Ecologia Europa Finanças Governamental/Legal Mercado Volkswagen

Volkswagen: Comissária europeia pede indenizações por conta do Dieselgate

novo-golf-tdi-bluemotion-2

Uma comissária da Indústria da União Europeia, chamada Elzbieta Bienkowska, disse que os consumidores europeus também poderiam ser indenizados no caso Dieselgate, assim como os americanos. A Volkswagen deverá pagar US$ 14,7 bilhões em compensações nos EUA.

Para Bienkowska, a Volkswagen deve oferecer uma indenização ao cliente europeu, que não deve ser tratado de forma diferente. Dos cerca de 11 milhões de carros TDI afetados no mundo, 8 milhões foram vendidos na Europa e apenas 482 mil nos EUA. A Alemanha autorizou um recall de um milhão de carros e a VW espera por mais 3,4 milhões para correção, mas apenas isso.

Pela lei europeia, a Volkswagen não é obrigada a pagar indenização por conta de um programa de manipulação de emissões, ao contrário do que ocorre na lei americana. Ela ainda criticou outros colegas de países membros que evitaram uma reforma do processo de homologação de automóveis.

Ainda assim, Elzbieta pediu aos ministérios dos transportes dos principais membros do bloco que apressem as reformas nesse sentido. Sem a aprovação de todos os países da UE, Bienkowska não pode levar o processo adiante. Para a comissária polonesa, no caso da Volkswagen, esta não deve recuperar a confiança do consumidor ao diferenciar clientes americanos de europeus.

[Fonte: Welt am Sonntag]





  • Eduardo Brito

    Eu acho que a Alemanha nunca iria aceitar uma coisa dessas.

  • Cão Preto

    O MPF brasileiro também pode agir.

    Se pessoas do Brasil adquiriram um veículo que frauda leis brasileiras de emissões, todos os cidadãos expostos a isso foram lesionados.

    Cabe indenização tanto para o proprietário do carro (que foi diretamente enganado), quanto para a coletividade, exposta a essa atividade prejudicial.

    • Fred

      Concordo em partes. Apenas não concordo com o uso do lesionado (acho melhor lesado). Fica a dica! abcs. :-)

  • Felipe

    É, VW… a coisa não está tão fácil pra você!

  • ACELERANDO

    Qual o cargo equivalente aqui no Brasil para COMISSÁRIA DA INDÚSTRIA?

    • Tosoobservando

      Deve ser alguma secretaria do Ministerio da Industria e Comercio.

  • CanalhaRS

    Eu concordo com ela. Mas se a legislação alemã não permite isso, fazer o quê?
    Até porque, se isso fosse levado a frente, as indenizações (numa conta rápida) passariam de 100 BI, o que sepultaria a marca. E ninguém quer isso.

    • Tosoobservando

      Quem? pq pra mim nao faz diferença, morrem umas, nascem outras.

      • CanalhaRS

        Não é nada simples assim.
        Um grupo do porte da VW gera uma cadeia gigantesca de empregos e arrecadação de impostos pelo mundo.

        • Tosoobservando

          E????

          • CanalhaRS

            Dinheiro, meu amiguinho, o que move o mundo.
            Não é interessante para ninguém acabar com uma empresa do tamanho do grupo VW.

            • Tosoobservando

              Nao acho que seja tao ruim, no inicio vai dar um certo baque, mas depois de poucos anos outra ja pega o lugar e ninguem nem lembra, vou citar um ex., grupo Rover, que ja foi um dos que mais produziu carros populares nos anos 50, 60 etc… acabou e ninguem nem lembra mais. Alias foi a propria VW que tomou o lugar no inicio (ironicamente com ajuda dos ingleses tambem).

  • Gabriel

    Seria idiotice. Certamente a empresa iria a falência sem maiores chances de recuperar o estrago causado, prejudicando centenas de milhares de pessoas.
    O mais correto seria puni-la de forma a exigir que repare os danos, não indenizando cliente algum.
    Hipocrisia exigir uma indenização pelo Dieselgate se você nem faz ideia de quanto CO2 seu carro emite.

    • Edson Fernandes

      Eu tenho de aceitar uma empresa fraudadora só porque eu não sei que o produto dela é fraudador? É isso que vc quer dizer?

      Então eu sou hipocrita ao descobrir posteriormente que eu poluo mais do que o normal, porque a fabricante mente sobre seu produto? E isso se justifica para não ter que pagar indenização?

      • Gabriel

        Você receber uma quantia em dinheiro vai reparar o “dano”??
        Deve ser punida sim, mas da forma correta.

        • Tosoobservando

          E qual seria a forma correta, uma multinha e um abraço nas costas igual fazem aqui e tudo bem? As construtoras aqui no Brejil desviam bilhoes em obras mal feitas, deviaram na copa tambem. O que tiveram de pagar? Umas indenizações bobas que nao chega a 1% do que roubaram para o governo e ao MP, acordos de leniencia, e umas delações que ninguem sabe. Pronto! Ja estao pegando contratos novamente.
          Se fosse em um país serio, nunca mais pegariam NENHUM contrato com o governo e as indenizações seriam varias vzs o valor roubado.

        • Edson Fernandes

          Bem vamos lá….

          O que a poluição fez ao ar que respiro? Bem… se tivesse me complicado mais ainda por conta do carro que eu tivesse…. eu iria reclamar de tratamentos para tal. Nesse caso, se mesmo tendo tido poluição e eu não tivesse tido problema respiratorio, o dinheiro é a forma imediata de resolver.

          E mesmo que não sendo a solução ao problema, é uma forma de fazer com que qualquer fabricante não seja fraudadora. Isso servirá de exemplo para não ter essa postura diante de clientes no mundo todo.

          • Gabriel

            Então Edson, lhe entendo só não concordo totalmente. Pois a indenização não deveria ser paga somente a quem comprou o carro, e sim a toda a população que respirou este ar.
            A maneira correta ao meu ver, seria criarem meios de compensar as emissões. Tal como já existe na industria através de créditos de carbono, ou algo do gênero.
            Multas poderiam ser aplicadas para punir, mas o valor deveria ser repassado a algo para o bem geral da população.

            • Edson Fernandes

              Mas a VW vai justamente fazer uma ação não só para promover o ar limpo como está através desses bilhões destinar uma parte para justamente ajudar a melhorar a poluição por lá.

      • thi

        Todas enganando e só a VW leva a culpa kkkkk

  • Edson Fernandes

    É VW… segura!

    Tomara que seu país de origem segure as pontas, caso contrário já viu que irão pegar ainda mais no seu pé né?

    E agora estudo francês? A polonesa também faz parte do plano de ferrar com a VW?

    É por isso que eu penso… longe dos americanos serem bonzinhos…. mas estão bem longe de serem sempre eles os piores. Eu prefiro saber o tanto de poluição de verdade que um motor V8 solta do que um diesel mentiroso. E o que me revolta é o fato da VW conseguir ter feito isso sem precisar manipular dados… por mais que os motores ficassem mais caros.

    • Martini Stripes

      A população sempre paga a conta. Relaxa. ;)
      Ninguém vai perceber, e tudo vai continuar na boa.

    • jjmarcio2

      O engraçado que ninguém compra um carro pensando o quanto ele polui e sim pela economia dele e nos EUA pelo incentivo aos carros a Diesel, gora querem indenização, fala serio, essa parte de multas tem que resolver só com o governo e fazer recall dos carros

      • Edson Fernandes

        Como eu já disse em outras oportunidades… eles não estão pegando no pé por conta em sí da poluição, mas pela adulteração do sistema que então apresentou um valor irreal perante o que a fabricante divulgava.

        Um V8 deles deve poluir bastante tbm… mas ao menos divulgam corretamente. Esse é o ponto.

        • thi

          Nada haver estão pegando no pé da maior doumdo , mais ela vai sair dessa !

          • Edson Fernandes

            Para mim pouco importa que seja a maior do mundo ou não, se a empresa é fraudadora, deve ser punida. E isso vale para qualquer fabricante.

  • Fabricio Conchon

    E com isso cai por terra todos os argumentos de que se trataria apenas de uma batalha EUA vs Europa…