Ecologia Pickups Recalls Volkswagen

Volkswagen chama Amarok por conta do software que adultera emissão

VW Amarok 2012 1

A Volkswagen anunciou que unidades da picape Amarok, fabricadas em 2011 e em parte de 2012, contam com a presença do software que adultera as emissões de poluentes, no caso óxidos de nitrogênio (NOx), durante testes de laboratório.

Ao são 17.057 unidades que foram listadas pela Volkswagen, todas produzidas na Argentina com o motor diesel EA189, mais conhecido como 2.0 TDI. A marca alemã diz que parte dos veículos feitos em 2012 e aqueles fabricados posteriormente não possuem o programa de adulteração.

vw-20-tdi

A Volkswagen ainda anuncia que todos os motores a gasolina e Flex comercializados no Brasil cumprem as normas de emissão de poluentes vigentes no país. A partir do primeiro trimestre de 2016, a empresa deverá enviar cartas aos proprietários incluídos nessa ação, que envolve 11 milhões de veículos em todo o mundo. A VW disponibiliza o telefone 0800 019 5775 ou o site da marca para mais esclarecimentos.

Confira abaixo os números de chassis da Amarok envolvidos no comunicado:

• Amarok 2011 – BA000257 até BA000338
• Amarok 2011 – B8000200 até B8082605
• Amarok 2012 – CA001950 até CA026145





  • 1945_DE

    Safadinha hein? Até voce Amarok.

    • Prezado cliente, a Volkswagen Brasil vem informar atraves desta carta que o seu veículo possui um software para fins de adulterar os testes de emissões. A nossa intenção é proporcional uma melhor qualidade dos nossos veículos, e por esse motivo o seu veículo será sucateado.

      Atencionsamente, Das Auto. Você conhece, você confia.

      • Edson Fernandes

        Pois é…. e eiu já sei que donos não irão fazer isso com medo de perder potencia mas principalmente evitar maior consumo…rs

  • C.A.

    Ótimo! Acho a postura da VW correta, afinal foi preciso colocar a VWBr na justiça para que ela respondesse se tinha ou não adulterado as Amaroks do Brasil. Muito bom!

    • Lem0nade

      Não estou sabendo de judicialização contra a VW, tem fontes?

      • C.A.

        Eu li no site da Quatro Rodas há cerca de 2 semanas.

    • Airplane

      A VWBr não adulterou as Amarok pois são produzidas pela VW Argentina e importadas de lá.

      • C.A.

        Ela não adulterou, mas não quis responder aos órgãos competentes do Brasil se o carro estava adulterado. Foi necessário entrarem na justiça contra eles para ter uma resposta.

  • Lauro Agrizzi

    Nunca vi recall de fraude.Vai indenizar por ter enganado os consumidores? Vai indenzar o estado? Vai trocar os carros? Que furda Das Auto!

    • celso

      A VW está fazendo história, rsrsrs.

    • Whering Alberto

      Vai pagar uma multinha histórica, indenizar os donos de veículo fraudado (frotas de empresas, inclusive), indenizar o Estado e pagar danos morais também. Pra ficar melhor, ao meu ver, só precisava expulsá-la do país – o que nunca acontecerá -, infelizmente.

      • Pacheco

        Mas perae, como resolver isso? Vi assumir que o carro polui mais e deixar rodar um veiculo fora das especificações exigidas ou trocar o motor?

        Pq pelo q parece, eles só vão tirar o “virus” do modulo. Mas e a poluição que ele causa fora dos padrões exigidos??

        • B_Bunny

          Pesquise mais pacheco e saberá que todo o sistema para controle já está lá e ele é desativado, ninguem ainda disse em quais condições, durante o uso e ativado quando em testes.

          • Pacheco

            Então… mas ainda não entendi. O carro tem os 180cv e o torque (não lembro quanto de cabeça) e polui mais do q o informado? Agora vão fazer ele poluir o informado e no final deve perder potencia e torque e ainda beber mais?

            Como resolver isso? Não deve ser simples, pq se fosse não criariam um sistema que manipula as informações.

            • B_Bunny

              Pois é pacheco… As matérias hj são muito pouco elucidativas e extremamente sensacionalista. São apenas informações vagas e soltas (infelizmente). A unica tentativa de esclarecimento, mas muito questionado e questionável veio da TFLcar . com aonde no dinamômetro o carro apresentou torque e potencia superiores ao dado oficial (informados pela vw) quando os sistemas estavam desligados, entretanto, com os sistemas ligados ele apresentou 3% de diferença do informado pela vw. Mais ou menos assim, a VW informa 180 cv, ele apresentou 200 cv com o sistema desligado e 175 cv com o sistema ligado. Volto a dizer, que estes testes foram questionados e realmente são questionáveis, entretanto nenhuma revista ou site até então fez uma reportagem mediana, todas são paupérrimas de informações.

              • Pacheco

                Se for desse jeito q vc está falando, blz. O problema é quando liga o sistema fica com 150cv e bebe o dobro.

                • B_Bunny

                  Não estou falando não. Foi o que vi num teste do site, mas como disse é questionável o método e foi questionado. Temos que aguardar. Infelizmente esta é a grande verdade.

        • Whering Alberto

          A solução ideal seria trocar o motor. Não sei se é assim que acontecerá.

        • Whering Alberto

          A poluição é causada quando o tal software está desativado. Retirar o software dos motores não resolverá nada. Os motores têm que ser substituídos (no mínimo. Contudo, eu, como proprietário, ficaria muito mais seguro com a substituição de todo o carro. Não sei te dizer como vão proceder.

      • B_Bunny

        Hater é uma m….
        Quanto benefício uma empresa deste porte traz para o país?
        Larga mão de ignorância e raciocine um pouquinho (se conseguir) antes de proferir tamanha bobagem.
        Atitude de pessoas pequenas e sem maturidade alguma.

        • Whering Alberto

          Ai…eu ainda tenho que ler isso… Sai pra lá, fã boy. Vá descobrir você o que é raciocinar e vê se deixa os outros em paz. Afinal, o canal é público, mas a opinião é pessoal. Abraço!

          • B_Bunny

            E tenho todo direito de responder! Se não gosta, nao comente!

            • Whering Alberto

              Tolo demais…kkkkkkkkkk

        • Whering Alberto

          E pra acabar com a SUA ignorância, te digo qual benefício que uma “empresa deste porte” traz para o seu Brasil: conluio com os (des)Governos, que legislam em favor destas, e estas, por sua vez, dão-lhes patrocínio. A sua amada VW, por exemplo, foi quem mais lutou para POSTERGAR a lei que obrigava as veículos 0km fabricados no país a partir de 01/01/2014 de ter duplo airbag frontal e ABS nos freios. Lógico que uma mega empresa instalada num país traz inúmeros benefícios para este. Certamente você conseguiu um emprego lá, ou um parente seu. Talvez um amigo. Ou talvez não seja o caso de você ter conseguido um emprego, mas você, como homem médio, sabe que uma mega empresa traz benefícios ao país onde ela se instala. A VW trouxe benefícios ao Brasil sim. Fomento à indústria, incentivos fiscais, oportunidades de emprego, capital para a União, fortalecimento do comércio, etc. Mas até que ponto estes benefícios superam uma fraude desta monta? Maturidade…você DESRESPEITA uma pessoa que nem conhece e que nem te fez nada e pede MATURIDADE? É no mínimo hilário da sua parte. Parabéns.

          • B_Bunny

            Suas palavras e afirmações não contribuem em nada com o tema ou com meu conhecimento. Desculpe, mas passo!!!!!

            • Whering Alberto

              Tu tens conhecimento?

  • Lauro Agrizzi

    Quem vai acreditar que os motores Flex cumprem as normas? Vamos testar tudo de novo autoridades!

    • Pacheco

      Pra mim, o “esquema” está em todos. Quem faz em um, faz pra todos.

      E acredito que tem mais montadora envolvidas ou na mesma situação.

  • Lauro Agrizzi

    Amarok = fumo. Quem comprou vai arcar com o preju?

    • Lucas de Lucca

      Que preju fio? Ela quebrou por isso? Não. Você vai pagar pelo recall? Não.
      Não sei cade o preju financeiro que voce ta falando. Preju nesse caso é da VW isso sim.

      Que viagem… haters gonna hate!

      • Fabão Rocky

        Quem toma preju é a natureza.

      • Ziliontec

        Que preju?!?! O que você acha que vai acontecer com potência, torque e consumo??
        A adulteração foi feira para o motor 2.0 chegar no nível de potência e torque que as outras montadoras extraem de motores 2.8, 3.0 ou 3.2! A VW pintava de melhor em projeto de motores, mas se revelou uma bela FRAUDE!!!! Isso não é exclusividade dela, nos EUA a Hyundai já foi pega, e pagou multa, por ter mentido em dados de consumo. Não existe almoço grátis, se algo vai contra a termodinâmica, pode desconfiar que tem fraude.

        Agora, voltando ao prejuízo, quem vai compensar o camarada que comprou a Amarok que após atualização passou a andar menos ou beber mais???? Nos EUA, o país dos advogados, horas depois da VW assumir a caca, já haviam 3 ações coletivas iniciadas para cobrar indenização. Até de que o motorista foi exposto a NOx, que é cancerígeno, achando que estava livre já teve. Tem também de danos morais, pois o comprador agora passa por bobo perante os amigos e vizinhos por ter sido enganado.

        Há até quem está esperando a VW tentar recomprar o carro, para não vender e cobrar uma pensão por estar exposto ao risco!!!

        Dá uma procuara em http://www.thetruthaboutcars.com e leia sobre o assunto e você vai entender mais.

        Abs,

        Evandro

        • Lucas de Lucca

          Só uma pergunta (sem maldade, realmente não sei), existe alguma confirmação já de alguma fonte confiável que será essa a solução adotada, de diminuir potência, torque e aumentar consumo? Pois pensa comigo: a VW deixou claro que a partir de 2012 o motor não usava mais o software e até onde sei é o mesmo motor EA 189, continua com a mesma potência, torque e consumo. Qual foi a solução adotada nesse caso? Quem garante que não será a mesma? Mesmo sendo algo mais custoso, as vezes sai mais barato do que queimar mais ainda a imagem ou ter que recomprar o veículo. Pelo menos ainda não li nada. Só leio achismos e chuva de críticas de quem nem tem um veículo afetado ou nem mesmo um VW, apenas para cultuar o “haterismo” mesmo.

          Quanto aos processos, acho correto ué. Tem mais é que processar mesmo se está se sentindo lesado de alguma forma. Não precisa nem ser por tema financeiro.

          • Luciene Santa Rosa Coutinho

            deixou claro que a partir de 2012 não usava o software… kkk … a solução foi assumir aos poucos daqui a pouco os 2013 e 2014 serão incluso…. 2015 e 2016 … so quero ver recomprar os carros brasileiros kkkk ai ela vai ver o quanto são caros seus carros.

            • Lucas de Lucca

              Apesar de toda essa ironia no seu comentário você disse uma coisa interessante. Realmente seria engraçado a montadora sentir na pele os preços caríssimos de suas carroças tendo que recomprá-las.

          • Gio

            O motor nos anos posteriores (que não são afetados) sofreu alterações físicas, não foram só software. Realmente não parecer ser possível corrigir o problema só com software sem afetar o desempenho e economia do carro.

            Uma das possível soluções para o problema parece ser o chamado “urea injection tank”, sugiro uma pesquisa e leitura no google, tem muita matéria americana sobre o assunto. Eles realmente estão preocupados com o efeito de uma simples atualização de software nos carros.

            • Lucas de Lucca

              Solução parecida já é usada nos caminhões, com o ARLA 32.
              Se eles conseguirem adaptar esse sistema seria interessante por não ter perdas. E daí a VW deveria ser obrigada a fornecer o AdBlue de graça por um tempo ou até o fim da vida do carro, para não haver gasto adicional para os donos.

              • Junio Tavares Silva

                ixi, fornecer arla ate o fim da vida do veículo? kkkkkkkk piada né! acho difícil não haver perda para o consumidor. vamos esperar pelo desenrolar do caso.

                • Lucas de Lucca

                  Seria o correto se eles quisessem tentar reparar em partes o dano e transtorno causado. Mas também duvido muito disso acontecer. Talvez nos EUA pode até ser.

        • Rico & Orgulhoso

          E quem vai compensar a pessoa que comprou um meio de transporte acreditando não estar contribuindo (TANTO) para a degradação ambiental?

          • B_Bunny

            blá blá blá….
            Lá vem eles!!!

          • Junio Tavares Silva

            Concordo com vc quando se diz enganado como consumidor, mas vc está realmente preocupado com o meio ambiente? Vc tem ideia de quanto uma empresa mineradora poe exemplo, degrada o meio ambiente? Sabe quantas delas existem no mundo? Para termos os luxos e confortos que estão disponiveis a população, o meio ambiente paga um preço muito alto! Quantos de nos estaria disposto a abrir mão do luxo em função da não degradação? O mundo é consumista, e esse papo de preservação é lindo quando não te afeta diretamente! Não ta satisfeito? Planta uma arvore! Nem de longe estou defendendo a VW, mas essa adulteração é tão pequena comparada ao que fazemos direta ou indiretamente ao nosso planeta, que nesse momento, se eu tivesse um carro com esse motor, eu estaria preocupado em não perder potencia, torque e consumo.

            • Rico & Orgulhoso

              Pelo fato de uma mineradora poluir então todos vamos parar de tentar preservar o meio ambiente.

              Mas que lógica incrível. Merece um troféu abacaxi de raciocínio lógico

              • Aldo Raine

                Voce pelo visto quando entra numa concessionaria nem pergunta pro vendedor a autonomia do carro, tecnologia, segurança, itens de serie etc ja vai logo perguntando o quanto o carro polui ? esse eh o fator decisivo na sua compra ?

                • Rico & Orgulhoso

                  Eu não pergunto nada, porque eles não sabem responder e Às vezes tentam enganar na maior cara de pa

        • B_Bunny

          A verdade é que até agora não existe na mídia nenhuma reportagem realmente boa e esclarecedora. E que ocorrerá, o valor da multa, etc só o futuro dirá. Até então ficam apenas no achismo, no diz que me disse, mas informações e fatos, que é bom, nada.
          Um grande ganho do sistema era o ganho de potencia, quanto ninguém sabe, mas que aumentava é fato, entretanto, quando o veículo está com carga leve no acelerador (sem necessitar de potência), qual o ganho em desligar o sistema de emissões? Precisando de potência, com carga alta na borboleta é compreensível (não aceitável), mas não na situação de cargas baixas.
          Se souber a resposta sobre em quais condições de uso isto acontecia, me passe a fonte. Caso contrário as informações são vazias e todo resto, menos o fato, se torna especulação.

      • Rico & Orgulhoso

        E o prejuízo ambiental?
        Onde vc mora, na lua? Ou vc respira ar filtrado por aparelhos?

        • Lucas de Lucca

          Ah me erra pseudo ambientalista. Da uma olhada na nossa frota diesel velha e sucateada extremamente poluente e nunca vi um aqui falar algo. Aí por causa de meia dúzia de Amarok todo mundo ta preocupado com meio ambiente.
          Me poupe vai.

          • Rico & Orgulhoso

            Pseudo-ambientalista?
            Eu sou consumidor, não aceito ser enganado.
            Acima disso, sou ser humano. Respiro ar.
            A frota velha não justifica a fábrica fraudar a Lei para lucrar mais com novos lançamentos.
            Esse pensamento é comunista, segundo o qual “os fins justificam os meios”. Nada mais abominável do que isso.
            Que tal exigir um pouco mais desses gigantes conglomerados econômicos multinacionais, como a VW AG?
            Chega de ser escravo deles e aceitar tudo “goela a baixo”.

            • Lucas de Lucca

              Não disse que os fins justificam os meios em momento algum. Pode me mostrar onde disse isso??
              Enfim… não estou dizendo que a VW está certa ou que não devemos nos sentir enganados. O que quero dizer é que nunca vi ninguém preocupado com meio ambiente por aqui no Brasil, são raros os casos. Aí, todo mundo revoltado com o prejuízo ambiental mínimo causado por meia dúzia de Amarok aqui – mínimo comparado a outros problemas como temos aqui, como por exemplo nossa frota bem velha e poluidora no geral, desmatamentos, desperdício de água, poluição em rios, falta de tratamento de esgoto e várias outras coisas – é algo que me cheira a “haterismo” e não preocupação real. Acho bem hipócrita usar essa desculpa para criticar.

              Mas como já disse várias vezes, acho sim que a VW tem que pagar e pagar caro. Não que ela vá respeitar mais seus consumidores após esse episódio – talvez lá fora sim, aqui não – mas já ajuda a passar a sensaçao de impunidade, e quem se sentir lesado deve procurar seus direitos, pressionar o governo, procurar algum advogado para reunir vários donos de Amarok e entrar com causas conjuntas.
              Ah! Gostaria de ver outras montadoras sendo investigadas por isso. Duvido muito que a sujeira é exclusividade apenas da VW.

              • Matheus

                A verdade é que o povo gosta de ver o circo pegar fogo, pessoas tem um prazer enorme em ver a encrenca acontecer…

          • Pacheco

            Acho que as 17 mil Amarok não Polui mais que 6 Mercedes 1113 com a bomba velha.

          • tiago

            Essa frota diesel velha e sucateada está no fim da vida, vai ser, progressivamente substituída por uma mais moderna.
            Agora essas amaroks de 2012~2016, tem a vida útil inteira pela frente, vão rodar mais quantos anos? 20? 30?…
            Por isso que as leis têm que ser respeitadas, sempre ao seu tempo, não queira que a Lei nova volte no tempo para acabar com essa frota horrível que temos hoje, mas queira que a Lei de hoje seja respeitada para termos uma frota e ar melhores no futuro!

          • Aldo Raine

            Falou tudo!

    • Aldo Raine

      Vai se informar

  • Léo

    Aproveita e troca a correia de novo, agora de 5/5 mil km

    • DevXav

      Com certeza você não tem uma pra falar uma asneira dessas..

      Internet e seus wannabes..

      • Léo

        Eu acho a Amarok a mais confortável de todas, quase um sedan medio, mas essa de trocar correia ta por fora.. Manual vem escrito 120 mil km eu acho, mas ngm tem coragem de rodar tanto assim.. Quanto custa cada troca com peças e mão de obra?

        • DevXav

          Léo, as primeiras revisões na Volks são sempre com mão de obra gratuita, por volta de uns HuE$500,00 ~ 600 no caso da Amarok

          As com mão de obra giram em torno de HuE$1000,00 a 2000,00 dependendo do caso e do que for necessário revisar.. Se for só trocar óleo, filtro de óleo e essas coisas da pra pagar uns HuE$500,00.

          Quanto ao conforto, eu testei todas as concorrentes e a Amarok venceu pois:

          1) É a que possui o melhor espaço interno para quem está atrás, inclusive para pessoas altas
          2) É a mais econômica em termos de consumo de combustível, o que acaba refletindo no custo total dela quando se coloca todo o gasto na tabela de gastos com veículos
          3) É EXTREMAMENTE estável e segura.

          Mas cada cliente tem um perfil, tem gente que prefere L200 por não quebrar facilmente, porém não se preocupa com o conforto..
          Tem gente que prefere S10 por ser mais “bonitinha”..
          Tem gente que prefere a Ranger por ter motorzão..
          Tem gente que prefere a Frontier por ser grandona..

          Enfim, eu já prezo mais os 3 quesitos que falei acima.
          Lembrando que é carro de fazenda, ou seja, ela é utilizada tanto para estrada quanto no campo, e sinceramente ela dá conta do recado com maestria.

          Quanto à correia, foi trocada na Amarok anterior que tive se não me engano quando ela tinha por volta de 70.000km..
          Vendi ela com 120.000km e peguei uma 0km ano passado sem nenhum tipo de dor de cabeça.

          • Dp Som

            Soh uma pergunta quanto a segurança, a Amarok eh 5 estrelas como a Ranger? Só curiosidade mesml

            • DevXav

              Dp Som, se não me engano ela tem 4!

              O diferencial da Amarok, pra mim, está mais na estabilidade em si pois viajo também em estradas.. Essa característica da estabilidade, do tipo, “grudar no chão” é bastante perceptível em carros da Volks (Golf pra cima) e, especialmente, nos Audi.

              Mas a Ranger foi avaliada como mais segura que Amarok neste termo de batidas e etc.

              É uma baita caminhonete, quando fui trocar fiquei na dúvida entre a Amarok e a Ranger, mas a economia da Amarok falou mais alto.

              • Rico & Orgulhoso

                Esta caminhonete tem esse diferencial em razão da tração permanente on-road (nas versões mais caras).
                As outras só utilizam o 4×4 para off-road mesmo.

          • Colorado

            eu andei no banco de tras de uma Amarok, achei incrivel o conforto ao rodar e o espaço interno, na Hilux eu tenho a sensação de estar dentro de uma caixa de fosforo

    • gustavo

      A camionete e ate bem construídas, mas esse motor e uma bomba !! muita gente caiu nessa arapuca, fora o pos venda que desabou.

  • Airplane

    Importante: as Amarok são produzidas na Argentina!

  • Aldo Raine

    Leva na CCS eles reprogramam o software/aparelho e pronto. Precisa chorar tanto ? O PT engana o povo brasileiro ha mais de 12 anos e ninguém ta pedindo indenizaçao.

    • Lucas de Lucca

      Pois é. O que passou, passou.
      A VW vai pagar por isso e caro.
      E quem se sentiu ofendido ou prejudicado bora mover uma ação na justiça ou boicote a marca ué. Simples assim.

      • Aldo Raine

        Nunca vi alguém entrar numa concessionaria e perguntar qual o nível de poluição do carro, como se o povo brasileiro estivesse ligando pra isso. Pura hipocrisia

    • Pacheco

      Atualiza o Modulo e ela oara de enganar o software ou oerde potência e torque??

      Pq se for só uma atualização, pq não fez antes?

      • Edson Fernandes

        Alias se era “só” ajustar por software,pq não veio de fabrica assim ? Curioso fraudar algo facilmente corrigivel né?

        • B_Bunny

          Edson, me explique algumas coisas:
          Em quais condições o sistema era desligado? pq para mim não existe nexo desliga-lo com baixa carga na borboleta aonde potencia não é necessário.
          Quanto ele emitia a mais de nox?
          40x é o pico? Se sim, em um belo dia inteiro de sol quanto a mais que o permitido (média)?
          Quanto de potência perderá? pq existe um limite aceitável (legal) entre o anunciado e o aferido.
          Quanto de consumo perderá? pq assim como dito acima, perdas dentro de uma margem são toleráveis.

          Obrigado

          • Edson Fernandes

            Não sou engenheiro da fabricante. Portanto sem chance de responder.
            Porém, se a solução fosse tão simples, a mesma não precisaria engabelar para tal recurso. Só que o consumidor irá pagar o preço por ter um carro com alterações que irão mexer com a performance/consumo do carro.
            Além disso, já que estamos falando de questões ligadas a emissão e por ventura um carro biturbo com uma curva de torque voltada a força e logo oferta em baixos giros o limite de torque, consideremos que sim, esse pico pode ser alcançavel sem precisar abrir tanto a aceleração. Se vc andar acima de 1500rpm vc já estará despejando no ar tal poluição.
            Quanto em proporção? Creio que para uma mistura rica onde entre adequadamente ar / combustivel, em um regime já de limite de torque, possivelmente mesmo com o acelerador pouco aberto já trará poluição.
            Fiz as perguntas para vc pq não tem milagre. O consumidor será lesado na solução encontrada. DUVIDO que a fabricante arque com filtros, compostos para evitar que essa poluição seja contida e se for, será pagando o preço e m alguma coisa que citei acima.

    • Gio

      Tem que saber antes o que será feito. Não dá para, por mágica, atualizar o software e, com isto, o carro passar a poluir menos mantendo desempenho e economia. Se fosse possível, teria vindo de fábrica assim. Não teria sido necessário o software de fraude.

      No modo em que polui menos nos testes de emissão, ele provavelmente perderia em potência e economia também. Foi o que mostraram testes nos EUA que estão no Youtube. Esta opção não parece viável.

      Aparentemente, seria possível resolver o problema fazendo modificações no motor relativamente caras. Mas aí não se trata apenas de software.

      Vamos ver como a VW vai sair desta.. Se fosse dono de um VW com um motor destes, eu procuraria ler bastante sobre o assunto antes de atender ao recall. Ter o desempenho e economia prejudicados não é uma boa opção sem que haja uma boa indenização da VW.

      • radiobrasil

        Eu li dias atrás que a princípio vão mexer no software e numa segunda etapa trocar alguma peça/central. Talvez essa alteração no software dê imediato cesse com a poluição extra e deixe o motor mais fraco. Para corrigir perda de potência, a tal troca de peças poderia resolver… Só to chutando ok?

    • Rico & Orgulhoso

      Ah sim. E toda a poluição ambiental que já foi causada?
      Uma reprogramação eletrônica anula isso?
      A pessoa adquire um objeto de consumo sendo enganada e a própria pessoa, no dia a dia, polui mais o ambiente do que imaginava.
      A reparação, além de material, deve ser moral.

      • Aldo Raine

        Meu amigo certeza que você quer falar sobre poluição no Brasil ? tem milhares e milhares e milhares de carros que rodam a mais de décadas nesse pais e ja deviam ter ido pro ferro velho ha tempos, parecem usina sobre rodas, e as Amaroks estão acabando com o ar ???? KKKKKKKKKK

        • Rico & Orgulhoso

          Isso não justifica.
          Essa lógica é completamente despida de bom senso.
          Não é por haver uma infinidade de automóveis velhos rodando que os novos estejam “autorizados” a fraudar leis ambientais.

          Em geral, esse raciocínio que vc adota é muito comum no Brasil. As pessoas pensam que podem sonegar impostos à vontade porque os governantes são corruptos. Isso apenas perpetua a corrupção.

          • Aldo Raine

            Uma charada pra voce.

            Se imposto eh roubo, e eu me recuso a ser roubado quem eh a vitima ?

            • Rico & Orgulhoso

              Onde vc leu que imposto é roubo?
              Nos comentários do G1?

              • Aldo Raine

                Me explica onde esta investido os quase 2 trilhoes de reais ja arrecadados em 2015.

              • Aldo Raine

                Pensa Mortadela

          • Aldo Raine

            A partir do momento que você sabe que trabalha quase metade do ano para pagar impostos, que um carro de 80 mil, 40 mil são impostos e com esses impostos o governo faz essa farra que nos estamos vendo quase quebrando o Brasil, nada mais justo do que todo mundo sonegar.

            • Rico & Orgulhoso

              então tem que acabar com a farra, não com os impostos…
              os impostos servem também pra custear hospitais, escolas públicas, etc
              não se mata a plantação inteira pra exterminar a praga…

  • automotivo

    Que diria o Carlos, com uma noticias dessas.

  • Whering Alberto

    Como NÃO HÁ MAIS confiança, o (des)Governo brasileiro deveria mandar investigar TODAS as unidades vendidas aqui até hoje. Mas…

    • Pacheco

      Duvido q isso aconteça. Porem não duvido que tem isso ate nos TotalFlex.

      • Whering Alberto

        Não vai acontecer mesmo. Mas os particulares, se quiserem, podem mandar investigar seus carros. Se descoberto o software, toma mais prejuízo à Dona VW.

  • Hox

    #VWworldwideboycott

  • Rodrigo

    Volkswagen fazendo Scheisse.
    Die mocht Scheisse auf der Wert.

  • Henrique12

    A farra do 7×1 acabou, a imagem dos alemães está na lama…

    • Pelo contrário amigo. Mostra de novo o 7×1. Enquanto o governo alemão pressiona a VW para resolver a situação do dieselgate, a CPI do petrolão, diz que não há políticos envolvidos.

      Gol da Alemanha de novo.

      Fora que existem as outras alemãs que salvaram o país do escândalo, como a BMW por exemplo.

  • Mais um problema na problemática amarok

  • Hudson Borges

    Legal a atitude de cobrar uma forma de regularizar as emissões da Amarok!
    Mas e o restante dos veículos que agridem muito mais a natureza, que andam pelas ruas, como a maioria dos ônibus e caminhões que lançam uma fumaça preta que chega a tapar a visão de quem está atrás!
    Não seria o caso de tentar encontrar estes veículos e regularizar eles também? Pois tenho certeza que poucas unidades destes veículos agridem o mesmo que todas essas amaroks juntas!

  • Rico & Orgulhoso

    Se eu tivesse comprado uma caminhonete dessas eu estaria ligando para o meu advogado imediatamente buscando uma reparação por danos morais e materiais.
    Já imaginou a dor de comprar um automóvel desse, acreditando que o motor Diesel é moderno e eficiente, e acabar poluindo bem mais o meio ambiente em razão da corrupção havida dentro da própria fabricante do carro para lucrar mais?
    É um absurdo. A VW deveria ser fortemente boicotada, principalmente nos carros com motores Diesel.
    Inequívoco caso de grave lesão aos direitos dos consumidores. Parece-me um acidente de consumo passível de danos materiais (devolver este veículo fraudado ou receber uma compensação pela absurda desvalorização que irá obter) e morais, como já mencionei.

    • B_Bunny

      Como não comprou não fará nada, a não ser expressar seu ódio!

      • Rico & Orgulhoso

        Bom seria se outros seres humanos tivessem “ódio” de quem os engana… Não teria tantos ladrões no Poder aqui no Brasil
        Mas, infelizmente, a regra é ser passivo.

        • B_Bunny

          Ódio não leva ninguem a lugar algum, muito menos atitudes impensadas e irracionais como as que está tendo. Quem dera o brasileiro brigasse sim pelos seus direitos, mas sem ódio, racionalmente, sem tomar atitudes estúpidas (como ocorre nos países com pessoas desenvolvidas). Provavelmente teríamos um numero bem reduzido de assassinatos e não os 50.000 ano.

          • Rico & Orgulhoso

            “atitudes impensadas e irracionais como as que está tendo.”

            Só pode ser vendedor da VW. Não tem outra explicação… Até pq se for pela saco de empresa que vende produtos (eventualmente carros) gratuitamente aí é burrice mesmo e não se salva mais…

            • B_Bunny

              Vê se consegue tirar a calça jeans para dormir! kkkkkkkkk
              Pq com este rancor….
              Beijo do gordo!

        • Aldo Raine

          O PT nos engana, nos rouba e nos humilha a mais de 12 anos, porque você não procura seu advogado pra fazer algo a respeito ???

  • Rafael Wilson Braido Verly

    bando de coxinha, gente reclamando sobre poluição mas adoram um bom e velho V8 queimando pneu, palhaçada isso aí, “ai meu pulmão, ai meu pulmão”, tem muita gente que aproveita as notícias só para tentar fazer “foguinho”, vão trabalhar que vocês ganham mais.

    • Aldo Raine

      Pois eh, nego fala “ai meu pulmão” e fuma 2 maços de cigarros por dia KKKKKKKKKKK

  • gustavo

    Volkswagen Amarok quem confia ?

  • B_Bunny

    A titulo de informação, para ajudar a matéria, no senado americano, um executivo da VW, afirmou que a emissão de NOX pelos carros e caminhões dos USA representa 5% das emissões totais naquele país.
    O grupo VW representa 4% do mercado norte americano (5% x 4%). Ou seja o grupo VW seria responsável por 0,2% das emissões daquele país.
    Deste montante de veículos (vendidos pela VW), “apenas” 20% são a diesel (0,2% x 20%). Assim emissão destes veículos (a diesel) seria responsável por 0,04% do NOX emitido no USA.