Gadgets Mercado Vídeos Veículos Comerciais

VÍDEO: Um ano de serviço no Uber. Valeu a pena?

Agradecimentos ao Sergio Quintela.





  • 1945_DE

    Gostaria de parabenizar este rapaz pela iniciativa. Foi muito interessante conhecer a realidade de um motorista do uber. Mas eu acho que a remuneração poderia ser melhor. Eu esperava que ele fechasse o ano com pelo menos 75% do faturamento como lucro, o que daria um valor de aproximadamente, R$39525,95, fechando ai um salário de R$3283,93,00 mês. Ai seria mais justo, ao meu ver.

    • André

      E ainda ele não colocou o custo da compra do carro, pelo que vi, parece um Corolla 2015, no mínimo um GLI Upper, que hoje não custa menos de 80mil dilmas, ops temers. Digamos que esse carro valha em 2018, com 3 anos de uso, uns 60,000, são 20.000 de desvalorização, por ano 6.7mil, ou seja os 27mil por ano do rapaz já caiem para 20,3mil, e isso se não contarmos com os juros que eventualmente pagou para financiar o carro na compra.

      • ViniciusVS

        Depende do quanto ele rodar com esse carro, se tiver km alta ( acima de 60 mil) concessionária não pega, e quem for comprar vai jogar o preço lá no chão… ou alguém deixa de pegar um pouco rodado para comprar um carro que foi Uber? na prática cai no mesmo problema de carro que foi Táxi que é alta desvalorização na revenda.
        Considerando que em 2018 um carro equivalente a esse Corolla custará bem mais caro do que custa hoje ( pelo menos corrigindo inflação) o que ele pegar nesse carro provavelmente será somente a entrada do novo e olhe lá.

      • Sergio

        ele não colocou os custos de alimentação, pois trabalhando ou não, vc tem que comer, acho que o custo do carro seria o mesmo caso, trabalhando ou não na Uber, vc teria um carro, ou mesmo que não tivesse, em tendo, vc não tem custos que teria caso não tivesse.
        Mas seguindo este raciocínio, ele teria que deixar de fora os custos com o IPVA, aí os ganhos dele até subiria.

        • André

          Se o cara não é Uber, não precisa ter um Corolla 2015, ele pode usar transporte pulico ou ter um Chevette 77.

          • Sergio

            Chevette 77 e transporte público = lixo
            Outra forma melhor de transporte você irá gastar também, isto que quis dizer.
            Mas, na minha opinião, Uber é só pra complemento de renda mesmo. Se eu tivesse que ser motorista Uber, eu só dirigiria nele nos horários que dão mais dinheiro, e nos horários ruins iria ter um outro serviço. Ou ia aliar o Uber com outro emprego que também utilizasse o carro, tipo, entregas de encomendas, enfim, tem que se virar.

    • Tyrion Lannister

      Também achei o valor um pouco baixo, só gostaria de saber que carro que ele usa (pensei no corolla). Sendo um Corola mesmo que está na faixa dos 100 mil temers, o lucro dele foi mais baixo ainda se considerar que pra ser motorista do Uber precisou investir num carro “bom”. Não sei se confere, mas eu não tenho visto carro “popular” nesta modalidade, sempre são compactos premiun (ex Honda City) pra cima.

      • Guilherme Batista

        Tem carros populares sim, na categoria UberX é possivel ver voyage, logan e esses 1.0 no geral

        • Felipe Faria

          Tenho um Fiesta Rocam 2014 1.6 completo, já me chamaram pra fazer parte do Uber, e achei estranho pois também pensava que só carros de categoria superior poderiam entrar, mas no Uber X aceitam alguns modelos de carro popular. No fim das contas analisei e não achei uma boa oportunidade.

          • Guilherme Batista

            Eu uso bastante o Uber e estou percebendo que eles estão ficando desleixados com a análise do veiculo do motorista. A última vez que fui a São Paulo, chamei Uber X duas vezes, uma vez foi um Voyage 2008 muito mau cuidado, mas muito mesmo, carro estilo xunning e rebaixado ainda.
            Na segunda vez foi um Logan que parecia ter mais de 5 anos também e bem detonado. Acho que deveriam ter uma inspeção nesses veículos.

            Sempre tive otimas experiências, mas de um tempo pra ca achei que a qualidade esta diminuindo

            • sepchampions

              Só dar nota 1 que rapidinho ele sai. A maioria dos motoristas de Uber já tinham o carro e como perderam o emprego estão fazendo um bico enquanto não são contratados pelas empresas. A tarifa do do Uber Black é parecida com a do táxi, 20% menos que vai para o App, eu sempre achei que se fosse pra comprar o carro não compesaria, com esse vídeo eu tenho certeza.

              • Guilherme Batista

                É justamente isso que faço, pelo menos vejo relatos que essa avaliação funciona, sempre recebo feedback da Uber

                • Raphael Trevizan

                  Quais os seus critérios para o motorista ter suas 5 estrelas?

                  • Guilherme Batista

                    Carro limpo e em boas condições, ser educado, ter ar condicionado, fazer a melhor rota, não colocar a minha vida e a dos outros em risco, estar bem vestido, não fumar e não sair xingando as pessoas na rua.

                    Nada extravagante, não preciso de uma limousine, na verdade o modelo do carro é indiferente.
                    Essas coisas simples como que fazem toda a diferença.

              • Raphael Trevizan

                “””””””””””””””Só dar nota 1 que rapidinho ele sai. A maioria dos motoristas de Uber já tinham o carro e como perderam o emprego estão fazendo um bico enquanto não são contratados pelas empresas””””””””””””

                Já pensou que você pode estar tirando o emprego de uma pessoa que está passando necessidades e essa é a unica fonte de renda dela? no seu relato mesmo você tem consciência disso e ainda fala com orgulho de dar nota 1! Qual o seu padrão pra 5 estrelas? um Corolla, Civic, Jetta que não se enquadraram no black e foram pro X somente como complemento de renda do motorista que tem outro emprego fixo? Suas 5 estrelas valem somente se tiver água, balinha, chocolate, refrigerante, cerveja? Se você tá na rua 12h por dia e depende só da Uber não tem como manter um carro de alto padrão (acima de 1.0, salvas exceções com GNV) e muito menos esses “mimos” pra passageiro folgado que nem você! Larga a mão de ser mesquinho e pão duro, se quer andar de nave, carro zero, pede UBER BLACK! Você deve ser do tipo que pede uberPOOL e ri da cara do motorista quando chega um carro do ano (alugado, geralmente) ou de alto padrão (usado somente como complemento de renda) pela merreca que você paga na corrida! Tenha consciência.. Com a tarifa da uberX e uberPOOL vocês tinham que dar graças a deus de andar de Uno, Celta, Gol, Palio seja lá qual for o ano e a conservação!

                • sepchampions

                  Rodo de X na maioria das vezes e se tivesse apenas o Black rodaria tbm, no início em Brasília rodava de Black e dava o mesmo preço do taxi. Em relação a nota eu não ligo muito para o tipo de carro já rodei de Gol, Sandero, Siena e até Renegade diesel, nunca bebi água deles e em TDs eu dei nota 5 o que importa é o motorista estar apresentável e o carro em ordem, o colega ali em cima falou que o carro tava zuado, então nada mais justo que dar uma nota baixa.

                • Guilherme Batista

                  Eu acho que sendo bico ou não, a pessoa tem que fazer o serviço bem feito. Eu faço varios bicos e nem por isso faço mal feito, muito pelo contrário, nunca precisei fazer propaganda com meus bicos justamente pq as pessoas me indicam no boca a boca.

                  Nos casos que citei, eu não pedi uma limousine, o problema é que veio carro sujo, rebaixado, com o porta-malas cheio de som ( e eu estava com mala), carro sem silenciador e ainda por cima o motorista colocou o banco deitado igual “playboy” sem deixar espaço parar os passageiros atrás.

                  Outra vez me apareceu um voyage que estava todo acabado e parecia que estava saindo de uma roça de tanta terra, o motorista nao sabia usar o celular e não parava de mexer enquanto dirigia, sem contar com as inúmeras vezes que ele fez barbeiragens.

                  Seja bico ou não o cara tem que manter o mínimo de qualidade e se ele ta dependendo disso, aí que tem mais que obrigação de fazer direito

            • Marcos B Santana

              A qualidade irá cair,nao tem milagre,a tarifa é muito baixa,nao se consegue nem fazer a manutenção básica.

              • Guilherme Batista

                O Uber sabe disso, é bem provável que não deixem isso acontecer, pq se acontecer vai ficar igual taxi

                • Marcos B Santana

                  Ela não fará nada com relação a isso,pois sabe que se aumentar o preço,perde os clientes.
                  Todos,eu disse todos que pegam uber só o fazer por causa do preço baixo ,só que a maioria tem vergonha de falar daí ficam arrumando desculpas e denegrindo os taxistas.
                  O que eu mais vejo hoje é motorista do uber mal vestido,de boné,de moletom com toca,etc.
                  Os carros então ,o que mais tem sao carros do tipo “kinder Ovo” como ford ka,uno,palio,Hb20 e ônix e destes os que se salvam são os de locadoras que ainda estão novos por enquanto.
                  No x a uber aceita qualquer modelo a partir de 2008 ou seja carros já com 8 anos de uso,na minha opinião,velhos demais para rodar a trabalho.
                  Por fim a idade média da frota de táxi em SP é de 2 anos e meio.
                  Não tem jeito a uber só ganha no preço.

                  • Guilherme Batista

                    Ninguém falou em aumentar preço, só falei em manter qualidade, que não está diretamente relacionado com preço.
                    A empresa pode simplesmente fazer um pente fino nos motoristas e pronto.

                    Esse papo de ser só preço é balela, passei muitos anos dependendo de taxi e foram raríssimas vezes, que tive atendimento do UberX, no Uber Black então, nem se fala.

                    Pra taxista, limpeza do carro não existe, ar condicionado é luxo, pagamento no cartão ainda é dificil, boas maneiras é bem raro, se a corrida é curta ou em lugar que não gostam eles te rejeitam e o preço é um absurdo.
                    Pra piorar encontrar taxi a noite na região que moro é uma luta, já passei vários apertos por causa disso e hora que moro perto do centro de BH, imagina se fosse lugar mais afastado.

                    Por ultimo se acontece alguma ruim com o passageiro, nada acontece, ninguém é punido e o passageiro sequer é ressarcido.

                    • Raphael Trevizan

                      Como manter a qualidade no uber X rodando 250 km por dia, 6 dias por semana, 12 horas por dia, para ganhar apenas 70 centavos bruto por km de segunda a quinta e 1 real por km rodado sexta, sábado e domingo? Esses 250 km rodados são com e sem passageiro mas online no app. Isso sem contar seguro, ipva, desvalorização do carro, combustível, refeição, manutenção, plano de dados, multas e etc.

                    • Marcos B Santana

                      Exatamente Raphael ! Só um cego não enxerga isso !

                    • Guilherme Batista

                      Um jeito fácil é não aceitar carros ruins, muito simples.

                      Se preço fosse sinônimo de qualidade, todos os taxis seriam carros de luxo.

                    • Marcos B Santana

                      Ja vi que você não entende nada de gestão de transporte, Guilherme,falar que qualidade não está relacionada a preço,foi demais! Quando o motorista precisar fazer manutenção no carro e não tiver dinheiro para a mesma por causa dos baixos ganhos é só “expulsa lo” da uber e pronto , problema resolvido.
                      Pelo seu papo vc não é e nunca foi usuário de táxi,me parece que vc é um motorista da uber ainda deslumbrado achando que está ganhando bem com um carro alugado,deu para perceber isto nos seus comentários.
                      Cara,encerro aqui ! Boa sorte pra vc !

                    • Guilherme Batista

                      Revoltou!
                      Gestão de transporte?
                      Nunca rodei de taxi?
                      Motorista do Uber?

                      Viajou legal.
                      Você tem o direito de estar revoltado, sua categoria se sente ameaçada, mas lembre-se que é justamente por causa de pensamentos assim que a categoria está ruindo.
                      Nem me conhece e já veio cheio de preconceitos, mudem a cabeça, comecem a oferecer um serviço de qualidade e ganhem o mercado de forma justa, sendo melhores que o concorrente

                    • Marcos B Santana

                      Preconceito ???? Jamais !
                      É que eu já estou acostumado com este papo furado de alguns motoristas da Uber,alias não sei porque alguns não admitem que trabalham na uber,sera por vergonha de ter entrado eu um barco furado ??
                      Mas não precisa se estressar,se pra vc ganhar menos de 1,00 por km está bom,seja feliz,afinal é isto que importa !

                    • Guilherme Batista

                      Você já andou quantas vezes de taxi?
                      Em quais cidades?

                      E de Uber?

                      Como foi?

    • Rdassis

      Faltou 2 custos implícitos que eles esqueceu de citar, mas que são muito importantes, que no final das contas vai afetar o “negocio” em si. Seria o Custo de Depreciação do Veículo e o Custo de Oportunidade.

    • ViniciusVS

      Impossível 75% do faturamento como lucro, 20% vai só de taxa para a Uber, falta prestação do carro, seguro, combustível, ipva, manutenção, além do alto risco de sinistro (se bater fica parado sem receber), como alguns motoristas trabalham a noite tem um risco alto de assalto também e ai mesmo não perdendo em teoria o dinheiro e o carro porque tem seguro ele perde bens com relativo valor como celular, ou até mesmo pode perder a vida.

      Vale lembrar que o faturamento é proporcional ao custo, quanto mais roda mais fatura porém mais rápido chega na km para fazer a revisão. É bom para o dono do aplicativo que recebe esse % limpo e praticamente sem custo.

      É aquilo, o motorista se trabalha em uma frota de taxi é explorado, se trabalha no Uber também é. Se os motoristas trabalharem no Uber como complemento de renda pode sim ser interessante mas ai provavelmente ele trabalha fora do horário comercial, o usuário que usa Uber no meio da semana de dia precisa de um motorista que trabalha o dia inteiro ou seja um motorista que faz do Uber a sua profissão…

      • FocusMan

        O problema que vi ai é que ele roda praticamente horas por dia.

      • Ubiratã Muniz Silva

        acho que quando ele fala de 75% do faturamento ele já está considerando o “faturamento” como o que ele recebe da Uber na conta corrente já descontada a tarifa.

        Se o carro for bem econômico, dá mais ou menos isso mesmo. no X (que paga BEM menos por km rodado que o Black) eu tiro, limpo (descontando a despesa com combustível) em torno de 60% do que a uber me paga.

        Trabalho como complemento de renda, e não como renda principal, uma média de três a quatro horas por dia.

  • VW_Freak

    Parabéns para o autor do video.

    Recado para o NA: não é nada legal banner que cobre a página inteira da Renault. Pensem nos seus leitores e dimensionem a propaganda para não atrapalhar a leitura.

    • Tosca16

      E da VW poderia ? … Brincadeiras à parte, vc tá coberto de razão e não culpo o NA mas sim o marketing da Renault, eles que quiseram por assim, de uma maneira chata e irritante.

      • Pedro Henrique

        podia pelo menos variar o marketing né? eu já to tão put# com essa propaganda que a ultima coisa que quero ver é um duster.

      • André

        Só pode da Chery, rsrsrs

        • Tosca16

          Rapaz ela não tá investindo nada em marketing, seria uma mancada que só se quando resolvessem investir fosse em propagandas deste tipo kkkkkkk

    • Lucas Furtado

      Já estou com ódio do duster por causa dessa propaganda. É um tiro que vai sair pela culatra.

      • Tosca16

        É igual quem faz propaganda no Youtube e não deixa vc pular o comercial, forçando-o a assistir todo; simples, olho a marca ou produto e risco de minhas compras.

      • lheu

        tb garrei um ódio do duster!

    • Tyrion Lannister

      Estas propagandas são chatas pra caramba!!! Sei que o site precisa delas pra se manter online, mas tudo demais é ruim (agora mesmo quando estava escrevendo este comentário, estourou o banner da renault na minha cara, aff).

    • Bruno Wendel Marcolino

      Podiam pelo menos variar a propaganda kkkk

    • De fato, é muito apelativa e tem efeito contrário. Você pega ódio.

    • Vitão

      Depois desse banner fiquei com raiva do Duster…. Nunca vou comprar esse carro rs….

  • “Perguntador”

    Eu gostaria de ver um vídeo destes sobre os custos e faturamento de um taxista, só para comparar.

    • Tosca16

      Aí sempre vai ter polêmica; aqui na minha região mesmo só acredito em bom faturamento quem é táxi no Aeroporto, táxi lotação e bandeira no geral não acho que ganhem lá muito bem.

      • saosao

        Já ouvi falar que um taxista consegue ganhar até de R$8 mil a R$10 mil…
        Mas não sei que tipo de cliente eles pegam.

        • Tosca16

          Depende muito da região e etc, conheço alguns taxistas perto da universidade, uma demora que só para pegarem passageiros, isso porque tem a vez de cada um no ponto; a sorte é que dentro da cidade no minimo sai 30 ou 40 reais por corrida . Os que são táxi lotação não param, entretanto as passagens são de 4,5, 7 reais …. e só não lucram bem mais porque um dia são os de uma cor de bandeira e no outro dia os da outra cor, trabalham um dia e folgam outro .

        • Marcos B Santana

          Quase todos os taxistas em cidades grandes tiram isso por mês,mas se esquecem de um pequeno detalhe isto é bruto!!
          Se um taxista faz 10.000,00 bruto por mês ,o salário será de aproximadamente 3.000,00.
          70% fica no taxi.

  • saosao

    Legal, muito esclarecedor! Bom para o cliente, que paga mais barato pela corrida.
    Por outro lado é ruim para o motorista, que recebe menos que um taxista, pois R$20/h é o que eu ganhava no início da minha carreira.
    Outra coisa, acho que IPVA e seguro do carro não seria custos para vc, pois é o seu carro, que vc teria independentemente de ser do Uber ou não.

    • Lucas Furtado

      Provavelmente ele teria um carro mais barato se não fosse motorista do Uber.

      • XandeeM

        Poderia sim ser um carro mais barato sendo motorista do Uber,talvez não o Uber black.

  • Wald Queiroz

    Não sei se ele deveria considerar a depreciação do veículo, tendo em vista que em alguns anos terá que trocar de carro, ou então ao menos os pneus! Mas mesmo assim sobra um dinheiro razoável! Fico pensando se fosse um carro hybrido será que a economia valeria a pena com relação a combustível? Se estou bem certo o carro dele é um Novo Corolla!

    • Lauolling

      Com certeza deve considerar a depreciação. É claro que ele pode utilizar o veículo para uso particular, mas se ele considera IPVA, seguro e manutenção,neste caso o carro é apenas uma ferramenta de trabalho.

    • Matthew

      Acho que no canal dele do youtube tem algum vídeo falando sobre isso. O fato é que não tem jeito fácil de ganhar dinheiro. Hoje os taxistas estão reclamando do Uber, mas daqui uma década mais ou menos serão os motoristas do Uber que reclamarão dos automóveis de condução autônoma.

      • CharlesAle

        Me falaram que a nova tática de guerrilha dos taxistas e se passar por cliente Uber.E quando a “vitima”(motorista do Uber) chega no local combinado, o pau quebra..Não vi a reportagem nem sei se é bem assim..Mas que detonaram um Nissan March, isso sim…

        • Matthew

          Não duvido nada… esse é mais um problema que deve ser considerado além dos relacionados ao dinheiro.

        • Sergio

          O autor do vídeo dá dicas pra estes casos tb, de ficar esperto, e se ver que é emboscada, cancela a corrida e cai fora. Ele fala que apenas quem pode mandar vc sair do carro, dar documentos etc, é a polícia, GCM, DNIT etc, é só não obedecer e chamar a polícia. Eles deu estas dicas tem 1 ano, não sei se vale até hoje, nem se é necessário mais, pois mudou muito a legislação/recursos no judiciário.

    • Guilherme Batista

      Penso o mesmo, o custo de manutencao de um Prius é bem parecido com o de um Corolla e o Prius é bem mais econômico.

  • Lucas Furtado

    Achei pouco o lucro dele considerando que não tem direito trabalhista nenhum, como décimo terceiro, férias, um terço de férias, licenças médicas, hora extras. Fazendo a equivalência é como se fosse um salário de empregado de 1.500 reais por mês. E para piorar ele esqueceu de considerar a depreciação do veículo como custo.

    • Matthew

      Pois é…. e é justamente isso o que querem com a flexibilização das leis trabalhistas. No pain no gain.

    • Guilherme Batista

      Décimo terceiro, férias, licença médica… não tem a ver sua colocação já que o motorista do Uber é considerado autônomo, é ele que faz o o horário dele. Tira férias quando quer e sai de licença quando quer.
      Além disso, não tem milagre todos esses “direitos trabalhistas” que você citou, saem direto do seu próprio salário. Não tem milagre, no final quem tem CLT sempre sai perdendo

      • Lucas Furtado

        Cara, pelo visto você é bem novo e nem deve ter tirado a carteira de trabalho ainda. Mas vou te explicar: o autonômo tem só seu salário. Se quiser sair de férias fica sem renda. Não tem 13º salário, não tem 1/3 de férias, hora-extra, nem 8% do fgts, nem recolhimento do patrão para a aposentadoria. Se ficar doente em casa fica sem renda. Um trabalhador celetista tem tudo isso e isso é dinheiro indireto para ele. Por isso, eu disse que um trabalhador fichado que ganha 1.500,00 por mês está ganhando o mesmo que o Marlon que tira 2.500,00.

        • CignusRJ

          FGTS não é bem um direito é mais um roubo mesmo.
          O governo tira seu dinheiro, investe em tudo que é coisa menos no que beneficia o trabalhador e depois devolve a vc, somente se vc cumprir todas as exigências do governo, o seu dinheiro com um rendimento inferior ao da poupança e muito menor que da inflação.

          Todo regime trabalhista tem vantagens e desvantagens, cabe cada um decidir o que quer para a vida. Exemplo se o Sílvio Santos ficasse preocupado com estes direito que vc apregoa ele nunca seria o que é hoje. Sim o SS sempre foi autonamo.

          • Lucas Furtado

            Não sou contra autônomos. Pelo contrário, quanto mais gente não precisar de patrão melhor. Mas o risco maior exige recompensa maior. Senão não faz sentido largar as proteções da clt. E neste caso parece que o benefício do autônomo Uber está baixo perante ausência de direitos. Pelo visto porque muitos não conhecem conceitos como depreciação, custo de oportunidade, custo de financiamento de veículo e apenas vê o lado do dinheiro entrando.

            • Marcos B Santana

              Faltou muitas coisas no cálculo, note que pelas contas dele o salário foi de 2.300,00 por mês.
              Se for colocar,depreciacao do carro,alimentacao na rua,prestacao de carro,nao sobra 1.000,00

          • Matozao

            No caso do funcionário não é descontado o fgts no salário e sim um benefício a longo prazo

          • Guilherme Batista

            É um roubo enorme mesmo.
            Um bom exercício pra isso é a pessoa calcular o quanto ela teria se esse dinheiro que ela deixa com o governo fosse aplicado na poupança por exemplo.

            A diferença é gigantesca, o roubo é simplesmente desumano.
            Faça isso, pegue a porcentagem que tiram do salario para o INSS por exemplo, ignore o FGTS por enquanto.

            Depois entre nesses simuladores online e veja o quanto esse renderia daqui a 30 ou 40 anos (depende de quando for aposentar).

            Eu mesmo ficaria milionário, mesmo sendo poupança um rendimento ruim.

        • Guilherme Batista

          Olha vou ignorar sua arrogância e pretensão e vou te explicar algumas coisas que só quem realmente procura saber dos seus direitos sabe.

          O tal almejado 13° salário que faz a alegria dos brasileiro, que o povo acha que o chefe ta dando um salario a mais né. Pois é, na verdade ele tira 1/12 do seu salário todo mês e depois te devolve no final do ano e você sai todo feliz achando que ganhou alguma coisa.

          Férias, remunerada… faz me rir, seu chefe também tira uma quantia todo mês do seu salário pra depois te dar quando você tira férias e novamente, você acha que é mágica, muito bonzinho meu chefe.

          FGTS.. Aposentadoria… tiram um absurdo do seu salario todo mês, entrega pro governo gastar com todos os esquemas de corrupção e depois de muito tempo te devolve com um rendimento tão ridículo que faz a poupança parecer loteria.

          Sem contar ainda que seu chefe tira uma outra parcela do seu salário para eventuais processos trabalhistas e os impostos.

          Não existe almoço grátis.

          Ser autônomo significa pagar menos impostos, ter mais dinheiro em mãos para poder usar e pode até escolher como aplicar pra ter uma aposentadoria melhor. CLT só tem aqui no Brasil e não passa de uma ferramenta pra enganar a população

          • Lucas Furtado

            Eu já expliquei duas vezes o meu raciocínio e você ainda não entendeu. Vou explicar a terceira, mas é a última, ok?

            A equivalência com R$ 1.500,00 significa que se ele estivesse trabalhando por este valor estaria na mesma posição financeira dessa renda que ele tira atualmente como autônomo. A questão é: não é mais fácil procurar um emprego de R$ 1.500,00 do que ter que lidar com todas as questões e riscos de ser motorista? Está tão difícil achar emprego nessa faixa de salário?

            Eu acho que para valer a pena o Uber, o rendimento real do autônomo deveria ser maior do que esse mostrado por ele.

            • Guilherme Batista

              Sim, esta difícil de arranjar emprego em qualquer lugar do pais e em qualquer, é só ver as noticias.
              Rendimento é rendimento, qual a diferença entre você ganhar 1500 sendo autônomo e ganhar 1500 sendo CLT?
              A diferença é você faz o seu horário, você é seu chefe.
              O cara trabalhou 38 semanas e conseguiu isso, optou por não trabalhar 14 semanas, nenhuma CLT te da esse tipo de flexibilidade.

              Os riscos ele que assume, é uma questão pessoal ai cada um decide o que é melhor.

    • Ubiratã Muniz Silva

      O grande erro está em ver trabalho de motorista como emprego. Não é emprego, é negócio. Você faz seu horário, trabalha quando quer e nos horários que quer.

  • Bispo

    Aqui em cwb os taxistas reclamam ….que os motoristas a serviço do Uber não pagam todos os impostos que os taxistas são obrigados a pagar por lei…. lembrando que muitos taxistas não são donos do carro/licença, devendo pagar uma diária fixa para “trabalhar” com o mesmo.

    Sempre fui favorável ao Uber …dentro de um ambiente de competição justa.

  • Magnamox

    um cunhado meu e meu irmão entraram no Uber, mas fora os gastos citados no video, tiveram que financiam o carro..

    Ou seja, alem de pagar juros (48x) não contabilizaram a depreciação do carro que ao final do financiamento valera bem menos…

    Ja fiz uma planilha e tentei explicar mas não vem essa parte, só olham o dinheiro que entra e esquecem dos gastos…

    No fim dependendo da situação você paga para trabalhar…

    • Guilherme Batista

      Existe q opção de alugar carro, que elimina totalmente o financiamento.

      • ViniciusVS

        Elimina o financiamento mas ai você paga um valor semanal ou mensal. troca 6 por meia duzia

        • Guilherme Batista

          Claro que não, ta esquecendo de todos os custos que envolvem um carro?
          Tem a entrada, taxa de juros, depreciação, manutenção, limpeza , seguro e etc.
          O aluguel além de não precisar de nada acima, você ainda tem a vantagem de sair a qualquer hora sem pagar mais nada, o risco é bem menor

      • Marcos B Santana

        Esta é a pior opção!
        Locadoras estão cobrando 1.800,00 mensal por um Ford ka,para trabalhar na uber.
        Se considerar que vc gastará no mínimo 1.500,00 de combustível por mês,fica bem pesado,nao ?
        E como ganhar isto se a uber te paga apenas 1,00 por km ??

        • Stalin Hidrófobo

          Aqui em BH a Localiza cobra 1.399,00 mensais por um carro mil. Mesmo assim, dificilmente a conta fecha. Cheguei a trabalhar 12 horas ininterruptas. O desgaste físico e mental é brutal. Para um lucro líquido mensal de 1500 a 2000 reais? Não dá minha gente. Além da queda do número de usuários devido à crise, aqui em BH a Uber cadastra centenas de carros na categoria x por semana…

        • Guilherme Batista

          Não é sempre a pior opção. No site da próprio Uber fala que o aluguel na localiza por exemplo é de cerca de 1400 reais.

          Tudo bem que vai ter um gasto alto com gasolina, mas pelo menos você não paga financiamento, seguro, prestação, manutenção, impostos e etc.
          Além do fato do cara poder parar a qualquer hora sem ter que pagar nada. O risco do investimento é bem menor.

          Agora, se o cara vai conseguir ou não ter lucro, é outra história aí depende da localização e como ele vai roda

      • Magnamox

        Meu irmão alugou carro por um mês, mas como rodava pouco praticamente o dinheiro ia todo para o aluguel do carro.

        Creio que seja lega para quem trabalhe o dia inteiro com o UBER e rode bastante para compensar.

        De qualquer forma a conclusão que cheguei é que teria quer ter um carro e três ou dois motoristas compartilhando o custo dele…e cada um usando um período do dia…

        E outra coisa, no caso do UBER X, pegar o carro mais econômico possível ( meu irmão esta querendo colocar GAS no CELTA) para gastar o minimo possível para rodar..

        • Guilherme Batista

          Pois é, acho uma opção valida pra quem trabalha exclusivamente com isso. Não arca com as despesas do veiculo e hoje da pra pegar carros bem econômicos.

  • Stalin Hidrófobo

    Muito bem elaborada a planilha. Parabéns pelo trabalho. Ele só se esqueceu de considerar a (grande) depreciação do veículo. Trabalhei com meu Sentra 2011 pela Uber aqui em BH durante alguns meses. Rodava uma média de 5 mil kilômetros por mês. Trabalhei feito burro de carga para tirar de 1500 a 2000 líquidos mensais. Uber para mim, nunca mais. É uma cidada, Bino!

    • Guilherme Batista

      Só por curiosidade, tem muito tempo isso?

      • Stalin Hidrófobo

        De Junho/2015 a Abril/2016. Trabalhei tanto na categoria black quanto x.

        • Guilherme Batista

          Entendi, então já pegou uma época em que o aplicativo estava bem difundido. Realmente é um negocio complicado para o motorista

  • André Castan

    Ou seja, renda baixa. Aproximadamente R$3.000,00/mês. Só se tiver desempregado mesmo.

  • tjbuenf

    Bom video.
    Muito trabalho para pouco retorno, mas se supre a necessidade dele, está valendo.

  • Caio

    Valeria a pena se a gasolina no brasil fosse mais barata, ao MEU ver não vale a pena, rodei 1 mes durante a semana ( trânsito caótico de BH ) e nao vi vantagem, muito stress, muita ralação e pouco ganho, agora estou focandofocando so no fds mesmo, menos trânsito e mais chamadas, para a uber e os passageiros são mil maravilhas, para o motorista nao é vantagem, se for pra tirar um a mais, é ate bom, do contrário nao compensa ( MINHA OPINIÃO)

    • XandeeM

      Acho que o mais viável seria o uso do GNV.

      • Caio

        Pra quem vai viver de uber, sim, é o melhor, pra quem vai pegar um bico é um custo muito alto, ou a uber aumenta a tarifa ou a gasolina baixa ( difícil né? ) ai ” parceiro ” acaba trabalhando demais e ganhando de menos

        • CignusRJ

          Não sei seu carro, o ano de fabricação, qual consumo e quanto paga de IPVA.
          sei que no RJ o Gás vale muito mais à pena e ainda tem redução de IPVA de até 75%.
          Preço médio no RJ Fonte: ANP

          gasolina R$ 3,89

          Álcool R$ 3,04

          GNV R$ 2,03

          Preço da instalação a partir de 3.000,00 Reais dependendo do local da instalação, da marca do Kit e do tamanho do Cilindro.

          Pra quem anda muito o gás é a melhor alternativa.

          • Caio

            Sim brother, sei das vantagens hahaha pra quem vai ” viver ” de uber vale a pena sim, eu so to quebrando um galho nele, afinal em novembro to deixando o brasilzao

  • Paulo

    Uber é muito bom pro usuário pois em tese sai mais barato que o táxi, mas não compensa pro motorista, tenho vários amigos que tentaram e desistiram pois não compensou.

    Talvez sirva melhor como segunda atividade de alguém que ja tem uma principal. O problema é que no cenário de crise muitas pessoas fazem disso seu principal ganha pão.

  • Fábio Henrique

    Mto baixa essa renda. Menor que meu salario liquido (e eu nem sonho em ter um corola). O Ele ainda pode trabalhar como black e x ao mesmo tempo, ser somente x é tenso. Como venho sempre dizendo: o uber explora sim seus ‘colaboradores’ nao somente aqui no brasil.

    • Marcos B Santana

      Explora no mundo todo,so está sendo bom,por enquanto para o passageiro e a própria Uber que fatura cerca de 1,5 milhão por dia só em sp

    • Caio

      Mais aqui no brazil né? Afinal em um eua da vida o caboco enche o tanque com 30 dolares, compra carro com um preco mais acessivel e consegue tirar uma renda MUITO boa com uber e lyft

  • Marcos B Santana

    Faltou muitas coisas importantes no cálculo,sou taxista em São Paulo a 16 anos,sempre fiz planilhas de custos.
    Se formos considerar os cálculos dele já deu salário de aproximadamente 2.300,00.
    Mas ele se esqueceu de colocar alimentação na rua ( pelas horas trabalhadas, impossível não ter), desvalorização do carro( que será grande,devido a alta quilometragem), e a compra do carro em sí,que neste caso parece que ele já possuía.
    Manutenção achei muito pouco,pois eu tenho no taxi um Honda Fit CVT,com exatos 1 ano de uso e já gastei 5.300,00 de manutenção.
    Creio eu que ele não acrescentou os 4 pneus que devem estar na lona.
    Só para resumir a Uber é uma enganação,so quem não sabe fazer cálculos simples cai numa roubada destas.
    No caso dele o salário real foi menos de 1.000,00 por mês se considerar tudo.

  • Marcos B Santana

    Notem que ele roda no Black,imagem no X que a tarifa é metade do Black,a conta não fecha jamais,desafio qualquer um a mostrar o contrário.

    • Raphael Trevizan

      Sou uber x e ganho 70 centavos por km rodado de segunda a quinta e de sexta a domingo ganho 1 real (contando a km que eu rodo com e sem passageiro) Realmente a conta não fecha, ainda mais se você rodar com um carro acima de 1.0 e que custe mais de 20 mil reais.

  • Marcos B Santana

    Embora muitos ( aqui mesmo no N.A),achem a tarifa do táxi cara,ela tem uma razão de ser assim,temos uma planilha bem complexa de custos altíssimos.
    Nestes cálculos tem sobrar algum lucro para o motorista,e minha indignação com a Uber ( empresa,nao os motoristas), é justamente isso,preço baixíssimo que não dá para ninguém se manter.
    Acho que dá para conviver juntos uber e taxistas,mas só se a tarifa for justa e bem próxima do que cobra o táxi,dai vence quem tiver mais qualidade,nao é o justo ???

    • ViniciusVS

      Nem sempre o usuário quer qualidade, o que o usuário quer é preço… uma prova é que o Uber gira muito mais no X que no Black.

      • Marcos B Santana

        Verdade Vinícius,toda está discussão por qualidade e o que as pessoas querem realmente é preço baixo,mas será que compreendem que não é sustentável a médio prazo.
        Garanto para qualquer um que no uber x é pior ainda.
        Se o motorista trabalhar de domingo a domingo ,16 horas por dia ele terá salário de 500,00 por mês.

        • ViniciusVS

          Para o Usuário tanto faz, ele quer o carro ali disponível e quer pagar o mínimo possível. se o motorista ganha ou não o usuário do serviço não se importa. se o motorista quebrar e sair do aplicativo vem outro iludido no lugar, e assim vai.
          Enquanto o usuário chamar e o carro chegar cobrando pouco perfeito.

          Eu lamento para os motoristas que fazem disso uma profissão, mas cada um sabe o que faz né? ou pelo menos deveria saber.

          É aquilo em época de crise de um lado oportunistas e de outro desesperados ( talvez pelo desemprego ou pela renda não acompanhar a inflação)

          • Marcos B Santana

            É duro,mas é verdade Vinícius ,cada um só pensa no seu próprio umbigo,ninguem está nem aí para o motorista.
            Minha raiva da uber é só com relação a tarifa,muitos acham que se a uber pode cobrar barato o taxista também pode,o que é uma grande inverdade.
            É digo mais ,falam de tirar os impostos do taxista que daí dá para baixar a tarifa ,não , não dá ,nem assim.
            A tarifa do uber é impraticável !!
            É exploração de mão de obra,se aproveitar do desespero das pessoas.

    • Janduir

      A Uber sabe que o brasileiro é burro e não sabe fazer contas. É aquela história de não querer saber a tx de juros e sim se a parcela cabe no mês. Pra compensar, o Uber X deveria cobrar o preço da tarifa do táxi. Ou eles aumentam o preço (acho que as prefeituras vão intervir numa tarifa mínima) ou uma hora os motoristas acordam. Tenho 5 parentes que trabalham na uber (X) e todos estão apenas fazendo 1 viagem no mes esperando aumentar o preço… demanda tem, mas corridas pra ganhar 5,00 não dá…

      • Marcos B Santana

        Pois é,concordo em tudo que vc falou.
        Demanda tem,so que é ilusório,o motorista faz várias corridas de 5,00/7,00 chega ao final do dia juntando tudo não dá 150,00
        Daí tira os 25% da uber + combustível etc não sobra quase nada.

  • Marcos B Santana

    Vou fazer uma comparação a grosso modo.
    Sou taxista e dono da minha própria licença.
    Trabalho em média 12 horas por dia de Segunda a Sábado.
    Rodo cerca de 6.500 km por mês.
    A tarifa do táxi é 2,75 por km na bandeira 1 e 3,57 por km na bandeira 2.
    Trabalhando deste jeito,meu salário fica em torno de 3.500,00
    De cada corrida que eu faço 70% fica no taxi e 30% é que pode ser considerado salário.
    Agora imaginem um motorista do uber x que roda praticamente a mesma coisa que eu,mas ganhando APENAS 1,00 POR KM !!!!!
    Façam as contas e vejam quanto da de salário !!

    • Sergio

      eu acho que no futuro todos ‘uberistas’ e afins serão trabalhadores que fazem bico, que já tem outra profissão. ou até mesmo conjugar duas profissões, tipo, o cara é corretor, e coloca uber enquanto vai mostrar algum apartamento pra algum cliente. ou promotor de vendas, enfim, a ideia creio que é de enxugar carros na rua, são mudanças de paradigma mesmo, em todos os níveis.

  • Marcos B Santana

    A Uber hoje possui cerca de 40.000 carros em SP.
    Considerando que hoje a maioria roda no x e faz cerca de 150,00 por dia bruto e a Uber fica com 25% deste faturamento,me digam, quem está lucrando com isso ????
    Facam as contas: 37,50 x 40.000 motoristas da 1 milhão e meio de lucro para a uber,por dia,lembrado que ela tem poucos funcionários,so 7 aqui em SP,incluindo o querido sobrinho do prefeito Haddad.

    • Fábio Henrique

      Eu realmente repenso meus habitos depois de ler qualquer coisa sobre a exploracao dos funcionarios uber. Confesso que sou usuario, mas me sinto mal por isso. Entendo q ao utilizarem tarifas menores eles criaram uma nova demanda (mta gente q soh andava de bus/metro passaram a utilizar). Eu mesmo moro na grande sp, ou seja, pegar taxi pra ir pra qqr lugar era simplesmente inviavel pelo preco. O trajeto de onibus ate a vila olimpa da 1 hora e 40. De uber da 50 min. As vezes penso em parar de usar, mas no caso eu nao iria passar a pegar um taxi ate minha casa, voltaria a sofrer no onibus. Complicado :/

      • E o custo? Coletivo x Uber esta valendo a pena man? Pq só em não pegar Buzu lotado já é um alivio.

        • Marcos B Santana

          Os coletivos sempre serão mais barato devido as possibilidades de integração.
          A uber é cerca de 50% mais barato que o táxi.

          • wagner

            O Uber X é cerca de 66% mais barato que a mesma “corrida” no taxi.

            Já fiz esses calculos.
            Se for Uber POOL (que é uma subcategoria do Uber X) o porcentual aumenta e muito, cerca de 75% mais barato que o taxi.

            Agora, quem é que paga essa diferença gigantesca?! claro que é o motorista Uber que absorve tudo isso….

            • Marcos B Santana

              Exatamente Wagner !
              As pessoas estão maravilhadas pelo preço baixíssimo,so que alguém vai ter que pagar a conta,que no caso é o motorista.
              Eu quero ver tudo isso daqui a uns 2 anos ,quando os carros tanto dos taxistas quantos dos ubers estarão sucateados .
              Será como na época das peruas clandestinas,dara um trabalhão para reorganizar o sistema de transporte.

        • Fábio Henrique

          To começando a gastar demais, mas peguei fobia de transporte público

      • Marcos B Santana

        É uma situação complicada,sou taxista,mas entendo o lado do cliente e também dos motoristas,muitos estão desesperados com o desemprego e acabam aceitando qualquer coisa.
        O que eu tento passar para as pessoas é que não compensa ser motoristas da uber e mostro isso em números.
        Quanto ao passageiro,infelizmente não consigo chegar nem próximo ao que a Uber cobra,é surreal.
        Não tem milagre,o custo Brasil é altíssimo.

  • Nicole Nunes

    Cadastre o código de até R$20 de DESCONTO na sua primeira viagem: “767n46k8ue”

  • Cão Preto

    O que pegou as pessoas no Uber é muito o preço também, que a pessoa já fica sabendo antes em alguns casos, eliminando o risco de ser sacaneada.

    Já cansei de tomar susto em táxi… Eu viajo muito pelo Brasil, e na maioria das capitais, o taxista comum (da rua) faz preço fechado pra te levar pro aeroporto… Acho isso uma sacanagem. Vi isso em Aracaju, Manaus e SP.

    Sem falar dos próprios cooperativados, cujos preços fechados geralmente são bem altos, sem uma definição específica para o lugar. Ex.: Manaus, do aeroporto p/ o distrito industrial (20 e poucos km), o preço é de 90 reais… Ou seja, vale a pena alugar um carro. Aí na fila (sim, o avião inteiro em fila esperando táxi) achei um cara que ia pra perto… Aí o rapaz da cooperativa viu que combinamos ali e então era 120 pra levar os 2. É mole?

    Aí o pior ainda é no Rio de Janeiro. Vc sai do Santos Dumont e te cobram 50, 60 reais para levar até o centro (2, 3 km). E aí, vai virar macho contra o taxista, no meio do Rio? Não tem jeito…

    A corrupção de brasília é “pouca”, essa que é a verdade… O que esse povo faz não é brincadeira..

    • Marcos B Santana

      É só não aceitar isso ! Chame táxi por apps ou pegue os credenciados do aeroporto.
      Quanto a uber,vc sabia que já tem muito mais reclamações do que o táxi ??
      De uma olhada nas reclamações do reclame aqui.
      Tem de tudo.

      • Sergio

        acho que tem mais reclamação de uber do que taxi, pq pra taxi não tem onde reclamar. no reclame aqui mesmo, acho que nem tem opção de reclamar de taxi de tal cidade, tem?

        • Marcos B Santana

          Como não tem onde reclamar ?
          Além do já conhecido 156 da prefeitura,,tem o reclame aqui também.
          Veja vc mesmo as notas e reclamações do easy táxi e 99.
          So te lembrando que os táxis atendem bem mais pessoas e mesmo assim tem menos reclamações.

          • Sergio

            mas o cara que pega um taxi na rua, e tem uma experiencia ruim, acredito que ele nao vai reclamar em lugar nenhum. 156 de prefeitura por ser burocratico, e ter que se identificar, creio que afaste pessoas.

            • Marcos B Santana

              Hoje em dia é raríssimo alguém pegar táxi na rua ( pelo menos aqui em SP), eu mesmo das corridas que atendo 95% são via aplicativos,onde vc pode dar nota ao motorista,reclamar ou elogiar.
              Toda esta discussão,e a grande verdade é uma so: preço !!!
              A uber já perdeu a qualidade a tempo,agora a pouco um carro da uber veio pegar uma cliente aqui próximo do meu ponto,o carro era um uno dos antigos com pneus carecas,lanternas de freios queimadas e motor falhando ao sair.
              Cadê a qualidade ?? A questão agora é preço .

  • wagner

    Uber é ilusão, só beneficia o passageiro com essas tarifas baixas.
    Para o motorista fica todas as despesas operacionais e ainda deixa os 25% para o Uber (no caso do Uber X).
    1/3 do que ganha liquido é só para cobrir gasto com combustível, e ainda tem o seguro APP, pneus, impostos do veículo (licenciamento, IPVA, DPVAT), limpeza, balas, água, etc,etc,…. façam as contas e verão que não tem como fechar no “azul”….fica sempre com a “corda no pescoço” no termino do mês.
    Trabalhar no Uber só se for como complemento de renda, e ainda assim, depois de muitas contas, acho que não compensa pelo menos aqui em SP.

    • Marcos B Santana

      Falou tudo ! Não compensa,é só fazer as contas.

  • FocusMan

    Muito bom o Video.

    Mas interessante um fato:

    Ele não computou o custo do carro, nem a depreciação do mesmo.

    Quanto o carro dele rodou nesse tempo? Um carro muito rodado chega a valer de 10 a 20% a menos do que um com baixa KM.

    O lucro dele na verdade é bem menor.

    A Uber criou novos escravos do sistema e o pior, a sociedade acha bacana, pelo simples motivo de obter um serviço mais barato.

    • Victor Hugo

      é o que eu vim falar, depreciação do carro tira muito desse lucro

    • Marcos B Santana

      Verdade ! Só que a Uber foi no ponto certo,comprou boa parte da mídia,politicos e juízes.
      E para finalizar os taxistas ( e eu sou taxista) deram uma bela ajuda na divulgação.
      Sou totalmente contra protestos violentos,nossa briga tem que ser judicial.

      • Sergio

        o juiz só cumpre a lei.
        no direito privado, vale a regra: se não é proibido, é permitido. usaram uma brecha legal.

      • Lucas Furtado

        Os taxistas rasgaram todos os livros de marketing e propaganda e deram uma aula de como destruir a imagem. Eu não entro mais num táxi por livre espontânea vontade. A batalha na mídia vocês perderam.

        • Marcos B Santana

          Vc diz isso por causa do preço,se os táxis fizerem preços mais baixos que a uber garanto que volta correndo para o táxi.
          A questão toda é preço !

      • Danilo Fernandes

        Amigo, lamento, mas a sua briga já está perdida. Veja nas cidades grandes de outros países o que aconteceu. Aqui acontecerá o mesmo.

        • Marcos B Santana

          Por um instante eu cheguei a pensar o mesmo Danilo,mas vendo o conjunto da obra cheguei a conclusão que não está perdido,sabe porque?
          Quando um negocio não é bom para todas as partes envolvidas,ele nunca dá certo!
          A uber só é boa para a própria uber e por hora para o passageiro,mas para o motorista é péssimo !
          Com excessos de carros houve uma queda generalizada na qualidade,eu por exemplo tinha perdido uns clientes para a uber e que aos poucos já estão voltando a usar táxi comigo,um grande escritório de advocacia no caso ,migrou para a uber por causa do preço,tiveram complicações,inclusive perdendo 2 audiências importantes( uma por quebra do veículo na estrada e outra por o motorista ter se perdido completamente).
          Viram que nem tudo é preço,e voltaram a usar táxi comigo( lembrando que eu já os atendia a 11 anos).
          Sobre grandes cidades pelo mundo,o que vem acontecendo são proibições e processos contra a uber pelo próprios motoristas,o que fatalmente ocorrerá aqui também .
          Em grandes países da Europa a uber está se dando muito mal.
          Pra mim,nao passa de uma pirâmide,vao ganhar o máximo de dinheiro em um curto espaço de tempo e depois ruir.

          • Guilherme Batista

            A Uber tinha faturamento de 680 milhões de dólares em 2013 e hoje tem faturamento de mais de 30 bilhões.
            Valia 20 bilhões em 2014 e hoje já passou de 70 bilhões, com previsão de crescimento de 50% no proximo ano.
            Somente um dos serviços do Uber foi proibido em Paris, o Uber Pop. Os outros funcionam normalmente. A cidade de Berlim foi a unica até agora a crirar uma lei que realmente limita o uso do Uber na cidade.

            Uber ta presente em mais de 300 cidades do mundo, essas duas não vão fazer grande efeito no faturamento da empresa

            Os números provam o contrário do que você está dizendo,

          • wagner

            …pô se vc atende esse escritório a 11 anos, e muito provavelmente nunca deu “mancada” atendendo eles, e mesmo assim eles trocaram vc pelo UBER…..Meu colega, esse escritório não tem um pingo de consideração com vc igualmente a UBER com os seus motoristas UBERS…

            • Marcos B Santana

              Trocaram pelo preço baixo,mas já se arrependeram e voltaram a usar comigo.
              Viram a besteira que fizeram ao trocar o certo pelo duvidoso ,com pessoas conduzindo carros totalmente inexperientes e com a manutenção a desejar,tomaram um baita prejuízo por isso,claro que eu aproveitei a situação para tirar uma onda e destacar minhas qualidades.
              Mas negócios são assim, infelizmente as pessoas colocam o dinheiro em primeiro lugar e as vezes se dão mal.
              No mais ,foram humildes e me pediram desculpas,disseram que nunca mais vão usar uber ,segue o jogo !
              No mundo de negócios , ninguém é de ninguém !

    • Danilo Fernandes

      Discordo veementemente. Lucro de 4 salários mínimos por mês? Que escravidão é essa? Quem acha que esse faturamento é pouco basta não ser motorista do Uber, simples. O Uber paga pouco, concordo. Mas para os padrões brasileiros, para um trabalho que exige basicamente uma CNH e um carro, tá um valor dentro do normal sim. O taxista que acha isso pouco, eu lamento, mas é ele que estava ganhando demais.

      • FocusMan

        Você acha esse salário bom?

        Com que você trabalha?

        Você acha que esse lucro vem de onde? Colocou o custo do carro? Ele tem um carro que custa pelo menos 80 mil reais. Na verdade se ele colocasse o custo do carro + depreciação do veículo, ele está pagando para trabalhar.

        Seu comentário parece de alguém que julga a profissão de motorista algo que merece ser mal remunerado.

        Êta classe média brasileira…

        “Só eu posso ganhar bem, por ter feito faculdade e passar o dia respondendo e-mail com jargão bonito aprendido na pós-graduação”

        • Danilo Fernandes

          Amigo, bom não é, mas está perfeitamente dentro da realidade do país. Você sabe quanto ganha em média um professor no Brasil? Um técnico? A maior parte das profissões, independente de curso superior ou não, no Brasil paga muito menos que isso no início e exige alguma formação e experiência, coisa que não se exige de um motorista de Uber. Não estou criticando os motoristas de Uber não. Se estivesse parado e com um carro à disposição trabalharia com Uber numa boa, feliz e amarradão. Agora, se a pessoa está querendo ganhar muito com Uber está errada. ^

          Me desculpe, mas quem está de preconceito aqui é você.

          • FocusMan

            Acho que você não entendeu muito bem.

            Deixa para lá. Você é mais um que não entende sobre investimento e retorno.

            O Profissional do Uber funciona como uma empresa. Ele deve lucrar com isso para pagar suas necessidades e se manter no mercado de maneira sustentável.

            É por causa disso que somos a porcaria de país que somos.

            • Danilo Fernandes

              Então me explique, ó gênio dos investimentos e retornos, porque o Uber funciona no Brasil – E – em vários países do mundo. O Uber, assim como todos os negócios disruptivos que tem causado uma verdadeira revolução nas formas convencionais de se trabalhar. Ele existe apenas porque havia uma lacuna no mercado. Não é nada revolucionário que vai deixar alguém rico ou fazer escravos como alguns falaram por aí. Pode ser que a empresa do Uber esteja ganhando mais do que deveria? Pode, mas daí surgiram novos “uberes” para equilibrar a coisa.

              O que felizmente está acabando é o modelo de negócio baseado em oportunismo e monopólio. O taxista em geral era tão vítima quando o passageiro, pois na maior parte nem o taxi nem a licença são dele. Mas todo mundo (que não é tolo) sabe que em todo lugar, uma frota de táxi é uma forma de se fazer fortunas com pouco esforço, bastando ter “as conexões” certas.

              • FocusMan

                O Uber foi criado como um sistema de caronas. O rumo que ele tomou para mim é duvidoso.

                Pesquise um pouco sobre o que vem acontecendo com as pessoas que “trabalham”usando o serviço.

                Esse papinho ai é bacana para quem não depende dele para viver.

                O Uber é uma exploração se a pessoa viver apenas dele. Não é sustentável.

                Se você usar para ganhar uma graninha extra nas horas vagas, ótimo, mas como profissão, é extremamente injusto.

                • Danilo Fernandes

                  Exato!! Você tocou no ponto certo! O Uber não deve ser considerado como emprego ou como “carreira”. Se a pessoa quiser, até pode, mas esse não é o propósito da ferramenta. O Uber tem como objetivo unicamente ligar o motorista que está à toa com um carro parado ao passageiro que quer ir do ponto A ao ponto B. Se o cara quiser fazer disso a sua rotina de vida aí é com ele. As regras estão claras.

  • Alexandre

    Alguns pontos:
    Pelo que entendi neste faturamento já foi retirado a porcentagem do Uber.
    Ele não considerou o custo com a compra do carro (juros se financiado), depreciação e custo de oportunidade (remuneração).
    O custo principal citado é o combustível, aqui no RJ como usam GNV esse custo deve ser diminuído pela metade, além do ipva que também diminui em 50%.

    • FocusMan

      Ainda assim é bem ruim. Não dá para bancar um Corolla. Imagina se ele rodasse como Uber X que é muito mais barato ainda?

      • Alexandre

        Sim, concordo plenamente. Ganho muito baixo… desta forma ele nem consegue se manter no negócio, ou seja, trocar de carro em alguns anos e continuar no Uber

  • Christian Balzano

    Não sei qual cidade o motorista trabalha, se for p/ São Paulo não está valendo a pena. Talvez para quem queira se aventurar com o UberX, um carro mais simples de manutenção barata e económica. Para quem está numa situação de desemprego e as contas essenciais batendo na porta.

    • Marcos B Santana

      Em nenhuma situação em que eu fiz os cálculos ,valeu a pena.
      Em todas as situações o motorista ficará no prejuízo.
      Em tempo,muitos carros populares terão manutenção mais elevada do que o Corolla.

    • Stalin Hidrófobo

      Em BH lhe garanto que também não vale a pena.

  • Marcos B Santana

    Conta básica para um motorista que roda no Uber x
    Ganhos mensais bruto.
    5.000,00(ah..isto se trabalhar de domingo a domingo e por no mínimo 16 horas diárias).
    Km que o motorista irá percorrer para faturar os 5.000,00: 8.000 km por mês.

    Agora vamos aos gastos:
    Combustível: 1.800,00 por mês( carro popular e 1.0).
    Manutenção: 400,00 ( não tem jeito,roda muito).
    Seguro: 250,00 por mês de média.
    Lavagem 100,00 no mínimo.
    IPVA: 100,00 por mês de média.
    DESCONTO DA UBER: 1.250,00(ou seja 25% de 5.000,00).
    Alimentação na rua: 500,00( sim,para trabalhar 16 horas terá que almoçar ou jantar fora .
    Viram ?????
    Só aí já deu 4.400,00 de custos.!!!!
    Mas tem mais: conta de planos de dados,celular,balas , água etc.
    Ah….ia me esquecendo : Compra do carro financiado e desvalorização !!!!
    Se o motorista já tiver o carro na garagem e quitado ele não terá salário.
    Se o carro for financiado e trabalhará no vermelho.
    Por este motivo os motoristas da uber ficam no máximo 4 meses e depois saem falidos.
    praticamente ninguém faz estas contas,so anotam o bruto.
    O primeiro mês parece ser lindo,o segundo,ja vem manutenção,começa a pesar,no terceiro mês o bixo já pegou,no quarto está falido.
    Ah..mas sempre dizem :”eu pego Uber e os motoristas estão satisfeitos,nao reclamam!”
    Dois pontos em relação a isto,nao reclamam por medo de serem expulsos da uber e a maioria está a menos de 4 meses.

    • Sergio

      nada de novo, no final só os bons permanecem. e com a crise, vai aparecer muito aventureiro, mas quem tive mais sangue pra queimar, fica.

      • Marcos B Santana

        Infelizmente não será assim,os bons é que vão morrer,assim como a uber já matou o Black.
        Quando se entra em guerra de preços,so os ruins ganham.

  • Marcos B Santana

    Pode até ter tido,mas aí neste caso houve uma evolução!
    Veículo de tração animal para veículo motorizado!
    Agora me diga,qual a evolução da uber ???????
    Chamar um carro por app?? Isto já existe no táxi , inclusive antes da uber.
    Pagar com cartão ?? Também!
    So vou aceitar como evolução o dia que a Uber tiver carros autônomos ou fazer teletransporte.

    • Sergio

      Teve evolução de paradigma.
      Táxi é monopólio, Uber não é.
      A evolução é nas benesses que toda boa concorrência garante.

  • Mauro Schramm

    Slavery 2.0

  • Rafael

    Lembrando sempre que esses gastos e ganhos são variáveis, uma vez que cada um trabalha em locais distintos, possuem veículos distintos com custos totalmente distintos. No entanto, não consegui encontrar viabilidade em um negócio que possibilita ao investidor “lucrar” por volta de R$ 3.000,00 tendo que preencher os requisitos do UBER, em especial veículos bons que custam a partir dos R$ 45.000,00 (me refiro aos sedans de entrada).

  • Janduir

    Isso que o preço do uber black é 40% maior que o X. Imagina se fosse no X estaria pagando pra trabalhar… A Uber tinha que passar o preço cobrado pelo Black para o X e colocar a categoria Black numa categoria Top (tipo aceitar somente Acord -Fusion -Camry -etc) Corolla pra mim não é black e obviamente cobrar mais caro por isso e ai servir água-café-chá-etc. Uber X mesmo assim mais barato que táxi e compensaria para o motorista. Do jeito que está só compensa se vc comprar um Mille 2008 (na faixa de 16 conto) e ainda usar gnv…. ai sobra algum

  • Ubiratã Muniz Silva

    Meu ponto de vista:

    Trabalhar de Uber é muito bom como complemento de renda nas horas vagas, não como único trabalho, isso se o cara JÁ TEM um carro aceito. eu mesmo faço isso, de uberX, com o March (quitado).

    Nesse esquema, de forma planejada e com uma rotina de trabalho bem definida, até dá uma graninha legal no final do mês. Se eu trabalhar de segunda a sexta nas minhas horas vagas (umas três a quatro horas de trabalho por dia, indo até um pouco mais tarde nas noites de sexta) eu consigo tirar, já descontada a gasolina e outras despesas, uns 1000 a 1500 no final do mês. E olha que o km rodado do uberX é bem barato. O fato do carro ser BEM econômico (1.6 fazendo 14.9 km/l de gasolina com o ar ligado o tempo todo) ajuda.

    Outra coisa legal é que o pagamento da Uber é semanal, ou seja, toda quarta-feira tem uma graninha lá na conta.

    E como “plus” ainda tem o fato, eu gosto de dirigir, gosto de interagir com pessoas, então é uma terapia ocupacional bem interessante, eu efetivamente me divirto fazendo isso.

    Agora, investir pra trabalhar de Uber (comprar carro) e viver apenas disso, pelo menos aqui no DF (em que praticamente não há chamados na parte da tarde) é furada (talvez em cidades maiores como SP e RJ compense). Se o cara já tem o carro e tá desempregado até dá pra quebrar o galho enquanto não arruma emprego.



Send this to friend