Mercado Montadoras/Fábricas Volkswagen

Volkswagen cancela contratos com grupo Prevent e busca novo fornecedor

vw-fabrica-parana-2

A Volkswagen cancelou todos os contratos com as empresas do grupo Prevent, que está em disputa comercial com a montadora desde março de 2015. A empresa pretende buscar novos fornecedores.

Contabilizando 120 dias de paralisação, a Volkswagen tem atualmente três fábricas paradas por conta do não fornecimentos de peças e componentes, o que contribuiu para a entrada de férias coletivas dos funcionários e de 100 mil veículos que deixaram de ser produzidos.

A VW também entrou na justiça para reaver todas as ferramentas e moldes de sua propriedade nas instalações das empresas do grupo Prevent, que inclui a fabricante de bancos Keiper. Esta última chamou a decisão da Volks de arbitrária e unilateral, alegando que foram pegos de surpresa pela montadora, já que estariam perto de um acordo.

Com as três fábricas (Taubaté, São Bernardo do Campo e São José dos Pinhais) com a produção comprometida, a planta de motores de São Carlos/SP teve que adiantar férias coletivas para 80% do quadro, já que não há demanda nas demais plantas. No total, 11,6 mil funcionários ficarão em casa até a metade de setembro.

[Fonte: Automotive Business]





  • Rbs

    O seu time chega para disputar a final contra o dono da casa. O jogo começa e seu time faz um gol, o placar mostra 1 para o seu time e 2 para o dono da casa. Você olha para o placar e imagina que foi um erro que logo será corrigido e continua jogando.
    Logo em seguida o seu time marca o segundo gol e curiosamente o placar mostra 2 para o seu time e 4 para o dono da casa, com o jogo em andamento você tenta questionar com o juiz que pergunta se você leu o regulamento e o jogo segue.
    O jogo continua o seu time faz mais um gol e o velho placar insiste em mostrar 3 para o seu time e 6 para o dono da casa. Sendo assim não tem mais como continuar e logo vem a explicação para quem não leu o regulamento.
    Ta escrito o seguinte . . Se o dono da casa for para final, para cada 1 gol marcado pelo time adversário, será contabilizado 2 para o dono da casa. A pergunta é . . Existe a possibilidade de alguém ganhar esse titulo com uma regra dessa?
    O braziu é assim!! O braziu é o dono da casa e a regra do jogo é a nossa constituição, sendo assim nunca ganharemos nada enquanto essa nossa constituição continuar existindo, não existe aquele, essa ou esse candidato que resolva sem que antes essa regra seja totalmente queimada, destruída!!
    Não existe calmaria sem tempestade, precisamos de uma grande tempestade que através dela tenhamos a chance de lavarmos as nossas ruas com o sangue azul dos nossos políticos corruptos.
    É assim que se constrói uma verdadeira nação cujo povo possa berrar pela dor de uma batalha porem jamais morrer amargurado com o silencio do medo temendo que seu sangue seja derramado. Avante avante avante!!

    • Tosoobservando

      Nova Constituinte, de novo?

      • Rbs

        Não, primeira guerra!!

    • Zoran Borut

      O que isso tem a ver com a matéria, que trata de uma disputa comercial que ocorre não só no Brasil, mas em outros países também? A VW e o grupo Prevent estão em disputa na Europa também.

  • Igor Pricandi

    Isso que dá um país em crise. Empresas tradicionais são vendidas a preços de banana para empresas estrangeiras. Algumas delas praticam o pior tipo de capitalismo. O tal grupo prevent embora com sede na alemanha é pertencente a um grupo de especuladores da bósnia. Seu modelo de negócio é o monopólio de setores produtivos que é conseguido comprando empresas de um mesmo setor e tipo de produtos. Após comprarem a maioria começam a sufocar seus clientes que em sua maioria por falta de opção acabam por ceder, como foi o caso aqui da fiat. Com a vw eles pegaram mais pesado. Apoio a decisão da vw, se o fabricantes das chapas é o mesmo dos bancos não há que se ter uma tratamento diferenciado. O que não serve para um, não serve para o outro. Graças ao governo dilma nossa economia mingou de forma que afastou o bom investidor e atraiu o pior que há no planeta de grupos indianos, russos, chineses, etc. Onde estava a cut e o pt que não evitaram isso? Estavam gritando contra o capital americano e europeu tradicional, aquele capital imperialista. Com o rebaixamento do brasil olha só o que substituiu o capital imperialista. Parabéns PT pela sua obra que fechou empresas, demitiu funcionários e atraiu o que de pior existe em capital. O país vai demorar décadas para se recuperar.

    • Mario

      A VW de boazinha não tem nada. Pegou uma carne de pescoço ( alemã, como ela) para digerir. Aí é briga de cachorro grande.

      • Deadlock

        De fato, as montadoras sempre espremeram os fornecedores. A única certeza é que nessa briga entre o mar e o rochedo quem se dará mal é o marisco (o consumidor).

    • Zoran Borut

      Você não deve ter vivido o fim dos anos 1990, quando milhares e milhares de empresas brasileiras, muitas de renome e alcance internacional como a Freios Varga e a Cofap, foram parar nas mãos de grupos estrangeiros. Sem contar o que aconteceu com o setor bancário e demissões na faixa de meio milhão de trabalhadores. Por outro lado, vamos recordar: em qual período o Brasil teve recorde de fábricas de carros e de vendas? Foi no mesmo período que você acusa ter sido o pior – e isso enquanto uma crise internacional varria o mundo inteiro. A mídia batia no PT o tempo todo, e ainda bate (desde muito antes de qualquer petista ser eleito, afinal o PT representava interesses diferentes dos que os empresários de mídia tinham), mas a gente precisa ter cabeça fria para separar as coisas e reconhecer o que aconteceu de fato. Se nós tivéssemos uma política econômica nos moldes da praticada pelo PSDB, teríamos entrado na pior crise da nossa história em 2008 e nem estaríamos aqui no NA comentando.

      • Pedro Evandro Montini

        Petista falando do PSDB? = Falácias!

    • Alessandro Rodrigues

      As inglesas e suecas estão nas mãos de indianos e chineses e nunca antes cresceram tanto. Não é a nacionalidade e sim a ética de cada um que importa.

  • Pacheco

    Parece que o Palhaço resolveu colocar fogo no circo.

  • Douglas

    Por qual motivo a VW não produz as próprias peças?

    • Rafael Del

      por ser uma montadora
      nao uma fabricante…

      cada um faz o que sabe melhor, quem tenta ter tudo caseiro não costuma fazer tudo direito.

      • AlemãoMoreira

        Então a VW não fabrica carro nenhum? Os carros chegam em milhares de partes, são unidos, soldados, colados, parafusados, rebitados, montados, encaixados, etc e mesmo assim eles não são um fabricante de carros? A empresa que fabricou sua roupa é uma montadora de camisetas então? Se ela só juntou os fios produzidos por outra empresa ela então é uma montadora de roupas. Pense melhor.

        • Rafael Del

          “por qual motivo a VW nao produz as próprias peças?”
          Por ser uma montadora DE AUTOMÓVEIS
          não uma fabricante DE PEÇAS…

          assim ficou melhor a resposta?

          • AlemãoMoreira

            Melhor seria:
            Por ser uma fabricante de automóveis e não peças.

        • Thiago Valcanaia

          Montadora é a empresa, VOLKSWAGEN, fábrica é a unidade FABRIL, onde se produzem os veículos… Uma é a entidade, outra a unidade física…

          • AlemãoMoreira

            A entidade VW tem uma fábrica, portanto é também uma fabricante.

        • Mas via de regra é assim mesmo. Se você for desmontar um carro a maioria das peças é fabricada por empresas terceirizadas.

        • Fora que ela fez o projeto das pessoas, realizou os testes. E reduzem elas e os demais fabricantes à uma Foxconn.

          • João Cagnoni

            Bom dia Alessandro, está sumido… Algumas montadoras terceirizam até os testes. Também é muito comum terceirizarem manutenção em concessionária, por ex. uma manutenção mais específica (câmbio, retífica de motor) e a parte de ar condicionado.

            • Não falei de pegar um carro e por para rodar, João. Você não imagina a quantidade de testes que são feitos com um carro antes mesmo dele parecer um automóvel. E todos os testes que eventualmente vão para terceiros, tem diretrizes determinadas pelo fabricante. E como ele chegou nesses números? Fazendo pesquisa. Isso custa caro e as pessoas não entendem isso. Elas acham que VW, Fiat, Ford, GM, Renault, Peugeot… Desenham um carro em um papel, mandam para os fornecedores e recebem um Lego com algumas peças já encaixadas.
              E desculpa, seu exemplo de terceirização de manutenção não foi bom. A concessionária já é um terceirizado do fabricante, então logo toda manutenção já é terceirizada. Só os casos que a concessionária não consegue resolver e que podem denotar problema de projeto ou crônico. Mas o que isso tem a ver com a discussão? Dar manutenção ou não nada tem a ver com o fato de ser montadora ou fabricante. Quem faz manutenção é oficina mecânica, fabricante de carros faz automóveis.
              Certa vez vi um vídeo sobre o nascimento do CVT Toroidal, e toda luta para produzir um produto de confiança. Para as pessoas chamarem a Nissan de Montadora?

        • João Cagnoni

          O que vale em um carro é o projeto, quase nenhuma peça é fabricada na montadora. Isso quando também não terceirizam parte da montagem.

    • Edu.ch

      Por que é mais barato terceirizar.

      • Zoran Borut

        Exato. Mas ninguém aqui está com coragem de responder isso, hehe.

    • Foco na atividade fim. Ela projetou o veículo, homologou, testou… Mas porque ela deveria, por exemplo, focar no desenvolvimento de câmbio automático, sendo que uma ZF, uma Aisin vivem para isso, tem mais know how para essa atividade e portanto fariam melhor que qualquer fabricante?
      Pense em um fabricante produzindo vidro e borracha, em uma planta de estamparia e componentes mecânicos.
      Não faz sentido não é?

      • Pacheco

        Sim… ela terceiriza e se livra de processo de desenvolvimento e ainda dos custos trabalhistas e sindicais.

        Por isso não aprovam a lei da terceirização. Essas empresas iriam terceirizar até o dinheiro que pagam as empresas terceirizadas.

        • Pacheco, meu nome é Jorge. O Alessandro terceirizou os comentários e falou para postar que você está certo, e perguntou se você não poderia contratar alguém para dar like nesse comentário. Sai mais barato a hora.

          • Edson Fernandes

            Não sei para ti, mas se quiser pagar para eu comentar… faço vc ficar lider de comments. Prazer me chamo Edson, Jorge.

          • Pacheco

            hahahaha… curti.

      • João Cagnoni

        A questão é que quando elas ficam boas nisso, acabam fazendo para outras montadoras. Existem várias marcas de componentes que pertecem a montadoras de carros, as que me lembro de cabeça são Aisin (Toyota), Magneti Marelli/Cofap (Fiat), Monroe (Ford) e por aí vai…

    • Nicolas97

      É similar à pergunta, por que não produzimos tudo que comemos?

  • Hofflingc

    O grupo Prevent vem adquirindo empresas a beira da falência e monopolisar o mercado, colocando as montadores naperede. Parece que a VW não estava mais disposta a ceder……vai ter autopeças recebendo contratos novos em plena crise…rsrsrsrsrs

  • CanalhaRS

    Não dá para saber o que realmente aconteceu nos bastidores, mas parece que a VW começou a pressionar os custos e atrasar pagamentos e agora a fornecedora (com novos donos) quer dar o troco e pressionar a montadora. Mas o tiro saiu pela culatra…eu não gostaria de perder um cliente como a VW…hehehehe…

    • João Cagnoni

      Cliente grande é só dor de cabeça… Pensam que a sua empresa só existe em função deles. Se não pagarem um valor muito acima do mercado, não vale a pena… E parece que a VW não estava pagando tão bem assim. Em uma empresa que trabalhei, vivi situação parecida com o Itaú. Nós tinhamos um sistema que funcionava em vários clientes, e o Itaú queria mudar o nome e a cor das telas para laranja (a cor original era um verde azulado). Respondi ao “superintendente” (empresa grande adora essas palavras) que precisariam me demitir para fazer essa alteração, e no final desistiram dessas mudanças.



Send this to friend