Europa Mercado Montadoras/Fábricas Sedãs Volkswagen

Volkswagen para produção do Phaeton por conta do Dieselgate

volkswagen phaeton china 2015 2

A Volkswagen decidiu paralisar a produção do sedã de luxo Phaeton, que é fabricado em Dresden, Alemanha. O corte foi devido ao programa de redução de custos, a fim de captar dinheiro para as despesas com o caso Dieselgate.

Como já se sabia, a Volkswagen tinha um dos maiores prejuízos com a produção do Phaeton. Lançado há 13 anos, o sedã de luxo é um dos primeiros cortes em produtos não rentáveis dentro do grupo alemão. O corte anual em investimentos também é grande, chegando a € 1 bilhão.

Ainda assim, a Volkswagen continua pensando em um sedã topo de linha e planeja para 2019 a chegada do Novo Phaeton, que será híbrido e terá seu principal mercado na China. Em 2014, apenas 4 mil unidades foram vendidas.





  • 787 Dreamliner

    Tá aí um carro que eu gosto, com design discreto e bonito, conjunto mecânico finíssimo, um baita de um carro! Injustiçado pela falta de “pedigree”!

    • V12 for life

      Tirando a parte do pedigree tudo se aplica a qualquer VW Europeu.

    • Filipe Augustus

      Eu já vi esse carro pessoalmente, e ele impressiona mais pelo porte que pelo design, parece um Passatão misturado com Touareg.

    • Antonio

      Pelo amor de Deus cara, dizer que o único problema dele é falta de pedigree é um grande erro. Esse carro já está super antiquado, não tem nem condições de se equiparar aos seus concorrentes. É a mesma coisa que a nossa Tucson no segmento de SUV’s.

      • 787 Dreamliner

        Ok, eu concordo, mas esse carro é de um estirpe, que mesmo com 13 anos de carreira, a tecnologia embarcada é tanta que demora ficar defasado, lógico que seus concorrentes estão superiores pois na época que o PHAETON foi lançado ele não deixava a desejar em nada perante a trinca alemã classe s, série 7, a8, ele não recebeu as atualizações pois na vendeu como o esperado, porque muitos se recusaram em comprar um Audi a8 com emblema Volkswagen! A propósito escute o ronco do w12 do PHAETON e VC verá que é um baita de um carro!

    • Rafael Trindade

      Tive o prazer de ver um 2006 nos EUA. Ele é gigante e assusta um pouco pelo tamanho, mas o pouco que deu pra ver por dentro dele, é luxo puro. Imagino o que é guiar um carro destes.

      • 787 Dreamliner

        Nunca o vi ao vivo, só de ver as fotos internas, dá para imaginar o nível de conforto e luxo, falar que um carro desse nível “não presta”só por ser um vw é um argumento puramente infundado!

        • Rafael Trindade

          É um carro que impressiona em todos os quesitos, quem vê ao vivo, tem a mesma sensação.

  • thi

    Carrão !

    • 4lex5andro

      literalmente, um sedanzao de 5 metros e quase 2 toneladas ..

      tao bom quanto um audi, mas sem a mesma grife ..

  • Bruno Silva

    Apesar de ser um bom carro, já estava muito defasado perto da concorrência. Até o Passat está melhor que esse carro em alguns aspectos, aguardemos uma nova geração.

  • V12 for life

    Não entendo porque não transfere logo a produção para a China e retira esse carro dos outros mercado, é o mais lógico já que não se planeja tira-lo de produção.

    • 4lex5andro

      essa ideia de produzir o phaeton em solo chines, deveria valer para a proxima geraçao em 2018 ou 19 ..

  • Gavlan The BeerMaster

    Eeee dona VW, essa brincadeira saiu caro.

  • Lêandro Todt

    Existe algum no brasil?

    • Junoba

      Não. A não ser que tenha chegado por importação independente, o que eu desconheço.

    • leitor

      Eu ja vi um no Nordeste. Se não foi pra um país vizinho deve estar por aí. Lindão.

  • Iran Borges

    Pessoal, nada a ver com a matéria, mas gostaria de uma opinião. O que vale mais a pena como carro? Um fiesta sedã titanium plus powershift 15/15 0km ou um cruze lt 2014 com 40.000km?

    • Junoba

      Mano vai de Fluence, já que está insistindo tanto nos comentários dos posts. Com 50k tu leva um Fluence 2014.

      • invalid_pilot

        Ou Sentra que praticamente é igual ao Fluence

        • Whering Alberto

          Mas o Fluence é menos careta, né nom? Embora a marca Nissan inspire mais confiança.

          • Edson Fernandes

            Depende od que vc considera careta.

            O Fluence tem a opção sequencial e na versão atual do sentra ele é mais confortavel para passar. Porém a critica é nisso aí: Ele ser confortavel, porque muita gente procura um carro que concilie um pouco de esportividade na condução. Já o Fluence por ser CVT pode desagradar quem gosta de cambio convencional.

            • Whering Alberto

              O careta foi referente ao design. A condução deve ser mais legal no Fluence, mas ainda não dirigi.

              • Edson Fernandes

                Bem…. o Sentra anterior é voltado a dirigibilidade , atual no conforto. O Fluence também é voltado ao conforto, pois a configuraçaõ de suspensão´e bem feijão com arroz, mas te digo que ele tem boa estabilidade.

          • invalid_pilot

            Acho o acabamento Nissan pouco melhor que do Fluence
            Mas ambos são bons CxB nos médios

            • Whering Alberto

              É…entrei no Sentra e achei (além do pretão) umas superfícies muito duras. Os dois não são nenhum primor de acabamento, mas são ótimos.

        • Junoba

          Vai depender da desvalorização…

        • Iran Borges

          O sentra que tem o pacote de segurança que procuro está caro demais. Só quero carro até uns 70k.

      • Iran Borges

        Fluence acho feio por dentro e por fora, mas eu não deixaria de comprar por causa disso… o fato é que minha esposa é contra carros franceses e nada tira da cabeça dela que franceses não prestam. Não quero arrumar treta dentro de casa por causa de carro hahaha

        • Junoba

          Não acho feio, mas também não é exemplo de beleza ( o atual com facelift ficou bom ). Aqui na minha família tem um , eu que indiquei pro meu avô e ele gostou do carro.

    • pedro rt

      nem um nem outro, pega um honda city agora em janeiro, a linha 2016 vira mais equipada, sem contar a confiabilidade de ser um honda

      • Iran Borges

        Já pensei nisso, mas a honda da minha cidade não dá colher de chá, e o city que me interessa ela não quer negociar preço.

    • BlueGopher

      Ao invés de perguntar a opinião de outros, por que você não compra o carro que VOCÊ mais gosta?
      Cada um tem sua própria opinião, é só ver os comentários abaixo. Já botaram outros carros na sua lista…
      Faça os test drives e decida pelo que mais o agrada.

      • 4lex5andro

        e alem do que, se pode pesquisar, tem manual de carro que pode ser baixado em pdf, do site do fabricante ..

        tabelas fipe e outros sites, tambem comentando a desvalorizaçao de cada modelo e foruns onde tem relatos de varios carros, principalmente das montadoras tradicionais como gm e ford ..

      • Iran Borges

        O carro que eu mais gosto? Veloster, kia koup, azzera 2011, sonata, cerato novo, fusion antigo, vish… só tranqueira kkkk.
        Mas falando sério, te digo que o fiesta me cativa pela tecnologia, visual e dirigibilidade. O cruze me chama a atenção pelo porte, categoria e valor de compra e venda.
        A grande verdade é que eu e a esposa temos trauma de chevrolet, e eu mesmo tenho que me convencer pra poder convencer ela. E a opinião de proprietários que frequentam o NA me ajudaria um pouco nisso… acho que a opinião da galera aqui tem mais valor, pois o pessoal aqui é mais esclarecido do que se eu perguntasse num caboclo qualquer.
        Mas é isso… o test drive vai decidir.

        • BlueGopher

          Iran, já tive muitos Chevrolets, desde o tempo do Opala, e nunca tive problemas com eles, mesmo muito rodados.
          O Cruze é um belo carro, mas seria bom ter certeza de como o dono anterior cuidou dele. Não julgue só pela beleza, vá fundo na parte mecânica dele.
          A maioria dos problemas dos carros usados costuma ser originária do dono anterior, e não do carro…
          O Fiesta também é uma bela opção, boa sorte na escolha!

          PS: Se a escolha for por um Veloster, não é difícil achar um carro em ótimo estado, com baixa quilometragem e com preço dentro da sua meta. E a maioria dos que compraram o Veloster o fizeram pelo estilo, não são esmerilhadores.

    • Hox

      Entre os dois vai de Cruze sem pensar duas vezes. É um carro muito superior ao New Fiesta Sedan, que só leva anões no banco traseiro, e sem contar que Powershift é fria, anda sendo um poço de problemas, tanto que a Ford está sendo investigada pelo Ministério Público por causa disso. A situação é tão grave que já tem muitas revendas que não aceitam modelos usados com essa transmissão.
      Mas fica atento, o Cruze LT anda sendo vendido por cerca de 70 mil, zero km. Dá uma pesquisada, até em outras cidades, ou tenta ver um com km mais baixa.

      • Iran Borges

        Valeu pela dica!

      • Iran Borges

        Pena que aqui em SC acho que não se encontra Cruze 0km por 70k…

  • Mario Vinha

    Faltou um acento aí no título…

  • pedro rt

    eu gostei sempre do phaeton, pena nunca ter sido vendido no brasil, mas da pra ver q o maior problema do carro era msm o preço q custava o dobro de um passat

  • Fabio

    Eu visitei a fábrica onde o Phaethon é (ou era) montado em Dresden, a “Fábrica de Vidro”. Sempre foi muito mais um carro para dar status à marca do que para gerar lucro. A própria fábrica é muito mais para exibição do que qualquer outra coisa. Certamente é muito mais barato produzir em uma fábrica convencional. Aliás, apenas a montagem final do carro é feita lá, todo o resto (estampagem, pintura, solda, etc) é feito numa fábrica perto dali. A VW certamente recebeu grande incentivo do governo alemão para instalar a fábrica na ex Alemanha Oriental. Na época o preço do carro variava entre 70 e 130 mil euros. Lembro de ter lido um artigo no Der Spiegel sobre a desvalorização desse carro. Segundo o artigo era possível comprar um com 4 anos por menos de 20 mil euros. Era a melhor forma de se desfazer do dinheiro depois de botar fogo nas notas, segundo eles. Na época (2007) a produção era de uns 32 carros por dia, entre um quarto e um quinto da capacidade da fábrica. Na Alemanha até se vê alguns na rua. Órgãos públicos compraram vários. Lembro de ter visto alguns em feiras em Hanover.

  • oscar.fr

    Me lembro de ter comprado a 4R de lançamento deste carro, avaliaram um modelo verde. Era extremamente moderno para a época, mas tenho minhas dúvidas que ele tenha, algum dia, superado a “crise existencial” de ser um carro de alto luxo de uma marca generalista. Vale lembrar que, na Europa, outras marcas deste tipo, como Ford e PSA não operam no segmento do alto luxo.

    • Doyle

      A Ford opera sim! Existe o Ford Mondeo Vignale, Mondeo Vignale Wagon, Galaxy Vignale e S-Max Vignale

      • oscar.fr

        Estes modelos que você citou não são de alto luxo, se é por isso, a PSA também estaria presente neste segmento com versões luxuosas de 508 e DS5 (até porque o Vignale nada mais é que um Mondeo de luxo). Nenhum deles se compara ao Phaeton que, me parece, ser a única tentativa de uma generalista no mercado de alto luxo (não apenas luxo), ou seja, de Audi A6, BMW série 5 para cima.

  • afonso200

    1° geração era motor W12 se nao me engano, cheguei a ver um nos EUA

    • Fabio

      Podia ser V8 ou W12. Agora acho que é só V8.

  • afonso200
  • Rafael Ribeiro

    A vw já tem a audi pra ficar com esse mercado de sedãs de luxo.

    • Doyle

      acho que você não entende como funcionam as marcas. A Audi e Volkswagen estão no mesmo grupo, mas cada uma possui seu valor e pela Audi ter carros altamente luxuosos, não acrescenta em nada de valor à Volkswagen, apenas ao grupo Volkswagen, onde os lucros são distribuídos por todas as outras marcas, ou seja, é importante pra VW ter carros de luxo VW para aumentar seu valor no grupo e se destacar. Grupos de marcas também tem competição interna

      • Rafael Ribeiro

        to dizendo que não vale a pena ela fazer concorrencia interna. Pois ninguem deixa de pegar um audi de luxo para pegar um vw de luxo. isso claro considerando o mercado estrangeiro.

  • leitor

    Um carro super luxuoso! Dizer que é ultrapassado é pra quem só quer novidade. Quando vi não era qualquer Mercedes ou BMW de luxo que chegava perto. E tem desses com 20 anos bem melhores que muitos novos que andam por aí.



Send this to friend