Home Hatches Volkswagen estréia motor 1.6 16V com até 120 cv na Saveiro Cross...

vw-gol-rallye-2015-1 (8)

A Volkswagen está apresentando no mercado nacional algumas novidades para a linha 2015. A principal delas é o novo motor 1.6 MSI, que pertence à família EA211. Além dele, que está estreando na Saveiro Cross e no Gol Rallye, a empresa também está lançando uma nova nomenclatura de versões para Gol, Voyage e Saveiro.

O Voyage ganha nova versão topo de linha, chamada Evidence e um novo software do câmbio automatizado I-Motion para o Gol Rallye. Os modelos Gol, Voyage e Saveiro ainda ganham novos itens de série e opcionais “Fun”. A Volkswagen também inaugurou o maior centro de treinamento da América Latina, localizado na zona sul de São Paulo.

vw-motor-16-msi (11)

1.6 MSI

O nome pode parecer estranho, mas se trata do EA211 1.6 16V, que agora passa a ser produzido no Brasil. Ele já é conhecido lá fora e aqui estreia nos modelos Gol Rallye e Saveiro Cross. A nomenclatura “MSI” é relacionada com motor aspirado sem injeção direta, assim como “TSI” está para o turbo com injeção direta (simples ou dupla).

Todo feito em alumínio, o propulsor pesa 15 kg a menos que o 1.6 VHT e se destaca por oferecer componentes compactos e agregados ao bloco, tais como cárter de alumínio com filtro de óleo, duplo circuito de arrefecimento com duas válvulas termostáticas, coletor de escape integrado e refrigerado, duplo comando de válvulas variável.

vw-motor-16-msi (14)

Ele apresenta também sistema de pré-aquecimento do combustível para partida a frio com etanol. Bastante compacto, o 1.6 MSI entrega 110/120 cv a 5.750 rpm e 15,8/16,8 kgfm a 4.000 rpm, respectivamente com gasolina e etanol. Cerca de 85% do torque está disponível a partir de 2.000 rpm. Foram feitos testes que somam 2,2 milhões de km rodados e 1,8 milhão de km no dinamômetro.

Com o novo propulsor, a Volkswagen deverá aposentar o VHT 1.6 8V nos próximos anos, assim como provavelmente o TEC 1.0 8V, que deverá perder o lugar para o EA211 1.0 12V de três cilindros, já usado pelo Fox BlueMotion e up!. No evento de lançamento, tivemos a oportunidade de participar da montagem desse novo motor 1.6 MSI.

vw-gol-rallye-2015 (8)

Gol Rallye

Outra novidade é o Gol Rallye, que além do motor 1.6 MSI, ganhou também um novo software de gerenciamento da transmissão automatizada I-Motion (ASG), que suaviza as trocas de marchas. O dispositivo reduz o torque no momento da mudança de marchas no modo Drive e retorna com a força logo depois. O câmbio manual MQ200 agora dispõe de um programa que indica o melhor momento para mudança de marcha, priorizando a redução no consumo.

vw-saveiro-cross-2015 (7)

Saveiro Cross

Dos modelos apresentados, o que mais mudou tecnicamente foi a Saveiro Cross. A Volkswagen introduziu também o motor 1.6 MSI, mas dedicou maior atenção à segurança do modelo. Ela é a primeira picape leve a dispor de freios a disco nas quatro rodas, controle de estabilidade (ESC), ABS função off-road, controle de tração (ASR), bloqueio eletrônico do diferencial (EDL), assistente de frenagem (BAS) e assistente de partida em rampa (HSA).

As demais versões da Saveiro também passam a ter discos de freio traseiros, além de novas versões: Startline (Cabine Simples) e Trendline (Cabine Simples ou Estendida), além da Cross com cabine estendida e motor 1.6 MSI de até 120 cv. As outras opções continuam com o 1.6 VHT de até 104 cv.

vw-saveiro-cross-2015 (9)

Outro destaque da Saveiro 2015 é o piloto automático como opcional. Disponível também nas novas cores Prata Lunar, Azul Night, Vermelho Ópera e Laranja Canyon, a picape leve da Volkswagen oferece seis opcionais na Startline, oito na Trendline e dois na Cross.

Startline

A Saveiro Startline sai de fábrica equipada com antena de teto, preparação para som, travas das portas e vidros com acionamento manual e novo revestimento para os bancos – Tear Youth Preto. Entre os oito opcionais disponíveis, destaque para o novo pacote “Work”, que traz santantônio com aerofólio incorporado, grade de proteção da janela traseira, iluminação da caçamba, entre outros.

Trendline

Já a Saveiro Trendline é voltada para o uso misto e oferece direção hidráulica, vidros com acionamento elétrico e travamento central. A Saveiro Trendline traz também um novo revestimento para os bancos – Tear Snug Cinza.
Um novo opcional para esta versão intermediária é o kit “Active”, que é composto por capas dos retrovisores e maçanetas das portas pintadas na cor da carroceira, sensor de estacionamento, faróis duplos, faróis e lanterna de neblina, iluminação da caçamba, entre outros.

Cross

Por fim, a Saveiro Cross, topo de linha, oferece rádio CD Player Double DIN com sistema Bluetooth e entradas SD-card e USB, volante multifuncional de couro (com controles dos sistemas de som e telefonia) e bolso porta-objetos nas laterais internas dos bancos.

Entre os opcionais da Saveiro Cross, o módulo “Interativo” é a novidade. Com esse kit, a picape recebe controlador de velocidade de cruzeiro, retrovisor interno eletrocrômico e sensores de chuva e crepuscular (luminosidade). Outra estreia é o revestimento dos bancos em Native com a cor “Palladium”.

vw-voyage-evidence-2015 (2)

Linha 2015 de Gol e Voyage

Como você já conferiu aqui no NA em primeira mão, a linha 2015 da Volkwagen apresenta algumas novidades para os modelos Gol, Voyage e Saveiro. O destaque é a nova nomenclatura das versões para Gol e Voyage: Trendline, Comfortline e Highline. O Voyage ganha uma nova opção topo de linha, chamada Evidence. Outra novidade é a direção hidráulica de série e novos opcionais do pacote “Fun”.

Trendline

A nova versão de entrada para Gol e Voyage passa a contar – adicionalmente aos itens de série da linha 2014 – com direção hidráulica, três apoios de cabeça no banco traseiro, chave canivete e iluminação no porta-malas. Lembrando que, desde a base, o Gol e o Voyage já saem de fábrica equipados com vidros dianteiros com acionamento elétrico, travamento central das portas e a nova arquitetura eletrônica da Volkswagen.

Entre os opcionais dessa versão, as novidades ficam por conta dos sobretapetes e do pacote “Conectividade” (que traz rádio CD-Player com sistema Bluetooth e entradas SD Card, USB e auxiliar, I-System, seis alto-falantes e volante multifuncional, com controles dos sistemas de som e de telefonia.

Comfortline

Na versão intermediária Comfortline, Gol e Voyage 2015 adicionam aos itens da Trendline, detalhes pintados na cor do veículo, como capas dos espelhos retrovisores pintados, maçanetas das portas e frisos laterais. Além disso, a versão incorpora setas integradas nos espelhos retrovisores, aerofólio traseiro na cor do veículo, grade do radiador pintada em preto brilhante, coluna “B” externa com tape preto, faróis duplos com máscara negra, logotipo “Comfortline”, para-sois iluminados, alto-falantes, alças no teto, ar quente, rádio CD-Player com sistema Bluetooth e entradas SD Card, USB e auxiliar e I-System.

Ainda na versão Comfortline (disponível nos motores 1.0 e 1.6), há a opção do novo pacote de equipamentos “Fun”, que traz tecido exclusivo dos bancos (com logotipo “Fun” nos assentos dianteiros), acabamento interno diferenciado, pedaleiras esportivas, adesivos externos alusivos ao kit e volante revestido de couro.

O logotipo “Fun” na coluna “C” é laranja quando o carro é Preto Ninja, Vermelho Flash, Prata Egito, Cinza Quartzo ou Vermelho Opera. Já quando o carro traz as tonalidades Branco Cristal, Prata Sirius, Cinza Marine, Prata Lunar ou Azul Night, a inscrição “Fun” é azul.

Opcionalmente, o Gol Comfortline e o Voyage Comfortline com o kit “Urban”, acrescenta itens como rodas de liga leve 15” (design “Valse”), faróis e lanterna de neblina, volante multifuncional e sensor de estacionamento. Há ainda o novo pacote “Interatividade”, que traz volante multifuncional e sensor de estacionamento (Park Pilot) – kit também opcional para o Gol 1.0l Track.

Highline

Finalmente, a versão topo de linha (exceto para o Voyage) Highline oferece um pacote mais generoso com todos os itens da Comfortline, mais ar-condicionado, vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico, frisos laterais cromados, alarme Keyless, volante multifuncional revestido de couro (com controles do sistema de som e de telefonia), lanterna de neblina e sobretapetes.

Entre os opcionais para a versão Highline estão o acabamento interno mais claro e o kit “Tecnologia”, que conta com sensores de chuva e de luminosidade (crepuscular), controlador de velocidade de cruzeiro (piloto automático) e sistema coming/leaving home. O kit “Tecnologia” também está disponível para o Gol Rallye.

Outra mudança ocorreu no interior dos modelos da linha 2015, com novos revestimentos de banco e painéis de portas. Ao todo, são oito novos tecidos em diferentes versões, como Trendline, Comfortline, Highline e Evidence (Voyage), além do pacote “Fun”.

Há mudanças também no visual das rodas de liga leve e das calotas. Nas calotas há duas novidades: a calota aro 14 e a calota aro 15. Entre as rodas de liga leve, estreia do modelo de 15 polegadas. Outras estreias da linha 2015 são as cores Laranja Canyon (para o Gol Rallye e Saveiro Cross), Prata Lunar, Azul Night e Vermelho Opera.

vw-voyage-evidence-2015 (3)

Evidence

Essa é a nova versão topo de linha exclusiva do Voyage, que fica acima da Highline e adiciona todos os seus itens. O sedã compacto da Volkswagen passa a oferecer nesta configuração frisos cromados na parte inferior das laterais, o modelo traz rodas de liga leve aro 16 em nova tonalidade, adesivo preto na coluna “B” e o logotipo alusivo à configuração nos para-lamas dianteiros.

Por dentro, a nova versão apresenta painel em tonalidade cinza clara e revestimento dos bancos em Alcantara (mesmo material utilizado nos bancos do Tiguan). O revestimento em Alcantara, desenhado com tramas e costuras enviesadas, confere um acabamento mais refinado ao Voyage topo de linha. É também de série na versão Evidence os sobretapetes (assim como nos modelos Highline e Gol Rallye). O topo de linha do modelo está disponível nas cores Branco Cristal, Preto Ninja, Prata Sirius, Prata Egito, Azul Night, Vermelho Opera e Prata Lunar.

Centro de Treinamento

A Volkswagen inaugurou ontem o maior centro de treinamento da empresa na América Latina, localizado na Avenida Washington Luiz, 4.984, próximo ao aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Foram investidos R$ 10,5 milhões nas instalações e equipamentos, a fim de atender a rede de 640 concessionários.

São ao todo 7.700 m2 que atenderão 52.000 profissionais por ano. Além deste centro de treinamento, a Volkswagen inaugura mais 7 centros regionais, totalizando R$ 20 milhões em investimentos na qualificação dos técnicos. Com isso, a capacidade para treinamento dos técnicos da rede VW aumenta em 50%.

Galeria de fotos do Volkswagen Gol Fun e Rallye 2015:

Galeria de fotos do Volkswagen Voyage Fun e Evidence 2015:

Galeria de fotos da Volkswagen Saveiro Cross 2015:

Galeria de fotos do motor Volkswagen 1.6 MSI:

Galeria de fotos da montagem do motor Volkswagen 1.6 MSI:

Evento a convite da Volkswagen.



  • yuri calmon

    Será que o GOL continuará líder com este motor ???

    • Gustavo73

      Não acho que esse motor vá fazer diferença. Primeiro porque a grande parte das vendas seja com motor 1.0. Segundo porque o Gol perdeu o G4 que brigava com o Palio Fire. E acho que enquanto o Palio Fire estiver à venda, ficará difícil para o Gol.

      • Leandro1978

        Exatamente o que penso. A "solução" seria a chegada de uma versão bem capada na faixa dos R$ 25 mil. Mas tem o up! para isso, e prefiro assim…

        • Gustavo73

          Reduz o preço dos dois então.
          Mas infelizmente acho que não vai acontecer.

          • marcelofalves

            tenho certeza que a VW prefere perder a liderança do gol do que baixar os preços ….. pode apostar

            • rafa_marcao

              Exato! Primeiro ou segundo lugar tanto faz. Ambos estão vendendo à rodo.

        • Edson Roberto

          Sabe o que eu acho interessante? Se o Gol "quase" conseguiu o ESC (Saveiro), isso quer dizer que o Fox (facelift?) quando "renovado" irá ter o dispositivo. E assim a fabricnate vai equipando os modelos.

          Hoje eu pensaria com maior carinho na Saveiro dentre outras picapes. Só falta a questão de reforçar o eixo traseiro que é alvo de reclamações de quem usa para trabalho.

      • alexhmoraes

        Eu já digo que se o Up! não emplacar, não tem mais jeito não, o Palio vai seguir líder por um bom tempo, a chance da VW é de reduzir bem o valor do Up! caso contrário vai ser difícil vender bem

        • Gustavo73

          O up concorre com o Uno não com o Palio. Ainda mais com o Palio Fire de 1996. No caso dos preços na tabela o Up não é tão mais caro que o Uno com os mesmos equipamentos. A diferença gira em 1500 reais. O up mais equipado de fábrica com preços mais parecidos com os do Uno na css já resolveria. Já o Palio Fire que é o carro mais barato do Brasil das 4 grandes concorria com o Gol G4. Então fica difícil competir em preço, o Palio de 1996 contra o Gol de 2008. Por mais que a VWB abaixe os preços a Fiat terá um espaço maior de manobra.

    • MarceloAmorim

      Creio que isso nao muda muito,afinal esse motor sao pra versoes top de linha e vamo combinar que Gol que vende sao os 1.0.

    • MaverickV81974

      Com certeza o Gol continuará líder, mas o Corolla que se cuide, pois, o Voyage vai brigar pau a pau com ele. (em preço). kkkk

    • alexhmoraes

      Nada a ver amigo, a maior parte das vendas que colocou o Gol na liderança são com motores 1.0, e sobre o Motor 1.6 16V já deveria existir a muito tempo, são melhores e mais econômicos, pois os motores 16V tem a queima melhor.

    • AMLAJD

      Então, parece que esse motor inicialmente só vai equipar a versão Rallye. Um detalhe importante é que agora o Gol já vai sair de série com direção hidráulica. Isso deve dar um up nas vendas pois o carro já vem com vidro e trava além do AB2 E ABS, aí só falta o ar que custa uns R$ 2.500,00.

    • Eddu13

      Prevejo manutenção cara desses motores. Voyage Comfortline sem AC? Brincadeira, hein.
      O Centro de Treinamento já funciona desde dezembro, eu passo em frente todos os dias e sempre vejo ônibus levando os concessionários.

  • GUGASP

    Viva a concorrência.
    Até a VW está atualizando sua linha nacional. Já era tempo mesmo..
    Aposentem de vez o velho 1.6 8v (lento e gastão na Saveiro Cross, mas melhor no Gol e Voyage) e instalem o novo 1.6 16v em toda a linha.

    • automotivo

      Vão instalar nas versões TOP pra fazer o comprador pagar mais, pelos itens agregados. Só depois passarão para versões mais simples.

      • 4lex5andro

        apesar de nao dispor da opçao de central mm ou cambio automatico, sempre sao bem vindas melhorias nos carros;

        melhor ainda se os equipam. de segurança (esp, ass. rampa, asr) da saveiro se estenderem a gol e voyage tbm ..

        • automotivo

          Com certeza! Se bem que, para o caso da Saveiro, não vai fazer ela bater a Strada.

        • Edson Roberto

          Confesso que isso chateia (cambio automatico) pois com esse motor o tiptronic seria joia.

          Além disso, dá a indicação que talvez não tenhamos o motor 1.6 16v no Golf. O que para mim é bom.

    • Leandro1978

      O problema da Saveiro Cross é que ela é mais pesada que Gol e Voyage (quase 100 kg de diferença). Acredito que devido a isso estejam lançando o novo motor nela e no Rallye.

    • Tadeu14

      O motor 1.6 8v pode ser tudo, de menos lento e gastao! Ainda no caso dos populares iria prefirir motor 8 v para dirigir dentro da cidade. Esse negocio de nao ter força em baixa na cidade….

      • GUGASP

        Tadeu14, no Saveiro Cross, em específico, ele é. Ande e vai ver a diferença dele no Gol e Voyage.

        • JoaoMartini

          Realmente, na Saveiro Cross e na Space Cross esse 1.6 8v fica bem fraco msm.

        • Tadeu14

          Na saveiro cross e no crossfox( Minha mae tem um) acredito que ele deve beber mais mesmo, principalmente por causa do peso, especialmente do crossfox 1130 kg. Mas no Gol ele vai super bem!

        • Edson Roberto

          Outro que vejo pesado para o motor é o Polo sedan. Pelo menos qdo um amigo meu tinha em comparação ao Fox da irmã a diferença era gritante de desempenho.

    • Wandsberg

      "lento e gastão" eu discordo. Não é um projeto atual, mas o 1.6 VHT faz muito bonito diante da maioria, sim, da MAIORIA dos motores disponíveis na mesma faixa de preço no mercado nacional. Anda muito e tem ótimo torque, e posso dizer que no meu Polo fazia 10km/l na estrada a 110km/h.

      • E_Pretinho

        etanol?

        • JoaoMartini

          Sim. Meu Fox 1.6 faz 10 no alcool a 110 e com ar ligado. Se andar a 90 e com ar desligado faz 13, mas ninguém anda assim.

  • ieie

    Não curto carros rebaixados, mas esse Voyage está meio "Cross"… Alto demais nas fotos.

    • Guilherme_1

      É a nova versão Voyage Rallye Cross custando a partir de 50 mil.

  • emilioyn

    Este Rallye escuro tá muito bonito.

    • rogerrosato

      Esse*

  • http://www.johnnysouto.com.br Johnny Souto

    A Volks esta de brincadeira que colocou ASR/ESP na Saveiro Cross e no Gol Rallye não, não acredito pessoal, meu a chance que ela teve de melhorar as coisas fazendo isso, inacreditável.

    • Gustavo73

      Acho que faria realmente diferença se colocasse pelo menos na linha 1.6 inteira independente da versão do motor.

      • Leandro1978

        Aí, sim. Todas as versões com o esp. Isso faria diferença, embora não para o consumidor…

    • JCS_2000

      Amigo, o pior não é isto. Ela não colocou o freio a disco nas 4 rodas e os sistemas ESC/ASR/ BAS na vesão top do Voyage. Isso não justifica. Todas as peças estão lá disponiveis e esta versão vai custar o olho da cara. Pode esperar os novos preços.

      • Gustavo73

        Provavelmente porque o Voyage na versão top não recebeu inexplicavelmente o novo motor.

  • cristian_sp

    Interessante o novo pacote para a saveiro Cross, com os controles de estabilidade,etc. Bem bacana ver isso em um carro desse segmento/porte….só fica a dúvida…a que preço? ….rs….

    • MarcosBittencourt

      60mil até o final do ano. Mas não foi só o ESP, mas o controle de tração, abs off road (Não conheco o funcionamento) Assistente de subida em rampa, enfim, tem predicados para roubar vendas da Strada (Nova Vice Lider)

      • cristian_sp

        teoricamente esse ABS permite umas travadinhas nas rodas, para formar um "monitinho" de terra na frente do pneu de tempos em tempos…isso ajudaria a frear em menor distância…acredito e espero que seja como na Amarok.

        O ABS normal tenta nunca travar, pois o asfalto já dá maior aderência.

      • AMLAJD

        Freio a disco nas 4 rodas também. São poucos carro que tem.

      • http://www.johnnysouto.com.br Johnny Souto

        Leia mais do ABS Plus (off-road), neste link:
        http://en.volkswagen.com/en/innovation-and-techno

    • Robson Iecker

      Das ''Auto'' Vai ser bem Alto kkkkkk.

      • FelipeLange

        Nem reparei…

        Vixe, finalmente a Volkswagen tomou vergonha nessa cara. Mas deveria colocar em toda a sua linha o item.

    • Leandro1978

      A Cross atual parte dos R$ 51.890 e chega aos R$ 54.973. Será que terá uns R$ 5 mil de aumento médio? Já me parece ser bastante…

  • gusadriano5

    Agora só falta a VW mexer nesse interior que está mais cansado que o design externo de todos os veículos da marca Alemã.

    • DimitriDiegoli

      Exatamente o que eu tava pensando, ainda mais nessa versão Cross/Rallye onde o interior não tem nada de "aventureiro".

    • E_Pretinho

      eu acho que deveria arrumar os grilos/barulhos que todo mundo reclama na linha gol.
      para não ficar com aquela sensação de "bonitinho ordinário"

      • MaverickV81974

        O único vw que tive que não era carroça foi um Golf 4,5. O resto bate demais, grilo, rangido.

        • AMLAJD

          O Polo também não, Tenho um 2008 e agora que tá com um barulhinho chato no painel, acima do som.

  • Cassianoccm

    Mudanças interessantes, vamos ver se as vendas do Gol irão reagir nos próximos meses.

  • GUGASP

    Uma pergunta:
    Alguém sabe porque a Saveiro anda muito, mas muito menos que Gol e Voyage?
    A Saveiro Cross 12 do meu pai arranca e retoma muito mais lentamente do que o Gol do meu cunhado e Voyage do meu tio.
    Será apenas o câmbio mais curto? Se fosse isso teria que ser mais forte, e não é.
    Ou calibração dos motores, que são iguais?
    Vamos ver a nova Saveiro Cross, se terá rendimento ao menos parecido com os demais, pois a atual é uma negação em rendimento e consumo…

    • Gustavo73

      Se não me engano o desenho da carroceria atrapalha a aerodinâmica no caso das picapes. No caso da Cross o diâmetro e desenho do pneu será que não interfere?

      • JoaoMartini

        E ela é quase 200kg mais pesada que o Gol 1.6

        • Rajeneesh

          Isso faz uma diferença tremenda!

        • Gustavo73

          É uma boa diferença.

      • Bamlws

        Peso, aerodinâmica deficiente, pneus de uso misto…e olha que as relações foram encurtadas, caso contrário seria ainda pior. Diga-se de passagem gostava bastante do VHT, apesar de ser meio lento, o Gol que tive com esse motor era muito gostoso de se dirigir.

    • eokn

      Peso!

    • ramontaua

      Amigo devemos levar em consideração as relações de câmbio , que no caso da saveiro há um ligeiro acerto mais para situações de carga.

  • FelipeLange

    Legal. Mas acho que os piscais laterais deveriam ser de série, em todas as versões.

  • Robson Iecker

    Muda o motor, muda o ano 2015 e muda o preço 50.000. Bem típico essa evolução kkkk

    • MaverickV81974

      Lançam modelos caríssimos e ai o povão compra o básico e enche de frisos e adesivos para o vizinho achar que comprou o top. Já vi uma concessionária que faz isso aqui em Ctba.

  • Diego Lip

    Vamos ver a Volks se mexer pra não perder o título de carro mais vendido do Brasil, o consumidor agradece.

    • alexhmoraes

      Acho não vai mudar nada com esse motor!

      • AMLAJD

        Com o outro motor o Gol chegava fácil acima de 180km/h, questão do peso menor.

  • Diggo

    Dez anos atrasada, mas aconteceu de a VW colocar motor nacional 16v. Agora quero ver o pessoal do Jetta com motor 2.0 de 120cv… kkk vai ficar feio comparar a potência do Jetta e ver igual ao do Voyage.
    Gostei desses "lançamentos" da VW por serem mais alegres com cores, normalmente é tudo monocromático, prata.

    • http://www.johnnysouto.com.br Johnny Souto

      Poderia ter o Azul Pacific também, putz, ainda não acredito que o Gol Rallye não vai ter discos as 4 rodas e ASR/ESP, meu que pena, eu compraria viu, facil facil.

      • AMLAJD

        Pelo que li em outro Blog parece que vai sim ter freio a disco nas 4 rodas.

        • JoaoMartini

          Não tem. No blog dos (verdadeiros) entendidos de carro (não posso por o nome.. ridículo!) tem fotos e comentaram sobre a falta do item.

    • Leandro1978

      A VW já teve motor 16v no início da década passada e com turbo! Mas teve problemas, um deles o consumidor… Em relação ao Jetta, este 2.0 deverá ser substituído pelo 1.4 TSI do Golf (140cv – 25,5kgmf de torque).

      • tatu_peba

        Posso estar enganado mas esse EA211 1.6 16V deverá estar na versão de entrada do Golf nacional. Ou não?

        • E_Pretinho

          a vw ja estuda esse mesmo motor com algumas melhorias como por exemplo injeção direta.
          provavelmente vai ser destinado ao Golf.

        • Leandro1978

          Muito provavelmente.

        • Edson Roberto

          Não sei. Se ele foi adaptado para andar com o cambio ASG, algo me diz que isso talvez não ocorra. Com o lançamento da versão Comfortline, algo me diz que a VW pode apresentar outro motor mas que não seja o 1.6 16v, ou possivelmente o 1.4 TSI de 122cv. Não faria sentido não apostar na adoção desse motor com o cambio DSG, ainda mais que o rival direto Focus, utiliza-se desta tatica e, usar um cambio ASG com o motor 1.6 16v não seira interessante para a imagem do Golf.

    • JCS_2000

      É isso ai Amigo. Os proprietários de Jetta vão ficar meio com dor de cotovelo. Mas o motor antigo aplicado no Jetta ainda é melhor. Ele tem 120Cv e torque de 18,3 Kgfm a 2250 Rpm. Enquanto o novo tem 14,3 a 2000 Rpm e só atinge 16,8 a 4000 Rpm. E como sabemos o motor 16v só começa a reder bem após 3000 Rpm. E lembre-se o comando de válvulas variável é apenas na admissão. Todos estes detalhes devem ser considerados. Esta semana fiz um test-drive em um Jetta e o carro não é tão ruim não. Mas vai ficar melhor com a nova versão com motor 1.4 TSI. Espero que essa versão chegue logo.

  • mjlopes

    1.6 de 110cv ainda ta meio fraco isso ae …

    • JoaoMartini

      1.4 TSi de 140 tbm é "fraco" rs. Tem que ver na prática. São quase 17 kgfm de torque no Alcool. Está ótimo pra um 1.6 aspro.
      Lembrando que antes a VW declarava 11,7 segundos no 0-100 da Saveiro Cross, e agora declara 10s.

      • thinkt4nk

        Não se pode comparar atmosférico com turbo-aspirado. No TSi os 140 cv realmente falam alto (curva de torque é planificada pela aspiração forçada), mas nesse atmosférico o rendimento está baixo sim. Por ter comando variável, deveria render semelhante ao Fiesta (128 cv).

        • gnloch

          É necessário relativizar. O Fiesta atual produz, usando etanol, 129.8cv@6500rpm e 16.02mkgf@5000rpm. Ambas as métricas são obtidas em regimes superiores ao novo motor VW, provavelmente devido ao uso da injeção direta nos motores Ford, que possibilita obter resultados específicos melhores, sem prejudicar a o funcionamento em outras faixas de operação.

          Porém estes números por si só não explicam muita coisa. Já na década de 90 a honda produzia o civic si (eg6 – motor B16A3) com 160 hp@7600rpm e 15.34mkgf@7500rpm, evidenciando a possibilidade de se obter potências mais elevadas com um deslocamento de 1.6L.

          Assim, é preciso verificar os objetivos de cada projeto, seja em função do desempenho, eficiência e as respecitivas faixas nas quais estas são atingidas, sem falar nos custos de fabricação e manutenção de cada solução.

          • Gustavo73

            O 1.6 16v da Ford não usa injeção direta.

            • JoaoMartini

              E também não tem desempenho excepecional. Aliás, um pouco aquém do esperado pra 130 cavalos.

              • DaysanF

                Pouco aquém?

                Rapaz tenho um New Fiesta e venho de um CrossFox…

                Com o New faço 14 km/l na estrada… com o Cross não fazia 11.5.

                Em relação a Potência não tem comparação… o New Fiesta anda muito mais… Não estou falando de achismo como muitos aqui…

                Em baixa rotação o motor do New é fraco… em altas rotações anda muito!

    • MaverickV81974

      O Clio 1.6 16v tinha 115 cv desde 2005, agora que a vw chegou nessa potência. Atrasadinha.

      • ahsoliveira

        Só a potência não quer dizer muita coisa sobre o motor, tem que ver como funciona torque, a curva de torque e a de potência e consumo de ambos para dizer quem é melhor.
        O negócio é que brasileiro compra carro pela potência, mas na hora de dirigir quem manda é o torque, mas é esperar de mais a população em geral entender certos conceitos.

        • Bamlws

          Palmas e mais palmas! Muitos esquecem disso. Igual aos Apzeiros da vida que colocam um turbo do tamanho de uma melância e comandos de válvulas com altíssimas graduações para dizer que seus carros têm 400cv, mas em uma faixa útil completamente irrestrita. No mundo real perde retomada até pra 1.0.

          • RobsonSouza1409

            É o que acontece com o 1.4 da GM, tenho um Corsa Hatch com os alardeados 105CV, mas na prática, no dia a dia no transito, falta torque em muitas situações, especialmente com AC ligado.

            • JoaoMartini

              O Agile em baixa chega a ser ridículo. Tenho um Fox 1.6 com 104 cavalos, e andei num Agile 1.4 de 102 cavalos. É sério, em uma rua pouco inclinada ao sair de uma lombada com 4 pessoas no carro (AC ligado) em segunda ele foi perdendo velocidade e eu tive que por primeira. Ridículo! No Fox em terceira subia, no máximo com uma redução para segunda (aí ele subiria rápido. Em terceira ia retomar meio lento, mas subia.)

            • Edson Roberto

              Estranho, pois em um Corsa que eu dirigi, percebi o torque atuando bem mais cedo se comparado ao meu C3. Tanto que elogiei esse aspecto no Corsa 1.4 de meu amigo.

              Ali eu pude perceber que em determinadas situações eu nem precisaria de tanto esforço e talvez fosse até mais economico com o Corsa do que com o C3 (já que faço médias na gasolina de 14km/l na cidade).

              • RobsonSouza1409

                Mas ai o 1.4 GM tem mais torque que o 1.4 da Peugeot/Citroen mesmo. No meu Corsa (e outros de conhecidos) a sensação é a mesma, as vezes parece motor 16V, demora um pouco pra acordar. Tenho a sensação que talvez as relações de marcha sejam um pouco longas.

        • MaverickV81974

          É esperar demais mesmo que a população entenda certos conceitos, tanto que até hoje a Vw disponibiliza motores ultrapassados e que fundiram aos milhares (famosos VHT), e a população continua comprando achando que está com a melhor coisa nas mãos.

          • JoaoMartini

            Ainda com esse história dos motores fundidos? Isso já acabou faz quase 6 anos e ainda batem na mesma tecla. Já deu amigo.

            • MaverickV81974

              Não João, continuam fundindo nas mãos dos coitados que estão comprando Gols usados com seus 50.000 km ou 60.000km já sem garantia de fábrica. Você acha legal comprar um carro usado e o motor fundir com essa km? Eu creio que motor tem que durar pelo menos 150.000km.

              • JoaoMartini

                Bom, eu comprei um Fox no começo de 2012 com esse terrível e assombroso motor e até agora (40.000 Km) não tem sinal de nada. Perfeito funcionamento. Então baseado na minha experiência eu não tenho nada a reclamar.
                Sobre o defeito, os motores foram trocados em garantia. Se a pessoa teve um desses e não levou pra trocar aí o problema é dela.

              • josenum

                Continuam batendo na mesma tecla, igual você fera, os motores que deram esse tipo de problema foi o começo do vht 1.0, esse foram trocados em garantia, ruim só da vw nao ter feito um recall oficial. Os 1.6 VHT NENHUM teve problemas desse tipo.

        • MarcosBittencourt

          Brasileiro olha quantos CVs tem e só. Torque? 80% não vão saber o que é e 50% não vai saber como funciona.

      • AMLAJD

        Esse motor era muito rápido no Clio e além disso econômico.

    • ahsoliveira

      Não necessariamente, sabe quando se configura o alguns jogos onde você prioriza potência ou torque?! a VW claramente na configuração dos seus motores prioriza o torque e não apenas ele a curva de torque em sí.

      • thinkt4nk

        Sim, mas nesse caso não é bem assim. É um motor com comando variável, poderia render mais sem prejudicar o torque em baixa. Poderia ter ficado melhor sim.

        • JoaoMartini

          Mas provavelmente essa calibração elevaria o consumo, como no HB20. O forte apelo da família EA-211 é o consumo. Tanto no Golf, como no up! e pelo visto nesse também (O outro blog já marcou 10km/l na cidade e 13 km/l a 100 km/h com Álcool na Saveiro. Me pareceu muito bom.)

    • Tosca16

      Apanha dos motores polêmicos da JAC … 1.4 deles é um foguete na ficha técnica.

      • MaverickV81974

        Motores vw apanhar de qualquer um, só na cabeça dos fãs é que são os melhores, pois, quando fundiram milhares de motores VHT os fãs diziam que foi mal uso para não dar o braço a torcer de que os motores não prestavam.

        • Tosca16

          meu primo trabalha de mecânico, da geração 4 pra 5 o que teve de carro semi-novo no concerto é covardia , parte elétrica também …

        • Andre_abnp

          Os motores do Golf e do Fusca são mesmo muito ruins…ironic mod on.

    • Tadeu14

      Potencia da velocidade final, torque da arrancada e retomada, prefiro a ultima opçao!

    • AMLAJD

      Não esqueça que o Gol pesa menos de 1000kg, acho que vai chegar nos 200 de máxima, deixando muito "carrão" para trás.

      • JoaoMartini

        Segundo a VW o Rallye chega a 190, o Voyage quando vier com esse motor provavel que chegue a uns 195 (segundo a VW, claro rs.)

  • Ricardotonh

    Show, quero ver preços….

  • FelipeLange

    Imaginem o absurdo, que vai custar essa versão com alcântara.

    • https://www.facebook.com/pages/Performance-Parts-World-Auto-Superbike-Parts/259596320730612?ref=hl Magnão Cordeiro

      Estamos no Brasil , compra quem pode , chora quem não tem condições . . . sempre foi e sempre será assim aqui na República Bolivariana Comunista do Brasil .

      Lembre-se que em Cuba a Peugeot abriu CSS pelas mãos do governo pra vender seus carros , e um 508 lá custa 300 mil dólares . . . .compra quem pode , e viva o comunismo , estamos indo no mesmo caminho!

      • balarosa2

        Falou e disse Magnão Cordeiro.

  • Fanjos

    Parabéns VW por colocar o ESP e ASR pelo menos na Saveiro, já é algum avanço, mas poderia disponibilizar para o resto da família já que são todos derivados

    • Gustavo73

      Pelo menos para as versões 1.6 independente da ser o novo ou o antigo.

    • JoaoMartini

      Bom é que já da pra saber o que esperar do Novo Fox.

      • FelipeLange

        Ao menos foi um avanço.

      • AMLAJD

        O modêlo 2015 ou a nova versão já em desenvolvimento?

        • JoaoMartini

          Os dois são uma coisa rs. O modelo 2015 do Fox será a nova versão.

  • msouza91

    excelente mudança na saveiro, e isso é só o primeiro passo, hoje entra numa versão cara da saveiro, amanhã entra em uma versão mais barata, e depois rola pra toda a linha. Só resta esperar quanto tempo isso vai demorar e torcer pra não demorar muito! Em tempos, falta cabine dupla e câmbio automatizado pra Saveiro, apesar de ser uma opção diferente, tem mercado, vide o tanto de Strada Dualogic que eu ando vendo aqui em Brasília ultimamente

    • EltimLopes

      Em Goiânia também.

  • HugoSW

    E o console central com cara de robô assustado continua lá…

    • MaverickV81974

      Até Logan tem ar condicionado automático e o Voyage vai continuar com ar manual e custando 60.000 no Evidence.

      • Gustavo73

        Você quis dizer só o Logan.

      • TKGaliza

        eu quero só ver qual vai ser o preço dessa versão do Voyage

  • PKuster

    O que a Volkswagen tem que fazer, urgentemente, é lançar o novo Gol e, junto com ele, toda linha de versões derivadas.
    O atual, com motor velho ou novo, já deu o que tinha que dar. Vender menos que a Strada, já é um sinal evidente.

  • http://www.johnnysouto.com.br Johnny Souto

    Perrai, não vnao lançar uma Saveiro Cross estendida ?, pronto, desisto do Gol Rallye e compro uma Saveiro Cross estendida, com ABS/EBD/BAS/ASR/ESP, feito Volks. rsrsrs

    • http://www.johnnysouto.com.br Johnny Souto

      Se bem que ainda vai ser lançado o Fox 2015 com esse motor, talvez venha com estes itens de segurança também, vou esperar.

      • JoaoMartini

        Exatamente. Veja que em todos os anos a linha nova inclui Gol, Voyage, Saveiro, Fox, Polo e Golf. O Golf mk7 já era 2015, então não mostraram nada. O Golf 4 e Polo não mostraram nada, ou seja, morrem esse ano. E o Fox não mostraram nada pq vai ser renovado.

        • http://www.johnnysouto.com.br Johnny Souto

          O Polo vai morrer, pena, se viesse a versão Europeia, enfim, o Gol Rallye poderia ter seguido com as "inovações" da Saveiro Cross, ficando um padrão na montadora, ponto negativo da Volks, o "novo Fox 2015", imagino agora que virá sim com ASR/ESP, o cambio de 6 marchas, o I-Motion reprogramado por conta desta "força" a mais do novo motor, espero que aconteça isso e que o Fox venha com freio a disco nas 4 rodas, no Highline e no Cross, agora dona Volks volta atras no Gol e coloca os mesmo itens, ASR/ESP freio a disco traseiro, nem que por pacote opcional chamado de digamos "pack secutiry", rsrsrs

          • Leandro1978

            O Polo europeu já não compensaria mais vir, embora para o nosso mercado seria uma excelente opção, na Europa deverá receber uma nova geração em breve. Além disso, o atual utiliza uma plataforma que, no Brasil, somente ele a utilizaria, a PQ25, se tornando praticamente inviável. A próxima geração deverá ter a MQB, o que abre maior possibilidades, pois muitos outros modelos a utilizarão. Embora não acredite que o próximo Polo virá, acredito num novo Gol que siga as linhas do Polo, fazendo, mais ou menos, o seu papel.

    • ahsoliveira

      O medo é saber o preço que vai ficar essa saveiro.

    • MarcosBittencourt

      Que eu saiba, a Saveiro Cross só tem na versão de cabine estendida.

  • angelopaim

    Voyage Cross? Ou Voyage Rallye?

  • CanalhaRS

    Vamos ver o preço. Colocar mais equipamentos de série e cobrar a mais não é nenhuma vantagem (lembrando que os VW são na média mais caros que os concorrentes).

  • Alexsandro0712

    Muito bom a VW atualizando sua linha, fiquei mais surpreso pelo fato da saveiro cross vir com tantos itens de segurança! até freio a disco traseiro!

  • paranaiba

    Não ia ter 6 marchas?

    • JoaoMartini

      Acho que era no Fox.

      • Edson Roberto

        Mas será automatico ou automatizado (monoembreagem)?

  • HumbertoRR

    É preciso inovar. Fiat e Ford já têm motores 1.6 16v (bons motores) há algum tempo. O que a vw fez é apenas acompanhar para não ficar defasada. Diferencial mesmo tá faltando.

    • JoaoMartini

      A Ford tem um bom motor 16v. A Fiat tem somente um motor 16v. Me desculpe, mas o Etorq não tem nada demais. Tem tanto refinamento quanto o VHT, só que 16v. Aliás, a única vantagem dele é usar corrente de comando, mas em compensação tem uma árvore de comando, sem variador de fase, extremamente frouxo em baixa e beberrão.

      • yagogabriell

        Beberrão e frouxo o da Fiat não é, não.

        • JoaoMartini

          Ah sim. O E.torq 1.6 é referência em consumo e em desempenho em baixos giros. Só que não né amigo.
          Punto 1.6 bebe horrores, fora que em baixas rotações ele é morto, assim como o 1.8.

          • MauroRF

            Parece o Focus 2.0 (mK2, flex, 12/13) que tenho, até 2500 giros, fraco.

          • Oba_

            No Punto 1.6 pode ser mas garanto que no Palio Sporting a situação muda. Depois que o motor está amaciado o comportamento muda consideravelmente para melhor nos dois casos que você citou.

        • Oba_

          O problema é que muita gente acredita em tudo o que está escrito na internet sem nunca ter comprovado na prática.

      • Oba_

        Concordo que o Etorq pode não ter o mesmo refinamento técnico mas garanto que na prática o motor sobe de giro rápido como um 8v sem demonstrar qualquer aspereza, não vibra, é extremamente silencioso e o ronco é agradável demonstrando claramente que foi trabalhado pela montadora.
        Em relação a questão de ser extremamente frouxo em baixa rotação é o que mais se lê na internet mas a partir de 1500 rpm sobe de giro rápido como qualquer 8v inclusive é possível cruzar vias com parada obrigatória quando não é necessário parar totalmente em segunda e retomar com extrema rapidez sem a lentidão característica dos 16v e sobre o consumo o motor 1.6 da VW não é mais econômico que o 1.6 da Fiat portanto se o Etorq 1.6 é beberrão o título também vale para o da VW.
        Digo por experiencia própria com Etorq em Palio Sporting e também com Gol G5 Power.

    • Andre_NEO

      Mas os motores da FIAT são defasados e o 1.6 16V nem tem comando variável.

  • 4lex5andro

    esse incremento de equipamentos (sobretudo na saveiro) já pode ser uma resposta ao avanço da fiat;

    principalmente com a pick up strada, que ainda é lider no segmento; agora so falta saber o preço do "dassauto" ..

  • Anderson_sp

    Novidade boa mesmo só o motor, agora coisas como:

    "grade do radiador pintada em preto brilhante, coluna “B” externa com tape preto, faróis duplos com máscara negra, logotipo “Comfortline”….fora outros do mesmo naipe não são bons argumentos para decidir um compra, deveriam evidenciar só o motor mesmo.

    • JoaoMartini

      VW é mestre em dar nomes rebuscados para coisas toscas rs.

      • MaverickV81974

        Os fãs adoram isso, até vejo eles todos arrepiados podendo falar nas rodinhas que a vw agora tem um motor forte com 16v, e que ninguém pega nos rachas na marginal.

        • Andre_abnp

          Quanto ódio cara, você só aparece nas matérias da VW pra meter o pau, ainda vai ter um colapso nervoso…daqui a pouco o Éber vai te banir por causar confusão aqui.

          • E_Pretinho

            pelos os comentários dele esse parece hater.
            devemos reconhecer que esses opcionais (de segurança) da saveiro caíram muito bem

            • Andre_abnp

              Exatamente. Eu vejo por esse lado também. Melhor seria ainda se fosse para toda a linha, mas pelo menos já é alguma coisa em direção a algo melhor.

              • E_Pretinho

                olhando por um certo lado foi ate bom não vir em toda a linha
                imagina quanto seria o preço de um Gol Rallye I-motion completo
                57 mil?

                • Edson Roberto

                  Independente disso, temque vir SIM.

                  Senão vender, baixa o preço e temos vantagem como consumidor de forçar as demais marcas a equiparem seus modelos.

                  Algo que inclusive não podemos negar: Com a introdução da direção hidraulica, senão houver aumento de preços, o Gol passa a ser mais interessante que o Onix por exemplo.

    • ramontaua

      Coisas do tipo me engana que eu gosto.

    • MarcosBittencourt

      Que tal " Gol e o Voyage já saem de fábrica equipados com (…) a nova arquitetura eletrônica da Volkswagen."

    • Andre_abnp

      E o ESP? Freio a disco nas quatro? to falando quem dá valor…só quando é na sua marca favorita.

      • Anderson_sp

        Mas é de série desde a versão básica ? não né, então não adianta.

        • JoaoMartini

          Os freios a disco são em todas as versões da Saveiro. Mas o ESP…

        • Andre_abnp

          Claro que deveria ser em todas mas já é alguma coisa, reclamam quando não tem ,mas quando tem não valorizam, mesmo que seja só em uma versão. É a mesma coisa das 5 estrelas do L-NCAP, se não é na marca favorita não vale nada, Da-lhe 0 estrelas.

  • MaverickV81974

    Parabéns Vw, agora saí do buraco. Viva…

  • Guidope

    Itens de segurança de verdade numa saveiro? Ainda não to acreditando no que li.

    E o motor já veio tarde. Inclusive, acho pouco 110cv na gasolina. Que fosse pelo menos 116cv.

  • maycu7

    nao to vendo radio 2 DIN na saveiro conforme o texto

  • https://www.facebook.com/pages/Performance-Parts-World-Auto-Superbike-Parts/259596320730612?ref=hl Magnão Cordeiro

    Enquanto a VW inova , investe e escuta o que o consumidor pede , a GMB insiste em vender monzatech . Parabéns a VW . Quanto aos preços . . . . . há , estamos no Brasil , é o país da copa e do finame , enquanto a prestação couber no bolso , que se dane o valor total do bem!!!!!!(IRONIC MODE : ON)

  • LucasOliveira

    Gostei bastante da atualização desse motor, deve andar muito, tomara que dê certo já que o antigo 1.0 16v não fez sucesso nenhum; legal vê a VW "ressuscitando" a série Fun e no Voyage a Evidence, gostava demais dos Santana's Evidence, uma das últimas e melhores séries dele, na série Fun dos Gols, Saveiro e Parati G3 o que chamava a atenção era a máscara do farol na cor do carro, achava belíssimo… http://lh6.ggpht.com/-qmAqsmoCfB0/UEM99wh_AII/AAA

    • http://www.johnnysouto.com.br Johnny Souto

      Ele voltou, pacote fun, rsrsrs

  • 1030felipe

    Ja que a vw com certeza vai aumentar os preços, poderia colocar ESP TCS de série ou opcional desde as versoes 1.6 do gol saveiro e voyage, iria sem bem interessante o new fiesta por 48k ja vem de serie.
    É só uma começar que as outras vao de atrás, assim como se alguma coloca airbags lateirais e ou de cortina também, em pouco tempo as outras irao colocar também

  • Tosca16

    VW demora muito pra inovar, quando traz algo novo é bom mas ainda fica devendo … sei lá, pro Gol eu traria uma nova geração para voltar forte na disputa , do Voyage lamento essas versões por que farão ainda mais passar dos 50 mil que é um absurdo pelo carro em si , da Saveiro algumas coisas boas mas nem nas versões simples tem sido páreo para a Strada ; nessa categoria FIAT é absoluta .

    • JoaoMartini

      Ela está trabalhando na versão nova do Gol MQB, problema é que carro não é pizza, demora..

  • Antonio_Brust

    É uma ótima notícia.

    Se bem que prevejo nas "quebradas" os manos dizendo que motor "bão" era aquele 2.0 do Santanão ou do Gol caixa… pois é "doipontozeru" e mecanicamente mais robusto.

  • Arthur_r

    Deveriam oferecer uma central multimidia no Gol/Voyage/Saveiro, pois seus concorrentes ja tem isso.

    Oferecer Air Bags laterais e ESP de serie nas versões TOP dos modelos….

    Pior que essas alterações vai levar o preço desses carros nas alturas… pagar 50k num Gol com suspensão elevada?

    a vai a ******

    • http://www.johnnysouto.com.br Johnny Souto

      Eu tbm concordo, mas as vezes com os buracos de São Paulo, melhor uma suspensão elevada viu.

    • H_Joe

      Dá uma lida ai amigão:

      Na Saveiro temos Startline e Trendline, além da top Cross – todas agora com freio a disco nas quatro rodas. A Cross incorpora, afora o motor 1.6 MSI, o controle de estabilidade como item de série. O sistema inclui controle de tração, bloqueio eletrônico do diferencial, assistente de partida em rampa e ABS com modo off-road – como na Amarok. Com a novidade, a Saveiro passa a ser a primeira picape compacta a contar com ESP.

      Acabei de ler em outra reportagem. Só pra complementar !

    • Edson Roberto

      Bem… aí já é questão de escolha….

      Lembrando ainda que por R$50000 já se pega o Fiesta 1.6 SE (com R$1000 a mais o Automatizado).

      A VW vai ter que tomar cuidado com preços pq ela irá atingir os carros que seiram em teoria superiores.

  • Macro

    "duplo comando de válvulas variável"

    É Impressão minha ou pelas fotos do modelo em 3D do motor só aparece variação de fase na admissão ao Invés de nos dois cams como é dito na materia?

    • ramontaua

      Parece que o de escape acompanha o de admissão. veja a foto

      • Macro

        Você diz a foto da montagem? Se for aquilo me parece ser alguma ferramenta de fasagem só usada durante o processo de montagem, Infelizmente não tem uma foto das coroas dos cams com a correia montada pra ver se tem variador nos dois cams.

    • JoaoMartini

      Somente na admissão, como no 1.0 e no HB20.

      • Macro

        O HB20 não tem variação dupla no 1.0 3 cilindros? não pesquisei mas lembro do vendedor dizer que no 1.6 só tinha na admissão(eu mesmo vi Isso já que era o carro que eu estava Interessado) enquanto que no 1.0 tinha na admissão e escape.

        Eu sei que vendedor não é boa referência mas aquele pelo menos parecia ser razoável hehe.

  • http://www.johnnysouto.com.br Johnny Souto

    Não querendo polemizar, mas uma Saveiro Cross que vai custar por volta de R$55mil, sim pois sabemos como é a dona Volks, vamos comparar, mesmo que não sendo do mesmo segmento, com o novo Toyota Corolla Altis, R$92Mil nem tem controle de tração, faça o favor né Toyota.

  • http://www.carrodamaria.com.br guatura

    Nossa, gostei das cores
    Especialmente esse roxo escuro do Gol Rallye

  • rogerrosato

    É bom esse motor ser um milagre de econômico, pois acabou de ser lançado, mas já tem opções mais modernas no mercado nacional, tal qual o 1.6 16v de comando variável da Ford.
    Seria interessante eles exportarem esse motor pra Alemanha e colocarem-no no Golf, assim equipando a versão Trend do modelo e partindo de um preço de uns R$60.000, assim como a Fiat faz com o 1.4 EVO do 500.

    • AMLAJD

      Acho que a VW não utilizou todas as possibilidades de potência nesse motor justamente para segurar o consumo, e além disso o torque deve ser bom. Nas 2000 rpm já vai estar com 85% do torque disponível, é um bom número.

    • Gustavo73

      Acho que só teremos a Trendline quando o veículo for nacionalizado. Inclusive arriscaria dizer que corre o risco do Highline (o GTI é quase 100 % de certeza) continuar importado por alguns meses. Deixando o Trendline e talvez o Confortline ganhar velocidade de produção na fábrica nacional.

    • Edson Roberto

      Pelo amor de Deus… mais um produto por R$60000 1.6 não!!!!

      Que façam de colocar o TSI 1.4 com potencia reduzida que eu prefiro. Esses modelos geralmente não agregam mais itens e tem motores que não são tão agradaveis para se rodar. Se for isso que seja por R$55000.

  • Andre_NEO

    Nossa eu achei um grande avanço. Já faz algum tempo que a cada ano a VW vem agregando mais coisas de série aos seus veículos.

    Daqui uns dois anos todos os carros da vw terão os opcionais da saveiro cross e isso é muito bom para o nosso mercado.

  • Ubaldir

    Bem, confirmando-se esses 85% de torque disponíveis a 2000 RPM por certo que os modelos equipados com esse motor serão de condução agradável. Se tem uma coisa que considero desagradável em um carro é ele dispor de muita potência nominal mas entregar torque só depois dos 3000 e tantos giros (um bom exemplo é o 2.0 do I30 da geração passada). Esse tipo de comportamento, pra mim, não serve.

    • MauroRF

      Cara, o mesmo do Focus Duratec 2.0 flex, tenho um. O carro é perfeito em tudo, mas essa característica me irrita. Se quiser desempenho na cidade, tem que fazer o motor girar, aí já viu.

    • Edson Roberto

      Que estranho, pois apesar do torque ser declarado alto o 2.0 do i30 que pelo menos eu dirigi e fui inumeras vezes de carona era bem esperto em baixa rotação. Por volta dos 1800rpm já se tinha um carro interessante.

      E olha que era o automatico de 4 marchas.

  • http://www.youtube.com/watch?v=u-HuNO9FPPg dudupruvinelli

    Nooooooooooooossa! Saveiro com ESP/ASR/ETC e o Corolla não?! A Toytota deve tá se mordendo toda!

    • Heisenberg

      A Toyota do brasil não adotou o ESP no Corolla por opção. Nos EUA ele possui um ESP de ultima geração e vem na versão básica 8 airbags.

      • FelipeLange

        Considero isso como burrada, mas os caras que não têm noção, vão comprar do mesmo jeito. Corolla pode vir até com banco de cadeira de praia, que o povo compra.

        • Heisenberg

          KKKKKKKKKKK!!!!!!!!! Essa daí eu gostei! "Cadeira de praia".

    • Edson Roberto

      Cara…. se o mercado não deixar de comprar por falta do item, ela não vai oferecer. Somente qdo perder vendas que se adiciona como uma inovação. A propria Honda citava o VSA na versão EXS de 2006 e isso fez a diferença para justificar a diferença perante a LXS (que não tinha a LXL na epoca) além de alguns itens a mais, como ar digital de uma zona e o cambio sequencial (LXS ele não tinha sequencial).

  • Heisenberg

    Achei os números de potência usando a gasolina muito parecido com os do Nissan March. Mas o torque é bem mais vantajoso entregando 15,8 kgfm a 4 mil. Mas lembrando que a taxa de compressão do motor do March é só de 10:6 ao passo que do Gol MSI deve girar em torno de 13.

    • JoaoMartini

      Não, esse motor 1.6 tem taxa de 11,5:1, tá no press release da VW.

      • Heisenberg

        Isso é bom! Quanto menor a taxa de compressão, maior durabilidade e menos propensão a pré-ignição.

        • thinkt4nk

          Em motor multiválvulas é bem mais complicado aplicar taxas elevadas. Não é bem escolha deles, é a única saída mesmo, em termos de engenharia.

          • JoaoMartini

            O Focus com injeção direta tem taxa de 12:1. É bastante alta também.

    • thinkt4nk

      Por que a taxa de compressão seria maior no VW? Deve ser na mesma faixa.

  • gustavonmaia

    A VW podia colocar o Maps&More como opcional no Gol, Voyage e Saveiro. Mesmo que seja com o preço absurdo como no up!, só para não parecer atrasada em relação aos concorrentes,e também o mesmo com ESP/ASR/HSA.

    • Gustavo73

      Qual concorrente tem esp?

      • gustavonmaia

        é, no ESP eu falei merda mesmo

  • Gustavo73

    ESP na linha Gol. Tá certo que é ainda na caríssima Saveiro Cross(não que a Strada equivalente fique mais barata). Mas será que já não é uma resposta ao futuro Ka que parece que terá o esp em algumas versões? A potência do novo 1.6 me decepcionou um pouco, mas o torque está no mesmo nível do 1.6 16v da Ford, e se ele realmente chegar antes será muito interessante. Mas acho que se realmente esse motor for oferecido no Golf, ele deve receber algumas alterações parecidas com as que a Ford fez no Focus. Será que receberia uma injeção direta?

    • E_Pretinho

      é.. seria uma solução fazer algumas alterações nesse motor para o golf. (apesar que eu acredito que esse motor no etanol tenha um desempenho igual ou superior ao 2.0)
      mais isso seria um bom motivo para a vw achar que merece elevar um pouco o preço das manutenções e do veículo. por causa de algumas alterações no mesmo motor da linha popular

      • Gustavo73

        Não sei se haveria aumento, pelo menos nas revisões inicias. O Golf Highline tem as primeiras revisões com preço muito parecido com as de outros carros da VWB.
        Mas é só achismo. Vamos ver se o gigante acordou ou só vai se mexer e voltar a dormir.

        • E_Pretinho

          Espero que você esteja certo Gustavo.
          Chega de fazer o consumidor de besta!

    • JoaoMartini

      Golf 5 já teve um motor 1.6 16v com injeção direta, e tinha 115 cavalos. Considerando que o Golf 7 tá mais leve que o mk5, creio que o desempenho não ficaria ruim não..
      (Pra mim esse Golf do vídeo estava ÓTIMO rsrs) https://www.youtube.com/watch?v=aaLTiynXERY

      • Gustavo73

        Nada mal hein!!
        A injeção direta seria interessante nesse motor. Daria a primazia de ter uma linha inteira com injeção direta. o motor ganharia com isso, creio que até em economia de combustível. E ainda criaria uma diferença entre ele e o dos carros menores. Mas como disso é uma idéia minha. Não sei se será assim.

      • E_Pretinho

        Desempenho bom hein?!
        se tratando de Brasil (flex) acredito que terá uns 125 cv no etanol se a unica melhoria for a injeção direta!

        Gustavo, li em um outro site (deselegante falar o nome do site aqui) que a VW já esta trabalhando com a ideia
        que o motor 1.6 16v vai ter injeção direta. Não estipularam tempo e criaram ate uma esperança que ele possa ter turbo futuramente. me parece também que essa litragem (1.6) é a unica que da VW que não é turboalimentada. (não conheço nenhum 1.6 Tsi rs)
        seria ate interessante essa opção para um futuro Gol/Fox GTi

  • ARISTEU

    Saveiro cross ou Ranger Sport? mesmo preço haha

    • H_Joe

      Eu to procurando um segundo carro pro batidão, pra levar tranqueira de pesca e caiaque na caçamba, e meu amigo, eu tenho me feito essa pergunta já tem um tempo, mesmo antes dessa atualização da Saveiro!

      O que me atrai na Ranger é a caçamba gigante, cabe meu caiaque lá como se fosse uma mala ! hahahaha! Mas o consumo da monstra é muito alto, 250 reais pra encher um tanque de gasolina (3,05 x 80 Litros) tem pesado contra ela! Eu continuo esperando alguma versão cabine estendida da S10 também, que disseram que chegaria mais até agora nada!

      Enfim, continuo só observando e levando o caiaque no bagageiro! ¬¬

  • LeandroBalmant

    Esse EDL é uma espécie de Locker da Volks?

    • EltimLopes

      Bloqueio eletrônico do diferencial (EDL), também gostaria de saber, e foi o que observei no texto, e no VW não precisa está parado para acionar.

      • Edson Roberto

        É exatamente isso. Eu não sei como será da VW, mas da Fiat é acionavel por botão. No caso da VW pode ser eletronico até uma determinada velocidade.

    • http://www.johnnysouto.com.br Johnny Souto
  • Xeneize87

    Finalmente trocaram esse motor VHT.

    No Polo 1.6 por exemplo, é razoável na cidade e limitadíssimo na estrada. O que salva é o câmbio e o torque em baixa rotação. Fico imaginando como deve ser no Golf IV reestilizado.

    Como brinco, anda como 1.6 e bebe como V8. O meu por exemplo, faz 6km/l etanol e 8km/l gasolina na cidade…

    • alexhmoraes

      Amigo você tem um Polo que dá 8 na cidade? Cara não sei o motivo mas tenho um Polo 2009, e o meu da mais de 10 as vezes na cidade

      • Xeneize87

        Também não sei.

        E olha que fiz quase tudo de uma vez em itens que mexem com o consumo:

        Ar condicionado;
        Pneus;
        Suspensão;
        Troca das velas;
        Limpeza dos bicos injetores.

        Agora só falta motor, o meu está com 128.000km hoje e é ano 2006/2007…

        • alexhmoraes

          E como ta os cabos de vela? Cara tem uma peça é um sensor na verdade, caraka nao to me recordando aqui agora quando ele estraga faz o consumo aumentar…. me manda e-mail eu lembrando te falo alexhmoraes@gmail.com

    • H_Joe

      Amigo minha mãe tem um Golf 1.6, ele é mais pesado que o Polo, e faz médias bem melhores na estrada e na cidade! Na estrada chega a fazer 12/13. Na cidade bate os 10 várias vezes! (Gasolina).

      Não está com o pé muito pesado não? Ou o motor esta com alguma coisa desregulada!

      • Xeneize87

        Só pode ser. Como respondi para o Alex, só pode ser o motor…

        • AMLAJD

          Acho que é o seu pé, o meu faz quase o mesmo, 6,5 na cidade e 9 na estrada com álcool e 9 na cidade com gasolina.

          • Gustavo73

            Com certeza o "pé" tem seu peso. Não sei se é o caso. Mas outro carro, eu e minha namorada dirigindo temos uma diferença no consumo de 15/20 %.

            • Edson Roberto

              Ow… mas é assustador mesmo no alcool fazer 9km/l. Eu faço no meu C3 médias a 110km/l cerca de 12~14km/l….

  • LuccasVillela

    Acho que as novidades foram bem boas. Principalmente na Saveiro, se tivesse cabine dupla, eu ia ficar louco para comprar, por ser um carro mais robusto e ter tantos itens de segurança!

  • ultimate_rr

    Parabéns a VW por trazer ESC e ASR para um carro relativamente "popular"… Acho que com o tempo, esses itens podem estar disponíveis nas versões mais simples e no resto da família Gol.
    To até vendo.. Daqui 1 ano Gol e Voyage com ESC.. e Corolla e Sentra…. Bom, já sabem né. Cara tem que ser muito alienado para pagar 92 mil num carro sem controle de estabilidade.. Mas enfim né, cada um sabe o que faz com o que ganha.

    • Kadu

      Eles também colocaram o diferencial com controle eletrônico na Saveiro.

      Realmente supreendente esses adicionais eletrônicos, mas fico me perguntando se o consumidor vai dar valor a essas coisas. Espero que sim, a VW parece ter caprichado nas melhoras do carro e tem se esforçado pra modernizar a frota.

      • automotivo

        o que tá faltando na Saveiro todo mundo sabe. Uma suspensão traseira com feixe molas, pra possa com algo, pra que a denomine picape ´´compacta´´. Se for a mesmo suspensão vai vender um pouco mais e só, pra um pessoal específico que todo mundo sabe.

      • ultimate_rr

        Na minha opinião eu acredito que a VW deveria investir em marketing pesado.. Explicando, em horário nobre, o funcionamento do ESP e sua importância, por exemplo. "Cair matando" mesmo! Já aproveitava e colocava o slogan: "Pick-up pequena tem. Seu sedã médio não (Corolla)".

    • JoaoMartini

      Antigamente freios ABS e Airbag eram opcionais nos populares e de série em carros mais caros. Agora que são obrigatórios, será assim com o ESP.

  • Fellipe

    correia dentada… sem mais.

    • Macro

      Manutenção preventiva… Sem mais.

      • Fellipe

        É… por isso que algumas belinas, escorts, del reys podem estar com o chassis corroido, ma andam igual carro grande e àquele golzinho 1000 94 nem existe mais. Isso chama-se "adoro uma oficina".

        • Macro

          Por esse comentário não é possível que você tenha uma dessas porcarias modernas pós século 19 que só dão problemas, o negócio é trator a vapor, tão brutos que 200 anos depois e eles continuam rodando por ai na boa!

          • Fellipe

            Como informação de graça… é de graça.

            Vou deixa-lo achando que carro com corrente é velho e arcaico.

            Abraços

    • H_Joe

      Cuidando bem, não vai dar problema.

      • Fellipe

        É verdade… não dará problema, mesmo porque o brasileiro adora uma oficina, uma revisãozinha, dá trabalho pro mecânico! Ehhhh beleza.

  • Rajeneesh

    E a Saveiro vai ter cambio I-Motion?

    • Andre_abnp

      Melhor não. Se for pra ter aquele treco é melhor deixar só o manual mesmo.

  • alexhmoraes

    Pena que nao vou ver esse motor no Polo, embora gosto do meu modelo 1.6 8V, esse 16V seria bem melhor ao modelo, e ficaria ainda mais economico

  • H_Joe

    Nunca pensei que esses itens chegariam nessa categoria de carro antes de se tornarem obrigatórios por lei!

    Estou procurando uma Pick up para recreação, a Ranger Sport estava me tentando, agora a Saveiro ganha um lugar na lista! Se o preço ficar como está (dá pra encontrar por 47 no webmotors) chegando a uns 52 eu acho um bom negócio pra mim ao menos!

    • AMLAJD

      Consegue-se tirar para pessoa jurídica hoje por 45 mil. Não sei se agora a VW não vai suspender por um tempo.

  • Bruno Alves

    Essa versão Evidence tá com cara de R$ 60.000,00.

  • johnnyburanelo

    quase a mesma potência do motor 2.0 pre-histórico que a VW insiste em empurrar para os brasileiros no Jetta

    • Gustavo73

      Nas Américas você quer dizer. Mas já será descontinuado. O 1.4 Tsi vai substituir ele.

  • Mike_PK

    Já tenho 110cv e 15kg de torque no meu Renault Megane Hatch 1.6 RT faz tempo…

    • Andre_abnp

      Se o motor não muda é ruim, se muda tem que ter 160 hp.

      • Kadu

        Bem vindo ao Noticias Reclamativas: antes de acontecer, alguém já reclamou por aqui.

        • Edson Roberto

          Hehehehe isso é verdade.

          Inclusive nem dirigiram com esse motor para saber como ele entrega de performance….

  • Diens_mg

    Pq a volks não aproveitou essa versão Evidence para lançar o motor novo no voyage? Umas estratégias estranhas… já que colocou o esp na saveiro, pq não ser diferente dos demais e oferecê-lo também no voyage evidence ou como opcional no Gol… não sei se isso iria ajudar muito no aumento das vendas, mas para a imagem seria muito bom, sem contar que iria puxar as demais fabricantes a equipar também seus carros… Ahh, eu esqueço que as montadoras aqui não pensam assim…

    • Gustavo73

      Concordo que deveria.

  • JoaoBelloni

    Para dar mais credibilidade a matéria, por favor, confiram a ortografia: de acordo com a nova regra, já em vigor a um tempo, ESTREIA não tem mais acento, como vocês colocaram bem no título. O mesmo acontece com ideia, plateia, etc. Por conta do ditongo oral aberto.

    • http://www.noticiasautomotivas.com.br Eber

      Nós estamos em um periodo de transição no Brasil, ambos os modos de escrever são corretos neste ano de 2014.

  • Rogerio_BH

    O assistente de partida em rampa é um excelente dispositivo para o i-motion, pois para arrancar em subida o câmbio i-motion e qualquer outro automatizado não "segura" o veículo para arrancar (Assim que se solta o freio o veículo desce. Precisa soltar o freio e acelerar rápido ou segurar pelo freio de mão).
    O HSA deveria ser de série para modelos com o câmbio automatizado.

  • Wellington Myph13

    Acho que a VW pecou em não colocar esse programa de ESP que terá na saveiro nas versões Highline do Gol e Voyage também… espero que ao menos no Fox 2015 venha…
    Essa atualização do i-Motion nada mais é do que o Dualogic Plus, que sinceramente a VW demorou demais pra trazer… O acerto do Plus é muito melhor que o anterior…
    O Motor deve render mais que isso e com o acerto do cambio com certeza não vai decepcionar ninguém, mas o povo gosta de números… então já viu…

  • p_ricardo

    pra ser perfeito só faltou +5 air bags, totalizando 7, igual new fiesta.. nossaa aii sim!

  • LamarVS

    Poxa, só faltou divulgar os precinhos das criaturinhas. Aposto que por míseros R$ 50 mil, kkkkkkkkkkkkk. Passo…

  • Caio_SP

    Li em outro site que o motor do Gol e do Voyage também será o motor 1.6 MSi, isso está correto?

    • JoaoMartini

      No próprio press release da VW cita Voyage e Gol com motores 1.0 e 1.6 MSI, e no mesmo press release fala que o motor foi lançado no Gol Rallye e na Saveiro Cross. Eu não entendo.

  • Rodrigo

    Eu tô no país certo? Saveiro com ESP e freio a disco nas 4 rodas?

    Mas o motor deveria, pelo menos, ter o comando variável também para as válvulas de escape…

  • Kohlsgrün

    Imagina este motor no VW up!…

  • Leonardo1920

    VW tá evoluindo, revolucionando o mercado!
    Isso é bom que vai fazer as montadoras evoluírem e parar de ficar enganando o povo com carros com uma plataforma antiga sem segurança.

    • DaysanF

      Qual é a revolução? Me explique…

      A ford trouxe motor com duplo comando variável de válvulas (na admissão e no escape)… Esse motor da VW pelo que pareceu na reportagem só tem na admissão.

      Motor sem o tanquinho… 7 air bags. Com ESP, Controle de tração e de Rampa….

      Agora me diga… Onde foi que a VW inovou?

      Outra… falar em estrutura… a linha gol tem uma das piores estruturas do mercado… ganhando o mesmo número de estrelas que celta e classic no teste de impacto… é uma plataforma sem segurança….

      Bem… agora vamos para as inovações dasauto…

  • Edson Roberto

    Devo parabenizar a VW para pelo menos começar a equipar aos poucos! Com novo motor, ESP, entre outros……

    Além disso, me alegra que as cores predominantes do interiro comecem novamente a ter opção tons mais claros! Para mim, um Voyage com cmabio automatico (de verdade) com esse motor 1.6 16v, interior mais claro por volta dos R$43000 (será que isso chega pelo menos no Gol ou no Fox?) seira minha opção.

    Algo que a VW poderia pensar com carinho é em reduzir a carga do amortecedor que oferta uma direção mais dura e incomoda na cidade. Nisso eu confesso que tenho gostado dos ajustes da GM, mas ainda prefiro os da Ford. (ainda que eu tenha um Citroen e seja um pouco mais duro).

    • DaysanF

      A direção elétrica do C3 é mais confortável que do New Fiesta…

  • mmuniz75

    Até agora não estou acreditando, saveiro com "freio a disco nas 4" ! .
    Todo compacto ate com ESP tem tambor na traseira, acho que a VW esta tentando recuperar todo o tempo parada no tempo.
    Espero que toda linha cross venha com ASR e EDL (e o disco nas é 4 claro). ai pelo menos não ficam só no visual off-road ganham algum recurso para esse tipo de uso.

  • paulluis

    Uma pena continuar usando correia dentada ao invés de corrente, com corrente ficaria bem melhor, correia dentada só serve pra ajudar as oficinas mecânicas.

  • valdemirjose

    Novo motor EA 211? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Quem não lembra do famigerado EA 111 1.0 16v que equipava os Gol Power da época (eu tive um!!!)

    Motor de mecânica complexa e cara, tinha duas correias (uma para o motor e outra para o comando de válvulas) e 03 polias, depois de uns 60.000 km começava a fumaçar (tive que fazer retífica completa no meu com 70.000 km).

    O motor era tão problemático que foi rapidamente aposentado pelo VHT (que é outra porcaria mas menos bronqueira que o antecessor) o valor de revenda era péssimo porque todo mundo sabia que o carro não prestava.

    O único motor bom que VW fabricou foi o MOTOR AP, tanto é que hoje em dia ainda é mais fácil ver na rua um Gol G2 (bola) andando na rua do que um Geração 3 16v.

    Pra quem pensa em comprar desejo BOA SORTE (ou seria melhor MEUS PÊSAMES?) mas não esqueça de guardar o dinheiro pra retífica! hahahahahaha :)

  • http://www.johnnysouto.com.br Johnny Souto

    Mas uma coisa que não tinha lembrado, no LatinNCAP o Gol levou 3 estrelas para adultos, isso é preocupante, além do preço.

  • Eddu13

    Prevejo manutenção cara desses motores. Voyage Comfortline sem AC? Brincadeira, hein.
    O Centro de Treinamento já funciona desde dezembro, eu passo em frente todos os dias e sempre vejo ônibus levando os concessionários.

  • velhomisantropo

    Que saco! Malditas correias dentadas!!!!! Correia dentada é EXPLORAÇÃO e economia pra montadora. """Mas que recalque, fazendo manutenção não tem problema..""" È por isso mesmo, um trampo do kct que dá lucro pra concessionária, AINDA mais que a garantia é de três anos! Nem vou discorrer sobre serviço PORCO e motor fora do ponto… Enfim uma droga! Recalque lá em cima!!!!!