Hatches Segurança Tecnologia Volkswagen

Volkswagen Golf: Chave presencial evita roubo em Joinville

roubo-golf

Um vídeo publicado nas redes sociais está chamando atenção. Através de uma câmera de vigilância, foi possível observar uma tentativa de roubo de um Volkswagen Golf.

O veículo estava estacionado na rua Visconde de Mauá, em Joinville/SC. O motorista estava dentro do carro, quando um assaltante se aproximou e o rendeu, deixando-o sair do local. Aí, o bandido tenta várias vezes sair com o Golf e inclusive tenta ir atrás do proprietário, que estava portando a chave presencial.

Após várias tentativas, o bandido desiste e sai caminhando normalmente. Durante a ação, um pedestre caminha pelo local e observa a cena. Vendo que se travava de um roubo, acaba se afastando rapidamente. O vídeo pode ser visto neste link.

Agradecimentos ao Sergio Quintela.





  • Minerius Valioso

    Melhor forma de divulgação dos benefícios da chave presencial. Mas como assim? Ele rendeu o motorista, que depois saiu andando com a chave?

    • Itallo

      O carro estava ligado e a chave no bolso rsrs

      • Raul Godiano

        Ja tive de voltar mais de 40km para buscar o cartao do Fluence que ficou na bolsa da minha esposa.

    • Fernando Santos da Silva

      Não teve nada a ver com a chave presencial isso aí! Eu tive um Golf Alemão desses… Claro que ao desligar, o ladrão não poderia mais ligar de volta, mas não foi o caso e podem ver no vídeo… O Veículo baixa a traseira, ou seja, está ligado e tenta sair, mas está preso. O que aconteceu é simples: freio de estacionamento eletrônico acionado! Para sair teria que acionar o botão do freio de mão para baixo. Ou, se o auto hold estivesse ativo, pelo menos estar com o cinto atado para o desarme automático do freio de estacionamento. Se fosse um Golf mexicano, com freio de mão convencional, ele levava. No meu Fusion, com freio de estacionamento eletrônico, eu também estaria protegido desse topeira… Aliás, já deixei o meu em oficina e o cara me ligou, pois não sabia mover o Fusion…

      • carnero

        Você está correto. O meliante pegou o veículo ligado, mas o freio de estacionamento estava engatado.
        O principal sintoma é a traseira baixando na hora do arranque. Por conta de ser eletrônico o veículo tem o sistema de cortar a aceleração brusca para não quebrar o cabo e o tambor do freio de estacionamento.
        Não sei afirmar se fosse colocado o cinto o sistema desarmaria o freio

  • Sorrindo_Pra_N_Chorar

    Por Isso que é bom manter a chave presencial no bolso.

    • Guilherme Gimenes

      putz, vou te falar que a primeira coisa que faço quando entro no carro eh jogar a chave no console central.. vou me lembrar desse video e tentar mante-la no bolso.

    • Zoran Borut

      Nem tanto… Lembro bem de um caso ocorrido no Tatuapé que saiu até aqui no NA:

      http://www.noticiasautomotivas.com.br/ladrao-atira-em-medico-por-nao-conseguir-ligar-bmw/

      • Renato Texeira

        Em casos semelhantes a este da BMW, só pena de morte mesmo para resolver. Em países mais civilizados a prisão perpétua até resolve, mas aqui como o bandido manda no sistema carcerário, com pena de morte ele pensará duas vezes antes de não dar valor a vida dos outros, como neste caso do motorista da BMW. E se não pensar, é bem provável que só tire a vida de pessoas inocentes só uma vez.

  • Mr. Car

    O que evita roubo é um tiro de escopeta bem no meio da fuça deste verme. Nunca mais rouba nada.

    • Gavlan The BeerMaster

      Concordo, pena que aqui também classificado como assassinato e não legítima defesa.

      • Apopololo

        Não sujando a minha roupas está bom.

    • Carlos H. Ferreira

      Verdade, mas vivendo do RJ não me arriscaria , prefiro entregar a chave , aqui o bandido teria metido um teco bem no meio da cara do cidadão só por ele desatar o cinto de segurança , sei de vários relatos de assalto a moto aonde o ladrão revista o assaltado para saber se h algum controle de rastreador .

    • Louis

      O que eu tenho mais raiva nesse mundo é de ladrão. O que me consola é que um b.ost desse nunca vai ter nada de bom na vida. Aqui se faz, aqui se paga.

    • kravmaga

      Não evita o roubo mas evita com certeza a reincidência de modo bem efetivo.. :-)

      É que nem a solução que acho mais efetiva para redução de pobreza: esterilização. É fácil falar que bastaria fazer controles de natalidade menos drásticos mas infelizmente há muita gente tão ignorante e/ou miserável que não consegue ter disciplina para isso.

      Sou contra esterilização forçada de pessoas mas, ao mesmo tempo, acho que deveria ser facilitada e até incentivada. Grande parte desses que nos assaltam são filhos de pais sem condições econômicas e/ou psicológicas de ter muitos filhos.

      • Tosoobservando

        Os maiores bandidos estão em Brasiia, pois toda a situação que vivemos começa os erros ali, a corrupção, as leis burocraticas e arcaicas. Entao iria esterelizar quem, toda mae que fosse ter um filho politico?

        • Eles estão em Brasília mas adivinha de onde saíram?
          Do meu, do seu Estado… Brasília tem 1/27 do problema. Os outros 26/27 os outros Estados colocam lá.

          • Tosoobservando

            Eu disse que estão la, nao disse que são de lá.

            • Que bons que os deputados estaduais do seu Estado, o governador, os prefeitos e a câmara de vereadores de sua cidade ficam lá também não é?

              • Tosoobservando

                Quem faz a maioria das leis que os estados seguem, é o Congresso. Quem promulga ou altera a constituição, são eles tambem. Nos somos uma federação apenas no papel, na real os estados tem muito pouco poder no país.

      • Mas isso no caso de ladrão pé de chinelo. Quadrilhas Organizadas de roubo a carga ou carros , tráfico internacional, fraudes bancárias ou em órgãos governamentais são formadas por pessoas com dinheiro e educação. Um exemplo é roubo ou furto de carros de luxo. O ladrão sabe onde vender ou desmanchar , bem como desativar GPS ou outros bloqueios.

    • Sergio

      Implantar esse chip ajuda também.

    • David Diniz

      Você tem toda razão. Eu andaria armado com uma escopeta dentro do meu carro sem problema algum. Chegou perto leva tiro na fuça.

  • a_gaspar

    Não foi a chave presencial, mas sim o freio de mão elétrico. Ele tenta arrancar com o carro, tanto para a frente como para ré, mas não consegue pois o freio de mão está ativado (e o ladrão provavelmente não soube soltá-lo)

    • Darwin Rigamonti

      O freio de mão eletrico do Golf solta sozinho se o cinto de segurança estiver colocado. Como o ladrao não deve ter colocado o cinto, o sistema não soltou o carro. O ladrao teria que ter tirado manualmente. Não conseguiu.

      • Edson Fernandes

        Mas é esse o problema…. ele não colocou o cinto.

  • Henrique

    Ahh não…… um tiro e muito pouco sofrimento pra essa raça…… eu prefiro morte numa câmara de gás ou cadeira elétrica destes covardes !!!!!!!!!!

  • Itallo

    não foi bem chave presencial, o que impediu o roubo foi o freio de mão elétrico, o ladrão estava sem cinto e não soube desativar manualmente. De toda forma, o fato da chave ser presencial ajudou, pois se o ladrão levasse o carro, no primeiro local que ele parasse e desligasse, não ligaria mais.

    • Edson Fernandes

      Se o start-stop estivesse ativo…rs

  • Paulinho Monteiro

    Tá, agora os bandidos vão começar a pedir a chave, por precaução…isso me fez lembrar do “corta corrente” que coloquei no meu antigo carro, funciona igual, até melhor, permite que ele saia com o carro que se desliga dentro de 1 minuto se não apertar o botão escondido. Até lá, já deu tempo de me afastar com segurança.

    • Yuri Ravitz

      Troquei de carro há pouco tempo e o novo veio com esse sistema. Tô apanhando um pouco ainda mas creio que me acostumarei logo kkkk
      De fato é o melhor inibidor!

  • VORTEC REDNECK

    Meu irmão tem um Golf TSI com chave presencial. Quando você se afasta do carro desligado com a chave no bolso, o motor não liga. Se o motor já estiver funcionando e você se afasta, aparece um aviso no painel de chave não localizada, mas o motor continua em funcionamento. O peba desse caso não está acostumado com tecnologia e não soube desativar o freio de mão elétrico, o que impediu o roubo.

    • DPSF

      A chave presencial do Freemont tem esse mesmo aviso. contudo, se vc se afastar demais, o carro desliga…

    • Antonio Pacheco

      Sistema igual ao do Fluence. Se o carro estiver ligado, dá pra sair numa boa, apesar dos avisos que o cartão não foi detectado. Pelo jeito, o problema do ladrão foi a falta do uso de cinto de segurança, o que impediu a desativação do freio de mão elétrico. Bola dentro da tecnologia, e nota zero para o ladrão.

      • Edson Fernandes

        Mas é uma pena que o Fluence não tenha nenhum dispositivo parecido para evitar o assalto. Porque mesmo para desligar se o bandido em questão for analfabeto, o carro só irá desligar qdo acabar o combustivel.

  • zekinha71

    O dono do Golf deu é muita sorte, porque se é os coisa ruim de SP , o cara tinha descido e dado vários tiros no dono só pra se vingar de não conseguir soltar o freio.

  • Henrique

    Desculpe….. só queria falar uma coisa também….. STF você continua no muro e manipulado, sempre será uma vergonha e decepção para o BRASIL e brasileiros !!!!!!!!! Lamentável sua decisão sobre o impeachment.

  • Joildo Dias

    Na verdade foi seu dia de sorte, pois se fosse um bandido safado tinha jogado o cara no banco de trás e tinha levado o carro numa boa, isso só mostra o quanto é bom cremos e acreditarmos em Deus e tudo dar certo no final, como nesse caso…..

    • Hox

      E como você sabe que o dono do Golf crê em deus?

  • José

    Nao entendi o que aconteceu na realidade, no nosso A1 que tem a chave presencial ja fizemos o teste, se você estiver longe obviamente nao liga, se o carro ja estiver ligado ele aparece um aviso no painel mas nao impede o veiculo de andar. Quanto a justificativa do freio de mao eletronico ele nao desativa sozinho ao por o carro em D e acelerar?

    • Thiago C

      Talvez o freio só desative automaticamente usando o cinto.

    • Pedro Huback

      Só se estiver de cinto.

    • Itallo

      Somente com cinto, ou apertando o botão!

  • thi

    Duas palavras : das auto!

    • Rodrigo

      Esse sistema existe em qualquer carro com chave presencial… Não é exclusividade dos alemães, muito menos do Golf.

    • kravmaga

      Nesse caso foi mais para No assALTO !

  • Junior_Gyn

    Rsrsrs. Salvo pelo Freio de Estacionamento Elétrico, o Golf NÃO desativa o freio se vc não colocar o Cinto, só manualmente e ainda pisando no freio, se não, não vai liberar também, o ladrão não sabia dessa para sorte do dono do carro

  • tjbuenf

    Esses ladrões precisam fazer cursinho de reciclagem se quiserem roubar um carro mais moderno..

    • Louis

      Até uns tempos atrás, não conseguiam nem dirigir carro AT…Como não pisavam no freio, não conseguiam tirar a alavanca de “P”.

    • Ricston

      A Justiça cumpre a lei. O CPP libera. Quem faz o CPP? Aí esta a resposta para quem, de fato, libera.

      • Se o papel da Justiça fosse apenas cumprir a lei, bastava estar escrito que não precisaríamos deles e economizariam seus salários.
        Você sabe que há uma questão interpretativa.

        • Ricston

          Isso aqui não é o positivismo jurídico, é verdade, mas, no Direito, de tradição romano-germânica a interpretação tem um limite, que é não ir diretamente contra a lei.

          O juiz libera, porque no CPP existe um rol fechado de hipóteses, para prisão preventiva (antes do trânsito em julgado da condenação). Se a prisão não se enquadra naquelas hipóteses, é dever do juiz revogar a prisão.

          O dia em que o juiz tiver poder para prender e soltar segundo as convicções pessoais de justiça dele, isso aqui vira uma anarquia institucionalizada.

          Quem é da área sabe, com este CPP, não espere coisa melhor do que vê todos os dias, a não ser que conte com a ilegalidade do juiz.

          • Ricston, plenamente de acordo (E ainda aprendi algumas coisas). Mas por exemplo, meu advogado já chegou a ouvir de um juiz que o dia que trazerem uma criança com os dois braços e pernas quebrados ele pensa em dar a guarda para um pai. E disse isso porque meu advogado não defende homens em caso de guarda de filhos por só ter pego picareta, gente que não está nem aí de verdade para os filhos. Sou a única exceção dos clientes de divórcio dele.

            • Ricston

              Alessandro, mas, neste caso, estamos falando justamente de um juiz arbitrário, para não dizer imbecil. Julgar e definir a vida dos outros é algo que exige responsabilidade, o que nem todo magistrado, infelizmente, tem.

              Direito de Família realmente é algo mais aberto, por assim dizer, mas já penal e principalmente processo penal são ramos bem mais engessados, apesar de permitirem certas interpretações, devo admitir.

              • Na verdade acho injusto um sistema onde uma pessoa que não convive comigo e nem com a mãe pode definir o que é melhor para uma criança.
                Mas se os responsáveis não chegaram a um consenso, não vejo outra alternativa.
                Detesto achismos, generalismos e verdades absolutas, embora as vezes ainda caia nesse erro. Mas eu tenho por mim que tanto indulto quando liberdade provisória tem que ser assinadas por um magistrado, não é? Perguntei para meu advogado certa vez qual seria a pena para um juiz que assinasse a liberdade provisória de um preso e esse fosse flagrado cometendo um crime. Ele disse que o magistrado alegaria erro de processo (E por lógica eu entendi que se o magistrado tivesse que alegar alguma coisa, algum questionamento oficial seria feito nesse caso). Mas isso é uma das faces injustas do sistema na minha opinião.

  • Carlos Juan

    E sabem o que acontece se for identificado o bandido…. Nada… . mera tentativa…. A JUSTIÇA LIBERA…. Viva a impunidade….viva nosso amado Brasil…

  • Blessa

    Que delicia ver um vagabundo desses assim, pena que nesse país os vagabundos levam muito mais vantagens do que desvantagens.

  • kravmaga

    Eu tenho um jetta com essa chave presencial (o primeiro carro que tive com isso) e é uma maravilha, muito prático.

    Eu andava com a chave na pasta mas passei a andar com a chave no bolso da calça justamente porque se tivesse que entregar o carro com tudo dentro o ladrão se daria mal. Acho que o ladrão até conseguiria andar com o carro e não perceberia a falta de chave pela afobação, mas assim que parasse ele não conseguiria ligar mais.

    Deveriam criar uma forma de travar as portas e janelas do carro à distância e soltar um gás venenoso dentro do carro para exterminar essas pestes de ladrões.

    • Marcelo Nascimento

      Lembro de ter visto há um tempo um vídeo de uma espuma que preenche o interior do carro e seca quase instantaneamente. Não consegui achar, mas a ideia era boa, alguma coisa deve ter dado errado pra desistirem…

      • mariostefa

        Há muitos anos atras, se não me engano, na Colômbia,por causa da grande quantidade de sequestros, criaram um sistema que ativava um lança chama, acima da porta do motorista.. Tentei procurar no google num encontrei nada.

    • Edson Fernandes

      Mas o do Jetta é igual do Fluence: Nâo há trava do freio de mão para evitar rodar e nem o start stop para desligar o carro.

      Assim como o Fluence, o Jetta o cara até conseguiria levar o carro. Vc como dono de Jetta pode responder: Qdo se esta sem a chave com o carro ligado, é necessario manter o botão de ligar/desligar mais temp para conseguir desligar o carro? Pois no Fluence é necessário.

    • DinhoRoxxx

      Eu sei que nos Estados Unidos e no Canadá, a policia coloca alguns carros iscas para os bandidos roubarem, após andar um certo tempo com o carro, ele desliga, os vidros fecham e as portas travam prendendo o criminoso no carro ate a chegada dos policiais, com filmagem da cabine com áudio.

  • PrGirafales

    isso … vamos divulgar bastante mesmo que logo a bandidagem ja descobre, ja pensei nisso caso acontecça mas com essa divulgação que esta este video, primeira coisa que os caras vao fazer é exigir a chave presencial

  • Renan Lorenci

    Ele só não saiu, pq o golf é modelo alemão, o freio de mão é eletronico é diferente dos carros normais, o ladrão nao soube desativar, nada a ver com chave presencial, o carro estava ligado!

    • Max

      Concordo. Dá pra ver o carro tentando arrancar. O meliante não desativou o freio de mão, se tivesse colocado o cinto já era.

      • Renan Lorenci

        Exato!

  • Retrato do Papai

    particularmente acho a utilização desse tipo de sistema, no intuito de evitar um roubo, algo extremamente perigoso, já que a vítima estará próxima e o vagabundo poderá voltar para se vingar ou mesmo levá-lo e começar um sequestro…

    imho, a solução mais segura é a dos alarmes positron com controle de presença, o vagabundo simplesmente leva o veículo e minutos depois o alarme, sentindo falta do controle de presença, ativa o sinal sonoro e desliga o motor…

    o grande problema do positron é que as pessoas não costumam guardar o controle de presença em local seguro e alguns vagabundos mais espertos até chegam a perguntar pelo controle… mas também já vi casos de pessoas que escondem o controle de presença em maço de cigarros, caixa de chiclete, caixa de fósforos e até em adereços de roupas (bonés, sapatos etc)…



Send this to friend