Volkswagen: 55 anos de Brasil
26/03/08 por Eber
Se o Brasil é o mercado dos sonhos para qualquer montadora, por conta dos preços incríveis que se pode praticar por aqui, para a Volkswagen, ele é ainda mais especial. Ela foi pioneira no país, e por conta de nada menos que 55 anos por aqui, têm uma legião de fãs que simplesmente não deixa de comprar modelos VW por nada nesse mundo!
Alguns lançamentos estão reservados para 2008, para comemorar essa data especial, como a Jetta Variant e também o Novo Gol, que chega nos próximos meses. A história da Volkswagen começa em 23 de março de 1953, em um armazém alugado na Rua do Manifesto, no bairro do Ipiranga, em São Paulo, onde a Volkswagen do Brasil Ltda começou sua atividade no país. Os primeiros Fuscas eram montados com peças vindas da Alemanha por 12 pessoas. De 1953 a 1957, foram montados nesse galpão 2.820 veículos (2.268 Volkswagen Sedan 1.200cc e 552 Kombi).
Aí, em junho de 1956, com o apoio do governo, a montadora alemã decidiu construir sua primeira fábrica em São Bernardo do Campo, a primeira também fora da Alemanha. No ano seguinte, em 2 de setembro, saía da linha de montagem o primeiro modelo da marca fabricado inteiramente em território nacional: a Kombi, com 50% de peças e componentes produzidos no país. O primeiro Fusca (Sedan) montado na planta de São Bernardo foi lançado em 3 de janeiro de 1959.
Apesar do início da produção, a fábrica de São Bernardo foi inaugurada oficialmente em 18 de novembro de 1959. Da unidade saíram modelos como Karmann-Ghia (1962), Brasília (1973), Passat (1974) e SP-1 (1975). Um acontecimento importante na vida da Volkswagen do Brasil aconteceu em 87, quando foi criada a Autolatina Brasil, uma junção da Volkswagen com a Ford, projetando vários carros quase que gêmeos das duas marcas. De um lado tínhamos Apolo, Pointer, Logus, Santana, Quantum, e de outro Verona, Versailles, Royale, etc.
Hoje, 55 anos depois, a Volkswagen está mais forte do que nunca, com mais de 21.000 funcionários no país, e nada menos que cinco fábricas, sendo uma somente para fazer motores. Foram mais de 17 milhões de carros montados, dentre essas unidades, um pouco mais de 2 milhões foram exportados.
Neste ano, a VW vai investir 123 milhões de reais para ampliar sua fábrica de motores que fica em São Carlos / SP. Até setembro, a capacidade produtiva passará de 1.800 para 2.700 motores por dia.
[Fonte: Volkswagen]
Volkswagen: 55 anos de Brasil
Veja algumas notícias relacionadas:
15 comentários
Comente a notícia aqui embaixo!
Discuta também o assunto no FORUM NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS!
Volte para a Página Principal
Notícia anterior: Vendas do SMART ForTwo vão muito bem nos EUA
Para falar com o NA, escreva para contato arroba noticiasautomotivas.com.br
Voce precisa estar autenticado para fazer um comentario.
Fique por dentro: Receba nosso resumo semanal de notícias



26/03/08 as 12:16 [ Citar este comentario ] 1
26/03/08 as 12:28 [ Citar este comentario ] 2
Você e com certeza mais de 2/3 da população.
Ela é a vergonha nacional.
26/03/08 as 12:45 [ Citar este comentario ] 3
É… só não concordo com o “mais forte do que nunca”…
A Volks perdeu muito terreno nos últimos 10 anos, saindo de líder inconteste para quase terceira força no mercado nacional.
Muito disso, devido às tralhas que anda empurrando para seus “fãs”.
26/03/08 as 12:47 [ Citar este comentario ] 4
Com os preços praticados aqui que geram um lucro absurdo e sem falar nos carros que ela fabrica, tem que mais é que comemorar!Sem gastos em projetos, que maravilha!Me fala que outro país da tanto motivo pra uma montadora comemorar?!Tem gente ainda que vai achar um orgulho produzir kombi e etc…Tinha que colocar em vez da kombi a foto do menino com nariz de palhaço e slogan:”VW, mais uma montadora que monta em vc!”
26/03/08 as 12:54 [ Citar este comentario ] 5
realmente, nos últimos anos ela caiu bem, verdade.
26/03/08 as 12:59 [ Citar este comentario ] 6
Olha, eu já gortei muito da VW mas ultimamente não tem me dado grandes alegrias, principalmente quando eu veja aquela foto ali em cima dá vantade até de rir
26/03/08 as 13:02 [ Citar este comentario ] 7
Tomara que com essa ampliação da fábrica de motores a VW aposente de vez essas b***a dos APs…
26/03/08 as 13:03 [ Citar este comentario ] 8
Que orgulho para a volks, fabricar por 55 anos a mesma Kombi, Alias super seguro……..
Pois é a volks poderia respeitar um pouco mais seus fieis clientes no Brasil, mas parece que o lucro esta acima de tudo, enquanto o cliente fiel não percebe que os motores não são os melhores do mercado como no passado e que os interiores não são os da mesma qualidade que seus clientes na matriz recebem, manda lixo para eles… uma pena..
pois a volks poderia facil facil ter mais qualidade e com isso dominar o mercado, mas preferem o lucro facil…
Isso já esta mudando hoje não vejo mais nenhum sedan da volks indo bem, enquanto os Japs tomam conta desta fatia, resta agora os japs enviarem seus populares para cá e mudar de vez o rumo desta história e dominar o mercado, assim como a Fiat já faz por respeitar um pouco mais seus clientes que por algum motivo sairam da linha volks e foram para o patinho feio que um dia já fabricou o temido 147….
Talvez quando os japs chegarem, pode ser tarde volks……
Vamos ver o que o novo gol nos reserva???
26/03/08 as 13:09 [ Citar este comentario ] 9
PARABÉNS A VW PELOS 55 ANOS NA TERRINHA BRASILIS…PENA QUE A QUALIDADE NO ACABAMENTO DA MAIOR PARTE DO SEUS CARROS, SEJA TALVEZ UM DOS PIORES NO MERCADO BRASILEIRO! EM COMPENSAÇÃO, A CONFIABILIDADE MECÂNICA DE SEUS CARROS É GRANDE TRUNFO DA MARCA!! QUE VENHAM + 55 ANOS!!!!!!!
27/03/08 as 11:54 [ Citar este comentario ] 10
pior que é assim mesmo !
tenho dois tios que o dia em que a VW parar de fabricar o Gol acho que eles passam a andar a pé, pois não compram outro carro.
os preço praticados pela vw na maioria dos casos é sempre maior que o da concorrência, se é que isso “existe” pra valer mesmo aqui no brasil, e é prova de que brasileiro, na maioria dos casos, aceita qualquer porcaria mesmo, é só ver o caso do gol de “ultima” geração, já começa pelo absurdo dizer que esse carro é de outra geração, outra coisa é a piora inacreditável no acabamento interno, o gol geração III que eu tinha era muito melhor que essa porcaria de plástico que vendem hoje, e a cereja do bolo, e a comprovação do que disse acima de que brasileiro leva qualquer porcaria desde que pareça novidade, é que o gol vendido a “nuestros hermanos” vem com acabamento interno melhor, do antigo geração III.
agora vem a pergunta que não quer calar, porque será ???
será que é porque nossos vizinhos não iriam aceitar tamanha porcaria ?
o caso da raposaguilhotina então é outra aulalapidar de como a VW brasil trata seus clientes, vivem dizendo que os acidentes foram causados por mau uso, e não por falha de um sistema mau projetado, mas o sistema de rebatimento do banco da raposa para o mercado europeu é diferente do brasileiro, será que a VW está dizendo então que os europeus são mais burros que nós, daí o sistema diferenciado, ou seria o contrário ?
brasileiro precisa acordar e aprender a votar e comprar melhor.
27/03/08 as 12:49 [ Citar este comentario ] 11
E tem gente que é feita de kom… opa quer disser trouxa e adora!
27/03/08 as 14:20 [ Citar este comentario ] 12
vale lembrar que os primeiro vw alemães chegaram ao brasil em 1950 importados pelas Brasmotor. essa empresa chegou a montar alguns veículos no Brasil antes da vw se estabelecer no galpão do ipiranga.
27/03/08 as 14:22 [ Citar este comentario ] 13
Parabéns, VW!!!

27/03/08 as 17:35 [ Citar este comentario ] 14
eu gosto da kombi pelo estilo nostálgico, mesmo sabendo que a tecnologia está totalmente superada… mas acho que a vw não deveria desrespeitar o consumidor como vem fazendo no brasil…
30/03/08 as 15:01 [ Citar este comentario ] 15
Parabens vw?Mais a vw no passado já foi bem melhor do que hoje.Agora os produtos da marca, caiu muito a qualidade.Só o golf e o polo tem qualidade melhor do que o proprio gol e fox.A kombi dificilmente vai sair de linha, mais é um carro bom só para trabalhar,mais só para trabalhar e nada mais!