Europa Montadoras/Fábricas Volkswagen

Volkswagen reduz jornada de 10.000 funcionários em Wolfsburg por conta de fornecimento

vw-wolfsburg

A Volkswagen reduziu a jornada de trabalho de 10.000 empregados em sua sede na cidade Wolfsburg. O motivo é semelhante ao enfrentado pela filial brasileira: corte no fornecimento de peças. O problema está relacionado com a empresa ES Automobilguss GmbH, que entrega componentes de ferro fundido para o Golf.

As peças são necessárias para a montagem das caixas de transmissão do Golf, que teve a produção interrompida na última quarta-feira (17). A ES Automobilguss GmbH disse que está em uma disputa legal com a Volkswagen e não pode dar mais detalhes.

O corte nas horas ainda não foi efetivado, mas surge como uma resposta ao problema. Ao todo, o quadro de empregados em Wolfsburg chega a 60.000 pessoas. As plantas de transmissões de Kassel e Zwickau também foram afetadas, mas em menor percentual.

Outra fábrica em Emden foi afetada pela não entrega de componentes e o problema atingiu 8.000 dos 9.000 empregados. Nesse caso, a fornecedora é a Car Trim GmbH, que assim como a ES Automobilguss GmbH, faz parte do grupo Prevent, o mesmo que iniciou disputa semelhante com a VW aqui no Brasil.

Com o escândalo do Dieselgate consumindo bilhões de euros, a Volkswagen busca na redução dos custos a saída para cobrir as compensações e ao mesmo tempo manter-se relativamente saudável. Dessa forma, reduzir os custos com fornecedores é uma das prioridades da montadora.

[Fonte: Reuters]





  • Airplane

    Os fornecedores é que terão que pagar a conta ?

    • Thales Sobral

      Sobra pra todo mundo. Normal.

    • JAC

      A qualidade do produto começa pelo fornecedor.

      • Airplane

        Nem sempre. Depende da relação entre a montadora e o fornecedor.
        Se a peça/sistema foi desenvolvido pela montadora e o fornecedor apenas o fabrica, sob especificações e desenhos da montadora, a qualidade começou no projeto da montadora.

        • JAC

          Concordo a qualidade começa no projeto mas necessariamente passa pela execução.(fabrico)

          • Airplane

            Passa com certeza pela execução/fabricação. Por isso é muito importante a escolha e o desenvolvimento dos fornecedores.

      • carroair30

        ….esta com uma disputa legal com a VW…….entenda-se …esta me devendo e nao paga…….pronto falei….

  • JAC

    Como aqui no Brasil,corte no fornecimento de peças,após queda nas vendas.

  • mariostefa

    O grupo Prevent peitou bonito o grupo VW. Outros deveriam fazer o mesmo, para acabar com essa prepotencia.

    • Snoop Dogg

      Se voce acha certo a postura do grupo Prevent, melhor voce rever seus conceitos e estudar um pouco sobre monopólio.

      • mariostefa

        Por acaso vc já manteve relacionamento comercial com montadoras.? Aposto que não.

        • Edson Fernandes

          Só quem vive ou viveu dentro desse mercado conhece as mazelas de uma montadora.

          Em uma empresa no qual eu tive a oportunidade de inclusive ver o processo produtivo onde se fazia peças para o projeto A0 (Fox e futuramente o Gol para plataforma MQB) eles sofreram um grande revés com essa baixa na venda de fabricantes.

          Sabe oque a VW fez? Cortou o contrato. Todos os produtos que ali haviam tido inicio, foram cortados e eles ficaram no prejuizo.

          Para ajudar, as fabricantes no qual essa empresa fornecia peças (e desenvolvia em conjunto) sofreram novamente porque com as vendas reduzindo, a produção nessa empresa continuou e teve que ficar ali abastecendo.

          E agora a terceira situação, com ociosidade na linha de produção para não ter mais problemas, o fornecimento de peças foi reduzido (e autorizado pelas fabricantes), só que essa ficou com o quadro de funcionarios full time ocioso ao contrário de fabricantes onde conseguem subsidio para manter funcionario em casa e com 50% dos salarios (e encargos) pagos pelo governo.

          Ou seja… mais prejuizo para essa empresa.

          E por fim a quarta situação onde enxerguei na pratica outro problema: A VW começou a produzir o up!. Essa empresa ficou responsavel pela produção de tanques do carro. O que aconteceu? A VW obrigou a empresa a produzir X numero de tanques. Advinha o que está acontecendo atualmente também com essa empresa?

          Mas coitada da Prevent, ela é inescrupulosa…

          • mariostefa

            Pois é Edson, aí vem o mané ali em cima, falar besteira, sem conhecimento do mercado.

            • Edson Fernandes

              Não precisa ofender o cara. Passei uma visão e você também, ele poderá refletir sobre isso. As vezes a pessoa não tem conhecimento e acha que forçar a barra é porque a fabricante está certa. Mostramos que não.

              • mariostefa

                ok

  • jjmarcio2

    Com todos esses problemas que a Volkswagen esta enfrentando ainda terminou os 6 primeiros meses do ano como líder de vendas, vamos ver como vai ser os outros 6 meses, esse ano vai ser decisivo pra Volkswagen, vamos ver se ela vai manter todas as marcas ou vai vender algumas, uma pena, sou fãn da Volkswagen mas as pessoas que estão no comando estão fazendo muitas coisas erradas, o maior prejudicado são os funcionários e os consumidores, ainda penso que ela vai vender ao menos uma marca ou a parte comercial(vide Man, Scania..)

  • Luis Eduardo

    Essa Prevent é top… alguem viu o que ela colocou no seu site do Brasil? “… não precisamos de carros para manter nossas atividades…” parece que os caras tem uma anaconda exg…

    • DiMais

      algumas empresas acham que por serem multinacionais e maiores que seus fornecedores podem tirar até a última gota do sangue deles, não é bem assim.. a VW pode ser imensa, mas não essencial para a sobrevivência dessa Prevent.
      onde trabalho tem um caso semelhante, em que um cliente fabrica alguns componentes que compramos de concorrentes por ter melhor qualidade, mas quando vendemos para ele exigem que estes componentes sejam da marca deles… e depois reclamam que os produtos não funcionam adequadamente (com os componentes deles)…

  • Snoop Dogg

    Esse monopolio da Prevent, vai causar muitos transtornos no mercado automotivo ainda.

    • Edson Fernandes

      Ótimo!! Que outras auto peças tenham autonomia para derrubar a forma em que as fabricantes a obrigam produzir mesmo sabendo de possiveis prejuizos.

      Além disso, contratos que muitas vezes só beneficiam a fabricante.

      • mariostefa

        Na maioria das vezes



Send this to friend