Volkswagen: Faz 80 anos que o Fusca foi apresentado em Berlim

15/02/2016

vw-fusca

Em 15 de fevereiro de 1936, a Volkswagen fazia sua estreia no Salão de Berlim com o Kdf-Wagen, cujo nome fazia referência à organização nazista “Kraft durch Freude” (Força através da Alegria).

Foi a primeira vez que o consumidor alemão via o tal Kdf-Wagen, mas mais tarde viria a ser conhecido por muitos nomes, entre eles Fusca. O pequeno veículo em formato de besouro e dotado de motor boxer a ar, posicionado na traseira, chamava atenção.

vw-fusca-fabrica

Desenhado por Porsche, que alegadamente se “inspirou” em projetos da tcheca Tatra, o KdF-Wagen custava 990 Reichsmark e teve a adesão de 340 mil alemães, que pagariam 5 marcos por semana até a entrega da chave.

Dois anos depois, o governo alemão construiu a cidade de Wolfsburg para abrigar os trabalhadores da Volkswagen. No entanto, poucos conseguiram receber o KdF-Wagen até 1939, quando a Segunda Guerra começou e a Wehrmacht exigiu a produção de veículos militares, fazendo os modelos Kübelwagen, Schwimmwagen e Kommandeurwagen até 1945.

vw-fusca-gerações

Após a guerra, a Volkswagen ficou sob controle britânico até 1948, quando novamente passa para mãos alemãs sob a gerência de Heinz Heinrich Nordhoff, que colocaria a Volkswagen no mercado internacional e faria do KdF-Wagen o mundialmente famoso Beetle, que venderia mais de 22 milhões de unidades.

Galeria de fotos do Volkswagen Fusca:









  • JPaulo10

    Ferdinand Porshe trocava ideias com o tcheco Hans Ledwinka. O Fusca surgiu do conceito do Tatra T97.

    • Aldo Raine

      Uma das raras fotos onde Hitler aparece sorrindo e feliz.

      • Autofahrer!

        Hitler estava rindo porque nesta hora Porsche explicava que o motor ficava guardado no porta-malas.

    • Darwin Luis Hardt

      vendo as fotos desse Tatra no google, o fusca se parece muito com ele. Diria que é plágio se eu não tivesse noção de que na época muitos carros eram assim parecidos, com esses faróis redondos, o formato do capô, as linhas etc, assim como até o Porsche 356 era parecido com esses dois. Eu acho o fusca um carro muito legal, acho difícil alguém não gostar do fusca na verdade. Mas não teria um, pelas questões de conforto, hehe

  • Clovislauro

    “No meu governo, não há o FuscaDilma”, rsrsrs

  • Wes

    Carro bom, honesto e sincero. Fusca > Renegayde

    • Banido por repetidamente ficar enchendo a paciência de todo mundo só falando de Renegade e Toro em tudo que é post. Aqui é lugar de comentários que façam algum sentido, não para trolls.

  • Ediomar

    Tenho que tirar o chapéu para a Alemanha do período nazista no que diz respeito criação de novas tecnologias,e não venham com mimimi,os caras eram os melhores no que faziam,estavam 20 anos a frente de qualquer outra nação,seja na área médica,química,tecnológica e militar,os próprios foguetes V2 provam isso,foi uma das tecnologias que os aliados colocam as mãos levando cientistas para seus países em troca de perdão referente aos crimes de guerra,quanto os Fusca ou VW Sedan,simplesmente recebeu o titulo de automóvel do seculo XX.

    • José Caio

      Mataram muita gente, mas de uma forma indireta, salvaram várias e salvam até hoje graças aos grandes estudos e descobertas na área médica e farmacêutica.

  • Engraçado é que o Brasil, um dos países em que o Fusca fez mais sucesso, nunca chegou a receber a última atualização do modelo, que tinha para-brisas curvo e suspensões bem mais modernas que as utilizadas aqui até o fim de sua existência.

    • Autofahrer!

      Não me conformo com isto também. Isto que o Fusca no Brasil nem a atualização de 1965 teve. Ficou com os vidros minúsculos e carroceria da versão original até 1996.

  • José Caio

    Tinha um 79… O ronco do motor, a simplicidade e o carisma eram uma terapia, fora a tração traseira que rendia bons cavalinhos kkkkk

  • Senhora Liberdade

    O little beetle e aquele carrinho que mesmo voce nao gostando do conforto precário que ele tinha, se encantava com a simplicidade de design e dirigibilidade. E dificil haver hoje algum carro tão marcante como foi esse alemao nazista.

  • Diogo Oliveira

    O Fusca tem o Selo Adolf Hitler de qualidade!!