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Volkswagen Fox deve ganhar câmbio Tiptronic, segundo jornal

novo-fox-2015 (29)

O Fox está enfrentando constantes mudanças para ser reposicionado na linha da Volkswagen e também no mercado. Desta vez, fontes indicam que o hatch compacto deve passar a oferecer o câmbio automático Tiptronic de seis velocidades, o mesmo já oferecido pelo Jetta, por exemplo, no lugar do automatizado i-Motion de cinco marchas.

O novo câmbio deverá ser uma exclusividade do propulsor mais potente da linha, provavelmente o atual 1.6 litro 16V de 120 cv. Esta mudança faz parte da estratégia da Volkswagen em posicionar o Fox como um modelo mais sofisticado na linha de compactos, para ocupar o lugar do já extinto Polo e brigar com Fiesta, Punto, 208 e C3.

Além disso, o Volkswagen Fox vai se beneficiar da produção do Golf e também do Audi A3 Sedan na planta de São José dos Pinhais (PR), que trarão o Tiptronic no lugar do automatizado de dupla embreagem. No entanto, como há uma demanda maior pelos modelos médios, o compacto vai receber a nova transmissão depois, provavelmente em meados de 2017. Ainda não se sabe, porém, se o câmbio será oferecido no modelo atual ou na próxima geração.

[Fonte: Estadão]





  • Cleidson

    Aprende Fiat, esquece o Dualogic e coloca um AT de verdade ao menos no Punto, Bravo e Linea.

    • Boris

      uma década de atraso

    • Joaquim Grillo

      se o imotion custa 50 mil esse vai custar 70

    • Deadlock

      E a VW ficou atrás da GM, que já usa o automático no Onix, falando só das tradicionais. Tomara que essa gambiarra (automatizado de embreagem simples) desapareça do mercado.

      • Gustavobrtt

        eu não veria problemas no automatizado de embreagem simples se as montadoras não os quisessem empurrar a preços de automáticos nem enganar as pessoas com nomes confusos, querendo se equiparar a automáticos de verdade.

    • Fábio

      E a VW aprendeu com a GM? ;)

  • Boris

    Parabéns VW. Aqui vc acertou. Evoluiu do cambio i-motion.
    Mas no Golf nao né!?

    • Rodrigo

      Ainda tenho fé que o tiptronic só vai equipar o Golf com motor MSI.
      Oremos…

    • ObservadorCWB

      Sem contar a suspensão e motorização do Golf-inho Brasil edition.

      • Boris

        poisé….. desfizeram a mer da no jetta e agora fazem novamente

  • Rzonta

    No fox ok mas no golf não, né vw? Dsg é anos luz melhor que o tiptronic.

    • leaozin

      O tiptronic tem a confiabilidade do seu lado quando comparado ao dsg, que no nosso mercado é um aspecto muito valorizado.

      • Jackson A

        Creio que confiabilidade é um dos aspectos mais valorizados no brasil, junto com o preço.

        • th!nk.t4nk

          Curiosamente os alemães valorizam ainda mais a confiabilidade, e usam DSG. Como se explica?

          • Titanium

            Quais alemães? BMW só tem câmbio automatizado nos carros reaklmente considerados esportivos ou top (top mesmo) de linha. Por exemplo, o BMW 328i é considerado esportivo por muitos aqui por ter 245cv mas tem câmbio automático (ZF8). DSG só justifica pra quem vai pra pista e pra alguns playboyzinho sairem arrancando nos semáforos. Na prática, e no dia a dia, e para 99% das pessoas que compram, ambos são iguais.

            • leaozin

              Correto, só como exemplo, o Jetta nos EUA, do 1.4T até o 1.8T utilizam caixa tradicional, sendo o DSG presente somente na versão 2.0T.
              O próprio Golf 1.8T utiliza uma caixa de 6 marchas tradicional, tendo o DSG apenas no GTI 2.0T.

              • RED883

                Mas nos EUA o Jetta e o Golf são carros populares, de entrada, o que justifica escolher tecnologias de câmbio defasadas.
                No BR são carros para classe média (real, não a do PT), que buscam algum diferencial tecnológico.
                Enquanto algumas montadoras limitavam-se à telinha de LCD no painel, a VW tinha trazido um pacote completo alinhado com o 1º mundo e agora começa a “encarroçar” o Golf. Ruim para o consumidor.
                Se vai vender mais ou menos? Não tô nem aí, esse problema é da VW e seus diretores…

                • Gabriel Araujo

                  Excelente comentário. Incrível como a Volkswagen só está piorando o que eu tinha como seu melhor produto, justamente por ser moderno e alinhado com os melhores mercados. Todo dia eles pioram o Golf. Daqui a pouco vão acabar não vendendo mais nada, e tirando o carro de linha, como fizeram com o Polo, que era outro carro espetacular mas que foi injustiçado e assassinado pela marca.

                  • Edson Fernandes

                    Mas sabe o que eu já percebi? O consumidor de Golf, tem por predileção considerar que qualquer versão é completa e tão moderna como os modelos topo de linha.

                    No Mk4,5 cujo o mesmo era bem vendido na versão 1.6, muitos dos que tinham consideravam dessa forma. E ainda com aquele “argumento”: Golf é Golf.

                    Enquanto houver pessoas que ao inves de ter senso critico para analisar um produto e sim ir na onda do “nome” vc verá Golf depenado porque muita gente mal percebe as mudanças. Duvido que o consumidor comum que nem conheceu o modelo alemão vai notar a diferença do freio de mão comum do Mexicano.

                    Se o nacionalizado perder em acabamento (porque na versão de entrada ele vai perder sim) inclusive as versões mais completas, já vejo que o carro será piorado mas o consumidor não terá essa otica se não conhecer o carro e só comprar depois de conhecer apenas o nacionalizado.

              • Thales Sobral

                Então lá foram só de DSG banhada a óleo… Deve ser mais confiável que a seca, né?

            • PEDAORM

              Troca mais rapidas, cambio mais leve e mais economico, Nao tem nenhuma desvantagem comparado ao tiptronic. A unica coisa que o convencional tem a seu favor, é a ideia dos compradores que acham que ele é mais confiavel.

              • Artur

                O problema é que o Tiptronic é realmente mais confiável que o DSG. Há vários relatos de problemas com o DSG e o preço para consertá-lo não é dos mais convidativos.
                Espere o término da garantia dos Golf DSG vendidos aqui até então e o valor que seus donos irão gastar quando tiverem algum problema no câmbio…

                • PEDAORM

                  O custo assim como a manutenção do Tiptronic de fato são mais baratos, o que não faz dele um câmbio mais confiável, discordo quanto a confiabilidade melhor que o DSG.

                • Iran Borges

                  Tiptronic parece ser mais adaptado ao Brasil que o DSG mesmo.

          • Jackson A

            Quando brasil for igual lá, tudo bem, porem não é.

            • João Martini

              Pela sua lógica era pro Golf aqui ter o I-Motion então, Pq se nem EUA merece DSG..

              • Bruno Wendel Marcolino

                é uma lógica interessante, já que uma Spacefox de 75k usa imotion, porque não o Golf de 80k. Acho que o Tiptronic em todos os modelos é para reduzir custos, pois é mais barato ter um modelo de cambio do que 3 tipos, e padronizar os veículos.

                A muito tempo parei de comparar EUA com Brasil porque já deu desgosto e só de pensar me dá vontade de ir pra lá hehe.

          • Lorenzo Frigerio

            Quando o DSG não existia, os alemães não o “valorizavam”. Mesmo assim a fábrica o introduziu na linha. Trata-se de uma das famosas grandes cartadas da VW (que em 1979 colocou injeção em todos os carros), e ela fez o dever de casa antes de lançar o DSG. O sistema é considerado suficientemente confiável, e com certeza será aperfeiçoado nos próximos anos. Mas o que eu quero dizer é que, para um alemão, DSG ou epicicloidal não fará diferença, pois lá existem mecânicos de jaleco branco treinados na própria fábrica, e as peças são “nacionais”. Na Bananalândia, as peças são “made in Germany” e custam o dobro EM DÓLAR do que custam lá. Enquanto o Tiptronic 6 equipa vários carros de várias marcas, existem peças e muitas oficinas de transmissão automática sabem mexer nele. Sem contar que não faz aqueles barulhos. O povo não está nem aí se gasta um pouco mais.

            • radiobrasil

              Concordo… faz uma cotação de conserto de um DSG e de um at6 aqui no Brasil, NOSSA REALIDADE pra ver

            • Deadlock

              As peças custam só o dobro por aqui? Onde é a promoção?

            • Edson Fernandes

              Mas perderá o rendimento que o motor 1.4 TSI tem. Ele que antes andava bem mais que os rivais, vai chegar a andar similar ou menos que alguns (considere o Focus principalmente).

      • Rzonta

        Confiabilidade nada. Isso é desculpa! Vw quer é cortar custo e não ter que manter dois cambios diferentes na linha de produção. Acredito que será um belo tiro no pé. Eu não compraria golf sem dsg. A3 então, nem pensar!

        • Stéfano

          DSG7, diferentemente do DSG6, tem dado problema no mundo todo, tanto que nos EUA não é oferecido.

          • MMM

            Meu irmao acabou de comprar um Audi S6 e o cambio é DSG de 7 merchas.

            • Lucas Mendanha

              O problema é que a unica semelhança desse DSG é o nome e as 7 marchas… o cambio é totalmente diferente.

              • MMM

                Nao entendi, Lucas. Pelo q entendi do comentario do Stefano, o DSG de 7 marchas q dá problemas e por isso nao seria oferecido nos Estados Unidos. Eu nao sei qual DSG da problemas, mas meu irmao comprou um carro com esse cambio (dsg7). Nos Estados Unidos.

                • Teste

                  A caixa de câmbio é outra, a única coisa igual é o número de marchas.

                • Lucas Mendanha

                  MMM,

                  A caixa S-tronic de 7 marchas do S6 é completamente diferente do transeixo do Golf. Ela é mais robusta (aguenta um valor maior de torque), de montagem longitudinal e configurada para uso em AWD.

                  O principio de funcionamento é o mesmo, mas a engenharia, o produto, é completamente diferente.

                  Por exemplo, a Powershift, No Fiesta a caixa é a Getrag 6DCT150, para 190nm de torque. Ja no Focus, é a 6DCT250, para 280 nm de torque..

                  Por isso é complicado generalizar que a DSG, a PS, a XPTO é problemática ou excelente, sem saber de qual caixa especificamente estamos falando

                  • MMM

                    Obrigado Lucas, não sabia que existiam 2 diferentes. Abraço.

                  • Edson Fernandes

                    Além do que, esse do S6 é todo banhado a oleo para seu principio de funcionamento enquanto a do Golf tem apenas as engrenagens banhadas de oleo certo?

              • Teste

                Nem o nome, é stronic no audi

          • Rzonta

            Único “problema” que aparece no dsg7 é o barulho em piso irregular (que só é perceptível em situações bem especificas). Tirando isso temos um relato de cambio travado no brasil (que já foi substituído).

            Sobre não ser oferecido nos EUA é somente uma questão de mercado. Ou vc acha que se fosse por causa da confiabilidade o cambio seria oferecido na europa?

          • João Martini

            Dizem ser pelo fato de o consumidor americano não gostar das trocas “secas” de um DSG. Fora isso eles também gostam de câmbios com conversor de torque.
            Só ver que o powershift queima bastante embreagem nas arrancadas e trocas de marcha justamente pra simular o comportamento de um câmbio com conversor de torque.
            Em carros mais esportivos o público é outro, aí já colocam o DSG.
            Agora aqui no Brasil isso não vale, ainda mais pelo preço do Golf. Achei essa troca patética.

        • Bruno Wendel Marcolino

          A PUG usa cambio similar desde 2003 eu acho e até hoje tem fama de má confiabilidade.

          São câmbios diferentes, claro, mas é a prova que se o cambio der problema no inicio das vendas vai ficar com má fama. Conheço algumas pessoas com PUG Tiptronic e não reclamam, assim como conheço alguns que reclamam, com o Golf DSG a mesma coisa e o finado Bora tiptronic também. O problema é generalizar.

          • Rzonta

            Diferença que o al4 da pug deu MUITO problema e por muito tempo. O que não é o caso do dsg. Única reclamação é o barulho, que não atrapalha o funcionamento do cambio e só é perceptível em situações bem especificas.

            • Bruno Wendel Marcolino

              claro que o DSG não tem esse problema, ele não foi vendido por muito tempo e não tem alto volume de vendas, já que praticamente só o Golf o utiliza por aqui sem lubrificação, que pelo visto parece ser esse o problema. Mas o considero muito superior ao cambio da PUG, sem dúvidas, só que esses pontos tem que considerar.

          • Não usa mais.

            Desde 2013 usa o AT6 Aisin…

            • daneloi

              Ainda usa no 208 e 2008.

            • Bruno Wendel Marcolino

              AT6 Aisin Tiptronic….

              E sim ,ainda usou depois disso, no finado 207 e suas variantes e atualmente 208 e 2008.

          • Edson Fernandes

            A pergunta importante é: Qual é o numero de compradores de Golf DSG que tem problemas no cambio DSG?

            Porque vemos sim as reclamações…. mas eu tenho certeza e DUVIDO que os que estão satisfeitos param para escrever na internet sobre a satisfação do modelo.

            • Bruno Wendel Marcolino

              então, pra mim se o cambio trepida demais em uma situação bem especifica não tem problema, mas se a VW resolveu que isso é um problema grave a ponto de tirá-lo de linha, quem somos nós para dizer o contrário.

              Na verdade, me parece apenas redução de custo e deram essa justificativa.

              Enfim…

              • Edson Fernandes

                Para mim funciona assim: Eu declaro que possuo o produto mais tecnologico do mercado. Não só isso, coloco como sendo a cereja do bolo, sinal de tecnologia de ponta, para depois tirar isso do consumidor?

                Alem do que, ao que parece os problemas qdo ocorrem são no DSG7. Logo, porque então ao invés de usar o “confiavel” tiptronic, não usa o “confiavel” DSG6?

                Perderia ligeiramente em eficiencia mas teria um produto também que não possui quebras e tem até margem para ganhos de potencia futuros.

                • Bruno Wendel Marcolino

                  “Logo, porque então ao invés de usar o “confiavel” tiptronic, não usa o “confiavel” DSG6?”

                  Resposta: Custo e talvez demora maior para nacionalizar e adaptar.

                  Também acho mais lógico do que colocar o Tiptronic do Jetta, mas a lógica de qualquer marca:

                  Reduzir custo de produção sem reduzir custo de venda, o que isso gera, lucro.

                  A VW vende em torno de 500 unidades/mês do Golf, acha mesmo que todos essa 500 compradores tem conhecimento e deixarão de comprar o carro devido a essas mudanças? Talvez a VW perca uns 50 compradores e venda 450 unidades/mês, mas e dai, gasta menos para fabricar os carros e vende pelo mesmo preço.

                  Quem faz o produto são os consumidores, se a VW baixar de 500 unidades/mês para 100 unidades/mês após essa troca, ai talvez eles olhem mais para a lógica do consumidor e coloquem o DSG6, no entanto, duvido muito que isso aconteça.

      • anonbr666

        Esse discurso de confiabilidade do tiptronic já deu… O DSG é excelente e tão confiável quanto. Só porque faz um pouco de barulho no nosso piso esburacado não quer dizer que tenha problema.
        Problema serial tem o Powershift da Ford, mas o DSG da VW é um excelente câmbio e é um ABSURDO a VW remover ele do Golf.

      • Edson Fernandes

        Depende. O DSG6 é bem confiavel e perceba que está a um certo tempo em nosso mercado.

  • BillyTheKid

    Legal, mas… só em meados de 2017?

    • Corvo

      Se vai receber esse cambio em meados de 2017 provavelmente vai ser no fim de vida do modelo atual ou início do “Novo Fox” com a nova plataforma

      • th!nk.t4nk

        Tá com cara de que vem modelo novo. Essa aí não tem fôlego pra mais 2 anos não, muito menos com o preço que chegaria nessa versão.

        • João Martini

          Também penso isso. Pra mim essa mexida no Fox foi só um tampa buraco até o novo ficar pronto. Com a fábrica já fazendo Golf e A3 na MQB, o mais óbvio é o Fox mudar pra ela também.

  • V12 for life

    A nova geração precisa chegar logo, essa já deu oque tinha que dar, e de preferência só com motores TSI para ver se a concorrência se mexe.

    • 4lex5andro

      de fato, analisando o fox, sua carroceria é a mesma praticamente , desde o lançamento em 2004 ..

      pelo que parece, com o mercado em baixa, essa versao deve continuar ate o ano que vem ..

      • Bruno Wendel Marcolino

        ou mais…ele recém foi re-estilizado e o Gol precisa bem mais urgente de uma nova geração, acho que o foco será o Gol.

        • Edson Fernandes

          Negativo. O projeto para plataforma MQB no Fox já se iniciou. O Gol ainda se estuda qual plataforma será usada. Ainda há indecisão quanto ao uso da plataforma (NSF ou MQB)

          A filial brasileira já tinha decidido pelo uso da MQB que iria deixar os produtos Fox e Gol com um salto tecnologico, só que a VW Alemanha barrou o uso. A tratativa é que a MQB baratearia a o custo de produção, e poderiam colocar uma plataforma espaçosa para m modelo (a ideia é mudar o conceito do Fox e deixa-lo mais completo, com posição de dirigir mais alta mas sem prejudicar os ajustes e deixar o Gol como a entrada do Fox com bom conteudo tecnologico para futuras atualizações).

          Mas a NSF é uma plataforma nova, segura, porém tem uma certa limitação para ganhos de espaço interno o que teme a filial por distanciar mais o Gol do Fox. (tendo o up como em teoria o produto mais em conta).

          • Bruno Wendel Marcolino

            Só na teoria mesmo hehe, porque em valores todos se aproximam.

            Agora me explica, pra que 3 compactos na linha? o up! de compacto de entrada mais o Polo como compacto mais top estaria de bom tamanho.
            Sei que não é só na VW, a Fiat também tem 3 compactos, porém eu acho que 2 está de bom tamanho.

            • Edson Fernandes

              Sempre me perguntei isso.

              Aqui só coloco que a VW só fez isso no passado, porque muitas opções se concentravam no Gol e essa concentração começou a criar uam certa diminuição de percepção “de melhor carro” para o consumidor.

              Para o consumidor, a percepção de escadas sobre os produtos fica nitida porque vc consegue trabalhar os aspectos materiais do interior do carro, consegue trabalhar mais o isolamento acustico, entre outros. Antes isso ocorria no Gol entre as versões. Mas o consumidor quis mais opçõe de carro (e isso não quer dizer mais qualidade).

              Então como ideia as empresas começaram a trazer seus carros atualizados convivendo com aqueles mais antigos. O consumidor compreendeu a mudança e aceitou a situação considerando o atualizado um salto muito grande perante o já vendido. Depois disso, com criação de 3 ou mais compactos que para mim é uma distorção do mercado para confundir o cliente a fazer uma compra errada.

              Como as pessoas (muitas delas) não frequentam um site automotivo, ela fica a mercê do que conhece e muitas sequer “saem da casinha” para conhecer novos modelos (por vezes superior).

              Para mim é incompreensivel na linha Fiat existir: (em epoca)
              – Mille
              – Uno
              – Palio Fire
              – Palio
              – Punto

              E agora ela tem:
              – Palio fire
              – Uno
              – Palio
              – Punto

              E irá fazer um subcompacto:
              – Abaixo do Uno (eliminando então o Palio fire)

              Qual a necessidade? Se o Uno veio para ocupar o lugar do Mille, porque o Palio atual não fica no lugar do Fire (mas mantendo as versões existentes do produto) e tendo o punto como opção de topo dos compactos?

              Seria uma linha melhor cadenciada, ainda que para mim, Uno – Palio – Punto seriam o limite.

              Mesmo caso da VW que não precisa de na teoria matou o Polo para apenas ter 2 compactos. E então me lança um subcompacto tendo dois compactos.

              A GM nessa que se deu relativamente mal porque vai fazer falta mais um compacto pro conta do nosso mercado. Há uma carencia entre Onix/Prisma/Cobalt em relação ao Cruze em minha opinião.

              • Bruno Wendel Marcolino

                Realmente, a analise sobre o Gol está perfeita.

                Na época do lançamento do Fox, ele viria para substituir o Gol correto?

                Porém se não me engano, não lembro bem, mas o Fox não vendia bem no inicio(algo comparável ao up! quando estreou) ai o Gol foi ficando e acabou que os dois modelos vendiam bastante e o Polo decaindo pois era(e foi até o final de sua vida) um compacto superior ao Gol e Fox, inclusive em preços.

                Enfim, a Fiat também não dá pra entender, existe uma versão do Uno pelada(Vivace) que seria o substituto natural do Mille na minha opinião, mas ai ficou sendo o Palio Fire, que ao meu ver deveria ter sido o substituto do Mille lá em 96 quando foi lançado, mas como os dois venderam bem juntos, ficaram até não ter mais jeito de vende-los por lei, isso mesmo já tendo nova geração dos dois veículos, algo semelhante a VW com Gol G4/Gol/Fox, apenas semelhante, já que na Fiat eram 5 opções vendidas junto, Mille/Uno/Palio Fire/Palio/Punto.

                Já na GM acho mais organizado, tinha o Celta/Corsa/Agile como compactos e acima Astra/Vectra como médios, inicialmente o Onix viria para substituir o Celta mas substituiu o Corsa e o Agile ao mesmo tempo, porém o Celta ficou, mas com a promessa do tal projeto Jade, que não sei em que pé está na verdade, mas hoje o Celta já faleceu(aleluia) e ficou só o Onix como compacto, porém além de sua variante sedã temos o Cobalt que é um projeto distinto de qualquer modelo hatch, porém nesse meio tempo morreu o Astra também e a GM ficou apenas com um médio, como todas as marcas praticamente fazem.

                O que eu acho é que, a GM só não fez um “Cobalt Hatch” digamos assim para ter 2 hatch compactos em linha, porém sedã tem 3, Classic/Prisma/Cobalt o que acho desnecessário ter Classic nessa lista, porém se analisarmos, é um carro de entrada ultrapassado como a maioria porém é sedã mais barato que Hatch, então talvez a GM tenha acertado nesse ponto, porém poderia ser um sedã novo né, não precisava ser o Classicssauro hehe.

                Enfim, nosso mercado é louco pra caramba e qualquer analise simples já embaralha a mente de todo mundo hehe.

                • Edson Fernandes

                  Então, no caso da Fiat em 1996 é que foi feito pelos clientes um abaixo assinado e por isso ele continuou em produção. Mas na atualidade não faz sentido.

                  • Bruno Wendel Marcolino

                    o loco, essa não sabia.

                    A Fiat tem mais é que vender essas joças por aqui mesmo, se o povo faz até abaixo assinado pra isso hehe.

                    • Edson Fernandes

                      Mas o uno fez muito sucesso porque durante muito tempo ele foi exemplo de modernidade para um compacto. (e robusto)

                      Por isso. Atualmente nem existe isso…rs

  • saulo

    Como assim , Golf e Audi A3 irão ficar sem o câmbio de dupla embreagem e ficar o um convencional de 6 marchas?? Por favor me digam que nao!!!!!!Espero ter entendido errado, muito errado….

    • V12 for life

      Não entendeu não, mas as informações sobre o A3 estão desencontradas, hora dizem que será Tiptronic hora DSG.

    • BillyTheKid

      Segundo boatos, é isso mesmo. Ao serem nacionalizados perderão o DSG em prol de um câmbio de 6 marchas com conversor de torque e a suspensão traseira não será mais multi-link. Resta esperar o lançamento para confirmar a veracidade destas informações.

      Edit: a exceção é o Golf GTI, que ainda terá o propulsor e transmissão importados.

      • Roger Rosato

        O AT6 tbm é importado, porém é mais barato.

        • Edson Fernandes

          A Aisin tem fabricação desse tipo de cambio aqui. Ele só é importado porque os propulsores dos produtos também o são (considere que o custo de trazer de fora também).

          Mas em uma eventual produção local, eles beneficiariam (até em porcentagem de nacionalidade).

    • Lorenzo Frigerio

      O Golf 1.6 MSi será um tipo de Comfortline… uma espécie de bem-bolado de Golf e Fox. O Highline e o GTi continuarão obviamente com DSG.

      • Ramom Alencar

        só o GTI contínua com o DSG, pelo mesmo ser importado…

      • Rafael Ribeiro

        Não amigo. Apenas o GTI permanece com dsg e suspensão multilink. O highline vai ter tiptronic e eixo de torção;

        • Lorenzo Frigerio

          Essa é só minha opinião… eu DUVIDO que coloquem eixo de torção no Highline. Até o Jetta “Santanatec” recebeu o multilink. Aliás, deve chegar um novo Jetta MQB por aí, com o mesmo multilink. Provavelmente será fabricado no BR.

          • Muniz

            Acho que Jetta “Santanatec” é troção, multilink so no Jetta “auditec”

          • Rafael Ribeiro

            Não duvide da Vw amigo, não duvide.

      • Já temos o Comfortline…

        O que temido que nos encontrará será o Trendline…

        Agora, vamos ver o que Caparão na Comfortline e na Highline…

    • Rodrigo

      O Golf trocar o DSG pelo tiptronic (pelo menos nas versões turbo) vai ser o mesmo que sair com aquela mulher linda e na hora H perceber que ela tem pipi no lugar da ppk.

      Melhor abrir o olho VW. Vai ser cilada.

      • Gabriel Araujo

        Huahauahuahauhaua… Mitou!

  • Gustavo73

    Já deveria ter feito isso junto com o facelift. Inclusive colocando o ar condicionado digital igual ao Polo já tinha, entre outros equipamentos como o isofix e mais Airbags. Inclusive o 1.6 16v deveria ser estendido a todas as versões.
    Quanto ao Tiptronic no A3 a última reportagem aqui sobre o modelo falou sobre o dsg7.

    • Lorenzo Frigerio

      O Fox não deve durar muito mais. Alguma coisa virá para resolver o segmento Gol/Fox/Polo. Pode ser uma versão local do próximo Polo europeu. Enquanto isso, “polizam” o Golf com esse conjunto, para deixá-lo mais acessível. Eu acho que ficará bom.

      • Gustavo73

        O Polo europeu deve chegar só em 2017. É bastante tempo na minha opinião. Uma versão do Golf mais simples que a Confortline 1.4 Tsi não é problema. Apesar de preferiria que viesse com o 1.0 tsi. Prefiro muito mais o dsg, câmbio muito elogiado na Europa. Mas o Tiptronic pode atrair quem tem preconceito com ele. Aí vai levar também o 1.6 16v MSI, nesse caso na mesma batida da concorrência.

  • Poperon

    Uma vergonha não trazerem a nova geração do Polo. Vergonhoso querer colocar Fox no Patamar do Polo. Vergonhoso, e o povo aceitará isso sem nem piscar.

    • 4lex5andro

      bem como a fiat nao traz o 500x e eterniza o punto, e a gmb aposentou o sonic, e reposiciona cobalt e onix pra perto do cruze ..

      nao é uma justificativa, é uma constataçao de como o mercado brasileiro de carros precisa se desenvolver ..

    • Gustavo73

      Agora?! A verdadeira nova geração do Polo cjega em 2 anos na Europa. Se já segurou até agora segura um pouco mais.

  • afonso200

    fox num patamar superior ???? quando iniciaram suas vendas la em 2003 ele era pra ser mais barato que gol, mas lançaram mais caro, e vendeu entao nao baixaram mais os preços…..esses dias passei po um cross fox i-motion ZERINHO, um homem tava descendo do carro, parei meio no acostamento da via e perguntei pra ele “introduzindo uma boa conversa, que carro lindo, etc” o valor do seguro, quantos cv tinha o carro e o valor do carro…….ele falou tudo e eu falei olha esse aqui, tem 48mil km, de sou o 2° dono, tem 265cv, faço 13,8km/l a 80km/h, seguro 2400 (tenho 25 anos), paguei 49.500 em março, e garantia de mais um ano….. entao peguei e acelerei meu azera 2011 o tiozinho ficou boquiaberto com valores e o conforto só vendo do vidro aberto que eu baixei pra ele olhar pra dentro…….ele falou, que vai repensar antes de pegar o proximo carro…. e que nao vai ser 0km

  • afonso200

    fox num patamar superior ???? quando iniciaram suas vendas la em 2003 ele era pra ser mais barato que gol, mas lançaram mais caro, e vendeu entao nao baixaram mais os preços…..esses dias passei po um cross fox i-motion ZERINHO, um homem tava descendo do carro, parei meio no acostamento da via e perguntei pra ele “introduzindo uma boa conversa, que carro lindo, etc” o valor do seguro, quantos cv tinha o carro e o valor do carro…….ele falou tudo e eu falei olha esse aqui, tem 48mil km, de sou o 2° dono, tem 265cv, faço 13,8km/l a 80km/h, seguro 2400 (tenho 25 anos), paguei 49.500 em março, e garantia de mais um ano….. entao peguei e acelerei meu azera 2011 o tiozinho ficou boquiaberto com valores e o conforto só vendo do vidro aberto que eu baixei pra ele olhar pra dentro…….ele falou, que vai repensar antes de pegar o proximo carro…. e que nao vai ser 0km..

    • afonso200

      . agora ja botei Teto preto black piano e uma saia preta na parte de baixo do parachoque traseiro, ficando idem linha AMG da MB

      • Igor Serra

        e a manutençao querido? N leva em conta?

        • radiobrasil

          Mas duvido que a FRANQUIA do seguro seja baixa…

        • afonso200

          amigo ando 14mil km por ano, somente revisoes (na casa dos 800reais ( a cada 12meses) e nao 6 meses como em outras que da no mesmo cada revisao de 6 meses de 400reais fica igual uma de 800 em 12 meses……… trocado braço axial de direção direito pois nao tem coifas protetoras, e sim sei que essa peça de 40mil em 40mil km, tem que trocar, deu 340 a peça e 115 MO da ccs……. pastilhas de freios para todas rodas fica em 420reais de importador oficial de peças KIA e Hyundai no mercado Livre, peças originais tem nome MANDO. se pegar essas pastilhas na ccs vai a 1000reais. eu faço o calculo assim carro novo de 70mil agora é os pseudo populares, soma desvalorização dos 2 e 3 primeiros anos sao mais barato ter outro mais confortavel e gastar ali uns 2, 3 mil por ano em alguma eventual manutenção, do que perder 30mil , 40mil , 50mil em 3 anos com desvalorização, ja fez esse calculo ????. o azera 2011 ganhou 1 marcha a mais 6AT no total e sua caixa é selada, somente na ccs ou oficinas especializada, dai sim sai caro cada litro de oleo ATF geração VI sai na casa dos 94reais, e são quase 9 litros dentro da caixa. mas isso eu sempre troco a cada 70mil km, , pastilhas de freio de 50 em 50mil km, liquido de radiador de 30 em 30mil, faço em casa mesmo a sangria……, assim como da DH e do freio somente tiro ele com uma seringa, coloco a mesma quantidade do liquido novo ando 100km, tiro mais, coloco, ando 100km, até o liquido ficar totalmente parecido com o liquido novo,,,,,,sai mais barato que um carro 0km todos esses custos somados a desvalorização do mesmo 0km,,,,,,,, sempre pego carros no seu 4° ano, pois dai o seguro novo ainda esta em conta (pois sempre pego importados,) e seguro novo para o 5° ano é pouco mais caro e para o 6° ano é impraticavel no caso do importado…..Att….olha a foto dele agora com o teto preto ao lado de um 2009,

          • Igor Serra

            Pode até ser msm. Mas meu salário de 2000 n me deixa ter essa coragem. Mas a vontade existe.

      • Lucas

        Ou seja, só tinha dinheiro pra popular, pulou pra um sedan grande com custo de manutenção absurdamente maior, visto que um retrovisor custa mais de 5mil reais, ainda “xunou” ele pra ficar parecendo um carro ainda mais caro. O que fez tbm? Comprou um Iphone 5c aproveitando que lançaram o 6s?

    • Gustavo73

      2003 o Fox chegou com a mesma plataforma e construção do Polo recem lançado na Europa. Era um projeto para ser o novo Gol, na época o Gol bola que usava uma evolução da plataforma do Gol quadrado. Mas o formato diferente, teto alto causou receio em alguns na VWB. Afinal na época mexer tanto no líder de vendas não parecia algo fácil. O Gol demorou 5 anos para receber essa plataforma. Mas como o projeto já estava pronto e ela tinha comprado uma briga com a VW AG. Que não queria o Fox e sim uma versão do Polo mais simples. Sendo convencida que fazendo o Fox aqui ele poderia ser exportado para a Europa mais barato. Algo que foi por água abaixo com a valorização do real na época. Logo o Fox era para ser o Gol. Veio acima e lá ficou.

    • Lucas Mendanha

      Meu pai ficou de cara também quando eu estava a procura de carro, no inicio do ano, e vimos um Fusion V6, muito novo, 2010 por 52 mil. Se ele fosse um pouquinho menos medroso, tinha trocado o Corolla nele…

      Desvaloriza mais que a média? sim. Mas vc ta comprando um carro pra voce usufruir ou fazendo investimento?

      Eu gosto de carro de verdaed, então….

      • Lucas

        Como dono de Fusion te garanto. NUNCA compre um usado. A não ser que vc tenha condições de manter um zero. Fusion 2010 pra trás, dependendo de quem usou, tem sérios problemas de câmbio, principalmente quando utilizados por essa “molecada”. O Fusion v6 só não é mais caro que manter que o Azera. Qualquer besteira que quebrar é 10mil pra cima.

        • radiobrasil

          O v6 que tem o mesmo cambio at6 defeituoso que equipava o Captiva… esse é CERTEZA que vai incomodat até os 100k senão antes….

        • Lucas Mendanha

          Sim sim…to ligado quanto a esses probleminhas da 6F35

          Mesma coisa para o AT do meu Focus.. Sei dos probleminhas que pode dar..mas se der eu ja tenho um remédinho acessivel e bastante eficiente: MTX75

          =D

          • Lucas

            Só que o probleminha do Focus não é tão caro quanto o do Fusion

          • Edson Fernandes

            O que seria esse código? A solução? Outro cambio?

            • Lucas Mendanha

              6F35= caixa automatica Fusion 2.5/V6/Ecoboost

              obs; A Captiva usa a mesma caixa, mas com codigo GM

              4F27E= caixa automatica Focus

              MTX75=caixa mecanica Focus Mk1 Zetec 2.0/Mk2.5 Duratec Mono

              • Edson Fernandes

                Entendido. Achava que por ter mais torque, a caixa 6F35, seria apenas dos modelos V6 e 2.0 turbo. Não tinha ideia que o 2.5 era o mesmo cambio. Curioso inclusive é ver a recorrencia de problemas dessa caixa nos fusion até 2010 (V6).

                Houve mudanças estruturais para evitar os problemas conhecidos?

                • Lucas Mendanha

                  Nesse periodo, o Fusion V6 era apenas AWD, com sistema por embreagem que transfere o torque para as rodas traseiras em situações de patinação das dianteiras. Acho que o problema estava nesse sistema. Nao tenho certeza.

                  No final de 2011 foi lancado o FWD com a mesma caixa do 2.5..Acredito que isso que diminiu o “problema”, dado o volume de AWD no volume total de Fusions

    • Lucas

      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
      esse carro não faz nem 6km/l na cidade e 10 na estrada, não se engane cara, na boa. não se engane.

      • RED883

        Daí o cidadão compra um carrão, com motor V6, potente, quase 300cv e fica andando pianinho pra não consumir. Média de velocidade menor que o zézão de celtinha 1.0…

        • Lucas

          Primeiro q andar devagar com um v6 de quase 300cv não vai fazer milagre. O Azera é GASTÃO, e se no teu painel tá dizendo que ele faz 13,8km/l, então ele está desregulado. Meu Fusion com turbo faz isso com muito suor na estrada reta, mantendo os 90~100km/h. O Azera da geração passada é muito mais gastão que o da nova que já é gastão. Então ou vc está mentindo, ou está sendo enganado. É a mesma coisa dizer que um camaro faz + de 10km/l na cidade andando “pianinho”. E outra, andar pianinho na cidade, no anda e para é pior do que andar rápido em velocidade constante.
          E por fim, se o cara me compra um azera com motor v6 de quase 300cv e fica desesperado pra não gastar combustível, então ele deu um passo maior que a perna. Comprei um Fusion mas ciente do consumo, tanto que faço mais de 800 reais por mês de gasolina.

          • radiobrasil

            Um Azera v6 não vai ter só um consumo maior, mas o custo de filtros, pastilhas de freio e até pneus será MUITO maior que um popular/médio. Mesmo usado, quem compra tem que ter $$ disponivel pra bancar…

      • Alexandre Maciel

        Em Fortaleza ele mal faz 4 Km/l… hahahaha

  • Ramom Alencar

    [OFF-TOPIC] estive em uma css vw hoje e um vendedor me confirmou o motor 1.6 para o jetta, segundo ele a gama será 1.6 aspirado, 1.4 tsi e 2.0 tsi, creio eu que o preço do 1.6 empurre o preço do 1.4 para cima…

    • Matheus

      mas com toda certeza…

  • Lucas Mendanha

    Novela do Tiptronic x DSG começando em 3,2,1…

  • Posicionar o FOX? Ocupar o lugar do já extinto Polo? Os executivos da VWB são
    realmente limitados intelectualmente (polite mode on). Por que já não trazem o
    POLO europeu pronto? Querem nos empurrar esses projetos ultrapassados com
    ‘tecnologias’ embarcadas de compacto premium para cobrar o preço de médios de
    luxo. #VOLTAPOLO

    • Lucas

      Pq se trazer o polo europeu pronto vão ter que colocar o preço do Golf -15% ou seja, vai micar feio. Quem tem grana vai comprar logo o Golf, quem não tem, fica de Fox mesmo. Ou de Up/Gol

  • Marco

    Peraí???? Em meados de 2017? Daqui a 1 ano e meio? Nem tinha porque alguém informar.

  • Minerius Valioso

    Finalmente um tom de sensatez por parte de uma das marcas populares. Tem que colocar o Tiptronic mesmo.

    Agora só vai faltar a Fiat e a Renault.

  • Zé Mundico

    A Volkswagen está reposicionando seus modelos, pois daqui prá frente carro barato vai cair de vendas e o pessoal que tem melhores condições financeiras prefere carro automático.

  • Nismo

    Golf e A3 com esse câmbio?

    A3 será mais premium do que nunca!

    Golf perderá um grande diferencial!

    Show!

  • Tom Costa

    Agora vai! Vai custar uns R$80.000 completinho… VW elevavando o patamar… De preços ridículos.
    Fiat com acabamento e construção de doer, vamos ver quando as outroras marcas populares vão se tocar…

  • Freaky Boss

    Se for isso mesmo é confissão da VW de que esse DSG não foi feito para rodar no solo lunar da banânia. Minha interpretação.
    E a linha AUDI???

  • FocusMan

    Esse carro tem 12 anos de mercado. A VW não vai lançar uma nova geração não?

  • pedro rt

    nao sei oq sera dos cambios da fiat mas considero uma evolucao tirar o cambio i-motion e por o tiptronic 6 no fox mesmo sabendo q esse cambio e antigo e derivado daquele velho cambio tiptronic 4 marchas do golf mk4

    • Paulo_Lustosa

      Tiptronic 6 é na verdade o mesmo câmbio usado nos motores THP, que é desenvolvido e fabricado pela Aisin-Warner, que por sua vez, desenvolve todos os câmbios utilizados pela Toyota, já que a Aisin-Warner é um joint venturi entre a Aisin Seiki (Toyota) e a Borgwarner.

    • Artur

      Esse Tiptronic é o Aisin de 6 marchas que equipa o Renegade e outros AT6. Não é tão defasado assim.

  • Alexandre Maciel

    Oi… eu sou o Fox e tenho vontade de ser Polo. Só DAS GAUNER mesmo.

  • Marco Bonato

    Atendendo a milhares de pedidos, a VW lançará o novo “Polo Brazilian Way” 2017, parabens a nós consumidores brasileiros (sendo sarcástico pra levar a vida mais leve)!

  • Joaquim Grillo

    Vem com o chip de adulteração de consumo e poluição de série???

  • Carlos Henrique

    a Volks precisa correr atrás do prejuízo em todas as frentes, o Gol, antes campeão de vendas, hoje tá em 11º! cochilou, o cachimbo cai Volks!

  • Raimundo M.

    O Fox começou a assumir terreno do Polo quando mudou de geração e melhorou muito o interior. Sem o Polo que também usou o I-Motion, o Fox passa a concorrer com veículos ditos premium cuja caixa de marchas em alguns casos é melhor, pois ainda peca o Punto com o Dualogic Plus. Diante de AT6, AT4 e DCT6, deveriam ofertar algo melhor, então o Tiptronic é uma boa saída.
    Contudo, como alguns defendem e apoio, espero que só o Golf MSI tenha suspensão traseira mais simples e aí entraria a oferta do Tiptronic nele permitindo como é dito na matéria o Fox usar esse conjunto, na verdade upgrade no caixa de marchas. Demais versões do Golf com o 1.4TSI Flex manteriam o DSG, e o A3, fora de cogitação ter simplificação de suspensão traseira e caixa de marchas, exceto se a Audi queira lançar uma versão mais básica do A3, que parece a flagrada com faróis dianteiros de dupla parábola ao invés de projetor. Com uma nova opção mais em conta para subir mais as vendas, é válido.
    Sobre o Fox atual usar o Tiptronic, sua plataforma tem suporte? Dizem que o futuro Fox usará uma MQB simplificada e esta plataforma é compatível com vários tipos de transmissão elevando o grau de compatibilidade com Golf e A3 nacionais. Talvez fique para a nova geração, pois o Fox recebeu face-lift a pouco.

  • Bernardo Guimarães

    Conversa fiada a volks não vai usar tiptronic no golf nem no a3 e muito menos mudar a suspensão traseira pra eixo de torção .

  • 1945_DE

    Câmbio tiptronic só em 2017? Certeza que é a geração nova, se a VW não mudou os planos do FOX ficar maior e mais baixo e substituir o Polo. Vai ser uma boa opção, mais eu preferiria o power train 2.0L 8v do BORA/JETTA no Fox novo. Se não me engano o motor 2.0l tem mais torque e em um carro mais leve com cambio AT6 Tiptronic ficaria uma boa pedida. Já que a VW quer manter os itens antigos, ai está uma sugestão. O melhor seria o motor 1.4 TSI e o Tiptronic no novo FOX. Ai já vira Golf.

    • Hiboria

      O melhor seria mesmo os 1.0 e 1.4 turbo. Mas não fala de monstrossauro 2.0 8V não, fico triste, esse 1.6 tem mais final e só acelera 0,5s mais lento que o polo, na contra-partida consome quase 15-20% menos. Ele pesa só 50Kg menos que o polo.

  • Romulo Moreira

    Efeito Hb20 e seu AT6? É, a concorrência está fazendo as montadoras mexerem seus pauzitos.
    Mas pra tudo se tem um preço…..Acharam que ia ser fácil né?

  • Muniz

    Tiptroinc ? Aquele velho cambio do Golf antigo que pesa no carro e aumenta o consumo. Porque não o DSG que é ideal para motor 1.6 por ser mais leve e economico. A Ford fez isso para o Fiesta , acho que a VW está sempre freando o progresso dos seus modelos. Primeiro traz o Up com direção eletrica que depois veio para o Fox e não coloca na familia Gol. Depois traz o freio a disco nas 4 na Saveiro e depois não coloca nos outros compactos. Depois EDL para Savecross de serie mas no Fox/Spacefox Cross é opicinal e no Gol não coloca. Ai lança Fox com motor 1.6 novo mas ainda mantem o motor velho e o mesmo para familia Gol. Tem esse motor moderno 1.0 do Up mas não coloca nos outros populares. Jetta maior demora para lançar o 1.4 TSI fica so no antigo 2.0. Agora lança esse Up tsi não sei para quer, se o Fox , Jetta e Gol que carecem mais de motor bom. A VW demora muito para fazer as coisas.

  • José Luiz Lourenço Junior

    Podem colocar ouro no Fox e ainda haverá um buraco. Do Polo para o Fox existe uma diferença considerável de construção, do Fox para o Golf então é um abismo. Como pode a porcaria do Fox bater em 60 mil e sequer ter um ar condicionado digital? Com a saída do Polo, ar digital só é encontrado apenas do Golf Highline pra cima..

  • Roger Rosato

    1 passo pra frente (pelo AT6 no Fox) e 2 saltos para trás com o – mesmo – AT6 no A3 e Golf.

  • Leandro Balmant

    Uma boa mudança que a Volks poderia fazer é tirar de linha os velhos motores 1.0 e 1.6, e deixar os novos no lugar. Ainda mais se ela colocasse o 1.0 turbo do up! que seria um diferencial.

  • Wald Queiroz

    Eu nem duvido que eles manterão o mesmo I-Motion de sempre e quando vc ver o câmbio terão caracteres indicando – TIPTRONIC….. Se nos EUA, que é um país altamente minucioso, eles fizeram o que fizeram imaginem conosco!!!!!