Audi Crossovers Seat Skoda Volkswagen

Volkswagen prepara SUV compacto para quatro marcas com plataforma MQB

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De acordo com a revista inglesa Autocar, a Volkswagen está preparando quatro utilitários esportivos de porte compacto baseados na plataforma MQB. Além da VW, Audi, Seat e Skoda terão seus equivalentes, cujo projeto base é o conceito T-ROC.

A ideia é ter um SUV medindo 4,20 m de comprimento, 1,83 de largura e em torno de 2,60 de entre-eixos. Essa base é a mesma do Audi A3 Sport, versão duas portas que não é mais oferecida no Brasil.

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O primeiro modelo a surgir será o Audi Q1, segundo os ingleses, aparecendo em Genebra no mês de março de 2016. Todos os quatro terão motores EA211, EA288 e EA888, sendo assim 1.0 TSI, 1.2 TSI, 1.4 TSI e 2.0 TSI, bem como os 1.4 TDI, 1.6 TDI e 2.0 TDI. A transmissão vai variar de manual de cinco ou seis marchas, automática de seis ou de dupla embreagem com seis ou sete marchas.

No caso da transmissão, a variedade é por causa dos mercados-alvo do Grupo VW, que no caso incluirão Brasil, China, Índia, EUA e Europa. Os modelos também terão opção de tração integral e versão híbrida plug-in com autonomia de 50 km.

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Brasil

Por aqui, a Volkswagen – como no resto do mundo – ficou para trás no segmento de SUV compacto, que é o grande filão no mercado mundial, mesmo em um país com crise econômica, como o Brasil.

Com a produção dos VW Golf e Audi A3 Sedan em São José dos Pinhais/PR, ambos feitos sobre a MQB, as chances dos SUV compactos das duas marcas serem fabricados por lá é grande, ainda mais que o conceito T-ROC apareceu no Salão do Automóvel de 2014.

[Fonte: Autocar]





  • Paulinho Monteiro

    Acordou. Resta saber se não será mais um Gol altinho.

    • Igor Serra

      Deve ficar mais pra golf altinho

      • Bruno Wendel Marcolino

        ai não será compacto, será médio.

        Aposto em Polo altinho.

        • Osni Duarte

          MQB é a plataforma do Golf…

          • PEDAORM

            Próxima geração polo deve vir da MQB. Talvez o crossover venha antes.

          • João Martini

            E do passat, e vai ser do polo também.

          • Adriano

            MQB é modular, projetada para atender desde compacto até grande, porém obviamente eles tem dificuldades para tal e não lançaram em todos ainda.

    • ObservadorCWB

      Pela plataforma GOLF altinho….mas pode chamar de GOLFinho também. Ainda mais depois das notícias de substituição por um câmbio de segunda geração, motor defasado e suspensão por barras de torção. Só sobrou a “casca” do Golf…. e pessoal compra achando que fez bom negócio. Excelente negócio fez que comprou o GOLF alemão a preço reduzindo no lançamento. Daqui para frente é ladeira abaixo na qualidade.

      • cepereira2006

        Não entendo isso, realmente. Que decepção. A VW dá um passo para frente e três para trás.

  • ARENANB

    Aposto em qualquer coisa carinha.

  • Lobo

    Se já tão capando Golf e A3, imagina esse daí.
    Capado e caro.

  • alemãoVP

    A VW parece aquela mina gatíssima que entra na balada às duas da manhã: vai chamar a atenção, mas numa hora que todo mundo já tá pegando todo mundo…

    • Guilherme Borella

      Cara, perfeito! VW demorou 2 anos para matar a Taigun e agora vai mais uns 2 anos entre a apresentação de um protótipo e o lançamento.

      • alemãoVP

        exato… tinha até esquecido do Taigun… e isso estamos falando globalmente hein, pq se olhar somente a fotografia “Brasil” a coisa fica pior: GM e Fiat apostaram em minivans entre os anos 90 e 2000 e eles arranjaram a estranha Spacefox só em 2005/2006 não lembro bem, a Ford lançou o Ecosport em 2003 e até agora nada de “jipiinho urbano”, a Fiat lança mil versões da Strada e eles com a Saveiro e a traseira idêntica à de 7 anos atrás, a Kombi teve morte anunciada durante anos e não criaram nenhum substituto… tiraram o Voyage de linha na Geração 2 (Gol Bolinha) e numa hora que o mercado estava indo em direção aos sedans compactos e populares (Corsa, Fiesta Sedan, Siena, Clio Sedan, 206 Passion etc) eles ficaram sem oferta no mercado… ou seja, sempre entrando tarde na balada… kkkk

        • Guilherme Borella

          Certa vez estava comentando sobre a assertividade da Fiat e da Renault ao lançarem Pick-ups médias, suprindo, entre outros, espaço deixado pela própria Kombi. A eng. da VW parece que fica tentando criar um produto perfeito e esquece de ler o que o mercado quer. Dois exemplos:
          – Não existe Saveiro i-Motion pq há receio do cambio engasgar com peso do veículo carregado, não conseguem acerto, etc… Não há saveiro três portas devido a segurança da “porta suicida” ser questionável… A Fiat lançou tudo isso e vende o dobro.
          – “Dizem” que um dos motivos da Taigun não ter ganhado vida foi que o Dpto de Eng. acha a plataforma MSF fraca para off-road. Agora me responda, ela é pior que a plataforma do Duster?? Ou do Fiesta que originou a primeira Eco??
          Não estou dizendo para lançarem carros ruins, mas entrando na CSS VW você tem a mesma impressão quando entrava na GM nos anos 2000 (astra, celta, cobalt, vectra… e todos com o velho cabeçote de ferro fundido sob o capô).

          • Deadlock

            É verdade, naquela época as concessionárias GM pareciam o parque dos dinossauros, tanto que lançaram o Agile, que é um carro que não se destacava de outros GM, para que o potencial cliente não percebesse que lá só tinha velharias. A GM se recuperou, embora o design não seja o seu forte.

    • Jackson A

      Perfeita colocação, só tiraria o “gatíssima” pois os carros da vw tem sempre a mesma frente… já ta ficando “ok”

      • Logia

        Vc disse Gol ~~ F ? kkk
        Como pode um carro tão caro ter frente de gol… triste.

      • alemãoVP

        kkkkkk… o “gatíssima” foi no sentido que normalmente eles demoram mas tecnicamente (ao menos na Europa) o produto acaba sendo muito bom, o projeto sempre é super especificado etc – vide Up!, Polo Europa, Golf, Amarok, Tiguan, etc… mas aí na hora que isso acontece… todo mundo já se arranjou na balada kkkkk..

  • Adriano Tochio

    Esse é o problema da VW ela esta sempre preparando e nunca finaliza !!!!

  • 1945_DE

    Acho que a VW deveria lançar alguma opção que substituísse a TR4 e o Gran Vitara, com base na plataforma da Amarok. Com tração 4×4, reduzida. Ia ficar um Jeepinho bem legal para concorrer com o Renegade Diesel. Essa geração de SUV, já está enchendo.

    • Uma Amarok SUV concorreria com Trailblazer, SW4… Nunca com o Renegade.. E que geração já encheu o saco, se ainda não foi lançada?

  • Zoran Borut

    Muitos disseram que a Volks não tinha um crossover médio para concorrer no Brasil, pois o Tiguan era muito caro. Mas basta imaginar como seria um Tiguan de 70 – 80 mil: motor 2.0 8V flex do Jetta, câmbio Tiptronic, air bag duplo, tração dianteira, enfim nada de mais em relação à concorrência. Seria o mesmo que a Spacefox é para a Weekend.