Ecologia Europa Manutenção Volkswagen

Volkswagen encontrou a solução para arrumar os motores EA189 do Dieselgate

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Para concertar o estrago feito pelo software de adulteração de dados de emissão, a Volkswagen criou um plano para correção do problema nos motores diesel EA189. Dos 11 milhões de carros envolvidos, 8,5 milhões estão na Europa, onde a Volkswagen distribuiu o EA189 nas versões 1.2 TDI, 1.6 TDI e 2.0 TDI.

No caso dos motores 1.2 e 2.0, a Volkswagen precisará apenas atualizar o software para que as emissões de óxido de nitrogênio voltem aos níveis normais. Acredita-se que a modificação estará disponível muito em breve nos concessionários.

Já o 1.6 TDI dará mais trabalho. O propulsor diesel precisa receber o novo software, bem como ter seus bicos injetores substituídos. No entanto, a maior troca será a do catalisador, que precisa ser de tamanho maior. Esse motor tem 3,6 milhões de unidades afetadas na Europa. Ainda assim, em nenhum caso o AdBlue (ARLA 32) será necessário.





  • Lucas de Lucca

    Mas essas mudanças afetarão desempenho e consumo ou apenas vai corrigir o problema?

    • Solução kkkk
      .

      • Lucas de Lucca

        kkkkkkk

      • Bruno Wendel Marcolino

        kkkkkkkkkkkkkkkk

      • Hadson Nobre

        OFF: podem lançar esse carrinho aí. Gostei bastante do modelo. Seria um ótimo novo gol. rsrs

    • FocusMan

      Pergunta interessante.

      Se afetar o desempenho o consumidor terá o direito de reclamar por ter comprado um produto e recebido outro.

      • Carlos Eduardo Favoreto Milani

        Aqui no Brasil sim! Artigo 6 e inc. VI do CDC salvo engano… Vamos ver como vai ser com a Amarok!

        • Mauro Schramm

          Será? E os CV-CAOA no motor do Veloster? hahaha

    • Gustavo Melo

      nos casos de simples atualização de software para os motores 1.2 e 2.0 TDI (Amarok) apenas correção, já o 1.6 TDI novo software deve ser instalado e trocados bicos injetores e catalisador (filtro), a simples mudança de filtragem de gases não afeta desempenho, esse motor também não é comercializado no Brasil

      • Maurício Menon

        Se mudar o catalisador muda um pouco o desempenho…por isso muita gente tirava eles nos anos 90.

      • Wolfpack

        O que você acha que um novo mapa do motor irá fazer? Santa ingenuidade!

    • Wolfpack

      Acho que não né, troca de bico injetor e a colocação de um catalizar maior só afetará a estética do carro! Isso é óbvio que o consumidor terá que pagar por esta pedalada da VW. Vergonha!

  • Louis

    A pergunta que não quer calar: vai ter alteração no desempenho ?

    • ALVIN_1982

      Nada vem de graça… tudo tem seu preço…

    • Renato Duarte

      vai ser necessário a alteração do catalisador, por outra peça de maior volume, é normal que o motor tenha desempenho reduzido. Mas nada que seja “tão” notado pelo proprietário.

    • FocusMan

      Se tiver alteração os clientes poderão reclamar na justiça e a conta ficar bem cara. Acredito que a adição do novo catalizador maior deve ser para ter uma maior área de “limpeza” sem criar maior restrição ao escape.

      Entendi tb que no modelo 1.6 terá novos bicos para aumentar a vazão de combutível e usar uma mistura mais rica. Mistura pobre gera maior emissão de NOx, que é o ponto crítico nesses carros.

      • Edson Fernandes

        Eu só quero ver a explicação final… pq só mudar o software não adianta. Se fosse isso, teriam feito isso sem prejudicar o ar e o consumidor.

  • Matheus

    Deve ter alteração no desempenho.
    Se for uma simples atualização de software, por que já não utilizaram essa configuração originalmente?
    Não precisava fraudar os testes se o motor consegue passar no teste de emissões sem alteração nos componentes mecânicos…

    • Louis

      Quantos proprietários voltariam para a concessionária, se souberem que o carro perderia desempenho depois da atualização ? Ou será que serão obrigados?

      • Renato Duarte

        provavelmente o governo local criará uma forma de obrigar os clientes a realizarem o recall,,, exigindo comprovantes do procedimento para renovar a licença anual.

        • Prof.X

          Provavelmente não, pois o consumidor comprou o carro de boa fé acreditando que ele iria satisfazer os indices de emissões.

          • motstand01

            Justamente por isso a VW é obrigada a consertar todos os carros. O cliente não pode se recusar, lá fora é lei, ou vai no recall ou não tem licenciamento.

      • PEDAORM

        No Brasil, onde não há os mesmo limites de emissão da Europa, creio que não será obrigatório pelo governo.

    • FocusMan

      Acredito que não terá alteração. Se tiver alteração a conta ficará mais cara ainda.

  • dogmarley

    como é lindo carro 2 portas… babando nesse golf.
    uma pena que nesse país carro 2 portas seja sinônimo de frota. ou seja, pelado e branco.
    ou em outro extremo, carro de nicho, recheado e caríssimo.

    • leandro

      Na década de 80 e começo da de 90 era o oposto, era raro ver um carro 4 portas, era tido como “batia mt lata” ou “entrava mt poeira” ou simplesmente era carro de táxi..
      Raro ver um Voyage, Passat ou até mesmo Brasília de 4 portas

      • Sim, só que eles exageravam ao contrário. A Caravan ficava até desengonçada de tanta lata sem uma porta… Fora a solução do Del Rey/Corcel II… Uma porta do tamanho do Fiat 147.

        • Edson Fernandes

          kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

          E era pesada ainda por cima.

    • Linkera

      Nem me fala…
      Saiu a notícia do lançamento breve do 208 GT no Brasil, 4 portas é claro, tesão de carro, mas é desanimador ver aquelas portas atrás ferrando com o design do carro.

      Estou no meu 4º carro e, não coincidentemente, meu 4º carro de 2 portas e por isso sou muito suspeito pra falar.

      • Carlos Eduardo Favoreto Milani

        Cara, estou no meu primeiro Duas portas e não sei para onde correr para o próximo! hahaha
        Tenho um Fox GII 1.0… queria algo mais potente e confortável… contudo os próximos são 500, DS3 e depois dos 100 , só nos 200.. tá difícil!

        • Linkera

          A missão é dura, mas vamos lá rsrs, vou listar só carros 2 portas usados abaixo de 100k, com certeza faltarão um monte na minha lista pq eu fiz de cabeça, mas pode te dar uma luz.

          BMW 120i Sport Edition 2.0 136cv (tração traseira! Have Fun!)

          Citroen C4 VTR 2.0 143cv (o meu atual, suspeito pra comentar rsrs)

          Citroen DS3 1.6T 165cv ou 172cv (Canhãozinho!)

          Fiat 500 Spor Air 1.4 107cv (boa relação peso x potência)

          Fiat 500 1.4T Abarth 172cv (Estúpido! Esse não sabe brincar!)

          Ford Ka 1.6 110cv (Boa relação peso x potencia)

          Honda Civic SI 2.4 206cv (aspirado, coupê, lindo, mas caro!)

          MB CLC 200 K 1.8T 184cv (Monstro! Merça turbo e leve!)

          Peugeot 206 Allure 1.6 112cv (boa relação peso x potência)

          Peugeot 207 XS 1.6 112cv (boa relação peso x potência)

          Peugeot RCZ 1.6T 165cv (pra mim o mais arrebatador, mas ainda caro!)

          VW Gol G5 1.6 104cv (raro, mas acha!)

          VW Fusca 2.0T 211cv (Animal!)

          Volvo C30 T5 230cv (Estuprador!)

          • 4lex5andro

            epoca de chevette, dodges e corcel, tempos em que carro duas portas era regra, e hoje , uma raridade ..

            o que mostra o quanto o mercado brasileiro é obtuso e restritivo ..

          • Carlos Eduardo Favoreto Milani

            Cara, desta lista, sempre considerei o VTR, mas nunca achei um que não tivesse passado por um processo de “manolização”… Os que realmente acho uma opção viável são Ds3, Fusca e 500 (cult mesmo), os outros, pela questão da manutenção fica meio complicado seminovo com mais de 5 anos… Triste a VW ter parado com o Gol/Fox 1.6 nessa nova geração (você citou o gol como raridade, no mesmo caminho o Fox 1.6, que foi comercializado um ano somente na versão bluemotion3pt), ou mesmo a falta de ousadia de estender o motor TSI a versão 2PT do UP!

            • PEDAORM

              Uma opção que não foi citada que é uma ótima pedida de semi novo é o A1.

              • Linkera

                Eu estava pensando nisso ontem a caminho de casa, faltaram os Audis na minha relação rsrs
                Abaixo de 100k entrara A1, A3 e até mesmo o TT.

            • Linkera

              Posso falar com propriedade do VTR amigo: acho que você não prourou direito rsrs.
              Eu pesquisei muito antes de comprar e meu pré-req era que o carro estiviesse o mais original possível.
              Encontrei bastante VTRs virgem nessa minha busca, mas o que me chamou a atenção foi o que comprei: 2007, 64kms, Faróis Direcionais e Couro. As únicas aftermarket que tinham no carro eram aceitávies tais como Central Multimidia Booster com camera de ré, pintura das rodas 15″ em grafitte e xenon 8000k nos milhas. As rodas já foram embora e deram lugar às rodas 17″ do VTS, subi um aero original nele e vou tirar esses milhas azulados.

              Suas opções são excelentes, mas se for de 500 considere somente o Sport Air porque o Cult é o motor de dentista do Uno (1.4 8v de no máximo 90cv) enquanto o Sport Air é 1.4 16v de 105cv, que leva o pequeno de 0-100km/h em bons 9,9s

              Nem me fale quanto à falta de 2P no Up TSI, quando vi esta notícia fiquei imensamente chateado pois eu simplesmente babei no Up europeu que levaram no salão do automovel em 2012 que tinha um visual muito esportivo, 2 portas e a tampa de vidro na mala.

              • Carlos Eduardo Favoreto Milani

                Os vtrs aqui de Londrina estão beeem mais ou menos!
                O a1 em face a fabricação nacional do motor TSi parece interessante, contudo o cambio, e as diferenças no bloco podem assustar!
                Acho que o ds3 com o Prince parece ser o mais racional, motor manjado e ultra compartilhado… Pra mim seria ideal um carro um pouco maior polo/golf 2pt com o 1.0 tsi seria o equilíbrio ideal entre necessidade e felicidade automotiva!

            • Fabricio Conchon

              desses eu tenho o 500 e tô pensando no fusca como segundo carro.. Gosto muito dos 2.

              • Carlos Eduardo Favoreto Milani

                Dos da lista, pelo tamanho de médio, o fusca parece ser o mais racional… Como é a convivência com o fiat?!

                • Fabricio Conchon

                  Então.. o 500 é um carro fantástico…. Quando compramos precisava de um carro seguro com consumo baixo, pois esse carro roda uns 100 km por dia… Estamos chegando nos 90 mil km já… e o carrinho é muito valente… Super recomendado. Consumo muito bom na estrada (médias sempre superiores à 14, num trecho forte de serra, ar ligado e transito complicado)… Agora que penso em comprar mais um carro pra lazer, estou entre fusion e fusca. (Somos só em 2 por enquanto, e ambos me agradam)…

                  • Carlos Eduardo Favoreto Milani

                    é o 1.4 8v? Manutenção dele barata igual do uno?

                    • Fabricio Conchon

                      Sim. Comprei o 1.4 8v porque a manutenção do 16v é substancialmente mais cara. As peças de manutenção geral são baratíssimas por ser o mesmo motor do Uno. Revisões dentro da garantia (2 anos) com preço normal… E agora que saiu da garantia compro as peças originais, que são bem baratas, e troco em oficinas de confiança. Já as peças específicas do modelo são mais caras… mas indo para os 90 mil km só tive que trocar coisas da rotina mesmo… lâmpadas, pastilha de freio, e de diferente apenas os batentes dos amortecedores traseiros que 2 já quebraram… um dentro da garantia que foi trocado como cortesia, e outro agora, e já estou encomendando. Estamos super satisfeitos com o carro, e dessa lista que falávamos, com certeza é o mais racional. só descartei o abarth (por enquanto) da minha lista de pretendentes pois achei uma sacanagem o aumento nos preços dele logo que chegou ao brasil… E nessa faixa de preço, o fusca é sem dúvidas mais carro… embora o abarth seja mais exclusivo…. Prefiro ficar com o 500 normal e um fusca do que só com o Abarth.

                    • Carlos Eduardo Favoreto Milani

                      É triste lembrar que teve uma época (antes do super IPI), logo da entrada do 500 chicano, este saia por 39.900, praticamente o preço de um Palio 1.6/Punto 1.4….. Seminovo, vale pena ainda?!

                    • Fabricio Conchon

                      Vale com certeza. Inclusive se você não for rodar muito, e topar ter uma manutenção um pouco mais cara.. dá pra comprar os Multi Air automáticos… o preço dos usados não é ruim não…
                      No caso do meu, andei no Trancologic e achei uma porcaria… e escolhi o 500 cult vermelho, Manual, e coloquei todos os kits de opcionais disponíveis, e interior vermelho e creme. (teto + Som Bose e kit com blue & Me e piloto automático)… saiu por uns 44800 se não me engano. Hoje esse carro com opcionais semelhantes sai por 64720… o que é um preço absurdo. Mas usado você acha carros bons e com baixa km por uns 40 mil… Se for pra lazer e rodar relativamente pouco, ou se importar pouco com algumas peças um tanto quanto mais caras, dá pra ir de Multi Air e automático…. Se quer pro dia a dia, e custo de manutenção mais baixo, vá de 1.4 8v que também não vai se decepcionar. Andei em algumas versões desse carro na Europa com motores inclusive menores que o 1.4 brasileiro, e não é nada de anormal por lá… Inclusive nas rodovias Italianas com limite em 130, dava pra andar nessa velocidade com 2 pessoas e bagagens tranquilamente. Só não recomendo o carro se for usar em mais gente… à não ser eventualmente. Dá pra andar atrás, mas daí falta espaço pra bagagens… então é definitivamente, pelo menos pra mim, um carro pra casal mesmo. Abraço e sucesso na escolha.

                    • Fabricio Conchon

                      lembrando que o Automático de verdade, dos Multi air é um câmbio muito bom. Eu achei ruim foi o Dualogic, que no 500 não convence.

                    • Carlos Eduardo Favoreto Milani

                      vamos esperar ano que vem, como vai ficar a economia, se eu conseguir vender meu carro (fox 2p, não é o favorito do mercado), o cult está na milha lista! Abraços

            • PEDAORM

              MINI one e cooper são outras boas

  • Alexandro Henrico von Mann

    Oops! ConSertar, pq conCerto é show!

    • BillyTheKid

      Não é por nada não, mas quando praticamente cada artigo tem pelo menos um erro de português ou tradução errada ou informação maluca (tipo aquela história de Tesla com motor a combustão), é um bom momento para revisar o processo de redação…

      • CorsarioViajante

        Isso já não é de hoje.

        • radiobrasil

          Será que o Eber não acompanha mais os comentários?

      • Alexandro Henrico von Mann

        Verdade!

      • Stark

        Nessa do Tesla outro site também errou, eles disseram que o press release da importadora estava errado. Pode ser que o NA tenha sido enganado também, mas aqui os erros estão frequentes.

      • Marcelo Jr.

        E cá entre nós, os motores nunca estiveram estragados, então teoricamente não seria “arrumar” pra início de conversa né? Solução, Adequação…. Tudo se encaixaria melhor que “arrumar” até mesmo conserto… Arrrumar, pelamordedeus… parece que foi um moleque de 15 anos que escreveu a matéria….

    • Marcello Caetano

      E o que a VW fez pode ter muitos nomes mas não “show”…

  • Minerius Valioso

    “Para concertar o estrago feito pelo software de adulteração de dados de emissão, a Volkswagen criou um plano para correção do problema nos motores diesel EA189.”

    É consertar. Concerto tem outro sentido!

    • Miguel

      Vai ter uma ária chamada “Correção nos tempos do Diesel flagrado, a prisão”.
      Esse concerto vai ser televisionado para todas as garagens do mundo, os custos serão bem menores…kkkkk

    • Comentarista

      O motor faz um concerto devido a batedeira dos bicos kkk

      • Yuri Ravitz

        HAUHAUHAUHAUHAUHAUHAUAHAUHUHAUAHAUHAUH excelente!

  • Comentarista

    Imagina um Golfinho com tanque de Arla 32 a tira colo.

    • Marcello Caetano

      Rapidinho ia aparecer um chip para resolver.

      • Comentarista

        Como sempre no Brasil os espertalhões. Depois querem cobrar que os políticos sejam corretos. Não temos moral nenhuma de criticar os corruptos e os “velhacos” de bsb.

        • Marcello Caetano

          É que existem os corruptos do gabinete e os corruptos da boleia.

  • BorisAWD

    Noffa que rápido né?

  • Gabriel Boscatto

    conCertar não né

  • O Negociador.

    ‘…a Volkswagen criou um plano para correção do problema…’ adulteração totalmente criminosa, penso que deveria ser tratada como tal, e não como um problema.

  • Gabriel Boscatto

    Onde vai ser o concerto dos motores? Na sala de concertos da Orquestra Filarmônica de Gotemburgo?

  • Gabriel Boscatto

    Onde vai ser o concerto dos motores? Na Berliner Philharmonie? Ou na sala de concertos da Orquestra Filarmônica de Gotemburgo??

  • Rodrigo

    ConCertar… poxa, acerta isso aí.
    Fica feio demais escapar tantos erros crassos de português por aqui!
    Nos comentários não tem o que fazer, mas nas matérias… é dose!

    • Blanka

      Desculpe amigo, mas chamar essas postagens simplórias do NA de noticias, você só pode estar de brincation with me….kkkk. Cara, esse site é muito fraco. Não volto mais aqui.

  • radiobrasil

    Tão SIMPLES assim dona Das Auto? Se um mero upgrade no software vai fazer o motor poluir MENOS sem perder eficiência/potência, pq instalaram então o tal código “malicioso” ?
    Difícil crer que os proprietários dos VW afetados não terão carros menos eficientes.
    O motor perderá potência ou consumirá mais combustível?

    • Gustavo73

      Sem dúvida os parâmetros serão diferentes.

      • Edson Fernandes

        Ainda assim não cola. Muito estranho não ter nenhuma alteração fisica. Eles terão de explicar melhor isso.

        • Gustavo73

          Agora explicar não basta. Terá que ser provado na prática.

  • Aldo Raine

    Setor Agropecuario eh responsável por 51% das emissões de poluentes na TERRA, onde são piores do que o CO2, pois o METANO eh 86x mais toxico do que o dióxido de carbono, contra 13% do setor de transportes MUNDIAL, isso inclui carros, motos, aviões, barcos etc… e eh a VW que esta prejudicando a saúde das pessoas ???????? Não defendendo a omissão de dados da VW, mas essa historia ja ta muita tempestade em copo d`agua…..

    • JAC

      Ola Aldo 70 bilhões de “cabecas” de gado.kkk

      • Aldo Raine

        70 bi inclui porcos, galinhas, ovelhas etc.. gado são 1,5 bilhões

        • JAC

          Aldo Raine

          “Em uma população mundial de 7 bilhões de habitantes, temos 70 bilhões de cabecas de gado. A população humana (7 bilhões) consome 20 bilhões de litros de agua por dia e come 10 bilhões de quilos de alimento por dia. POREM das 70 bilhões de cabeças de gado no mundo, 1,5 bilhões bebem 170 bilhões de litros de agua todos os dias e ingerem 61 bilhões de quilos de alimentos por dia. Percebeu o quanto um boi consome de recursos que poderia ser consumidos pelos humanos para gerar alguns quilos de carne ?.”

          Ficou feio, agora porcos, galinhas, ovelhas etc. que tal periquito e papagaio também

          • Linkera

            Dilma?? É você de novo???

    • Valdemir Souza

      Você tem razão e pior é que quase ninguém fala sobre isso, porém procurar culpados somente não vai resolver muita coisa, a humanidade precisa investir mais em tecnologia pra arrumar soluções para esses problemas, e rápido!

  • Gabriel Araujo

    Poxa… ConCertar com “C”??? A VW agora vai investir no ramo de música clássica e ópera?!

  • FocusMan

    Caramba… A VW se lascou nessa história.

    Será lembrado como o caso do Corvair na década de 60 e do Pinto na década de 70….

    • Gustavo73

      D dúvida ima mancha na história da marca.

  • BMAlves83

    No caso dos motores 1.2 e 2.0, a atualização do software deverá afetar o desempenho e consumo dos carros pois caso contrário não seria necessário a VW usar o software manipulador. Se nem o AdBlue será necessário

  • Blanka

    Depois desse “concertar” com “C”, esta foi a ultima vez que vejo este site. Já o achava muito pobre de conteúdo e seus textos muito simplórios, feito por amadores muito amadores demais,rs, mas, como gosto muito de carros, acabava acessando de vez em quando. Adeus NA. Vou retira-lo do meu “Favoritos”.

  • Gustavo73

    A solução ela já sabia, afinal o dieselgate não foi algo inesperado. 1.2 e 2.0 não terão o mesmo desempenho e/ou consumo.

  • Perneta

    Vão precisar de uma uma banda de música para “concertar” esse motor.

  • jrgarde

    Irão concertar? Colocarão música para abafar o som dos motores diesel?rs

  • PedroHMC

    Se eu fosse obrigado a ir na concessionária para meu carro ser “arrumado” e perder potência, honestamente, seria um caso de vender o carro na hora e nunca mais comprar nada da VW

  • GPE

    Falta consertar a palavra “concerto” no início da matéria

  • Gustavo Melo

    Pronto acabou a celeuma, resolvido o problema do dieselgate pela maior montadora do mundo. Nos casos de simples atualização de software para os motores 1.2 e 2.0 TDI (Amarok) apenas correção, já o 1.6 TDI novo software deve ser instalado e trocados bicos injetores e catalisador (filtro), a simples mudança de filtragem de gases não afeta desempenho, esse último motor também não é comercializado no Brasil.

  • Focus Addiction

    E agora os 2.0 TSi do Brasil estão tendo que ser trocados por um problema sem solução… Vão ter que trocar os motores, não vou colar o link aqui pois não sei se pode nas regras desse site, mas é fato, só darem uma pesquisada (talvez já tenha tido essa notícia por aqui, faz um tempinho que não vinha). Enfim, VW perdeu o meu respeito kkk

  • Edson Fernandes

    Sério…. como pode ser só um software?

    Passa pela minha cabeça o seguinte: Se eu tenho um software que ADULTERA o resultado real, como esse mesmo software pode simplesmente “resolver” o problema????

    Essa explicação está bem mal contada. Se a solução fosse apenas configuração no software, PARA QUE a empresa iria FRAUDAR os testes? Desculpe, mas é desculpa da esfarrapada isso ou terão de dar mais detalhes. Eu se fosse hoje dono de um VW desses modelos TSI ou TDI, ficaria bem incomodado.

  • Pedro Cunha

    Trocando em miúdos:
    Isso vai ser lenha na fogueira dos “defensores” da proibição do diesel em veículos de passeio no lisarb.
    Pra gente estúpida, meio argumento furado vira artigo científico.

  • Tosoobservando

    Atualiza pela internet.

  • “Concertar” NA????

    Por ser na Alemanha Jonas Kauffmann vai cantar para os motores? Hehehe

    Bom, em relação ao caso, por mais que seja troca de bicos e catalisadores, vai dar um gasto bom para a dona VW. Se realmente for só isso, será que valeu tão a pena adulterar as emissões???

  • JAC

    “Volkswagen precisará apenas atualizar o software para que as emissões de óxido de nitrogênio voltem aos níveis normais.”
    Mais uma mágica via dispositivo,pena que do outro lado do Atlântico não funciona.
    “Volkswagen enfrenta uma pressão nos EUA para comprar de volta os carros a diesel mais velhos.”

    “Exclusivo: US investiga Bosch em VW escândalo de engano – fontes”

    REUTERS

  • CanalhaRS

    Pessoal, evitem pechinchar na CSS na hora da compra. Paguem o preço de tabela, se possível com ágio, para ajudar a VW a resolver o problema e não ficar deficitária, ok???
    Vamos mostrar que o brasileiro é um povo caridoso.

  • Mauro Schramm

    Se a solução é simples assim, desenvolvida em tão pouco tempo, por que não fizeram de cara ao invés de criar um software enganador? Sei não…



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