Home Hatches Volkswagen Fox ganha motor 1.0 litro TEC estreado no Gol 2013

Volkswagen Fox 2012 Volkswagen Fox ganha motor 1.0 litro TEC estreado no Gol 2013




Semanas após o lançamento da linha 2013 reestilizada dos compactos Gol e Voyage, a Volkswagen, sem fazer muito alarde, implantou nas versões mais barata do “altinho” Fox o “novo” motor 1.0 litro TEC, sigla referente à Tecnologia de Economia de Combustível, conforme divulgou o site da montadora.

Apesar da mudança na mecânica, o Volkswagen Fox continua sendo oferecido a um preço inicial de R$ 29.490, na versão duas portas e sem opcionais, o mesmo do modelo anterior.

O propulsor traz melhorias de torque em baixas rotações, economia de combustível e redução de emissões de CO2. Além disso, há um novo sistema de partida a frio, nova Unidade Eletrônica de Controle (ECU), novo coletor de admissão, novos bicos injetores e redução de atrito das peças móveis.

A potência do bloco, porém, não muda. Quando abastecido com gasolina, o 1.0 TEC entrega 72 cv a 5.250 rpm, enquanto abastecido com etanol a potência é de 76 cv, também a 5.200 rpm. O torque é de, respectivamente, 9,7 kgfm e 10,6 kgfm, sempre a 3.850 rpm.


  • YoOdEx

    Será quando teremos motores realmente novos na linha VW, para substituir o atual 1.6, e 2.0 Flex? Alguem tem alguma informação mais concreta? O Jetta Confortline principalmente, precisa de um motor superior!

    • marcelo_ricardo

      Quando o povo parar de comprar.

    • JonathanAbud

      Quando vier o novo Golf…

      • Long_life_tobigcars

        Acho que o novo Golf deve chegar como importado.

        • JonathanAbud

          Acredito ser no mesmo esquema do Jetta, inclusive com o TSi, mas espero que já que vão trazer o modelo novo, um novo motor apareça para substituir o atual 2.0. (Pode ser otimismo, mas acredito que existe a chance acontecer).

        • Leandro1978

          Sim, do México, provavelmente no ano que vem ou início de 2014.

      • zemarreta

        Será que o novo Golf chega antes do fim do mundo?

        • JonathanAbud

          Sobre isso meu caro, nem Nostradamus deixou anotações…

      • granrs78

        Nossa, então vai demorar muito ainda.

  • JulioCMO

    Agora sim é como se fosse um carro INTEIRAMENTE NOVO !! Temos que louvar a VW por nos trazer comprometimento com a tecnologia e a engenharia, pois o respeito com seus cons… nah, dá nem vontade de brincar com a VW mais, a cada dia perco mais as esperanças.

    • leosalzano_

      As outras montadoras fazem a mesma coisa e tem gente que aplaude. Você fala como se só a VW fizesse isso.

      • spock_cwb

        Onde ele fala que só a VW faz isso ?

        E outra, se as outras fazem, ponto negativo para elas também, ou vamos continuar nessa maldita mania brasileira de achar que erro de um justifica erro de outro ?

        • JulioCMO

          É que não está permitido criticar a queridinha do país, tudo o que as 04 grandes fazem deve ser louvado como uma verdadeira escuderia. As vezes eu chego a pensar que o consumidor está parado no tempo não é por ser "vítima" do Governo e sim por puro comodismo.

        • Matheus_P

          Que resposta inteligente amigo! Chinelaço na fuça!

        • Veronez

          Não adianta explicar, aqui não é Vulcano :D:D:D

  • bandaxadibar

    motores 1.4 e até alguns 1.6 são mais econômicos que esses 1.0….QUEM GOSTA DE MOTORZINHO É DENTISTA!!!

    • marcelo_ricardo

      Depende do uso, se for uma cidade bem plana, tipo Brasilia, o 1.0 é vantajoso.

      Agora se for uma cidade tipo BH, ai vai consumir mais mesmo.

      Na estrada o 1.0 se complica bastante, acho que no minimo um motor 1.4 nesses populares e 1.8 nos carros com mais de 1000kg

      • Eugenio C.

        Em vez de colocar esse motor teco-teco no Fox, devia ter colocado o 1.4 Totalflex da Kombi, usado no Fox de exportação (ok, somente a gasolina, eu sei). Apesar de a potência ser apenas 5cv a mais, o torque é de até 3mkgf a mais em rotação mais baixa. Em relação a um 1.0, faz muuuita diferença!

        • Tejolo

          Mas se o consumidor paga pelo 1.0, pra que mudar? Realmente o 1.4 da kombi é bem valente.

      • zemarreta

        Eu tive um Fiesta 1.0 (do modelo 96), e o carro não conseguia nem manter 80 por hora na subida do eixão norte…
        Felicidade foi quando eu mudei para o 1.4 depois. Muito mais potente e mesma economia. 1.0 só serve para fazer raiva mesmo.

      • granrs78

        Se dependesse de mim, não existiria carro com motor 1.0. Somente 1.4 para cima, pois como infelizmente no Brasil, a maioria das pessoas usam esses 1.0 como único carro, pegam pista com o carro carregado, correndo um serio risco em uma ultrapassagem ou uma súbida mais ingrime.

  • Jason

    Espero que seja melhor do que o VHT, e que a VW tenha tirado do Gol as inconvenientes revisões a cada 6 meses com esse motor novo.

    • AutoIng

      É o mesmo motor, só que fizeram as correções pra tentar acabar com seus problemas. Pra quem não sabe, ainda em pleno 2012 a VW continua trocando motor VHT 1.0 de carros zero km, ou seja, prova de que o problema não foi inteiramente sanado até hoje. Ou melhor, foi sanado agora (esperamos). Quem duvidar, vá ao Reclame Aqui e confira. Esse TEC é praticamente uma declaração de admissão do problema de projeto do motor anterior.

      • bgccg1

        Foi isso o que eu pensei assim que vi que o nome do motor tinha mudado. A VW não costuma implementar tantas mudanças em seus motores, vide o 1.6 e o 2.0 que estão por aí. Acho que mexeram uma merreca e mudaram o nome para dar a idéia de ser um novo motor e não apresentar os fatídicos problemas que estrearam no gol g5. Querem fazer com que o consumidor acredite nisso.

  • marcelo_ricardo

    TEC = Te Enganei Consumidor

    • hsombini

      E o que vai ter de brasileiro comprando e contando vantagem sobre o tal do TEC que o motor do carro zero dele tem não tá no gibi! hahahaha

      • marcelo_ricardo

        Pior que é por ai…

        Ja vi dono de focus se gabar da direção eletro-hidraulica da seguinte forma

        "A direção dele é a melhor que tem, é eletro-hidráulica, une o melhor da elétrica e da hidráulica"

        Brasil sil sil

        • AutoIng

          Fora que direção eletro-hidráulica é o padrão dos carros médios já faz tempo, só alguns dinossauros não têm.

        • Leandro1978

          Poxa, é o melhor dos mundos. Depois é só desenvolverem um cambio CVT de dupla embreagem…

          • Tejolo

            Explica…. cambio CVT não precisa de troca de marchas, vai precisar de embreagem pra que? O conversor dos CVT´s só servem quando o carro para engatado em D. Nas demais situações, ele "trava", não gerando perdas…

          • Stark

            CVT de dupla embreagem foi boa!!

  • edsonpneto

    Mas eh um absurdo mesmo, R$ 29.490 num Fox 2 portas PELADO!!! Por mais 500,00 a pessoa leva um 207 pra casa, duas portas tbm, COMPLETO! Ehhhhhhhhhhhh brasil… ¬¬'

    • Landrutt

      E isso é com a redução do IPI, viu? Já foi bem mais caro. Um colega meu comprou logo após o lançamento desse Fox "novo" um 1.0 4 portas vermelho com ar condicionado e kit trend, sem vidros elétricos, sem travas elétricas, sem equipamentos de segurança, sem nada, e pagou a módica quantia de 38 mil reais. Tem que ser muito trouxa mesmo.

      • Long_life_tobigcars

        Para uma marca que vende um modelo praticamente de quatro gerações passadas que e o Golf 4,5 por até R$ 70 mil e um modelo ultrapassado como o Polo de 2002 por R$ 50 mil é porque os trouxas clientes são fieis a essa marca que JÁ FOI REFERÊNCIA EM QUALIDADE E DURABILIDADE NO bRASIL.

        • Eugenio C.

          Na época em que ela era referência, a concorrência era… nossa, melhor nem lembrar dos concorrentes daquela época.

    • igorevo

      Beleza, aí tu compra esse pegeoutzinho por 30 e vende por 15 daqui 2 anos..

      • AutoIng

        Não vamos exagerar. Na pior das hipóteses mesmo que desvalorize mais, vai no máximo chegar na diferença pro Gol (fora a economia no seguro). Tem que colocar tudo na balança pra ver. Além disso carro popular não muda tanto assim na desvalorização de um pra outro, esse problema é mais com carros de maior valor.

      • granrs78

        Pelo menos a pessoa que comprou o Peugeot, andou em um carro com motor 1.4 com ar, direção e vidros e travas eletricas, diferente do pelado e caro Fox. E na hora da venda, com certeza o dono do Fox, que pagou mais caro, tbm irá perder dinheiro, pois carro não é investimento, e sim um bem de consumo.

      • olavoh

        No meu caso meu fox 09 completo ja está com 90.000 km. Ja está batendo saia, rajando e com problemas nos tuchos de válvula. Fiz o recall e tudo mais.. Na avaliaçao de troca perdi bem mais que o meu antigo 206 2000.
        Conclusao: Estou passando a bomba para frente para nao perder mais dinheiro. Vou pegar um clio okm. Pois quando tive um yahoo nunca deu problema.

      • Tejolo

        Então me mostra onde consigo comprar um PUG 2010 em estado aceitável por 15.000…. só achei acima de 24.000…. Curiosamente o mesmo valor de um Fox 2010 1,0 completo…. só que o primeiro custou R$ 30.000 zero, e o FOX R$ 35.000. Para de preconceito e aceite que não só as 4 são boas, aliás as outras são até melhores, pois tem que oferecer mais pelo mesmo valor por causa de pessoas como você.

        • igorevo

          aí amiguinho: http://www.bomnegocio.com/rio_de_janeiro/grande_r…?
          achei esse com 1 mim de pesquisa, sendo que eu não compraria uma barca dessa nunca
          meu visinho pagou 44k em um top e vendeu por 25 1 ano depois.. sou vendedor de carros e entenda uma coisa, valer pode até valer, o negocio é achar quem pague. Se a tabela fipe te diz que vale tanto, então vende pra ela! hahaha

          • Tejolo

            Pesquisei no meu estado, onde comprarei o carro E esse é 2008/2009 (liguei para saber). No rio fox 2008/2009 vale isso também, portanto mantenho o que disse. E se você é vendedor de carro, meu pêsames pela situação do mercado de usados, mas realmente torço para que todos aqueles que vivem da desgraça dos outros, explorando quem necessita, nunca evoluam. Se você não se enquadra neste perfil, parabéns, pois é uma rara exceção.

        • igorevo

          ah, e tb eu não compraria um fox pelado, muito menos um pegeout. com 30k dá pra comprar um corolla 2007 XEi (que é o melhor custo-benefício do mercado hoje), ou até mesmo um FOX 1.6 top 2011

        • ERIKA

          dificil é achar comprador

  • Wikle

    Sei que não se trata de um lançamento totalmente novo, mas se esse motor entregar tudo que promete, já é uma evolução. Merece aplausos e não críticas.

    Infelizmente a carga contrária à modernidade no nosso país é muito alta. Não nos iludamos, aqui só se garante a longo prazo quem investe em custos baixos (não necessariamente preços baixos) e não em qualidade (vide GM, Renault, VW). Moderno? Só importado ou nacional com preço nas alturas.

  • MaverickV81974

    Se esse motor também não durar como os VHT, pelo menos as concessionárias vão poder dizer que o TEC TEC TEC que o motor está fazendo faz jus ao nome.

    • marcelo_ricardo

      Pior que é por ai…

      Cliente chega "poxa, meu gol ta batendo pino, ta fazendo TEC TEC TEC"

      Vendedor fajuto da CSS "Ah é assim mesmo, olha o nome do motor"

      KKKK

  • Lauolling

    Estou esperando para ver a nova geração da Saveiro. Até uma nova Parati seria legal. Mas eu não teria nenhum desses modelos.

    • Eugenio C.

      Então é melhor NÃO ESPERAR. Vai que a Vorquis pensa que tem consumidor ansioso e lança mais uma gambi?

  • CharlesAle

    Com certeza é o VHT aperfeiçoado,não tem nada de novo,só ajustes,foi porquê a primeira tentativa de fazer um "economy"igual a fiat foi um fiasco,pois os acertos feitos fizeram com que desse baixa pressão de óleo e recall de 400 mil motores,com certeza esse "tec" não baixaram o rpm da marcha-lenta………

    • AutoIng

      O engraçado foi ler ali em cima comentários de alguns que inocentemente acreditam que é uma evolução que deve ser aplaudida (!), quando na realidade o tal TEC é somente uma tentativa de corrigir os problemas do VHT. O Brasil realmente é um circo, só falta o nariz vermelho em todo mundo.

  • Krestu

    Esse nome TEC é em razão de ser o mesmo motor 1.0 do Gol G5 que bate pino adoidado… tec tec tec tec

  • Adriano_Silva

    Pronto, esse era meu sonho rsrsrsrsrsrsrs.

    • Eugenio C.

      Você é mecânico, é isso?

      Hehehehehe

      • Adriano_Silva

        Não, mas sou filho de um rsrsrsrsrsrsrsrs.

  • AlexMa

    Que tal a vw aposentar esse 1.0 e o 1.6 e colocar apenas o 1.4 que está no A1? Aí seria bom…

    • Leandro1978

      Concordo em relação ao 1.0, o 1.4 da Kombi poderia ser interessante (não estou sendo irônico).

      • Eugenio C.

        Falei a mesma coisa, Leandro… O 1.4 Totalflex tem pouca diferença na potência, mas o torque é bem mais alto e em rotação mais baixa.

        • AutoIng

          Dá pra trabalhá-lo pra aumentar a potência, considerando que o Gol é leve. É só a VW querer, mas preferem empurrar o 1.0 porque o IPI pra ele é menor, dando assim alguns trocos a mais de lucro.

          • Tejolo

            Ai vai começar a bater igual aos VHT… deixa o 1.4 do jeito que é na kombi mesmo, que ele é valente. Vai deixar alguns 1.6 no chinelo fácil fácil.

          • Stark

            A VW mexeu no 1.0 quando virou VHT pra extrair mais cavalos e só virou em consumo alto e bateção de pino. Eu deixaria o 1.4 com a mesma potência que está e trabalharia pra mais Torque nas baixas rotações.

    • jcagnoni

      O 1.4 de 185cv? Seria bom viu… Mas podem deixar o mesmo motor, desde que não cobrem mais de 10 mil em um Fox pelado ou 15 mil em um completo.

  • edumardecerva

    o Spin da Chevrolet esta sendo lançado com o velho bloco GM, o Uno Mille, Palio e Siena são motores Fire. A Volks mexer novamente no motor eu acho até interessante. Não que os outros sejam melhores, mas todo mundo que faz seguro, sabe que a argumentação do corretor pros preços dos carro da VW serem extratrosféricos são as peças de carros zero que entram nos apezero da vida. Um amigo meu comprou um virabrekin num desmanche, por 200 reais, para um gol 89 (de arrancada), peça essa que saiu de um GOLF 2006.

    Agora algo interessante, o mesmo não ocorre com o bloco GM, alguém que é mais perito em AP ou MECÂNICA de Alta performance poderia comentar…

  • Leandro1978

    Hoje eu vi um modelo que deve ser o "embrião" de uma possível aliança VW-GM, um Celta com este motor 1.0 TEC. Pelo menos o motor estava fazendo tec-tec-tec…rs… (mais uma fraquinha)

    • JottaElle

      Esses motores Chevrolet, especialmente os VHC, apresentam muito esse problema que é causado por desgaste no comando de válvulas, causado talvez até por descuido do dono com a lubrificação, dependendo do perfil de uso é necessária a antecipação da troca de óleo.

      • AutoIng

        Há uns anos atrás toda vez que eu ouvia um "tec-tec-tec" (de motor ferrado mesmo) quando estava parado no sinal, virava a cabeça pra olhar e era um Celta. Nunca falhava. Aí nos últimos anos é o novo Gol que anda "tec-tec-tec" pra lá e pra cá. É inacreditável que as duas marcas tidas como mais confiáveis do mercado antigamente hoje estejam nessa situação. Isso com a concorrência estrangeira no calço das duas. Vá entender.

        • JottaElle

          Vale ressaltar que esse problema do comando dos motores Chevrolet não começou com o Celta, esse problema já existia desde o primeiro Corsa, e até mesmo com o Monza. Esse problema pode ocorrer com qualquer motor, por isso os donos tem que ter uma atenção especial com a lubrificação e limpeza do motor, principalmente na parte superior.

    • Tejolo

      Se trocar o óleo à cada 7.500 (para uso misto), e usar o óleo certo (5W30 sintético de boa qualidade), não bate. É que brasileiro lê no manual (quando lê!) que o óleo pode ser trocado com 10.000, e acha que essa é a regra, só esquece de ler onde fala das condições de uso para este período. E ainda usa o óleo que o frentista recomenda (- Esse é bom madame! óleo de 10.000km…). E pior: acha que é normal não trocar o filtro de óleo à cada troca da carga de lubrificante. Me arrepia!

  • RafaelPimenta

    Fox 1.0 é um lixo. anda pouco, bebe muito, super desconfortavel, sem nenhum item descente de serie. fala serio que isso ainda é vendido. pelo amor de deus.

    • bgccg1

      Um professor da UFRN conhecido meu tinha um 2007. Ano passado apareceu um vazamento interno que fez com que a água se misturasse com o óleo. O mecânico dele falou que não recomendava os motores 1.0 do fox a ninguém, que já havia visto vários casos como o dele.

      • Long_life_tobigcars

        Para o FOX além de ser um carro pesado para o motor, ele é extremamente gastão e problemático. Mas os trouxas compram porque na frente da grade vem estampado o simbolo VW. Se colocassem num carro de burro o símbolo VW iria vender bastante.

        • RafaelPimenta

          HAHAHAHAHA ja viu a propaganda da VW que o Cara vai comprar um VW e ele pergunta como ter a certeza de que tem todos aqueles itens de serie e que o vendedor diz pra ele procurar o selo de qualidade e quando o cara pergunta que selo ele mostra o logo da VW? kkkkkkkkkkk eu ri dms nesse comercial. francamente. Conheço varias pessoas que disseram que o Fox 1.0 foi o pior carro da vida deles. O proprio Gol g5 ta toda hora na oficina tambem. O fox entao vive na oficina

  • Herumor_

    tem que ser muito otario pra comprar essa bomba por esse preço…

  • gcarlos

    Acho q esse motor EA111e atualizações deve ser bom, por q os chineses copiaram o projeto (segundo o serviço de inteligencia da VW China), para depois nos vender nos carros xing ling, talvez muito gente daqui, compre já q virá com outra embalagem…

  • rogerw31

    Agora sim, um motor com uma nova sigla, agora entendo o porque do " NOVO GOL " hahahaha

  • Romis_gtr

    ÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉ DAS AUTO??????????????? É O CARRO DO NEYMARRRRRRRRRRRRRR, O MELHOR JOGADOR DO MUNDO??????? (Ih, confundi com o merchan da kia/hyundai….abafa!)

    Não!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! É a Ultra-Mega-F*dolástica tecnologia TEC…Até pra nomear tecnologia os caras tiram uma onda da cara do brasileiro……

  • jcagnoni

    Porcaria de motor, não mudou nada desde o primeiro Gol bolinha.

  • Absinthe666

    Esse Tec deve ser alusão aos grilos que o motor tem ao abastercer com gasolina…

  • Landrutt

    Não, o preço foi esse mesmo, R$37.990 ("38 mil"), com frete incluso para o Rio Grande do Norte. Não sei se rolou ágio em cima, como disse, o Novo Fox tinha acabado de ser lançado, mas tenho quase certeza que sim, ele queria um prata mas a espera seria de 40 dias, o vermelho apenas 20.