seu legitimo sucessor)

          A fase esportiva do Opala morreu em 1980 com o ultimo SS, e seu aspecto esportivo (motor 250S e carroceria coupe) morreu em 1988…

      • DCald

        Cara, na epoca, nem os mais modernos conseguiram atingir o nivel do Opala… em 89 a 4R fez um teste de 24horas rodando com diversos carros em um autodromo… uma Caravan 4.1 foi a unica que não precisou trocar pneu… teve a maior media de velocidade (ganhando de esportivos como Gol GTI, Escort XR3, Kadett GSi) e foi a preferida de todos por causa do conforto!

        Na verdade, a linha opala estava acima de todas as categorias nos anos 80 (nos 70 ainda tinha Landau e Dodge que eram maiores, mais potentes – mas não mais rapidos)… Mas nos anos 80, não tinha mais nenhum sedan grande…
        Só foi substituido de forma digna em 92, com seu sucessor (varias gerações a frente) o Omega… que, tecnicamente, é muito superior!
        A infelicidade do Omega foi chegar num periodo (que embora tivessemos enfim chegado ao real…)em que a economia estava estagnada, e, como carro mais caro disputava (de igual pra igual tecnicamente) com importados que ofereciam mais "status"… assim, o Omega era carissimo de produzir, mas não vendia o suficiente para justificar a demanda… some isso ao sucesso do Vectra, que, mais barato, roubou vendas do Omega (até pq não se tinha tantos endinheirados para comprar o omega) o que fez com que o Omega passasse a ser importado na geração seguinte… (o real ainda estava valorizado qdo começaram a importar o Omega australiano)… mas dai… veio a crise de 1999, e… adeus importados denovo (não que o Omega tenham deixado de importar o Omega, mas o preço dele se tornou muito alto)…

        Pois eh… a abertura das importações não matou o Opala (sua substituição já era certa desde 88!)… mas sim matou o Omega!

        • GAbRieLGUIMA

          Na epoca a QR destacou a durabilidade do motor 4.1, bem arquitetado com mancais deitados, ou seja, o motor trabalha descansando ao mesmo tempo.

      • zeuslinux

        Já tive carros de todas as montadoras antigas (GM,VW,Ford e Fiat). Os carros melhores foram os da GM, em conforto, mecânica, robustez e durabilidade.

        Mesmo hoje está difícil comprar um carro tão forte e robusto como o Opala. Se ele estivesse atualizado para os dias de hoje, com injeção eletrônica, câmbio automático moderno e freios ABS e com os preços similares ao da época daria surra em muitos concorrentes.

        Meu pai tinha um Opala 4.1 prata lindão na década de 70. Ele tirou uma foto todo feliz de mim bebê sentado no capô do opala. Foram as 2 maiores felicidades dele na época. Abastecia só com gasolina azul. Depois desse carro nunca mais teve um carro tão bom.

      • Filipe Augustus

        Eu sou da seguinte opinião, antes do Omega chegar, mais ou menos em 1980 o Opala deveria ter sido substituído pelo Opel Senator, um Monza bem grande, e aí depois sim em 1990 ser substitúido pelo Omega e não em 1993, sendo que o Omega nacional foi lançado em 1988 na Alemanha.

        • GAbRieLGUIMA

          Concordo com voce, inclusive a QR na epoca flagrou no Brasil um Senator CD, na materia o titulo era "O Opala do ano 2000". No entanto como sabemos, tudo foi diferente.

          • Filipe Augustus

            Me lembro dessa matéria, mais o Senator que me refiro e uma geração antes dessa flagrada, era praticamente um Opel Ascona anabolizado.

            • GAbRieLGUIMA

              Ah tah! Sei qual é… nesse caso prefiro o Opalão. Apesar do projeto J ser mais moderno.

    • Ga_Jr

      Graças a Deus saiu de linha para entrar um projeto mais moderno em seu lugar.
      Tudo evolui um dia!

  • marcio233

    Marcou a infância e a juventude de muitos, e eu me incluo também. Desenvolvi minha paixão por carros a bordo de um comodoro 88, o carro que mais me lembra esta época. Vida longa aos opalas remanescentes!

  • zemarreta

    Capaz da GMB querer relançar aqui no lugar do Vectra… E ainda dizer que é uma das "novidades" para esse ano.

    PS: Também achava o Opala um carrão nos anos 80!

    • bernardomm

      pior q tem gente q compra , … rs

  • MovidoàLenha

    Esse sim foi um GM de epoca q marcou nossa historia, uma lenda esse carro!!!
    GM aprende a fazer carros de verdade novamente!!

  • SamuelMorais

    Realmente um carro que fez bonito durante seus mais de vinte anos de existência. O duro é ficar ouvindo esse diretor da GM falar como se fosse político, e mostrar o carro que é bom, NADA. E essa história de que ficaram chateados do presidente chamar nossos carros de carroça, tomem vergonha na cara.ERA A MAIS PURA VERDADE. Carroças, e CARAS AINDA POR CIMA. É sempre bacana admirar os "velhinhos", mas fingir que eles envelheceram e precisam ser substituídos por carros MELHORES, MAIS SEGUROS, isso já é demais!

    • ThiagoLMC

      Pensei a mesma coisa.
      Se o "certo governante" não tivesse falado que os carros eram umas carroças, ao invés de te ter Ômega (que foi um sucesso e mil vezes melhor que o opala), continuariamos com os mesmos carros, e talvez o ômega nem teria sido fabricado.

      Porém, o ditado "carroça" ainda continua por trás de cascas bonitinhas até hoje. (ex: Uno e kombi(que nem a casca mudou)).

      Quanto ao carro, realmente esse opala é Lindo, e poderia ter continuado com aperfeiçoamento do design dele até hoje assim como camaro, dodge, etc.. que são ícones hoje em dia.

      • DCald

        A decisao de trazer o Omega era anterior ao Collor e sua frase… foi em 88 (o collor entrou em 90)… o Omega viria de qualquer jeito… ele ou o Senator…

        O que ele comentou da frase é que aquilo ofendeu os trabalhadores, que viviam em função do Opala…

  • MovidoàLenha

    ate a placa do opala e 1992 curioso n?

  • brugin

    Fico triste em ver como a GM do Brasil retrocedeu. O Opala saiu de linha deixando saudades, no auge. O Vectra vai saindo de linha humilhado… Lembro do lançamento do Vectra, principalmente do GSI, não havia nada melhor sendo produzido aqui na época. Hoje, o Vectra é um frankstein, inferior em tudo aos concorrentes diretos.
    O Corsa tb chegou humilhando a concorrência, Gol 1000, Uno Mille. Era o popular dos meus sonhos na época e de muita gente tb. E agora? Ninguém lembra dele, e ainda usam sua primeira plataforma para fazer o deprimente Agile…
    O Cruze vai chegar com a missão de reiventar a GM do Brasil, se ele não é revolucionário, pelo menos marca uma nova fase da empresa.
    Se nos anos 90 precisou de uma autoridade dizer que os carros produzidos aqui eram carroças, hoje o próprio mercado mostrou isso à GM do Brasil…

    • GAbRieLGUIMA

      A GMB vencia todos os comparativos, ganhava titulos de carro do ano e a cada ano os carros eram cada vez mais objeto de desejo do consumidor. Hoje e motivo de chacota da imprensa e do consumidor em bolgs, sites, revistas especializadas, etc. Simplismente uma vergonha!

  • bedotRJ

    Dois detalhes importantes para quem é opaleiro perfeccionista:

    1) os emblemas traseiros estão invertidos. O certo era o "4.1/S" na frente e o "automatic" atrás. Ou o pessoal da linha montagem já tinha largado mão desses detalhes ou a tampa traseira passou por algum processo de repintura ou cristalização;

    2) na linha 92, último ano/modelo de produção do Opala, todos os modelos GM, do Chevette ao Opala, passando por Kadett e Monza, ganharam encostos de cabeça vazados. Acho estranho que essa unidade traga os encostos dos modelos 91. Talvez sobra de estoque e também desatenção da linha de montagem.

    Mas essa unidade está o bicho! Já que o Pinheiro Neto falou que "tem preço", se eu ganhar na Mega, vou lá e pego prá mim. :D

    • guatura

      Se eu ganhasse na mega iria pensar de Camaro pra cima, e nao um carro que foi muito bom ha decadas, nao faz sentido.

      • bedotRJ

        Na Mega dá prá pensar nos dois, rsrs. Eu não dispensaria um coleçãozinha com uns 5 ou 6 antigos impecáveis como esse. Ainda vou ter a minha.

      • DCald

        Cara, um carro desses é pra colecionador… não pra ficar usando no dia a dia…

        A mesma coisa aquelas ferrari que são leiloadas a valores absurdos… são uma porcaria em dirigibilidade (qualquer 1.0 hoje acelera melhor, freia melhor e faz curva melhor) mas tem seu valor historico e emocional!

        • GAbRieLGUIMA

          Por falar em Ferrari, o Opala 250S com tres WEBER 48 dava pau na Ferrari Dino. Maveco entao… ta procurando ate hoje.

    • DCald

      A historia desse carro é muito mais longa… Segundo diz a lenda, teve peças removidas para arrumar outros carros, ficou anos parado e "largado"… dai a GMB cedeu ele para o museu da Ulbra (que faliu) onde o carro seria restaurado (recolocadas as peças retiradas) e exposto… mas nunca foi nem restaurado, nem exposto na Ulbra… qdo a Ulbra faliu, a GMB rapidamente foi lá e buscou tudo que era dela..
      Algum tempo depois a GM decidiu que não ia mais manter esses carros e o leiloou… foi ai que o JPN arrematou o carro (que dizem que ele sempre ficou de olho desde aquela epoca)…

      Apesar de pouco rodado, o carro não é impecavel… como vc mesmo disse, tem o logo errado, os encostos de cabeça (e a lampada da seta dianteira esquerda está queimada!)

      • GAbRieLGUIMA

        Ta parecendo o ultimo MONZA, um GL mais basico e depenedo que um Corsa Wind.

  • douglasmartins1

    Carrão esse DIPLOMATA AUTOMÁTICO 4.1 !!!!

  • Mak73

    Era um saco alinhar esses carros da GM Opala,maior trabalho para acertar a cambagem,pois tinha que levantar a supensão colocar calços na bandeja,e 99% das vezes o parafuso da bandeja estava emperrado.

    • DCald

      Cara, usando peças originais aguentavam o tranco e não tinham problema de desalinhar… o problema é qdo começa a usar bucha paralela… dai não durava 2 meses! (sei bem disso pq tivemos uma caravan por 18 anos! coloquei tudo original – da caixinha azul – e rodei mais de 3 anos – 50mil km – sem precisar mexer na suspensão nem alinhamento – levava alinhar e estava dentro dos valores corretos…)

      • GAbRieLGUIMA

        E verdade, meu pai mexeu com Opalas a vida inteira e acertar a cambagem era bico, facil mesmo! Bem como a mecanica simplificada e pratica.

  • Turbo_Car

    E ai, não rola um 0 a 100 não? =D

  • guatura

    Era uma carroça sim, foi um excelente carro, isso é inquestionavel, mas fazer protesto e chorar contra a modernizacao? Isso é ridiculo, tipica mentalidade que deixa a industria nacional empacar e montar em nos consumidores, deveriam ter fabricado o Omega aqui, isso sim. Esse homem falando me desculpe, muito simpatico e trouxe informacoes otimas, mas é o tipo que prega que carro é investimento e tem uma mentalidade de 30 anos atras, e pior que está por tras da Chevrolet. Nao é de pessoas assim que precisamos, nao mais.

    • DCald

      O omega foi fabricado aqui… de 92 a 98! Mas perdeu espaço pq o povo não tinha dinheiro pra comprar… e tbm pq o Vectra B roubou muitas vendas dele…

      Quanto ao que ele falou… ele falou como um colecionador e estava contando historia! Se a GM prestasse mais atenção na sua historia, teriamos carros melhores…

  • CanalhaRS

    Esse Pinheiro Neto é outro que está lá a décadas, já esteve na presidência e não fez nada, está viciadão no esquema do "lucro a qualquer preço", de gente assim é que a GM precisa de distância. Alías seria uma ótima idéia demitir todo o comando da unidade brasileira e dar chance a gente nova e competente.

    • GAbRieLGUIMA

      Concordo, ate achei que o JCPN ja tinha saido… esse Sr. so deve estar pensando no lucro, no salario, na aposentadoria e se lixando pros carros modernos e seguros. GMB, revoluçao ja!!!

  • João Paulo Vizioli

    Vai ser sempre um ótimo carro e marcou muito muito a minha vida. Mas já passou a sua época.

  • Viper559

    Carro maravilhoso, foi o carro que me fez começar a gostar de carros quando moleque!

    Desde pequeno sempre gostei dos antigos Chevrolet's!

  • coelhho

    Lenda!

  • Boblop61

    Foi um excelente carro, tive vários, e desde seu lançamento, até seu fim, utilizou o mesmo para-brisas, mas naquele momento, sim, eram carroças que tínhamos no país, e graças a esse comentário, bem como da abertura das importações, a indústria automotiva evoluiu e hoje, temos condições de fabricar qualquer modelo, sem levar em conta o que o mercado exige é lógico.

  • eletricojah

    Senhores opaleiros, passeiem com suas joias nas ensolaradas manhãs de domingo, um charme só! Mas só isso também, já na época era um dinossauro juntamente com o chevette. Quesitos como segurança ativa e passiva, consumo de combustível, emissão poluentes nota zero. Pena não ter levado consigo fósseis vivos como Uno e Kombi.

  • Diens_mg

    Pra mim o maior e mais representativo carro já produzido no Brasil… Bonito, imponente, luxuoso… ainda vou ter um só pra dar voltinhas no domingo… Opala hj em dia é carro de apaixonado por carro… as críticas infundadas que vejo ai em cima são de quem trata carro so como meio de transporte… pra vcs realmente não passa de um modelo fora de linha, mas pra quem gosta de carro desde criança… não há como negar que quando um opala passava a gente parava pra olhar… e digo mais, até hj é sim, se vejo um opala ou caravam bem cuidados eu paro pra admirar…

    • DCald

      É isso ai!
      Só preciso de uns cascalhos sobrando que coloco denovo um opala/caravan na garagem!

  • lndnfsu2

    esse carro era demais… mas o omega cumpriu bem a tarefa de substituir ele… o problema só é que nao tem mais nada como ele sendo fabricado aqui….

  • Anderson_Silva

    Carro de manolo :x

    • Sapo_Joe

      O que significa "carro de manolo"?

      Eu tenho um desses, modelo 1991, gostaria de saber…

  • Antonio De Julio

    marcou a época que eu tinha tesão pela GM…

  • gseverog

    Sinceramente… a captiva nao acho bonita não, agora o omega, esse sim.

  • GAbRieLGUIMA

    Razao e emoçao. Assim e o Opala. Um dos melhores carros que ja dirigi. So de lembrar que cresci no meio de Opalas fico emocionado.

  • fernandoklippel

    Meu pai tem um 79, e olha adimiro a resistencia desse carro.

  • REUSAN

    Esqueceram de falar para ele, q as carroças continuam sendo produzidas! Principalmente na marca da gravata!

  • GAbRieLGUIMA

    Meu pai fazia varios Opala bravo! Instalava WEBER e tal, como sou caçula nao peguei a epoca boa das arrancadas. Com 27 anos so tive a oportunidade de dirigir um Opala a pouco tempo. O torque, a maciez, o ronco, o "cloc" do cambio e a nostalgia sao demais. Pra mim nao tem preço!

  • Billzaaao

    Matéria excelente! Ia ser muito legal ver mais matérias desse tipo, contando "segredos" das lendas do nosso mercado automotivo!

    • kikofar

      Realmente, matéria bem feita, ótimas imagens. Quanto ao carro: UM CLÁSSICO da indústria nacional.

  • kikofar

    Em relação ao modelo da reportagem… puxa vida…167 km rodados apenas… esse carro se for ali na esquina é bem capaz dele parar por pane! hehehe Carro é pra andar!!!

  • Tempero

    Esse carro é magnífico sim, sem sombra de dúvidas. É um marco na indústria automotiva no Brasil e da própria Chevrolet.

    Mas acho que das poucas coisas úteis que o Collor disse foi essa de dizer que nossos carros eram verdadeiras carroças. O Brasil estava quase duas décadas defasado em relação à Europa.

    Opala sempre, mas que foi importante a renovação, isso foi!

  • Sapo_Joe

    O melhor carro que a GM produziu no Brasil, só comparado ao Vectra de segunda geração.

    Mas, sinceramente, com respeito ao tiozinho, ele está equivocado ao dizer que se trata do ultimo opala produzido.

    O ultimo foi um diplomata collectors vinho, também automático e com bancos de couro. Junto com ele, saiu uma caravan branca, para ser ambulância.

    Tenho o video que saiu nos ultimos opalas, com a despedida do presidente da GM, e um monte de engenheiro chorando pra provar.

    Melhor o NA corrigir a matéria.

  • Sapo_Joe

    Confirmando o meu comentário anterior, no proprio vídeo se vê que a cor dos carros é diferente, o que saiu por último era mesmo vinho e esse que aparece perto do tiozinho é um cinza escuro.

    Outra coisa que observei, este Opala dele nem é 1992, pois em 1992 os opalas tinham o encosto de cabeça vazado no meio. O do próprio video era assim, quando se mostra na parte do final da linha de montagem, vê-se as diferenças!

    Tá errado, apesar de que o Opala tá lindo!!

    (tenho um, e é minha paixão!)