Ecologia EUA Finanças Governamental/Legal Volkswagen

Volkswagen é acusada de violar nível de emissão em carros diesel nos EUA

volkswagen-passat-tdi-recorde-1

A Volkswagen foi acusada pelo governo americano de manipular os dados de emissão de poluentes de seus carros diesel entre os anos de 2009 e 2015. As autoridades acusam o fabricante alemão de utilizar um software chamado de “dispositivo manipulador” em carros da VW e Audi.

O software detecta quando o automóvel diesel está passando por um teste de emissão de CO2 e altera os parâmetros para passar na avaliação. Após isso, ele libera o propulsor para despejar até 40 vezes mais poluentes que o nível máximo recomendado nos EUA. O programa omitia a presença de óxido de azoto, que ajuda na criação de ozônio e fumaça. A substância é prejudicial para a saúde.

Ao todo, 482 mil carros da VW e Audi foram vendidos dessa forma, sendo Jetta, Golf, Beetle e Audi A3 os mais vendidos, assim como o Passat a partir de 2014. Um auto de infração foi entregue ao fabricante, que confirmou o recebimento.

Sob os termos de Lei do Ar Limpo, a multa a ser aplicada por cada carro chega a US$ 37.500. Assim, a Volkswagen pode ter que pagar um montante de US$ 18 bilhões ao governo dos EUA. Diante da situação, as ações da empresa caíram 4,52% somente hoje.

[Fonte: Autoblog/NY Times/Money]

Agradecimentos ao Alexandre Maciel e Tiago Nori.





  • Mr. Bola de FOGO!

    comprando ações da VW em 3… 2… 1….$$$$$$

    • ObservadorCWB

      Acabou de sair: A VW interrompeu IMEDIATAMENTE a venda de veículos Diesel nos EUA. A multa será BIlionária. País sério é outra coisa.

      • Mr. Bola de FOGO!

        Né….

  • Matheus Lelis

    É das auto

    • Alexandre Maciel

      DAS GAUNER!!! lol

      • Bruno_O

        das gauner e cleptocracia, hj tô aprendendo bastante

        • Deadlock

          Quanto vale conhecer a marca? Já determinaram o recall.

          • V8

            To pasmo !

            Ja vi fabricantes tentarem esconder seus erros… Mas isso é ridículo !

            Pura tentativa proposital de enganar o consumidor e o governo do país.

            Certamente irão receber uma multa para la de pesada ! Fora a imagem arranhada !

            E fica a pergunta… É so lá que a VW tenta enganar o consumidor ?

            • Iran Borges

              Imagina só o que a VW deve fazer aqui!!!

  • V12 for life

    Se isso realmente for verdade além da mancha na imagem da VW/Audi, é capaz dos norte-americanos desistirem novamente do diesel

    • Deadlock

      É mais fácil desistirem da VW.

      • Matheus Lelis

        Verdade, eles são inteligentes, não é como no brasil que se um produto inovador de uma determinada marca não der certo, já crucificam qualquer outro semelhante

      • David Ferreira

        pior que é kkkk vw la e jac aqui kkkk

        • Offspring

          VW tem status de carro caro nos EUA… oh povo desinformado… rs

          • V8

            Entao pq ela sempre esta mal nos rankings de qualidade deles?

  • Alexandre Maciel

    DAS GAUNER!

  • Bruno_O

    VW sendo VW.

  • afonso200

    dá nada, eles recuperam com os altos valores dos carros vendidos aqui no BR,,,,, voyage 1.0 a 44mil, e completo beirando os 60mil

  • Dj Vicro

    E eu achando que só a Hyundai que mentia…

    • Zoran Borut

      Fiat fez a mesma coisa no Brasil com o Mille ELX entre 1994 e 1995. O carro poluia menos em condições de teste do que na realidade. Tomou uma multa de R$ 4 milhões em 1997.

  • motstand01

    Como eu digo, americano não é bobo, tem vários motivos pelos quais eles não compram VW por aqui. A marca trata o mercado americano quase como emergente, a julgar pelas porcarias que vende por aqui e por esse tipo de atitude. VW que presta de verdade, só na Europa.

    Claro que não existe fabricante idôneo hoje em dia, só ver a GM que sabia do defeito da ignição nos carros e só fez recall 10 anos depois, quando já tinha causado 125 mortes. Mas no caso específico dos EUA, a VW exagera na cara de pau, não só nas fraudes, mas também na qualidade horrorosa dos carros vendidos.

    • Bruno_O

      No vw.blog tão dizendo que é conspiração contra a VW ehuuhauhahauha
      Isso é bem típico desse grupo, Fox que corta dedo, motor 1.0 com mais de um milhão de unidades defeituosas e com recall calado via suborno, DSG barulhento “característica do projeto” e etc, são os motivos do meu total desprezo pelo grupo todo. Sei que nenhuma montadora é santa, mas o das carroça é realmente o primeiro no mundo em esconder pilantragem em baixo do tapete enquanto dá tapinha nas costas do cliente falando o quão superior seu carro “alemon” é.
      Sobre os EUA, americano é um consumidor exigente e informado, por isso VW não se cria por lá. Na Europa vende pelo nacionalismo, afinal se a Alemanha não estiver bem $ o continente todo sofre. Fora isso, só vende bem em mercados mais ignorantes e desinformados (incluindo a China).

      • motstand01

        Olha, eu não duvidaria de conspiração não, pois americano é mestre nisso quando quer favorecer empresas nacionais. E no caso específico dos carros a diesel, a VW é dona de mais da metade do mercado, enquanto a GM não consegue emplacar o Cruze TDI de jeito nenhum, por exemplo. Mas é aquela história, eu também não duvido NADA que a VW tenha feito isso por lá, justamente pelo fator que eu disse, de que a marca não tem respeito algum pelo mercado americano.
        Quanto ao motivo de vender bem na Europa, eu discordo totalmente. A marca vende bem porque lá, especificamente, fazem carros muito melhores do que em qualquer outro continente. E esse fator de comprarem VW pra sustentar a Alemanha deixa de fazer sentido quando vemos que a Opel vive em crise, perdendo mercado e dando prejuízo. Mesmo que essa sustentação da Alemanha fosse verdade, não teria nada a ver com nacionalismo, pois VW vende bem em todos os países da Europa. Os VW europeus são ótimos carros. Aqueles feitos para atender outros mercados, não.

        • Bruno_O

          Não compram Opel pois sabem que é da GM, ou seja, a grana não fica por lá. Não acho que tenha grande diferença nos carros VW vendidos na Europa e nos EUA, acho que o povo não compra nos EUA porque reliability é algo mto importante pra americano e ponto fraco da montadora.
          Nacionalismo é tão forte por lá, que a Fiat só vende na Itália (e aqui) praticamente, pois o resto do mundo torce o nariz pra qualidade dela.

          • jjmarcio2

            Muita diferença sim dos carros vendidos na Europa e nos EUA, passat é diferente, golf é diferente e os outros tambem, digo em relação ao refinamento e equipamentos.

        • JAC

          “Em setembro, depois de EPA e CARB exigiu uma explicação para os problemas de emissões identificados, Volkswagen admitiu que os carros continha dispositivos manipuladores”, disse a agência.

          VW, em um comunicado, disse que está cooperando com a investigação, mas é incapaz de fazer mais comentários sobre as conclusões e as alegações da EPA.”

          AUTOMOTIVE NEWS

          • motstand01

            Como eu já disse, nunca duvidei hahaha

        • Offspring

          “E esse fator de comprarem VW pra sustentar a Alemanha deixa de fazer sentido quando vemos que a Opel vive em crise, perdendo mercado e dando prejuízo.”

          A GM quer fechar a produção da Opel na Alemanha (onde o CUSTO é altíssimo) e mandar para China, e o governo Alemão refuta pois isto colocaria milhares na rua (além de fornecedores, etc…). O Governo Alemão subsidia a VW desde quando ela saiu da mãos dos ingleses…

          Seria legal se as pessoas tivessem noção do que falam, pois vejo muita falta de conhecimento em fórum. Uma pena.

          • motstand01

            Fóruns como esse seriam mais interessantes se as pessoas não quisessem dar uma de professor, sendo que não tem capacidade nem de ler e interpretar uma droga de um texto…

            O cara ali falou que na Europa, as pessoas só compram VW pra Alemanha não quebrar, e ainda chamou isso de nacionalismo. Não tem pé nem cabeça. Eu só contrapus, dizendo que se fosse esse o motivo, também comprariam Opel a rodo, mas não compram. Compram VW porque VW tem qualidade por lá, não compram Opel porque a Opel não tem, é simples.

            Antes de falar qualquer coisa, primeiro você tinha que ler os comentários. Pra não vir vomitando essas informações aí, que embora corretas, nada tem a ver com nada na conversa. E fala como se tivesse abafando ainda. Se toca…

        • Minerius Valioso

          Bem que a Opel poderia atuar aqui de novo. Mas com o Brasil em crise, acho melhor ela não arriscar.

      • Paulo Bianchini

        Despreza Lamborghini e Bugatti também?

        • Bruno_O

          Sim, inclusive Porsche. Não porque são produtos ruins, mas porque o grupo que manda e fatura por trás tem tanto escrúpulos quanto o pt. Não colaboro com bandidos.

          • Paulo Bianchini

            Entendi…

        • Offspring

          Quem conhece a história da Lamb e Pur Sang, sabe que o que temos nos dias atuais passa bem longe da história da marca…

          Os grandes colecionadores das marcas as desprezam nos modelos atuais, e idolatram nos modelos ORIGINAIS pré-VW. Bugatti e Lamborghini são carros para Mundo Árabe, China, EUA e Rússia…

      • JAC

        KKKKKKKKKK
        VW acusada de usar software ilegal de controle de emissões
        Não é permitido fazer novos comentários.

      • Absurdo

        Bom, cita alguma opção dentre os populares que seja melhor que o up.. o interior não é agradável, mas o motor, o câmbio… putz, sem comentários. Sincero, o que deve melhor se sobressair em tudo é o HB20, mais vai montar um quase completo com automático(só 1.6).. já saí quase o valor da categoria acima..
        Só pra constar, comentei isto, pois pelo teu comentário a VW só faz caca, sendo que a GM, FIAT e outros, estão no mesmo ponto, na m.

        • Bruno_O

          Como disse, não entro no mérito dos produtos. O Up sim parece o melhor da categoria. O problema é quem está por trás, e por isso, eu, não compraria.

        • Bruce Wayne

          o Novo Ka .

          • Absurdo

            Já viu o cofre do novo Ka? Parece quarto de adolescente, é uma bagunça.

            • Edson Fernandes

              Mas isso é o normal da Ford viu. Ela não costuma colocar capaz para não deixar os fios aparentes.

    • Minerius Valioso

      “A marca trata o mercado americano quase como emergente, a julgar pelas porcarias que vende por aqui e por esse tipo de atitude. VW que presta de verdade, só na Europa.”

      Estou curioso quanto à isso. Além do Jetta com o velho motor 2 litros, quais as outras críticas merecidas à ela no mercado norte-americano?

      • motstand01

        Manutenção cara demais, produtos empobrecidos ao excesso (por exemplo, o Passat e o próprio Jetta, cujo modelo vendido aqui sempre foi melhor acabado, ironicamente), letargia em desenvolver produtos que o americano realmente quer comprar, preços altos demais. A VW não trata os EUA com seriedade, então os americanos devolvem na mesma moeda.

  • cepereira2006

    Tá vendo? Se tivessem investido no Brasil nunca teriam descoberto suas falcatruas. Se descobrissem, nunca ganhariam multa. Se ganhassem, nunca iriam cobrar. E se cobrassem era só subornar…
    Investiram lá, perderam a liderança aqui e ainda tomam uma talagada. Merecida, por sinal. Aprendam a investir onde ainda te valorizam, VW. Ah, e enfia essa barra de torção no ….

    • Zoran Borut

      Fiat e Mille ELX mandaram lembranças.

  • DiMais

    EUA já não tem muito amor pela VW, daí os alemães ainda fazem isso…

  • Freitas

    Volks… sua fanfarrona!!!

  • Marcelo Alves

    Deu ruim.

  • JAC

    Das Fraude
    Em um comercial de televisão que foi ao ar com freqüência este ano nos Estados Unidos, VW diz que é o “No. 1 diesel carro da marca na América”, gaba seus carros são “diesel limpo” e pede telespectadores, “Não é hora da engenharia alemã? “

  • JAC

    Mercado europeu tem as mais rigorosas normas de emissões de CO2 do mundo,vai que Das Fraude é seu “diesel limpo”………

  • JAC

    Depois da Queda, O Coice!
    19 de setembro de 2015 10:43 CET
    FRANKFURT (Reuters) – O declínio nas vendas de veículos da Volkswagen grupo acelerou para 5,4 por cento em agosto, de 3,7 por cento em julho, com a montadora citando mercados difíceis na América Latina, Rússia e China.

  • ARENANB

    Não se confia em nada do que a VW diz. Aliás, uma coisa que não entendo é por que sempre divulgam uma potência menor para os carros da VW? Golf deve ter uns 180 cv o 1.4T, Up tem perto de 140. Alguém sabe dizer se a potência interfere em questões tributárias?

    • José Luiz Lourenço Junior

      Sim, existe questão tributária, que por sinal é outra fraude, afinal sempre informam bem menos do que o real. Agora um caso curioso é o do Jetta aspirado, no dyno ele deu apenas 107 cv e a VW informa 120 cv.

      • MMM

        Questão tributária para potência???

        • rafa93

          também não compreendi, nos regulamentos de icms e ipi a incidência é com base na litragem do motor e não potência

    • Thales Sobral

      Você confia cegamente no dinamômetro da fullpower?

  • celso

    Antonio F. e B_Bunny, cadê vocês pra defender a Volks ?
    Estão descendo o pau na amada de vocês.

  • Bruce Wayne

    Das Auto né.

  • PCPartsFan

    Americanos fazendo Americanices. Devendo quase 19 trilhões de dólares e com gastos sociais aumentado a cada dia, a administração comunista de barack hussein obama (com letras minusculas) e seus capangas democratas estão acabando de falir a América. Tudo começou com a Toyota e seus tapetes em 2009 depois vieram
    DENSO, Yazaki,Furukawa Eletric que tiveram seus executivos presos acusados de ” Fixação de Preços” que na verdade puniu as empresas Japonesas por praticarem o verticalização na produção de autopeças. Nos outros Países isso se chama eficiência mas no duplo padrão americano isso é considerado fixação de preços.
    Depois TAKATA e muitas empresas Japonesas sentiram a mão pesada da Máfia de Washington e Wall Street. Talvez seja por isso que mesmo depois de 70 anos depois do fim da 2º guerra os Yankees insistem em manter bases militares e estações espiãs Echelon em Países aliados como Alemanha e Japão para levar vantagem comerciais e na captação de segredos Industriais.
    Agora obama quer enfiar a mão também no bolso dos alemães ? Cuidado, tá dando muito na cara Mr. obama,antes
    o governo americano aplicava a sua “agenda” para Países aliados de maneira mais sutil como o “Acordo de Plaza” .
    Esse é o padrão Americano de resolver seus problemas, regras só servem quando eles poder tirar vantagem sobre elas,quando não, eles rasgam tudo e reescrevem tudo à seu favor.

    • celso
    • Offspring

      Ahn????

      O Governo multou a GM em valores records!

      Quanta revolta a tua: A VW admitiu que cometeu fralde! Fim de papo! Vá lá chorar no teu travesseiro de Kombi e beber leitinho na canequinha de Fusca…

    • Usa8

      Meu Deus, está escrito que tem uma lei que pune carros que liberam mais gases poluentes que o limite, e parece que a VW estava burlando esse sistema.
      Os Airbags da Takata eram falhos e apresentavam risco de morte. Fraude, também?

    • JAC

      “Eu, pessoalmente, lamento profundamente que nós tenhamos quebrado a confiança de nossos clientes e do público”, disse Martin Winterkorn em um comunicado publicado pela montadora neste domingo. “A Volkswagen determinou uma investigação externa sobre este assunto.”

  • PCPartsFan

    A Volks tá numa enrascada, obama quer uma graninha para as eleições de 2016 e o troco para seu obamacare.

    • tiago

      Se não me engano, essa multa de até US$ 30 mil, vai para os donos dos TDi, que foram trapaceados pelos alemães da Audi/VW.
      Digo, se, pelo menos a maior parte, deste valor não for para os consumidores, pegaria mal para o governo americano.
      Você nunca estranhou que a VW era a única “mainstream” que conseguia por o TDi em quase toda sua linha, enquanto outras montadoras não conseguiam vender seus carros com motores diesel!?
      Mas isso ficará melhor esclarecido com o decorrer das investigações.
      Sobre o governo Obama, minha opinião é o oposto da sua, acho que ele está governando o pais muito bem.

      • PCPartsFan

        Eu não quero advogar em prol da Volks, mas você sabe, os democratas são famosos em usar todas as vias possíveis para proteger sua industria automotiva. Isso ficou claro com a Toyota nos casos de aceleração involuntária que depois nem a NASA encontrou evidências conclusivas em seu relatório final. Está lá no site oficial da NASA e do NHTSA.
        Recentemente os Bancos Suiços foram obrigados a liberar a lista de seus clientes,até ai tudo bem,os escândalos da FIFA….
        E o que isso tem ver com a Volks ? Tudo!
        Na administração obama Washington migrou da guerra convencional para a guerra de informação e guerra comercial,principalmente contra o Japão e agora me parece contra a Alemanha também .

        • celso

          Mas as montadoras americanas GM e Ford também já sofreram com a justiça de lá.

          • PCPartsFan

            É mas repare nos números,enquanto as montadoras estrangeiras pagam números em 9 dígitos depois da virgula, as montadoras americanas pagam 6 dígitos no máximo. Sem contar que as agências de propaganda,ops, digo imprensa como CNN, FOX NEWS,ABC,CBS,NBC etc,etc rodam matérias 24 horas por dia quando se trata de uma montadora estrangeira.
            Eu conheço muito bem os truques desses patifes mafiosos quando se trata de defender aquilo que eles chamam de “National Interest”.

            • celso

              A Volks não vai pagar US$ 18 bi. Ela vai fazer acordo como fizeram Toyota e GM, aí desembolsa US$ 1 ou 2 bi e fica por isso mesmo.

              • PCPartsFan

                Os escritórios de advogacia devem estar alvoroçados com esta notícia,já pensando nos acordos milionário$$$$$ que serão fechados. Na terra dos processos esses abutres ficam com a maior parte das indenizações.

                • Offspring

                  O caso “Ford P into” foi o precursor do Recall dos dias atuais e a maior multa da história da indústria…

                  Afffff… não manja nada de automóveis e da história da indústria…

    • Offspring

      Fanzinho de VW só fala asneiras…kkkkkkkk

      Comentário digno de “Pérolas das 4 Patas”……..

  • rafa93

    Não saiu uma notícia a um tempo atrás que o grupo vw estava com 19 bilhões em caixa e estava interessado em comprar a fiat, ou algo semelhante? pelo visto agora sabem onde destinar tal montante…
    Uma dúvida que a matéria não contempla, quando o software regula o veículo nos testes para ficar em conformidade com as normas o motor sofre alteração em seu desempenho?

  • JAC

    O software também tem sido usado na Alemanha?
    Especialista carro Ferdinand Dudenhöffer agora exige também a investigar a prática de ensaios de emissões na Europa. “Certamente agora precisamos buscar e clarificar a aplicação deste software também foi utilizado na Europa e na Alemanha e valores de emissão de falsas engana a Comissão Europeia e pelo Ministério Federal dos Transportes para as coisas”, Dudenhoeffer disse aos jornais da “Funke Media Group”.

  • Lauro Agrizzi

    Das Fraud

  • Gio

    Assim fica fácil vender os carros a Diesel mais baratos e com melhor performance do mercado…

    Isto, além de imoral, ruim para o meio ambiente, é concorrência desleal. Os concorrentes estão gastando milhões para concorrer contra um fabricante que burla as regras.

  • Astron

    Cacete, 71 bilhões de reais, é todo ajuste fiscal que o governo sonha, e ainda sobraria pra alavancar o PIB rs

  • JAC

    Das Fraude.
    Volkswagen AG
    XETRA: VOW3 – 21 de set 10:23 CET
    131,2031,20 (19,21%)

  • João LP

    A VW fará recall e instalará nos carros dos EUA a mesma tecnologia não poluente usada na Europa ou essa tecnologia não existe e há fraude também na Europa?



Send this to friend