Brasil Finanças Mercado Volkswagen

Volkswagen diz que manterá investimentos no Brasil e espera nova plataforma

spacefox-2016-3

A Volkswagen diz que manterá o investimento de R$ 10 bilhões no Brasil para os próximos anos. A montadora alemã anunciou recentemente cortes de € 1 bilhão por ano para reduzir custos, devido às multas, indenizações e reparações que terá de fazer no caso do escândalo do diesel.

Para o Brasil, a Volkswagen espera introduzir nos próximos anos uma nova plataforma global, que deverá ser a MQB compacta, que servirá aos sucessores de Gol, Voyage, Saveiro, Fox e SpaceFox.

Essa base modular será feita na fábrica da Anchieta, no ABC Paulista, mas é evidente que também terá linhas de montagem em Taubaté e São José dos Pinhais. A nacionalização do Golf, assim como do Jetta, também está incluída no investimento de R$ 10 bilhões.

Nos próximos dias, a Volkswagen deverá divulgar se a picape Amarok está entre os 11 milhões de veículos diesel adulterados pelo software que manipula os dados de emissão de poluentes durante inspeções eletrônicas.

[Fonte: Automotive Business]





  • C.A.

    Então o comentário que fiz em outra matéria sobre minha suspeita da VW deixar a AL de lado estava incorreto.

    • Marcos Pastori

      Me parece que a VW apesar do investimento, vai lucrar muito mais no futuro com uma plataforma só (MQB) aqui no Brasil….é só lembrar que o Golf e Audi A3 nacional já virão com eixo de torção, câmbio Tiptronic e até o 1.6 16v MSI do Gol/Fox no caso do Golf…tudo isso custando mais do que as versões importadas que eram vendidas aqui.
      É ou não é um bom investimento ?

    • Deadlock

      O nosso mercado de autos é um dos mais lucrativos do mundo (para quem tem mercado). Seria loucura deixar o país.

      • C.A.

        Deixar no sentido de não atualizar os modelos.

        • Deadlock

          Mas isso as montadoras daqui sempre fizeram.

    • ObservadorCWB

      Mas vai ter que arrumar as Amaroks…acabou de sair a notícia de que aqui também existe o software para burlar os testes de emissões.

  • Eng Turbo

    Somente uma correção:
    Fox e SpaceFox estão fora da MQB. Essa foi a forma de “cortar” custos no BR.

    • Gustavo73

      Bom se o Fox está fora, o Gol vai ficar mais sofisticado que ele?

      • Eng Turbo

        No quesito projeto/plataforma, sim. Como o Fox é o carro chefe da VW, será mantido a plataforma atual PQ24

        • Gustavo73

          Então transforma ele logo em Polo, mesmo que tupiniquim. Coloca acima do Fox e coloca o Fox no lugar do atual Gol. Essa de carro com projeto antigo custando mais que projeto novo na mesma categoria não dá certo. Agora que gostaria de ver o teste do Fox para comprovar as 4 estrelas como o Polo e Fox europeus. Se for assim está junto com os projetos mais modernos oferecidos aqui na categoria.

          • Eng Turbo

            A idéia de requentar plataforma antigas é extremamente lucrativa no Brasil, basta olhar a plataforma 178 da Fiat….é a mesma desde os inicio dos anos 90 e ainda hj é aplicada em vários carros, que vão desde o Palio Fire de 25k a uma Strada Top que passa de 70k
            O mesmo vale pra GM com a plataforma 4200 do Corsa 1994 e que hj está na Montana.
            Brasileiro não é exigente, e em sua maioria, ignorante na hora de escolher um carro.
            Analise os 20 carros mais vendidos no nosso mercado e verá o qual antiga são grande parte das plataformas, o que resulta diretamente em segurança, tecnologia, e muito mais. Att

            • Gustavo73

              Sim todos os Fiat compactos usam uma variação dessa plataforma. Que se não me engano era da primeira geração do Punto italiano de 92, e aí dará vida ao novo subcompacto daarca. E sei que aqui o pessoal não dá atenção para isso. Só lembra quando é da marca que não gosta. Mas uma plataforma nova tem custo inicial maior. Mais lógico colocar em um produto mais caro ou embola o meio de campo como no caso do Up e Gol.

              • Eng Turbo

                O up! é um caso a ser estudado a fundo…e uma lição a ser aprendida.
                Possui uma plataforma Nova, moderna, segura, ótima resistencia torcional, material de qualidade. No powertrain nem se fala, o EA211 NA foi um divisor de águas, 3 cilindros, bloco de aluminio, 2 sistemas de cooling module, etc. No caso do EA211 TSI dispensa comentários, possui a mesma qualidade da linha AUDI, além de possuir 3 sistemas no cooling module, duplo variador de fases, etc.

                • Edson Fernandes

                  Muito estranho vc dizer sobre o Fox que já tem produção de peças em forncedores (ar condicionado, sistema de arrefecimento, radiadores e motorização) relacionados a plataforma MQB com o código de projeto A0 (junto da spacefox).
                  A não ser que vc tenah informação dos executivos chefes da marca, te digo que entre os engenheiros, empresas participantes e que produzem peças e testes, o negocio está a todo vapor.

        • Eduardo Brito

          Talvez o Fox seja mantido nesta plataforma por enquanto. Como o Gol era o carro chefe da VW e despencou em vendas, a VW vai dar prioridade a ele para ganhar uma nova geração sobre a MQB em 2017. Nada impede que depois o Fox seja construído também sobre o MQB.

          • Gustavo73

            Com tempos melhores provavelmente.

  • Jackson A

    Quero só ver os preços dos nacionalizados…

    • Adriano

      Obviamente mais caros, pq iriam deixar de ganhar mais? AHHHH MAS E O LUCRO BRASIL? Eu só vejo lucro exorbitante das montadoras, mesmo com retração de quase 50% na produção, eles só subiram preços. Cartel maldito, por isso vou de usadinho, alguem precisou comprar pra ser usado, sim claro, mas imagine se esse alguem e mais eu comprasse o novo.

      • “Perguntador”

        Mas o preço do usado é influenciado pelo novo, se alguém pagou caro pelo carro novo, outro vai pagar caro pelo usado.

        • Adriano

          Sim claro, com 4 anos de uso, comprei meu carro pela metado do preço de quando era zero, na verdade o preço que paguei agora deveria ser o preço dele quando zero

  • Freaky Boss

    VW, aproveite sua imagem abalada e abaixe os preços por favor.

    • th!nk.t4nk

      Abalada mais ou menos né? Em uma pesquisa recente que fizeram aqui na Alemanha, praticamente todos os donos de VW disseram que pretendem continuar com a marca. Da mesma forma, desistiram da ideia de demissões por aqui. No fim das contas foi muito mais barulho do que dano de fato à marca.

      • Gustavo73

        Vai atrapalhar o sonho de sera líder mundial. E atrasar alguns projetos mais delicados.

        • th!nk.t4nk

          No mundo, sim. Mas ela já era fraca nos EUA né? E como o consumidor europeu é bem fiel à marca, no fim das contas talvez afete bem menos do que se imagina.

      • Igor

        Cara não é por nada não mas é obvio que os alemães vão continuar na marca, afinal é uma nacional, se alguns deles defendem o Hitler até hoje qual séria o problema de continuar na VW ?

        • th!nk.t4nk

          Não questiono. O maior mercado da VW é a Europa, onde serão pouco afetados no fim das contas. Deram muita sorte.

  • Mario

    Ah ok!!! SQN!

  • Airplane

    Espero que a VW substitua logo os Gol e Voyage pelos seus sucessores nessa nova plataforma MQB, pois esse modelos atuais já deram o que tinham que dar e estão ultrapassados.

    • Gustavo73

      2 anos no mínimo.

  • Luiz Ramos Jr.

    Deviam trazer o polo europeu

    • PEDAORM

      Se tivessemos o Polo europeu, eu queria até o Diesel… kkk

    • Debraido

      Ao que parece o Gol e o Polo serão o mesmo carro.

      • Igor

        Se for e tiver um preço aceitável ele volta para liderança rapidinho…

        • Debraido

          Acho que não será esse o foco, acredito em algo no segmento do Fiesta.

  • CanalhaRS

    VW continua no século XX. Pesada, lenta, não olha para o consumidor, produtos defasados. Já caiu de 1ª para 3ª em vendas e ainda não acordou.

    • Gustavo73

      Caiu a uns 10 anos para outra até mais defasada. Trazendo a MQB-A0 não vejo problemas.

    • Wellington Myph13

      Em produtos defasados eu concordo com o 1.0 8V e 1.6 8V ai fazendo hora extra e do Gol, Voyage e Saveiro que precisam dar uma atualizada na plataforma e um tapa no design interior, mas de resto ela da uma Lavada na Fiat e GM que estão na frente.

      • FPC

        Minha esposa possui um fox Highline e eu possuo um up MPI, antes dela ter um fox Highline modelo 2016 ela possuía um Fox Prime, é notória a diferença de motores, nem parece o mesmo carro com motor novo, mas uma coisa que eu percebi entre o meu carro e o dela é que na rodovia andando em condiçoes normais a 110 quilômetros por hora com ar ligado a diferença de consumo é mínima mas se eu ando mãos devagar e com ar ligado a diferença aumenta bastante.

      • CanalhaRS

        Mais um motivo para ela acordar para a vida, não? Se a concorrência anda devendo em qualidade e modernidade, ela não precisa de muita coisa para retomar a liderança. Estou falando isso com neutralidade porque tenho um Voyage Comfortline 1.6.

        • Wellington Myph13

          O consumidor também atrapalha… Um Fox Comfortline com o motor 8v, com opcionais que deixam igual ao Highline (maior parte das vendas é assim) custa 2000 a menos que a Highline, mas na CSS custa o mesmo, porque eles dão mais desconto na Highline porque ninguém quer, eles preferem o 8v… Isso são dados de um vendedor amigo meu em SP, eles explicam a vantagem, mas não adianta…
          Não que só o Fox faça diferença em todo line up que precisa de atualização… Mas o consumidor precisa escolher “direito” pra que ela veja que querem o novo e não o velho…
          Pra VW voltar a liderar, tem que derrubar os precos, alinhar essa linha doida que ela criou que na minha opinião devia derrubar o Fox de volta ao patamar dele no mesmo preço do Gol (atualizar o Gol igual Fox) e trazer o Polo de volta…

          • CanalhaRS

            Concordo. Acho um erro terem matado o Polo em detrimento do Fox.
            E agora não tem mais volta por entrou o UP em campo e a VW não vai colocar 4 hatches compactos a venda.

  • Lucas

    OFF TOPIC – Por que a N.A. fica removendo os comentários alheios?

  • Wellington Myph13

    O negócio era a VW aproveitar o Dolar a quase 4 reais, da pra dobrar o valor do Investimento, trazer muita coisa nova e boa pra nós… MAS… infelizmente o Dolar pode estar alto pra “facilitar” pra eles, mas o mercado consumindo cada vez menos, o governo cada vez mais perdido, tira todo o “tesão” de qualquer montadora em investir pesado aqui…

  • Bruno Wendel Marcolino

    já sei o que vão fazer, pressionar o governo para liberar carros de passeio a diesel e trazer os motores adulterados para venda por aqui, isso claro, pelo dobro do preço hehe.

  • afonso200

    botar motores turbo 1.0 e 1.4 na linha toda, tirar o atual 1.0 e 1.6 fora……querem dar um passo, sejam os 1°s a botar turbo no BR