Home Hatches Volkswagen estréia motor 1.6 16V com até 120 cv na Saveiro Cross...

vw gol rallye 2015 1 8 700x466 Volkswagen estréia motor 1.6 16V com até 120 cv na Saveiro Cross e no Gol Rallye e apresenta novidades da linha 2015




A Volkswagen está apresentando no mercado nacional algumas novidades para a linha 2015. A principal delas é o novo motor 1.6 MSI, que pertence à família EA211. Além dele, que está estreando na Saveiro Cross e no Gol Rallye, a empresa também está lançando uma nova nomenclatura de versões para Gol, Voyage e Saveiro.

O Voyage ganha nova versão topo de linha, chamada Evidence e um novo software do câmbio automatizado I-Motion para o Gol Rallye. Os modelos Gol, Voyage e Saveiro ainda ganham novos itens de série e opcionais “Fun”. A Volkswagen também inaugurou o maior centro de treinamento da América Latina, localizado na zona sul de São Paulo.

vw motor 16 msi 11 700x466 Volkswagen estréia motor 1.6 16V com até 120 cv na Saveiro Cross e no Gol Rallye e apresenta novidades da linha 2015

1.6 MSI

O nome pode parecer estranho, mas se trata do EA211 1.6 16V, que agora passa a ser produzido no Brasil. Ele já é conhecido lá fora e aqui estreia nos modelos Gol Rallye e Saveiro Cross. A nomenclatura “MSI” é relacionada com motor aspirado sem injeção direta, assim como “TSI” está para o turbo com injeção direta (simples ou dupla).

Todo feito em alumínio, o propulsor pesa 15 kg a menos que o 1.6 VHT e se destaca por oferecer componentes compactos e agregados ao bloco, tais como cárter de alumínio com filtro de óleo, duplo circuito de arrefecimento com duas válvulas termostáticas, coletor de escape integrado e refrigerado, duplo comando de válvulas variável.

vw motor 16 msi 14 700x494 Volkswagen estréia motor 1.6 16V com até 120 cv na Saveiro Cross e no Gol Rallye e apresenta novidades da linha 2015

Ele apresenta também sistema de pré-aquecimento do combustível para partida a frio com etanol. Bastante compacto, o 1.6 MSI entrega 110/120 cv a 5.750 rpm e 15,8/16,8 kgfm a 4.000 rpm, respectivamente com gasolina e etanol. Cerca de 85% do torque está disponível a partir de 2.000 rpm. Foram feitos testes que somam 2,2 milhões de km rodados e 1,8 milhão de km no dinamômetro.

Com o novo propulsor, a Volkswagen deverá aposentar o VHT 1.6 8V nos próximos anos, assim como provavelmente o TEC 1.0 8V, que deverá perder o lugar para o EA211 1.0 12V de três cilindros, já usado pelo Fox BlueMotion e up!. No evento de lançamento, tivemos a oportunidade de participar da montagem desse novo motor 1.6 MSI.

vw gol rallye 2015 8 700x466 Volkswagen estréia motor 1.6 16V com até 120 cv na Saveiro Cross e no Gol Rallye e apresenta novidades da linha 2015

Gol Rallye

Outra novidade é o Gol Rallye, que além do motor 1.6 MSI, ganhou também um novo software de gerenciamento da transmissão automatizada I-Motion (ASG), que suaviza as trocas de marchas. O dispositivo reduz o torque no momento da mudança de marchas no modo Drive e retorna com a força logo depois. O câmbio manual MQ200 agora dispõe de um programa que indica o melhor momento para mudança de marcha, priorizando a redução no consumo.

vw saveiro cross 2015 7 700x466 Volkswagen estréia motor 1.6 16V com até 120 cv na Saveiro Cross e no Gol Rallye e apresenta novidades da linha 2015

Saveiro Cross

Dos modelos apresentados, o que mais mudou tecnicamente foi a Saveiro Cross. A Volkswagen introduziu também o motor 1.6 MSI, mas dedicou maior atenção à segurança do modelo. Ela é a primeira picape leve a dispor de freios a disco nas quatro rodas, controle de estabilidade (ESC), ABS função off-road, controle de tração (ASR), bloqueio eletrônico do diferencial (EDL), assistente de frenagem (BAS) e assistente de partida em rampa (HSA).

As demais versões da Saveiro também passam a ter discos de freio traseiros, além de novas versões: Startline (Cabine Simples) e Trendline (Cabine Simples ou Estendida), além da Cross com cabine estendida e motor 1.6 MSI de até 120 cv. As outras opções continuam com o 1.6 VHT de até 104 cv.

vw saveiro cross 2015 9 700x466 Volkswagen estréia motor 1.6 16V com até 120 cv na Saveiro Cross e no Gol Rallye e apresenta novidades da linha 2015

Outro destaque da Saveiro 2015 é o piloto automático como opcional. Disponível também nas novas cores Prata Lunar, Azul Night, Vermelho Ópera e Laranja Canyon, a picape leve da Volkswagen oferece seis opcionais na Startline, oito na Trendline e dois na Cross.

Startline

A Saveiro Startline sai de fábrica equipada com antena de teto, preparação para som, travas das portas e vidros com acionamento manual e novo revestimento para os bancos – Tear Youth Preto. Entre os oito opcionais disponíveis, destaque para o novo pacote “Work”, que traz santantônio com aerofólio incorporado, grade de proteção da janela traseira, iluminação da caçamba, entre outros.

Trendline

Já a Saveiro Trendline é voltada para o uso misto e oferece direção hidráulica, vidros com acionamento elétrico e travamento central. A Saveiro Trendline traz também um novo revestimento para os bancos – Tear Snug Cinza.
Um novo opcional para esta versão intermediária é o kit “Active”, que é composto por capas dos retrovisores e maçanetas das portas pintadas na cor da carroceira, sensor de estacionamento, faróis duplos, faróis e lanterna de neblina, iluminação da caçamba, entre outros.

Cross

Por fim, a Saveiro Cross, topo de linha, oferece rádio CD Player Double DIN com sistema Bluetooth e entradas SD-card e USB, volante multifuncional de couro (com controles dos sistemas de som e telefonia) e bolso porta-objetos nas laterais internas dos bancos.

Entre os opcionais da Saveiro Cross, o módulo “Interativo” é a novidade. Com esse kit, a picape recebe controlador de velocidade de cruzeiro, retrovisor interno eletrocrômico e sensores de chuva e crepuscular (luminosidade). Outra estreia é o revestimento dos bancos em Native com a cor “Palladium”.

vw voyage evidence 2015 2 700x499 Volkswagen estréia motor 1.6 16V com até 120 cv na Saveiro Cross e no Gol Rallye e apresenta novidades da linha 2015

Linha 2015 de Gol e Voyage

Como você já conferiu aqui no NA em primeira mão, a linha 2015 da Volkwagen apresenta algumas novidades para os modelos Gol, Voyage e Saveiro. O destaque é a nova nomenclatura das versões para Gol e Voyage: Trendline, Comfortline e Highline. O Voyage ganha uma nova opção topo de linha, chamada Evidence. Outra novidade é a direção hidráulica de série e novos opcionais do pacote “Fun”.

Trendline

A nova versão de entrada para Gol e Voyage passa a contar – adicionalmente aos itens de série da linha 2014 – com direção hidráulica, três apoios de cabeça no banco traseiro, chave canivete e iluminação no porta-malas. Lembrando que, desde a base, o Gol e o Voyage já saem de fábrica equipados com vidros dianteiros com acionamento elétrico, travamento central das portas e a nova arquitetura eletrônica da Volkswagen.

Entre os opcionais dessa versão, as novidades ficam por conta dos sobretapetes e do pacote “Conectividade” (que traz rádio CD-Player com sistema Bluetooth e entradas SD Card, USB e auxiliar, I-System, seis alto-falantes e volante multifuncional, com controles dos sistemas de som e de telefonia.

Comfortline

Na versão intermediária Comfortline, Gol e Voyage 2015 adicionam aos itens da Trendline, detalhes pintados na cor do veículo, como capas dos espelhos retrovisores pintados, maçanetas das portas e frisos laterais. Além disso, a versão incorpora setas integradas nos espelhos retrovisores, aerofólio traseiro na cor do veículo, grade do radiador pintada em preto brilhante, coluna “B” externa com tape preto, faróis duplos com máscara negra, logotipo “Comfortline”, para-sois iluminados, alto-falantes, alças no teto, ar quente, rádio CD-Player com sistema Bluetooth e entradas SD Card, USB e auxiliar e I-System.

Ainda na versão Comfortline (disponível nos motores 1.0 e 1.6), há a opção do novo pacote de equipamentos “Fun”, que traz tecido exclusivo dos bancos (com logotipo “Fun” nos assentos dianteiros), acabamento interno diferenciado, pedaleiras esportivas, adesivos externos alusivos ao kit e volante revestido de couro.

O logotipo “Fun” na coluna “C” é laranja quando o carro é Preto Ninja, Vermelho Flash, Prata Egito, Cinza Quartzo ou Vermelho Opera. Já quando o carro traz as tonalidades Branco Cristal, Prata Sirius, Cinza Marine, Prata Lunar ou Azul Night, a inscrição “Fun” é azul.

Opcionalmente, o Gol Comfortline e o Voyage Comfortline com o kit “Urban”, acrescenta itens como rodas de liga leve 15” (design “Valse”), faróis e lanterna de neblina, volante multifuncional e sensor de estacionamento. Há ainda o novo pacote “Interatividade”, que traz volante multifuncional e sensor de estacionamento (Park Pilot) – kit também opcional para o Gol 1.0l Track.

Highline

Finalmente, a versão topo de linha (exceto para o Voyage) Highline oferece um pacote mais generoso com todos os itens da Comfortline, mais ar-condicionado, vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico, frisos laterais cromados, alarme Keyless, volante multifuncional revestido de couro (com controles do sistema de som e de telefonia), lanterna de neblina e sobretapetes.

Entre os opcionais para a versão Highline estão o acabamento interno mais claro e o kit “Tecnologia”, que conta com sensores de chuva e de luminosidade (crepuscular), controlador de velocidade de cruzeiro (piloto automático) e sistema coming/leaving home. O kit “Tecnologia” também está disponível para o Gol Rallye.

Outra mudança ocorreu no interior dos modelos da linha 2015, com novos revestimentos de banco e painéis de portas. Ao todo, são oito novos tecidos em diferentes versões, como Trendline, Comfortline, Highline e Evidence (Voyage), além do pacote “Fun”.

Há mudanças também no visual das rodas de liga leve e das calotas. Nas calotas há duas novidades: a calota aro 14 e a calota aro 15. Entre as rodas de liga leve, estreia do modelo de 15 polegadas. Outras estreias da linha 2015 são as cores Laranja Canyon (para o Gol Rallye e Saveiro Cross), Prata Lunar, Azul Night e Vermelho Opera.

vw voyage evidence 2015 3 700x499 Volkswagen estréia motor 1.6 16V com até 120 cv na Saveiro Cross e no Gol Rallye e apresenta novidades da linha 2015

Evidence

Essa é a nova versão topo de linha exclusiva do Voyage, que fica acima da Highline e adiciona todos os seus itens. O sedã compacto da Volkswagen passa a oferecer nesta configuração frisos cromados na parte inferior das laterais, o modelo traz rodas de liga leve aro 16 em nova tonalidade, adesivo preto na coluna “B” e o logotipo alusivo à configuração nos para-lamas dianteiros.

Por dentro, a nova versão apresenta painel em tonalidade cinza clara e revestimento dos bancos em Alcantara (mesmo material utilizado nos bancos do Tiguan). O revestimento em Alcantara, desenhado com tramas e costuras enviesadas, confere um acabamento mais refinado ao Voyage topo de linha. É também de série na versão Evidence os sobretapetes (assim como nos modelos Highline e Gol Rallye). O topo de linha do modelo está disponível nas cores Branco Cristal, Preto Ninja, Prata Sirius, Prata Egito, Azul Night, Vermelho Opera e Prata Lunar.

Centro de Treinamento

A Volkswagen inaugurou ontem o maior centro de treinamento da empresa na América Latina, localizado na Avenida Washington Luiz, 4.984, próximo ao aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Foram investidos R$ 10,5 milhões nas instalações e equipamentos, a fim de atender a rede de 640 concessionários.

São ao todo 7.700 m2 que atenderão 52.000 profissionais por ano. Além deste centro de treinamento, a Volkswagen inaugura mais 7 centros regionais, totalizando R$ 20 milhões em investimentos na qualificação dos técnicos. Com isso, a capacidade para treinamento dos técnicos da rede VW aumenta em 50%.

Galeria de fotos do Volkswagen Gol Fun e Rallye 2015:

Galeria de fotos do Volkswagen Voyage Fun e Evidence 2015:

Galeria de fotos da Volkswagen Saveiro Cross 2015:

Galeria de fotos do motor Volkswagen 1.6 MSI:

Galeria de fotos da montagem do motor Volkswagen 1.6 MSI:

Evento a convite da Volkswagen.



Se você não está vendo os comentários, desabilite extensões do tipo Adblock (que impedem a exibição dos comentários), ou adicione nosso site como exceção.