Hatches Segredos-Flagras Volkswagen

Volkswagen mostra novo Gol em esboço

volkswagen gol cronologia 2

Com lançamento programado para esta semana, o novo Gol apareceu em uma imagem divulgada hoje (segunda-feira, 22) pela Volkswagen. A empresa alemã mostrou uma cronologia do hatch compacto (que inclusive exibe a dianteira da nova linha reestilizada), lançado em 1980 para substituir o Fusca na linha da marca e se posiciona como o carro mais vendido, produzido e exportado na história do Brasil.

volkswagen gol cronologia

De acordo com a Volkswagen, a família Gol já soma mais de 11 milhões de unidades produzidas, sendo 7,8 milhões do Gol, 1,4 milhão do Voyage, 1,1 milhão da Saveiro e 925 mil da Parati, sendo que mais de 1,3 milhão de exemplares do hatch foram exportados para 66 países. Confira o histórico do modelo:

  • 1980: Nasce o Gol, como substituto do Fusca
  • 1982: Formada uma família, com Voyage, Parati e Saveiro
  • 1984: Ganha a versão esportiva GT
  • 1987: Assume a liderança de vendas no Brasil
  • 1988: Primeiro com injeção eletrônica no País (Gol GTI)
  • 1994: Lançamento do Gol “Bolinha” (2ª geração)
  • 1999: 3ª geração: novos padrões de qualidade e design
  • 2001: Feito histórico: Gol ultrapassa vendas do Fusca (3,2 milhões)
  • 2003: Pioneiro na tecnologia TotalFlex
  • 2005: 4ª geração: linhas mais limpas
  • 2008: Total renovação: 5ª geração
  • 2013: 27 anos consecutivos na liderança; Família chega a 10 milhões de unidades produzidas
  • 2015: 35 anos do Gol; Liderança de vendas na Argentina





  • Cyro

    2015: 35 anos do Gol; Liderança de vendas na Argentina

    Quando nao tem o que se falar do gol no Brasil no ultimo ano ….

    • KevinGR

      2014 – perdeu a liderança
      2015 – declínio drástico das vendas

    • Darwin Luis Hardt

      bem observado. Dizem quando começou a liderança mas temem dizer quando a perdeu, aí falam da Argentina para manter o status ainda da trajetória haha

      • Claro. Marketing é para isso. Eles não iam citar por exemplo, que o Gol ganha na justiça sabe se lá como, a não confecção de recall de 400mil motores 1.0

    • GPE

      Exatamente!

    • Xande

      “2005: 4ª geração: linhas mais limpas”
      hahaha bom eufemismo para esse “PÉ DE BOI”

      • DiMais

        Gol Batido

      • Jackson

        Também tive que rir da 4ª geração: linhas mais limpas” . Aliás acho que essa foi a pior das gerações, afinal houve uma incrível queda na qualidade do produto.

    • João Paulo Barbieri

      Liderança do gol na argentina foi reflexo do kircheneirismo…agora os tempos serão outros.

  • Lucas

    Mudanças sutis, parece que tiraram a dupla parábola do farol, não sei se a Vw faria esse retrocesso… Já que o lançamento ocorre essa semana, vamos aguardar.

    • O do esboço possui duas parábolas. As versões mais básicas com certeza terão farol de único canhão.

  • Mario

    2015: perda da liderança; fiasco em vendas. 2016: mais do mesmo.

    • pedro rt

      ele perdeu a liderança em 2014 nao em 2015, perdeu pro palio fire, e perdeu ano passado pro onix

  • Bruno Alves

    Ué, esse carro aí ta na garagem do meu vizinho!

  • Aloca

    preguiça……………….

  • Rodrigo

    Tirando o parachoque e reorganização interna do farol não vi nada de diferente. Não falaram que iam mudar o desenho do farol?

    • João Martini

      E mudaram, perdeu uma parábola Rs.

    • pedro rt

      a maior novidade e o sistema multimidia, painel e dianteira

  • TV

    agora lascouuuuu , ficou a cara do JETTAAAAAAA
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • Dick Buck

      Cara na moral, quando dei uma primeira olhada rapida na imagem achei mesmo que era um jetta! Kkkkk

  • Gran RS 78

    Gostei da parte interna, mas realmente o desenho externo continua idêntico ao modelo anterior.

  • Gabriel

    O Gol relevante mesmo é só o que virá na verdadeira próxima geração, daqui uns 2 anos.
    Esse vai ser só um face-lift pra encher linguiça.

    • pedro rt

      o verdadeiro G4 chega final de 2017, o “g4” de 2005 nao passa de uma segunda reestilizacao do G2

    • Fernando

      Gol relevante? Amigo, do jeito que é a VW acredito que é muito burburinho para nada. Ano que vem, ou 2018 chegara o tal do novo Gol, mais ai quando a gente for ver, será frente de Golf, traseira de Fox e acabamento de UP.

      A tal revolução? Pago pra ver!
      Nao acredito mais em revolução de design nos carros da vw, principalmente os mais “baratos”.

  • Kaian Reis

    Acho que o Gol mais bonito já feito foi o g5 de 2008

    • RVM

      +1 era top. meu pai teve 1, 1.0turbo.. fora o turbolag e o painel plastico de 5a. o carro era maravilhoso

    • pedro rt

      acho q esse modelo 2017 vai ser o mais bonito de todos ate a chegada do modelo 2018 q sera o nova geracao

      • João Martini

        No blog do Up já tem, e não ficou nada animador.

    • Supernescau

      Concordo. E os dois piores, na minha opinião, são: o primeiro e o G4.A partir do G5 todos parecem mais do mesmo.

      • Kaian Reis

        Já tive um gol G4 branco 2 portas, acho ele bonito também, apesar de achar o interior meio simples no desenho, mas o g5 de 2008 ainda acho o mais bonito rsrs

    • Acho o Gol bolinha, desenho clássico!

    • Artur

      Já eu acho que o “G3” foi o mais bonito. Tinha o melhor acabamento e o design era bem legal para a época.

  • zeh

    ….viva …agora as milhas são redondas….seguindo tendências de baixo custo…modernizando a frota nacional e levando ao nível do século 21…eba!…

    • thi

      ???? Acho assim mais bonito do que a atual da família gol

    • pedro rt

      todas as “geracoes” tveram farol de neblina redondo exceto o g2 e o g6… o g1 nao vou citar pq era acessorio de concessionaria

      • zeh

        kkk;;;mas é ai que a ironia…kkk

  • PEDAORM

    Principal mudança estética deve ser mesmo no interior.

  • Leandro

    Não sei pq essa palhaçada toda de teaser pró gol…esboços…. Todo mundo já sabe como vai ficar- igual a qualquer VW.

  • ciaintima

    sem criatividade.

  • EJ

    Peraí…do lado esquerdo do último modelo, está um carro com faróis biparábola e com luz de neblina com formas quadradas, similares ao Golf Mk7. A dianteira evoluiu ou regrediu?

    O Gol voltará a ser notícia sim. Mas na próxima geração, com bastante impacto. Essa modificação de agora, apesar de benéfica pelo painel, dificilmente será suficiente.

  • Murilo Rodrigues

    Eu assumo que sou fã da Volkswagen, mas quando o pessoal ”cai em cima” no design não tem como defender a marca. Olhando esse esboço por um minuto sem piscar eu realmente vi que poderia ser perfeitamente sem exageros um Gol, Polo(europeu), Golf, Jetta, Passat e todas as variantes dos modelos citados. o único que se salva é o CC da nova geração. Olhando pelo retrovisor fica dificil acertar o carro haha

    OBS 2005: 4º geração: linhas mais limpas…….que linhas?

    • thi

      Fusca e up! …tb sou fã da marca

      • Murilo Rodrigues

        Bem lembrado, o UP! ainda vai calar muita gente!

  • zekinha71

    Dá-lhe geração que não existe.
    Vai gostar de chamar troca de farol por geração lá na Alemanha.

  • Jeremias Flores

    manda ele com 1.0 TSI pfv

    • pedro rt

      vai ter mas nao agora, vai demorar um pouco

  • pedro rt

    o certo seria;

    G1 – 1980
    G2 – 1994
    G3 – 2008
    G4 – 2018

    • thi

      Na verdade o certo é esse .

      • pedro rt

        na verdade coloquei 2018 e o modelo, pq o ano de producao sera ano q vem

    • Falar a verdade, sendo mais rigoroso, a geração de 94 não chegou a ser nova: a plataforma foi exatamente a mesma do original. Assim, a primeira geração durou 28 anos, até chegar a de 2008 baseada na plataforma do Polo.

      • Artur

        Correção: baseada na PQ24, de 1999, mas com algumas partes da plataforma original, de 1980 (como porta-malas), e assim é até hoje!
        Só o Fox é que foi inteiramente construído com base na PQ24 (excelente plataforma, por sinal, apesar de antiga, que lhe ajudou a render as 4 estrelas no Latin NCAP).

        • Bom, como eu disse, “baseada na plataforma do Polo”. Se fosse exatamente a PQ24, eu diria “sobre a plataforma do Polo”.

          • Artur

            Nope. Segundo o dicionário “Michaelis”, o verbo “basear” pode ter como significado “estabelecer as bases de; firmar; fundar-se; referir-se a; reportar-se a; apoiar-se em; originar-se de.”

            Portanto, se for levar em consideração o termo “baseada na plataforma do Polo”, poder-se-ia muito bem interpretar “fundada” ou “originada na plataforma do Polo”, o que faz concluir que o Gol teria sido criado UNICAMENTE sobre a PQ24.

            Ademais, mesmo a palavra “sobre” admite sentidos que não propriamente condizem com o que você supostamente “não quis” se referir, uma vez que, segundo o mesmo dicionário, pode ser traduzido como “em cima de” ou “tomando como assunto, base ou matéria”, de forma que o termo referido pode muito bem ser interpretado como “sobre a plataforma do Polo, com alterações”.

            Como eu disse, minha correção foi sim conveniente para esclarecer o que você escreveu anteriormente.

            Se você se irritou por ter sido corrigido, paciência, meu caro. O mundo é assim. Nem sempre estaremos todos corretos! :D

            • Não me irritei de forma alguma, só prestei um esclarecimento. E não havia o que corrigir, a plataforma do Gol G5 foi realmente “fundada” ou “originada” na plataforma PQ24, exatamente como a boa gramática sugere e seguindo exatamente os sinônimos da palavra “baseado”. Se eu quisesse dizer que o Gol utilizou a tal plataforma UNICAMENTE, eu diria que o Gol foi construído com ou sobre a plataforma do Polo, e não que se baseou na plataforma dele.
              O seu texto de resposta utilizou exatamente as mesmas palavras da minha mensagem original, que foram “baseada na PQ24”. Se é baseada, por certo que não foi utilizada a plataforma original. É como um filme “baseado na obra literária de…”. Significa exatamente que foi originado na obra, mas não é fiel a ela, é isso que a palavra “baseado” quer dizer nesses casos (fincou base).
              É aquela coisa, “para bom entendedor, meia palavra basta”. Eu utilizei a palavra inteira. Mas, se para o seu entendimento achou necessária a intervenção, tranquilo então.
              Grande abraço. Sem problemas.

              • Artur

                Ok. Eu entendi seu comentário. Minha intenção foi só complementar a informação mesmo. Talvez tenha me equivocado em usar a palavra “correção”! Rsrs
                Só não vou editar lá para não perder o sentido da conversa.
                Abraços!

    • Artur

      Exato. E o Gol bola não sei nem se pode ser chamado de nova geração, já que usou a mesma plataforma do primeiro Gol, de 1980.

    • Fábio

      Se formos rigorosos, na verdade só existe 2 gerações.
      G1 – 1980
      G2 – 2008
      O “Bolinha” G2 e a “revolução” G3 são da mesma plataforma do G1. E tem os mesmos problemas do G1 como direção alinhado para direira, motor longitudinal com tração dianteira (como pode isso???) e etc.
      Portanto, a rigor, só houve 2 gerações até agora.

    • Jackson

      Correto!

  • Handlay P.B.

    Esqueceram falar de 2014 quando ele ficou em 2º mais vendido e em 2015 quando ele foi o 5º…

  • pedro rt

    qria ver mesmo era o G8 ,dizem q vai ter muita coisa de GOLF ele, a comeeçar pela plataforma, suspensoes e cambio…

  • Joildo Dias

    Internamente parece está legal, mas externamente aparentemente não mudou nada, acho que não volta mais ao topo mudando tão pouco assim, mas vamos aguardar as novidades kkkkkk…..

  • É… essa remodelação é só para manter o modelo em linha até a chegada da nova geração com plataforma MQB. As mudanças exteriores são sutis demais para mudar algo na trajetória descendente de vendas do modelo. Até porque a VW não vai trabalhar com preços mais aprazíveis.
    O interior eu achei que deu uma boa evoluída, mas não será o suficiente para apimentar as vendas do modelo. Talvez o motor 3 cilindros possa ser um suspiro, mas eu duvido.

    • Eu acho que vai vender mais sim. o fator novidade é sempre preponderante no nosso mercado, quer seja uma novidade mínima ou não. Vide o FOX que tem vendido bem depois do tapinha no visual.

      E o Gol tem um nome muito forte ainda. O que falta pra ele vender mais são preços mais convidaditos, a saber, a VW ser melhor de negociação, e ter uma telinha multimídia. Brasileiro adora multimídia, vide ONIX.

      • Concordo que preços mais convidativos poderiam surtir impacto em termos de vendas na família Gol. Mas esperar preços competitivos por parte da VW… melhor pegar uma cadeira e ficar sentado.
        Dessa vez o “tapinha” foi leve demais, pelo que vi nas fotos. O Fox ainda mudou formato de lanternas, faróis, capô, para-lamas. É muito notável a diferença da versão mais nova para a antiga. No Gol e Voyage ficou discreta demais a remodelação. O painel mudou para (muito) melhor. Mas não acho que sozinho tenha potencial para influenciar significativamente na curva de vendas dos modelos. Se tivessem ousado nos motores… colocar o 1.0 TSI em substituição ao 1.6 8V seria uma ótima pedida.

        • Sim, mas hoje em dia acabamento interno tem se tornando muito importante para os consumidores que se cansaram de pé de boi.

          E ‘só’ motor não adianta se o preço for caro, vide o UP TSI. Parece que o mercado de popular quer preço e tela multimídia, só.

          Mais uma vez cito o ONIX: possui motorização antiquada, mas tem um telhinha multimídia, tá vendendo igual a àgua no deserto.

          Poucos brasileiros se ligam em motorização moderna.

  • Cidadão

    Mais do mesmo. Segundo facelift da mesma geração

  • JoãoAVR

    Meu pai dirige um Gol G6, e sinceramente, é só ele. O carro é mais desconfortável que meu Uno.

    • Bruno Bayern

      tb n apela, pois o uno é um carro horrível em td, mas gosto é gosto!

      • JoãoAVR

        Não estou apelando, até pq não sou fã boy de marca.
        Tanto o Gol quanto Uno pegam bastante estrada, no Uno eu dirijo mais de quatro horas sem descer do carro, no Gol se não der uma parada cada duas horas não tem coluna que aguente.
        Única coisa que eu gosto no Gol é o cambio, mas isso pq o cambio do Uno é pior que o da Kombi 73 que meu pai tem também.

  • Carol Vieira

    No site Car Blog já foram postadas as fotos reais dos “novos” Gol e Voyage.

    • Eduardo Jara

      Eu também já vi as fotos, só que no Google. Que decepção me deu quando vi.

  • DTF

    35 anos de Gol e APENAS 3 gerações!!!! Uma vergonha!!! Não me digam que as reestilizações que tiveram durante essas gerações caberiam chamá-las de uma geração nova…

  • edgar__rj

    2015 = morreu

  • Aldo Raine

    Logo voltara ao lugar que sempre pertenceu.

  • Eduardo Brito

    O único problema dele é ser monoparabola.

    • Fábio

      E as 3 estrelas na Latin Cap? E o espaço interno ridículo? E os pedais deslocados pra direita? E o eixo-traseiro de Gol BX? E o motor 1.6 8V do século passado?

      • Eduardo Brito

        3 estrelas da LCap: Está na media do Segmento. Espaço interno: Idem Pedais: Eu ja dirigi o novo gol e isso não incomodou. Eixo: Idem 1.6 8v: Nada de anormal no segmento.

        • Fábio

          Não está na média nada. Palio, HB20, Ka, March, Etios, todos os concorrentes tem 4 estrelas. O Onix não conta pq recebeu reforços estruturais e o modelo 2016 não foi testado. Espaço interno é menor que Onix, Etios, Ka e March. Só é equivalente ao HB20 e Palio. O espaço atrás é péssimo. Direção deslocada para a direita, herdado da plataforma anterior que causa desconforto. O eixo do Gol BX na teoria não causa nada, mas na prática visa a redução dos custos o que impacta na segurança. Motor 1.6 8V velho e ineficiente. O famigerado SPE 1.4 do Onix tem quase o mesmo desempenho e é mais econômico (ganhou A no Inmetro). Porém, é um motor 1.4. Os 1.6 da Hyundai, Nissan e Toyota oferecem motor muito melhor e eficiente que o 8V.
          Não é a toa que perdeu a liderança. A concorrência oferece opções muito melhores. E isso pq não disse das revisões de 6 em 6 meses.

          • Eduardo Brito

            Todos esses carros são mais novos que o gol, por isso que eu falei que a segurança está na média do segmento.

            • JAC

              Volkswagen mostra novo Gol ???

              • Eduardo Brito

                O Gol é de 2008.

                • JAC

                  Volkswagen mostra novo Gol .

                • JAC

                  Volkswagen mostra novo velho Gol de 2008 perfeito!

        • JAC

          Veja o vídeo no YouTube com título “Acidente entre um mini Cooper e um gol” antes de comprar esse carro.

          • Eduardo Brito

            E quem disse que eu vou comprar ele?

            • JAC

              Ainda bem!!!

  • FPC

    Já sairam as fotos reais dele em outros sites.

  • Ronaldo Osodrac

    Eu sou do tempo em que as fabricas mudavam o ano-modelo e as únicas mudanças eram as calotas e o revestimento dos bancos o carro ficava igual por mais de dez anos. Hoje os carros mudam pouco mas pelo menos mudam e mesmo assim o povo nunca esta satisfeito. Com relação ao preço nenhum carro no brasil pode ser considerado barato.

    • Jackson

      Também sou do tempo que mudavam calotas, frisos e revestimento de bancos. Entretanto naquela época só havia a concorrência interna, pois o mercado era fechado. Hoje o mercado está aberto a novos produtos, mas algumas continuam vivendo do passado, mantendo a tradição em mudanças apenas cosméticas.

  • EuMeSmObYmYsElF

    tem certeza de que não é o esboço do Jetta?

    • Renato Dias

      É óbvio que é o Golf 2017!

  • Autofahrer!

    Por mim, mata este ai, renova o Up! como o europeu e produz o Polo MK9.

  • Fabão Rocky

    A VW esqueceu-se (ou não quis) colocar as reestilizações do Gol quadrado. Os Gols G3 e G4 não são novas gerações, são apenas reestilizações do Gol Bolinha, ou seja, o Gol G5 na realidade é o G3. E ainda tem quem chame esse novo Gol aí de G7. kkkkkkkkkkkkkkk.

  • Fabão Rocky

    Se a frente n mudou quase nada, imagina a traseira.

  • Fábio

    É com isso que pretendem recuperar a liderança? A VW já desistiu do Gol.
    RIP.

  • DiMais

    VW não adianta querer viver de passado, o Gol vendeu muito em outras épocas.. hoje é coadjuvante e tem que correr atrás da concorrência.

  • Renato Dias

    Perg. Qual a diferença do novo Gol comfortline para o novo Golf comfortline?
    Resp. R$ 20.000,00.

  • João Quaresma

    Novo gol????? onde ?????

  • Marcos Wild

    O Gol era Gol de verdade até a geração G3 em que a mecânica era a mesma do Gol “quadrado”, motor AP que era derivado dos Audis antigos, suspensão mais resistente na dianteira.

    Depois o Gol foi só caindo em qualidade,

    E que o Onix continue sempre líder

  • Marcelo SR

    A grade do párachoque sofreu uma “involução”… Era bonita e ficou bem feia.

  • JAC

    Aceita que dói menos,VW ‘Das Fraude’ vai investir na China,o Brasil do PT que se F@D&!!!

  • Ai você conta do 1 até o 4, é a primeira Geração, do 5 ao 7 segunda Geração, isso na vida real heheheh!!! Agora de desenho na “1ª” Geração faltam 3, na “2ª” tudo normal, na “3ª” apenas uma, posso está errado, mas isso que eu lembro de ver nas ruas hehe!!

  • Nando380

    O que matou nesse gol foi o farol de milha redondo não faz harmonia com nada do carro, poderiam ter feito no formato retangular e também a falta da opção do 1.0 TSI no UP esse motor responde bem no gol seria uma boa opção. O que seria ruim o preço.

  • sassa

    na hora que olhei a frente do gol, lembrei a do agile kkkkk

  • Alexandre

    para mim, o gole sta na terceira geração…
    Segue abaixo algumas mudanças que considero significativas ao lingo da evolução do GOL.



Send this to friend