EUA Volkswagen

Volkswagen frauda 11 milhões de carros a diesel em todo o mundo

vw-20-tdi

A Agência de Proteção Ambiental (EPA) dos Estados Unidos acusou recentemente a Audi e a Volkswagen de usar um “dispositivo manipulador” em cerca de 482 mil automóveis (naquele país) por engano durante os testes de emissões de poluentes. E nesta semana, a empresa alemã confirmou o erro e que tal dispositivo foi instalado em aproximadamente 11 milhões de veículos em todo o mundo.

Este dispositivo é encontrado em carros equipados com motor 2.0 TDI turbodiesel EA 189, o que inclui o Beetle (Fusca), Golf, Jetta e A3 de anos 2009 a 2015 e também o Passat 2014 e 2015. O propulsor recebeu um software especial capaz de detectar automaticamente quando o carro passa por testes demissões e se transforma em um dispositivo de controle de emissões do veículo. Após isso, o programa é desligado e o carro passa a funcionar normalmente.

Ainda de acordo com a EPA, esse software permitiu a Audi e Volkswagen a cumprir integralmente as normas de emissões durante os testes. No entanto, os níveis de emissões são de 10 a 40 vezes acima do permitido.

Na manhã de hoje (terça-feira, 22), as ações da companhia registraram queda de 20% na Alemanha, o que se traduz em um prejuízo de aproximadamente R$ 58 bilhões aos acionistas. Para corrigir todos os carros afetados e “ganhar de volta a confiança dos clientes”, a VW vai separar 6,5 bilhões de euros de seu orçamento em 2015.

Além disso, a Volkswagen pode enfrentar ações judiciais de grupos ambientalistas, acionistas e também de alguns clientes, que demostraram desejo de obter o reembolso de seus carros equipados com motores 2.0 TDI.

De acordo com o site Der Tagesspiegel, a VW deve demitir Martin Winterkorn do cargo de presidente-executivo. Para ocupar o cargo, a montadora pode anunciar na próxima segunda-feira (28) o atual presidente da Porsche, Matthias Müller.





  • Angelo_RSF

    Como uma empresa que faz uma destas usa/ usava o slogan “Você Conhece Você Confia!” ????

    • Angelo_RSF

      Foi pior que a FIAT que fez algo parecido no passado com o antigo UNO no Brasil…

      • Daniel

        Mais especificamente com o Mille Eletronic…

      • Um erro não justifica o outro.

      • F Antonio

        Resolver um problema no Brasil e complicado !
        Mais complicado e resolver um desses no mundo !!

      • Murilo Soares de O. Filho

        Não vamos comparar e tentar achar explicação para isso, os tempos são outros, e no caso do Uno, foi apenas no Brasil e não mundo inteiro, são 11 milhões contra quantos Uno. O caso VW é infinitamente maior e muito grave, e outra não foi erro, eles sabiam…criaram uma tecnologia para burlar a lei.

        • jjmarcio2

          Isso parece que virou moda no EUA, se não me engano a Hyundai e Ford passou por um processo, não foi de software, mas foi no manual que dizia um consumo que não conduz com o que o carro fazia na realidade, a Volkswagen vai fazer um grande recall, o presidente da Volkswagen diz que não sabia que esse software fazia, isso vamos ver no que isso vai dar, mas nenhuma montadora é santa, como podemos ver casos de problemas em carros da GM, Toyota, Volks etc

          • Egon Sulzbacher

            Parece-me que este caso da VW é bem mais grave que os das demais. Quase como comparar um golpe baixo no boxe com um tiro de tocaia. E, para azar dos envolvidos, a justiça americana não costuma aliviar, como aqui no Bananistão.

    • Deadlock

      Agora o slogan ficou assim: vc conhece, vc confia?

      • Fábio

        Ou poderia ser assim: Vc confia mas vc realmente conhece?

    • Pedro Rocha

      Hitler também fundou outra “empresa”, de serviços de segurança (abreviado “SS”), que tinha um lema parecido: “Minha honra chama-se fidelidade”.

    • Fábio

      Pior que a CAOA com as propagandas dela

    • Pedro Cunha

      “DAS HACKING!”

  • V12 for life

    Como se comete um erro 11 milhões de vezes. Se é um dispositivo que não devia ter sido instalado adquirido ou produzir tudo isso e só descobrir através de denuncia é mais que contraditório, isso é um crime, a versão automotiva de uma derramamento de petróleo.

    • Leandro

      Foi intencional e eles admitiram. Fraude criminosa.

      • Deadlock

        Na verdade foram vários crimes. Fraude contra autoridades, fraude contra os consumidores e crime ambiental. Deve dar um processo monstro.

    • Alligator

      A GM cometeu o mesmo erro em 2009 na Índia, saiu a noticia aqui mesmo no NA

      • V12 for life

        Me lembro, foi com um SUV feio que dói, crime é crime e nada justifica, mas o caso da VW tem muito mais carros.

      • Leandro

        Foi diferente. No caso da GM,trocaram uns dados de um caso pontual. No caso da VW, esse dispositivo foi projetado para o carro…

  • ObservadorCWB

    É….realmente dá para “Confiar” na VW…e logo neste tipo de questão tão em voga como a poluição. TRISTE.

  • Brasil_MG

    ixe mainha…complicô

  • Airplane

    Diesel só entra nos EUA com fraude mesmo pois jamais passaria nos limites restritos da EPA se não houver algum trambique.
    Os europeus são vítimas da “máfia” do diesel mas estão descobrindo e caindo fora desse agente cancerígeno.
    Espero que nunca entre aqui.

    • BillyTheKid

      Entrar já entrou faz tempo né. E possivelmente agora até ficará mais comum com essa mania de SUVs. Renegade tá aí já com seu 2.0 turbodiesel…

      • danlaradd .

        Meia duzia de Renegade, com motor moderno, vai mudar o ar da sua cidade? Carros de passeio à diesel no Brasil não são NADA perto da frota de caminhões e ônibus sucateada.

    • Murilo Soares de O. Filho

      Não existe só VW a diesel nos EUA…a VW está fora da Lei.

    • dallebu

      Nos forums e sites Italianos o pessoal mete a lenha nos carros a Diesel, e agora com essa notícia acendeu o debate. Os contra afimam que segundo pesquisas, os modernos motores Diesel tem filtros de partículas que deixam escapar partículas muito mais finas e quase invisíveis a olho nú, e essas partículas são tão finas que conseguem penetrar no sistema respiratório humano, causando risco de câncer.
      Outros tipos de poluentes também são citados por eles, que reivindicam políticas públicas para tornar os carros a gasolina mais favoráveis que os Diesel, para reverter a situação.

      • Airplane

        A OMS e a ONU colocaram as emissões dos motores diesel na lista de agentes cancerígenos letais devido a esses micro particulados.

  • rafa93

    Fiquei com uma dúvida que as matérias sobre o assunto não abordam, quando o dispositivo identificava o teste e reduzia as emissões de gases para agir em conformidade com a norma local ocorre uma redução na potência do motor?
    Só estamos no começo da novela, vamos ver como se comportam as vendas do grupo nos próximos períodos, mas, acredito que o dano a credibilidade será alta, ainda mais nos eua.

    • João Martini

      Eu pensei a mesma coisa. Os 140 cavalos do Golf – como exemplo – podem ser reais no modo controlado. Desligou os controles de emissão ele pula para os teóricos 170 que andam dizendo. Não sei se faz algum sentido, mas depois dessa baita fraude é de se desconfiar.

      • Claudio Abreu

        Só mesmo aqui uma notícia dessa teria um ‘lado bom’… Que vergonha.

        • João Martini

          Mas quem disse que isso é bom?

      • BillyTheKid

        Pelo menos no dinamômetro da Full Power os carros turbo sempre dão a mais do que a montadora publica, independente da montadora.

        BMW 320i deu 206cv (22cv acima do anunciado), Punto T-Jet deu 167cv (15cv acima do anunciado), etc. Se os valores desse dinamômetro são reais, bom, daí é outra discussão…

        • Daniel

          No dinamometro da Full Power vc pega Gol 1000 quadrado e poe cabo de vela amarelo e já ganha 45cv… se colocar filtro esportivo vem mais 56cv… e assim por diante.
          A CAOA fazia teste de potencia nesses dinamometros.. hueheuhuehue

          • MarcioMaster

            KKKK boa, pura verdade

          • LSM300C

            Eu invejo esse pessoal que acredita no dino da full power, nos cv da caoa, na potencia do golf, que o lula não sabia de nada, no papai noel e no coelhinho da pascoa, eles devem viver num mundo maravilhoso….

            • Fabricio Conchon

              e na Dilma… ahahahha

      • Geralmente os testes de motores são feitos em bancadas montadas em laboratório, por isso o “software” poderia “reconhecer” o ambiente. Já no caso do teste em dinamômetro fica bem mais difícil esse reconhecimento.

    • Murilo Soares de O. Filho

      Acredito que a VW terá problema nos EUA, no resto do mundo não imagino grandes problemas.

      • Bruno Wendel Marcolino

        mas isso significa uma grande fatia do mercado mundial, já que pelo visto, todo grupo VW está envolvido.

  • Milton Baptista

    A Porsche SE (pertencente as famílias Porsche e Piech) é dona da maioria absoluta das ações do Grupo VW. Na prática a Porsche SE está intervindo no Grupo VW, colocando o presidente da Porsche AG no comando do grupo VW. Muitos diretores da VW AG vão ter de procurar o Pronatec

    • DiMais

      se no meio daquela novela recente a Porsche tivesse comprado a VW ao invés do contrário, será que isso teria acontecido? mas imagine a disputa de egos que deve rolar na alta cúpula da VW.
      é o (alto) preço que se paga pelo sentimento megalomaníaco que tomou conta da VW Group em buscar cegamente ser o maior conglomerado automotivo do planeta, veja que nesse tempo todo a Toyota sequer se incomodou com essa postura dos alemães.

      • Milton Baptista

        DiMais, de fato a Porsche comprou a Vw, não o contrário como muitos imaginam.
        Existem duas Porsches, a Porsche SE (holding) e a Porsche AG (montadora).
        A Porsche SE era a dona da Porsche AG
        A Porsche SE queria comprar a VW AG, já tendo grande parte do controle acionário.
        Porém a VW AG reagiu e fez uma oferta bilionária à PORSCHE SE pela PORSCHE AG.
        A PORSCHE SE aceitou a oferta da VW AG pela PORSCHE AG.
        Assim o grupo VW AG soltou fogos por ter adquirido a PORSCHE AG.
        Com dinheiro da venda da PORSCHE AG o que fez a PORSCHE SE?
        Comprou ações da VW AG, assumindo o controle do Grupo VW e todas as montadoras á ele subordinada, incluindo a PORSCHE AG.
        Aconteceram choros e ranger de dentes devido a esperteza da PORSCHE, sendo levado o caso a justiça órgãos de defesa do consumidor ligado ao MCE..
        Foi acertado que a direção da VW AG seria mantida na administração do grupo, com suas subsidiárias, controlando o grupo VW AG.
        O que acontece quando o gato não está? Os ratos fazem a festa.
        Para mostrar serviço os diretores da VW AG criaram esse software para não apenas enganarem os consumidores, mas para enganar a PORSCHE SE.
        Ao se descobrir a fraude, o que fez a PORSCHE SE, destitui os diretores da VW AG e coloca na presidência da VW AG o presidente da PORSCHE AG, seu homem de confiança.
        Na prática a PORSCHE SE está fazendo valer seu controle acionário.
        Esperamos que sob o controle efetivo da PORSCHE SE a VW AG ganhe em qualidade e seriedade.
        Talvez a PORSCHE coloque a venda alguma das montadoras do Grupo VW.
        O nome do Grupo pode vir a ser mudado para Grupo PORSCHE, devido o desgaste do nome VW.
        Em países sérios isso costuma dar cadeia.
        A Porsche SE detém cerca de 50,7% do controle acionário da VW AG, e tinha planos para elevar esse percentual para 75%.
        Com a perda do valor da VW AG , talvez, alcançar o percentual de 75% fique mais fácil.

        • Similar ao que o Casino fez com o Abílio. Quando menos esperou (a besteira do carrefour) foi rua! Hehehe

        • Aldo Raine

          Onde se aprendeu tudo isso ? e qual a fonte ?

      • Murilo Soares de O. Filho

        Não mudaria nada.

    • Pedro Rocha

      Se ainda tiver vaga, porque até nisso Dilma mentiu!

  • BillyTheKid

    Toda vez que vejo algo grande assim acontecendo, fico curioso pra saber tudo o que rolou por trás do escândalo.

    Será que foi algum alto executivo da VW que esqueceu ou não aceitou pagar uma grande propina pra deixar isso de lado?

    Foi o governo norte-americano de olho nos US$ 18 bilhões da multa que poderão aplicar sobre a VW?

    Será que alguma outra grande companhia multinacional descobriu essa treta e decidiu dedurar e destruir a imagem da concorrente?

    • Ricardo Almeida

      Existe país sério colega.

      • saosao

        Nem sempre. Houve um caso nos EUA, em que um cientista estava descobrindo a idade da Terra através das moléculas de chumbo presente em um meteoro que havia caído aqui. Suas descobertas com o chumbo o levaram a descobrir que havia grande quantidade de chumbo presente no mar ao redor das praias americanas (e talvez do mundo todo).
        O chumbo é um material tóxico para o organismo, e desde alguns anos antes, algumas petrolíferas estavam adicionando chumbo no combustível para dar maior eficiência, formando um lobby entre eles e algumas fabricantes, se não me engano, a Ford ou a GM. Essas empresas tinham desde o início contratado um famoso cientista para “concluir” que o chumbo que havia no combustível era inofensivo à saúde humana.
        Esse primeiro cientista foi pressionado e perseguido para parar com suas pesquisas. De uma hora para outra seus fundos de pesquisa sumiram, pois quem o patrocinava eram sobretudo essas empresas petrolíferas e automotivas.
        No final, depois de muitos anos, o governo americano decidiu proibir a adição de chumbo no combustível.
        Onde houver dinheiro, recursos, influência ou poder envolvido, é quase certo que as teorias da conspiração tem um fundinho de verdade. Empresas, governo e natureza encaixam direitinho nessa equação.

        • BillyTheKid

          Assistiu a série “Cosmos”? Pois tem um episódio inteiro voltado para esse tópico e que fala basicamente o que você citou.

          Aliás, série excelente pra quem curte astronomia ou ciência em geral.

          • saosao

            rs parei no episódio que contava essa história do chumbo!
            Astronomia sempre me fascinou, e essa série está muito legal né?

            Desculpa aí se errei alguma parte da história, mas acho que consegui captar a ideia geral rs

          • Vi a nova série Cosmos e recomendo também, especialmente esse episódio que relata a descoberta da contaminação dos oceanos por chumbo e lobby criminoso para mantê-lo como antidetonante.

        • Deadlock

          Sim, foram eles que descobriram e baniram. Por aqui ainda continuou sendo vendido por um bom tempo a gasolina com chumbo. Aqui vendem gasolina com solvente, álcool com água, gasolina quase branca de tanta água e álcool e ninguém consegue combater.

          • BillyTheKid

            Todo mundo só fala mal do Brasil, né?

            E, curiosamente, o Brasil foi um dos primeiros países a banir o tetraetilchumbo, já em 1989. Sabe quando os EUA baniram esse composto nocivo? SETE anos depois, em 1996.

            País sério é outra coisa né? Hehehe…

            • Deadlock

              É, mas só para agradar os usineiros, porque o tetraetil-chumbo, que era um anti-detonante (melhorava a octanagem) foi substituído pelo álcool anidro, para salvar o proalcool..

              • BillyTheKid

                Que bom né, pois foi uma situação de duplo ganho; menos chumbo tóxico e auxílio para empresas nacionais.

                Pior foi no caso dos EUA, onde provavelmente levaram todo esse tempo pois não tinham produção de álcool suficiente e/ou as empresas que produziam e vendiam tetraetilchumbo fizeram lobby por 7 anos evitando a proibição…

                • Deadlock

                  É, estamos até hoje nas mãos dos usineiros, sendo obrigados a comprar álcool ou gasolina com 27% de alcool, porque a Petrobrás não conseguiu a autossuficiência (e nunca vai conseguir enquanto for estatal).

                  • BillyTheKid

                    Bom, a EPA norte-americana já permite 15% de álcool na gasolina, e desde 2013 querem elevar esse número para 30%, então não é uma situação tão diferente assim. Todo mundo é refém de quem tem grana o bastante pra fazer lobby ou pressionar o governo.

                    • Eles estão aumentando o percentual de álcool para ajudar as empresas e agricultores que plantam e beneficiam milho, além de recuperar uma parte dos pesados subsídios dados a esse setor. Um benefício adicional é o ambiental.

              • Não importa o motivo. Era mais eficiente e menos tóxico, não é? Não acha que as descobertas nipônicas, americanas e européias não tiveram também pretensões escusas? Lembremos da micro-ondas, avião, o próprio computador..

      • BillyTheKid

        Onde há dinheiro e humanos, há corrupção. Alguns lugares tem mais, alguns lugares tem menos. Bem-vindo ao mundo capitalista!

        EUA não é exceção. O escândalo da GM tá aí como um exemplo. Centenas de mortes por negligência e ninguém foi preso.

        • Ford também teve problema com a Firestone que causou a morte de centena de pessoas…

          • Aqui no Brasil tivemos a ação velada do vectra. Pirelli e GM com os pneus 215/45/r17, onde curiosamente em 2010, para uma melhor dirigibilidade foi trocada a medida para 225/45/17

          • Deadlock

            Ford Explorer, como vc disse, era problema do fabricante de pneus, não foi uma ação deliberada para enganar, como foi o caso da VW. Acharam que eram muito espertos. Mas, lá eles pagam caro pelos erros.

            • 250 pessoas pagaram com a vida. Não existe valor de multa que pague isso. Na verdade houve greve na Firestone e para não atrasar a produção os chefes tomaram o lugar dos peões e rolou o que rolou. Sinceramente não vejo diferença na irresponsabilidade da Firestone e da VW. Mas a Ford foi condenada também se não me engano.

    • DiMais

      pode até existir teorias de conspiração, já que os EUA não são território amigável para a VW.. aí do nada eles começam a operar milagres com os motores diesel e esse passa ser seu maior trunfo no mercado, certamente alguém se sentiu motivado a investigar esse milagre da engenharia automotiva.

    • Milton Baptista

      Os executivos da VW fizeram isso para enganar a PORSCHE SE e se manterem nos empregos.
      Só que agora vão ser todos demitidos e a PORSCHE SE vai colocar seus homens de confiança da PORSCHE AG para cuidar do grupo

    • Fábio

      Esse negócio de “teoria da conspiração” é coisa de gente que não aceita a realidade. A realidade é: a VW é uma baita de uma trambiqueira.

      • BillyTheKid

        Pois é. Mas acho que o mesmo pode ser dito sobre praticamente qualquer montadora. Empresas são feitas pra gerar receita e reduzir custos, e infelizmente elas farão isso mesmo que por meios não tão justos e corretos quanto as pessoas gostariam…

  • Claudio Abreu

    Cair na real é assim: quase sempre dói, mas no final pode ser bom.
    É tão absurdo que ainda não dá nem pra condenar – é preciso checar mais informações, tomar a medida do estrago.
    Por ora, é simplesmente assombroso. 480mil carros programados pra enganar já não seria o bastante???

    • Bruno_O

      Claro que dá pra condenar, foi intencional e não um acidente.

      • Absurdo

        Só pra compreender melhor, quem teve um VW diesel, vai ganhar alguma coisa? Pois pelos comentários, parece que cada dono, vai ganhar uma porcentagem das ações deles…

        • Teste

          Eua tudo gera processo, pode ter certeza que eles vão ganhar sim. Da pra recuperar o dinheiro do valor do veículo, danos morais e ainda ganhar um outro veículo. Só sei que a vw ta f.u.di. Se mais países entraram nessa brincadeira a empresa pode simplesmente quebrar

        • DiMais

          como li em outra reportagem, os reparos para adequação dos motores à realidade vão custar uma boa desvalorização nos modelos vendidos. com certeza essa diferença e alguns ‘trocados’ a mais os proprietários vão receber como indenização.
          o problema maior da VW é que o valor da multa supera o lucro anual do grupo inteiro, então além de perder a confiança dos consumidores vai complicar a saúde financeira do grupo e os investidores já estão perdendo muito dinheiro.

    • Deadlock

      Não são só 480 mil, a reportagem fala em 11 milhões. Tomara que seja punida exemplarmente. Se fosse na bananalândia nada aconteceria, aliás nem descobririam.

  • Derek

    Este presidente marcou… era só dizer que não sabia de nada. No Brasil isto funciona bem.

    • João Martini

      Kkkkk

    • E ainda jogava um pixuleco na mão do juiz, pagava uma tubaína e mortadela para defendê-la e ficava tudo bem…
      Agora, imagine o Greenpeace que morre de amores pela VW…

  • saosao

    Poxa, um tempo atrás eu havia lido uma declaração de algum chefe da VW dizendo que iria se tornar a maior fabricante mundial em uns 6 anos (até 2016 ou 2018 eu acho)…
    Eu estava surpreso positivamente com as conquistas da VW.
    Mas agora parece que boa parte da base desse crescimento foi pura mentira. E o pior, derruba não só a mentira, mas muita coisa verdadeira construída desde então.
    É uma pena… não sou fã da VW, mas não estou contente…

    • Bruno_O

      Dependendo do que acontecer, talvez não fique nem no top 3 nos próximos anos…

      • DiMais

        depende muito, tudo bem que os EUA são um mercado muito importante para qualquer empresa, mas a participação e reputação deles na Europa e China são equivalentes a da Toyota nos EUA e Japão e que ajudou muito a evitar um desastre pior nas vendas quando houve o escândalo dos aceleradores (e eu considero o problema da Toyota muito mais grave pois envolveu mortes).

        • Bruno_O

          agora não é mais EUA apenas, são 11 milhões de carros worldwide, depende cada vez menos hehehe

          • DiMais

            mas o que quero dizer é que mesmo fazendo uma cagada desse tamanho a reputação ainda é muito boa, a Toyota matou pessoas e estava ciente do problema, mas ainda assim continuou vendendo muito nos EUA e Japão. feito parecido a VW pode conseguir na Alemanha e China que são mercados imensos para a marca.

            • Iran Borges

              Apesar de na Toyota ter havido mortes, creio que não houve intenção de fazer um carro com defeito de propósito para matar pessoas… ela foi negligente e demorou a admitir o erro após o conhecimento do defeito numa atitude burra e irresponsável.

              Na VW houve desde o início a intenção e vontade deliberada e premeditada de enganar o governo e o consumidor. Empresa mau caráter mesmo.

              A Toyota cometeu crime por omissão posterior, numa atitude passiva, e a VW cometeu crime por comissão desde o início, numa atitude ativa.

              Por fim as duas se equivalem… só querem dinheiro e dane-se o consumidor.

              A Toyota (bem como todas as outras montadoras) deveria pensar em preservar a vida do consumidor, pois se o camarada morre dentro de um Corolla por exemplo,tem que pagar indenizações, e é menos um futuro comprador de Camry, Rav etc.
              E a VW jamais poderia agir dessa forma, que é de uma falta de caráter tão grande que ela se rebaixou ao nível de um trambiqueiro pé de chulé de qualquer republiqueta subdesenvolvida.

              • DiMais

                ambas estão erradas, a Toyota omitiu o problema por muito tempo até que a situação se tornou insustentável e isso é o que foi grave, até mesmo acusando os clientes por não utilizarem tapetes originais! e a VW tentou pegar um atalho para conquistar o mercado com um milagroso motor diesel.

    • CorsarioViajante

      Com certeza esta meta vai pro brejo, conseguiram detonar a imagem mundial da VW.

    • DiMais

      megalomania.
      eles simplesmente passaram a fazer qualquer coisa para conquistar esse posto, em algum momento eles apelaram para o jogo sujo para acelerar as coisas.
      a meta era 2018, mas aí em 2015 a meta já parecia ser real.. parecia..

      • L641

        Agora a meta ficou em aberto…
        .
        .
        Desculpa

      • Nem deu tempo de dobrar a meta…

    • Iran Borges

      Impossível não fazer uma analogia entre a VW e esse governo. Os 2 fizeram promessas e “atingiram” seus objetivos. Mas foi tudo na base da falcatrua. E agora as falcatruas estão aparecendo e queimando tudo o que foi “conquistado”.

  • Leandro

    Vão fazer um mega recall…. Tirar o dispositivo da fraude e regular os motores …. Dai eles vão ficar xoxos e os donos vão começar a processar a VW por ter vendido gato por lebre. Isso é uma bola de neve. Vem muita multa e processo ainda.

    • João Martini

      E outra, isso nos Diesel. Quem garante que nos TSI não fazem algo parecido?

      • Leandro

        Sim. Pegaram no diesel…. E em um modelo de motor. Se forem a fundo, podem encontrar mais motores na mesma…. E sabe se lá ha quanto tempo eles fazem isso…

      • Derek

        Meu querido Up! TSI não… :(

      • Fábio

        Vishi…se isso for verdade, vai ser interessantíssimo acompanhar essa novela com refri e pipoca.

      • Bruno Wendel Marcolino

        exatamente o que estava pensando, é bem possível que motores a gasolina possam ter recebido tal sistema.

  • vicegag

    Gostaria de saber como este software funcionava, pois para poluir menos deve prejudicar outras características do motor ( potência, torque ,etc) quando se submete o motor a este teste de emissões não se percebeu que outras características do motor mudaram?

    • Derek

      É que pensando no mundo utópico, isto, de alterar características do motor durante o teste, era algo impensável e que eles não precisariam se preocupar.

    • João LP

      Quantas vezes não se repetiu aqui como uma vantagem a VW declarar uma potência e a medida em dinamômetros ser maior que a divulgada?
      No papel, no modo não poluente, 100cv. No dia a dia, no modo fumacê, 120cv…

      • Junoba

        E a potência do JettaSantanão, que é menor que o divulgado.

  • Fanjos

    Frauda Mais!

  • DiMais

    fãs da VW, onde está seu deus?

    • Junoba

      Também queria saber, já que a VW reune a maioria dos fanboys…haha.

    • HenriqueHJ

      dá uma passada no site (blog) que idolatra a VW. já tem ate defesa pronta.

      • DiMais

        mas isso eu não duvido, mas contra governos e principalmente investidores a desculpa não vai colar.

        • Aldo Raine

          Nenhuma montadora eh santa, todas fazem seus “corres”… quero ve a moda pegar agora e investigarem TODAS montadoras em TODOS paises de atuaçao.

          • Bruno Wendel Marcolino

            facilzinho assim…

      • Bruno Wendel Marcolino

        são uma piada, só muito fanboy pra defender a marca agora!!!

  • CorsarioViajante

    Vergonhoso, inacreditável uma coisa dessas. É realmente lamentável uma gestão sujar e destruir a reputação de uma empresa com uma ação tão anti-ética e desonesta. “Demitir” o Winterkorn é pouco, espero que seja só o começo e que ele sofra ações se responsabilizando por uma fraude destas proporções.

  • Luis_Zo

    Nesses jogos de poder, quem sabe o quanto não foi algo orquestrado de dentro, uma maneira maquiavélica (a custa do dinheiro do investidor) de se jogar alguém pra fora (Martin Winterkorn) e jogar alguém pra dentro (Matthias Müller);

    Sinceramente, tudo muito rápido, o descobrimento da fraude, eles assumirem em publico, a nomeação….

    • Porque lá é diferente. Lembra que se falasse a verdade você ganhava uma surra da sua mãe, mas se mentisse e ela descobrisse, levaria uma surra pior??? Kkkk

      A VW preferiu contar a verdade…

      • Luis_Zo

        Pior que não. Pesquisei na internet e vi que essa história vem se arrastando desde dezembro de 2014. Ela só se tornou publica e virou escândalo meio que agora. Não foi assim tão rápido igual eu imaginava… ou seja, lá não é tão diferente assim quanto idealizamos…

        • Motores tec e powershift de câmbio dizem o contrário aqui em relação aos EUA

        • JAC

          Correto,há até uma investigação de suborno de funcionários do governo.

        • Bruno Wendel Marcolino

          mas uma investigação desse porte certamente não é rápido, aqui no Brasil o Lula, Sarney, entre outros milhares ainda “tão de boa” por ai. Chega a ser piada.

    • No_Name

      Até meses atrás havia uma forte richa entre esse Winterkorn e Ferdinand Piech. Não duvidaria que essa descoberta de fraude tenha o dedo do Piech que deixou o conselho de administração da VW depois de ser o único a ser contra o Winterkorn na permanência como CEO depois de 2016. Piech, se inocente (ou não), deve estar morrendo de rir agora.

      • Luis_Zo

        Vi que a fraude foi descoberta numa universidade dos EUA, em dezembro de 2014, mas só se tornou publica agora.

        Ainda assim, mesmo que não tenha sido “planejado”, o CEO da Porsche assumir a liderança me parece como oportunidade perfeita de um hostyle takeover, só que de dentro :)

        Piech deve estar igual o Montezemolo, só de boa curtindo os milhões do Golden Parachute dele haeaehaeh

      • JAC

        Não sei… já vi isso levantado é não descarto, mas temos que lembrar que Piech é um dos,senão o maior acionista individual do grupo.

  • Magno

    Muito bem, dona VW, voçes pensaram que iam enganar todo o mundo até quando?A máscara caiu!

    • DiMais

      vai nada, agora rola um lobby no Brasil e rapidinho teremos veículos de passeio liberados para venda por aqui. inclusive o primeiro lote da VW já está prontinho só esperando autorização para desembarcar por aqui.

      • BillyTheKid

        Cara, estava pensando isso antes mesmo. Recentemente noticiaram que tão tentando novamente aprovar a venda de carros de passeio a diesel, daí rola esse escândalo da VW, seria excelente pra ela poder desovar os 2.0 TDI (sem alterar as emissões, lógico) aqui no Brasil.

      • Daniel

        Que vai ter VW a diesel no Brasil, não acho tão fácil…
        Mas, que quem vai pagar a conta do prejuizo vai ser os Brazucas, isso é certo! hahaha…

        • DiMais

          não tem mais o Gol pra pagar a conta… haha… mas o precinho de Golf e A3 nacionais vão compensando.

  • Roger Rosato

    Acho: pouco.

  • Triton

    Das Fraude. Daqui a pouco vão descobrir um dispositivo no Up! que detecta testes do NCAP e aplica os freios do veículo um pouco antes de atingir a barreira ^.^

    • Junoba

      Sensor de impacto, coisa só carro de preço alto…kkkkkk….

    • No_Name

      Kkkkk. Por sorte os testes são feitos com os carros desligados e sem combustível, senão isso seria bem plausível.

    • Hahaha… Quando li essa matéria eu até imaginei que alguém viria falar isso mas levando a sério! heheh

  • Mr. Bola de FOGO!

    Das Fraude.

  • e_angel

    “passa por testes demissões”: deixa o sindicato saber disso…

  • Lauro Agrizzi

    Ha cerca de dois meses a Fiat aumentou a cilindrada do motor Diesel de 2.0 para 2.2 dizendo que era melhor para melhorar o consumo e reduzir as emissões. A imprensa caiu de pau dizendo que a a marca não tinha a tecnologia utilizada pela VW que com menor cilindrada polui menos e rendia mais. Agora vem verdade a tal tecnologia era a Falcatrua.

    • Gio

      Fato. Em todo lugar se anunciava o desempenho impressionante a preço acessível dos TDI da VW. Burlando as regras fica fácil andar mais e custar menos que os concorrentes.

      Os donos de TDI nos EUA estão em uma situação curiosa:
      1- Se nada for feito, seus veículos não passarão mais em testes de poluição para renovar documentação.
      2- O “conserto” que poderia ser feito, provavelmente reduzirá o desempenho do carro e deverá afetar também o consumo. Ou seja, o consumidor dificilmente irá querer participar do recall.

      Resumindo: O ideal é que a VW reembolse, de alguma maneira, seus clientes pelo prejuízo de ter um carro “piorado” pelo recall.

      • ricardo

        o certo é trocar o carro …no meu caso queria a troca do carro ou reembolso

    • ricardo

      realmente n tinha a tecnologia das fraudes kkkkkkk software que frauda o teste …

  • Bruno_Tsi

    Espero que com isso adotem uma política de abaixar os preços para conquistar a credibilidade destruída. (Assim poderei trocar minha Tiguan Rline pela nova)
    Falando sério, acredito que isso seja a ponta do ice Berg.
    Muita treta!

    • Junoba

      Ah vá. Vão é aumentar os preços pra cobrir o rombo !

  • Zetros1833

    Das Fraude.

  • Ricardo

    Acabou a magia dos carros diesel da VW. Agora que não liberam no Brasil nunca mais!

    • Murilo Soares de O. Filho

      Sabe que você falou algo que pode realmente influenciar na decisão do governo aqui…

    • No_Name

      O que seria sensato a essa altura do campeonato. O mundo tem fechado o cerco ao diesel e o Brasil que até então não permitia agora vai remar contra a maré? Carro a diesel é o maior engodo. Os com motor a gasolina modernos reduziram muito a vantagem de consumo que antes existia nos diesel, os com motor diesel custam mais, manutenção mais cara, filtro de partículas que é um pé no saco, mais nocivo a saúde e meio ambiente… O diesel morreu.

      • Ricardo

        É que eu achava que a tecnologia diesel havia evoluído e não estava mas tão poluente, mas estavam apenas nos enganando.

  • Junoba

    Das Auto !…haha… Tai ai a marca que o brasileiro tanto confia !

  • L641

    Malandragem alemã é novidade pra mim. Enfim, essa vai pra quem pensa que a VW consegue unir tudo e ainda cobrar pouco, e agora eu pergunto, se a VW fez isso nos ESTADOS UNIDOS não é melhor desconfiar dos produtos que temos no Brasil? Se eles tentaram dar um balão sinistro no Tio Sam nada impede de termos surpresas com “nossos” TSI.

  • Mateusw

    Imagina se fosse no Brasil.. Já iam estar dizendo que a fraude foi confessada sob tortura e não é válida. Fora a presunção de inocência e a reputação ilibada da VW, que por muito tempo fez a alegria de muitas famílias brasileiras vendendo Fusca e Gol e isso não pode ser ignorado. Além da impossibilidade de suspender a venda de carros a diesel por causa das consequencias dessa medida no mercado de trabalho…

  • Será que só 6,5 bilhões vai resolver?

    Basta ver o que aconteceu no escândalo Parmalat…

  • CyberSilvio

    Com o dedo tampando o nariz e fazendo voz fanha: “mimimi, a gm e as outras montadoras também trapaceiam”.

  • CyberSilvio

    Bem senhores, claro que é CULPA DA DILMA.

  • Monteiro

    O motor da amarok brasileira está entre esses?

    • Aldo Raine

      Nao

    • Fábio

      Pode estar

      • FFS

        Se for EA189…

    • CyberSilvio

      Aqui a politica de emissões é mais branda ou igual para carros diesel novos em relação aos gringos?

      • FFS

        Caminhões e ônibus é Euro5, não tenho certeza se os leves já estão na mesma regra, mas acho que sim.

  • FFS

    Agora fedeu de vez….

  • Aldo Raine

    Ela nao foi a primeira nem sera a ultima, Hyundai e KIA ja passaram por isso tambem…

    Nao dando razao a VW, mas os Estados Unidos nao seria o pais onde mais roda carros V6 e V8 que sao altamente poluentes ???

    • CyberSilvio

      Preconceito. Não é pq é v oitão que é mais poluente. Tem um legislação de emissões igual aos outros.

      • Aldo Raine

        Ue mas se mesmo sem esse chip esses carros poluem menos que V6 e V8, porque essa regra nao vale para todos ???

        • ricardo

          a questao é q o motor da vw n é eficiente o bastante ai eles colocaram esse software pra burla a lei americana entendeu ou quer q desenhe?

    • Fábio

      Nada a ver. Hyundai e Kia foi devido ao consumo, na qual elas divulgavam consumos mais otimistas do que na realidade eram. Tomaram muta e arranharam um pouco a imagem delas.
      A grande diferença estre as japonesas e as coreanas e a VW, é que as marcas orientais conquistaram a confiança do consumidor americano e a VW não!
      Por isso a VW vai se dar muito mal ainda, e essa meta de ser líder mundial pode esquecer.
      E V6 e V8 de hoje são muito mais eficientes que antigamente.

    • Bruno Wendel Marcolino

      V6 e V8 poluentes? Parou no ano de 1970 por acaso?

      Existem normas para esses motores também.

  • F Antonio

    E isso ai , resumindo em todos os hangolos , isso e um problema cronico da vw , sempre tentou esconder um defeito que não se pode mas esconder do consumidor moderno ,
    A GAMBIARRA!…

  • Minerius Valioso

    Ufa! Que alívio! Ainda bem que no Brasil não possui carros de passeio movidos à diesel.

  • Arthur Lima

    Lá no carblog tem um usuário que está defendendo a VW. Disse que a empresa foi sabotada.
    Agora quem adivinhar de quem se trata ganha um beijo da Dilmãe.

    • Vitor Yohan Casaes

      O Carlos é doente mesmo.

      • No_Name

        Eu acho que carlos4carros e o editor dono do blog são a mesma pessoa. O mais curioso é que esse site não cai no esquecimento do povo de jeito nenhum. Deve ser porque serve para entretenimento, né.

        • Queria entender isso. Eu não entro em site desse tipo… Os caras criticam mas estão sempre lá..

          • Arthur Lima

            Eu nem frequento aquilo, mas li num fórum de veículos que o doente estava defendendo a VW nesta questão então fiz questão de ler pois sabia que era diversão garantida.
            Depois que tive posts apagados sem qualquer critério eu nunca mais postei lá, são amadores ao extremo.

            • Não foi o seu caso, mas certa vez vi um leitor criticando e tirando sarro desse blog. Em outra matéria, essa que nem falava da VW, ele falou que tinha passado nesse blog e rido com o que tinha lido (E ele falava em fanboy da VW. Mas será que ele conseguia enxergar que ele tinha o mesmo prisma limitado dos fanboys, mas com “sinal” inverso? Aliás, isso me lembra muito a discussão ateísmo x religião, onde na maioria dos casos não são ateus, são “anti-religiosos”. Até aí tudo bem.. E não é que uma terceira vez ele falou algo desse site em uma matéria que nem era da VW, para criticar os proprietários e ainda dizia que não frequentava o blog? Eu parei de comentar em um blog quando desconfiei que o dono tinha inventado um personagem para chamar atenção. E eu só fiz a inocente pergunta: “Olha que curioso: O “fulano” respondeu a mensagem quando ela ainda estava em moderação”. Fui banido do site, mas não voltaria mais…

              • CignusRJ

                Seus comentários na maioria das vezes são muito lúcidos.
                De novo vc fala algo que não vejo ninguém falando a não ser eu.
                O cara não é ateu ou não é só ateu mas tb anti-religioso e com um fervor quase religioso hahaha

                Sobre este blog em questão, raramente entro lá, só entro mesmo quando ta um dia chato e o porta dos fundos, Diogo Portugal ou pastor Adélio não me fazem rir então vou neste blog para rir. E olhe que neste ano foram umas 4 ou 5 vezes apenas, mas depois de ver o tamanho destes escândalo tive que entrar lá e ver as sandices, risadas garantidas.
                .

                • Sinceramente estava procurando um dado técnico, e acabei caindo nesse blog uma vez. Na matéria que eu vi não senti parcialidade, mas também não estava atrás de opinião, mas de dado de fábrica. Mas de qualquer forma acredito nos meus colegas. Eu tenho por costume entrar em alguns blogs/portais/fóruns para avaliar o tamanho da mediocridade humana ao que tange política, esportes e relacionamentos. E fico muito triste com nossas limitações. No Brasil a coisa é grave, mas a imbecilidade não é exclusividade nossa. O Youtube está aí para provar o baixo nível intelectual que se esconde no anonimato.

                  • CignusRJ

                    Pela maneira que descreve sua forma de ver as coisas creio que vc curtirá este site. Nada haver com automóveis é mais o alinhamento da sua forma de pensar, que posso arriscar-me a dizer, é bem Cartesiana. :)
                    Ceticismo político – lucianoayan.com
                    .

    • Vitor Yohan Casaes

      Aliás, o blog nem coragem teve de postar essa notícia, ridículo mesmo.

    • Rodrigo

      Hahahahaha! Sério?! Os próprios executivos da VW admitiram a falcatrua!

  • Vitor Yohan Casaes

    Estão confundindo as coisas. Os EUA podem até ter muitos carros v6 v8 que poluem acima da média, mas a proposta desses carros até onde eu saiba não é economia mesmo, e quem compra sabe disso. Esse caso é diferente, o consumidor pensa que está levando uma coisa que não está, até agora, os v6 e v8 estão de acordo com as normas, diferente desses diesel.

  • Thomas

    Se a VW faz isso nos EUA, imagine aqui!

  • ARENANB

    Volkswagen fazendo Volkswagenzisse.

  • CyberSilvio

    Pelo menos agora vai baixar o preço……. até parece.

  • Danilo

    Alguem saberia informar se o motor 2.0 tdi e o bi-turbo estão entre os mesmos citados na matéria?

  • Silva Jr.

    Justo agora que a VW ia chamar o Vin Diesel para ser garoto propaganda…

  • Aldo Raine

    Tem MUITA coisa mal explicada ai, aguardemos novas investigaçoes!

  • Matheus

    Das falcatrua

  • Se os alemães passam pra trás os americanos, imagina aqui, nesta terra de banana albina.

  • CASSIO

    à VW deu uma mancada feia em , logo agora que ela estava querendo entrar com força nos EUA com motores a DIESEL via ser complicado reverter, mas vamos ver oque acontece daqui pra frente ……

  • Junior_Gyn

    Bem agora que o Desgoverno discute a permissão de carros diesel no Brasil. Agora mais uma desculpa pra continuar proibido, poluição

  • Marcio Andriani

    Como faz tempo cunhei essa frase agora mais do que nunca: Volkswagen, você conhece, eu desconfio…..

  • CanalhaRS

    Ferdinand Piëch morrendo de rir numa hora dessas e os acionistas que apoiaram o sr winterkorn com a maior cara de bunda. Gostei do que aconteceu, sendo conspiração ou não.

  • Pablo P.

    k espertos

  • JAC

    Depois de abrir com um valor de € 77 bilhões do mercado, a VW viu esse número cair para € 53,3 bilhões em apenas dois dias. Isso significa que o valor de mercado da empresa caiu de US $ 26,4 bilhões.

    • Daqui a pouco a VW fala em ressuscistar a CPMF… “Culpa dessa Fiat Golpista que não se conforma com o pobre andando de up! junto com seus Freemão, Bravo, Ferrari”..

      • JAC

        Uau! Pensou e escreveu isso sozinho,parabéns.

        • Acho que alguém aqui não entendeu… Inclusive não entendeu que concordaram com ele…

          • JAC

            Sua forma de concordar é estranha ,como sua escrita ” ressuscistar a CPMF…” rs.

            • Na verdade nem é questão de concordar ou não, já que você não colocou sua opinião, mas um fato irrefutável, uma informação real… Só achei que a mudança de valor de mercado lembrava muito a de um determinado país sulamericano que era o país das maravilhas durante a eleição e foi recentemente rebaixado. Consegui ser mais claro agora?

              • JAC

                “Inclusive não entendeu que concordaram com ele”…

                • Exatamente, me corrigi. Conseguiu entender sozinho?

                  • JAC

                    Sim…a principio era confuso é pouco letrado, (“Daqui a pouco a VW fala em ressuscistar a CPMF… “Culpa dessa Fiat Golpista que não se conforma com o pobre andando de up! junto com seus Freemão, Bravo, Ferrari”.. “) Mas é troll pouco letrado,que não vou mais alimentar.

  • JAC

    Volkswagen AG
    XETRA: VOW3 – 23 de set 11:05 CET
    108,35 alta2,50 (+2,36%)

  • durango

    Esta Empresa foi fundada por Hitler.
    Para mim, basta.

    • Então você não usa microondas? Bebe fanta? Teve fita-cassete, já tomou aspirina, viajou de avião a jato? Ah, indignação seletiva a sua hein?

      • durango

        Não gosto da VW ha muito tempo, acho que o produto é caro pelo que oferece.
        Também não gosto do Hitler. Tem um monte de coisas que me deixam indignado, mas isso não cabe aos outros fazer julgamento sem me conhecer

        • Mas quem julgou você, cara-pálida? Julgou sua idéia equivocada sobre a origem da VW dizer alguma coisa sobre a empresa hoje em dia, tanto que dei outros exemplos de tecnologias nazistas que você usa/pode usar sem questionar a origem. No mais é um direito seu não gostar de determinado fabricante, determinada ideologia mas pelo menos seria bom mostrar coerência no dia a dia com a indignação seletiva… O mais curioso é ligarem hoje em dia a VW ao nazismo ( as vezes com um Ford e Renault na garagem… Santa coerência) assim como ligam a Igreja Católica a genocídio mas nunca vi nenhum branco se sentir responsável pela escravidão (Em tempo: Não concordo com nenhuma dessas ligações).

          • durango

            Vc vem, rotula a pessoa,é agressivo e quer impor suas idéias a qualquer custo.
            A vida é boa , por isso cada um que cuide da sua. Me incomodo sim em ter algumas marcas e produtos ligados a coisas mas isso não é da sua conta, ok

            • Onde rotulei você? Disse que sua idéia é ultrapassada e expus os fatos que corroboram meu pensamento. Você se sentiu ofendido porque não esperava que discordassem de você. Um conselho: Acostume-se com isso. Nem sempre concordam com a gente. E isso é bom para nós. Abraços.

            • JAC

              Não alimente um Troll.

  • JAC

    Creio que o mercado tenha precificado a lambança da VW, a eficácia das medidas que agora deverão ser tomadas,vai determinar seu reposicionamento.

  • zekinha71

    Depois dessa, fiquei desconfiando que o up! TSi faça aquele consumo todo, deve ser beberrão igual aos outros, vamos esperar uns anos até esses motores estiverem gastos.

    • Mas esse é o consumo medido por revistas e pelo Inmetro e por alguns proprietários… Como poderia ser fraudado?

      • zekinha71

        A 4 rodas, Folha, Estadão e Inmetro utlizam aparelhos para fazerem as medições, outras também devem usar algum aparelho, ou seja passível da fraude descoberta.
        Já os proprietários cada um puxa a sardinha pro carro que tem, já apareceu um aqui que jurava que o carro dele fazia 25km/l, e quem discortou foi xingado.
        Com meus carros nunca consegui fazer o consumo que divulgam, e olha que várias vezes já tentei, andando devagar, sem aceleração brusca e outras coisa que contribuem pra diminuir o consumo.

        • Hã? Quanta desinformação! Você saberia dizer qual esse aparelho que mede consumo? 4 Rodas realiza testes de 60 mil km! Como iam colocar aparelho? O aparelho de medição deles chama-se bomba de combustível! Inmetro e Instituto Mauá (Acredito que seja esse responsável pelas medições do Estadão) também realizam o método de reabastecimento, sendo que o primeiro tenta reproduzir um ambiente de condução padrão., informando que os consumos são REFERÊNCIA… Nem falo para ver suas fontes, pois não existe fonte nenhuma que prove o que está falando, foi um chute a la Baggio porque nas bancas tem um monte de prova contra o que você inventou! E tem mais: Éber, dono do site testou aqui e comprovou o baixo consumo. Ele também puxa a sardinha para o lado dele?

          • zekinha71

            Hj vc está meio tenso, relaxa, dá uma olhada no street view o cruzamento da rua Itajuru com rua Borges na Parada Inglesa em São Paulo.
            Passei lá domingo e lembrei de vc na hora, nas fotos aparecem apenas alguns, agora tem pelo menos uns 6 largados.

            • Depois dos argumentos do último comentário, não esperava nada melhor mesmo. Foi bom debater com você. Mas da próxima vez para manter o nível da conversa vou procurar no esgoto.

            • JAC

              Não alimente um Troll.
              Isso é muito mais eficaz do que alimentar as provocações e, ainda, nega ao Troll o que ele mais procura: a polêmica.

  • JAC

    A coisa tá feia… rs.
    Lewandowski faz cinco gols em nove minutos, e Bayern goleia Wolfsburg.

  • Leandro Santos

    Descobri pq os carros da VW são tão mais caros. Era um fundo de reserva pro que estava por vir… Rsrs

  • Bruno Wendel Marcolino

    o loco cachoera!!! Essa “puliça” americana ta demais.

    VW e Fifa no mesmo ano!!!

    Se prender os políticos brasileiros já pode pedir musica no fantástico!!!

    • Floma08

      Pode ficar tranquilo que isso nunca vai acontecer, eles são intocáveis! Kkkkkkkkkk e se por uma grande conspiração do destino forem presos, daqui um tempo estão se elegendo de novo

      • Bruno Wendel Marcolino

        acho que não se elegeriam novamente caso os EUA conseguissem suas extradições para o país. Porém se não me engano, o Brasil não extradita…então estamos numa sinuca de bico.

  • Joaquim Grillo
  • Pedro Cunha

    Se não quiserem mais esses carros por lá, pode trazer aqui pra banânia que a gente quer!

  • Ricardo

    Será que se considerar a efetividade do motor a diesel no final das contas não fica menos poluente que um a gasolina?

  • Vagnerclp

    Conversando com um colega que é programador, ele disse ser muito fácil colocar a fraude num software destes e deu um exemplo: basta colocar um “if” no código, ou seja, uma condicional onde por exemplo monitoramento de sinais do GPS e sensores >>>> carro parado + roda motriz girando, como por exemplo, numa esteira ou rolo (algum sensor, como por exemplo do velocímetro) = carro em testes, então alterar os controles para diminuir as emissões. GPS detecta carro em movimento e roda girando, pode emitir sujeira a vontade…