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Volkswagen: Escândalo do diesel pode abalar imagem da Alemanha

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Diante do caso de adulteração de resultados de emissões dos motores TDI da Volkswagen nos EUA, BMW e Daimler rapidamente emitiram notas afirmando que seus carros cumprem todas as normas ambientais exigidas. O motivo é que elas também apostam no óleo combustível dentro do país.

No entanto, mais do que isso, a imagem da indústria alemã pode ser abalada com o caso do TDI. O país é referência em qualidade, engenharia e tecnologia, não só no segmento automotivo. A quebra de confiança provocada pelo escândalo do diesel da Volkswagen pode atingir os rivais e também outros setores dentro do país.

O estado da Baixa Saxônia, principal acionista individual da Volkswagen, declarou que a manipulação de dados é “totalmente inaceitável e injustificável”. Já o governo alemão espera que a montadora coopere com a EPA e que o caso seja algo isolado, mas também está preocupado com a reputação da indústria do país. O objetivo agora é resolver a questão o mais rápido possível, pois o problema pode tomar dimensões muito perigosas para a Alemanha.

[Fonte: Omni Auto]





  • Daniel dos Santos

    Esse possivel Recall, não chega ao pés da corrupção da Petrobras….o PT pagaria a conta ds VW a vista

    • Mr. Bola de FOGO!

      No ano passado talvez, mas hoje o com o dólar a R$ 4,00, acho muito difícil…

      • duhehe

        Quem disse que o PT esta ligando para o valor do dolar ?
        Precisa de dinheiro ? BNDES com dinheiro impresso sem lastro … ta pago !

    • Fabio Marquez

      Na boa, o que isso tem haver com o assunto?

      • Matthew

        Né não?

      • Robinho

        pois é…

      • Pedro Rocha

        Comparação entre duas empresas corruptas.

        • ObservadorCWB

          VW você conhece você confia ???? PT Idem …..kkkk

      • Eduardo Barreto

        Verdade, não tem nada a ver.

    • Bruno Wendel Marcolino

      se os “puliça americano” investigar e prender os petistas, já pode pedir música no fantástico.

      FIFA e VW no mesmo ano!!! Os caras não tão de brincadeira.

    • Aldo Raine

      O ser humano eh corrompido, o mundo esta corrompido…uns caem antes outros depois….

    • chcoutinho

      Que comparação sem sentido.
      É o samba do crioulo doido.

  • anderson

    como assim, “colocaram um dispositivo por engano” se “o softer reconhecia que o veículo estava passando por inspeção”, alterava os parametros dentro das normas da legislação e depois poluia 30 a 40 vezes mais … quer dizer que programaram 11 milhões de carros por engano?

    • Mr. Bola de FOGO!

      Não foi engano ela já assumiu a culpa.

    • F.M.

      Também imagino que não tenha sido por engano, mas ainda fica a dúvida se a ação era de conhecimento da empresa ou se de apenas um grupo restrito (times de desenvolvimento, por exemplo)…não que isso diminua a culpa da VW, mas ao meu ver indicaria se a prática delituosa faz parte do “mindset” da montadora, o que pra mim faz diferença.
      Ainda que aqui no br a VW não seja uma referência absoluta de qualidade e preços condizentes, na Europa o impacto sobre a credibilidade será gigantesca……uma pena.

  • DiMais

    a Alemanha vem segurando as pontas desde que o mundo entrou em crise lá por 2009, mas agora a VW avacalha com todo mundo e somando a isso a chegada dos imigrantes no país, a senhora mão de ferro vai ter muito trabalho a fazer daqui para frente.

    • Mr. Bola de FOGO!

      Nem tanto, a situação é mais fácil de se contronar do que a nossa, pelo menos o Euro ainda está valorizado diante do Dólar, sem falar que, o caso por enquanto é isolado na VW, já que nas outras montadoras nada foi aferido com irregularidade até agora.
      Vai dar ruim é se espalhar pelas outras montadoras com a perda de confiança, isso geraria um baita de uma crise.

      • DiMais

        mas é isto o que a matéria quer passar, é essa a preocupação já expressa por BMW e Daimler.
        a mancada da VW pode respingar na reputação de toda a indústria alemã, o problema foi descoberto nos EUA mas se alastrou pelo mundo inteiro.

        • Pedro Henrique

          realmente, e abala a confiança até de quem não tem carro diesel…

          • radiobrasil

            Aí vem os defensores da proibição do carro diesel no país e argumenta: viu, diesel polui muito mais rsss

        • Mr. Bola de FOGO!

          11 milhões de veículos não são 11 veículos, vai ser barra se livrar dessa imune.
          Vai ter que gastar uma graninha boa.

          • DiMais

            o valor da multa só nos EUA pode ser maior que todo o lucro anual do Grupo VW.

            • Mr. Bola de FOGO!

              Né?
              E ainda tem gente achando pouco, imagina ficar um ano sem lucar, qualquer empresa vai para o saco, afinal de contas, essa a finalidade que qualquer empresa, lucrar, se não lucrar, fali…
              Mas acho que ela vai negociar essa trolha em 100 vezes fixas nos próximos 10 anos.
              Aí fica fácil de se pagar.
              São negócios, apenas negócios.

              • DiMais

                não é do interesse de ninguém que uma empresa desse porte feche as portas, ainda mais em se tratando de uma semi-estatal como a VW que poderia derrubar toda a economia alemã.
                mas é um fato que vai exigir mudança de postura na gestão do grupo (e com todos as disputas de egos que tem ocorrido lá dentro).

        • Aldo Raine

          Quem ao comprar um carro pergunta pro vendedor, o quanto o carro polui ??? vamos parar com essa hipocrisia… tem gente que sai da CCS com o carro e ja joga papeis, plásticos pelo vidro no meio da rua

          • DiMais

            quem compra realmente não deveria se preocupar pois os órgãos reguladores estão aí para defender esse tipo de interesse que não é apenas do consumidor e é o que está acontecendo agora com a VW e vai pagar caro por ter tentado enganar tantas pessoas.

          • F.M.

            Sua opinião reflete muito bem a diferença de cultura entre o brasileiro e o estrangeiro, notadamente americano e europeu. Nestes países, a realidade é outra, as pessoas se preocupam em prejudicar o menos possível o ambiente e a sociedade e existe sim a preocupação com a quantidade de emissões de um carro no momento da compra, tanto é que os modelos são classificados de acordo com o nível de emissões.
            Pq será que carros híbridos e elétricos não pegam aqui no br? Vc acha que é só por causa do preço/impostos?
            Jogar papéis e plásticos pela janela do carro é bem típico mesmo do brasileiro (sem educação mínima).

            • Aldo Raine

              Veja abaixo a relação das 10 nações que mais poluem o mundo. Na frente dos nomes dos países você pode ver a quantidade de CO2 emitida expressa em toneladas.

              1° Lugar – Estados Unidos – 5,762,050 t

              2° Lugar – China – 3,473,600 t

              Fonte: http://www.sitedecuriosidades.com/curiosidade/top-10-paises-que-mais-poluem-o-mundo.html

              • Guilherme Batista

                Essa lista está desatualizada, toma uma mais recente.
                http://embarqbrasil.org/noticia/quais-s%C3%A3o-na%C3%A7%C3%B5es-mais-poluentes-do-mundo

                Repare que o Brasil é um dos poucos paises que não enviou a INDC. China já passou os EUA, o Brasil vinha reduzindo bastante a poluição, mas de um tampo pra cá parou de fazer melhorias

              • F.M.

                Amigo, esses números são absolutos e não relativos… Mercado de automóveis é muito maior lá do que aqui, portanto é normal que as emissões sejam maiores.
                Outro ponto de diferença é a taxa de consumo, também muito maior lá do que aqui.
                Levando estes dois pontos em consideração, te digo com tranquilidade que aqui poluímos muito mais (e tb desmatamento mais, só pra piorar ainda mais).

                • A poluição dos automóveis é apenas uma parte dessa poluição. E a taxa de consumo não é atenuante, mas uma variável a ser levada em conta. O Estados Unidos tem a maior população do mundo? Não. Logo, proporcionalmente ele polui bem mais. Curioso que os cientistas do mundo todo concordam com isso, e já disseram que o mundo não comportaria 4 Estados Unidos. Mas você contrariando todo mundo, diz e ainda com tranquilidade que o Brasil polui mais. Curioso isso.

                  • F.M.

                    Sim, a poluição “per capita” é maior lá , dado o nível de consumo, mas estamos comparando uma economia desenvolvida com outra ainda em desenvolvimento.
                    No entanto, tanto governo quanto população já perceberam a insustentabilidade desse balanço consumo X emissões e estão agindo para reverter… É este o ponto em que quero chegar.
                    Aqui no Br, infelizmente, ainda é predominante a noção de que não há problema algum em poluir mais e que o nível de emissões de COx e NOx é um dado irrelevante na hora de decidir na aquisição de um veículo.

                    • Sabia que o Brasil é líder em reciclagem dos países onde ela não é obrigatória? Reciclamos quase 90% do nosso alumínio. Sabia que nossas normas de poluição são alinhadas com as européias? Sabia que nossos carros já saem atendendo essas normas e por isso Cobalt, Spin e New Fiesta tiveram suas potências alteradas?

                    • F.M.

                      Reciclamos 90% do alumínio pq a produção é muito mais cara, só por isso. E o fato das montadoras adequarem seus produtos pra atenderem os níveis de emissões não significa que o povo se preocupa com isso. Certo?
                      Este é o ponto que discuti na minha primeira msg.

                    • “..No entanto, tanto governo quanto população já perceberam a insustentabilidade desse balanço consumo X emissões e estão agindo para reverter….” (Falando sobre Estados Unidos)

                      “…E o fato das montadoras adequarem seus produtos pra atenderem os níveis de emissões não significa que o povo se preocupa com isso…”

                      Essa diferença de pensamento Nelson Rodrigues definiu bem… Diz um candidato americano que se elegeu com discurso ecologista. Nós tivemos uma candidata a presidente desse meio. E curioso que eles patrocinam muitos atos de eficiência energética, segurança alimentar, controle de natalidade… No país dos outros! E engano seu: Reciclamos mais alumínio porque isso é a base de subsistência de famílias pobres. Mas e daí? O que importa são os números. Para tudo você inventa uma desculpa “Ah, porque nossa produção de alumínio é cara”, “Ah porque eles são desenvolvidos”. E daí? O que vale são números e fatos. E os fatos estão aí. Reciclamos proporcionalmente mais que eles, ecologia é um pensamento mais em voga aqui que lá e eles poluem mais.

                    • F.M.

                      Cara, não viaja…Não é invenção de desculpa. A produção de alumínio gasta muita energia elétrica no beneficiamento da bauxita…E vc vem me dizer que o motivo principal da reciclagem é para garantir o sustento de famílias pobres? Sério mesmo?!
                      E qual o problema de se promover a eficiência energética em outros países? Isso faz com aquele país se desenvolva menos ou mais lentamente? Significa que os EUA não se preocupam com a eficiência energética ou com os níveis de emissões dentro da sua fronteira? Não vejo aí uma relação lógica…
                      Quem está tentando tergiversar aqui é vc, com esse tipo de falatório sem relação com o ponto que EU coloquei inicialmente, que é a falta de senso de economia e preservação do brasileiro (na maioria dos casos) no momento de comprar um carro…espero que, pelo menos isso, vc não diga que estou inventando (como um cientista de Internet faria).
                      Certo?
                      Uma boa noite pra vc, Prof. Pasquale (de Internet).

                      Edit: só para tangibilizar o que eu escrevi sobre o custo de reciclagem X produção do alumínio… Dá uma olhada neste site: http://www.oeco.org.br/noticias/27149-reciclar-pode-ser-a-saida-para-fabricantes-de-aluminio/

                      “(…) a reciclagem do alumínio consome apenas 5% da energia necessária para produção do alumínio primário.(…)”

                      Sou eu inventando fatos…. “Senta lá, Cláudia.”

            • Hã? Americano se preocupa com meio ambiente? Qual? Os mexicanos ou canadenses?

              • F.M.

                Vc prestou atenção na noticia de verdade ou postou qq coisa que veio à cabeça?
                Me responda uma coisa: governo de qual país pretende multar a VW em USD 18 bi? (Dica: a multa será em USD). Portanto, quem é que está se preocupando com o meio ambiente?
                E vc acha que a preocupação é só do governo? Lembre-se que nos EUA ainda não existe saúde pública de qualidade…portanto, é de interesse da população que haja pressão sobre as empresas para conservação ambiental.

                • Eles lideram o ranking de poluição, desdenham do protocolo de Kyoto e um especialista de internet contrariando a comunidade científica mundial diz que nós poluímos mais…
                  E não se começa frase por pronome pessoal oblíquo. Então eu digo-te: Há dois mil anos Roma podia aumentar impostos da Galiléia por causa da violência da Província. Isso não significava que Roma seria menos violenta. Mas se você sabe mais que a comunidade científica mundial, quem sou eu para te contrariar, não é?
                  Entenda, admiro os americanos como povo e vi muitas coisas positivas no país deles. Mas não esse aspecto que você está chutando. O grande problema deles é justamente essa ignorância sobre tudo que ultrapassa suas fronteiras. Eles não entendem que com mais 3 Estados Unidos o mundo entraria em colapso de suprimentos. Tanto é que eles tem diversos organismos responsáveis por disseminar NOS PAÍSES DOS OUTROS a cultura da eficiência produtiva, eficiência energética, controle de natalidade (Você sabe o que é a fundação Ford?). Porque eles sabem que precisam de recursos para continuar crescendo, e sabem que não existe duas Terras para tirar esses recursos para eles e para os outros. Por isso o financiamento desses orgãos.

  • V12 for life

    Ou seja ao assumir a VW jogou a merda no ventilador, corra quem não quiser ficar cheio dela.

  • ricardo

    cade a turma q mete o pau em fiat e demais …
    vw que exemplo kkk

    • DiMais

      deve ser por isso que a Suzuki não quis ficar com os motores diesel da VW e escolheu os Fiat para os compactos dela.. inclusive, a Fiat sempre se destacou em fazer excelentes motores diesel (que obviamente jamais nós brasileiros vimos) e a VW parecia ter acertado a mão com os novos TDI….

  • anderson

    caros amigos, este papo de “dispositivo colocado por engano”, depois os caras assumem a culpa e separam alguns bilhões de euros para corrigir o problema… ações do grupo VW despencam 20% só hoje, essa conversa não tá colando não … tem 2 acionistas lucrando um navio cargueiro de dinheiro enquanto alguns milhares de outros acionistas vão perder seu cofrinho de fusquinha…

  • Mr. Bola de FOGO!

    Vamos aproveitar que as ações da VW continuam a cair, tá quase uma PTrobras da vida.
    Antes que me corrija e me censurem, as ações da empresa desvalorização de ontem pra hoje mais 20%, ou seja, uma perda real de valor de mercado de 40%, se todos os acioninstas entrarem com precesso por perda, a conta vai ser grande, tem que lembrar que os caras não são os Brs da vida que engolem o prejuízo calados, quem entra nessa é para ganhar grana, muita grana.

    • Fabio Marquez

      A empresa é altamente rentável apesar de tudo, a Toyota também sofreu perdas quando houve aquele escândalo da aceleração involuntária. Eu se tivesse ações na empresa compraria ainda mais aproveitando que elas estão mais baratas, o lucro lá na frente é certo.

      • Pedro Henrique

        aquilo foi uma falha de projeto, o tapete não foi projetado para intencionalmente acelerar o carro…
        na vw o carro foi produzido para intencionalmente forjar os resultados de testes de emissões…

        • Fabio Marquez

          Mas deu recall e dor de cabeça do mesmo jeito, fora outros defeitos que foram aparecendo na época, e os mais descrentes acreditavam na bancarrota da empresa. A Nakata mesmo, produziu aquela chuva de Civic com airbag literalmente explosivo, e agora? Vemos é lançamento de nova geração do carro, com grandes chances recordes de vendas e ninguém nem lembra mais disso.

          • Pedro Henrique

            é takata o caso dos air bags e não foram só em civics.
            afetou inúmeras montadoras no mundo inteiro, takata devia ser proibida de fazer air bags novamente, na minha opinião…

          • Fábio

            Entenda, as falhas da Takata e Toyota não foram intencionais. Já a da VW foram intencionais, o que é muito pior pois quebra a confiança da marca (e o consumidor americano não confia muito na VW).

            • David

              Acho que em nenhum(Salvo o Lisarb) lugar do mundo a VW é confiável. O único lugar do mundo em que 90% da população ainda acha que a VW é confiável é em um país da America do sul que fabrica porcarias(ok o Up é decente, mas foi “adaptado” para o mercado) como a família GOL.

              • Se ela domina a Europa com toda essa desconfianca que pregou, imagina se fosse confiável?

              • Acho que você está precisando viajar e conhecer um pouco mais o mundo.

                • David

                  Opa cara eu conheço vários países do mundo sim :)

                  • Ahan, e diz que só no Brasil a VW é confiável? Sei sim… Aposto que na sua viagem para Europa só viu Fiat não é?

                    • David

                      Quando fui para a Italia vi muito fiat sim… Na suécia Volvo era Mato, na Alemanha vi muita mercedes,Opel BMW e por ai… Japão vish Civic e Corolla era mato também.

                    • Ahan… adivinhar: Na Rússia você viu muito Laika, na China muito Lifan, na Romênia muito Logan, no EUA muito Ford, na Índia muito Tata, na Lua muita Apolo, em Marte muito Rover e em Júpiter muita Voyager!
                      “Ah essa internet… Onde todo mundo tem prova que o homem não foi á Lua, todo mundo é sociólogo, cientista político, técnico de futebol…”
                      . Então conte-nos como foi viajar tanto e não ver a segunda marca que mais vende no mundo, inclusive na Europa… Hahaha… E uma dica: Pesquise mais antes de inventar as coisas…

                    • David

                      Realmente na Rússia eu vi muito lada… Enfim eu quando vou ao exterior é para conhecer lugares não ver carro. Carro eu vejo aqui no Brasil. E tenho uma penca de foto aqui dos locais que eu visitei.

            • A Toyota não foi condenada pela aceleração involuntária, mas por saber e esconder a causa.

        • MarcioMaster

          Pedro,o tapete foi a desculpa inicial, depois se descobriu a real falha que era o acelerador eletronico marca TCS (se não estou enganado) e depois, assumidamente o presidente da toyota entrega o jogo publicamente e assume que a Empresa ja sabia do real defeito a muito tempo. Portanto, pode nao ter sido intencional, mas era sabido pela empresa o defeito a mais de uma decada.

          • radiobrasil

            Então pq fizeram um recall dos tapetes? Jogaram dinheiro fora…

            • MarcioMaster

              Para continuar enganando o consumidor com propriedade, depois tudo foi admitido pelo presidente da marca no congresso americano. Inclusive as vendas de corola foram suspensa em MG pelo judiciário. Acho o caso da VW mais grave ainda e vai sair mais caro para marca alemã, pode ter certeza.

          • Pedro Henrique

            mesmo assim não muda o fato de ser uma falha de projeto, apesar do erro ser “escondido” tipo o problema com o cambio powershift da ford…
            na vw o erro foi criado de propósito para lesar tanto a legislação quanto o consumidor que levava gato por lebre.

        • radiobrasil

          Concordo, Toyota teve culpa, VW teve DOLO!

          • daneloi

            VW Dolo turbo.

      • Joaquim Grillo

        meu isso envolve diretamente o meio ambiente um tratado com entidades antipoluição do mundo, é muito mais grave.

      • Iran Borges

        Eu pensaria “n” vezes antes de fazer negócios com trambiqueiros…

    • Fabio Marquez

      Isso no final você verá, não vai dar em nada, a VW AG tem um papel importante em bolsas de valores do mundo todo, vão jogar toalha em cima dessa fogueira, é a regra do mundo dos negócios, daqui a pouco tempo bate recordes e mais recordes de vendas, por pior que tenha sido a sujeira feita pelos executivos (e f***-se se alguém deu um câncer e morreu ou qualquer coisa do tipo), é a regra do negócio. De bobos, só nós que levantamos cedo e vamos trabalhar “honestamente”.

      • Mr. Bola de FOGO!

        Creio que não derrube, mas vai dar uma baqueada das grandes, os EUAs é um país sério, não vai levar essa na bincadeirinha, alguma ganho eles vão ter em cima dessa vacilada da VW, mesmo que haja uma recuperação a confiança não vai ser a mesma.

      • Fabricio Conchon

        -20% já de cara… aahahhahaah essa toalha vai ter que ser pesada hein…

    • Matthew

      Ficar comparando este escândalo com o do Petrobras só pra ficar rechaçando como TUDO no Brasil é sempre pior só reforça a síndroma de vira lata que assola a nação. O principal problema do país é a falta de confiança em si mesmo. Entenda, corrupção é resultado da própria dinâmica econômica e política, em TODO o mundo. Antes que me acuse, não sou petista e não estou tentando justificar a corrupção. Essa notícia só mostra como é algo próprio do sistema e ninguém está livre dela.
      Fora isso, a história da indústria automobilística é recheada de casos de fraude. Pode ter certeza que não é isso o que vai derrubar uma VW.

      • Freaky Boss

        Concordo apenas em parte Matthew. O nível ético varia muito de sociedade para sociedade, e não me resta dúvida que o do Brasil é mais baixo (que o da sociedade alemã, por exemplo). MAs que tem corrupção em todo mundo, isso tem.
        E o Brasil, quando der valor a mérito, eficiÊncia e gerenciamento, vai melhorar, e a auto estima vai crescer.

      • Mr. Bola de FOGO!

        Síndrome de vira-latas, kkkkkkkkkkkkkkkk
        É realidade man…
        Ao não ser que você more no Brasil do PT (mesmo não sendo petista, ainda tem gente que acredita nas mentiras dos partido dos ptralhas), onde a crise é uma marolinha….

        Com a alta do Dólar, a divida da PTrobras subiu 100 bilhões de Reais…
        Acorde para realidade.
        Em relação a VW pode ser que não derrube, mas a confiança na empresa não vai ser a mesma…

    • Doccar

      Apenas 12% do capital da empresa e aberta a acionistas..
      Mas que a VW deu uma mancada feia com essa adulteracao, ah isso deu.

      • Mr. Bola de FOGO!

        Ainda assim é muita coisa…
        Sem falar da perda de confiança nos “Donos”…
        Sujou até para BMW e MB, que não tem nada a ver com isso…

    • Aldo Raine

      As manchetes sobre a queda de 18% no valor de mercado na Volkswagen AG nas Bolsas de Valores pode ser bastante chocante à primeira vista, mas essa retração nas ações da empresa tem quase nenhum efeito sobre sua saúde financeira.

      Isso decorre do fato de que apenas 12% do capital da Volkswagen AG é negociado nos mercados de capitais. Os 82% restantes estão nas mãos do Estado Alemão da Baixa Saxônica, Federação Alemã e Família Porsche.

      Assim, a queda nas ações pode gerar alguns títulos sensacionalistas de matérias, mas tem pouco ou nenhum efeito sobre a saúde econômica financeira da empresa.

      • Mr. Bola de FOGO!

        E dos investidores também, afinal de contas, perda de valor é o mesmo que perda de dinheiro.

  • Bartolomeu

    A pergunta que não quer calar. Com objetivo de se tornar a maior montadora do mundo, enganaram propositalmente as autoridades e publico em todo mundo por mais de cinco anos, venderam 11 milhões de carros de diversos modelos e marcas baseada na propaganda da supremacia tecnologica em carros potentes e limpos, que se mostrou falsa, 40x mais poluentes e só foram descobertos após denuncia de pesquisadores independentes, muita investigação e pressão. O que mais está oculto e ninguém esta sabendo?

    • Matthew

      Como dizem as más línguas, não queira saber como as leis e as salsichas são feitas.

      • CignusRJ

        Otto von Bismarck “Se a população souber como são feitas as leis e as salsichas teremos uma revolta nas mãos.”
        .

        • Matthew

          Precisamente.

  • RafaCtba

    A Dilma aqui no Brasil e a VW na Alemanha fazendo caca…rs

    • th!nk.t4nk

      Na Alemanha não, nos EUA. No país dela não fizeram a safadeza :)

  • Zé Mundico

    Não se enganem , quem tem muito dinheiro sempre terá boa imagem.

  • Freaky Boss

    Um país (e sua indústria) que se recuperou de 2 guerras perdidas e também de uma imagem seriamente arranhada pelo nazismo, sai dessa fácil, como passar faca na manteiga. Alguns valores daquela sociedade falam mais alto.
    O caso VW é sério (não estou passando a mão na cabeça, aliás especialidade brasileira), mas daí a dizer que “oh, vai abalar toda a indústria alemã”, isso é bobagem!
    Aliás, ok: troco a indústria brasileira pela alemã arranhada pelo diesel da VW! Quando assinamos a troca??!?!?!?

    • Pedro Rocha

      A questão do nacional-SOCIALISMO na Alemanha se “resolveu” com o infame “Tribunal de Nuremberg”, que nada mais foi do que um expurgo disfarçado. O empresariado foi aproveitado no Plano Marshall.
      Várias empresas que levaram vantagem no III Reich estão aí até hoje enchendo o varejo com seus produtos. Um exemplo bizarro é a Ford, uma empresa norte-americana que produzia caminhões na Alemanha para o Reich e não sofreu maiores retaliações.

      • Freaky Boss

        Pedro
        mas não tinha outra alternativa. Deixar a alemanha pobre depois da guerra? Isso poderia levar a uma 3a guerra e principalmente a uma instabilidade imensa na Europa.
        O fato é que a Alemanha se recuperou e hoje é um país na minha opinião exemplo em vários aspectos. abraços

        • radiobrasil

          Sou MUITO fã da Alemanha (e olha que nem pensei no FUTEBOL deles kkk). O nível de educação do povo é surpreendente.

          • Freaky Boss

            Educação e disciplina. E lá a lei é um valor (o que pode parecer chato, mas faz toda a diferença!)
            Totalmente diferente do Brasil.
            Eu já fui lá várias vezes: e o pior é o seguinte: experimente levar um grupinho de brasileiros lá. Uns 5 minutos naquele país e já vai ter gente dizendo: nossa, que coisa mais chata, ter que andar 100 metros para atravessar rua na faixa de pedestre, etc. Que país chato! (já ouvi isso várias vezes). OK, então vamos ao Brasil que é um lugar super descolado com o jeitinho e próspero não é mesmo?

        • Pedro Rocha

          Com certeza o Plano Marshall foi melhor que o plano original para a Alemanha, o famigerado “Plano Morghentau”, cuja descoberta pela propaganda nazista fez com que os alemães lutassem até o fim para tentarem se salvar.

          Mas o problema da 2ª Guerra é muito maior do que rasamente aprendemos em nossas escolas esquerdistas: http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=1215

      • Milton Baptista

        Sem contar que os NAZISTAS criaram a NASA

        • Freaky Boss

          Milton aí não hein. Tenho que discordar de você.
          Os americanos fizeram todo o plano estratégico para se criar a Nasa. Contaram sim com o Werner V Braun (engenheiro alemão que trabalhava na indústria de guerra alemã e que depois foi para o USA), que foi no começo o grande pilar tecnológico (por causa dos foguetes), importantíssimo, mas daí a dizer que os nazistas criaram a NASA tem uma distância grande hein.
          abraços

  • FCB

    VW, gaz auto

  • Louis

    Depois de ler uma coisa dessas, devo dar parabéns à Toyota por investir na tecnologia hidrogênio, realmente preocupada em diminuir o nível de poluição.

    • ObservadorCWB

      ??????

      • Louis

        O que eu quis dizer é que, enquanto uma forja resultados, não se importando com a poluição do ambiente, a outra me parece realmente preocupada em criar soluções não poluidoras.
        Comigo, a VW perdeu pontos. E o diesel também.

        • th!nk.t4nk

          O curioso é que apesar da adulteração, os motores dela ainda são os menos poluentes do mercado. É de se pensar.

    • Bruno Wendel Marcolino

      realmente me parece o correto.

  • rodrigo

    Empresa corrupta.

  • Uma coisa deve ser levada em questão nessa situação. Muita gente de alto escalão da empresa sabia disso. Pois programar a eletrônica para descobrir quando eram feitos testes é algo que precisa de uma equipe fora que depois de feito a empresa tem os próprios testes. Alguém da alta cúpula ordenou esse serviço.

    • Freaky Boss

      Verdade. Se não ordenou, aprovou e devia saber sim. Se não um vice presidente, um diretor pelo menos, eu acho.

      • Bruno Wendel Marcolino

        depende, me parece uma tecnologia nova ou até mesmo uma espécie de “vírus” instalado propositadamente no sistema eletrônico do veículo.

        Ou seja, provável que o agente regulador do país não tenha um antivírus digamos assim, já que eles são especializados e medir eficiência e tem aparelhos para tal.

        Se o carro apresenta um nível de poluentes em seus equipamentos, como vão saber que há um software mal intencionado instalado no veículo?

        Isso está longe de ser simples, pois a partir de agora, até a metodologia dos testes e ferramente serão alteradas sem dúvida.

    • Bruno Wendel Marcolino

      Talvez por ser uma tecnologia nova que a VW inventou para burlar os teste, quem mede a eficiência dos veículos naquele país provavelmente não estava preparada para tal pesquisa, talvez desconfiassem e por isso acabou sendo feita essa pesquisa por fora.

      Enfim, é muitas teorias, o fato é que a VW burlou os teste e deve ser punida seriamente por isso.

  • Joaquim Grillo
  • Murilo Soares de O. Filho

    DAS FRAUD!

  • daneloi

    Lançamento do modelo VW Dolo turbo.

  • Mario

    Incrível onde chega a ganância pelo poder e dinheiro. Jamais esperaríamos este tipo de atitude de uma das maiores empresas do mundo, principalmente sendo alemã. De que vale a briga com a Toyota pelo número 1 do ranking??? 11 milhões de carros adulterados!!! Lamentável! Não duvido que este software tenha sido projetado por algum brasileiro. E as outras montadoras, como estão nessa maracutaia??? #ficaaduvida

    • Freaky Boss

      Mário , concordo com você em tudo o que disse. E acrescento: Eu também não esperava isso da VW. Eles vão pagar caro por isso, por um motivo : nos países mais desenvolvidos desvios éticos dessa gravidade não são esquecidos tão facilmente, e as pessoas desvalorizam quem está associado a eles. (não é como aqui que passam 6 meses e uns 10 churrascos, todo mundo já esqueceu de tudo).

  • CyberSilvio

    Opa! Vamu colocar um analizador de gases no golf brasileiro? E botar pra rodar?

  • Peter Bishop

    A mesma Alemanha que causou a Segunda Guerra Mundial? AH, esse caras não são confiáveis? kkkkkkkk

    • th!nk.t4nk

      Você sabe que a Alemanha daquela época não é o mesmo país chamado Alemanha de agora, certo? Porque às vezes vejo comentários assim e questiono se a pessoa está brincando ou se realmente não frequentou a escola.

      • Peter Bishop

        Fiz Mestrado em Direito lá. Acredito que frequentei a escola. Conviva com eles e perceberá que ainda existe um senso de “superioridade” no Alemão. E nos mundo dos negócios eles são ávidos por resultados. Assim sendo, o comentário pode ser um pouco infeliz estereotipado, agora dizer que os caras são santos, ah não são não.

    • CarlosChl

      Cara na boa. Esse seu comentário está no topo da minha lista de piores comentários já lidos na rede. É inacreditável que alguém consiga ser tão ignorante a esse ponto. Mas eu ainda vou contar aos meus netos que eu vi esse tipo de ignorância na minha vida, duvido que eles acreditem. Mas vou dar um print screen para guardar para posteridade.

      • Peter Bishop

        Você é rancoroso. E nem foi direcionado a você. Deve ser um fanboy da VW. Não gostei do É tchan! E não gravei as músicas no meu celular. Não vou mostrar aos meus netos. HAHAHAHAHAHA Obs: não esqueça de contar a eles que a Segunda Guerra aconteceu.

  • 1945_DE

    Eu acho que eles vão resolver isto facilmente com a estratégia de declarar que o problema é um erro de programação e vão jogar a culpa no Bill Gates, pois os computadores utilizados para desenvolver os softwares dos carros usavam o Windows. KKKK. O assunto é sério, mas bem que poderia ser apenas um erro de programação e necessitaria apenas de um recall para reprogramar os carros e pronto. Estava tudo resolvido. A VW pagaria uma multa, as bolsas de valores voltariam ao normal, muito dinheiro seria economizado e seria menos uma instabilidade no mundo para abalar o doente terminal Brasil.

  • Fabricio Conchon

    DAS FRAUDE

  • Luis Burro

    Mas como o humano eh exagerado, todo esse drama soh por um recall! Se houvesse uma fiscalizacao melhor, tbm nao chegaria a um valor tao alto.

  • sigma7777777

    Quem diria hein, justo os alemães que parecem ter uma certa pompa de “senhores da moral e ética”, kkk.

  • Airplane

    Das Fraude!
    Você conhece, você confia?

  • Airplane

    Não só a imagem da Alemanha mas também a dos motores diesel, principalmente nos EUA.