Europa Finanças MAN Scania Volkswagen

Volkswagen estaria considerando vender Scania, MAN e Ducati

scania-griffin-edition-2

Apesar da negativa, de acordo com o The Detroit Bureau, a Volkswagen estaria sim considerando a venda dos fabricantes de caminhões Scania e MAN. Segundo uma fonte interna, existe o plano, que pode ser a venda completa das duas empresas ou participações.

Estima-se que hoje, Scania e MAN, valem em torno de US$ 13,5 bilhões. Esse montante seria muito bom para arrefecer o custo total do escândalo Dieselgate, estimado em US$ 55 bilhões. Até o momento, a Volkswagen conseguiu reservar US$ 7 bilhões e tem acesso a créditos de US$ 20 bilhões em bancos europeus.

Então, caso MAN e Scania sejam vendidas completamente, o total que a VW conseguiria desembolsar somaria US$ 40,5 bilhões. Isso sem contar que a Ducati também entraria no negócio, se os custos estimados pela Volks subirem.

[Fonte: The Detroit Bureau]





  • Antoniokings1

    É sempre assim. Quem chega ao topo, sempre desaba. Só que parece que para a VW está sendo cedo demais.

    • No_Name

      Impérios nunca deram certo! Rs.

      A Volvo deve ter um enorme interesse na Scania hehehe. A VW venderá fácil!

      • Zetros1833

        Se não me falha a memória, a Volvo já tentou ficar coma Scania, mas os órgãos de controle da Suécia e os acionistas da Scania vetaram o acordo, por isso, ela foi parar nas mãos da MAN.

        • DiMais

          então agora compra a MAN

        • Vagnerclp

          Também me lembro disso, inclusive já chegou a ter participação acionária na concorrente conterrânea.

          • Zetros1833

            Exatamente.

      • DiMais

        moeda de troca com a Fiat pelo nome Q2 para a Audi hahah

      • Seven23

        Mas e a MAN ?

    • Leonel

      Eu devo discordar. Penso que quem chega ao topo usando de quaisquer meios, mesmo ilegais ou, no mínimo, sem ética, desabará em algum momento. A VW se tornou um exemplo público disso.

      Somente no meu ponto de vista, além das pesadas multas deveriam ir presos os responsáveis. De qualquer forma, acredito que serviu de alerta a quaisquer outras empresas que possam pensar nessa possibilidade.

    • Gabriel Daveran

      Eu fico imaginando os CEOs da toyota … GM …. que viram a VW nesses últimos anos chegando perto deles em vendas mundiais , agora … indo a bancarrota ….
      Péssimo.

    • thi

      “Só ” a venda dessas duas praticamente já quita toda uma dívida estimada , q acredito que vá ser bem menor como foi com a Toyota .

  • CharlesAle

    Então a coisa, ao que parece, é bem pior ao que imaginávamos…

    • Pedro Rocha

      Pelo menos não é problema nosso, diferente da Petrobras…

      • Minerius Valioso

        Se fosse uma estatal, iria repassar todo o prejuízo para nós. E estaríamos perdidos.

    • Gabriel Daveran

      Charles… é muito ruim … eu acredito que ainda vá custar mais bilhões…. a divida já está começando a ficar impagável.
      Não sei em quais bancos eles estão pegando dinheiro…… mas a possibilidade de calote é alta kkkkkkk
      A VW tentou chegar ao topo…. mas de forma completamente suja…

      • Pacheco

        Espero ue a VW possa passar por essa fase sem quebras ou calotes.

  • Bartolomeu

    A VW é gigante, mas tem um lucro de apenas 2%. As multas e despesas com recall devem consumir o lucro de alguns anos, mas o pior está por vir. Suas vendas mundiais na Europa e EUA estão despencando devido à fraude e um dos seus principais mercados, China, está em crise. Seus mercados na Brasil e Rússia estão disputando quem é o pior. Além disso é esperado uma catástrofe financeira no mundo nos próximos 6 a 12 meses devido ao endividamento altíssimo dos bancos centrais deixando eles sem poder de fogo, grandes petrolíferas à beira da falência e o seu efeito cascata, e a China indo para o brejo. Precisam ter grana na mão para passar pela turbulência.

    • Douglas

      É aquela coisa, guardar no banco pode dar ruim(vide governo Collor) e se guardar debaixo do colchão a inflação vai corroer.
      Melhor fazer uma poupança em dólar mesmo, ou ouro, ou libra esterlina.

      • Joaquim Grillo

        O que tem a ver com governo collor, o problema dela é a confiança que foi abalada mundialmente, muitas outras montadoras tiveram lucro então não é culpa de governo não.

        • David

          Grillo (interesante esse nome) o governo collor congelou as contas e vc nao podia sacar o seu dinheiro da conta. Apesar de ser uma medida necesaria pra conter a inflacao quebrou muita gente honesta. A tal confianca que vc cita nao tem nada haver com acontecimentos internacionais. O abalo foi feito pela corrupcao e roubalheira desenfreada onde um partido liderado por um individuo sem escrupulos quase levou o Brasil a falencia. Agora a Dilma leva a culpa mas todos sabem que ela era somente um fantoche nas maos do Lula. Hoje vemos como que um partido que tanto falava sobre decencia e atacava corruptos hoje se tornou exatamente o que eles atacavam. OU vc acha que o Lula se importa com alguma coisa enquanto voa de jatinho pra la e pra ca? Enquanto tiver gente como vc pra fazer frente ao povo Brasileiro ele vai fica por tras rindo de vcs, que o endeusam de olhos fechados. Se pra chega ao fundo do poco ainda temos mais ums dois anos, imagina quanto tempo vai demorar pra gente volta a ter uma economia crescente. Que Deus tenha piedade do Brasil pois Lula saqueou sem do um povo ja sofrido mas agora sem nehuma perspectiva de melhora.

    • Artur

      Esse lucro de 2% deve ser no exterior, porque aqui no Brasil…

    • Pedro Rocha

      A Empiricus andou falando sobre isso e já tem banco admitindo de forma enviesada, recomendando aos cliente investimentos conservadores, como LCI e renda fixa.

  • Joaquim Grillo

    KKKK isso é só o começo vai ficar pequena e demorar uns 8 anos para voltar a ter lucro

    • th!nk.t4nk

      Putz, igual Opel, PSA e FIAT entao? :(

      • tiago

        qual o problema de ser pequena?

  • zekinha71

    Quiseram crescer muito rápido, agora chegou a conta.
    Um off: tem certas matérias que os comentários não carregam, aparece um símbolo do Discus tentando carregar e depois fica tudo em branco, já testei em máquinas diferentes e internets diferentes e não carregam, as vezes com F5 carregar outras, sem chance.

  • Gian

    Caramba… O estrago do esquema do Diesel foi pesado.
    Outro dia mesmo estavam anunciando a compra da Ducati e Scania.

  • AHSOliveira

    Apostaria em Grupos Chineses, mesmo com os mercados asiáticos bem turbulentos, dinheiro a China tem. Todavia seria uma aquisição bem interessante para Paccar e Navistar pois entrariam com muita força no mercado europeu e aqui na América Latina. Só não sei o que eles fariam com a Ducati, acredito que aceitariam o bônus e passaram logo adiante.

    • Diogo

      Mas a Paccar é dona da DAF, muito forte na Europa e da Mack e Kenworth, que são fortes na América Latina (menos Brasil)…

      • Zetros1833

        A Mack pertence à Volvo e não à Paccar. A Peterbilt é quem faz parte do Grupo Paccar. Essas marcas são fortes na América do Norte.

        • Vagnerclp

          Também considerei que a DAF entrou forte no Brasil, é uma marca totalmente nova por aqui, mas já vi vários caminhões da marca. E numa rápida pesquisa pelo tio google, parece que entregam qualidade.

          • Zetros1833

            Mais ou menos, a DAF ainda está engatinhando por aqui e veio numa fase crítica em termos venda. Não dá pra assustar Volvo, Scania e Mercedes no segmento extrapesado, até mesmo pela quantidade limitada de produtos que ela oferece e tbm pela tradição das três primeiras.

      • AHSOliveira

        A DAF é forte, mas enfrentar Mercedes e Volvo com uma gama maior de caminhões e nomes de peso a tornaria ainda mais competitiva. Mack é da Volvo, Paccar é dona da Peterbilt, estas são relativamente fortes na América Latina mas não tanto quanto alguns de seus concorrentes, com MAN e Scania a Paccar que ainda não é tão expressiva aqui, simplesmente assumiria a liderança no Brasil, mesmo na crise ainda somos um grande mercado para o setor.

        • David

          Essa crise ja abala em mais de 90% de queda para onibus e caminhoes ultrapassa os 60%. Pode si dizer que somos um grande mercado que esta parado a beira da estrada esperando que boms ventos voltem a soprar. A propria Scania pra nao fica parada tenta produzir caminhoes com padrao Euro VI e assim exporta pra Europa e outros paises. A DAF so nao bate Volvo e Mercedes aqui no Brasil porque na Europa sao DAF e Renault que lideram. Se alguem tiver mais informacao sobre esse assunto seria legal compartilhar.

          • AHSOliveira

            O setor automotivo no geral é o primeiro a sofrer com crises, o de caminhões e ônibus sofre ainda porque são equipamentos caros que requerem um investimento considerável para aquisição dos bens, porém é um dos primeiros que se recupera, principalmente aqui, onde as opções muitas vezes são: Ou manda de caminhão ou não manda. A divisão de caminhões da Renault pertence a Volvo já não pertence a Renault-Nissan a um certo tempo. Os DAF são bem elogiados lá, aqui é uma marca nova, mas com bom potencial. Apesar de ser interessante para Paccar talvez para Navistar fosse mais jogo, fora que ela teria mais “players” próprios para seus motores.

  • J_Eduardo

    Este jogo é pesado e o que se publica nem sempre é o que se quer dizer ou é da forma como as coisas são de verdade. Por exemplo, o jornal, pode estar dizendo a Volks que se eles tiver interesse em se desfazer, existem interessados, sei lá algum gigante americano do setor de caminhões, pode ter interesse nas tecnologias de carrocerias dos modernos MAM e Scania. O jogo funciona com jornal publicando “a dica” é que as fábricas entendem e jogo começa, ela põe as marcas à venda.
    Do outro lado, pode ser a própria Volks jogando com a hipótese de venda para fortalecer as ações das marcas. Se existem interessados em aproveitará a crise da matriz as ações das marcas do grupo sobem. Com a subida do preço nominal das ações eles vendem parte das suas e se capitalizam, ou mesmo vendem as marcas com sobre preço, quem sabe ao invés de três, se desfaz de uma só…o jogo do mercado funcanceiro é pesado e complexo….

    • David

      Completamente certo porem a conta continua a aumenta e isso que mais preocupa a Volks. Ela precisa de dinheiro e provavelmente esteja testando as aguas deixando esses baloes flutuarem pra ver qual seria a reacao do mercado. Dependendo do interesse ela pode se posiciona sabendo que tem algumas cartas na mao. Isso ajuda a criar uma estrategia. Caso contrario isso pode implodir pois quem tem acoes da MAN, Scania e Ducati podem sentir desprestigiado e as acoes perderem valor. A Volks tenta valorizar essas marcas separando as da crise colocando as como marcas de respeito. Porem quem tem 13 bilhoes pra comprar uma marca tambem sabe que agora nao e hora de se pronunciar. O certo e fazer o dever de casa e fica observando o mercado e a flutuacao do valor das acoes da Volks. Acho que um comprador serio se ele esperar ele compra por 9 bilhoes pois ai se inverte a vantagem pro comprador. Se os acionistas sentirem que as acoes estao sofrendo por estarem ligados a Volks podem exigir uma venda. Pra essas acoes se valorizarem no meio deste jogo teria que ser devido algo positivo, a Volks estaria se desvinculando ou alguem estaria apresentando uma nova cabine ou conceito que provocaria interesse na marca. Logico que alguem se manifestando com uma boa oferta essas acoes podem ter uma rapida valorizacao em meio as negociacoes. Mas nesse jogo com valores tao altos sempre se tem pessoas altamente qualificadas e acostumadas que sao trazidas pra dentro das empresas para aconselhar e servir de guia em meio a esse ambiente tenso e extremamente focado.

  • Nessa hora fico pensando da raiva que os acionistas , em especial os minoritários, devem ter dos diretores que permitiram o esquema do dieselgate. Deve ser algo próximo dos acionistas da petrobras em relação a certos integrantes da empresa e do governo.

  • Leandro

    FCA já se mostrou interessada na MAN algumas vezes. Marchionne deve estar de olho…

    • Gabriel Daveran

      Eu pensei nisso também ! mas acho que todos os CEOs das 10 maiores do mundo estão so esperando ver a hora que a VW anunciar oficialmente quais serão as marcas.

      Ai dependendo da marca vai ser uma briga do cara$%# !

      kkkk

    • David

      Marchionne pode ate esta olhando mas ele tem seus proprios problemas a serem resolvidos. A FCA na America do Norte nao vai tao bem. Estao em meio a uma reestruturacao. Isso requer foco total. Seria uma loucura trazer pra dentro da empresa algo tao diferente pra poder ser absorvido dentro da impresa. Nao vejo como que uma compra assim agora ajudaria FCA a se torna mais rentavel. Primeiro tem que fazer as empresas voltarem a ganhar dinheiro. Ele nao pode se da ao luxo de fica brincando de caminhaozinho enquanto a sua empresa de carros nao vai bem.

      • Leandro

        Não sei se você se lembra, mas a Fiat é forte em caminhões e utilitários na Europa. Não é brincar de caminhãozinho, é investir em outro mercado que oferece boa rentabilidade.

  • Rbs

    kkkkkkkkk Ate o car.bosta será vendido para ajudar cobrir o prejuízo!!

    • No_Name

      Kkkkk. Se bobear o dono de lá vai fazer uma vaquinha pra ajudar a Volks!

  • Zetros1833

    Não me surpreenderia se a Daimler levasse a Man e a Scania ou pelo menos uma parte das duas, como um “agradecimento” pelo empréstimo da executiva da Daimler pra limpar a mer…digo, a encrenca em que a VW se meteu.

    • Adenilson

      Nada, alguma China pode comprar a MAN. A JAC faz caminhões, tem a JBC, JMC e a Sinotruk

      • Zetros1833

        Tem a Foton tbm, porém, está mais com cara de Daimler mesmo. Agora com essa possibilidade de venda, a Daimler pode fazer uma oferta pelo menos para a Scania. Ou a Volvo pela MAN.

        Possibilidades é que não faltam, rs.

  • Igor Pricandi

    É o preço da fraude, e ainda está barato. Até agora não entendi a solução proposta para a correção na europa. Não posso imaginar como mudar a admissão elimina poluentes que são produzidos na queima. A tal gambiarra aceita na zona do euro nem sequer foi proposta para os amaricanos, mesmo os motores sendo iguais. Logo………..

  • Adenilson

    Será, que com a possível venda da MAN, o Volksbus 17-230 volte a ter motor MWM ou estreará com o Cummins?

    Só sei que ônibus Volkswagen vendia feito uns condenados aqui na Bahia com motor MWM. Depois que virou MAN, é raro comprar. Soube que a manutenção dos motores MAN é o dobro da MWM e eles não aguentam rojão(as turbinas abrem o bico), se dirigir Mode Pressão no Tapetão On

    • Ônibus urbanos.

      Os rodoviários, são dominados pela Família Mercedes O500R / O500RS / O500RSD Blue Tec 5 ou Scania K124

      • Zetros1833

        O K-124 já saiu de linha. Agora é K-310, K-360, K-400 e K-440 no segmento rodoviário.

        • É isso aí. Obrigado pela correção.

        • Adenilson

          Tem o F-250

          • Zetros1833

            Esse é urbano de motor dianteiro. Eu citei somente os modelos rodoviários de motor traseiro.

            Além do F-250, tem o F-310 e foi lançado recentemente o F-360 biarticulado.

    • Zetros1833

      Não necessariamente. Já que a VW teria que comprar motor de um fornecedor mesmo, que continue comprando da MAN.

    • Zetros1833

      Raro comprar?. Em Salvador está cheio de 17230 OD com motor MAN. Em Feira de Santana também.

      • Adenilson

        Pq compraram em promoção. Mas até quem comprava Volks(antes de virar aquela zona do Integra), foi pra Mercedes-Benz. Feira foi por agora, devido a vinda da São João e a Rosa.

        Agora que misturou tudo, deu uma parada.

        • Zetros1833

          Foi promoção não. Compraram MBB num primeiro momento, mas, não se deram bem com os chassis e voltaram a comprar VW. Inclusive para as outras empresas fora do Integra.

    • David

      Que eu saiba esse era o problema dos antigos Volks que rodavam tipo 25-370 pra cima. Alias foi por isso que a Volks mudou o nome dos pesados de Volks para Man acreditando que o nome daria um peso trazia um certo respeito no conceito dos motoristas pois a Volks pra pesado ja estavam queimados. Ficava os medios como Volks pois esses ainda tinha boa aceitacao porem vc pode ver o Man na lateral tambem. Agora vc vem dizendo que os Man estao abrindo bico tambem? Tinha caminhao antigo da volks por metade do preco exatamente porque os motores nao aguentavam. Que eu saiba a manutencao e a mesma porem eles afirmavam ter solucionado o problema.

      • Zetros1833

        Na verdade David, não houve mudança de nome. O que houve uma mudança de motorização: sairam os motores MWM e entraram os motores MAN. Ela também manteve os Cummins que usava antes.

        Essa plaquinha que vc vê nas laterais dos caminhões VW está escrito Powered by MAN, indicando que os caminhões e ônibus VW estão usando motores MAN no lugar dos MWM.

        Quanto ao 25.370, houve um problema no MWM NGD utilizado por este caminhão e pelo 19.370, mas foi corrigido antes da substituição do mesmo pelo Cummins.

  • Quem engolirá a MAN/Scania?

    Iveco, Navistar, Ford, Mercedes, Caterpillar, Hyundai ou outra? Rs

    • thi

      Iveco? Ford ? Kkk dia quebradas

    • Vagnerclp

      Estou pensando nos chineses ou na Volvo Com esta aquisição, a Volvo teria uma parte imensa do mercado europeu (Volvo, Renault Trucks, Scania, MAN). No Brasil, da mesma forma, dominaria o mercado (Volvo, Scania, VW-MAN, uma vez que a MBB já foi destronada faz tempo pelo grupo vw-man).

  • Imaginem a fúria dos acionistas com o Martin Winterkorn? Não vão ver dividendos tão cedo e ainda terão que se desfazer de parte do conglomerado.

  • DiMais

    um único erro

  • Vagnerclp

    Profetizaram isso aqui nos comentários de outras matérias do dieselgate. Onde há fumaça, pode ter fogo. Será que estas marcas vão parar nas mãos dos chineses?

  • Marcos Wild

    A Volks deveria vender a Bentrey, Ducati e a Bugati, e deixaria a Scania e a MAN



Send this to friend