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vw kombi 20111 Volkswagen Kombi: aposentadoria deve chegar em 2014




Como muitos idosos neste país, a Volkswagen Kombi continua trabalhando duro todos os dias. Desde 1957, a carteira do utilitário mais vendido do país está registrada.

Foram décadas e décadas de trabalho, que ajudou muita gente a enriquecer neste país, contribuindo para o desenvolvimento nacional.

Apesar da idade, a Kombi mostra que ainda tem força no mercado para continuar firme e forte. Só na primeira quinzena de março, a Kombi foi o quinto comercial leve mais vendido, superando bons produtos do segmento.

No entanto, a Kombi deverá se aposentar em breve, e não é por falta do que fazer, já que trabalho e gente para contratá-la existem aos montes. Em 2014, todos os comerciais leves deverão ter – como os automóveis – freios ABS e airbag de série.

O problema na Kombi é a sua longeva estrutura que nem mesmo a engenharia da Volkswagen conseguiu encontrar solução para introduzir componentes do século 21 na perua dos anos 50.

Como não há possibilidade – pelo menos não oficialmente divulgada – de ter uma Kombi com ABS e airbag, o modelo deverá ser aposentado de vez, passando a virar história.

Com 1,4 milhão vendido e 1,5 milhão produzido, a Kombi é o único modelo ainda em atividade que existe desde que a Volkswagen se instalou neste país e desde que a montadora européia passou a galgar novos mercados após a Segunda Guerra Mundial.

A Volkswagen diz que nada está definido e que a produção da Kombi continua normalmente. Isso é claro, visto que a medida de segurança só valerá em 2014. Então, por enquanto, não há motivos para preocupação.

Substitutos? Multivan ou LT. A primeira já foi oferecida no Brasil, mas não vingou. Já a segunda, é voltada para o nosso segmento de vans diesel, mas trata-se de uma variante da Mercedes-Benz Sprinter, e possivelmente nunca a veremos aqui.

[Fonte: Webmotors]


  • selmoar

    ainda vai se aposentar ? já deveria ter se aposentado há pelo menos uns dez anos….

    • rajkoothra

      Um estrangeiro que ler uma noticia dessa vai achar que e pegadinha de 1o de Abril adiantada….. Carro de 1950 e bolinha ainda fabricado??????? Not possible !!!!!

      Vergonhas do Brasil…… :(

      • Pancous

        Parem de falar desse persistente carro da VW e apenas digam: Tchau! Amém! Ou qualquer coisa do tipo.

      • Diego

        Pensei que iriam esperar ela completar 100 anos de vida =/

      • afonso200

        por isso que quando os meus parentes vem dos EUA eles ficam de boca aberta e se perguntando,
        "mas comoooo isso ainda " ????

        lixo ambulante

        • Armando_Perez

          tu tem parente nos EUA, o que você está fazendo aqui ainda??? rsrs
          É como o caso do taxista Haitiano que peguei nos EUA,
          quando eu comentei com ele que aquele Civic que estava parado do nosso lado era carro "de luxo"
          ele respondeu pra mim
          Ainda bem que escolhi os EUA pra morar, não o Brasil.

          • cruzmarcio

            "Owned" pelo taxista hehehehehe

            Realmente é humilhante… chegou a comentar pra ele o que ele compra no Brasil com o preço de um Camaro lá?

    • afonso200

      ja vai tarde

    • DiMais

      RIP Kombi!! hahaha.. poxa, as vans comerciais vendem bem por aqui e a VW não conseguiu emplacar a dela? paciência..

    • pedro_bh

      30 anos… pelo menos…..

  • caiobrandao

    Não pago 5 mil em uma Kombi, pelo amor de Deus. Carro RIDICULO.

    • Tripa-Seca

      Mas se você não a usa para trabalhar, porque a compraria mesmo?

      • fl4v10r04l

        considerando o fato de que é um carro de trabalho a coisa fica ainda pior…

        morrer trabalhando nas mãos dessa assassina de trabalhadores! .. ninguém merece!

        sim porque é isso o que acontecerá com um trabalhador que bater isso.

        • Tripa-Seca

          Meu pai se acidentou com uma dessa…E estou aqui…
          Aliás, foi a última coisa que me disse antes de morrer (Mais tarde, nada a ver com o acidente onde ele quebrou a perna):

          -Estou deixando um dinheiro para você, gaste no que quiser, mas não compre uma Kombi…

          Bem, comprei um Del Rey…e bati ele!

          • Sias

            Meu pai tinha uma para trabalho e cresci andando nela…não batemos…estamos vivos. Dizer que ela é uma "assassina"? Até parece que não se morre dirigindo carros bem mais seguros.

            • fl4v10r04l

              lembre-se que levar tudo ao pé da letra nunca dá um bom resultado.

              é claro que você pode morrer andando de Kombi. Como pode morrer andando de Volvo.

              agora.. qual é o mais provável?

              e para ser honesto, começo a entender os motivos do mercado brasileiro suportar um carro dos anos 50 ao ver que tem gente que acha exagero chamá-lo de assassino.

              • Tripa-Seca

                A questão é que tenho saudade dos tempos onde as pessoas eram responsáveis pelos seus próprios atos. Hoje, tudo é culpa de algo, não alguém.
                Isso é similar a dizer que armas matam, não pessoas. Eu não compro arma. Sequer toco nelas. O que não quer dizer que ache que um objeto é mais responsável (?) por uma morte do que quem puxa o gatilho.
                Sinceramente, desconheço o número de mortos que a Kombi provocou sem motorista.

                • fl4v10r04l

                  acontece que estamos falando em medidas emergenciais.

                  o que é ideal?

                  opção 1 – deixar os carros ao estilo Kombi e educar as pessoas gradualmente. Como a educação é um processo lento, deixem que as pessoas morram nesse intervalo. Vale lembrar, nesse caso, que existem acidentes que são ACIDENTES… E não fruto de irresponsabilidade gratuita e pura..

                  opção 2 – enquanto o processo de educação dos motoristas não acontece, tentar usar medidas emergenciais como a proibição de carros tão espartanos a fim de pelo menos dar uma chance àqueles que são vitimas de imprudencia e irresponsabilidade?

                  simples…

                  Fosse por isso, não precisaria essa historia de ABS e AIRBAG. Era só deixar a galera ir morrendo enquanto o Brasil se torna um país com motoristas civilizados.

                  Até lá.. quem morrer morreu.

                  Em tempo: O carro não mata ninguem sozinho. Mas o mercado dos anos 2010 englobar um modelo criado para a realidade de 60 anos atrás não deixa de ser um grande erro. As coisas evoluem. E se o motorista hoje é extremamente irresponsável, os carros poderiam fazer a parte de carros, já que muitos motoristas não fazem suas partes.

                  Em suma, trocar 2 erros por 1.
                  É o ideal? Não. Claro que não.

                  Mas já é alguma coisa.

                  • Tripa-Seca

                    Bem, vamos lá:

                    -Acidentes, acidentes mesmo são poucos. É até difícil citar um exemplo de um acontecimento no trânsito que seja acidente.
                    -Sou contra a obrigatoriedade do airbag (Do ABS sim, por ser segurança passiva, e por isso, difícil de medir a eficácia: Sabemos que ele salva vidas a cada minuto no Brasil, mas não dá para provar que as pessoas bateriam seus carros se não tivessem o equipamento). Sou a favor de número mínimo de estrelas no NCap. Por esse critério, sequer cogitariam colocar airbag em Classic, Celta, Kombi, Mille….E amanhã ou depois surge algo mais seguro que o airbag, e nossa lei não permitirá que chegue até aqui.

                    • Edson Roberto

                      Bem ai eu concordo. Pois se determinando a segurança pela medida de testes, obrigariam as montadoras a fornecerem seus modelos para testa-los e caso reprovado, recusa nas vendas.

                      Mas nesse caso, sinceramente, acho que o governo deveria interferir ou algum orgão governamental para definir que o carro que não ter o numero de estrelas equivalentes, não poderia vender aqui.

                      Veja, não estou dizendo para controlar valores e sim segurança. Assim teriamos carros antenados com os modelos internacionais e seguros. Assim pararia essa historia de estrutura inferior, Air Bags adaptados, entre outros.

                      Eu sou a favor do Air Bag sim. Apesar do meu carro não ter ABS, se eu estivesse sem o Air Bag em um acidente que eu tive, teria provavelmente tido um traumatismo e dos grandes. Com o Air bag eu simplesmente machuquei meus braços apenas. Mas acho que o adendo a ter carros seguindo um método de segurança ideal para se vender os modelos no Brasil.

                      Agora eu quero ver quem vai comprar algum utilitario no lugar da Kombi.

                    • thiagolamim

                      Quem compra kombi compra pelo CxB, ou é empresário mal de vaca ou é um motorista que precisa do que ela oferece sem custar quase 100k.

                  • Sias

                    Não defendo a continuidade da Kombi do jeito que ela é, mas se é para tirarmos veículos inseguros das ruas deveríamos começar pelas motos (me desculpem os motociclistas). Não existe veículo mais inseguro que uma moto.

                • selmoar

                  nossa vc é de que ano ??? 1340 ???? pois desde que me entendo por gente sempre foi assim a diferença que na epoca não tinha midia logo 95% da população não tinha acesso a informação, como nós temos…. agora que nós que somos a geração futura daquela epoca que temos mudar essa situação e assim para com os nossos filhos….

    • http://www.noticiasautomotivas.com.br Roxmmp

      Se fosse para trabalhar eu compraria. Mesmo sabendo que se trata de um bateu morreu ela não tem veículos equivalentes na relação preço x quantidade de carga.

      • Edson Roberto

        O pior da Kombi para mim, é o fato da VW não ter mudado NADA na dirigibilidade da mesma. Acho que bancos, pedais, volante e cambio, poderiam ter sido apenas mudados para trazer ao condutor, algo melhor ergonomicamente e com menos folgas. Hoje se anda em uma Kombi 0km com as mesmas folgas da mesma de 50 anos atrás… a diferença é que agora ela é "flex".

        • Sias

          Aqui no trabalho estão substituindo as Kombis por Doblo. Não tem a mesma capacidade de carga, mas é melhor de se conduzir. A Kombi já vem de fábrica com folga na direção e não tem o que se faça que resolva. Elas quando eram 0km já tinham este problema. Dirigir uma Kombi com folga na direção e vento lateral é bem "emocionante".

          Sobre o motor daí faço uma ressalva: o 1.4 atual é muito superior ao antigo boxer 1.6. Ele anda muito e consome pouco (e isto que a caixa é de 4 marchas). A VW já deveria ter aplicado este motor no Gol e Fox.

          • Edson Roberto

            Eu sei que o motor 1.4 é superior. Alias, colocaram o motor que é argentino na Kombi por conta que o motor a ar, não teria como flebilizar em combustivel, sem antes ter uma pesquisa e desenvolvimento que não valeria a pena para ganhar apenas esse recurso.

            Felizmente a Kombi ganhou força mesmo. Mas parte do torque citado por você, é por conta de entregar a baixissimo 2250rpm (o total vem a 3750rpm) praticamente 90% de torque. E o cambio de 4 marchas, é o suficiente para entregar potencia. Perguntado a um engenheiro alemão porqueo cambio de 4 marchas, ele foi enfatico: "Esse carro precisa de força e não folga entre marchas. Esse cambio combina mais com o torque o carro precisa". E isso é verdade, tanto que ele sobe determinadas subidas que o motor a ar não conseguiria fazer o mesmo trajeto.

    • NitroBR

      O pior acho q vc n sabe, uma dessa nova custa mais de 40 mil reais!!!! C tem nocao oq eh 40mil reais num ixo desses?

  • PauloPGomes

    E eu achava que a gente penava pra se aposentar. Essa ai demorou 57 anos.
    Preciso vir a obrigatoriedade do ABS/AB2 pra que ela saisse de linha, não fosse isso ia durar a vida toda!
    Claro, ela fez sua parte durante um bom tempo, não vamos desmerecer, mas já deu né?

    Fico pensando no tipo de "remendo" que a VW vai usar pra substituir a Kombi.

    • Eugenissimo

      Acho que finalmente a VW vai lançar a 2ª geração da Kombi… aquela dos anos 70. Para fabricar por mais 50 anos… kkkkk

      • Edson Roberto

        Bem… ela possui o modelo do ano de 2000 que já possui Air Bag e ABS. O problema é que a mesma é do tamanho das atuais multivans do mercado e então, melhor que fosse lançada a atual versão que segue e3m questão de qualidade o mesmo de uma Sprinter por exemplo.

        Ou a GM com sua van chinesa vai dominar o mercado, ou esse terá que migrar na força por um produto bem mais caro. E querendo ou não, iremos pagar a conta disso. Alias, quero ver que tipo de veiculo vai entrar em buracos que uma Kombi entra….

  • r3astos

    Assim o Veloster vai voltar ser o unico carro da categoria com 3 portas.
    =(

    • Tripa-Seca

      Tem a Doblô ainda!

  • aledalloglio

    Não tenho nem o que falar sobre esse PÃO DE FORMA sobre rodas! Muito menos quem compra uma coisa dessas. Além do visual semelhante a um pão de forma, sua estrutura tbm é igual! Pegue um pão completo e amasse na parede, o resultado é o mesmo pra kombi. (Não faça isso, muitos passando fome e vc vai esmigalhar o pao? Foi só um exemplo)

  • André Luiz

    Com tantas opções melhores, muitos supermercados ainda compram isso para fazerem entregas.

    • YoOdEx

      Se você fosse o dono do supermercado compraria uma Sprinter, Ducato e cia por quase 100 mil reais? Não né.. A kombi cumpri essa missão muito bem.. e o melhor, sem mal mal cobrar manutenção por isso. É por combustível e rodar! É por isso que a Kombi vende tanto…

      • http://www.noticiasautomotivas.com.br Roxmmp

        Não tem jeito, algumas pessoa não analisam os fatores antes de criticar….
        Repito o que comentei a alguns dias: os loucos que compram Kombi, Fiorino, Mille… basicamente são empresas ou pessoas que trabalham por conta, precisam de um carro leve, com manutenção simples, robustez (leia-se sem tecnologias complicadas) e ainda sim com um preço razoável dentro do mercado.

        • Eugenissimo

          Por R$ 10 mil a maisno preço de uma Kombi, leva-se um caminhãozinho leve a diesel Hyundai ou Kia. E sendo um veículo de trabalho, ou seja, para ficar rodando, o diesel sai mais em conta.

          • Edson Roberto

            O problema que um caminhãozinho não carrega pessoas que é o caso do supermercdo que carrega pessoas e compras.

      • http://www.noticiasautomotivas.com.br/ CHFERREIRA

        Compraria um chinês desses que custam a metade de uma Kombi, bebe a metade do combustível de uma kombi, tem a mesma capacidade de carga, e mais ágil , mais segura e depois de 5 anos vendo pro ferro velho pelo peso , pois o custo x beneficio diluído no período mais o peso do menor investimento cerca de R$ 20.000,00 faz valer a pena optar por um xing-ling!

        • bittcorp

          Tenho um amigo que é empreiteiro… nada grande, mas tem umas 10 kombi.
          Outro dia, perguntei a ele pq ele "insistia" em usar as kombi… ele falou que já tinha tentado usar os "chinos", Sprinter, Ford Transit, etc.
          Mas, pra ele, o melhor custoxbenefício para o ambiente de obra é a velha e boa kombosa.

          • Edson Roberto

            Bem apesar de ultrapassada, ela é mais robusta que muitos veiculos. Para mim, se ela fosse "reciclada" a ponto de melhorar todos os pontos necessários a começar pela forma de dirigir, não teria problemas se custasse R$10000 a mais que atualmente. O problema é que aqui, os projetos devem ser iguais ao que foram há 50 anos atrás.

            Ai fica dificil.

          • Sr_Andante

            Quando quebra, não precisa de mecânico, o próprio peão conserta.

          • Rods

            Sei mt bem que CxB é esse… A curto prazo é mais barato a Kombi.

        • YoOdEx

          Eu entendo sua opnião. Tanto é que existem diversos veículos no mercado dessa categoria. Mas analisando friamente, o chinês que custa metade tem maior probabilidade te deixar na mão (afinal, a velharia da kombi, já se conhece tudo quando é problema, além de mecânica simplissima). 5 anos depois quando fosse revende-la ou passa-la para frente, como você disse, o chinës pode não ter aceitação e terá que vender pro ferro-velho. Ja a Kombi tem excelente liquidez (facilidade de vender)… Infelizmente para empresários que precisam entregar carro para funcionários, a Kombi é insuperável para esse tipo de serviço.

      • Rods

        Como comerciante, financia pelo governo… Vai no BB e conversa com o gerente…. Tudo é falta de informação.

        Acho que a indenização do motorista que se acidentar e sofrer graves fraturas e ficar sequelado sai mais caro que uma Ducato….

        • YoOdEx

          Claro que sai muito mais caro. Porém todo empregado tem seguro de vida. O sujeito que contrata alguem e não faz seguro é irresponsável e muito ignorante. Se o sujeito morrer de qualquer causa a empresa deve prestar auxilio, se morrer em trabalho então, ai a coisa fica feia! Se você conversar com o gerente do BB ele vai te indicar a fazer um seguro urgente no seus funcionários, e problema deles se eles morrerem em acidente numa Kombi.

          Isso que eu to falando, não é o certo de acontecer, mas é o que ocorre e é a mentalidade da maioria dos empresários de todos os ramos, principalmente construção civil (que é meu caso). Fora aquela mentalidade de que essas coisas "não acontecem comigo".

  • rdvalle55

    "Volkswagen, você conhece, você confia". O slogan de anos atras com certeza nunca poderia se aplicar à Kombi quando o assunto é segurança. Quantas pessoas morreram, ficaram gravemente feridas ou presas às ferragens da Kombi após uma colisão? Quantas Kombis pegaram fogo? O que mais assusta no entanto, é como no Brasil existem hipócritas nos órgãos fiscalizadores que fazem vista grossa e permitem a produção de um veículo tão perigoso. Mais de R$ 50 mil por um monte de latas frágeis, sem conforto e sem nenhuma segurança? Em 199, numa visita à fábrica da Volks, perguntei à um funcionário do departamento de marketing: "quando irão mudar a Kombi?". Resposta dele: mudar para que? Vende muito da forma como está!!! Pois é… mexeu, brasileiro compra mesmo. Até Kombi

    • Tripa-Seca

      A Kombi por si só não traz risco nenhum. Deixa ela parada para você ver se ela mata alguém…O que mata, são motoristas imprudentes.

      • PabloBahia

        Acidente acontecem Tripa-Seca, não é só porque bate que quer dizer que o motorista é imprudente …

        • Tripa-Seca

          Desculpa, mas acredito que menos de meio por cento dos "acidentes" sejam acidentes mesmo, na acepção do termo. Culpa de motoristas, do mecânico que não apertou a roda, do engenheiro que subestimou um determinado esforço comum no veículo…
          E acho que acidentes de carros são como o de aviões: Nunca acontecem por apenas um motivo. No post sobre o acontecimento entre o motoqueiro e a motorista da Palio Weekend em Brasília, eu narrei um quase acidente que eu provoquei. Não enxerguei a Parati no ponto cego do Palio ao mudar para faixa da esquerda, e quase joguei ela para fora da pista. Ms algumas atitudes minhas, naturais pela minha educação, permitiram que o pior não acontecesse:

          -Não tinha bebido e nem estava cansado, portanto consegui ver a Parati a hora que estava do lado dela, um pouco tarde, mas há tempo.
          -Cuido da manutenção do meu carro, o que me permitiu estar com pneus e amortecedores ok para quando eu voltei para minha pista, não perder o controle do carro
          -Estava em velocidade condizente com a via, e não mudei de faixa com tudo.

          Se além de não ver o carro no ponto-cego, tivesse negligenciado qualquer um desses fatores, poderia ter matado uma família.

          • bittcorp

            os retrovisores dos Palio e dos Gols são péssimos… já passei por situações parecidas por conta dos malditos pontos cegos. Nesse ponto, gosto dos retrovisores da Ford, apesar de serem feios.

  • daniel_5

    a vw tem que montar aqui uma van com motor diesel moderna, lá fora ela tem.
    a multivan não vingou aqui, pois era importada e a versão que vinha, era super luxuosa.Agora se a vw passar a fabricar no mercosul uma versão basica, com este excelente motor diesel da amarock, ela terá mercado.

    • DCald

      Tem que ter uma opção com motor flex… um motor diesel encarece muito o preço… Se a Kombi que é um caixote com um motor simples custa 50mil, imagine um veiculo novo com motor diesel? vai custar 120mil!

      E, fazer um substituto para a Kombi não é dificil não…

  • 3dimensional

    Vou abrir um champanhe no dia que isto acontecer!

  • Sias

    A Kombi é velha? É. Ela não tem segurança? Não.

    Mas me digam qual veículo para trabalho (a mesma justificativa que muitos dão para não se ter uma pickup: é para trabalho) por 45mil? Uma Ducato parte de 88mil. Quem precisa de um carro para trabalho, não tem grana e quer um carro com manutenção fácil acaba por comprar uma Kombi.

    Pra quem não precisa…

    • JPaulo10

      Isso mesmo: de qual veículo por R$ 45 mil o comerciante pequeno vai se utilizar, quando acabar a kombi?
      Gostaria de saber, porque está se abrindo um grande vazio e não vejo nenhum veículo em projeto ou com possibilidade de importação para ocupar esse espaço economicamente tão importante.
      Quem vai ficar com o filé? Porque, gostemos ou não, ela é um tremendo sucesso.

      • jogador

        Engraçado que só no Brasil há essa preocupação. Em países mais ricos e mais pobres que o Brasil ninguem faz protestos pedindo kombi de volta. Simplesmente há opções e se mercado vai tratar de atender esse segmento de transportes. Inclusive a VW.

        • Sias

          Mas aqui ninguém vai fazer protesto também, o pessoal se ajeita. Vão acabar comprando Doblo, Fiorino… Vans maiores como a Sprinter ou Ducato não acredito que a substituam por causa do preço, mesmo sendo infinitamente melhores.

    • Ricston

      Só os chineses mesmo. Cha-na… Cha na na na.. na na na… na na… Chana! :D

      • Sias

        Nem me fala…passei por um cascudo destes…parecida com uma Towner. Se a Kombi não tem segurança o que sobra para aquilo.

        • CharlesAle

          Olha,já andei vendo essas picapinhas chinesas e,meu Deus,se tiver que sofre um acidente,acho que ainda prefiro a kombi viu…………

        • DCald

          essas xing-ling não poderao vir mais depois de 1/1/2014!
          A resolução do contran não é apenas sobre airbag e abs, tambem requisitos minimos em testes de colisao!

          • Edson Roberto

            Opa ai sim. Poderia me passar a resolução Daniel?

            • DCald

              Resolução 221

    • DCald

      http://www.fiat.com.br/monte-seu-carro/monte/223/
      http://www.renault.com.br/Veiculos/conheca-e-comp
      http://carros.peugeot.com.br/configure-seu-veicul

      Pois eh… não tem muita opção… masssss… os correios já acordaram e estao substituindo as kombosas por kangoo…

      Não adianta, a Kombi vende pelo mesmo motivo que gol vende… por uma fama antiga (bota antiga nisso) e pq brasileiro é conservador (pra não dizer tapado) e "não se abre para novas experiencias"… hahaha

      Eu conheco alguns empresarios que estao trocando Kombi por doblo e kangoo…

      • Edson Roberto

        Daniel, e para aquele consumidor que precisa carregar pessoas, não tem dinheiro para uma van superior, mas precisa passar por estradas de terra e subidas ingrimes com direito a pedra e cascalho no caminho? Desconheço alguma que faz tão bem como Fusca e Kombi….

        • DCald

          Ecosport…
          Van superior usada…

          • Edson Roberto

            Mesmo assim não combina. Se a Kombi carrega 10 pessoas, como faria na Ecosport? Metade ? Não dá. Van superior? E a manutenção? Realmente apesar de tudo, quando parar de vender Kombi, dará o que falar a falta da mesma.

            A unica saida que eu veria e ainda se daria bem, é a Chevrolet trazer aquela van chinesa…. se ela adaptar o veiculo para uso no Brasil, daria certo justamente essa posição da Kombi. Sem contar que traria melhor posição de dirigir e um carro menos inseguro.

            • Sias

              Mas o que mais encarece as outras em relação a Kombi é a questão do combustível mesmo. Ela é flex e as outras todas Diesel.

              • Edson Roberto

                Sias, mesmo assim. Vamos comparar as picapes… seria coisa de R$60000. Não é bem uma substituta no preço, mas na evolução seria. O problema é que geralmente não é o dono que usa o carro e sim seus empregados. Então sabemos bem o porque de uma Kombi.

                Agora, 3 carros vc possui hein? E que carros legais !

                • Sias

                  Eu?

            • DCald

              Edson, se existe uma demanda consideravel, os fabricantes vao correr atras de uma solução…

              Se bem que, para esse uso que vc esta falando (estrada de terra, carregar varias pessoas) ninguem compra kombi 0km… entao ainda tem muita usada por ai, e conforme elas forem se acabando, o pessoal vai encontrar outras soluções….

              • Edson Roberto

                Ah… Daniel… compra sim!

                O maior publico de compra de Kombi para esse fim, são de pousadas que oferecem passeios. Tanto que para ir até uma pedra em Socorro só se via Jipes, picapes, Kombi e Fusca! O filho da dona da pousada tentou ir de Ducato, mas não subiu! Raspava embaixo e ainda desgarrava do chão!

        • Rods

          Acho que um financiamento é melhor. Já que financiam carros caríssimos em 80x pra mostrar pro vizinho, pq não financia um veículo que vai te trazer $$$ e segurança pra quem anda?

    • Rods

      Colocaria seu filho numa Kombi no trânsito de uma cidade grande?

      Lembro que mt's anos atrás, vi uma notícia de uma Kombi com 15 pessoas dentro que bateu… Morreram todas.

      • Sias

        Sim, sem problema. Andei por mais de 20 anos em uma, mais precisamente desde que nasci, só para a Argentina foram umas 6 viagens e nunca tivemos nenhum problema.

        Acidente onde morrem todas ou quase todas as pessoas não depende do veículo e sim da gravidade do acidente. Temos veículos escolares aqui na cidade e algumas são Kombi, nunca aconteceu nenhum acidente. Em compensação já ocorreu com uma Topic e uma criança se feriu. Tem acidente com ônibus que morrem quase todos…

        Já disse: moto é infinitamente mais perigosa do que uma Kombi e nem por isto querem bani-las.

      • Edson Roberto

        Rods, a Kombi foi uma perua muito famosa antes das Topic. E eu usei pelo menos durante 6 a 7 anos da minha vida…

  • MArcelo1985

    Não concordo que foi a kombi que ajudou no desenvolvimento nacional,estão esquecendo do Mercedes 1113 esse sim merece respeito ….Interessante,pq sera que a Mercedes então parou de fabricar o mesmo ??? pq em outros países de 1° mundo não precisou da Kombi??? só no Brasil mesmo as pessoas come merda e ainda fica feliz

    • Edson Roberto

      Porque as pessoas não tem dinheiro para pagar o dobro do preço que custa uma Kombi? Porque o brasileiro não tem concorrencia contra a Kombi e porque inguem quer perder dinheiro concorrendo com a mesma?

      Alias, em robustez, será que alguma que disputa contra a Kombi consegue mesmo supera-la ?

      • Rods

        De onde tiram que Kombi é robusta? qqr carro preparado pra carga fica robusto…. Ora bolas! kkk!

        • Sias

          Tu conhece como é a suspensão de uma Kombi?

        • Edson Roberto

          Mas Rods, já colocou carros "comuns" para fazer o que uma Kombi faz? E ela nunca teve reforço propriamente dito como um carro preparado para cargas. Alias, existem lamaçais que devido ao eixo rigido (sem ajuste, denominado "eixo sem fim") fazia o carro atravessar e atravessa, trechos que até 4×4 apanha! E isso é sério!

          Só que estamos falanod de um carro simples de tudo, com mecanica super básica…. e que ainda carrega 10 pessoas nessas condições! O motor Flex nela veio a dar mais força e garantir que em subidas ingrimes ela consiga suportar! O motor 1600 a ar, tinha dificuldades e há relatos de modelos que devido ao peso de carga, voltava para trás! Ou seja, ela é robusta sim! Só que ela não tem nada que seja bom para ninguem. Só que para algumas pessoas, ela é a unica que oferece viabilidade de negocio.

    • Pedro_Rocha

      O auge do desenvolvimento brasileiro foi sustentado pelo Fenemê. O Mercedes 1113 foi o sucessor.

      • Sias

        E ainda tem uns rodando por aí….

  • YoOdEx

    É claro que soluções de engenharia existem para atender os requesitos! O problema é ver se o custo é viável, e pelo jeito não…

  • Rafael_rec

    [youtube -x3UTROQajk&feature=fvwrel http://www.youtube.com/watch?v=-x3UTROQajk&feature=fvwrel youtube]
    Será que esse VW Bus do crash test #02 (5:45) é uma versão da nossa Kombi??

    Mudando um pouco de assunto, a primeira coisa que vem na cabeça quando eu vejo um carro chines com air bag é a mesma situação do Jiangling Landwind (3:06).

    • AndersonDak

      acho que é a mesma plataforma…..

    • mjprio

      Não, na verdade essa versão bus foi a geração posterior a da nossa kombi atual e que se chamava vanagon na Europa e feita a partir de 76 se não me engano(a nossa atual kombi é de 72 na alemanha) . Tinha o malfadado wasserbox(motor boxer a agua) na verdade uma gambiarra feita com o motor a ar que até onde eu sei não deu muito certo. Sua cabine deu origem aos caminhões MAN e posteriormente aos modelos leves 6-90 da VWCO(VW caminhões e ônibus), hoje linha delivery. O teste do Comodore faz cair por terra que carro antigo e que tinha muita lata era seguro. O carro se desmanchou como papel, assim como a VW BUS nome esse dado a kombi nos EUA.

      • Edson Roberto

        Bem então a "nossa" deve ter a mesma "qualidade" como do Holden então.

    • F_F_

      rapaz eu achei o crash test do celta muito pior do que esse lada priora…

  • mouraleo

    Já vai tarde esse lixo, projeto velho e sem segurança alguma que só serve para encher a vw de dinheiro. E que custa…meros R$ 50.000,00…isso mesmo, tem gente que paga R$ 50.000,00 em um projeto desses…por essas e outras aberrações que o mercado brasileiro ainda tem preços absurdos, não por causa somente de impostos. O principal motivo dos carros caros no Brasil são porcarias como essa ainda sendo vendidas…

  • CanalhaRS

    Seria uma vergonha nacional se a VW colocasse AB e ABS nessa porcaria. Tomara que saia mesmo.
    E quanto a uma substituta, possivelmente a VW vai criar alguma coisa aqui mesmo, feita sobre chassi de gol.
    Nada de sonhar com vans da terra natal.

  • http://www.noticiasautomotivas.com.br Roxmmp

    Acho que junto com o Golf são os modelos mais emblemáticos da VWB.
    Quero só ver se vai mesmo sair de linha, capaz de em 2014 lançarem a Kombi Highlander hehehehehe

  • Jeremy_Hall

    "Foram décadas e décadas de trabalho, que ajudou muita gente a enriquecer neste país, contribuindo para o desenvolvimento nacional."

    Isso! Vamos tombar a Kombi como patrimônio da história brasileira… [/ironic]

  • carburador446

    sera? a kombi não é um veiculo de passeio acho que essa lei do air bag não atinge a kombi

    • DCald

      "Em 2014, todos os comerciais leves deverão ter – como os automóveis – freios ABS e airbag de série."

  • rmb1607

    Em 2014 a Kombi vai completar 57 anos de produção ininterrupta. Será que existe outro carro no mundo que atingiu tanta longevidade??

    • tiagoberti

      chevrolet suburban data da decada de 30, porem está atualizada

  • felipevielmo

    "A Volkswagen diz que nada está definido e que a produção da Kombi continua normalmente. Isso é claro, visto que a medida de segurança só valerá em 2014. Então, por enquanto, não há motivos para preocupação."

    só a motivos de preocupação pra quem dirige, mas pra VW tá bom.

  • cazeduardo

    Puxa…veio agora um momento saudosista em mim. Me lembro quando era criança (hoje estou com 32 anos) e ia estudar de kombi!!!! Bons tempos onde a unica preocupação era ir pra escola, fazer o dever de casa e brincar, brincar, brincar………

  • AlexMa

    Já vai tarde.

  • EMS1808

    Falar mal da Kombi é muito facil e como já disseram ai a Kombi não tem culpa nenhuma e sim a imprudencia de quem está atras do volante, eu sou funcionario publico no Sul de MG, motorista e hoje trabalho como motorista socorrista na secretaria de Saúde da minha cidade, já trabalhei no escolar com Kombi isso a 12 anos atras quando comecei era uma das antigas 1989 com dus portas na lateral, depois em 98 saiu as com carrocerias que vemos hoje mas com motor a ar 1600, peguei uma dessa zerinha em 1999 pra trabalhar, na epoca fazia linha da zona rural e andava 250 KM por dia na estrada de Terra, quero ver se tem carro pra aguentar o tranco com manutanção barata igual a Kombi, a Prefeitura tem kombis até hoje e nunca nenhuma sofreu nehuma acidente!!

    • Sias

      Em termos de resistência mecânica, principalmente suspensão, é difícil mesmo algum outro superar a Kombi.

    • Rods

      Meu… Não fala essa besteira de que a culpa é de quem dirige…. Pelo amor de Deus….

      Acidentes são acidentes…. Na Kombi, bateu morreu!

      • EMS1808

        Não fala besteira vc !! vc não conhece a Kombi pra falar assim, e qualque acidente fatala por ai é sim culpa do condutor independente do carro!!

    • sergio

      é isso mesmo colega… to contigo nessa, eu preto serviço para a prefeitura de são paulo com uma kombi, e nunca tive nenhum tipo de acidente..
      o pessoal mete o pau porque não tem 50,000 para comprar uma.

  • http://conhecimentoearte.wordpress.com luanpb

    A VW LT iria vender feito água!

  • Antonio_Brust

    Lembrei da Eurovan caravelle, a van da VW que dava uma surra em todas as outras vans na década de 90. Hoje é um mico.

  • CaniBala

    Tadinha, nem vai aproveitar a aposentadoria, porque com toda essa idade não vai sair do hospital.

  • Fla3D

    Sera que é verdade? Não duvido se de ultima hora a VW der um jeito de enfiar um abs e airbag na kombi… :D

    • DCald

      nao é só airbag e abs nao… tem que ter desempenho minimo em crash test!

  • ubiratamuniz

    Hunf, em se tratando de VW do Brasil, não duvido nada que "enjambrem" um airbag e freios com ABS de qualquer jeito, no esquema "só pra dizer que tem", só pra manter esse dinossauro em produção.

  • birchip

    Esse pré-histórico e jurássico KOMBI deveria estar fora de produção há muito tempo. É o carro mais antigo em produção, o nível de segurança igual a zero, aquela estória de quem tem KOMBI, bateu/morreu é totalmente verídica.
    [youtube TPpU5azjCB8 http://www.youtube.com/watch?v=TPpU5azjCB8 youtube]

    • Sias

      Experimenta bater um caminhão carregado em uma parede pra ver se não acontece a mesma coisa…

    • radiobrasilcombr

      Não concordo: se bater a 5 km/h não morre:D

  • davi_auto

    Merece uma comemoração digna:

    [youtube 76RrdwElnTU http://www.youtube.com/watch?v=76RrdwElnTU youtube]

  • Boblop61

    No Brasil, não existe um comercial leve que possua o custo x benefício da Kombi. Todos ai em cima falam sem conhecimento, não sabem do que esse veículo é capaz. Na minha infância, carro era Kombi, para passeio e trabalho. Na minha empresa, tenho uma e não troco por nada…

    • Rods

      Coitado de quem dirige… Torce pra não morrer numa simples batida…. A indenização vai sair cara.

  • AF1979

    Atenção, NA, onde está escrito "LT" tem de se substituir por "Crafter", nome do veículo que sucedeu o LT. A exemplo do LT de segunda geração, compartilha chassi e boa parte da carroceria com a Mercedes Sprinter, porém usando mecânica própria e nada aparentada com a da Mercedes.
    Vale também lembrar que não dá para considerar a Crafter como sucessora direta da Kombi, uma vez que sua capacidade de carga vai de 1,4 a 3 ton. Sucessora mais direta para a Kombi é mesmo a T5 (Multivan), cujas capacidades de carga vão de 800 kg a 1,4 ton. Vale lembrar que as molas da suspensão traseira da atual geração da Saveiro são derivadas das utilizadas na T5, o que pode significar alguma facilidade de engenharia em sua adaptação para cá.

    Ainda assim, devido ao tamanho da T5, talvez fosse mais adequada uma substituição bipartida em que se lançasse também a Caddy por aqui, de maneira a esta cobrir os usos mais leves da Kombi, deixando a T5 para as utilizações mais pesadas. Obviamente caberia a Crafter também nessa, mas ingressando no ramo de cargas maiores, o qual a VW jamais explorou por aqui.

  • PKuster

    Vai sair a Kombi em 2014. Já vai muito tarde. E as outras tralhas que a Volkswagen fabrica no Brasil: Golf 4,25 de 1997, velho Polo Morto-Vivo e pobres linhas Gol e Fox ? Será que a Volkswagen não planeja fabricar no Brasil o Golf VII, o verdadeiro novo Polo e quem sabe, o Tiguan ? A "mamata" de trazer seus bons carros do México ficou mais difícil e pode até acabar. Todas as outras Montadoras, que fazem parte do grupo das "4 protegidas" parecem estar acordando no Brasil, só a Volkswagen permanece em sono profundo, sem respeitar o consumidor brasileiro – e continua descendo a ladeira.

  • thiagolamim

    É, quero ver eles colocarem um utilitário com o mesmo preço e que aguenta o trampo.

    Eu li em algum site, especulações de que já foi conseguido instalar ABS na kombi, mas airbag parece que vai ser uma tarefa bem dificiul.

  • D7V5

    Finalmente ….

  • joniocosta

    Brasileiro é feliz com a Kombi, não muda nunca e desvaloriza pouco… Esse veículo é o melhor exemplo do desrespeito das montadoras para com o brasileiro.

    Aliás, em se tratando de indústria automobilística, nada que tenha um bom custo benefício é produzido no Brasil.

    • Rods

      Axo que o pessoal gosta da Kombi pela nostalgia… kkkkkkkkkkk! Só pode!

  • leandro_sylvio

    É um crime a venda desse veículo,não tem segurança alguma.Mas é Das auto,essa vw é ridícula

  • O_Corsario

    E ninguém toca no ponto central: porque a kombi não tem nenhum concorrente direto???

    • Rods

      A pergunta que não se cala…. Falta de interesse talvez….

  • Rods

    Em todos esse anos, a Kombi "matou" mt gente….

  • Leandro1978

    Fiquei triste agora…rs…(estou sendo sarcástico)

  • anderson_sp

    Foi tarde, durou demais e já fizeram suco demais desse bagaço aí, e olhe que só irá sair de produção pelo fato destas normar que irão entrar em vigor, se não fosse isso a VW iria continuar vendendo da mesma maneira e que se dane a segurança de quem compra.

  • fabioalisson

    Só acredito vendo a Kombi fora de linha. Não duvidem que a VW Brasil faça uma gambiarra e coloque ABS e Air Bag na Kombi. Não puseram motor refrigerado à água há um tempo atrás? E naquela época especulava-se que sairia de linha.

  • lucca

    VW do Brasil; vocês são o que deveriam mais saber disso, se nem a engenharia alemã conseguiu resolver esse "pepino", ninguém nesse mundo resolve. Tira esse trambolho logo!

  • Icarix_Ace

    E a nova Bulli? Não assopraram por aí que viria uma versão mais simplificada da futura versão 'Bulli Concept' 2014 para o Brasil já a algum tempo?
    http://www.youtube.com/watch?v=rphJwdb0LyY

    E seria muita sacanagem da Volksvagen não ser "generosa" pelo menos uma vez na vida: O México foi o último lugar a fabricar o Fusca – Hoje fabrica o novo Fusca. Porque no Brasil não pode ser igual, fabricar aqui o Bulli (como nova Kombi) para toda a América Latina? (salvo se estiver previsto, afinal, imaginários/possíveis segredos futuros não deveriam ser tão secretos assim, para evitar vivermos só de especulações)

  • Carlinhos

    Trabalhei com uma kombi na prefeitura. Depois de um acidente em que eu nao estava na direção nao conssegui fazer curva a mais de 60km! Mesmo assim ela e muito robusta e me ajudou muito!