Volkswagen: Carro barato para competir com a Dacia vai demorar

05/03/2016

vw-barato-1

Em 2012, a Volkswagen havia prometido uma submarca de carros baratos para competir com a romena Dacia, que pertence à Renault-Nissan. Naquela época, a situação financeira da montadora germânica era favorável para tocar a ideia.

No entanto, passados quatro anos, o panorama da Volks é outro e o carro barato ficou de lado, pelo menos por enquanto. A empresa diz que investir em um produto de baixo custo como o proposto esbarra no nível de segurança e evidentemente nos custos.

A Volkswagen dá como exemplo o mercado africano, onde a exigência por segurança é bem menor do que a imposta pela União Europeia. Nesse caso seria viável, mas no ambiente europeu, onde o produto precisa custar entre € 6.000 e € 8.000, a questão fica mais difícil de ser resolvida.

Com o caso Dieselgate, que demandará uma soma astronômica em indenizações, compensações e correções, a Volkswagen prefere no momento trabalhar com o que já tem a ter que apostar em um segmento muito específico. O fabricante alemão reconhece que futuramente haverá um produto extremamente barato na Europa, mas o momento atual não permite.

[Fonte: Mojauto]













  • Renato Duarte

    É um verdadeiro “Quebra cabeças” essa ideia de carro de baixo custo,, visto que já é caro colocar em linha um carro cujo custo de projeto sempre beira a casa dos Bilhões, e em se tratando de Europa, sei que é inviável e desnecessário pra volks essa ideia.

  • Wendel Cerutti

    basta levar os modelos do brasil pra la , kkkkk.

    • Clovislauro

      Faria sentido, o problema é o custo de produção (principalmente folha), distribuição e tributário no Brasil.

      • T1000

        mas nem com o dolar a R$4??

    • Ailton

      Falou tudo kkkkk

    • Denis

      Que pena que mataram a Kombi antes….. kkkkk.

    • Túlio Leal

      Já tentaram vender o Fox na Alemanha, mas foi um fiasco, o carro dava tanto problema que estava queimando a reputação da marca por lá…

    • Eles compram carros, não carroças!

      • Wendel Cerutti

        baixo custo ……..

        • Carros de baixo custo, aqui carroças de alto custo!

          • Wendel Cerutti

            justamente .

  • invalid_pilot

    Eles já vendem Gol, Voyage e Saveiro… todos de baixo custo e alto lucro

  • Edson Fernandes

    Muito justo. Doidera seria fazer um carro mais simples sem o sucesso de vendagem.

  • Airplane

    É o Cobalt da VW ?

    • Vagnerclp

      Cliowagen sedã.

  • Hernan Carlos Granda

    carros baratos vw nao tem, tem sim carros desfazados de pessima qualidade mais sao bem caros

    • Artur

      Aqui no Brasil né, porque na Europa os caras só vendem coisa boa a preços razoáveis.
      Ao menos estão trazendo os TSI pra cá, o que já é uma grande evolução, tratando-se de VW. Por eles estariam vendendo motor AP, Gol G4 e Kombi até hoje no Brasil…

      • Hernan Carlos Granda

        e na Argentina pasa a mesma coisa

        • Artur

          Sim, verdade. Acho que até na China a VW vende produtos melhores do que aqui na América Latina.

    • Willian

      Na europa, o equivalente ao nosso Gol é o Polo. Pensa nisso.

      • th!nk.t4nk

        Mesmo aqui na Alemanha o Polo é visto como um produto mais refinado que os demais compactos. O equivalente ao Gol aqui é o Up. Mas pera, tem o Up no Brasil também! Pois é. São carros do mesmíssimo segmento, embora os brasileiros não consigam ver assim. A diferença é que um é uma gambiarra com visual “me engana que gosto”, e o outro é um carrinho seguro de boa qualidade com visual “não faço esforço pra parecer o que não sou”. Mas na Bananalândia as aparências vêm em primeiro lugar, então…

        • Hernan Carlos Granda

          nao concordo, up e do segmento A internacional e polo e gol do B. No mercosur com bolsos fracos voce tem que oferecer um carro do segmento B e que seja apropiado para familia, up nao cumple com esa premisa

          • PEDAORM

            Nem Gol, o Fox sim.

        • Willian

          Realmente. É até dificil acreditar que um carrinho extremamente bem projetado como o Up! foi feito para ser um carro barato e acessível para ser usado como carro de cidade. Mas é claro, VW Brasil tá pouco se lixando pra como é lá fora haha

        • SDS SP

          É porque ai na Alemanha, bem como no restante da Europa, esse tipo de carro é tratado como um meio de transporte. Aqui o carro tem que possuir visual chamativo para desfilar pela vizinhança com um carro popular. Típico de cultura “terceiromundista”…

  • arzanette

    a Skoda quando foi comprado pela VW não era nada mais que uma Dacia da vida……

  • Rudi S Junior

    Na verdade os carros brasileiros já seriam um dos mais baratos do mundo para fabricar, mas o exorbitante imposto que o governo se apropria os tonam caríssimos.

  • Roberto

    A VW já tem esse carro no Brasil, é só exportar Gol, Voyage e Fox com preço real, não os praticado pela desculpa do custo Brasil. Imaginem o que seria um carro de baixo custo aqui no Brasil, se já fazem produtos para “mercados emergentes”, deve ser a volta da Brasilia, como fizeram com o Up. Sem desmerecer a tecnologia diferenciada do Up, não consigo entrar um Up sem achar que estou dentro de uma Brasília, o cara que projetou o Up era um designer brasileiro, só que os europeu não conheceram a Brasília, então, acharam que era novidade. O carro não colou aqui, porque é simplório, sobretudo no acabamento interno, como disse é como entrar numa brasília, aquela saída de ar de baixo custo, meu!, o que é aquilo, eu vou emprestar 30 Reais pra VW colocar saída de ar no Facelift do Up. Vem falar em carro de baixo custo!! Para nós!! Vamos contextualizar, então, a notícia, é pra europeu ouvir, não pra nós. O que tem de bom na VW é o motor TSI, mas os motores produzidos aqui já foram enviados para Europa para equipar o Polo e Golf por lá, conforme ficou noticiado também neste site, ou seja, o que tem de bom não equipa os carros pros brasileiros, só se for no Up TSI 50.000. Fala sério 50.000 no Up!!!

    • Tosoobservando

      Na vdd se seguirem a logica da Renault os carros dessa tal nova marca que vao substituir Gol, voyage e cia aqui, ou seja, nao teremos mais VW, nesse segmento, como nao temos legitimos Renaults, so DAcias.

      • Roberto

        Com certeza, muito bem lembrado, não temos carros da Renault no Brasil, temos carros da Dácia e rótulo da Renault. E tem gente que acha que tá comprando Renault ! Quem já andou num Clio sabe do que estamos falando. A VW, por sua vez, já realizou esse processo no Brasil quando veio pra cá na década de 60. Um exemplo atual desse disparate de nossa posição de “emergentes” foi o Golf alemão, que chegou desbancando, e foi decaindo até chegarmos ao que temos hoje um Golf 1.6 aspirado com o mesmo preço do alemão, “adaptado à realidade”. Acho inclusive que uma sub-marca pra entrar na Europa seria melhor que os carros brasileiros, se tratando dessa linha de baixa qualidade que se vende aqui no Gol, Voyage e Fox, e, claro, de baixo custo (apenas pra quem produz, não para os otários que pagam um fortuna por essa sub-linha Gol, V, F). Digo isso porque de outro modo a VW já teria exportado esses carros prá lá, nunca vi Gol, Voyage e Fox Europeus. O papo dos caras é que se faz “um carro adequado à realidade brasileira”, ha ha ha. (entendo, logo abaixo vão aparecer os comerciantes de carros defendendo os carros brasileiros e os da concessionária VW na qual trabalham… é isso aí, vestindo a camisa da empresa… reforçando nossa posição “mercado emergente”, ou o mundo “sub”)

        • Tosoobservando

          O Fox ja foi exportado, tem ate materia do Top Gear com ele, mas mesmo sendo mandado completo e resolvido alguns problemas do modelo nacional (como da maçaneta que decepava dedos), foi duramente criticado.

        • PEDAORM

          Já existem 2 submarcas no grupo que vendem produtos parecidos com os VWs, porém mais baratos, a SEAT ligeiramente mais barato, e a SKODA que tem preço substancialmente menor. Nenhuma das duas entretanto competem com os Dacia. Acho que mais uma marca seria demais, envolve muitos custos, talvez oferecer modelos mais simplórios pela própria Skoda fosse uma solução mais viável na minha opinião.

  • Vagnerclp

    Gato escaldado tem medo de água fria. Pelo que diz a matéria, fica claro que a ideia era fazer um carro mais fraco do que os que já temos aqui (uma verdadeira ratoeira), mas eles ficaram com medo de dar alguma m*rda grande como o dieselgate e desistiram.

  • 1945_DE

    Ainda bem que engavetaram. Ia ser uma carroça sem rodas.

  • Daniel

    Olha só que coisa… Já a Dácia fez o caminho inverso. Trouxe seus modelos para competir com o que a VW fabrica por aqui. E na boa? Prefiro um Sandero do que um Gol.

  • Rafael Trindade

    Esta foto me lembrou Breaking Bad..

  • BuffyDawn Summers

    Só a VW não consegue vender um carro barato e seguro nas Zoropa. Picanto, i10 e cia mandam abraço.