Antigos Clássicos Europa História Montadoras/Fábricas Sedãs Volkswagen

Volkswagen comemora 70 anos do início de produção do Fusca

vw-fisrt-one-2

A Volkswagen está comemorando 70 anos do início da produção do Fusca para o consumidor comum. O projeto original remonta naturalmente aos anos 30, sendo idealizado por Ferdinand Porsche. No entanto, a fabricação comercial começou bem depois, visto que apenas 630 unidades foram feitas até o fim da Segunda Guerra Mundial e praticamente não houve vendas ao consumidor.

A história comercial do Volkswagen – nosso conhecido Fusca – verdadeiramente começou a partir de abril de 1945, quando da ocupação americana das instalações da montadora em Wolfsburg, que até então produzia somente veículos e equipamentos militares para a Wehrmacht.

Em junho, a fábrica da Volkswagen foi transferida para o controle militar britânico. Em agosto, o administrador da empresa, o major inglês Ivan Hirst, recebeu uma encomenda de 20.000 exemplares do VW Type 1. Assim, o primeiro Fusca saiu da linha de montagem em 27 de dezembro de 1945.

vw-fisrt-one-1

Até o término daquele ano, apenas 55 carros foram feitos, já que as instalações da Volkswagen estavam seriamente danificadas, assim como a linha de montagem, cujo processo da fabricação teve que ser improvisado. Nos dois anos seguintes, a VW produziu em média mil carros por mês.

Até 1949 os ingleses estavam no controle da Volkswagen e foram fundamentais para que o Type 1 chegasse ao mercado alemão e europeu, inicialmente, sendo depois exportado. A rede de concessionários foi estruturada sob administração britânica, que deu o ponta pé inicial para que o Fusca conquistasse o mundo.

No Brasil, os primeiros exemplares chegaram importados já em 1950 e sua produção em CKD ocorreu três anos depois no bairro do Ipiranga, São Paulo. Só em 1959, o clássico passou a ser produzido na famosa fábrica da Volkswagen na Anchieta, em São Bernardo do Campo/SP.





  • André Maia

    É impressionante como se acha todas as peças pra esse carro. Vai durar pra sempre

    • Alfredo Araujo

      Ainda se fabrica muita coisa para Fusca… realmente vai durar para sempre …rs

    • Pedro Cunha

      O verdadeiro e definitivo “carro popular”. Não existe ou existirá outro.
      AVE FUSCA!

  • Tosoobservando

    Incrivel que se essa historia se passasse em uma certa republiqueta da america do sul, prefeririam fechar a fabrica e fabricar o VW Type 1 na Inglaterra mesmo.

    • Alligator

      Explique melhor essa sua teoria!!!

      • HelderV6

        Complexo de vira lata ?

        • Tosoobservando

          Total, como eu queria que o Braisl tivesse pelo menos uma VW da vida. Nem precisava ter Audi, Porsche, Opel, Mercedes, BMW como os alemães…

          • HelderV6

            A gurgel começou bem…. mas na década de 90 acabou não sobrevivendo aos importados e os carros 1.0

            • Tosoobservando

              A Gurgel em qualquer país desenvolvido seria hoje uma Renault, Ford, Hyundai. Mas no Brasil se vendem por muito pouco, e outra produzir tecnologia aqui sempre foi muito caro e devagar, veja o projeto dos computadores na era militar que nao saiu do lugar.

      • Tosoobservando

        É simples, so pegar a historia das marcas criadas no Brasil, inclusive a estatal FNM criada na epoca do Getulio. Todas abandonadas ou entregues. Isso pq o Brasil nao passou por nenhuma guerra hein, imagina se tivesse passado!

  • Ariosvaldo Araujo

    “Heil Hitler!” kkk

    • Wolfpack

      Porque o kkkk? Tem medo de algo? Você ainda vive em país livre, embora os bolcheviques no Governo detestem isso.

    • Mr. Car

      Demorou para alguém vir com este papinho de Hitler.

  • Carolina Vieira

    O Fusca é legendário, e um dos maiores ícones existentes.

  • pedro rt

    vox populi vox dei!

  • Wolfpack

    Das auto?!

  • Arthur

    A Volks está igual ao Flamengo,vivendo de Passado kkkkkkk,toma vergonha na cara e começa a produzir bons carros,FORA GOL G6 LIXO,FORA UP!

    • Eduardo Canedo

      bom … pra vc falar ” FORA GOL G6 LIXO,FORA UP!, isso quer dizer que vc não acha esses carros bons ….correto ?!?!….mas por um acaso vc tem ou teve um desses 2 carros que vc citou ?!?!

      • Gustavo73

        O cara criou um perfil só para falar isso

        • Arthur

          Não criei Perfil pra dizer isto,sou apenas mais um brasileiro que Gosta de andar de Carro com conforto,não concorda que a volks está deixando a desejar no mercado? é simples olha a concorrência e tire suas conclusões,espero que a próxima geração do Gol seja digna.

          • Gustavo73

            Se você tivesse só falado do Gol, apesar de não achar o pior da categoria até poderia ser. Agora do Up carro europeu? Conforto em compacto de entrada é o kit sobrevivência. Fico olhando o Palio e o Onix e não vejo muita diferença, Hb20 e Ka até pode ser, mesmo que não fujam tanto assim do Fox. Agora a matéria é sobre a VW AG

      • Arthur

        Tenho um 208 Griffe e com certeza muito melhor que os citados acima,se é fan club de golzinho,não pode reclamar das carroças que eles fabricam porque tem compradores do seu Perfil. abraços!

        • Eduardo Canedo

          mas colega ….vc fugiu da pergunta …. e pra vc ter certeza que seu carro é melhor do que Gol e UP, ou vc tem um ou já teve pra poder falar mau ….
          Uma coisa é, vc nao gostar do estilo do carro, seja lá por qual motivo seja, por exemplo, o carro ter a suspensão dura e ruidosa, ou motor fraco, com baixo desempenho, ou qualquer outro motivo.
          Não gosta de VW ….simples ….não compre…passe longe de uma revenda.
          Eu particularmente, não gosto dos carros da GM ….e nem por isso falo que os carros são “lixos”.
          Se seu Peugeot atende suas expectativas, ótimo, parabéns pela sua aquisição, que seu carro possa trazer muitas alegrias.

  • Freaky Boss

    grande Fusca. Ícone mundial.
    E a VW tem bons carros, pena que dormiu muito aqui no Brasil e agora está tendo que recuperar terreno.



Send this to friend