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Volkswagen deve cortar mais de 40 modelos, segundo jornal alemão

vw-gama

De acordo com o jornal alemão Handelsblatt, a Volkswagen deverá cortar mais de 40 modelos em seu novo plano estratégico. Até então, a montadora só havia divulgado que o lineup global seria reduzido, mas não especificou o número.

A própria montadora se manifestou dizendo que o número de modelos que deixarão de ser fabricados ainda não foi definido. Atualmente, existem 340 modelos de todas as marcas do grupo Volkswagen. Somente a China tem duas gamas completas de automóveis da VW, que acabam concorrendo entre si.

Matthias Müller, CEO da Volkswagen, fez o anúncio estratégico nesta semana e falou em um corte de US$ 9 bilhões em custos, agregando ainda todas as divisões de peças e componentes em uma única empresa, que pode ainda abrigar um parque industrial para produção de baterias de lítio. Este atenderia a demanda de 2 a 3 milhões de carros elétricos em 2025.

Além disso, a quantidade de plataformas será reduzida para apenas quatro, provavelmente todas modulares, tais como MQB, MLB, MSB e MEB, esta última para elétricos. A reestruturação pode ainda marcar a venda de ativos menores, tais como MAN e Scania, por exemplo. Fica a pergunta: Teremos cortes na gama nacional?

[Fonte: Handelsblatt]





  • Cleidson

    Começa pelo Gol e Fox e traz o Polo.

    • CanalhaRS

      Concordo. Apenas o Up e o Polo nos compactos atendem muito bem toda a clientela de pequenos da marca e fazem frente a concorrência que, tirando New Fiesta, é toda formada por gambiarras para para emergentes.

      • invalid_pilot

        Eu acho que o Up! pode morrer devido a sua plataforma não ser nenhuma das citadas ali em cima – ele usa a NSF (que só ele usa e que seria usada naquele Taigun que abortaram)

        • Filipo

          O Up! não vai morrer no Brasil. A VW realizou um grande investimento para modificar a NSF ao país. Foi alongado entre-eixos para aumentar o espaço interno traseiro e o porta-malas. O tanque de combustível também foi aumentado, assim como consequentemente as portas traseiras.
          Para mim, SpaceFox e Passat são forte candidatos a saírem.

          • invalid_pilot

            Mas isso não vai acontecer amanhã… é coisa de médio prazo.
            Tipo não terá 2 geração dele, isso que quero dizer

            Aposto em Fusca, Phaeton (que só vende na Europa), aqueles modelos chineses bizarros tipo Santana (vai virar tudo Jetta), Up! (que pra mim não terá segunda geração, ao menos nessa plataforma), Scirocco (que é um Golf com roupa de festa), alguns modelos da Skoda e Seat que são apenas modificações de modelos VW também devem morrer.
            No Brasil talvez o Fox e seus derivados – Gol vira o Polo Europeu.

            Dificilmente a VW vai matar Passat, Golf, Polo – são modelos tradicionais demais e o Jetta também acho que não morre

            • Filipo

              Pode ser. Mas mesmo se não houver nova geração do Up!, creio que a atual terá vida longa com a reestilização vindoura.
              Quando mencionei SpaceFox e Passat, estava me referindo aos cortes no Brasil. O Passat lá fora é muito forte, mas aqui só dá prejuízo, pois não conseguem vender em quantidade razoável.
              Incluo nesta lista brasileira o Fusca.
              Portanto, para mim, SpaceFox, Fusca e Passat OUT!

              • invalid_pilot

                Aqui o Passat sofre por ser caro e não ter Status de um A4

              • pedro rt

                inclua nessa lista o fox ele saira de linha em 2018 e em seu lugar chega um polo exclusivo pro nosso mercado feito na plataforma do golf. isso ja esta dado como certeza!

                • thi

                  Vc trabalha na VW ?

              • jorge

                Up ter vida longa não é certo, apesar de modificação na plataforma, o modelo vende mal e tem um preco elevado. Creio que a vw fará com o up o q fez com o polo .

              • Bruno Wendel Marcolino

                “… creio que a atual terá vida longa com a reestilização vindoura.”

                Isso não é nenhuma surpresa, a quantos anos o Fox está ai só com facelift?
                São 13 anos praticamente, o Gol atual já tem 8 anos praticamente.

                Então é de se esperar que fique pelo menos uns 10 anos nessa geração. Padrão VW BR.

            • Gustavo73

              O Fusca é um que pode ir mesmo. Já o Sirocco deve ficar como o hatch de 3 portas já que o notícias de que a versão de 3 pprtas poderia sair de linha até na Europa.

              • Mr Andrey

                O problema do fusca e que ele custa mto caro, a VW tira o couro num carro que não devia passar de 50 mil

                • Gustavo73

                  O Fusca é um Golf por baixo e custa na mesma faixa inclusive na Europa tendo no cofre o mesmo powertrain do Jetta 2.0 Tsi e câmbio DSG

                  • Mr Andrey

                    Por isso que vende horrores..

                  • OlCal

                    *Golf GTI

                    • Gustavo73

                      O Golf GTI usa a terceira geração do 2.0 Tsi com 220cv e duplo sistema de injeção direta e indireta. O Fusca usa a segunda igual a do Jetta e Tiguan com 211cv e injeção direta.

                    • OlCal

                      Sim, eu sei. Mas “Golf” é muito genérico, pode ser um MSI !

                    • Gustavo73

                      Ele é Golf V/VI, isso falando da plataforma. O motor eu expliquei.

                    • Guily

                      Olá, e sobre o 1ª geração, quais são as características?

                    • Gustavo73

                      A primeira foi aquela que chegou na segunda geração do A3 aqui e nas primeiras Tiguan, 200cv e injeção direta. A diferença da primeira para a segunda são mais sutis, um aumento de 11cv e algumas mudanças no sistema de injeção e outros elementos internos que deixou o motor mais econômico.

                  • Mr Andrey

                    Mas isso não é na Europa, pensava que ele usava a mesma plataforma do jetta brasileiro

                • OlCal

                  50k no Fusca ? Cara, é sério que você conhece o carro ? Sério mesmo ?!

                  • Mr Andrey

                    Conheço mto bem, não sou leigo no assunto! Acho que nem 50k deveria custar!

                    • Porque o Fusca deveria custar 30 mil reais a menos que o Golf e mais barato que as versões top de HB20, Étios, up! e Gol?

                    • Mr Andrey

                      E apenas um fusca não é uma Ferrari, deveria ser de baixo custo, VW tirou o coro nesse carro, preço abusivo,eu não sou idiota pra comprar essa carroça, pq não caiu nessa balela de das auto! Mto caro msm

                    • Entendi: Você não está avaliando o que é o carro, está julgando-o por manter o mesmo nome do veículo leve de reconhecimento que Ferdinando Porsche projetou da década de 30. Veículo com motor traseiro a ar, com carroceria sobre uma base independente, o famoso garfo. Seu comentário está 80 anos atrasado. Hoje ele é um médio, baseado em um médio que só manteve o nome como referência pelo desenho. Pelo jeito você acha que o Passat é um Hatch e deveria estar no preço de um Fox, não é? Você quer que ele concorra com Étios e Hb20 e chama os outros de idiota? E ainda diz que conhece do assunto e não é leigo? Hahahah

                    • Mr Andrey

                      Primeiro que eu não chamei ninguém de idiota, isso é uma afirmação sua, segundo que o consumidor decide se paga por tal produto, isso mostra o quanto o pessoa gostou do fusca, vende nada!

                    • “…não idiota pra comprar essa carroça…”

                      Você devia prestar atenção no que escreve.

                    • Mr Andrey

                      Lê novamente cara. Tem um claro *EU* antes.

                    • Não tem. Quem tem que ler novamente o que escreve é você. E vamos lá: Primeiro, se você fala que precisa ser idiota para comprar o carro, você está falando que outras pessoas que tem percepção diferente da sua são idiotas. Você escreveu que ele deveria ser baixo custo. A questão é que não é. Você vai cobrar em um médio o valor de um compacto porque o que você tem na cabeça é o carro da década de 70 (Que era mais caro que esse. E na verdade, não existia compacto naquela época. O primeiro foi o 147). E pensando assim, com esse nível de português, você fala que outras pessoas são idiotas? Sinceramente…

            • pedro rt

              qdo se trata do brasil oq vai acontecer aqui e q a atual familia gol vai mudar muito em 2018 mas a plataforma PQ24 permanece nele, ja qdo se trata da familia fox ela sera extinta e em seu lugar lançarao o novo polo com a plataforma do golf. isso foi dito essa semana num site q fala sobre tudo dos VW

              • Rafael Pereira da Silva

                Qual o nome deste site?? (Que fala tudo dos vw)

          • SDS SP

            O entre eixos do Up nacional é igual ao do europeu. Ambos medem 2.42m.

            O aumendo do nosso no comprimento total em 6cm (3.54m do europeu vs 3.60m do nacional) foi de fato para aumentar o porta malas e acomodar o tanque de 50L.

          • Gustavo73

            A NSF(PQ12) aqui só ganhou aumento de 6 cm após o eixo traseiro. Não acho que morrerá agora bem na Europa. A nova geração já foi confirmada. Mas ainda existem n line up da VW no mundo carros com plataformas antigas, P24(Gol e Fox BR) PQ25( Polo e A1) PQ34( Bora-Vento) PQ35(Jetta -Q3) o Passat americano ainda usa a PQ46 da antiga gestão do europeu, e por aí vai. Na China tem 3 gerações de sedan médio à venda. Acho que é aí aonde eles vão vorta/atualizar.

            • Eduardo Brito

              Acho que o corte vai ocorrer mais na China. De resto, acho que saem só fusca, scirocco, é o Passat americano.

              • Gustavo73

                Concordo com onFusca, o Passat americano talvez desde que o alemão mesmo que com algumas simplificações seja feito provavelmente no México. Com a queda nas vendas mesmo na Europa dos hatchs de 2 portas a exceção das versões esportivas. Vejo o Scirocco ou equivalente fazendo esse papel.

            • Daniel

              Exato, o post diz que tem cerca de 340 modelos da VW no mundo todo… acho que a maior redução vai ser na china… (será que eles ainda fabricam o santanão?).
              Aqui no Brasil deve morrer a linha fox.

              • Gustavo73

                Até alguns anos o Santanão que tinha o entre-eixos maior que o nosso ainda era feito por lá. Mas não sei se ainda é o Golf IV e o Polo III ainda ficou um bom tempo sendo feito na África do Sul. Então é possível em algum lugar ter uns carros bem anacrônicos, não seria surpresa em algum lugar termos 3 gerações de algum modelo sendo vendido. Tipo o Tucson/IX35 por aqui.

          • Gustavo73

            Tirar o Passat de linha mesmo que só aqui não tem lógica.

            • Filipo

              Não porquê?

              • Gustavo73

                Primeiro por ser importado não à grande investimento feito exclusivamente para ele pela VWB. Segundo porque disputa com o Accord a segunda colocação em vendas na categoria. Qual seria a lógica de tirá-lo de linha por aqui?

                • Filipo

                  Gustavo, realmente, por não ser nacional, o Passat não demandou muito investimento. Contudo, sabe-se que estes carros (chamados de premium no Brasil e, no caso do Passat, de carro imagem, por ser de marca generalista) que muito pouco vendem, geram prejuízo, por não terem qualquer volume de venda. São carros, para as marcas generalistas, que servem de vitrine à marca, para agrega valor e status à linha, servir de chamariz. E a VW não pode perder mais dinheiro.
                  Além disso, BMW Série 3, MB Classe C e a própria Audi, com o A4, vendem mais, bem mais que o Passat. Isso sem mencionar no também generalista Fusion.

                  • Gustavo73

                    Felipo como disse dúvido que a VW tenha prejuízo com o carro. Seguindo a sua linha de pensamento Accord, Camry e todos os outros deveriam sair de linha aqui. Só sobraria o Fusion dos generalistas a venda. Já que os outros vendem até menos que o alemão.

                    • Filipo

                      Sim, todos estes de marca generalista e que pouquissimo vendem, trazem prejuízo. Contudo, como disse, têm sua função, de carro de imagem, chamariz para a marca.
                      Mas a VW como todos já sabemos, tem que cortar custos.

                    • Gustavo73

                      Vender não traz grandes custos. Esses estão no desenvolvimento e produção. É lá que eles são pesados. Por isso plataformas modulares e os motores Turbo que vão de A-Z na linha são importantes. Pois reduz-se justamente aonde p custo é menor. Mas repito dúvido que tenhm prejuízo principalmente no Brasil, no máximo não tem o mesmo percentual de lucro do que estão acostumados.

                    • Filipo

                      Gustavo, homologar um veículo no Brasil custa caro.

                    • Gustavo73

                      Eu sei disso.

          • Zoran Borut

            O entre-eixos do up! não foi alongado, somente a parte traseira após o eixo. Tanto o europeu quanto o brasileiro têm 2,42m de entre-eixos, porém o europeu tem comprimento total de 3,54m e o brasileiro tem 3,60m no aspirado e 3,64m no TSI (neste último, por conta do pára-choques dianteiro avançado). O espaço adicionado após o eixo traseiro foi usado para ampliar o porta-malas em 35 litros e o tanque em 15 litros.

        • Gustavo73

          A MEB é um variação da MQB. Se.a VW conseguir colocar um câmbio de trocas automáticas na NSF ele continua na minha opinião.

          • invalid_pilot

            Sim, veremos.

            Mas o Dieselgate foi até bom pra VW pq assim ela foca em eficiência de custos e modelos.

            • Gustavo73

              Nem acho que isso esteja relacionado diretamente ao Dieselgate. O objetivo das plataformas modulares era extremamente esse diminuir a quantidade de plataformas e obter um ganho de escala. Mas é um processo que demora. A MQB chegou tem 4 anos,mas o primeiro compacto só chegou esse ano o Q2 da Audi. E na China é uma bagunça a VW tem 2;3 parcerias com fabricantes locais com produtos de várias gerações. Simplificar isso geraria economia a médio prazo. A única empresa que vejo que poderia ser vendida é a Seat, que não gera tanto lucro.

              • invalid_pilot

                Talvez o Dieselgate obrigou a acelerar esse processo e até a ampliar os cortes de modelo que estavam planejados.

                A VW na China é bagunça, mas lá é um dos maiores mercados de autos do mundo – precisa ver até que ponto essa bagunça gera lucro a ela.

                Com certeza a matriz deve estar com luz vermelha em relação ao Brasil, onde estão perdendo vendas (até de forma merecida)

                • Gustavo73

                  Aqui sem dúvida é de forma parecida mesmo com as mudanças nos últimos 3 anos. Como essas mudanças demoraram a acontecer ela precisa reconquistar o consumidor o VW na grade não vende “sozinho” o carro como antes, acho inclusive que afasta a parcela. E na China eu concordo que tem que ser estudado essas mudanças.

                  • pedro rt

                    aqui VW na grade ja afastou ha muito tempo os clientes, hj e preciso muito mais do q isso e a marca e a q oferece carros mais simples, mais caros, com o pior financiamento com juros altos e sempre com aquele tratamento arrogante e se sentindo superior a outros vendedores de outras marcas com os clientes de carros de outras marcas “meu caso”…

                    • Gustavo73

                      Os carros em termos de equipamentos já se assemelham com a concorrência e alguns caso como do Golf oferecem até mais. Já o comportamento nas css varia de acordo com a loja, apesar de achar que a VW deveria dar um atenção nesse sentido.

                    • OlCal

                      Pedro, comprei um Golf Tsi em outubro de 2015. Minhas impressões:
                      1 – Estavam vendendo o carro com 60% de entrada e o restante com taxa 0.
                      2 – O tratamento na venda foi muito mais ou menos.
                      3 – No recebimento do carro minha esposa ganhou um buquê de rosas da vendedora.
                      4 – O pós venda achei um lixo.
                      5 – A manutenção programada está dentro de valores tranquilos, mas qualquer coisa fora do programado é muito caro.
                      6 – Não consigo pensar em comprar outro VW.

      • Martini Stripes

        PSA não é gambiarra não.
        PS. Tenho um Fiesta

        • José Luiz Lourenço Junior

          208 teve reprovação o crash test..

      • E o C3 e 208?

      • Renato Duarte

        aí eu te pergunto,, quando tinha o polo aqui ninguém quis ele,, por que vai querer agora?? estratégia de marketing serve justamente para que o corte de custos traga resultados, e foi assim que Gol e Fox fizeram sucesso sem precisar trazer o polo atual.

    • Sam86

      Ideia mais racional impossível.

      • th!nk.t4nk

        Polo nao é da mesma categoria do Gol. Nao faz sentido substituir um pelo outro. Até mesmo aqui na Alemanha o Polo é um carro caro, considerado um meio termo entre os compactos comuns e os premium. Um Polo mais equipado aqui na Alemanha custa o mesmo que um Golf de entrada.

    • Gustavo73

      Então tem que esperar o Polo com a MQB chegar.

    • Eduardo Brito

      Parece que o pólo vai voltar na próxima geração, provavelmente com nome Fox.

      • th!nk.t4nk

        Tá mais pro contrário heim, o Fox adotar o nome Polo. Eles sao de faixas de preço muito diferentes. Polo no Brasil teria preço de carro médio, acima do Fiesta.

        • Eduardo Brito

          Mas pelo que eu vi, não vai ser o Polo em si, vai ser uma versão capada para o Brasil.

    • thi

      Vão cortar dois veículos q vendem bem aqui ? Sei não ,mas iria adorar ficar com up e polo aqui

    • Marco Douglas de Paula

      Seria perfeito, se livrar de duas bombas e ficar com um carro top… pena que é só um sonho

  • CanalhaRS

    Se não investir pesado na filial brasileira (com uma familia nova e moderna, investimento na rede de css), pode fechar as portas.

    • invalid_pilot

      Problema não é rede de concessionárias e sim a falta de padrão no atendimento.
      Aqui numa avenida perto de casa 2 duas css da VW de grupos diferentes e o atendimento é bizarramente distinto

      • CanalhaRS

        É esse investimento que falo. Qualificar e elevar o nível das css.

        • Gustavo73

          Eles trm que”fiscalizar” e exigir padrão mínimo da css. Aonde existe mais de uma de grupos diferentes é possível ter uma boa e uma ruim. Mas poresse Brasil continental o mais comum é ter um só eesse padrão tem que ser satisfatório nessa unidade fa região.

        • pedro rt

          fui ontem numa css VW daqui e o tratamento continua sendo o msm com o cliente, sempre sao arrogantes, nariz empinado, e se acham superiores a vendedores de outras marcas…

          • invalid_pilot

            Nessas duas que citei a diferença é no pos venda e serviços.
            Em uma te falam uma coisa e depois não era nada disso, fora quererem cobrar mais do que o valor sugerido no site.

            Na outra o serviço é bem melhor e cobram valor do site, sao transparentes.

      • David Ferreira

        verdade mano aqui tem uma que a galera fala que o up tsi e tipo um up 1.6 e fala que o consumo e bem proximo ao do mpi e vem dizer que motor msi 8v e novo

    • Se modernidade vendesse as líderes não seriam Fiat e GM.

  • EuMeSmObYmYsElF

    no brasil, provavelmente Golf variant e Spacecross darão adeus

    • pedro rt

      lamentavel pro golf variant… ja a spacefox nao vai fzer a menor falta

    • Gustavo73

      A Variant é importada não tem motivo para dar adeus

      • EuMeSmObYmYsElF

        com vendas baixas não tem porque ter o custo extra da importação. vale mais apena reduzir a produção

        • pedro rt

          acontece q ela e importada do mexico e esta bem abaixo da cota de importacao. a vw importa pouco ela e da poucos descontos tmb de preço

          • EuMeSmObYmYsElF

            mas é um mercado muito pequeno.. não duvido deixarem ela de lado e levarem uma versão menos cara da Tiguan

            • pedro rt

              aqui no brasil ate q peruas acima dos 100mil vendem razoavelmente bem, abaixo desse preço so existe agora a specefox

              • EuMeSmObYmYsElF

                com 491 até maio de 2016 num mercado de 671 mil é um desempenho bem fraco. não que o Tiguan esteja muito na frente com 562, mas ele também é bem mais caro, logo trás mais lucro. uma versão menos cara dele faz muito mais sentido do que manter a Variant, do ponto de vista mercadológico. e a VW ta precisando de um lucrinho a mais…

                • Gustavo73

                  Variant vem do México Tiguan da Europa. A diferença de preço na tabela é gritante a Tiguan básica custa quase a Variant vom todos os equipamentos possíveis.

        • Gustavo73

          Não existe extra de exportação o custo é repassado para o cliente. Ela está sozinha na categoria vendendo 100 unidades mês para os tempos de crise não vejo como ruim a VW esperrava vender 2 mil unidades ano, antes das quedas abruptas nas vendas.

  • Mumm Rá

    Já era tempo de fazer isso e também deve diminuir suas submarcas ( como a Seat a vendendo ) porque no fim das contas além de ter que competir com outras montadores acaba disputando consigo mesma ( competição interna )

    • invalid_pilot

      Skoda poderia ser a Dacia da VW e a Audi a marca Premium

      Porsche , Lambo e Bentley seguem na mesma – sendo que a Porsche além dos míticos 911 teria SUVs de Luxo e desempenho + carros elétricos

      • David Ferreira

        boa ideia

  • SDS SP

    Acredito que há espaço para cortes em versões dos modelos oferecidos aqui. Só o Up possui umas 9 versões, fazendo umas contas rápidas.

    • pedro rt

      toda a familia fox devera sair de linha pra abrir espaço pra um suv derivado do gol, o novo polo feito na plataforma do golf, e o derivado suv deste tmb. tudo isso vai acontecer aqui entre 2018 e 2019

  • Gustavo73

    A gam nacional já está em vias de mudar, os modelos exclusivos. Hoje são a família Fox e a família Gol. O Fox em breve beberá na fobdo futuro Polo(o atual alemão é só uma atualização do que tivemos aqui). A SpaceFox deve virar um crossover baseado no Q2, o Fox talvez vireo Polo. Gol e sua família é que devem ser os mais vomplicados de substituir por algo mais moderno e manter od preços de compctos de entrada.

    • invalid_pilot

      Acho que agora é hora da VWB unificar Gol e Fox num modelo só.

      Duro que ambos tem tradição no mercado.

      • pedro rt

        nao tenho a menor duvida q o gol vai contunuar mas na msm plataforma e o fox sai de linha e abre espaço pro novo polo feito na plataforma do golf mk7 nacional

        • Gustavo73

          A plataforma é a mesma do Golf e futuro Polo alemão.

    • SDS SP

      Bem por aí…Eu vejo muita gente pedindo para trazer Polo europeu, mas esquece que o Brasil é um país pobre, tornando inviável a vinda de muitos modelos de origem europeia. O que vai acontecer é vir modelos desenvolvidos para países pobres.

      • pedro rt

        o futuro do fox ja foi dado como certo, ele saira de linha em 2018 e abre espaço pra um POLO exclusivo pro nosso mercado feito na plataforma do golf mk7 ele sera diferente do europeu no design mas a tecnologia estara quase no msm nivel de igualdade

        • SDS SP

          Vamos ver… Não sei se o Fox sai de linha tão cedo (ou pelo menos o nome Fox), pois é um modelo bem consolidado por aqui e a mulherada adora hehe

          • pedro rt

            ele vai sair todo de linha, inclusive o nome. o proximo compacto premium da marca sera msm o POLO por aqui mas o nosso sera diferente do europeu no design. nao existe carro voltado somente pra homens e mulheres cada um tem seu gosto pessoal, eu por exemplo gosto do citroen c3 e penso ate em ter um apesar de ser homem

            • SDS SP

              Não há nada oficial ainda…Vamos aguardar…

              Esse termo “compacto premium” me faz arder os olhos quando leio rs

              • pedro rt

                culpe entao a VW e a CHEVEOLET por esse termo entao pq foram eles q inventaram esse tipo de categoria no brasil em 2002 com o polo e corsa hatch

                • SDS SP

                  Pois é, mas vamos combinar que de premium não há nada. Só para enganar os incautos.

                  • pedro rt

                    fui olhar ontem o novo c3 1.2 2017 e o acabamento das portas perdeu a faixa de tecido! agora e tudo plastico… perdeu a multimidia tmb agora e um cd player com um monte de funcoes

        • Gustavo73

          Acho mais fácil ele ser igual no desenho, até porque essa de cabine altinha não chama mais a atenção e ser mais simples em tecnologia do que o alemão.

    • pedro rt

      o gol vai mudar q nem aconteceu com o logan e sandero em 2013/2014… vao ganhar nova geracao em cima da plataforma existente hj, a pq24 q e a msm daquele msm polo 2002 provavelmente ele ganhara mais alguns reforços estruturais e so! de resto sera tudo novo msm

      • Gustavo73

        Isso é a previsão de um site. Mas manter a PQ24/25 vai justamente contra o cirte de plataformas da notícia. Para os compactos fe entrada a PQ25 atualização da 24 com aço de altíssima resistência permitiria 5 estrelas na estrutura (antigo Latin, algo que nenhum concorrente trm).

        • pedro rt

          aqui no brasil nenhum carro da marca tem a PQ25, somente o audi a1, e a suspensao dianteira da familia gol, acho mais provavel fzer reforços nessa plataforma antiga. a vw ja disse q nao fara mais o gol com a plataforma MQB pois o valor do produto final “o carro” ficaria muito caro se comparado aos principais concorrentes. e decidiu continuar com o desenvolvimento de um compacto na plataforma MQB mas agora ele sera o POLO nacional

          • Gustavo73

            A PQ25 é uma atualização da PQ24 do Gol e Fox(tá certo que no ela tem as mesmas características de construção ao contrário do Gol). A PQ25 usa aço boro de altíssima resistência, essa é não a diferença. E quem disse isso não é a VWB e sim um site, apesar de achar plausível por questões de custo.

        • SDS SP

          Se for previsão da 4patas então rs..,Ultimamente andam dando muita bola fora nas matérias…

          Inclusive à previsão de lançar a nova família de motores já no próximo ano, o que acho bem difícil, umas vez que à GMB está selecionando agora os fornecedores dos componentes e o motor nem começou a ser homologado (processo que leva mais de dois anos). Resumindo: Novos motores somente no final de 2018 para o início de 2019. Não dá para levar muito a sério essas especulações de início…

          • Gustavo73

            A 4R principalmente nas internet está muito ruim e simplista. Algo brm diferente do passado, versão impressa.

          • Zoran Borut

            Alguém se lembra do “furo de reportagem” da 4R antes do lançamento do então Novo EcoSport, com uma foto do porta-malas do protótipo onde nitidamente não cabia um ovo de galinha, dizendo que a Ford iria lançar uma versão 7 lugares com dois bancos extras naquele espaço ali? Putz. Inacreditável que tenham deixado passar uma idiotice gigantesca como essa.

  • J_Eduardo

    Aí dona VOLKS pode matar tudo…do Golf pra baixo pode matar a linha toda, e quiser manter o UP, atualize com alemão. E trás o POLO Hatch e Sedã. Up d entrada, POLO de pequeno/médio e acima o GOLF não precisa de mais nada…Caíria bem um Gol Plus pro lugar da Space fox….

    • pedro rt

      da atual linha eu adoro o touareg, passat, golf e up! e o recem lançado novo tiguan de resto todos devem ganhar nova geracao ou sair de linha como no caso q acontecera de fato com a familia fox

  • pedro rt

    pelo q andei lendo essa semana a vw vai continuar produzindo no brasil a velha plataforma PQ24 usada na linha gol e fox hj, continuara na proxima familia gol q sera lançada em 2018. e aquele novo gol q ja se mostrou algumas projecoes em alguns sites na verdade sera o nosso novo POLO e ele usara a msm plataforma do golf, os 2 tanto o novo gol como novo polo chegarão em 2018 no brasil

  • pedro rt

    o atual gol e fox devem sair de linha com a chegada do novo gol e polo em 2018

  • David Ferreira

    bora trazer o polo e chamar de gol e fazer uma versão sedam e chama de voyage e fazer uma versão perua e chama parati, ai vem os meidio golf jetta e golf variant uma coisa só golf sedam hath e perua e e o passat fecha como coupe e ultimo da linha premium pq cc tiguam tourag não vende nada, ainda vou da um espaço para o up que tem a mesma proposta do fusca que fez muito sucesso no brasil deveria ser mantido como carro sub compact porta mala pequeno e de preferencia 2 portas

  • Kaian Reis

    Entrei no site chinês da volkswagen, e meu deus que bagunça de modelos, poderia começar diminuindo a quantidade de modelos lá

    • Tosoobservando

      É pq la eles tem parceria com pelo menos 3 gigantes chinesas, estatais, obrigatorias, entao acaba que repetem modelos. Mas pra um pais com vendas na casa dos 22 milhões/ano , deve ter saida pra tudo.
      Devem enxugar modelos é aqui que é o pior mercado pra VW atualmente.

  • V12 for life

    Pelo que vem sendo especulado por vários veículos, o Fox deve morrer e se isso se confirmar a SpaceFox deve ir junto, o Gol MQB ocupará seu lugar, seja ou não verdade faz sentido já que o up! é o carro de entrada e o Gol ficará bem mais refinado.

    • Gustavo73

      O Up é im subcompacto aqui ainda é necessário um compacto de entrada vide o Ka o Polo é do nível do Fiesta.

      • V12 for life

        Esse problema deve ser resolvido na próxima geração do up!, isso se a VW resolver manter o nome. Pelo tempo que foi lançado acredito que em 2019 ou 20 deve chegar um substituto, e como o Gol é pra 2018 2 anos é um bom tempo para um modelo abaixo dele.

        • Gustavo73

          A questão do Up está na sua plataforma que a princípio não permite um câmbio automático além do i-motion(Bosch). E mesmo ele só na versão aspirada, já que tem limitações pelo torque. O i-motion fo Gol e Fox.1.6 que aguentaria o torque é ligeiramente maior e não cabe hoje no Up. Sendo assim fica difícil lançar outro carro como. crossover (Taigun) só manual. O também do cofre não seria problema com as variações de potência do 1.0Tsi. O Up foi lançado em 2011 e acaba de receber um facelift então uma possível nova geração deve chegar em uns 4/5 anos. Li que a VW AG teria ou estaria desenvolvendo uns DSG que cabia na plataforma do Up, se for verdade a história da plataforma pode mudar. Agora é ver o que vai acontecer.

          • V12 for life

            Até poderia estar desenvolvendo, mas depois do que li a pouco de que a linha de produtos do grupo perderá 40 dos seus 340 modelos atualmente e todos os restaurantes serão baseados em 4 plataformas ( MQB, MLB, MSB e MEB) esse câmbio para a NSF deve subir no telhado junto com a mesma, caso isso seja realmente verdade.

          • V12 for life

            Mas se essa matéria estiver correta a NSF não faz parte dos planos futuros da VW, então esse câmbio também deve ser abandonado.

      • SDS SP

        Reparei que no site da VW não é mais oferecido a versão Move com motor MPI…

        • Gustavo73

          Se for só na Move, pode ser aumento ou mudança de equipamentos. Já que As versões acima ainda tinham o MSI como motor base.

          • SDS SP

            A Versões BRW também não são mais oferecidas com o motor MPI…

            • Gustavo73

              Bem lembrado, mas é uma versão que não vejo diferença frente a High que justifique sua presença assim como o Speed que por incrível que pareça já vi na rua. 3/4

          • Move Up MPI morreu pra dar lugar ao Up Run

            • Gustavo73

              Achei que essa Run era uma série especial.

              • É uma série especial permanente, tipo a Speed.

                • Gustavo73

                  Puts…

        • Sim, Move MPI morreu pra dar lugar ao UP Run.
          Move só TSI agora

          • SDS SP

            Faz todo sentido!

  • heliofig

    Certamente, se a MAN sair do grupo VW, a brasileira VW Trucks vai ser eliminada, por questão de royalties e licenciamento de marca… Só não é mais uma jabuticaba brasileira porque a VW Trucks já vende na América Latina toda..

  • Bruno Gomes

    Por aqui se matassem Gol e Fox e colocassem o Polo ocupando a faixa desses dois, já seria uma boa redução, sem falar que há demanda para esse modelo. Gol e Fox já estão cansados. O Punto e o Fiesta são os únicos que não foram projetados exclusivamente para mercados emergentes e a marca trazendo o Polo com certeza teria um bom retorno, até porque o Punto deixará de ser produzido para dar lugar a outro modelo para o nosso mercado.
    Apesar de diferenças em relação a outros mercados, gosto quando uma empresa injeta recursos e fabrica um modelo global no país ou passa a oferecer aqui.

    • th!nk.t4nk

      Cara, nem na Alemanha o Polo é carro de entrada. Pelo contrário, é considerado um compacto caro, comparando com a média do mercado. O Gol é de um segmento muito abaixo, nao tem lógica nenhuma substituir um pelo outro. Pra você ter ideia, o Polo no Brasil começaria pelado nos 60 e poucos mil, sendo muuuito otimista.

      • Tosoobservando

        Compacto caro mas os concorrentes sao Fiesta, Yaris, Clio 4, Corsa etc… tudo na faixa dos 12 ate pouco + de 20 mil euros (versões esportivas). Está dentro do pedido pelos outros.

  • Wagner Lopes

    Por aqui, por mim, pode cortar todos…

  • thi

    Isso procede do fox sair de linha ? Todos afirmando isso ..vou até avisar uma tia minha que quer pegar um fox para desistir .

    • Crieio que não proceda. Já tem um tempão que revistas falam da nova geração do Fox pra substituir o Polo.
      Se matar o Fox, vai ficar um gap muito grande entre Gol e Golf.

  • Fabão Rocky

    Fox é um carro q nunca deveria existir. Já tinha Gol, Polo e Golf no mercado.

    • Mr Andrey

      Tbm penso assim, ele acaba cobrando mais do mesmo, pq um gol não é mto diferente de um fox!

      • Que isso, engano seu. O Fox é muito mais versátil, muito mais espaço interno e acabamento bem superior.

        • Mr Andrey

          Já tivemos um crossfox, não vi esse acabamento tão superior ao gol, apenas no espaço interno e só pra cabeça, de resto é o mesmo!abrç

          • Vc teve qual geração? a G1 do Fox concordo, mas a G2 tinha acabamento bem superior.

            • Mr Andrey

              Modelo era um 2008

              • Então sua visão se justificaria, mas ande num Geração 2. O interior é totalmente remodelado.

                • Mr Andrey

                  Até fomos dar uma olhada num fox comfortline porém 50k em um carro com ar manual e estilo boca de fogão, nem pensar!

                  • Bom, vcs devem ter pago até mais caro, proporcionalmente, pelo fora estrada de boutique CrossFox.

                    Eu tava dizendo da Geração 2, cuja top de linha, Prime custava entre 42-46 mil.

                    • Mr Andrey

                      Entendi sim, Nós fomos até uma css VW esse ano justamente pra avaliar o modelo é cogitar uma possível compra. SO QUE ELE TA MTO CARO

    • th!nk.t4nk

      O Fox foi feito pra ser o substituto do Gol. O que nunca deveria ter acontecido é o Gol ter continuado no mercado.

      • thi

        Isso

    • Fox é melhor que Gol, ele veio pra matar o Gol, mas não conseguiu assim como o UP tbm não conseguiu.
      Gol é duro de matar.

  • Luiz

    Conforme falaram, até o VW UP! pode correr o risco de sair de linha Ainda mais se o FIAT MOBI vender mais que ele.

    • Tirar o UP e deixar o Gol, então? não creio.

  • Matheus Amorim

    Acho que em algum tempo não terá sentido manter o Fox e seus derivados em linha.
    Up!, Passat, Tiguan etc., dificilmente serão cortados, visto que são modelos mundiais e vendem bem (se pegar todas as variações do Up! na europa, entre o Mii e Citigo, é um modelo rentável e necessário para a marca).
    O Fox hoje está um “degrauzinho” acima do Gol, o que define a compra entre um e outro é o estilo do Fox mais alto e com um melhor espaço. Todavia, a tendência é que a nova geração do Gol siga o que o líder Onix é, mais alto e espaçoso do que aparenta por fora. Com um Gol maior e mais alto, o Fox perde totalmente o sentido, e na linha VW hoje, o Novo Gol pode melhorar em qualidade e subir no preço, com versões variando entre os R$42.000 e R$65-70.000 como os outros compactos já fazem.
    A faixa de modelos até os R$40.000 será do Up! e o Golf atua nos R$70.000 em diante(mesmo que para isso a VW tenha que lançar uma versão ‘Special’ do Golf – mais simples – para ser barato).
    Além disso, apesar da crise a marca deve lançar um SUV compacto nos próximos anos, que pode ser o sucessor espiritual (ainda) mais caro que o CrossFox.

    • o novo Fox será o substituto do finado polo. Acho que ainda tem espaço pro Fox.

  • Anderson

    Acho que entre Gol e Fox, um vai rodar.

    • thi

      Quem salva o gol é a saveiro .

  • Freaky Boss

    Justiça seja feita, a VW é quem tem a linha mais completa no Brasil. Vai desde um carro pequeno tipo UP até pick up Amarok, passando por Passat, perua (golf Variant) e etc.
    Seria uma pena se diminuíssem a gama aqui.

    • thi

      Tb acho , mas realmente tem carros como a space e o cross que não fazem mais sentido . se fosse eu o chefão faria assim :a linha fox deve ir embora toda e no lugar vinha logo um pólo bem simplao, o sedan ( matando TB o Voyage) e o SUV ( no lugar da spce) ficaria com o gol e saveiro , up , pólo , pólo sedan ,polo suv,golf, jetta importados: CC,Passat e novo tiguan e touareg .

      • Creio que o Fox não morra. Já há muito tempo estão falando que estão trabalhando no novo Fox maior para substituir de fato o finado Polo.

      • Freaky Boss

        verdade. Faz sentido o que vocÊ disse. A VW poderia melhorar sua linha aqui ainda mais. Mas a pergunta é: será que vão fazer nesse momento de crise no país? Acho que vão esperar mais um pouco.

  • Franco da Silva

    Esse deve ser um dos posts com os comentários mais furados de todo o site! É muito palpite e achismo. A própria matéria dá a dica: só na China tem um caminhão de modelos, muitos duplicados.

  • Rodrigo

    Falando em redução de modelos, há boatos fortes que o Golf de acesso com motor 1.6 MSI terá o motor substituído pelo 1.0 TSI flex com cerca de 130 cv.
    Já não era sem tempo VW!

    • awatenor

      E que o 1,6 8v seja extinto no resto pelo 1.0 tsi de 105cv. Apesar de ser bom, o antigo perde muito no consumo.

  • FocusMan

    Todo mundo percebeu que a Ford começou a ganhar dinheiro fazendo isso e agora vai fazer o mesmo.

  • Mr Andrey

    Ata, msm assim é mto caro! A VW brinca com os preços e eu finjo que compro!

  • Anderson Daher

    A space fox é feita na argentina e o fox tem projeto novo

    • CanalhaRS

      Faz tempo que space fox não é mais feita na Argentina. Está no Paraná.