Ecologia Governamental/Legal Mercado Volkswagen

Volkswagen proíbe concessionários de vender carros diesel nos EUA

vw-jetta-tdi

De acordo com o Detroit News, a Volkswagen está proibindo os concessionários de vender carros diesel (TDI) no mercado americano. A montadora alemã está envolvida em um caso de adulteração de resultados nas emissões de CO2 destes veículos.

Todos são equipados com motor 2.0 TDI. A EPA do governo federal e a CARB da Califórnia acusaram a Volkswagen de ter utilizado um programa eletrônico para adulterar os resultados nos testes de emissão, liberando em seguida uma quantidade de poluentes entre 10 e 40 vezes superior ao limite permitido.

No total, foram listados 482 mil veículos, entre eles Golf, Jetta, Passat, Audi A3, entre outros, vendidos no período de 2009 a 2015. Diante do caso, a Volkswagen não pode vender os carros diesel enquanto a questão não for resolvida. Comenta-se que as lojas praticamente não têm mais unidades 2015 e o lote de 2016 não deverá ser entregue.

Para a VW, as vendas de carros TDI representam entre 20% e 25% do total no mercado americano, sendo um trunfo da marca diante dos concorrentes americanos e japoneses. A pena por conta da irregularidade prevê multa de até US$ 37.500 por carro adulterado, que somaria algo em torno de US$ 18 bilhões, uma quantia superior ao que Toyota e GM pagaram por defeitos ocultados.

[Fonte: The Detroit News]





  • Murilo Soares de O. Filho

    O Negócio está feio para as montadoras nos EUA.

    • ObservadorCWB

      Não para todas. País sério é assim.

      • by Reuters

        • Túlio Leal

          Por esse povo aí do greenpeace, ia ser proibido carro, ar-condicionado e que cada um cuidadesse de transformar seu próprio cocô em adubo (nada de esgoto!).

          • Pedro Henrique

            o interessante é desmatar árvores pra fazer o cartaz de protesto kkkkkkkk

            • ALVIN_1982

              Usar anéis que para serem feitos tem que degradar o meio ambiente…

            • Raul Cotrim de Mattos

              Mas eles são ativistas, então eles podem! As leis só devem ser contra quem não é contra!

              • Pedro Henrique

                então é contra eles…
                buguei aqui kkkkkkkkkk

          • Marcos Souza

            Pior são os vegetarianos e veganos que gritam pelos direitos das vacas e usam sapato e bolsa de couro!!!

      • Mas coloco o seguinte questionamento. Se o país é tão sério a empresa teria corrido o risco de infringir a lei. Imagina você indo à outro país é descobre que 100% de uma determinada infração é punida. Você se arriscaria a cometer essa infração? Isso é como um morador de um país altamente corrupto ver a questão da lava jato e esse morador pensar do Brasil o seguinte , país sério é outra coisa , devido às prisões da PF na lava jato.

        • Yuri Ravitz

          Se eu entendi corretamente seu ponto, está querendo dizer que o país não seria tão sério assim.. Correto? Se for isso, o que posso dizer é que não há seriedade no mundo que consiga combater 100% da desonestidade humana (que é muito criativa e se aplica das mais variadas formas). E ainda que estes 100% fossem possíveis, creio que existiria meia dúzia de aventureiros se arriscando como “espertos”. Nunca podemos subestimar nossa estupidez.

          • Osni Duarte

            Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. E não estou tão certo quanto à primeira. (Albert Einstein)

        • celso

          Exatamente. A VW fez o que fez porque sabe que não será apenada de forma rigorosa ( há empregos, impostos, uma cadeia de fornecedores etc é muita coisa em jogo ) . Ela vai entrar em acordo, como já fizeram GM E Toyota, desembolsar US$ 1 ou 2 bi e tudo se resolverá.

          • Marcos Souza

            os empregados não vão ser demitidos se a justiça forçar a vw a ser vendida pra quitar essas dividas…só imagino o CEO da fiat(que gosta de aparecer) falando que quer comprar a VW…kkkk

        • Senhora Liberdade

          os EUA e serio porque a malandragem acaba sendo descoberta de uma forma ou outra. Como economia e finanças tudo se leva na seriedade.

      • Totiy Coutinho

        Bom foram punidos aqui pelo mecanismo que decepava dedos no banco traseiro do FOX ! só que nossa imprensa nao da pauta negativa para anunciantes parceiros !

      • Murilo Soares de O. Filho

        Não diria 100% sério, na verdade os EUA sempre defenderam seus interesses, principalmente quando se trata em defender suas empresas.

        • Pois é, a punição aplicada à GM no “caso da ignição” foi muito branda, inclusive por ter causado tantas mortes.

          • celso

            Teve também o caso da Ford com a Explorer, que andou matando alguns motoristas. A justiça americana chegou a suspender as vendas do modelo, parece que o problema era nos pneus.

    • vicegag

      Mesmo assim todas querem estar lá, preferem dez vezes estar lá do que aqui, na nossa pátria quem gosta de estar são os bancos ( não sei porque o HSBC desistiu).

      • Vagnerclp

        O HSBC não desistiu, apenas a carteira de varejo foi vendida para o Bradesco (pois a participação deles era pífia diante dos demais, tornando as operações onerosas – agências, atms, etc). Eles continuam operando a carteira de clientes institucionais, grandes fortunas e operações de grandes financiamentos/empréstimos.

  • Reydel

    Onde a Lei funciona é diferente. A situação da vw vai complicar muito.
    Mas pegou muito mal essa trambicagem… Aqui se faz… Agora, paga!

    • Louis

      País sério é outra coisa.
      Aqui nem iam perceber.

      • KevinGR

        Até hoje não perceberam que o veloster não tem injeção direta e nem 140cv, imagine

        • ObservadorCWB

          Hahaha…mas essa é velha, já foram tantas depois, e não só da Hyundai.

      • Mas coloco o seguinte questionamento. Se o país é tão sério a empresa teria corrido o risco de infringir a lei. Imagina você indo à outro país é descobre que 100% de uma determinada infração é punida. Você se arriscaria a cometer essa infração? Isso é como um morador de um país altamente corrupto ver a questão da lava jato e esse morador pensar do Brasil o seguinte , país sério é outra coisa , devido às prisões da PF na lava jato.

      • duhehe

        Talvez até iam .. mas ai iam entrar em uma salinha ou sentar para almoçar …. ia rolar um $$$, todo mundo iria sair feliz, dando apertos de mãos.

  • ObservadorCWB

    MEA CULPA ??????????

    • Matafuego

      Mea culpa nada. Deixaram de vender porque a multa é paga por carro vendido.

    • Marcos Souza

      mea culpa ou medo de serem presos…melhor assumir o erro logo e fazer um acordo do que levar um processo.
      Lembrando que nos EUA até por sonegação de impostos as pessoas podem ser presas.
      E pode até ser famoso, que vai pra cadeia, vide Martha Stuart que era uma apresentadora estilo “ana maria Braga” que ficou 2 anos na cadeia por causa de sonegação…

  • Roberto Souza

    Extremamente grave o que a VW fez. O software do carro foi desenvolvido para perceber quando uma inspeção estava a ser realizada, de modo a alterar completamente o funcionamento do motor e fornecer medições muito abaixo das reais. Fraude engenhosa e deliberada em cima do Tio Sam. Eles não perdoam isto. O pior não vai ser nem a multa de 18bi, vai ser o descrédito e a repulsa à marca por parte do consumidor americano (que não tem cabeça igual a de brasileiro). O exemplo da Toyota tá ai para comprovar – vendas do Camry caíram praticamente a zero nos EUA.

    • Iran Borges

      Qual foi a treta da Toyota nos EUA?

      • RafaelC

        Acho o problema do acelerador que andava matando alguns.
        Mas acho que não foi só no eua

        • oloko

          Isso aconteceu com hyundai tbm né ?

          • RafaelC

            Também, mas acho que não foram processados, não por alguma agência regulamentadora

          • Gian

            O esquema da Toyota foi do acelerador que prendia no tapete.

            Aí teve um caso emblemático de uma família que estava em um Lexus cujo acelerador travou em 190km/h em uma rodovia. Uma pessoa no carro ligou para a emergencia pelo celular perguntando desesperadamente o que deviam fazer e eles bateram e morreram durante a ligação.

            Isso foi parar nas TVs e aí deu no que deu. A montadora disse na época que descobriu o problema após este acidente. Mas a auditoria que o governo fez na Toyota revelou (pelas trocas de email antes da data do acidente) que o problema já era de conhecimento da montadora e ela se omitiu, não fez recall.

            • Toyota ia tentar esconder e-mail do governo americano? Que japoneses inocentes!

            • Roberto Souza

              O problema foi que os carros tinham um defeito no software do piloto automático (que mantem a velocidade constante do carro) que fazia com que o mesmo “travasse”, até bater, em alguns casos também acelerando. O defeito foi comprovado a partir da análise do código do programa – era um caso típico de estouro de memória. A Toyota inventou uma desculpa de que era por conta do tapete (que inclusive foi amplamente difundida aqui no Brasil). O governo americano descobriu e tascou uma multa bilionária e ainda mandou fazer o recall em todos os carros. Foi semelhante ao caso agora da VW, só que no caso da Toyota foi até pior, pois eles sabiam que os carros tinham um defeito que estava matando gente e ficaram quietos, depois quando não dava mais para esconder ainda inventaram uma estória estapafúrdia (a do tapete).

            • Roberto Souza

              Para quem tiver paciência e curiosidade de saber detalhes sobre o problema da Toyota, segue o link para a clássica apresentação feita pelo cara que descobriu o erro. Um case de engenharia de software:

              http://www.safetyresearch.net/Library/BarrSlides_FINAL_SCRUBBED.pdf

              Não somente mostra onde estava o erro como demonstra que a qualidade dos código da Toyota era péssima, o que popularmente se chama de “Spagueti Code”. Programas feitos aos pedaços, por muita gente, sem controle de qualidade adequado e, naturalmente, cheio de erros.

    • CorsarioViajante

      Mas como funcionaria este software?

      • mord4z

        Seu funcionamento é uma incógnita pois o copiaram da Matrix.

    • mord4z

      “O software do carro foi desenvolvido para perceber quando uma inspeção estava a ser realizada…”
      Interessante, e como o software “percebia” a inspeção? Tu anda assistindo muito terminator cara…

      • Roberto Souza

        Pelo que andei lendo era uma coisa bem sofisticada, uma análise que o software fazia de várias medições – rotação, tempo e frequência das acelerações, etc .. em suma, os caras conseguiram fazer algo que identificava que o carro estava sendo usado no padrão de uso típico das inspeções. Daí o software mudava imediatamente o funcionamento do motor, injeção, temporizações, etc.. para que as emissões caíssem (a potência provavelmente devia ser afetada também, talvez tenha sido esta a pista que levou ao descobrimento da fraude). Pelo que li a diferença entre o motor funcionando normal e o motor funcionando alterado era de 20x na medição das emissões. Ou seja, um motor vendido até como “ecológico” era um lixo em termos de poluição.

        • mord4z

          cara, então criaram um tipo de IA primitivo? Deu medo agora!

      • Vagnerclp

        Era um Malware – software malvado ou um Spyware (espião) kkkk.

    • Murilo Soares de O. Filho

      18 Bilhões não é pouco dinheiro, é muito dinheiro, então se ela for multada neste valor, que eu acho improvável, isso pode acarretar a alguns sérios problemas para VW.

  • zekinha71

    Se proibiram as vendas, é porque a coisa é séria mesmo.

  • CorsarioViajante

    Nossa, que denúncia grave! Sendo real ou não, vai queimar ainda mais a VW no mercado americano, onde já tem problemas.

  • Ramom Alencar

    aqui a Amarok usa esse motor, não é?

  • Alexandre

    Computador de bordo:
    No meu veículo, logo após encher o tanque, as médias de consumo sempre ficam fabulosas, o que é no mínimo contraditório, pois o veículo ficou mais pesado. Ah, e a primeira barrinha do marcador de combustível demora uma eternidade para apagar. Passa a impressão do software ter sido programado com o intuito de fornecer esses dados para fazer o proprietário feliz, após ter ficado mais pobre no posto.

    • mord4z

      Quanto à barrinha do marcador: estás a por combustível demais no teu carro. A capacidade total dos tanques é um pouco acima do informado, ex.: o tanque do Sandero são 50L, porém ainda há espaço pra mais 15. O problema ao por mais que o limite indicado no manual é ferrar com o filtro do canister (respiro), que uma vez comprometido vai fazer teu carro falhar e as partidas a frio ficarão mais difíceis. sem contar que esse combustível em excesso pode vazar, ou seja: teu rico dinheirinho vai evaporar no asfalto.

      Na verdade, quem está ficando muito feliz com a demora dessa luz aí apagar é o dono do posto onde tu abastece, pois ele tá te vendendo vários litros a mais.

      • Alexandre

        Obrigado pelas dicas, mas acho que no meu caso não procede, pois sempre acompanho o abastecimento e não permito que abasteçam após o primeiro desarme do bico da mangueira.

        • mord4z

          É uma boa prática, instrui a minha esposa a fazer isso tb.

  • Ricardo

    Esses motores a Diesel estavam muito bons para ser verdade, andam bem, extremamente econômicos e não poluentes. É de se duvidar!

  • Marcos Vinicius

    Pais sério é outra coisa… aprende VW.

  • VW já não tem aquela confiabilidade na terra do tio Sam, com essa então…

    Parece que perderam a mão nas américas há 15 anos…

    • DiMais

      agora que até a Fiat chegou por lá haha.
      a Toyota construiu uma reputação nos EUA que nem os sérios problemas com os aceleradores tirou as boas vendas dela por lá, já a VW estava conseguindo justamente com os modelos diesel conquistar o Tio Sam… depois dessa vamos ver…

  • shdn2010

    Se fosse algo do genero aqui no brasil……… já sabem a historia

    • Pedro Henrique

      não aconteceria isso porque é proibido carros a diesel u.u

      • shdn2010

        Acho que não entendeu o que eu quis dizer querido.. leia de novo que talvez caia a ficha……

        • GRANMA

          Você é essa pessoa da foto?

        • Pedro Henrique

          eu entendi oque você quis dizer, apenas estava brincando com a situação de ser proibido carros a diesel no país..
          porque provavelmente usarão essa ocasião como desculpa pra não liberarem o diesel pra automóveis.

    • Bruno_O

      Aconteceria oq aconteceu com o recall de 1 milhão de motores: suborna meia dúzia e joga pra baixo do tapete.

      • shdn2010

        Acho que seria mais ou menos assim mesmo.

  • Ganderlan Ferreira

    Não foi a VW que proibiu a venda, foi o Governo americano.

    • ricardo

      verdade … governo americano que proibiu

  • Lucas Irrthum

    Espero que a VW tenha uma boa justificativa para isto, que comprove a veracidade dos testes de emissão de CO2 que foram realizados.Caso contrário, vai tomar um prejuízo que nunca mais vai esquecer. Mas a VW também não esquenta a cabeça com isso, já que tem o pobre mercado brasileiro para explorar, e ter lucros de 100000000000000%

  • GRANMA

    T D I turbo diesel indigesto.

  • Marcello Caetano

    Bonito hein, VW?

  • afonso200

    tragam pra cá os carros, passat fazendo 30km/l, tesao

  • Lauro Agrizzi

    A VW vai sair do mercado de carros e passar a vender softwares para enganar os órgãos reguladores e consumidores. Não tem problema nenhum perder vendas de veículos. O problema vai se estender para todos os mercados não somente os USA. Vão ocorrer ações cíveis e criminais.O assunto é muito sério e pode quebrar a empresa . Arrogância da Das auto esta no fim.

  • Gio

    Assim é fácil vender carros Diesel mais baratos e potentes que os concorrentes né dona VW??

  • Airplane

    Com o governo americano não se brinca.
    Se não fizerem acordo e pagarem bilhões vai dar cadeia …

  • Vanderley Almeida

    Se nos States a Volkswagen, fez uma manobra fraudulenta dessa magnitude, imagine o que ela não faz aqui?

    • Luis Carlos

      Falhas nos freios, 400 mil motores que necessitavam serem trocados, etc

      • Vanderley Almeida

        Eu tive dois gols, um 1995 e outro Power 2002, um pesadelo sem fim esse último. Das Never!

  • Bartolomeu

    Só hoje as açoes da VW cairam 20% e a empresa perdeu $18 Bi em valor de mercado. Pelas cifras o problema parece seríssimo, alem da multa, indenizações bilionarias aos proprietarios (alguns escritorios de advocacia ja estão entrando com ações na justiça) e processo criminal, o mercado financeiro antecipa expressiva perda de participação (VW, Audi, Porsche) no mercado americano, um dos maiores do mundo.

    • JAC

      A tempestade americana está se tornando rapidamente global. Volkswagen vende mais de um milhão de veículos a diesel por ano no mundo,hoje sob suspeita!

      • Bartolomeu

        Eles provavelmente serão tambem obrigados a pagar as perdas dos acionistas por não ter informado o mercado desse esquema oculto. Só hoje, perderam U$ 18 bi no valor da empresa devido a queda das ações e devem ter que pagar outros bilhões aos acionistas não contoladores para compensar a perda que tiveram devido a queda das ações. Ou seja, quanto mais as ações caem o prejuizo é multiplicado para indenizar os acionistas prejudicados. Se houver problemas em outros paises como Europa e China acho que alguem vai ter que compra-los para manter a empresa de pé. Lembro da empresa Nortel, maquiou os balanços, perdeu a credibilidade do mercado, as ações cairam de $90 para $ 0.5 e quebrou. Quanto mais caia, maior o prejuizo para compensar os acionistas que foram prejudicados.

        • JAC

          Não creio que cheque a tanto,ademais um de seus maiores acionista é governo do estado alemão da Baixa Saxônia,mas que o tombo vai ser grande, a vai.

        • JAC

          Não creio que chegue a tanto,um de seus maiores acionista é governo do estado alemão da Baixa Saxônia,mas que o tombo vai ser grande, a vai.

  • Gustavo Melo

    Enorme erro estratégico no grande mercado “patrocinado” pela GM e Ford, a promessa de veículos diesel menos poluentes fracassou, só resta ao grupo alemão colaborar com os órgãos ambientais norte-americanos e pagar a merecida multa. Com a forte queda das ações a primeira medida anunciada foi o cancelamento das vendas dos carros diesel no território americano, resta ainda o recall para adaptar os veículos às normas de emissão locais, seria o preço da ambição por forçar a entrada no mercado lucrativo mas altamente competitivo? Todavia a solidez e qualidade do grupo premiado pelos excelentes veículos, a exemplo do novo passat 2015 (carro do ano europeu) e dos renomados audi, porsche e lamborghini, impõem respeito mundial.

  • JAC

    Volkswagen no Canadá vai suspender as vendas de seus carros Volkswagen Passat, Golf, Jetta, Beetle e Audi A3, após a Agência de Proteção Ambiental dos EUA anunciou os motores desses carros tinha um dispositivo ilegal que “enganou” testes de emissões.
    “Vamos trabalhar com nossos colegas da Volkswagen da América, bem como nossa empresa-mãe na Alemanha para resolver esta questão da forma mais oportuna”, porta-voz da Volkswagen Canadá disse Thomas Tetzlaff em um comunicado.

    Automotive News

  • Lucas

    Acredito que a VW sabia que uma hora iam descobrir, eles não são burros, preferiram arriscar. Mas que ficou feio ficou, vide a queda que ela teve na bolsa.

  • jjmarcio2

    Li uma reportagem agora que podem esta envolvido 11 milhões de carros em todo mundo, a volkswagen pediu desculpas, na Europa afetou as outras montadoras.