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Volkswagen admite erro na emissão de CO2 em pelo menos 800 mil carros, inclusive abastecidos com gasolina

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O ano de 2015 será inesquecível para a Volkswagen. No entanto, a lembrança será amarga e servirá como lição para o futuro. O escândalo “Dieselgate” tomou proporções enormes após a descoberta de que um software adulterava os níveis de emissão de óxido de nitrogênio.

Logo de cara 482 mil carros equipados com o motor EA189 foram identificados, mas logo depois, a própria Volkswagen admitia haver 11 milhões em todo o mundo. Se não bastasse, além deste, a EPA comunicou que o V6 3.0 TDI também estava envolvido, listando alguns modelos que somariam mais de 11 mil unidades.

Como o ditado diz: “Desgraça pouca é bobagem”, a Volkswagen comunicou ontem (3) que dados de emissão de CO2 em 800 mil carros vendidos nos EUA não estão em conformidade com o anunciado e entre eles, estão motores movidos por gasolina. O “erro” foi descoberto durante testes em seus próprios laboratórios. Devemos lembrar, que recentemente a Hyundai-Kia foi punida nos EUA por declarar níveis de emissão diferentes da realidade.

Ainda não se sabe quais modelos (e tipos de motor) foram afetados e nem o período de fabricação, mas o comunicado é feito em um momento em que a Volkswagen atravessa a maior tormenta de sua história. Só nesta terça (3), as ações da empresa caíram 5% na Bolsa de Frankfurt só com o anúncio de fraude feito pela EPA, no caso do 3.0 TDI. O novo problema deve gerar € 2 bilhões em reparações.

[Fonte: The Wall Street Journal]





  • C.A.

    Tem que ver esses Flex vendidos no Brasil também! Se estiverem adulterados, punição para a VW!

    • Louis

      Olha os Jetta TSi tendo que voltar pra recall e diminuir a potência….

      • Rmx

        E eu estava contente pensando que meu GTI ia escapar !!! F-U-D-E-U !!!!!

        • Pacheco

          Eu falei na outra noticia… que pra mim os FLEX e Gasolina estão tudo adulterado tbm. E aqui no Brasil isso não vai dar nada, só na Europa e EUA.

          • Deadlock

            É, eles só têm medo dos ianques e alguns países europeus. No resto, passa a conversa.

        • Lucas de Lucca

          Existe recall obrigatório? Pois do contrário, eu não faria se tivesse um veículo envolvido. Abrir mão da potência e consumo por um erro deles.
          A não ser que resolvam de uma forma sem prejudicar esses números.

          • radiobrasil

            Boa pergunta… será que nos EUA é obrigatório? Aqui não.

          • Camilo Varotto

            Se um veículo que foi chamado para recall e o dono não o levar e depois se envolver em um acidente, ele pode ser responsabilizado, pois foi irresponsável em não ter comparecido. A questão é se vão verificar isso em um acidente.

          • LoganVB

            Eu acho, só acho, que se for obrigatório o recall, na próxima revisão eles vão fazer e nem vão te avisar.

            • Lucas de Lucca

              Boa, não duvido. Recall branco é o que mais ocorre hoje em dia.

          • Rmx

            Será que perde mesmo o meu é um GTIPerformance já tem 230 vc . E a versão clubsport está vindo com 265/290. Se os VW não atendem imagine os SEATs que geralmente têm sempre uns pocotos a mais!

            • Lucas de Lucca

              Se seguir a linha da Amarok, que as mais recentes já não tem o software, o seu Golf não deve ter também.
              Mas se tiver, realmente a opção mais fácil e barata do ponto de vista técnico (isso no diesel, nos gasolina é caso novo hehe) era remover o software, prejudicando assim a potência e o consumo. Mas se levar em conta futuros processos por clientes que se sentirão lesados com essa medida talvez saia mais barato no final das contas outra solução.
              Estou ansioso para ver o desenrolar dessa história.

          • Comentarista

            Aqui é obrigatório tbm. Sai no documento. Se o dono não atender ao recall não ocorre o licenciamento.

        • André

          Todos os modelos da VW devem vir com o FraudMotion Technology.

        • Roger Rosato

          Peça reembolso. Sinceramente, eu entraria com processo para receber o dinheiro integral investido. Já basta o governo nos fazendo de palhaços, agora alemão tbm?!

          • Rmx

            Pior que moro a uns 30 km da Alemanha ! Kkkkk Na Suíça

      • radiobrasil

        La fora até acredito, aqui na huehue duvido

  • CorsarioViajante

    O problemão virou um problemaço. Nem quero pensar, ainda bem que não sou acionista, não trabalho no depto jurídico nem tenho nenhum cargo na VW porque deve estar difícil de dormir.

    • Pedro Rocha

      Há exatos 70 anos atrás eles passaram por uma situação pior e estão aí hoje. Empresas gigantes como VW e GM são chamadas de “too big to fail” e os políticos são constrangidos a ajudá-las.

      • Pacheco

        Pois é amigo, porem agora o problema envolve consumidores e acredito que a credibilidade irá atrapalhar as vendas e consequentemente fazer ela perder muito dinheiro.

        • Edson Fernandes

          Lá fora sim… duvido muito que no Brasil isso aconteça.
          Aqui a possibilidade da pessoa sequer saber disso é muito grande.

          • Caio

            Acredito que isso não irá atrapalhar as vendas da VW por muito tempo. Quase todas as grandes montadoras passaram por problemas dessa magnitude relacionados a graves defeitos e suas vendas diminuíram por um curto período de tempo. Exemplos a respeito não faltam: a GM com o problema na ignição que matou dezenas de pessoas, a Hyundai com a divulgação de dados de consumo e emissão falsos e a Toyota com o problema dos Prius que aceleravam sozinhos e mataram pelo menos 100 pessoas, por exemplo.

    • Lucas Irrthum

      Para quem trabalha no departamento jurídico da VW, quando maior a desgraça, melhor. Advogados, de modo geral, cobram por processos/audiências, bem como pelo êxito. Sou estagiário em um escritório e, com essa crise que estamos vivendo, chovem reclamatórias trabalhistas, o lucro do escritório está cada vez maior.

      • Thiago

        Nesse caso é o contrário: Bom para os escritórios que processam a VW, ruim para o departamento jurídico, que por ser próprio, recebe um valor fixo independente da quantidade de processos.

        • Lucas Irrthum

          Creio que você esteja enganado. Pelo menos das empresas que conheço, não há salário fixo. Quando há, normalmente, é uma parte reduzida em relação aos ganhos do final do mês. A remuneração é por demanda de ações, por êxitos… Isso serve de estímulo para o trabalho do procurador, para que ele consiga cumprir todos os prazos.

          • Thiago

            Pode ser que isso seja mais comum em empresas menores, mas duvido que uma empresa do porte da VW trabalhe assim.

            Na empresa que eu trabalho, uma das maiores do Brasil, o departamento jurídico (que tem mais de 300 advogados) recebe apenas salário fixo, sem sequer haver uma parcela variável. O incentivo pra cumprir os prazos é não ser mandado embora, e olhe lá… Claro que o salário é atraente, senão não haveria concorrência considerável pra trabalhar lá.

            Conheço, além de várias empresas que usam essa mesma estratégia, algumas grandes empresas que não possuem departamento jurídico próprio, mas contratos com vários escritórios a preço fixo, independente do número de ações, e só usam serviços de melhor qualidade (e maior preço) na área trabalhista mesmo, já que para as ações que normalmente sofrem, o custo de bons advogados é maior do que o custo de perder as ações.

            • Lucas Irrthum

              A remuneração dos advogados realmente é bem variável. Com certeza a VW vai colocar em pauta o maior escalão do seu departamento jurídico. Em um momento como este, com a empresa sendo alvo de inúmeras reclamatórias gravíssimas, é que o advogado consegue fazer seu nome no mundo jurídico. Em caso de
              êxito, ou de significativa redução no valor da condenação, o emprego que o cidadão julgava excelente, pode ser apenas um patamar para uma proposta de trabalho ainda melhor. O escritório em que sou estagiário, é terceirizado de grandes empresas, tais como: Gerdau, Emive, Semax e outras. Aqui, é cobrado por processo/audiência/recurso e por aí vai. Quanto ao gasto com advogado ser maior do que o valor da condenação, isso realmente ocorre. Existem escritórios que não alertam o cliente sobre isto. Se for uma empresa com setor financeiro displicente, passa batido mesmo.

  • paulo33sp

    isso esta parecendo algo ja conhecido nosso aqui no BRASIL quanto mais mexe mais apareçe a M……

    • Arthur Lima

      Com uma pequena diferença de consequências. Lá acaba em multa, aqui em pizza.

  • BorisAWD

    Essas vagens……………

  • Murilo Soares de O. Filho

    Ainda está difícil mensurar o tamanho do rombo, vamos ver quando começarem a sair os valores da multas, pois até agora nada foi oficial o quanto será multada, somente estimativas, a indústria (rivais) devem estar somente aguardando os próximos passos, pois neste momentos de turbulência, pode a concorrência lucrar.

    • André

      Além das multas, milhares de processos dos proprietários por terem sido enganados, principalmente daqueles que terão que fazer alterações nos carros com perda de potencia. Até a Porsche está impedida de vender o Cayenne 3.0 TDI nos EUA.

      • PCPartsFan

        Os escritórios de advocacia dos Estados Unidos querem uma graninha
        da Volks,verdadeiros vampiros loucos por um dinheiro fácil.

        • Se ela deu motivo, ela merece!

        • tiago

          dinheiro fácil? Você, obviamente, não conhece o trabalho de um advogado.

          • Deadlock

            É dinheiro fácil é o que a VW queria, fraudando os testes…

        • Alvaro Guatura

          Vampiro? Como se os advogados fossem oportunistas por estarem trabalhando

          • Edson Fernandes

            Vc nao sabia? Todo mundo que consegue tirar lucro de alguem é considerando um sangue suga. E digo mais: A unica forma de vc não ser, é simplesmente deixando seu salario para alguem. Se vc quiser, o seu salario pode ser cedido a mim, não ligo de ser taxado de vampiro louco não.
            Com certeza sou, porque senão ganhasse nada, não teria nada também.

            • Marco Antônio

              que isso amigo. A ética redistributiva desses camaradas é de terceirizar a caridade para o Estado. Ele vai dar o salário dele para o grande Estado caridoso ajudar os pobres que não amam o lucro, por isso não trabalham.

              • Edson Fernandes

                Alias, no minimo deve bater palmas como o bolsa familia foi feito. Porque afinal, vamos gerar filhos ….. mas trabalhar?Não, temos que ganhar recursos para viver….

    • Pacheco

      Amigo, eu duvido que somente uma Montadora fez isso. Eu duvido mesmo. Acredito que estamos frente a um colapso geral de inumeras marcas.

      • Lucas de Lucca

        Falo isso de quando saiu a primeira notícia. Questão de tempo até aparecer casos em outras marcas.

        • Bruce Wayne

          E se não aparecer?

          • Lucas de Lucca

            Se não aparecer só prova duas coisas: 1-Errei na minha previsão; 2-As outras marcas são mais “honestas” nesse quesito.

            • Daniel Marques

              3 – O software das outras é melhor.

  • shdn2010

    Esse negocio da vw ja da para virar um puta de um seriado…kkkk

    • Lucas Mendanha

      o DiCaprio ja ta de olho nisso…

      • DiMais

        ele quer um filme, mas como cada dia aparece uma novidade vai render umas 5 temporadas de 10 episódios.

    • Eu diria o contrário… Um seriado de p*ta… Que tal “Presença de gasolina”, “Engraxadinha”, “Jettinha Gonzaga”?

      • Lucas de Lucca

        Tragam um Oscar para esse mito! hahahaha

      • Já que o Lucas pediu… Rs

      • Edson Fernandes

        Jettinha Gonzaga foi o melhor sem duvida…rsr

      • Deadlock

        ..

  • CanalhaRS

    Se meu voyage estiver emitindo mais que o permitido eu quero indenização!!!!
    Um milhão de verdinhas pra começar e um Golf GTI 0km na garagem já amenizam o meu trauma de estar poluindo o meio ambiente….

    • Cara, eu não fecharia por menos quem uma Tiguan…

      • radiobrasil

        Mas então espera chegar o novo Tiguan por aqui.. rss

        • Enquanto isso acho que uma Amarok para o dia a dia dele seria aceitável…

          • Edson Fernandes

            Prefiro um Passat hein…. ou já que vamos extrapolar… quem sabe um Touareg?

      • Deadlock

        E torcendo para que a Tiguan emita mais que o permitido….

        • O cara vai entrar com uma Brasília na concessionária e sair com uma Touareg!

    • Pacheco

      Estou até pensando em comprar um VW só pra processa-la. KKKKKK

  • !Marcelo Surf!

    A VW sempre jogou sujo para conseguir ser a maior do mundo.

    • Junoba

      Acho que todas que conseguem ser a maior do mundo, fazem jogo sujo.

  • Vitor Yohan Casaes

    Desnecessário essas mentiras , a VW tinha capacidade para crescer e ser a maior sem enganar, mas já que assim é mais fácil… perdeu grande parte do respeito e admiração que muitos tinham.

    • Pacheco

      Pois é amigo… encontrou o caminho mais curto e facil e agora paga o preço.

  • Minerius Valioso

    O negócio está complicado viu. Assim vai manchar também o logotipo “TSI”, além do “TDI”. Vão ter que inventar outro nome.

    • zekinha71

      Poderá ser: TMI (todo mexido) ou TAI (todo adulterado) esse vai casar bem com o nosso suco de dinossauro adulterado.

      • Yuri Ravitz

        Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • DiMais

      TIM

      • Lucas de Lucca

        Pô aí não! Meu sinal da 3G até caiu pra EDGE quando visualizei seu comentário. Rsrsrs

  • zekinha71

    Volkscanagens, vc conhece, vc nem chega perto.

  • Ric53

    Quem ai lembra daquela vez quando alunos de uma universidade conseguiram um consumo fantástico com o Gol? Porém, também não foi em condições normais de uso como a propaganda sugeria? Depois disso foi proibido anunciar consumo, tanto que a regra vale até hoje no Brasil! Alguém me corrija se eu estiver errado ou se tiver misturado alguma coisa é pq faz um tempinho já.

  • FocusMan

    Quando eu digo que os carros da VW descobrem que estão em teste e se comportam entregando mais cavalos do que deveria entregar, apenas para impressionar, nego diz que falo demais.

    Somente com esse tipo de artifício, os motores TSI entregam tamanho desempenho que vemos observando. Quando o carro está no modo normal, é apenas um carrinho torcudo e sem elasticidade. Vale para o 1.4 TSi e 1.0 TSi.

    • Sem elasticidade o TSi?

      • João Cagnoni

        Acho que ele foi infeliz no comentário. Realmente os TSIs não tem nada de elasticidade, pois o carro já tem muito torque em giros baixos, mas isso não quer dizer que o carro anda pouco.

        • Na verdade acho que não entendi algo. Ele é um dos que mais entendem da parte técnica aqui…

          • Lucas de Lucca

            Acho que ele quis dizer que esse desempenho maravilhoso e de quebra com consumo melhor ainda dos 1.0 e 1.4 TSI pode ser resultado desse tipo de software. Fica mais fácil extrair um belo desempenho quando não há preocupação com a emissão, coisa que nos teste o software disfarça. Algo do tipo.

            • tiago

              Imagina a GM que nem entrega os carros pro inmetro…

    • visanpai

      Mais perigoso ser o contrário. Lembro de uma época (acho que na década de 90) que declararam um valor inferior de cvs num motor 2.0 por conta de impostos.

      • FocusMan

        Hoje não tem esse problema. Os carros não são taxados por potência.

        Acho realmente que tem um fakeware no carro.

    • Leo Romano

      1.4 de 140cvs que anda c o Focus 2.0 de 176cvs.
      Sem elasticidade? Esse cara deve fazer stand up, só pode!

      • FocusMan

        Leo, puxe com um deles que não seja da frota da imprensa e veja. Andei com vários e eles tem torque, andam junto com o Focus e depois… BENGA!

        Tirando o fato dele pesar cerca de 90 kg a menos que o Focus 2.0 e cambio ser mais rápido, sobra pouco mérito para o motor poluidor do VW.

        • radiobrasil

          O “depois” que vc diz que num eventual “pega” entre Focus e Golf, o 1.4 vai bem até uns 100 – 120 e depois perde feio?

          • Lucas de Lucca

            Vi vários vídeos no YT de disputa de arrancadas entre o Golf TSI e o Focus 2.0 e o alemão papou todas. Mesmo de final o Golf continuou na frente =X

          • FocusMan

            Não perde feio. Ele fica para trás. Depois que o Focus vence a inércia e a lerdeza do cambio na primeira e segunda marchas, ele vai embora.

            • radiobrasil

              Pelos relatos q vejo pela net o aclamado 1.4t “sempre vence”.
              Eu tive oportunidade de testar o 1.4t com dsg, me lembrou bastante um 2.0 aspirado dos “bons” rss

              • FocusMan

                Procure no You tube.

                Tem vários bengas do Focus no 1.4 T do Golf.

                A VW tem o maior xiita clube do brasil.

        • -Menor peso não é demérito, mas mérito. Ele pesa 90 kg a menos e é tão ou mais seguro que o concorrente? Mérito dele. Significa que ele extrai do meio-ambiente 90kg a menos de matéria-prima. Mas claro, vamos escolher a causa ambiental que nos convém.
          -Mas é certeza que o motor 1.4 polui mais que o 2.0 da Ford? O pessoal é rápido para avaliar e julgar aqui… Os outros!

          • Edson Fernandes

            A diferença é primeiro: Predileção ao produto e segundo por trabalhar com o produto.
            Não tem informação do outro, aí tambem fica facil.
            Eu particularmente iria preferir o downsizing com menor potencia do que o carro mais potente com um aproveitamento infeiror do motor.

          • FocusMan

            Ta doidão vei? Fumou orvalho?

            Estava falando de desempenho… Ele consegue arrancar mais rápido por ser mais leve. Física, Newton… entendeu?

            • E qual o grau real de poluição do motor da VW em relação ao do Ford? Faltou afirmar isso… Se você diz que ele é poluidor tem os índices reais, certo?
              E que eu saiba peso também é importante para manter uma boa velocidade, não só para arrancada. E reitero: Mérito da VW que fez um carro tão seguro quanto da Ford usando materiais mais leves/menos materiais.

              • FocusMan

                O Focus é um carro de 2011 com base em um carro de 2004. Vamos ver o que a Ford fará com a nova plataforma C2. Eu não estou falando mal do VW não. Estou falando apenas que o Golf é mais leve e leva vantagem nisso.

        • G. Pierin

          Só o fato de um carro com uma cilindrada inferior, ainda que sobrealimentado, andar mais ou junto com um de cilindrada superior já é um mérito do Golf pra mim. Outro problema é que o consumo do Focus nas mesmas condições vai ser pior, ou seja, é um motor menos eficiente.

          • FocusMan

            Vamos ver agora que o Golf é flex…

            O Focus na estrada é mais econômico que o Golf. Perde na cidade apenas.

    • Lucas de Lucca

      Olha, os métodos que eles usam não sei. Pode até ser por meio desses software que mascaram a emissão permitindo abusar do desempenho. Mas não dá pra negar, esses TSI são do c*ralho! Andam de mais.

    • Leo Romano

      Já ia dizer sobre o 2.0!
      Hahahaha

      O 2.0 TSi é um dos melhores motores já feitos. Anda muito, torque bem alto, tem consumo baixo visto o tanto que anda. Um exemplo da elasticidade, o meu Jetta TSi veio com 200cvs, passei ele original no dinamometro,veio 224cvs. Investi menos de 10mil reais em ups e estou beirando os 300cvs na Podium, uma média de 10cvs a cada R$ 1000,00 (mil reais) gasto. Nada mal, né?

      • FocusMan

        Falei do 1.4 que diga-se é um ótimo motor também.

        O que eu tenho falado é sobre o 1.4 ter mais 30 cavalos de graça dados pela VW. Conheço um pouco de motores e sempre afirmei que tinha treta nesse software.

        Motor turbo é um cobertor curto e por isso os puristas gostam tanto de carros aspirados, pois é mais fácil controlar os outputs.

        Sobre o 2.0 é outra história! Sou apaixonado por aquele motor e olha, uma diferença de 10% para mais ou para menos na potência de um motor produzido em série é perfeitamente normal, então os 224 cv lidos no dina estão dentro do esperado. Mas puxar 170 cv no 1.4 como tem revista ai mostrando são mais de 20%. É uma margem muito grande para o fabricante arriscar. Com certeza os 140 cv são atingidos com o software no modo Ecológico.

  • Paulo

    Tem muito mais, isso é só o começo, ainda mais com a VW negando que tivesse qualquer adulteração nos carros a gasolina, o que já foi desmentido.

  • V12 for life

    Estamos vendo o fim da marca VW nos EUA, depois dessa só as Premium devem ter força para continuar.

  • a Alemanha está numa maré dé azar. Ontem vi uma reportagem sobre suborno na eleição da fifa para escolher o país como sede da copa. Caso Siemens é recente. Tem a volkswagem. É impressionante como a reputação de um país ou uma empresa pode ruir do dia para noite. A propósito gostaria de saber se as agências de risco diminuíram a nota da volkswagem como houve com a petrobras.

    • PCPartsFan

      E porque será que Angela Merkel está sendo “convencida” a aceitar milhares de refugiados? Eu sinto cheiro do fantoche Obama/Kerry e da CIA a serviço dos senhores sionistas querendo destruir a Alemanha e o EURO.

      • Porque eles precisam de mão de obra barata e a Alemanha está envelhecendo.

      • Foxtrot

        Complementando o que o @lelagoeiro:disqus disse, praticamente todos os países de 1º mundo precisam de imigrantes para manter os aposentados. A população desses países optam por ter poucos filhos, isso gera um encolhimento da mão de obra com o passar dos anos e um aumento no número de aposentados, o que irá resultar em um colapso econômico. Enfrentando uma situação como essa, o país tem 3 opções:

        1- Aumentar a idade minima de aposentadoria e impostos para manter os velhinhos. É claro que a população não aceita essa opção.

        2-Incentivar as pessoas a terem mais filho. O estado oferece mais auxilio na criação da criança, oferece maior tempo de licença maternidade e paternidade (em países nórdicos a licença chega a durar anos), oferece mais condições de retorno ao mercado de trabalho para esses pais. Essas medidas são aceitas pela população, mas mesmo assim, muitos preferem ter apenas 1 ou 2 filhos, o que, para o governo, isso ainda não é o suficiente.

        3- Abrir as portas para imigrantes que procurem melhores oportunidades, qualidade de vida, um novo começo e etc . Essa é a tática adotada por muitos países que enfrentam o problema do encolhimento da população. Países como o Canadá não ficam “convidando” imigrantes para irem morar lá por que eles são bonzinhos e querem compartilhar o Canadá com todos, mas sim porque a população está envelhecendo e eles precisam de jovens para “sustentar” os aposentados. Eles também não querem colocar qualquer pessoa lá dentro. Aqueles que tem uma formação superior em uma área que carece de especialistas lá e são jovens, tem maior chance de passarem na seleção da imigração por terem o “perfil ideal” para governo.

        Os europeus estão aceitando os refugiados, mas só o número necessário para manter a economia estável pelos próximos anos. Se o número de refugiados for acima do necessário, haverá aumento no desemprego e outros problemas decorrentes disso.

  • PCPartsFan

    Eu fico me perguntando porque a Government Motors foi “multada” em apenas 35 milhões de dólares enquanto a FCA foi multada em 105 milhões,Toyota,Takata e agora Volkswagwn em bilhões dólares. Porque será né ?

    • Peter Bishop

      O Governo dos EUA é acionista da GM…

    • tiago

      Porque a culpa é diferente do dolo.

    • CyberSilvio

      Mimimimi.

      • Junoba

        Ele é fanboy da VW…

  • Peter Bishop

    Eu falei quando saiu que eles tinham malandreado os carros a gasolina! DAS FRAUDEN!

  • DiMais

    a famosa merda… quanto mais mexe…

  • 1945_DE

    Agora não vai ter jeito. Vou ter que trocar a minha escolha do UP TSI para o BMW serie 1. O problema é, aonde eu vou arrumar mais 50.000,00?

  • Adriano Tochio

    A VW tem que ser punida severamente !!!

  • tiago

    O que acontece com os alemães, quando eles estão em uma sala, prestes a tomar uma decisão muito ruim, ninguém consegue dizer…”NÃO” !?? WTF

    • Lucas de Lucca

      O pior é: são pelo menos OITOCENTOS MIL veículos!! Será que eles pensaram que de um número grande desses ninguém ia descobrir/testar por conta? Insanidade isso.

  • David Ferreira

    pqp tomo no cu a vw parei de gostar veio só mentir sobre a segurança dos carros

  • Airplane

    É o começo do fim da VW nos EUA.

  • CyberSilvio

    Hum…….um certo “blog de carro” deve estar se descabelando agora. “Não importa Up é o the best of the best” ISSO VAI AFETAR MEU GOL BOLA?

    • Lucas de Lucca

      Pior foi um vídeo que vi lá, desse certo Fanboy da VW tentando justificar os downgrades no Golf nacional… o cara é tão fã que ve um corte de custos claro desses como benefícios, vai trazer “robustez”… loucura!

  • Mr. Bola de FOGO!

    Vai fraudar assim lá longe…
    Só falta trocar o V pelo P e o W pelo T…

  • PCPartsFan

    O problema é que essa crise da Volkswagen está colocando em cheque a credibilidade de toda industria alemã. A Volks trabalha com uma margem de lucro em torno de 2% a 3% o que é uma margem de lucro muito apertada na industria automotiva o que deve levado a ter levado Martin Winterkorn e seus assessores a tomar essa decisão por motivos de viabilidade econômica. Eu não quero advogar em favor da Volkswagen mas este é um caso mais de ordem política e comercial dos EUA para favorecer sua industria do que necessariamente um problema técnico.
    A pergunta que todos devemos fazer é porque todos esses “escândalos” surgiram na administração obama e a partir de 2009 com a Toyota e TAKATA sendo massacrados pela mídia Americana.
    Outra curiosidade é que esse escândalo começou a circular na mídia em 18 de setembro coincidentemente durante o Salão do automóvel em Frankfurt…. na Alemanha. Coincidência ?

  • Félix

    A Toyota também cresceu e começou um monte de recall. Talvez tenham crescido mais rápido que a capacidade de manter o controle: um se atrapalha na qualidade e outro inventa mentira.

    • radiobrasil

      Mas o recall gigantesco dos airbags é mais culpa da Takata do que da Toyota não? E nessa a Honda e outras estão no mesmo barco.

      • Bruce Wayne

        Mas a Toyota teve o recai do acelerador também, e foi bem maior que o dos airbags.

      • Félix

        Eu acho porque esse não foi o único recall da Toyota

  • Marcos Souza

    Já aparece o sergio marchione pra comprar a vw tbm só pra provocar…rs

  • Bruce Wayne

    Eu ia postar isso ontem como uma previsão e hoje vejo isso.
    Agora sim game over para ela…

  • doc74

    VolksLIXO não é uma empresa, tá parecendo mais uma ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA…

    Chega a dar NOJO…

  • Wald Queiroz

    Sai do GOL Dida!!!!!

  • Brasileiro

    VW jogando m@#$% no ventilador

  • Matheus

    Vergonha…

  • André Flandres

    Como bem disse o Jeremy Clarkson, o público em geral não está nem aí para essa história das emissões. Claro que é feio a VW mentir e que as empresas devem se preocupar com a poluição gerada por seus produtos, mas também não deveriam jamais fingir aquiescer a essa histeria politicamente correta, que gera metas de emissões impossíveis a custos astronômicos para benefícios ambientais que, a partir de um certo nível, são perfeitamente imaginários e inexistentes.
    Sinto muito mais repúdio pelo Greenpeace do que pela VW.

    • João LP

      Lamento pela sua posição. Quem gosta de carro e cuida bem dele deveria pensar também na nave maior que é nosso planeta.

      • André Flandres

        Leia de novo o que eu escrevi…

    • Matheus

      claro, até pq é de necessidade de ter carros potentes e que emitam sem dó, o planeta que se f0d4 né? ninguem respira ar e ninguem precisa do ambiente para viver…

      • André Flandres

        Leia de novo o que eu escrevi, mas antes levante as patas dianteiras do chão.

        • Matheus

          vc claramente falou m3rd4, faça o favor você de tirar as patas dianteiras do teclado, para evitar besteiras como essas… como disse, eles estão mais que certos em cobrar…

          • André Flandres

            Você escreve com as patas traseiras? Bem se vê…

        • Matheus

          “Queria saber de onde surgiu essa palavra “ecochato”? O pessoal tem é que criticar os poluidores, e não os defensores do meu pulmão. Sao Paulo só vejo queimada, e na cidade aquela camada cinza apocalíptica no ar. É muito dinheiro publico sendo dissolvido em hospitais, etc. Depois ficam reclamando que falta água, num país mais RICO em água do MUNDO.” e outra, jeremy clarkson é um lixo que foi demitido por atacar um produtor do proprio programa… egocêntrico e inútil!

  • Astron

    Me recordo como se fosse hoje.

    li uma reportagem aqui mesmo no NA, o presidente da Toyota respondendo uma pergunta sobre à ameaça da VW em passar e torna-se a Nº 1 em vendas.

    Ele disse; a Toyota não se preocupa com os concorrentes, vamos priorizar a qualidade dos produtos e não as vendas.

    Vendo essa desgraça toda da VW, é realmente importante refletir sobre os processos.

  • Lu RS

    Eu falei q a falctrua podia se estende aos veículos gasolina

    Dasssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss

    Frauddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddd

  • Marcio Andriani

    Você não conhece, e eu desconfio, porcos…….

  • Aldo Raine

    AGRONEGOCIO EH RESPONSAVEL POR 51% DAS EMISSOES DE GASES NA ATMOSFERA , SETOR AUTOMOTIVO 13%.



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