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Sueli Osório
Enviada a Chongqin (China)

Diferentemente de outras montadoras chinesas, a Lifan, fundada em 1992, é uma empresa privada. Sua sede fica em Chongqin, o maior e mais populoso dos quatro municípios da República Popular da China que possuem o status de províncias e o único deles localizado no interior do país.

A fábrica tem 2.000 funcionários, que trabalham em dois turnos, seis dias por semana. Nas áreas visitadas, não havia robôs. O processo era todo manual. Agora é verão, época do ano em que as temperaturas são extremamente quentes, frequentemente ultrapassando os 40° C na região.

Por conta de todo esse calor, a fábrica não está funcionando a todo vapor, já que muitos funcionários estão de férias. Atualmente, a capacidade de produção é de 150 mil unidades por ano. São quatro os veículos de passeio produzidos na unidade: o compacto 320, 530 (um sedã compacto), o 630 (sedã médio) e o utilitário esportivo compacto X60, que já é vendido no Brasil. Uma nova fábrica de automóveis está em construção para ampliar a produção da marca.

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A caminho do Brasil

Segundo Luiz Zanini, diretor de marketing da Lifan, o próximo produto a chegar ao Brasil será a picape Foison, que estará disponível no mercado brasileiro até o fim do ano. No primeiro semestre de 2014 será a vez do 530, sedã compacto que vai concorrer com o também chinês J3 Turin, além de ter como alvo os veteranos Fiat Grand Siena e VW Voyage. Segundo Zanini, esse será o principal entre os próximos lançamentos da marca.

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O modelo tem sob o capô o motor 1.5 VVT que entrega 103 cv de potência a 6.000 rpm e torque de 13,5 mkgf entre 3.500 e 4.500 rpm. O câmbio é manual de cinco velocidades. Dirigimos o carro em uma pista de testes pequena na área da fábrica em Chongqin, que tinha também pisos irregulares.

No breve contato com o carro, o motor apresentou boa saída e os engates do câmbio foram suaves. O design é interessante, mas o modelo poderia ter acabamento melhor. Há peças de plástico mal encaixadas e é possível perceber ruídos internos ao passar por irregularidades do solo.

X60 automático

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O SUV X60 equipado com a transmissão automática deve desembarcar no País no segundo semestre do ano que vem. A montadora ainda não produz esse tipo de câmbio, que ainda está em desenvolvimento. A unidade testada tinha transmissão de quatro velocidades, com opção de trocas sequenciais.

Sedã 630

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O 630 é a evolução do 620, três-volumes que já foi vendido no Brasil na época em que a Lifan era representada pelo grupo Effa. Em relação ao 620, o modelo recebeu facelift no exterior e também no interior. O 630 chegará ao País com o bloco 1.8 VVT de 133 cv a 6.000 rpm e torque de 17,8 mkgf a 4.200 rpm. O 620 era equipado com motor 1.6.

O modelo está em fase inicial de produção. O visual externo é bem conservador, assim como o interior, e o modelo ainda precisa de melhorias. Na unidade que dirigimos na pequena pista, por exemplo, a manopla da alavanca de câmbio não estava bem encaixada e girava. O acabamento também precisa de atenção.

720

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Também guiamos o protótipo do modelo 720, sedã que será o topo de linha da marca chinesa. O visual externo agrada, mas certamente o carro ainda precisa passar por muitos acertos, entre eles o da suspensão, que bateu fortemente nas lombadas da pista de teste.

330

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Embora o 320 ainda esteja sendo vendido no mercado chinês, já estão sendo produzidas unidades do seu substituto, o 330, que passou por mudanças visuais no interior e exterior. Mas o modelo continua deixando a desejar no acabamento interno e é ruidoso.

O 330 será lançado no mercado chinês dentro de três meses. Para o Brasil, a montadora trabalha com a possibilidade de lançamento em meados de 2014. Enquanto estávamos na pista de testes, vimos passar o protótipo do novo crossover da Lifan, o X50. Menor que o X60 e com visual mais moderno, ele compartilhará a plataforma do 530.

Motores

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Também visitamos a nova linha de produção de motores, com capacidade para entregar 200 mil unidades por ano. Somada à produção da linha já existente, a capacidade aumentou para 300 mil blocos anuais. Segundo Luiz Zanini, uma nova linha, que fará os propulsores 1.8, ficará pronta em outubro, elevando a capacidade total para 500 mil unidades anuais. Em 2014, também será produzido um bloco 2.4, que equipará um utilitário esportivo grande que será feito na China.


  • gparra99

    raaaaaaaaaa, mantiveram o mickey no painel do 320 … puuutz

    • Ygor

      HAUAaUAAAAA, morri aqui! kkKKKKK

    • PONCIO PILATOS

      kkkk o 320 agora é uma mistura de cooper com novo palio….bigodinho na frente…

      • Andrex2501

        O farol dianteiro é o do 500L

    • YoOdEx

      kkkkkkk ri alto!

    • Jymonotaka

      Agora é o Mickey, antes era um palhaço!

    • rennan

      nossa sai longe de mim coisa feiaa

    • Douglas

      AUeheauhaeuaehaeuhaeuaehuaehaeaeuhaeuhae

  • dudupruvinelli

    Quanto tá esse carro? "Tlinta mil leais, tlinta mil" Espero que a latin ncap teste algum carro da lifan para tirar minha dúvida quanto a segurança..

    • _Adriano__

      Cara nao tem boneco de test que sobreviva dentro desse 330 kkkkkkkkkkkk, acho que nao vao testar, vendo que o boneco é caro demais pra desperdiçar

      • josevaldop

        Vao é meter esse carro emcima do boneco de testes, vai que o resultado é melhor..

        • rpasini1

          Se usar o boneco de teste como parachoque o resultado é melhor.

    • Yuji

      Infelizmente, LATIN NCAP, EURO NCAP ou IIHS só efetuam testes caso a montadora forneça o veículo e o seu teste. Tenha visto que, no ranking do LATIN NCAP faltam vários carros e montadoras ….. tem que ter confiança e coragem p; entregar o veiculo rsrsrs !

      • Barneyatomico

        Só que não!
        Pelo menos no Latin NCAP, e imagino que em todas as filiais da Global NCAP, alguns testes são patrocinados e outros são bancados pela própria instituição. Nos testes patrocinados, a empresa que patrocina entra com o dinheiro e a instituição compra uma carro em uma concessionária aleatória.

    • Edson Roberto

      Sinceramente…. produção muito parecida com a Kombi…. não acho que tem chance em nenhum carro. Agora, finalmente ao menos irão resolver um problema do 620: O motor.

      Poderiam aproveitar e colocar cambio automatico como opcional além do motor.

    • Lanpenn

      Coitado dos dummies, acho que serão decepados durante o teste.

  • Eduvinhas

    rssss o 630 ressucitou a traseira do marea/lancia lybra. com grade frontal a la nissan maxima kkkkk .O outro e copia da copia de chines no caso o j3 turim das lanternas traseiras antigas. e o 330 e a cruza de mini cooper com mickey mause com fiat 500. santo Deus

  • Carlsson

    Operários não usam luvas e nem calçados adequados
    Gostaria de conhecer fábricas como Apple, Samsung, Sony, etc, na China

    • JCS_2000

      As condições de trabalho estão até boas, por ser a fábrica da montadora. Agora imagine as condições dos fornecedores das peças. Pelo amor de Deus, mantenham estas monstruosidades na China.

    • thiago28x

      Fábricas da Apple, Samsung, Sony? Como assim?
      Estas empresas apenas projetam os smartphones, TVs, etc,
      Produção e montagem dos aparelhos e peças é tudo feito pela Foxconn (empresa que conta com alguns casos de suicídios de empregados e tal).
      Agora se Apple, Samsung investem milhões em propaganda a ponto dos clientes gastarem 2 mil reais em celular é outra história. Nem por isso a qualidade de montagem deixa de ser muito diferente de um Lifan.
      É tudo a percepção do público. Hyundai no mundo também não é grande coisa, e aqui pegou. Marketing.

    • Leozland

      Perto das fabricas que eu conheço na china… A da Lifan parece até uma sala de cirurgia!

  • hoebanger

    O design do interior do 330 ficou interessante…
    Em design e itens nao estao ruins, falta um preco mais baixo e melhor pos-venda, porque pelo que o pessoal relata…
    Ah, e sem contar no erro de nao distribuir pecas as revendedoras aqui no Brasil.

  • yuri calmon

    Esse sedan que era cópia do Corolla também copiou o motor, quero saber é um bom motor?

    • _Adriano__

      Não é copia, a lifan tinha(ou tem nao sei) alguma parceria com a toyota no qual ela usa as estruturas antigas da marca japonesa, resumindo se ela for usar motor da toyota, será o da toyota e nao copia

      • yuri calmon

        Acho que não é um motor Produzido pela Toyota, já que se pode ver a montagem do mesmo nas fotos com várias caixas de peças então é sim uma cópia !!!

        • _Adriano__

          Ta entao se uma tecnologia nao for montada por quem criou ela se torna uma copia? Entao estamos todos usando IPHONE generico

          • 3ic

            tem o fator qualidade de produção. Eles até podiam fabricar os motores da Toyota, mas com supervisão da mesma. Sendo ela detentora agora do processo e da produção, ai gera-se dúvidas quanto a qualidade.

  • jvc

    A fábrica parece de uma montadora norte-coreana.

  • Emanuel87BM

    Estranho. Você imagina que toda fabrica atual de carros é morderna, cheia de computadores e luzes. Essas coisas… Aí aparece a Lifan que não deve ter se modernizado porque a mão de obra lá ainda é barata. Parece mais fábrica de alimentos isso ai rs.

    Pelo menos tá empregando a chinesada. Mas, que parece precária a condição de trabalho lá, ah parece!

    • expresso222

      Também achei bem artesanal esta linha de produção. Parece aquelas da década de 70.

    • RafaAllegretti

      Mas é justamente assim que a China compete com o resto do mundo. Os desenvolvidos investem em tecnologia, colocando apenas 10 pessoas para fazer um serviço. Na China eles colocam 100 pessoas que ganham juntas menos que as 10 somado ao custo da tecnologia nos países desenvolvidos.

      • Diens_mg

        A china tem gente demais, tem que empregar a chinesada toda!

  • expresso222

    Nenhum deles tem vidros verdes. Por que será?

    • !! FAKOSA !!

      Até o vídeo deve ser 'descartável' assim como todo o carro…
      rsrsrs

    • RafaelMeyrelles

      pq?

  • tjbuenf_

    Minha impressão é que a Lifan inventou a máquina do tempo e não compartilhou este feito com o resto da humanidade. Olhem só esta coisa amarela que mais parece ter vindo direto da década de 90.

  • yuri calmon

    Este motorzão V8 na linha de montagem é de qual carro?

  • EdsonRosaBrise

    Muita mais harmonicas estas rodas do X60, combinam melhor com o design robusto do carro

    • Juliana_P

      Concordo Edson. Soube que já vão sair a partir de agosto aqui no Brasil!!!!

  • Diggo

    Eu compraria tranquilo os carros dessa marca, fora o 320, os outros têm desenhos originais e não são até bonitos.

  • Agenor

    Montagem manual ? Daí o motivo da qualidade da construção ser duvidosa. Aliás, no Uruguai, os X60 também são montados à unha, em galpões…

    • Dimithri Vargas

      É uma linha de produção quase igual a esta. Conheci a unidade, depois que a Lifan comprou-a. Não tem quase nada diferente.

    • Juliana_P

      MEUS DEUS!!!!!! Como pode alguém falar isso? Se a montagem manual é ruim, como alguém paga mais de R$ 1 milhão numa Ferrari, Porsche, etc… Não dá para entender mesmo! Pelo menos justifica seu comentário com algo inteligente. Não estou defendendo e nem vou defender a Lifan, mas dizer que só porque é manual é ruim…. Se a Masserati resolver montar em linha de produção, não vão faltar defeitos de fabricação. Aliás, o que não faltam são exemplos de defeitos de fabricação e acabamento ruim nos carros nacionais e importados, sejam eles americanos, europeus ou orientais. Só pra fechar. Não estou NEM DE LONGE comparando a Lifan com uma Ferrari. Apenas estou criticando o que parece um comentário sem fundamento!

    • granrs78

      Sim, os modelos exclusivos tbm são montados a mão, e nem por isso são carros ruins.

  • Guerra

    Consumidor: Olá… gostaria de conhecer melhor os carros da Lifan
    China: Tlinta mil Leais
    Consumidor: ok trinta mil, mas eu quero saber detalhes técnicos, motor, ABS, Air Bag etc
    China: Tlinta mil leais pleço booomm
    Consumidor: Amigo eu quero saber mais sobre o carro, posso fazer ao menos um teste drive?
    China: Tlinta mil leais
    Consumidor (já nervoso): Caramba mas você não entende o que falo?
    China: Ok, pla amigo mais balato, vinte oito…. muito balato calo booommm.

    Rsrsrsr brincadeiras a parte usei um fato verídico e engraçado que presenciei nos xing-ling aqui em SP que vendem eletrônicos certa vez…

    • Fellipe

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • Jymonotaka

      Coitado do cara. O povo foge lá da China pra tentar melhorar de vida aqui no Brasil mesmo sem saber falar nossa língua, tem que ter bastante coragem…
      Mas que foi engraçado, isso foi!

  • Pedro Henrique

    os únicos que me agradaram foi o SUV X60 e aquele 720, todos os outros da uma desconfiança muito grande ainda. Pelo menos eles estão aprendendo rápido..

  • LeandroBalmant

    Gostei do 530, mas se vier a preço de Grand Siena não vai vender.
    Achei que o 630 ficou com a frente muito carregada, o 620 era mais bonito.

    • RafaelMeyrelles

      concordo com o seu comentário, mas se o 630 tivesse o cambio automático e mantivesse o preço do 620 (o que não vai acontecer provavelmente) venderia muito.

      • Juliana_P

        Venderia mesmo!! Acho que falta mesmo é o câmbio automático nesses carros para dar uma chacoalhada de verdade nos preços dos nacionais.

  • jonathan1985

    EPI? onde estão os EPI's? hehehe

    Pessoal gosta de limar, mas o Lifan 330 até que deu uma boa melhorada. Não, eu não compraria, mas que ficou um pouco mais "agradável", ficou…
    O 630 ficou com uma dianteira legal, mas a traseira…

  • dafomg

    Boa sorte pro corajoso que se aventurar a comprar essas porcarias.

  • SLABTOMAS

    Se aqui no Brasil tivéssemos uma empresa como a Lifan cuja produção fosse própria talvez os carros seriam muito piores. Nao temos motivos para nos orgulharmos e literalmente metermos o pau nos chineses pois somos completamente incompetentes para produzir e desenvolver um carrinho de pipocas se quer, nem copiar como os chineses temos capacidade. Então parabéns para os chineses sao empreendedores e logo vão dominar o mercado. Enquanto isso vamos nos resolvendo comprando fitas, gm, ford, etc, e pagando 3 vezes o preço que valem.

    • RafaelMeyrelles

      graças a Deus alguém que concorda comigo

    • brasiusiu

      Engano seu meu caro, aqui no Brasil existe muitas pessoas interessante e com potencial para fazer muitas coisas boas, o problema é que o governo boicota, um belo exemplo chamado GURGEL, infelizmente o governo só dá valor para quem lambe a #unda deles. Ou seja as grandes…

    • jnasser

      Discordo. Somos totalmente competentes em tecnologia automotiva. Se o Brasil não tem uma marca própria ("de mercado considerável") é por motivos políticos, financeiros, mas nunca falta de capacidade de projetar, operar máquinas. Para com isso, até parece que construir Gol / Uno / HB20 é ciência de foguetes.

      • expresso222

        jnasser, concordo com vc, e digo mais ainda, o Brasil produz avião a jato e até foguetes!
        http://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-notici

        • Renato_Dantas

          e para completar temos a fábrica de fogos caramuru, esse sim tem pavio curto.

          • SLABTOMAS

            excelente, fogos caramuru representa o que fazemos de melhor!

            • angrymasterleaguenerd

              Fogos Caramuru, os únicos que não dão chabu

      • FlavioBlom

        Se fundassem uma nova indústria nacional de carros, seria interessante não contratar o pessoal do design da GM!

        • SLABTOMAS

          concordo com você Flávio.

    • Richard

      Sabia que quem inventou o câmbio automático foram os brasileiros? E que a GM comprou a invenção?
      Esqueceu da Gurgel? Que desenvolveu o seu próprio motor?

    • jackson_sch

      Concordo contigo 100%. Como diz o ditado "ri melhor, quem ri por último" e os chineses devem estar rindo bem.

    • Kadett

      Mas isso é um motivo de comprar carro da Liffan? kkkkkkkkkkkkkkkkk

      • SLABTOMAS

        Nao acho que seja motivo para comprar um lifan, acho que eh motivo de nao desdenharmos quem tem coragem de fazer.

    • 3ic

      conhece Marcopolo ( essa vende pelos 5 continentes)? caio? comIl? neobus te mandaram lenbraças ( Embraer nem vou comentar). Não são carros, mas são fabricantes de veículos automotores nacionais

      • SLABTOMAS

        Concordo 3ic porém em termos de veiculo de passeio nao temos nada.

  • anderson_sp

    Dessa fábrica aí deve sair além dos Lifan, devem sair os Hiphone, os aparelhos da SONYA, Tênis Mike e etc.

    • Landrutt

      Motobola, Nkoia, Sumsung…

    • Kadett

      Ou Sanio, Ribook e por aí vai.

    • ZEKINHA71

      Tênis Spuma e Redbook.

    • DinhoRoxx

      Lagoste, Dolce & Banana

    • Renato_Dantas

      Já vi tocador de cd com o nome de Panashiba.

  • RafaAllegretti

    Achei o 720 muito bonito. Eu gosto do interior dos carros chineses, sempre com couro e usando cores cinza e caramelo.

  • bedotRJ

    Do ponto de vista jornalístico, esta reportagem é interessantíssima. Um blog brasileiro visitando uma fábrica na China é algo digno de nota. A questão, do meu ponto de vista, é que a Lifan não tem demonstrado preço e qualidade suficientes prá chamar o mínimo de atenção no mercado brasileiro. A operação inicialmente coordenada pela Effa foi uma vergonha. Os dois primeiros modelos, 320 e 620, estão certamente entre os veículos de pior qualidade dentro do mercado brasileiro, que já é de baixíssima qualidade. Nenhum aspecto deles chama atenção: parte mecânica, design, custo-benefício, pós-venda, absolutamente nada. Resta saber como ficará a operação a partir de agora, com coordenação própria. A estratégia inicial não pode ser outro que não apelar ao preço, o que, tendo o utilitário X60 como base, infelizmente não está sendo feito – R$ 52.777,00 é um absurdo de caro pelo conjunto da obra.

    Obs.: o 530 não é nada feio. Se viesse no preço do Classic, teria chance de começar a consolidar a marca.

  • bedotRJ

    Do ponto de vista jornalístico, esta reportagem é interessantíssima. Um blog brasileiro visitando uma fábrica na China é algo digno de nota. A questão, do meu ponto de vista, é que a Lifan não tem demonstrado preço e qualidade suficientes prá chamar o mínimo de atenção no mercado brasileiro. A operação inicialmente coordenada pela Effa foi uma vergonha. Os dois primeiros modelos, 320 e 620, estão certamente entre os veículos de pior qualidade dentro do mercado brasileiro, que já é de baixíssima qualidade. Nenhum aspecto deles chama atenção: parte mecânica, design, custo-benefício, pós-venda, absolutamente nada. Resta saber como ficará a operação a partir de agora, com coordenação própria. A estratégia inicial não pode ser outra que não apelar ao preço, o que, tendo o utilitário X60 como base, infelizmente não está sendo feito – R$ 52.777,00 é um absurdo de caro pelo conjunto da obra.

    Obs.: o 530 não é nada feio. Se viesse no preço do Classic, teria chance de começar a consolidar a marca.

  • jnasser

    Reportagem nota 10

    Sobre o carro: vai lá, compra lá. Bonito né? Carro bom é carro zero. E esse é zero e "balato" !!!

  • paulistadalapa

    Mais uma lixeira ching ling para os analfabetos funcionais brasileiros…. preço? Não se sabe ao certo quanto custará, mas sabemos que entrará no mesmo balaio dos caríssimos carros ditos nacionais

    • anderson_sp

      Com um comentário desse é obvio que tem uma BMW série 5 na garagem, só pode.

      • hoebanger

        ^word

      • gcarlos

        Mas por q lê reportagens de carros xing ling? Tem idéia?

  • Caretinha

    Chinês tem que custar 60 % do concorrente pra valer a pena. E antes que eu me esqueça, não tem como não olhar pro Bob Esponja no painel do 320, olhar para o câmbio, e não pensar sacanagem …. kkkkkkkkk Esse eu não comprava de jeito nenhum … owaaaaaa !!!!

  • Athur Bernardes

    Depois de conhecer uma FÁBRICA de automóveis, continuar a chamá-las de montadora é muita falta de bom senso.

    • ac_martins

      Pior que usar montadora virou sinônimo de passaporte para ser bom entendedor de carros, quando é justamente o contrário.

  • Landrutt

    Está explicado o motivo da "qualidade" dos lixos da Lifan…montados na base da murro, literalmente. No Uruguai a produção é tão primitiva quanto na China, parecem fábricas de buggy de fundo de quintal.

    • expresso222

      Na foto 36 dá para notar a massa plástica na chapa da porta!

  • http://twitter.com/FabioRabelollll @FabioRabelollll

    Acho muito importante um fabricante, especialmente que ainda está aprendendo a entender outros mercados, convidar jornalistas inclusive de Blogs para escutar suas críticas e elogios. Todos tem a ganhar com isso. Parabéns à Lifan e ao Notícias Automotivas!!

  • expresso222

    E já aumentou para R$ 54.777,00.
    http://www.noticiasautomotivas.com.br/lifan-x60-j

  • netovski

    Vocês conseguem imaginar um carro chinês com 200.000 km rodados?

    Nem eu.

    • FSaccon

      O J3 enterrado como 'cápsula do tempo' no terreno da futura fábrica da JAC em Pernambuco tinha 243 mil km. O hodômetro deve ter sido adulterado: para mais!

      • HenriqueHJ

        Ou nego leu errado, era 24 mil klilometros e 300 metros.

      • 3ic

        esqueceram de falar das 3 retificas que ele passou na revisão da css

  • CanalhaRS

    O 530 é bem interessante, o resto não serve nem pra sabão…

    • Renato_Dantas

      realmente 530 é um número interessante assim como o 666

  • Renato_Dantas

    Já não basta as nossas bagaças ainda importamos porcarias de "carros" chineses?, nossas vidas realmente são ignoradas pelos nosso governantes, pior ainda, tem quem compre.

  • O_Corsario

    Nossa, ainda tem muito que aprender.
    E o título diz que visitou a FÁBRICA mas já de cara dispara que é uma MONTADORA… Sou chato mesmo.

  • http://www.noticiasautomotivas.com.br Eber

    É verdade, prestigiaram o NA em um grupo bem pequeno de jornalistas. No grupo só existem representantes de grandes sites e portais, blog só o NA. E a viagem da Sueli na China pela Lifan durará 8 dias no total. Ainda teremos outras matérias em breve.

  • ubiratamuniz

    Produção totalmente manual, sem robôs? Isso explica MUITA coisa (principalmente a taxa de defeitos).

  • Marcos

    "Na unidade que dirigimos na pequena pista, por exemplo, a manopla da alavanca de câmbio não estava bem encaixada e girava."

    Cara, eu ri nessa parte… xD

    Esse 620/630 é um Corolla "Brad Pitt" Lifanizado, não? Até o painel é parecido… no mais, achei bem legal a matéria e a iniciativa da Lifan em abrir as portas pra equipe do NA. ;)

  • salvi

    Boa sorte a quem comprar!!!

    • Renato_Dantas

      Boa sorte não, que Deus proteja quem tiver dentro dessas carroças chinesas.

  • Louis

    Estão no caminho certo, em menos de 10 anos teremos chineses competindo forte no mercado automobilístico internacional.

    • Renato_Dantas

      Alguns já previram isso a 4 anos atrás portanto só faltam 6 anos para ser um "forte competidor no mercado internacional".

      • Louis

        Eu não duvido.

        • AgnaldoMatos

          Muitos deram risada dos carros da Hyundai 7, 8 anos atrás e da Toyota também em um tempo não muito distante. Hoje são referências no mercado.

          • 3ic

            eu ainda dou, pelo preço relativo ao que entregam, sem contar no design enjoativo ( bonito de inicio mas em uma semana convivendo…putz, já enche) quant a mecânica, bom, ainda tenho minhas duvidas. A Hyundai vibrou e fez uma propaganda a um tempo atrás (2010 ) quando um azera completou 100 mil km sem quebrar. pelamordedeus, isso até um celta faz com um pé nas costas.

  • salgado

    Depois de ver a fabrica o gol ficou bonito! eu ja visitei a FIAT a VW pois eram clientes de onde trabalhava e fico orgulhos de falar que somos infinitamente melhores que ele o que falta é uma politica seria neste pais para evitar o lucro alto e preços justos.

  • Evandro R

    A grade dianteira do Sedã 630 é uma cópia descarada dos carros da Nissan, eita chinesada !!! É tão dificil assim ter identidade própria?

  • Rods

    Gente… Quem conhece fábrica/montadora moderna vê que isso é uma porcaria! rs

    Eu nem entro num carro deses.

    Parece aquelas visitas "arranjadas" da época da União Soviética, que escolhiam uma determinada instalação pra ONU visitar. Mas antes passavam um aspirador de pó no lugar só pra dar uma tapeada! ueuehuehe

    Pra Inglês ver mesmo….

  • Supramagnus

    Se os carros apresentados à imprensa já tem problemas, imagina os comercializados…

  • Hellvins

    Galera falemos mal dos chineses, mas com a mão na consciência, pois eles tem diversas marcas próprias, e quantas o BRASIL têm???? Eles são empreendedores, e o máximo que conseguimos empreender ou vender dindi na porta de casa. Não o Brasileiro não é inventivo, não é ousado e tem vergonha de tudo, e deixem os estrangeiros fazerem não somos bons! Antes de falar mal dos chineses, pensem nisso!

    • 3ic

      Marcopolo, comil, Agrale, neobus, Embraer. Não são carros, mas mostra nosso potencial ( pena que a busscar já era)

      • Hellvins

        Embraer na china tem três ou quatro industrias de aviões!

    • Arcano

      MUITO BOM SEU COMENTÁTIRIO.
      Vamos lembrar da Gurgel, construiu um carro 100% brasileiro, projetou uma fabrica no Ceará, em parceria com o governo cearense e apoio do governo de SP, e quando ele mais precisou, deram as costas, pedindo socorro ao governo federal, teve seu pedido negado e depois apoiou o relançamento do fusca em 1995, outro exempli, a grandiosa ENGESA, que investiu tudo para construir o tanque de guerra mais poderoso da época(Osório), o próprio Brasil boicotou. é muito fácil criticar, quero ver fazer melhor. Uma empresa fundada em 1992 e hoje é a maior fabricante de motores de motocicleta do mundo e uma das maiores empresas de seu pais, em tão pouco tempo, merece palmas e respeito, principalmente de um povo que não valoriza suas próprias criações.
      É tentando que se aprende, é insistindo que se conquista.
      Monte sua empresa e em 21 anos, seja 1/4 do que é a Lifan, ou qualquer outra fabricante de veículos chinesa.

  • netovski

    Torcendo muito pra Lifan fazer sucesso.

    Mas comprem vocês, eu só quero que as montadoras européias e japonesas baixem o preço mesmo.

    • 3ic

      to com vc… e para completar: em um engarrafamento, tentem frear dois carros atrás do meu.

  • macumba_online

    Achei que nunca veria um X60 aqui no Interior de SC, e surpreendentemente já vi 2 rodando, zero km…. e são bonitos….

  • digodis

    Me lembrou aquele filme dos anos 80, "Fábrica de Loucuras"…

  • sma

    Estou ansioso para a chegado do 630 sedã top d linha muito bonito e agora ainda melhor com motor 1.8 133cv adeus concorrente

  • Juliana_P

    Uma nação é o simples reflexo dos seus habitantes. Por desconhecimento, a massa segue algo que nem eles mesmos sabem o que e acabam se

    deixando levar pela corrente. É assim com a política, quando são eleitos corruptos, absolutamente incapazes de gerir a máquina pública, simplesmente

    pelo voto do chamado "povão", aqueles que são influenciados pela mídia. Roma fez isso na idade média com a política do "pão e circo". Alimente e dê

    entretenimento para as massas e elas o apoiarão e seguirão ou, simplesmente, vão ignorar seus defeitos. Pois bem, aqui o efeito é o chamado

    "papagaio". Pessoas repetem algo que escutam sem o menor domínio de causa. Hoje falam dos chineses. Mas já falaram dos japoneses, quando na

    década de 70 os americanos fizeram chacota de carros fabricados pelos orientais. Franceses (Citroen/Peugeot) – piada de todo tipo. Também já falaram

    dos coreanos, na década de 90 quando os próprios japoneses desdenharam seus vizinhos. Hoje, vejam só as marcas como Toyota, Honda, Mazda,

    Subaru, Hyundai, Kia, Citroen e tantas outras. Pois bem, papagaios de plantão. Antes de falarem de chineses, pesquisem mais sobre os chamados

    "nacionais", que na verdade são americanos ou europeus e possuem centenas de milhares de reclamações publicadas, mas que repercutem menos na

    mídia porque a bola da vez é o chinês. Portanto, acho que todos têm, indiscriminadamente, o direito de tecer suas críticas e comentários, sejam eles

    positivos ou negativos, mas para isso deveriam ter conhecimento do assunto. Quantos aqui já tiveram um carro da marca ou pelo menos já visitaram uma

    concessionária Lifan e conheceram pessoalmente e fizeram o test drive? Se sua resposta for positiva a esta pergunta, parabéns, você tem caráter e está

    proferindo uma opinião com propriedade. Se sua resposta for negativa, lamento informar que você é simplesmente um seguidor da massa, repetidor de

    contos e facilmente influenciado pelos outros (in casu, as grandes corporações aterrorizadas de perder seus gordos lucros para os chineses). Falando

    nisso, vocês sabiam que Honda, Mercedes, BMW, Ford, Volvo e tantas outras marcas premium fabricam seus carros no território chinês e com peças

    chinesas? Sabiam que mais de 60% dos componentes desses mesmos carros também têm essa origem? Pois é, acho que não. Melhor ignorar a

    realidade e seguir com a corrente, para não ser taxado de revolucionário, ou melhor seria traduzir, autêntico! Meus parabéns para uma montadora que abre

    suas portas e mostra suas qualidades e também os seus defeitos. A virtude não é mostrar o que não é e sim expor-se a este tipo de comentário de forma

    aberta para com isso implementar melhorias e crescer. Fico sinceramente na torcida pela Lifan no Brasil!

    • Alex Maia

      Ótima a colocação JU….parabéns, foi tão boa que os "Papagaios" nem comentaram…!!!!

    • Carlos Miranda

      Comentário muito inteligente e adequado ao momento de grandes mudanças que a economia global vive. As pessoas deveriam se informar mais, ler mais (e quem gosta de ler nesse país?) e parar de seguir opniões da dita "massa" que nada mais é do que manipulações da midia (na maioria das vezes com matéria paga por terceiros) para atender aos interesses de empresas e governos.

  • fabioalisson

    Se carros chineses fossem bons, seriam os mais vendidos da china. Não é o que acontece.. Lá predominam as vendas de Volkswagen e Chevrolet. No ranking dos 20 mais vendidos, só aparecem 3 modelos de marcas chinesas, sendo que o melhor colocado deles está na 14ª colocação.

    Pode até ser que no futuro esses carros sejam bons, mas o fato é que hoje eles não são confiáveis e possuem baixa qualidade.

    Para quem interessar, confira o ranking dos mais vendidos na China em 2012 em: http://chinaautoweb.com/2013/01/most-popular-cars

  • Piemonte

    Parabéns sra. Juliana_P ! Só espero, de coração, que estes maravilhosos veículos chineses, sejam vendidos aqui, com os preços praticados lá.
    PS.: Não sabia que as peças que montam um mercedes, montam um lifan.

    • Juliana_P

      Piemonte. O preço praticado aqui é reflexo da política tributária protecionista brasileira. Infelizmente os preços de Mercedes, BMW, Audi e tantas outras marcas de excelência poderiam ser bem mais baixos não fosse a excessiva carga tributária e as reiteradas reduções de IPI do nacional que não são repassadas ao consumidor e não estimulam a concorrencia que obrigaria as nacionais a melhorarem seus pacotes de serie. Ao contrário, mantém os lucros exorbitantes porque o governo não abre mão dos seus tributos e os empresários tampouco das suas margem. Carros chineses são baratos no Brasil, mas poderiam ser realmente chamados de preço popular, caso o Brasil permitisse. O que não concordo é que um carro nacional de trinta e poucos mil reais com itens básicos seja chamado de popular. Não onde é esse país onde 70 salários mínimo para se adquirir um veículo pode receber a denominação de popular.

    • Juliana_P

      Ainda em relação às peças, obviamente não devem ser as mesmas. Mas acredite, pesquisas apontam que mais de 60% das peças de carros alemães, por exemplo, são provenientes da manufatura chinesa. Ainda sobre isso, centenas de peças utilizadas nos carros chineses são as mesmas, ou compatíveis (mudando apenas a referência) de veículos japoneses de alto grau de aceitação e qualidade. Vale refletir e sempre tomar cuidado com os que, perdoe a liberdade, chamo de "papagaios". Só sabem repetir o que escutam sem sequer saber a veracidade da fonte. Se o Brasil tivesse mais pessoas autênticas e menos acomodadas, seriamos certamente uma nação mais educada e, por consequencia, mais desenvolvida.

  • granrs78

    O X60, quando tiver a opção com cambio automatico, irá vender muito mais, pois mesmo com cambio manual, e a Liffan ainda ser uma marca que não passa confiança para a maioria dos consumidores brasileiros, está conseguindo boas vendas, inclusive vendendo mais que o seu principal concorrente, o Tiggo que possui mais concessionárias pelo Brasil, e tem uma marca mais " forte" em nosso país.

  • Bruno Alves

    É impressão minha ou eu vi motores V8 sendo montados ali?

    • Juliana_P

      Pode ser que tenha visto sim. Ai ai, estou parecendo uma porta voz da Lifan, mas não. Sou apenas alguém que estuda os fatos antes de falar abobrinhas. Segundo informações públicas da bolsa Chinesa, a Lifan é a 5a maior empresa privada do páis. É a maior montadora de motores de motocicletas do mundo e uma das maiores em motores em geral. Monta veículos, motos, caminhões, ônibus, geradores e tem até time de futebol (pode isso – o que tem haver???). De qualquer forma, não me surpreenderia que um desses motores V8 sejam de um desses veículos de grande porte.

  • Juliana_P

    Só para constar. Se a Lifan estiver acompanhando esses comentários, não os estou defendendo. Estou apenas sendo crítica de pessoas bobocas que só falam baboseiras e não fazem idéia do que é a China, como potência industrial ou em termos de desenvolvimento. Imaginem se o Brasil tivesse mais de 2 bilhões de habitantes…. Queria ver nosso governo ficar em déficit só de distribuição do programa fome zero (nada contra). Portanto, temos sim que tirar o chapeu para o gigante chinês e o seu povo. Eles aprendem rápido, evoluem ainda mais rápido e, se não tomarmos cuidado e cuidarmos do desenvolvimento da nossa indústria e tecnologia, seremos engolidos.

  • Marco A.

    Já que a onda é copiar, a traseira do Sedan Lifan 630 é muito parecida com a do extinto MAREA, ao passo que a do 720 se parece com de uma BMW. São bonitos mas para se adequarem ao piso lunar de nossas malfadadas estradas, como o próprio post reportou, necessitam de um grande acerto de suspensão ainda. Como ainda não gozam de reputação suficiente em nosso mercado, deveriam vir com um preço bem competitivo para que valesse realmente a pena.

  • Pedro

    Estou torcendo para que os chineses façam bons carros !!!

  • Carlos Miranda

    Só para constar: Segundo uma entrevista recente do Sr. Bob Yang – vice-presidente da Lifan Motors o lucro de um automóvel vendido fora da China é de cerca de 5000 Yuan em média (cerca de R$ 1800,00. É ISSO MESMO. UM MIL E OITOCENTOS REAIS DE LUCRO POR VEÍCULO). E se mostrou contente com os resultados obtidos nos últimos anos. Agora só pra refletir: Por que nossos carros custam tão caros? Será que é devido somente aos altos impostos???

  • Flavio Marcos

    Comprei um Lifan X60 e até agora não andei com o carro pois o mesmo está com problema no conjunto do hidrovacuo e cilindro mestre, tem alguém que pode solucionar o meu problema. Comprei o Carro no Brasil na loja VM veiculos revendedora lifan em Osasco São Paulo, estou há três meses sem a peça.