Ecologia EUA Volkswagen

Volkswagen: Fraude na emissão do EA 189 pode ter causado 59 mortes nos EUA

vw-jetta-tdi

Com níveis elevados em até 40 vezes, o motor diesel EA 189 com software que adulterava a quantidade de poluentes lançados na atmosfera, pode ter contribuído para a morte precoce de 59 pessoas nos EUA.

O relatório foi apresentado pela Universidade de Harvard e pelo MIT. Em torno de 482 mil carros da VW usam o motor diesel 2.0 TDI adulterado desde de 2007. Os cálculos matemáticos das duas conceituadas instituições não refletem exatamente o que ocorre na vida real, mas apenas dá uma base para entender o tamanho do problema.

Simplificando a conta, a proporção aumentaria mais se comparado com o número total de carros envolvidos no mundo, que é de 11 milhões de veículos. Nesse caso, a quantidade de mortes superaria 1.346 pessoas, hipoteticamente falando.

fumaca-escape

Harvard e MIT também dizem que o custo social da fraude atinge a casa de US$ 450 milhões. As instituições também alertam que se a Volkswagen corrigir o problema até o final de 2016, cerca de 130 mortes prematuras serão evitadas.

Além disso, um estudo dessas instituições diz que o ozônio do óxido de nitrogênio é responsável por apenas 13% das mortes, embora a Volkswagen foque nesse elemento como o principal agente poluidor. Partículas finas seriam as principais responsáveis pelos óbitos prematuros.

[Fonte: Autoblog]





  • Vagnerclp

    Tenso.

    • th!nk.t4nk

      Tenso é o povo cair nessa. Qualquer veículo americano polui bem mais, e teoricamente mata muito mais. Você pode mostrar números pra tentar provar qualquer coisa que queira. Vai do leitor entender só aquilo ou mais além.

      • C.A.

        Acho que isso é para tirar os americanos da linha de frente do escândalo, mas cedo ou tarde vai sobrar para eles também. Não me importo muito se é com a VW ou GM, contanto que aqueles que agiram de má fé sejam punidos… Não devemos proteger a alemã também, só porque temos carinho por ela. Cometeu um crime, deve pagar, até como forma de redenção, para limpar a mancha que certamente ficou atrelada marca.

        • E tem mais, o pessoal está falando muito dos EUA, mas o problema atinge tambem a Europa, e mundo a fora (inclusive Japao). Alem de que não é só Volks, assim como a Skoda e Seat. Países que tem forte politica de emissões de gases, como Noruega, teriam sidos enganados com impacto maior. Sim, os americanos tem os V8, etc, mas a poluição causador desses é de conhecimento até de uma criança de 5 anos. O prblema não é o poluidor, afinal, todo carro polui (exceto eletricos e hidrogenio). O problema da questao abordada é ter enganado que polui menos.

          Bem, enquanto isso, nos comerciais do Japao está um bombardeio de shows da Mercedes e Volvo. kkkkkk. A Volvo já mete o slogan: “Carro ecológico, é diesel da VOLVO!!!”. kkkkkkkk. Com aquela voz de locutor da CAOA. kkkkkk

          • C.A.

            Quando disse ”americanos” estava me referindo às marcas de automóveis! :-P

            • Nao me referi diretamente a voce. rs

              • C.A.

                Ah, tudo bem… É que você respondeu no meu comentário, por isso achei que era comigo.

          • Clovislauro

            Os americanos tem carros de cilindrada alta, mas a sua maioria a gasolina, combustível que a priori polui muito menos que o diesel. Apenas VW, Audi, Mercedes e BMW vendem carros de passeio a diesel nos EUA. A única americana e a Chevrolet que vende o Cruze, justamente por saberem que as emissões são um problema e também por a gasolina ser barata por lá.

      • Alligator

        tem outra coisa também, à atmosfera é uma coisa móvel eles não podem mensurar que as mortes ocorreram em solo americano ou no Brasil por exemplo, se forem abrir um processo por isso eles abrem brechas para também serem processados por outros “países”, já que a poluição gerada por eles não fica somente no solo americano.

      • Matheus

        o problema não é poluir mais ou menos… o problema é dizer que poluir x e no final polui x³… gringo não é burro e esses v8 deles creio que todos saim de fabrica respeitando os limites impostos sem nenhum tipo de software… no dia que forem pegos fazendo isso ai tu pode igualar, por enquanto eles(vw) são culpados e ponto… dizer que os outros poluem mais n faz os vw poluirem menos… se fosse só os americanos brigando é uma coisa, mas no caso é a europa tbm…

      • radiobrasil

        O veiculo que mais POLUI NO MUNDO é o FNM de um velho PORCO desagraçado que mora perto do meu escritório. Como ele não tem mais o que fazer na vida, fica a tarde toda acelerando essa porcaria parada e o cheiro da fumaça preta do diesel infesta tudo por aqui.

        • Marcello Caetano

          Um grande caminhão na mão de um idiota.

        • MarcioMaster

          Pacaba… rssss

        • Edson Fernandes

          Sei bem como é isso. Qdo morava em SBC, todo dia um caminhoneiro deixava o caminhão ligado para esquentar (de fato precisa por conta dos sistemas com uso de ar), mas vinha um cheiro TERRIVEL logo pela manhã do diesel.

          Isso ficou acontecendo até o dia que o pessoal não só reclamou junto a prefeitura como também ameaçou depredar aquele caminhão.

      • Marcello Caetano

        A questão não é mais ou menos, e sim, a fraude aplicada.

  • Airplane

    A Governement Motors matou muito mais e não foi processada criminalmente. Só teve que pagar uma multa e nada mais. Ninguém foi preso nem será.

    • Bartolomeu

      A GM errou, o que é natural do ser humano, fez uma ampla investigação independente, colaborou com as autoridades, puniu os culpados e pagou pelo seus erros. Pelo que é noticiano lá fora, a outra agiu de má fé, enganando todo mundo de proposito, se negou a fornecer informações até o ultimo momento, não colaborou com as investigações e só foi pega apos uma universidade ser contratada pelas autoridades americanas para decifrar o codigo do software. Mesmo assim não se entregou. Somente apos a EPA colocar a empresa contra a parede suspendendo todas as homologações dos novos carros, ficou sem saida e acabou por confessar o que fez. Mesmo confessando propos aos govenos um recall “voluntario”, ou seja ninguem faria o recall o que foi totalmente rejeitado pelas autoridades. Ate o momento os planos de recall só sairam apos serem intimados pelo govendo alemão que é dona de parte da empresa. As investigações agora passaram pelo ambito criminal pois a empresa parece não colaborar, assim diversos escritorios foram invadidos pela policia para coleta de documentos, a pena é de pelo menos 10 anos de cana e fala-se em U$ 97 bilhões de prejuizo.

      • Airplane

        Inverdade. Não colaborou. e tentou esconder os casos.
        Sabia do problema há anos e tentou, sem sucesso, esconder o erro de projeto de engenharia. Quando não tinha mais jeito botou a culpa nuns zé arruela e não assumiu sua responsabilidade corporativa.

        Escapou só com multas devido a participação do governo no seu controle.
        Se fosse de outra nacionalidade teria sido fechada.

  • Junoba

    Muito ´´vago“ afirmar algo do tipo…

    • rafa93

      Não acho que o estudo seja vago para afirmar isso, na verdade pela matéria que pegou outra como fonte não podemos julgar nada, o ideal seria ir na fonte original que seria o relatório científico.
      Basicamente o relatório deve citar evidências empíricas que são aceitas por diversos órgãos no mundo a respeito de mortes causadas pelos níveis de poluição em função de gases expelidos pelos veículos, no caso os diesel.
      Essa estimativa de mortes leva em conta apenas a poluição acima dos níveis definidos pela legislação, não estimando o número de mortes com os níveis que a legislação permite, caso considerassem isso o número de mortes seria superior.

    • Marcello Caetano

      Harvard e MIT não fazem coisas vagas. São hipóteses.

  • Quem vê os meus comentários aqui, sabe que sou bem imparcial com qualquer marca.

    Esse negócio da VW já estão batendo demais também, como se as outras marcas, não tivessem níveis de poluição altos.

    Multa logo, faz o recall e pronto. O mercado decide se vale a pena comprar os carros ou não.

    • rafa93

      Estão aproveitando porque é uma empresa alemã, temos exemplos de que quando o caso é com empresas “nacionais” eles diminuem a régua.

    • Bartolomeu

      O problema neste caso é que a etica e confiança foi para lixo, virou crime. O mundo civilizado só se mantem em ordem se as pessoas agem de boa fé, respeitam uns aos outros, errar faz parte e voce conserta o estrago que fez. Porem quando perde-se o respeito pelas pessoas, burla as regras e leis, age com má fé propositalmente para tirar vantagem econômica, temos um criminoso, assim é preciso tirar do convivio da sociedade.

  • Mr. Car

    Quem financiou este relatório? Os “Greenpeace” da vida? A concorrência da VW? Os fabricantes de bicicletas?

  • Hox

    Não me surpreendo com nada vindo de uma empresa que ajudou com empenho o regime nazista a eliminar mais de dois milhões de pessoas.

  • Whering Alberto

    É…não dá pra acreditar nesse relatório, uma vez que os dados são totalmente abstratos. Contudo, tendo ocasionado a morte prematura ou não deste número de pessoas, a VW conseguiu poluir bem mais a atmosfera dessa galera (em tempos de “desenvolvimento sustentável”). Nesse caso, as consequências serão sentidas na posteridade.

  • Luis Burro

    Ah bom eh soh hipoteticamente!Pq a unica solucao viavel de isso acontecer eh se eles estivessem depressivos tentando suicidio por asfixia pelos gases do escapamento.Se acaso se arrependessem no meio,aih jah era!

  • Hox

    Pra quem ajudou a matar mais de dois milhões de pessoas durante o regime nazista 59 não é nada.

    • Alligator

      bem não foram 2, foram 10 milhões, mas por outro lado era apoiar ou ser morto, já no caso de algumas empresas AMERICANAS como a FORD e GM, no caso da 1° era bem ideológico e no da 2° era totalmente financeiro, fazendo jogo duplo entre EIXO e ALIADOS

      • CorsarioViajante

        As pessoas confundem as coisas, a VW como empresa justamente foi fundada no pós-guerra com apoio britânico (após aquela célebre recusa do Ford de fazer o Fusca) para reerguer a Alemanha. O elo de contato aí é o projeto do Fusca, não a empresa.

    • C.A.

      Comparar o escândalo com nazismo, já acho demais também! Vamos lá pessoal!

    • CorsarioViajante

      Mais um que não conhece NADA de história…

  • CharlesAle

    Mais ecochato que isso impossível..Só lamento que tudo isso acontece com uma marca que costuma fazer motores dos mais eficientes no mercado mundial. Parece até perseguição contra a empresa.

  • saosao

    Legal, tudo isso é válido e deve ser levado à frente.
    Mas, e os que morreram por causa do combustível com chumbo décadas atrás, e que foi motivado pelo lobby das fabricantes de combustível e as montadoras?

    • C.A.

      Não se desenterram cadáveres multibilionários, para que eles se defendam nos tribunais.

      • saosao

        Não necessariamente…
        Desenterram-se que está no lado mais fraco do elo. Não que a VW seja um elo fraco, mas com certeza o governo dos EUA é o elo forte.

  • C.A.

    Não que eu defenda o estudo por ter um logo de uma das universidades que o produziu (hahaha) ou que eu ache que a VW deva se dar mal, mas no meio de tantos comentários criticando a superficialidade do estudo, eu digo que lhes dou razão. 11 milhões de veículos poluindo pelos últimos 8 anos, não é pouca coisa não. A VW não errou; cometeu uma grande falta de ética (criminal) e por isso deve ser responsabilizada à altura, gostando eu dos carros ou não. Agora, quanto às demais montadoras americanas… lógico que existem interesses por trás disso, mas o tiro acabará saindo pela culatra se continuarem botando lenha na fogueira alemã para tirar seus erros dos holofotes.

  • Joaquim

    INTERESSANTE… esta noticia que faz referencia aos veiculos diesel da vw:
    É postado o simbolo TDI e uma foto de um veiculo que não tem nada a ver com a vw diesel.
    Outro ponto que já referi em outro comentario sobre noticia com materia identica é serem os Americanos a denunciarem esta fraude.
    Para entender um pouco sobre este assunto de poluição ambiental os EUA são teoricamente o país no mundo que tem os veiculos mais potentes… vc encontra tanto veiculos a gasolina como a diesel com cilindradas que começam nos 2.8 e por aí adiante onde em media geral é 4.2… 4.8 L… para um automovel.
    Então eu quero deixar esta interrogação: como é que um veiculo que consome 6 litros de diesel por cada 100 quilometros gera mais poluição que um que consome 15 a 20 litros seja diesel ou gasolina?
    Sabemos que é importante diminuir drasticamente a poluição ambiental gerada pelos automoveis… mas o que é que os EUA teem feito para minimizar este problema… se nem o protocolo de Quioto quiseram assinar?
    Ainda mais que a America do Norte é o país onde se verificam mais fenomonos naturais provocados pelas alterações climaticas tufões tornados, tempestades tropicais … etc…
    por muitos anos eram fenomonos que apenas eram registrados naquela parte do globo, e que agora se verificam um pouco por todo o mundo, de salientar que isso não acontecia há vinte anos atrás na europa e na America do Sul tambem não acontecia… pelo menos eu desconheço.
    Eu pergunto será que esses fenomonos estão migrando para outras partes do globo porque a poluição está escessiva em toda a parte ou é porque a poluição é tanta nos EUA que está se espalhando pelo globo pela ação dos ventos?
    Mas voltando ao inicio deste texto… pra quem não conhece, a foto postada é de um veiculo velho que por desgaste mecanico ou desafinação na parte da alimentação gera fumo nesse tom cinza.
    Um veiculo a diesel no caso da vw ele tem uma carateristica que os diferencia de qualquer outro diesel… que é a saida de escate curvada para baixo … para o chão.
    O autor desta postagem não conhece ou não sabe diferenciar.
    Pelo pouco conhecimento tecnico que tenho me perdoem minha ignorancia, não estou aqui nem acusando nem defendendo, mas acho importante diferenciar uma noticia que é puro sensacionalismo daquilo que está em causa na realidade, até porque segundo testes efetuados e publicados, em outras marcas todas elas apresentaram resultados diferentes dos que os fabricantes anunciam,a exepção da Toyota, mas voltando ao assunto a verdade é que segundo as noticias a fraude estava apenas no facto de o veiculo enquanto testado parado não emitia niveis poluidores fora do regulamento europeu, mas quando era dirigido na estrada aí sim funcionava de forma incorreta perante a legislação derivado ao softwar,
    portanto a foto apresentada nada tem a ver com a situação da vw dando apenas uma ideia errada para quem não conhece como são esses veiculos.
    Outro ponto é que o fumo gerado nesse contexto é um fumo negro e não cinza, o fumo cinza tambem pode ser sinonimo de injectores gastos… a queimar mal.
    Não sou antiamericano mas contexto os metodos que os EUA utilizam quando querem derrubar um adeversario potencial.
    Penso que seria importante para todos nós no planeta que os EUA e não só a China tambem e muitos outros, praticassem uma politica ambiental transparente deixassem de protejer suas industrias altamente poluidoras e aínda subsidiadas com altos subsidios principalmente para competirem nas exportações.
    Isso são politicas erradas não favorecem á subrevivencia da especie humana no planeta.

  • rodrigo

    Volksfrauden tem que pagar, e bem caro pelo q fez.

  • Mateus

    Se fosse julgar por isso, não ia ter uma alma viva no Brasil, onde a frota de caminhões é enorme uma boa parte deles nem sequer catalisador tem.

  • Danilo

    Haaaa vai pra pqp! Isso já é querer escandalizar o caso. Desnecessário carro da VW nem vende tão bem nos estates. Mídia acha um culpado faz o ibope e deppis passa a sensação a massa dominada que agora ta tudo bem e que a instituição se preocupa com o assunto. Mas ta só camuflando o real problema.

  • Matheus

    Ver o cara falando de ecochato da uma náusea, acha ruim quererem processar a vw mas depois reclama quando falta agua na casa dele ou que ta morrendo de doença respiratória por conta da poluição na capital que ele mora

  • JAC

    Carros a diesel emitem até quatro vezes mais tóxico do que a poluição de um ônibus, revelam dados.
    Damian Carrington the Guardian

  • CorsarioViajante

    Matematicamente e estatisticamente isso faz sentido, mas é difícil fazer essa relação “na vida real”. MAs dá para entender o sentido da coisa.

  • Marcelo Lynx

    ah é… e como chegaram a esse número mágico? os 59 donos de vw tiveram um infarto ao saber que foram enganados? me poupe EUA, e o protocolo de Kyoto nada né…

    • cepereira2006

      Bem lembrado. Nunca mexeram uma palha para diminuírem suas emissões. Quantos morreram então por eles não terem assinado o protocolo de Kyoto??? Quantos morrem pela poluição dos milhares de V8 deles? Isto o MIT não calcula?

  • Marcello Caetano

    Harvard e MIT e ainda tem fã boy querendo contestar…

  • Wagner Lopes

    Casos como esse merecem sempre punição exemplar! Que bom que foi na Europa e EUA pois lá o castigo vem a cavalo! Já detestava essa montadora, agora então…

  • Danilo

    longe de querer defender a VW…. mais como provar que foi os VW que matou de fato? e o os milhares de muscle cars das decadas de 60-70-80 rodando nos eua ainda, que sabemos que tem? E as competicoes de caminhoes diesel que puxam carga? e as milhares de camionetes a diesel com bomba aberta que soltam aqueles canudos de fumaça preta? Uma camionete dessa deve poluir mais do que 10 carros juntos.
    Ta certo que a VW tem um numero expressivo de unidades afetadas, mais dai acusar… esqueceram de colocar as industrias e carros de outras marcas…. sei la achei meio nada a ver essa pesquisa.

  • TNFRBT

    Que blablabla heim? Conversinha pra ecochato politicamente correto dormir

  • Valdemir Souza

    Isso é apenas abrir pretexto para ações na justiça por parte dos cidadãos de lá, não quero defender a VW mas criar uma estatística desse tipo me parece ridículo! Que tal calcular a quantidade de mortes que os imensos motores V8 causaram ao longo de décadas de fabricação lá também?

  • FocusMan

    Na boa, essa paranóia sobre meio ambiente está ficando chata…

  • Aldo Raine

    Materia tendenciosa