Ecologia Governamental/Legal Pickups Volkswagen

Volkswagen diz que software do motor diesel 2.0 TDI está desativado no Brasil

volkswagen-amarok-dark-label-impressões-NA (44)

A Volkswagen divulgou que o software que adultera os dados de emissão de poluentes do motor EA189 2.0 TDI, usado na picape Amarok e pivô do escândalo Dieselgate – está desativado no Brasil, segundo o jornal O Estado de São Paulo.

A montadora teria feito testes internos e apurou que a picape fabricada na Argentina atende as normas de emissão de poluentes no Brasil. A Volkswagen também afirmou que o software está desativado no modelo importado do país vizinho.

Apesar disso, a montadora mantém a intenção de realizar um recall das 17.057 unidades vendidas da Amarok listadas anteriormente. No entanto, o Ibama cobra uma multa de R$ 50 milhões, enquanto o Procon-SP emitiu outra no valor de R$ 8,5 milhões.

Diante das duas autuações, a Volkswagen entrou na justiça para evitar o pagamento. Além das dos dois órgãos, a associação Proteste emitiu um ofício à montadora e ao Ministério Público cobrando o ressarcimento dos consumidores, assim como ocorreu nos EUA, onde a empresa pagará US$ 15 bilhões em multas e compensações para os clientes.

[Fonte: Estadão]





  • th!nk.t4nk

    Ué, IBAMA agora tem competência pra fazer testes nos carros? Ou não testaram nada e estão emitindo multas às cegas, no desespero pra arrecadar dinheiro?

    • Louis

      Exatamente o que eu ia dizer. Querem multar sem provas, porque não têm competência para isso.

      • Guilherme Couto

        Prova disso são os carros a diesel de orgãos públicos que andam por aí fazendo rollin coal.

    • Wellington Myph13

      Pior na verdade, porque se o software esta desativado os 100% de emissão estão dentro do permitido aqui. Ou seja, só fizeram a multa pra seguir os outros paises e “mostrar” ao povo que eles se importam…

  • zekinha71

    Então se a pessoa quiser pode ativar o software.

    • Poperon

      Isso que dá a entender kkkk
      Tá desativado, mas tá lá rs

      Sabe de naaada, inocenti! xD

      • saosao

        É só saber programar um pouquinho de Java e a mágica acontece!

  • Felipe

    A empresa que colocou um produto com software adulterado no mercado americano é a mesma que diz que no Brasil este software estaria desativado e que fez testes internos pra apurar e comprovar que o produto atende às normas.
    Tudo bem, Volkswagen. Desculpe-nos pelas multas que o MP, o Ibama e a associação de defesa do consumidor aplicaram em você. Nós acreditamos em você, anja.

    • th!nk.t4nk

      Ao invés de acreditar na palavra de X ou Y, não seria melhor testarem antes de sair multando simplesmente?

      • Felipe

        Opa, é claro que sim!
        Mas… que os testes não sejam realizados nas dependências da montadora como os que já foram feitos e sim, por órgãos/institutos sérios e isentos dessa lama toda.

        • th!nk.t4nk

          100% de acordo, é pra isso que o governo existe (ou deveria existir).

  • Joaquim Grillo

    Volksmalandragem

  • Pietro_Turbo

    Em tese, não bastaria a VW alegar sem evidências comprovadas.
    Se o IBAMA ainda tem necessidade de comprovação bastaria mobilizar uma unidade ativa do veículo e submeter a testes em alguns dos laboratórios certificados pelo Inmetro. Instituto Mauá, por exemplo.
    Como no BR as leis são parciais e se aplicam apenas a quem bem convier ao sistema, não nos estranhará se essa multa de R$ 58 mi acabar num boteco.

  • Cão Preto

    É uma camioneta bonita, vistosa, etc, mas só louco* (pra não dizer outra coisa) compra.
    Primeiro que é o ícone de uma tremenda enganação feita contra todos nós. Aceitar esse tipo de coisa, pra mim, é assinar o próprio atestado de palhaço. (é claro que de muitas falcatruas nem sabemos, mas pelo menos daquilo que sabemos temos o DEVER de nos posicionar).
    Segundo que os relatos de problemas técnicos são recorrentes, desde seu lançamento (motores trocados, etc) até agora, como consta do mês atual da Quatro Rodas…

  • Alexandre

    Sinto cheio de falcatruas… Jeitinho brasileiro! Acorda VWB!

  • Edson Fernandes

    Será que então nossos indices de poluição são tão ruins assim para não necessitar desse tipo de software fraudador para poluir 10 VEZES MAIS???

    Que desculpa mais descabida. Ok,foi da revista e alguem precisa averiguar isso, mas eu acho forçado se isso argumento de defesa.

    • thi

      amigo mesmo destivado a vw polui menos que a s-10 ..esse software foi pra ativar mostrando que era praticamente limpo a combustão. tem gente que ainda esta confundindo poluição com enganação

      • ObservadorCWB

        Opa…publica os testes ai amigão. thi e VW juntos para sempre…rsrsrsrs

        • thi

          ja li por curiosidade o qt sem o programa a vw libera de emissão e li sobre a s-10 .. é so pesquisar amigo.

          • ObservadorCWB

            Cara, fazer um pós, um mestrado ou até um doutorado lhe faria bem. nestes casos não se pode dizer: “li, vi, sabe-se, etc”…. E sim citar as fontes. Foi o que pedi: Onde leu, o que leu, pois eu também tenho curiosidade. Como você não sabe citar as fontes já deixou claro que é apenas a emissão de sua opinião. O que para mim vale uma nota de R$ 3,00.

      • Edson Fernandes

        A diferença é que se a S10 polui, pelo menos a fabricante não mente a respeito.

    • João Cagnoni

      Edson, totalmente off do tópico, mas não tenho mais Facebook e queria te contar uma coisa. Achei um Voyage MSI! São usados como frota de uma prefeitura aqui do lado de SP. Tem até a sigla MSI atrás, disseram que nitidamente anda bem mais que o 1.6 antigo.

      • Edson Fernandes

        Confirme para ver se não é o MSI 8v. Pois na versão Evidence, a forma em que o produto é apresentado da a entender dessa forma.

    • jjmarcio2

      Li uma reportagem uma vez, uns dois anos atras que nosso indices de poluição sempre é atrasado em relação ao europeu, sempre que eles lança um novo, atualizamos pra o que estava antes, posso postar a fonte aqui depois, não coloco a fonte agora porque aqui não permite.

      • Edson Fernandes

        Sim sim… mas os motores atuais (modernos mesmo) tem bons indices de poluição e alguns como da VW já seguem a norma atual.

  • Vílson Meireles

    Agora vão aproveitar que o Brasil esta quebrado e vai multar a tortela pra poder arrancar um dinheirinho extra da montadora.

  • thi

    acho bom o brasil trazer de volta a petrobras que é a nossa maior riqueza ,isso sim

    • Deadlock

      Se isso for nossa maior riqueza, estamos perdidos. Deviam privatizá-la, pra ontem…

      • Cão Preto

        Pra ontem, não…
        Isso precisa ser feito com muita calma, transparência, participação popular, fiscalização etc. Não estamos num momento bom para esse tipo de coisa. É preciso resolver a crise política primeiro.
        Um dos maiores mandantes do Brasil hoje ainda é o Renan Calheiros…
        Se algo dessa magnitude for feito às pressas, quem irá “adquiri-la”?
        Até imagino quem…

    • Nossa porque? Você já abasteceu de graça lá? Quando precisou de dinheiro, passou no caixa da “nossa” empresa para pegar uns trocados? Geralmente quem fica falando “nossa” Petrobrás quando precisa de dinheiro vai pedir para seu padrão que trabalha na iniciativa privada.
      E a pergunta mais pertinente: O que você fez para ser dono dessa riqueza? Nasceu aqui?

      • thi

        tenho parentes concursados da petrobras ,pessoas bem gabaritadas por sinal,ou vc esta pensando que empresa pulblica entra qualquer zé ruela???nao vale cc viu … tem que estudar amigão e passar, vc já esqueceu que a petrobras ja foi uma das maiores empresas do mundo disparado,ou vc é modinha???eu quero saber oq pessoas como vc vão ganhar com privatização????? ou vc tem um peixe na petros???? já nos orgulhamos sim da petrobras ou vc tb esta esquecido?????????? e outra meu caro, nada é de graça viu,então um americano vai ter direito de pegar um carro gm ou ford e pedir um hamburguer no mc sem pagar tb kkkkkkkk cada uma, argumento mais invasivo o seu cara ,o que esta matando são esses servisos prestados que são todos privados ,profissionais meia boca na sua grande maioria , nada melhor como a vw pra provar ,que vai existir maracutai sendo privada ou pulblica, mas acredito que depois dessas investiguaçoes ela vai voltar com muita força . a não ser que vc queira dar a petrobras a um americano e assim ela deixar a gasolina bem baratinha..ai ai que bobinho , se toca cara o petroleo é uma coisa muito valiosa , e querem se privatizarem vamos ficar com o lixo sendo explorados do mesmo jeito.

        • O que a qualificação dos funcionários da empresa tem a ver com as perguntas que fiz.? E não vai responder minhas perguntas? Porque a empresa é nossa? Você já abasteceu de graça lá? Pegou dinheiro emprestado lá? A pergunta não é o que ganho com a privatização, mas o que a empresa ganha. A Vale ganhou. A CPFL e Telebrás, quer dizer CPqD ganharam ao privatizar. Agora, a pergunta certa é quem perde.. E nenhuma das empresas americanas que você citou são estatais, o que invalida seu exemplo. Aliás, você ainda está nessa dos capitalistas americanos comedores de hambúrgueres? Certo, esse pessoal precisa crescer e sair um pouco da casinha… O que eu tenho eu conquistei, eu paguei, comprei… Tenho 3 imóveis e um jipe velho… Isso é meu. Não a BR. Porque ela seria sua?

          • thi

            cara vc levou ao pé da letra a palavra “nossa” na oração …quando digo nossa ,é pq é brasileira e eu sou brasileiro meu filho , tu é chato viu…então fale isso a galera que tinha poupança na crise da inflação qd o geverno saiu limpando tudo. claro que o que vc comprou é seu , mais sua casa ,seu carro tem lincenciamneto,declaração de renda..deixe de fazer e pagar pra vc ver ha ha hapra de quem é de verdade … e outra tenho um primo que trabalha na vale, deveria parar de ler qd vc disse que a vale ganhou ..ganhou ????? kkkkkkkk..a vale hoje é muito fraca ,antes era ate comparavel a petrobras ..cara por favor,se vc acha que o barsil vai para frente privatizando tudo a torto e a direira sem educação ,boa sorte ..ainda sou a favor de concursos e empresas pulblicas solidas ..atualmente a mentalidade e o nivel da galera concurseiro é outro ,eu estou me formando em eng.quimica ,seria ate mais facil se privatizar para eu trabalhar ,mas não quero pq vai entrar muito filho de papai .a vale não investe mais em nada ..sabe oq é nada?? e esse meu primo entrou adivinhe como??? kkkkk ai ai … o cara nem tec tem e trabalha na parte de auxuliar na parte eletrica. belo exemplo essa vale.

            • Você confunde posse com pagamento de impostos… Sério, preciso organizar seus pensamentos e argumentos. O valor da Vale era estimado em 10 bilhões de reais, foi vendida por 3,3 bi. Em 2014 ela valia 190 bilhões.. De dólares (Lembrando que quando ela foi vendida havia a paridade). Em 2005 ela devolveria ao governo em forma de imposto mais que 5 vezes o valor de aquisição, porque ficou mais eficiente. E o melhor argumento sobre o valor de mercado da empresa, que está disponível na internet, é que você tem um primo que trabalha lá? A função de uma empresa é produzir, não abrigar padrinho político. Melhore seus argumentos da próxima vez.

              • thi

                pagando uma miseria?? meu filho com meu primo conheço uma cadeia de pessoas e colegas que fazem estagio nessa empresa acabada , qualquer empresa creci assim,pagando muito pouco e explorando… a vale não investe em esporte,educção em nada..a petrobras ainda investe nisso ..na federal de sergipe só ela fez um enorme predio de estudo de gás e bio combustivel. vc que deve ser um alucinado .

                • Não, não sou alucinado, tampouco Champollion ou professor de português. Logo, me falta capacidade e talento de responder seu comentário.

  • Artur

    IBAMA, Procon, Proteste… Não seria melhor verificar qual o órgão realmente responsável pela verificação do nível de emissão de poluentes, realizar os testes, verificar se está ou não dentro dos padrões aceitáveis, deferir a possibilidade da VW realizar a sua defesa e somente então, ao final, após tudo apurado, multar a montadora, como fez os EUA?
    Só no Brasil mesmo para acontecer uma bananagem dessas…

    • Alexandre Maciel

      Lá nos EUA acontece exatamente como aqui. Não por outra razão a VW também recorreu da aplicação de multa lá.

      • Artur

        Mas lá ao menos foi um órgão próprio que multou e somente depois de realizar os testes e a VW admitir a fraude.

  • Marcos Pastori

    Assim como ela disse que este motor atendia à legislação de emissões.

    Alguém ainda acredita ?

    • gabriel moraes

      considerando os niveis de leis que se tem no brasil nao chega a ser muito dificil de acreditar nos nene

  • FearWRX

    Desativaram só pro nosso mercado/merdasul? Quanta gentileza, VWB.

  • Alexandro Henrico von Mann

    VW: Call me angel!!!

    • Mr Andrey

      Das auto= Das fraude

  • Roberto

    Entendi, só ativa quando entra em modo de teste, mas tá lá pronto pra ser ativado. Quem acredita nesses alemães mentirosos! Vergonha mundial !

  • Roger Rosato

    LOOOOOOOOOOOL!!!!
    “Tem, mas tá desativado”
    Como se diz “conversa pra boi dormir” em alemão?!
    PALHAÇADA

    • Mr Andrey

      Poisé cara , ta lá kkkk mais desativado??? Sério MSM!!??isso e pra enganar as “antas” do IBAMA?? Não sei , mais eu não caiu nessa de que não foi adulterado! VW das fraude!

    • Artur

      Igual aquela célebre frase: “fumei, mas não traguei!” kkkkkk

  • Alexandre Maciel

    Desativado? Tsc…

    • Cão Preto

      Antes de tudo isso é preciso vencer uma barreira bem mais básica: pouquíssima gente se preocupa com desenvolvimento sustentável / conscientização ambiental no Brasil.

      Obs.: Eu nem sei como está a educação básica hoje, mas creio que educação ambiental é feita apenas por aquelas palestras especiais, em vez de algo diretamente colocado no currículo.
      Assim como não há ensino de ética, relações inter-pessoais, etc.

  • saosao

    De duas uma:
    1. Mentira lavada para não pagar multa
    2. As normas de emissão de poluentes no Brasil são muito frouxas.

  • Rbs

    A vw vai processar o braziu por que ela ta contribuindo para o programa mata mosquito.

  • Snoop Dogg

    IBAMA não toma conta nem dos madeireiros, querem dar pitaco no mercado automotivo.

    • tiago

      Porque eles falham em uma frente devem abandonar todas?
      Se a polícia não der conta de prender os corruptos ela deveria deixar os homicidas em paz?

    • thi

      mas tem uma galera aqui defendendo o ibama kkkkkk NAO TEM MORAL PRA DAR MUTA NA VW E PRONTO!!!

  • Lauro Agrizzi

    Beleza. Agora conta outra piada.A VW tem alguma credibilidade no que diz? Só falta os órgãos de controle acreditarem nela em lugar de testar os veículos e cobrar multas e providências. Eles pensam que o Brasil é um pais de bananas.É claro quye sabem que é.

  • Lauro Agrizzi

    O software aqui polui mais do que desligado kkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Lauro Agrizzi

    Então jogaram dinheiro fora sem sentido instalando um software que fica desligado?

  • cepereira2006

    Eles já pagam pixuleco. Não é justo cobrar multa deles. É um bis in idem.

  • Ailton

    A empresa dos opcionais dos opcionais, sabe que aqui não vira nada e já entrou na justiça kkkkkkkkkkkkk

  • th!nk.t4nk

    Sim, tem o dispositivo, mas tá desativado. Entao nao faz sentido nenhum multar. E outra, num país sério se testa as coisas antes de sair tomando decisão.

    • Alexandre Maciel

      “Por carta, enviada em 22 de outubro de 2015, a Volkswagen reconheceu que veículos Amarok, ano/modelo 2011 (todo o lote) e 2012 (parte do lote), a diesel, comercializados no mercado brasileiro, apresentam o mesmo item encontrado nos EUA.”

      Qual parte dessa oração você não compreendeu?

      O argumento no sentido de o software estar desativado só foi levantado depois da autuação. Qual deveria ser a postura do órgão diante da confissão inicial?

      Num país sério as instituições trabalham como determina a lei. No caso, o IBAMA cumpriu o seu papel e, ante à nova assertiva da inicialmente ré confessa, cabe à VWB demonstrar que se equivocou na sua declaração.



Send this to friend