EUA Finanças Governamental/Legal Mercado Montadoras/Fábricas Volkswagen

Volkswagen: Multas bilionárias podem gerar cortes de emprego

vw-alemanha

Bernd Osterloh, membro do conselho administrativo da Volkswagen e representante dos trabalhadores da Baixa Saxônia dentro da montadora, disse que as multas bilionárias que os EUA podem impor sobre a empresa, poderão acabar em um grande impacto social, custando o emprego de dezenas de milhares de pessoas.

A mensagem de Osterloh é direcionada também ao governo americano, como um apelo por conta das multas que a Volkswagen poderá pagar por conta do Dieselgate. Para o executivo, o impacto seria social e político seria “dramático”.

Elon Musk e um grupo de executivos da indústria automobilística fizeram um pedido formal à justiça americana para que as pesadas multas que poderão ser aplicadas à Volkswagen, sejam revertidas em compensações obrigatórias no mercado de carros elétricos.

A ideia é que a Volkswagen fosse obrigada a aplicar o montante decretado pela justiça em lançamentos de carros elétricos e sua eventual produção nos EUA, ampliando assim a participação do segmento no mercado americano.

volkswagen e-golf 1

Essa compensação pode variar entre US$ 18 bilhões e US$ 40 bilhões, que é a estimativa das multas que a Volkswagen poderá ter de pagar. Em termos mais lógicos, o valor seria um investimento gigantesco, que faria com que o mercado americano entrasse definitivamente na era do carro elétrico e seria uma vitória para os esforços da Califórnia e dos EUA em questões ambientais, de acordo com Elon Musk.

Para a Volkswagen, a compensação custaria ter que mudar toda sua estratégia financeira para atender exclusivamente os EUA e criar um lineup de carros elétricos possivelmente igual ou maior que aquele proposto para a China. Lá, a VW pretende lançar 20 modelos totalmente plugados.

Líder mundial em elétricos? Se a compensação for aceita pelo tribunal, a montadora “corre o risco” de liderar essa nova geração de automóveis no futuro e dominar quase que completamente o mercado americano, exceto se a compensação incluir o compartilhamento de tecnologia com os rivais, a fim de evitar um monopólio do mercado. De qualquer forma, nesse caso, todos saberão que a origem é VW.

[Fonte: Reuters]





  • Bruce Wayne

    Louco.

  • Fabricio Conchon

    Deveriam ter pensado nos empregos antes de fraudar….

    • carnero

      FATO! Falou tudo amigo….

    • Renato Duarte

      uma Ram 3500 ( do grupo FCA ) em sua configuração mais potente,, polui mais do que 10 VW diesel. Pesquise e verá que não é só ela que emite acima dos niveis aceitáveis.

      • Fabricio Conchon

        Não há lógica alguma no seu pensamento…. Um Navio polui mais que um helicóptero… E dai? Por esse motivo a VW pode fraudar e mentir sobre seus resultados?

        • Renato Duarte

          Seguindo então ai a lógica da sua imposição sobre o meu pensamento,, já que é aceitável um navio poluir mais que um helicóptero,, então uma RAM pode poluir mais só por que é grandona que tá tudo certo né???

          • Fabricio Conchon

            a questão não é quanto se emite.. mas sim uma empresa fraudar e mentir sobre o quanto emite… não entendeu ainda?

            • Renato Duarte

              mas não foi a empresa e nem os executivos dela, meu caro,, foi engenheiros com alguma autonomia que fizeram o projeto. E mais, só trouxa cai nessa jogada de marketing que fez tolos como você, acreditar que é errado um carro parado poluir menos do que quando estiver andando.

              • Fabricio Conchon

                Devo ser realmente muito tolo, pra discutir com alguém que não tem argumentos, e me ataca sem nem mesmo conhecer.. E também devo ser muito ingênuo.. pra achar que o que os engenheiros fazem é por conta própria… que eles também não tem chefia, e que o que uma montadora do tamanho da VW decide fazer pra fraudar um teste fica restrito à uma mesa de baralho num final de semana, entre engenheiros… Sim, eu que sou tolo… Você que tá certo. Aproveita que tá defendendo a Fraude, pega uns trocos e ajuda os caras a pagar as multas… não serão poucas… Há muitos e muitos tolos e trouxas que não compactuam com fraudes… Esperto é você.

                • Renato Duarte

                  Não irei precisar ajudar ninguém da VW a pagar multas,,, já está sendo feito o acordo de compensação, meu caro, e com isso ao invés de pagar “multinha”, a VW usará o dinheiro para lançamento de modelos elétricos ( tá meio por fora das novidades né ) e assim não vai precisar fechar as portas nem demitir milhares de funcionários mundo afora,, você deve estar bem triste por que esses empregos na VW serão mantidos né??? rsrsrsrsrs

                  • Fabricio Conchon

                    Pq ficaria triste.. pelo contrário. Tomara que os empregos sejam mantidos mesmo… Triste é ver alguém agir como torcedor de marca… Alguém defender o indefensável… Alguém que se acha o malandrão.. e que acha que ganhou alguma coisa, quando todos sabemos quem foi que perdeu… Vai lá volkista… Boa sorte… Você é um vencedor! Quem está por fora é você… não só das novidades, como do Planeta… tá por fora do mundo… é o único a comemorar… Parabéns… GANHADORZÃO!

                    • Fabricio Conchon

                      “Os prejuízos trazidos ao Grupo Volkswagen pelo diseselgate serão “substanciais e dolorosos”, disse o CEO da companhia, Mathias Müller, em encontro com empregados na sede em Wolfsburg, na Alemanha, na terça-feira, 8, segundo reportou a agência Reuters. No mesmo evento, o membro do conselho Stephan Weil alertou os colaboradores que mais fatos negativos devem vir à tona nos próximos meses com a ampliação das investigações da promotoria alemã que apura como a empresa fraudou as emissões de poluentes de 11 milhões de veículos diesel vendidos em todo o mundo pelas diversas marcas do grupo. “Este ano nós provavelmente seremos confrontados constantemente com notícias desconfortáveis relacionadas ao dieselgate”, disse Weil, que é primeiro ministro do Estado da Baixa Saxônia, o segundo maior acionista individual da VW, com cerca de 20% das ações. “… Com relação ao assunto, um fanático Volkista comentarista de blogs defendeu a VW, e disse que isso é intriga da oposição, algo como um golpe Russo.. um ataque à sua linda e amada VW… e que vão se vingar, nem que pra isso cada fanático tenha que comprar 3 vw zeros, com motor AP….

                    • Renato Duarte

                      único a comemorar, não. Muitos estão comemorando, falar que é fraude é muito fácil, quero ver você comprar um carro elétrico e parar de poluir já que você mora no brasil e aqui só carro elétrico não polui, então larga de ser o hipócrita ecologicamente correto e para com essa sua obsessão por punição desnecessária.

                    • Fabricio Conchon

                      pode ficar tranquilo, não tenho VW… então a poluição que meu carro emite pelo menos não é fraudada… E também pode ficar calminho, e voltar a lustrar o VW na parede… pq não sou eu que vou atribuir as punições…. Da mesma forma, o planeta também pode ficar tranquilo, pois também não será você… E a punição exemplar servirá pra que novos casos como esse não ocorram. ““Até onde podemos dizer o prejuízo no balanço não será pequeno, mas felizmente a Volkswagen tem uma forte robustez econômica”. O grupo separou no ano passado € 6,7 bilhões para cobrir parte dos custos de reparação dos veículos envolvidos na fraude de emissões, com campanhas de recall que foram iniciadas na Europa no início deste ano. Mas, segundo especialistas, o valor não passa nem perto dos muito bilhões que a companhia poderá ter de pagar em multas e indenizações judiciais.”… uauauauauauau os fãs não cabem em si….

                  • Fabricio Conchon

                    CEO renunciando… multas bilionárias… “No terceiro trimestre de 2015, a empresa perdeu 1673 milhões de euros” “ucro líquido caiu 54,1%, entre janeiro e setembro, para os 3.990 milhões de euros, em comparação com o período homólogo de 2014.”…

                    prejuízos estimados em 344 bilhões de reais… E JÁ TEMOS UM GANHADOR… UM SÓ GANHADOR! RENATO DUARTE.. O GÊNIO.. O ATUALZÃO… O SÁBIO.. aquele que fará da fraude uma excelente oportunidade de negócio e fará com que a VW converta o escândalo em lucro… Aquele que tudo sabe e tudo vê… Ele e os engenheiros que fraudaram sem ninguém saber.. auauauuauuuauau Obrigado… Me fez rir numa semana bem difícil.

                    • Renato Duarte

                      Continue assim,,,

                    • Renato Duarte

                      Continue ai com sua certeza de que um carro em movimento não deve poluir mais do que quando está estacionado. Continue assim, amiguinho.

                    • Fabricio Conchon

                      nossa… esse argumento muda tudo…. Acho que todos os governos do mundo deverão indenizar os fraudadores depois que você levantou essa grande prova aí….

                  • Fabricio Conchon

                    “multinha” ahahahahahahahahahahhaahahhaa
                    ahahahhaahha

  • zekinha71

    É só cortar empregos no ABC que o resto do mundo nem vai ligar.

  • Joaquim Grillo

    Antes impacto social do que natural

    • th!nk.t4nk

      O problema nesse escândalo nunca foi poluição. Até porque as banheiras americanas poluem muito mais do que os VW adulterados. O problema foi a mentira, e a repercussão política.

      • ObservadorCWB

        Ué…e só você conhece isto ? Parece-me uma leitura bastante simplista de algo que até mesmo os CEOs da VW já afirmaram ser um “terremoto” para a empresa. A fraude foi nítida e DELIBERADA. Se vc ler matérias de HOJE mesmo aqui no NA fala justamente que o americano AINDA QUER DIESEL…e AINDA QUER VW. O consumidor de lá não é o mesmo analfabeto da Banânia não. Você reiteradas vezes escreve como se fosse um mero “golpe” americano na “coitadinha” da VW…. a briga é de cachorro grande…há coisas e detalhes que nossa pequenez neste mundo nem chegam a desconfiar.

        • wagner

          vw é alemã e concorrente dos americanos. Se o governo do EUA conseguir quebrar as pernas do grupo vw e beneficiar as empresas americanas, porque perder essa oportunidade. Acho que ate dilma faria o mesmo. kkkkkkkk

        • th!nk.t4nk

          ObservadorCWB, só não seja inocente. As duas partes nessa história só estão pensando em mercado e lucro. Ninguém é coitadinho aí. A VW foi sacana e o governo americano igualmente sacana. Não é a primeira montadora a passar por situação semelhante nos EUA, e nem será a última.

          • ObservadorCWB

            OK. Mas repare na resposta ao wagner…postei o link da França tomando a mesma decisão.

          • Deadlock

            Cara, o governo americano está aplicando a lei, lá não é bananalândia, eles não podem fazer o que querem, muito menos mentir. Ainda que estão dando uma chance para investir nos elétricos.

          • PCPartsFan

            Exatamente, os democratas é o PT dos americanos, eles tem bases eleitorais nos sindicatos principalmente ao UAW (United Auto Workers) os democratas adoram bater em empresas estrangeiras

            • Edson Fernandes

              Se pelo menos o “nosso” PT fosse de longe alguma coisa que eles fazem para os EUA eu iria dizer que preferia o PT a qualquer partido. Mas está muito longe de ser assim.

      • PCPartsFan

        O governo americano através da CIA sabia há muito tempo desses problemas, a questão é apenas o “timing” porque somente agora ?
        Olhe só o que está acontecendo na Alemanha e na Europa com os refugiados ?
        E adivinha quem começou toda essa bagunça ?
        Se o EURO acabar quem ganha com tudo isso o dólar ? Coincidência ?

  • JAC

    “Vamos este ano, provavelmente, a cada momento e, em seguida, ser confrontado com notícias desagradáveis ​​relacionadas com dieselgate”, Stephan Weil, primeiro-ministro da Baixa Saxônia,

  • Boa idéia hein? Compensações podem ser mais benéficas para o mercado, meio ambiente e a sociedade, do que multas que irão para os cofres públicos e terão destino obscuro.

    • th!nk.t4nk

      Sim, mas daí o governo americano perderia a oportunidade de dar uma paulada forte em uma montadora estrangeira. Não vamos ser inocentes, os americanos estão pensando muito mais na concorrência do que em qualquer coisa.

      • Artur

        Bem observado.

      • Claro, sempre há uma segunda intenção, concordo.

  • Artur

    É como diz aquele velho ditado: “a corda sempre arrebenta no lado mais fraco”. Quem vai pagar a conta da irresponsabilidade dos executivos da VW são os pobres dos seus funcionários.
    Aposto que os executivos continuarão recebendo seus gordos salários…

    • ataide13

      o Grande problema é que grande salario que eles recebem que cobriria rombos de até 40 bilhoes.
      Infelizmente se a VW sofrer esta multa, não há desempregos que deixarão ela em bons lençóis.
      Vejo que se esta multa estourar, além de demissões em massa a venda de algumas marcas que ela comanda serão vendidas, pois apesar do governo alemão deter parte da Das Auto, com certeza ela não arcará com prejuizos estratosfericos até para uma economia grande e forte como a alemã.

      • Artur

        Ah sim, o que eu quis dizer é que os funcionários é que pagarão o preço dos erros dos executivos, e nunca o contrário.
        Tinham de mandar embora de cima pra baixo, e não o inverso…

    • Doccar

      A participacao da VW no mercado americano e desprezivel somente pra vc amigo. Alem dos carros VW estarem alta crescente naquele pais, antes do dieselgate, a Audi, tb estava em plena ascensao..principalmente seus carros a diesel.

      • Bruno_O

        Pra ele e pro resto do mundo, venda da VW nos EUA sempre foi desprezível e piorou depois dos escândalos. Lá só vende carro japonês e americano, afinal americano ou é esperto ou patriota.

      • Holandês Louco

        Só para ilustrar, a picape Ford F, primeiro lugar em vendas, vendeu o dobro do que a VW inteira em 2015 lá nos EUA.

        VW 370 mil = 2,1% do mercado.
        EUA 17.470 mil

    • sepchampions

      Poderá liderar o mercado de elétricos nos EUA.

      • Artur

        Competindo contra Toyota Prius e Tesla? Eu não acredito que isso aconteça tão cedo…

  • ataide13

    Cara, este Elon Musk é fantastico, pois além do cara ser um inovador e visionário, ele quer que outros façam o mesmo.
    A visão dele em que a Volks ao invés de sofrer uma pena em multa, seja revertido em investimentos, é genial e além disso para a empresa dele pode ser arriscado, visto que se caso ocorra a segunda opçao para a VW e ela não seja obrigada a fornecer a experiencia dela para outros, a tesla pode vir a não vingar da mesma forma que olhamos hoje um futuro prospero para ela, pois imaginem o investimento de 40 bilhoes de dólares em tecnologia elétrica.
    A VW se tornaria a maior do mundo nesta tecnologia, talvez nem dando espaço para outras.

    • Aldo Raine

      Tbm me perguntei isso, Porque o dono da Tesla esta arriscando seu futuro mercado tornando uma concorrente como a VW pioneira em tecnologia elétrica

  • seichonoie.

    como se conserta fraude da volks ? fraude do PT tambem da pra consertar? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Leonel

    Achei sensacional a ideia, só traria benefícios para todos, mas claro, tem que compartilhar know how.

  • Tosoobservando

    Sera que eles acham que os Eua é igual o Brasil? kkk que é uma republiqueta bananeira que é so molhar a mao de alguns e choramingar pra outros que abre as pernas e faz o que querem? Os alemães não sabem o terreno que pisaram, deviam ter investido mais aqui, china e outros países emergentes que nunca ninguem nem teria descoberto a fraude.

  • Murilo Soares de O. Filho

    Não adianta falar em impacto agora social agora…errou deve pagar com multa sim, quando fazemos merda, não pagamos, não é diferente pra ninguém…agora assume as consequências, é o mesmo que dizer aos Brasileiros se continuarmos a protestar e insistir no Impeachment de Dilma, irá causar mais problemas sociais e políticos.

  • Gavlan The BeerMaster

    Essa solução gera impunidade, mas tem gente que acha que não, então nem vou entrar em detalhes…
    E dispenso discussões…

  • PerobaC

    Se fosse no BR, a VW iria alegar calúnia, difamação, e diria que mereceria respeito por ser ex-maior montadora do Brasil.
    Contrataria um bando de advogados do diabo para defender a empresa e emiitir habeas corpus sempre que fosse convocado para depor.
    Convocaria os tupiniquins fanáticos pela marca a defender as falcatruas da montadora no dia 13/Março.
    Prepararia um dossiê da Amarok alegando que a pick-up não é um produto VWB, porque é importada e fabricada com peças de outras empresas como a BOSCH, VALEO, etc.

    E declararia que não há nenhuma montadora no BR que fez mais pelo país que a própria VWB …

    • Artur

      Pior que é verdade! kkkkk

  • Canal do Rugani

    Ta parecendo o Brasil, os grandões fazem merda e qm paga é o povo, ahahah

  • 1945_DE

    Deveriam ter pensado nisso antes de fazer a falcatrua. Agora vai ficar na impunidade. O problema que como o mercado no Brasil está em crise, parte desses empregos serão cortados aqui, aonde não temos nada haver com a história.

    • Tosoobservando

      É muita ingenuidade colocar a culpa dos empregos mandados embora aqui nesse problema que a VW vai passar la, afinal TODAS aqui estao demitindo, claro que usarao isso como desculpa, mas demitiriam mesmo se fossem a lider mundial. Brasil ta afundado.

  • Murilo Rodrigues

    Interessante idéia pra Volkswagen, em um problema gigantesco pode se resolver com uma solução melhor ainda e talvez ser pioneira na produção dos carros elétrico em grande escala.

    Se eu fosse CEO Global da VW e o Governo Norte americano aceitasse esse ”acordo” já emitiria agora para o departamento de criação e engenharia foco total em projetos globais de carros elétricos e híbridos, a mancha foi feia mas tem conserto. MUITO TRABALHO!

  • DiMais

    o Elon Musk quer postos de recarga pelo país e se conseguir jogar a responsabilidade para a VW melhor ainda, afinal os carros e baterias ele já tem…

  • Ricardo

    Como dizem! A crise nunca é do patrão!

  • Felippe

    É o preço que se paga pela ganancia, pena que talvez quem vai pagar essa conta vão ser vários pais de família, tomara que a justiça do EUA reverta a multa em investimento mesmo

  • Felipe

    Queria ser a primeira… E mostrou ser.
    Primeira em irresponsabilidade.

  • Artur

    Completamente inexpressivo.