Fiat Mercado Montadoras/Fábricas Volkswagen

Volkswagen e Fiat param por falta de bancos

volkswagen-voyage-trendline-10-avaliação-NA (14)

As montadoras Volkswagen e Fiat estão paralisadas por conta da falta de bancos nas linhas de montagem. No caso da marca alemã, o problema afeta as três plantas, enquanto a italiana apenas a unidade de Betim/MG.

O problema é que o fornecimento de assentos para automóveis é feito pela empresa Keiper, que suspendeu a entrega por conta de questões contratuais referentes a reajustes de preços. A 2ª Vara Cível de São Bernardo do Campo/SP expediu uma liminar que obriga a empresa a retomar o fornecimento de assentos para os carros das montadoras acima.

No entanto, a Keiper alega que não há como fazer, pois os funcionários estão em férias coletivas. Além disso, vai recorrer da decisão. Com isso, a paralisação na linha de montagem acaba afetando também outros fornecedores, que não poderão entregar às fábricas. A Fiat estima que 50 mil pessoas estejam paradas na região de Betim por conta dessa situação.

[Fonte: Automotive Business]





  • Tosca16

    Não entendo como tem demanda já que as empresas pararam por falta da entrega das peças (bancos neste caso) e a empresa fabricante das mesmas dá férias coletivas … Ao menos desse férias a uma parte dos funcionários para adequarem a produção a demanda, mas atendessem as empresas que já tinham pedidos . (Ah e não tinha lido ainda em nenhum local sobre esta informação dos reajustes dos preços, sendo assim tem alguma explicação lógica).

    • Edson Fernandes

      Depende. Fabricante é fogo… eles te pedem uma demanda de 2000 objetos e amanha solicitam 10000 e vc tem que atender. Tem que entender melhor isso.

  • Tosca16

    Quando eu li esta matéria pensei que era o mesmo caso da Chery que deu férias coletivas a uns 140 se não estiver enganado, pois falavam também no atraso do envio de peças, mas depois vi que não tem nada haver já que não citaram os fornecedores e são peças oriundas da China.

    • CignusRJ

      “…não ten nada A ver” é o mais correto.
      Não leve pelo lado errado é só uma ajuda :)

      E por falar em Chery quando ela criará um departamento de marketing? me recuso a acreditar que tenha um e seja tão incompetente. hoje conversando com um taxista ele se surpreendeu ao saber que os carros já são feitos no Brasil.

      • Tosca16

        Obrigado pela correção . Eu já acho que ela tem sim um departamento de marketing, só que acho que é incompetente mesmo .

      • Artur

        Tem razão. A JAC, por outro lado, quando começou a operar no Brasil, tinha uma estratégia de marketing agressiva (lembro das propagandas com o Faustão exaltando os 6 anos de garantia) e isso ajudou a marca a se estabelecer (ainda que mais ou menos) no mercado.
        A Chery deveria seguir pelo mesmo caminho.

        • Quando falamos em marketing não trata-se apenas de ser agressivo ou não, mas tem o fator “budget”, às vezes não há verba para investirem de forma agressiva. Motivos para a matriz não liberar verba para isso, aqui no Brasil, não faltam…

          • Pacheco

            Mas ai está o problema… infelizmente no Brasil, só se vende com agressividade. Pode ver o comercial das grandes empresas, são todos agressivos e forçando o cliente.

        • jkpops

          que que estão na ociosidade mas tem dinheiro pra investir.. é só colocar um dos modelos em uma novela e já começa a vender bem lembram do lançamento do constellation no carga pesada?

      • João Cagnoni

        HAVER HAVER HAVER HAVER HAVER

  • Bem que meu professor do colegial sempre falava. Nunca subestime o poder dos bancos.

    • Boris

      tem gente q nao vai entender a piada.

      • Lucas Furtado

        Explica aí vai

    • Mestre Fioda

      kkkkkkkkkkkkkk..Boa essa..

  • Maycon Farias

    O negócio ta feio. Estou com medo do que ainda pode acontecer com o país.

    • Cezar

      Notícias ruins:
      “Lava Jato é arquivada por falta de provas”
      “Renan Calheiros é reconduzido ao cargo de presidente do Senado Federal”
      “Fernando Collor é absolvido no STF pelas denúncias apresentadas”
      “Eduardo Cunha reassume mandato na Câmara”
      “Fernando Capez lidera pesquisas para o governo de São Paulo”
      duvida???

      • Traveller

        Faltou a pior: o molusco continua solto e lidera as pesquisas pra 2018!

        • Cezar

          Jamais. Tá morto politicamente… Eles vão levar 10 anos pra recuperar o partido

          • CignusRJ

            nunca subestime a ignorância humana.
            Um belo exemplo para definir Lula e a situação atual dele.
            “O encantador de burros é sempre perigoso, não pelo encanto mas pelos encantados”
            Meu velho e sábio pai dizia isso.

            • João Cagnoni

              Como se o Lula fosse diferente dos bandidos que aí estão… O pesadelo continua, tem muita gente interessada em mamar no governo.

              • th!nk.t4nk

                Diferente? O Lula é o mais esperto e perigoso de todos eles. Mas sim, tá cheio de bandido à solta ainda e que não vão largar o osso tão fácil.

                • João Cagnoni

                  Quantos você diz por “tá cheio”? Na minha opinião o sistema deve ter no mínimo 100 mil de envolvidos entre empresários, políticos e funcionários corruptos com envolvimento direto na política.

          • Redpeak77

            10 anos não são nada… olha o Collor aí!

            • Cezar

              Então, se ele estiver vivo, não duvido que ele volte, tendo em vista a grande penetração popular que sempre teve. Mas nas próximas eleições sem chance… Muito menos gerais assim. Talvez consiga algum cargo localizado em centros de esquerda, como o ABC paulista

              • Redpeak77

                Se ele se candidatasse, acredito que ele passaria sim pelo primeiro turno ainda nesta eleição, pois já tem muitos votos garantidos, enquanto a oposição vai ficar dispersa entre tucanos, cunhas, bolsonaros e outros cancros em geral.
                Mas não acredito que ganhe um segundo turno (Deus nos livre).

                • Pacheco

                  Não ganha no segundo por que toda a oposição se junta contra ele…
                  Não podemos negar que ele é mestre em liderar. Se transformou no simbolo da esquerda e é idolatrado por muitos.

                  Falta a Direita um Simbolo. O Bolsonado tenta ser esse simbolo, mas perde votos e admiradores pelas falas grosseiras e sem critério. Falta a ele um bom marqueteiro que possa cuidar da propaganda.

          • Pacheco

            Olha, eu estou torcendo para que seja verdade. Mas temos 2 anos até as eleições e não duvido dele fazer a cabeça da maioria e ainda voltar como herói da nação.

      • Lucas

        Vidente?

  • Cezar

    A indústria automotiva está em baixa por causa dos bancos.
    Até 5 anos atrás, qualquer um conseguia um financiamento sem entrada em 60x e ia de carro novo pra casa.
    As lojas montavam cadastros falsos e os bancos não fiscalizavam.
    Depois da crise de inadimplência, a história mudou. Centenas de operadores de créditos perderam a boquinha (com retornos altos nos contratos) e os comprovantes de renda são minuciosamente examinados.

    • th!nk.t4nk

      Podiam fazer uma matéria sobre isso. Tem muito carro sendo retornado? Seria legal ver uma estatística e uma pequena análise da situação dos endividados.

      • Pacheco

        Tem até site só de carros de financeiras sendo vendidos pela divida. E tem uns de proprietario que não consegue pagar que passa o carro de graça pra vc assumir os documentos e carne.

        • Rafiuskes

          Desculpe minha ignorância, mas sempre achei que os carros recuperados de financeira iriam todos pra leilão. Vc poderia passar quais seriam esses sites? Tenho interesse em comprar um carro e quem sabe tenha algum bom negócio né.

          • Pacheco

            Só jogar no google ou no OLX amigo. Os proprios operadores vendem. Claro, isso é tudo um pulo do leilão que o carro vai. A propria advocacia que pegou o carro vende ele e repassa o valor ao banco.

  • Adoroooooooooo.

    • Zoran Borut

      A maneira mais rápida de desbancar as quatro grandes!

      • Pacheco

        Eu ri… kkkkk

  • ChalMust

    As eternas brigas de reajustes de preços entre autopeças e montadoras. Trabalhei apenas 13 anos nesse inferno. Só falo o seguinte: essa Keiper é corajosa … pena que sofrerá retaliações comerciais mundo afora … Na verdade, todos os demais fornecedores deviam seguir o exemplo da Keiper … assim as montadoras teriam um pouco mais de respeito nesta “parceria” comercial.

    • cepereira2006

      Elas aumentam seus preços infinitamente e sugam sem dó seus fornecedores. É bom demais ver tomarem no c% de vez em quando.

    • Tosca16

      Se não tem nenhuma outra empresa capaz de suprir as montadoras tá certa mesmo a Keiper em fazer isso.

    • Mestre Fioda

      Disse tudo. Tinha que ser uma relação de parceria, mas na verdade os fornecedores são espremidos trabalhando com margens que colocam o negócio em risco. Penso que a associação das autopeça deveria ser mais forte em sua atuação.

      • Essa pressão é histórica. Tanto que foi uma das responsáveis por uma tentativa de se ter uma empresa brasileira de automóvel. Chantagem pura.

  • Junior_Gyn

    Fácil de resolver, só disponibilizar a versão pé de boi sem os bancos, e vender os mesmos como opcionais, compra quem quer. Quem não tiver condições de comprar os bancos originais, pode adaptar uma daquelas cadeiras de fios, só cortar os pés e soldar no chão do carro.
    Já que essas montadoras são cheio de ficar vendendo pacote de opcionais…

    • Lucas Furtado

      Essas cadeiras são chamadas de cadeiras de macarrão. O cantor Falcão apoia essa ideia.

    • zekinha71

      Essas cadeiras são clássicas, nos anos 70 a casa que não tinha uma estava fora de moda.

      • Junior_Gyn

        Pra mim são umas das mais prazerosas de se sentar, por isto citei elas

    • Tosca16

      Colocar uns Recaro como opcionais kkkkkk .

      • Junior_Gyn

        Rsrs, pelo mesmo preço do carro né, só se for rs

      • Fanjos

        Tipo isso

        • Tosca16

          Bem isso kkkk

    • João Cagnoni

      Enquanto isso no escritório deles: “Vamos tirar os bancos e aumentar os preços!”

  • Marcus Vinicius

    A solução é importar esses bancos da Argentina no caso de VW e Fiat que tem carros similares feitos nos país vizinho ou variantes até normalizar a situação !

  • Natán Barreto

    O que me espanta é que duas gigantes do ramo automotivo dependam de uma empresa só

    • A questão não é dependência, mas parceria. Imagine um câmbio (Isso falo por experiência própria). Há anos de pesquisa, ajuste entre ele o motor, testes etc. Pois bem, você vai passar esse projeto para duas empresas? Caso uma pare, vai chegar com as especificações para outra empresa e falar “Olha, faz esse câmbio para mim?”. Até alterar toda a cadeia produtiva e linha de montagem com as novas especificações… É natural os fabricantes dependerem apenas de um fornecedor para determinado item. O que tem que haver é um controle do estoque. Não sei se no caso não foi feito ou se passou muito do limite de controle de estoque.

      • Tiago A M Ferreira

        Amigo, esse tal “controle de estoque”, no caso da Volkswagen, não se aplica, pois eles trabalham com o sistema Just In Time. Trabalhei em empresa de fornecimento de painéis – e que por sinal também fornece bancos principalmente para a Renault e PSA – e toda a produção era conforme a demanda diária da montadora. Na época em que estive por lá o auge foi de 800 carros/dia na linha Fox (2013), mas cerca de 8 meses depois, quando a crise começou a mostrar sinais de que realmente ia se instalar, esse volume caiu para 250 carros/dia. Aliás, eu e vários colegas fomos dispensados devido ao baixo volume de produção…
        Concordo que a questão de planejamento é fundamental, mas certamente a empresa fornecedora em questão só cortou as entregas devido a algum entrave contratual ($$), pois a logística não deixaria faltar matéria-prima para produzir os bancos, bem como a VW não deixaria faltar bancos se a produção estava em dia. Aliás, a cada atraso do fornecimento são geradas multas, e estas são bem elevadas.
        Por mais que ocorram reajustes por conta de dólar alto, os valores são negociados com a montadora e, caso elas não entrem em acordo, ocorre um período em que as entregas devem ser realizadas até que seja estabelecida uma nova parceria para fornecimento das peças.
        Aqui em S J Pinhais, pelo que me recordo, a empresa que fornece para a VW é a Johnson Controls e, até então, não me recordo de paralisações devido a problemas de fornecimento.

  • Felipe

    Sempre imaginei que quem fornecesse bancos para a maioria das montadoras fosse a Lear Corporation…

  • Wagner Lopes

    Que isso??/ Em plena crise tem Itau e Bradesco fazendo bilhão de lucro só na agiotagem. Só requisitar um deles…..kkkkkkkkk.

  • Victor Hugo

    Uma empresa dessas (Keiper) tem que ter culhões para fazer uma montadora parar sua produção. Imagine que as montadoras finalizem o contrato de vez com a Keiper…. Vai fechar as portas de vez!

  • Louis

    Faça um pedido de emergência na Recaro.

    • Tosca16

      FIAT e VW de Recaro hj ? Rapaz eles preferem vender sem os bancos que investir pesado neste equipamento .

      • Louis

        Na verdade nem sei se ainda existe Recaro, mas lembro do VW do eu pai nos anos 80 com bancão Recaro, era um luxo. Se não me engano, Kadett GSI também vinha com Recaro. Agora Fiat não lembro de nenhum…

        • Sem sombra de dúvidas que o Kadett GS, Kadett GSI e o Monza S/R vinham de série com bancos Recaro.
          Vale lembrar que a Fiat jamais equipou seus carros com Recaro!

  • João Cagnoni

    E eu que pensava que o que não faltava nesse país eram bancos.

  • th!nk.t4nk

    Ô bancos feios desse Gol heim! Acho que nem Uno tem bancos tao feinhos!

    • O problema passa longe de serem apenas feios (E são. Você não viu os originais do G5 sem o pacote Trend. Brilhavam como se tivesse com cristais de areia, pareciam cobertores de mendigo). Eles são ruins. A posição mais baixa pediria bancos melhores. O meu Gol 1.0 a despeito do motor menor que meu Palio 1.3 era bem mais gostoso de dirigir. Por até uma hora seguida. Viagem de 4 horas preferia aquele câmbio de prego preso na areia e suspensão de Del Rey do Fiat.

  • Diogo Oliveira

    Kkkk Não tá fácil pra ninguém. kk

  • Rbs

    O pessoal do Bradesco pira com uma noticia dessa!!

  • leandro

    A industria ta assim demitindo monte e depois não consegue atender seus clientes empresarios fracos despreparados não e so falta de mão de obra qualificada mas tb de gestores é isso é tudo desqualificado falta ensino foda nesse país.

  • Luís Gustavo de Barros

    Antes o povo brincava que os carros nacionais tinham até os bancos como opcional. Agora nem mais isso.