EUA Governamental/Legal Mercado Volkswagen

Volkswagen não pediu nova autorização para vender carro diesel nos EUA

passat-tdi-usa

A Volkswagen não renovou o pedido à EPA para comercialização de carros diesel nos EUA. Como se sabe, os modelos pré-2015 da empresa possuem o software fraudulento, que deu origem ao escândalo Dieselgate.

Mas, a Volkswagen tem estoques de modelos TDI mais recentes nas concessionárias que não passaram pela correção, que ainda nem começou e muito menos foi aprovada pela agência. A EPA diz que a VW precisa dissipar as dúvidas sobre a correção, para então retomar as vendas.

Nos concessionários, os modelos 2015 e 2016 estão há pelo menos 10 meses parados esperando por uma solução. Caso a correção seja aprovada, os revendedores poderão assim faze-la e então liberar os veículos para comercialização. Isso sem contar os 475 mil clientes que aguardam uma solução para o caso, parte pode querer a correção no lugar da recompra.

No caso dos lojistas, eles sabem que o processo é lento e muito antes de ser liberada a correção, ela será testada exaustivamente para se verificar sua eficácia. Recentemente um grupo de consumidores europeus detectou que o Audi Q5 2.0 TDI passou a poluir mais depois da correção, o que depõe contra uma solução pretendida pela Volkswagen.

Além disso, a Alemanha já quer aplicar multas ambientais na Volkswagen, mesmo que a montadora não precise indenizar os consumidores. O montante pode chegar a centenas de milhões de euros. Na Coréia do Sul, as autoridades anunciaram que vão barrar as vendas da empresa no país.

Para os concessionários americanos, resta esperar. Quando a correção chegar, haverá outro problema, a desvalorização. Com as imagens do TDI e do Clean Diesel manchadas, o consumidor vai querer desconto, isso sem contar o abatimento por conta do ano/modelo, outro agravante para gerar um prejuízo aos revendedores.

[Fonte: Automotive News]





  • CanalhaRS

    Põe tudo na conta do Winterkorn…

  • cleiso

    Não errado vão por tudo na conta da vw brasil , aliás saveiro ja ta quase 80 milha.

    • Pacheco

      Ou vão mandar os carros pra cá depois que liberarem os Diesel.

  • Eduardo Brito

    Quem vai querer comprar VW com motor diesel lá nos EUA? Mesmo que o problema for resolvido, a VW vai ter que dar bons descontos.

    • Rmx

      Com desconto talvez muitos prefiram pagar menos e de quebra economizar no posto, fazendo 25 km/l no Diesel que 5 km/l na gasolina naquelas banheiras. Que também na maioria não possuem a mesma qualidade no acabamento como um AUDI ou Passat.

      • Edson Fernandes

        Acabamento no Passat Americano?

        Perceba que ele é bem distinto do modelo europeu e bem inferior nesse aspecto.

    • ObservadorCWB

      Sem contar que passa a imagem de incompetência. Pois não conseguiram adequar as normas. Lembre que MB e BMW continuam vendendo sem problema algum.

    • Augusto

      Os americanos se rendem por um “high MPG”

    • Doccar

      Quem não se importa com o meio ambiente, e tem mt gente..
      Garanto que mts q compraram os VW fraudulentos não vão querer corrigir o carro.

  • ALVIN_1982

    Se eu fosse responsável pela VW nos EUA, eu trocaria todos os motores a diesel por V6 a gasolina da Touareg, pq polui menos. (ironia). Não entendo como podem aprovar motores V8, V10, V12 a gasolina, beberrões e altamente poluidores, Caminhões, ônibus e carretas a gasolina, e não permite motores diesel, mesmo q alterados poluem infinitamente menos que esses citados. Foi fraude, foi, mas deveria valer pra todos essa questão ambiental. Claro, sabemos que os americanos nunca gostaram da concorrência européia, e isso sempre foi uma guerra fria automobilística nos EUA, para proteger seu mercado e suas fábricas.

    • Augusto

      O que eu acho mais estranho é que não “estorou” nada sobre os motores diesel da concorrência (MB,BMW,Ford,Jaguar/LR…). Duvido que estejam “limpos”.

      • Pacheco

        Confesso que tbm duvido viu.

      • thi

        o problema é que a vw estava começando a vender muito no diesel ..ai acho que os americanos ficaram doidos, ja pensou alem das orientais no top a vw tb , coisa que eles jamis vão deixar

    • Louis

      Em país sério, é bom obedecer a lei. Houve má fé, então vai ser punida exemplarmente.
      Mas o ideal seria punir pessoalmente os principais responsáveis, ou seja os dirigentes que tiveram esta “brilhante” ideia.

  • thi

    vou ser sincero, acho que para a vw acabou nos eua. ahco que ficaria so com a porsche por lá,mas mesmo assim se ela insistir ,so daqui auns 7 anos ela vai voltar a estaca zero nesse mercado com relação a lucro e imagem desvinculada a fraude.

    • Tosoobservando

      Audi?