Volkswagen chama 54,2 mil carros para recall

17/02/2016

Volkswagen Jetta Variant

A Volkswagen anunciou nesta quarta-feira, 17, um recall para 54.179 unidades dos modelos Jetta, Jetta Variant, Tiguan, Passat, Passat Variant, Passat CC, CC e Eos, fabricados entre 26 de maio de 2009 e 14 de fevereiro de 2014. O chamado já havia sido antecipado pela fabricante em setembro do ano passado.

De acordo com a montadora, os veículos envolvidos correm risco de rompimento do cabo da espiral de contato do airbag frontal do motorista, responsável por manter a bolsa em funcionamento enquanto o volante está sendo esterçado, devido a eventual entrada de impurezas, como tecidos e fios de cabelo longos. Caso esteja danificado, há perda da conexão elétrica entre os componentes, a advertência do airbag pode se acender no painel de instrumentos e as bolsas podem não se abrir em caso de acidente, levando a danos físicos ou fatais ao motorista.

volkswagen passat cc 2008

O problema será solucionado com a instalação de um componente adicional no conjunto da espiral de contato. O serviço é gratuito e tem duração média de 30 minutos, mediante agendamento em uma concessionária da marca. A Volkswagen vai notificar os proprietários dos modelos envolvidos por meio de carta.

Para maiores informações, a empresa disponibiliza o site www.vw.com.br e o telefone 0800 019 8866. Confira abaixo a relação dos carros envolvidos:

Jetta 2011 a 2014: de BM001650 a EM026522
Jetta Variant 2012 a 2013: de CM624628 a DM644980
Tiguan 2010 a 2014: de AW091977 a EW589204
Passat 2010 a 2014: de AE063903 a AE182319 e de AP026362 a EP008228
Passat Variant 2010 a 2014: de AE049185 a EE023394
Passat CC 2010 a 2012: de AE506514 a CE545760
CC 2013: de DE519774 a DE552819
Eos 2009 a 2011: de AV013181 a BV002845













  • sushiman

    Não é Takata né?

    • Tosoobservando

      Nao, é Kotoco!

      • Denis

        Kocoto????? Palavra sinistra hein!!!!!

        • Tosoobservando

          Nao, é Kotoco!

          • Denis

            falei zuando……. (mas obrigado)!!!!!

            • Tosoobservando

              mais zuado que isso so programa de variedades japones..

  • Lipe

    Carro usado é zika

    SEMPRE

    • Matheus

      E zero km não?
      Recall afeta carros único dono também…

      • Lipe

        ibidem

      • Kadu

        Pois é…
        Tem uns caras que falam merda hein! hahaha Acha que zero km não dá problema rs

    • Recall não é exclusividade de carro ‘usado’…

      • Lipe

        idem

      • David Ferreira

        mas eu pretendia comprar um desses carros e claro que usado e com uns 10 anos de uso

    • Rodrigo

      Esses carros foram 0km um dia. O problema ja estava la.

      • Lipe

        Tu não leu o texto… é cabelo dentro do bagulho que zicou o negócio todo

        só vê as figuras né zézão?

        • Rodrigo

          Li. Parece que vossa senhoria ainda nao aprendeu a ler ou interpretar texto.

          • Lipe

            flw tiozao

            • Querida Vovó!

              Meninos mau comportados. Brigar é muito feio!
              Se continuarem brigando, ninguém vai poder assistir o Chaves na TV hoje.
              Vão ficar todos de castigo!

              • Rodrigo

                Po, voh! Ai ja eh sacanagem… =(

        • Quer dizer que o mesmo carro se fosse zero hj não teria problema, só ia ter recall 6 anos depois? #táserto

          • Lipe

            quando ele era zero nao tinha pelo de cachorro, cabelo de muie dentro do volante
            isso vai acumulando com o tempo..

            essa meninada de hoje é tão noob que cada coisa tem que explicar, tim tim por tim tim

            • Rodrigo

              Por isso mesmo voce precisa de ajuda. Se caiu cabelo la antes, vai cair cabelo la depois.
              O projeto nao foi previu isso, nao tem nada a ver o carro ser usado ou novo.
              Eita menino devagar…

            • kkkkk. Ao sair da CC e se sua mulher tiver cabelo grande, baubau. Ou tem alguma equação que explica quanto tempo e qual a probabilidade do cabelo ferrar o ABS? Aprende a raciocinar! se estão chamando tanto tempo depois é pq o risco sempre foi grande.

            • Kadu

              Fato que foi mal feito!
              Se essas coisas que tem em todo lugar afetam o sistema, deveriam ter vedado melhor ou ter feito melhor para que essas “impurezas” não afetar o sistema. Ou seja, independente do tempo de uso, um dia vai dá problema. Resumido, demonstra que foi mal projetado.

          • Frederico Chaves

            Meu tive que trocar as fechaduras das portas, nesse último recall da Ford, achei foi bom. kkkkkk Que ficou novo!

    • ViniciusVS

      Bom é 0km que ninguém peidou no banco antes de Você né? kkkk

      • 0terceiro

        Só os motoristas de teste da fábrica
        kkk

        • ViniciusVS

          Funcionários da fábrica, funcionários da concessionária, funcionário do Guincho, funcionário da loja de acessórios…quase ninguém encostou no carro, pode confiar kkkk

          • O Negociador.

            O cara tem que ser injuado pra não querer que ninguém entre no carro que ele compra né. Deve fazer o coito com sua esposa de luvas. Da a ré de porta-malas aberto de certeza.

            • ViniciusVS

              Tem sim kkk

  • Gustavo73

    Esses estão relacionados aos airbags da Continental?

  • GPE

    Desses aí, 53mil devem ser Jettas, mil Tiguans e os outros 200, do resto dos modelos… hahahah

    • ViniciusVS

      Eos só emplacou os dos antigos Showroom? kkkk

    • !Marcelo Surf!

      acretdito que a quantidade de jetta e tiguan é bem parecida e não 215 para 1 como voce disse.

  • Zé Mundico

    Resumindo: a geringonça não foi devidamente blindada e vedada, tendo espaço para acúmulo de sujeiras. Tipo aquela sujeirinha que vai se acumulando nos botões do mouse e embaixo do teclado.

  • Dj Vicro

    Lamentável um carro tão caro assim ficar sujeito a esse tipo de problema, mas a solução é mais simples do que parece, quando o consumidor comprar um Jetta ele vai receber um pacote com toucas para evitar que os fios de cabelo entrem no local do airbag.

  • Francisco

    Curioso que só convocaram a linha de importados. Entretanto, até onde sei, o modelo (projeto) de volante multifuncional é o mesmo usado em vários outros modelos da marca fabricados aqui… será que o modelo brasileiro já era à “prova de cabelinho” ou é apenas para manter a coerência com o recall lá de fora e que se danem os veículos nacionais?

  • Angelo_RSF

    Fico imaginando estes carros com centenas de sensores eletrônicos e seus sistemas digitais, como chegam/ chegaram a uns 10 anos de uso…Como será a reposição de componentes eletrônicos destes carros quando “usados”?

    Difícil imaginar no futuro, algum destes modelos requintados de hoje, virando carros clássicos, participando de encontros de carros antigos, etc….

    Custa me crer que os fabricantes destes componentes eletrônicos manterão peças de hoje em produção, por muito tempo após a atualização das linhas de produtos…

    • ViniciusVS

      Acho que a ideia é segurança e não durabilidade, para a concessionária e montadora o bom cliente é aquele que compra carro 0km, faz as duas trocas de óleo a preço de outro, entrega o carro quase de graça 2 anos depois e compra outro modelo da marca. O segundo dono não da lucro para a montadora, no máximo da lucro para a concessionária se fizer a revisão lá ( minoria) mas em geral manter peça de reposição é mais dor de cabeça principalmente quando o carro sai de linha.

      Mas isso é fato mesmo, poucos carros atuais vão pegar uma placa preta, e isso será bom para colecionadores pois vai valorizar bem os “sobreviventes” aquele que usa o carro no dia a dia e vai conservando dificilmente vai conseguir. primeira coisa que esses carros vão perder é o Start/Stop

  • leitor

    Chamando para recall? Recall já é a chamada, para fazer um reparo, ajuste ou uma manutenção.