Europa Montadoras/Fábricas Volkswagen

Volkswagen retoma produção em Wolfsburg após disputa com fornecedor

fábrica volkswagen

UPDATE: A VW entrou em contato com uma nota oficial sobre a situação atual da produção da empresa, que você confere no final no texto original. A Volkswagen retomou a produção de automóveis em Wolfsburg, Alemanha, após uma disputa comercial com dois fornecedores de peças do grupo Prevent.

Não só a sede da montadora voltou a produzir, mas também outras seis plantas – a Volkswagen tem 10 na Alemanha – após o corte no fornecimento de peças para transmissões, motores e sistemas de emissão.

Após mais de 20 horas de negociações com as empresas CarTrim e ES Automobilguss, a Volkswagen conseguiu um acordo para retomada das entregas de peças para as linhas de montagem. O acordo tem validade de seis anos, o que evitará novos imprevistos como esse.

No Brasil, a Volkswagen mantém suas fábricas com pessoal em férias coletivas até setembro, quando deve apresentar seus novos fornecedores de peças em substituição às empresas do mesmo grupo Prevent, que cancelaram as entregas e tiveram seus contratos cancelados.

• A Volkswagen do Brasil esclarece que, diferentemente da matriz alemã, que chegou hoje a um acordo para a retomada de fornecimento de peças pelo Grupo Prevent, a situação no Brasil é significativamente diferente. Desde março de 2015, quando os problemas de fornecimento por parte do Grupo Prevent tiveram início, foram fechados 11 acordos comerciais, porém nenhum deles foi cumprido pelo fornecedor. Nem mesmo liminares na Justiça para o reestabelecimento das entregas foram cumpridas pelo grupo.

• Essas interrupções nas entregas geraram grandes perdas econômicas à Volkswagen do Brasil e somam mais de 130 mil veículos que deixaram de ser produzidos. No total, foram cerca de 140 dias de paralisações, na somatória das três fábricas de veículos da Empresa no País. Por essas razões, a Volkswagen do Brasil decidiu rescindir os contratos e recorrer à Justiça para reaver os ferramentais de sua propriedade, que estão nas instalações nesse fornecedor. A ausência desses ferramentais coloca em risco toda a cadeia de fornecimento e a rede de concessionárias, que totalizam mais de 100 mil trabalhadores.

• Para fazer frente a esse cenário, a Volkswagen do Brasil já antecipou para agosto as férias coletivas anteriormente planejadas para o mês de outubro (um período de quatro semanas para a maioria de seus empregados).

Impactos gerados pelo Grupo Prevent (multinacional proprietária de dezenas de empresas, entre elas Keiper, Fameq, Cavelagni e Mardel) em números:

130 mil veículos que deixaram de ser produzidos em cerca de 140 dias de paralisações;
Três fábricas de veículos completamente paralisadas;
Férias coletivas para a maioria dos 18 mil funcionários da Volkswagen do Brasil;
600 concessionárias e 600 fornecedores diretos impactados;
100 mil empregos em risco na cadeia de fornecimento e na rede de concessionárias.

[Fonte: Bloomberg]





  • Lukoh

    Se alguém comprar um RENAULT por conta desse banner me avise…

    • carnero

      Concordo….
      To até pegando raiva !!!

    • Angelo_RSF

      Eu até tinha simpatia pela marca, mas admito que tô pegando raiva também.

  • Lzu

    NA, daqui um mês eu volto, se não tiver mais essa maldição da Renault na minha tela…Será se ninguém daí lê os comentários?

    • O pior que no meu celular abre a publicidade com o nome de Renaultgrafia. Mas tá parecendo mais site de P.o.r. n.o grafia kkk em que se clica em um link e abre um monte de pop up.

    • Wolf_Hoffman

      Lêem e apagam qualquer reclamação…

  • Snoop Dogg

    Noticias confiaveis, a rede de concessionarios Volkswagen no Brasil, so irão receber carros em outubro, a Volkswagen do Brasil não conseguiu ainda a liminar pra retirar seus equipamentos de dentro da fabrica da Prevent.

    Agora eu pergunto, como uma empresa dessa pode deixar isso acontecer ?? estão sendo escravizados pela Prevent, e como os concessionarios pagarão suas contas nessa época complicada sem carros a faturar ate OUTUBRO.

    • Angelo_RSF

      Eu imagino que esta Prevent também tem muita “bala na agulha”…O faturamento de uma VW não deve ser pouco para por a perder um contrato assim. Estes contratos entre montadora e fornecedores de autopeças geralmente cria uma dependência grande entre as duas com clausulas pesadas em caso de atrasos etc….Deve ser uma história interessante esta ai.

      • Snoop Dogg

        Agora imagina outros grupos automotivos…quem vai arriscar fechar contrato com essa Prevent ? eles estão causando um caos na rede desde a Alemanha ate o consumidor final no Brasil e quem paga esse pato são os Concessionários

    • Edson Fernandes

      Na verdade sempre foi o inverso. As auto peças e empresas ligadas ao processo fabril de uma fabricante sempre foram sapecadas pelas exigencias sem contrapartida e pior: Muitas vezes sem receber dinheiro na data prevista para isso. (só que o serviço sempre em dia para não sujar o nome da empresa que realiza o serviço).

      O que acontece nesse caso é que a VW simplesmente resolveu não querer pagar e aumentra o prazo devido a crise. Ou seja, já pensou se cada brasileiro comprasse uma casa, um carro, entre outras coisas e depois simplesmente dissesse que não iria pagar porque está em crise? No caso do consumidor ele teria muitos problemas, já a VW achou que isso seria deixado barato.

      E foi sempre nisso o problema principal.

      • JAC

        Pratica que que não é de hoje,com isso pequenos fornecedores foram aniquilados e os que não faliram,foram absorvidos por grandes grupos.

        • Edson Fernandes

          Essa é uma questão que o pessoal não enxerga.

          Gostaria de uma reportagem para demonstrar que essas empresas sofrem na mão dessas fabricantes que de boazinhas não tem nada.

          • Snoop Dogg

            Não dou razão nem a prevent, nem a montadora. Eu sei como são as relações com as montadoras que exploram o concessionário ate a ultima gota. O problema ai que eh temos 600 concessionários Volkswagen no Brasil que não sabem como pagarão as contas no fim do mes. 50-60 dias sem produto ? mesma coisa um padaria ficar 2 meses sem fazer paes.

            • Edson Fernandes

              Mas aí pergunto: Você tem uma empresa que fornece materiais para a VW, se essa começa a te dar calote, chega em um momento em que sua empresa começa a exigir uma renda que você não tem como atender pelo calote nos pagamentos. O que você faz? Continua a produzir por conta de outras empresas que poderão sofrer com sua falta de fornecimento?

              Minha opinião simples e clara: Se está devendo pague. Todo mundo precisa pagar e a VW não é isenta disso.

    • Doccar

      Cara, nao tire conclusoes sem saber ao certo o q esta ocorrendo. Na minha opiniao, so da coisa ter pegado o caminho da justica brasileira, tudo pode acontecer, inclusive a fabrica parar..

      • Snoop Dogg

        Voce nem sabe quem eu sou, nem aonde eu trabalho pra falar isso amigo.

        tirar conclusões sem saber ???

        • Doccar

          Pelo q sei de vc ate agora, eh o Snoop Dogg viajando como sempre.

          • Snoop Dogg

            “tudo pode acontecer, inclusive a fabrica parar” … não tem como discutir neh

      • Snoop Dogg

        Não eh que a fabrica pode parar, ela JA PAROU faz semanas e sem previa de retomar a produçao.

      • cepereira2006

        Se depender da Justiça comum brasileira, na mão dos estados, todos falidos, já pode fechar mesmo. A Justiça comum tem que ser federalizada, já disse aqui, pois a vida das pessoas não pode ficar a mercê daqueles depósitos de papel, que são as Varas. Já vi audiências feitas por estagiários, pessoas de cama em depressão por não terem o que é seu, casos de suicídio são relatados. A justiça comum estadual é uma vergonha, isso que eu moro em um dos estados mais ricos da Federação. Imagino como seja em outros…

    • cepereira2006

      Provavelmente eles escravizaram a Prevent antes, para isso acontecer. Espremem os fornecedores até a quase falência, depois choramingam. Um negócio só é bom quando as duas partes tem ganhos. Essa montadora só está plantando o que colhe, tanto junto a fornecedores quanto ao mercado, do qual já foi líder e hoje o perde uma fatia mês a mês, devido a sua política de reajustes insanos de preços.

      • Zoran Borut

        A Pevent acredito que não, mas as pequenas empresas que ela comprou devem ter sido. A tática desse grupo Prevent é essa: comprar fornecedores e mais fornecedores, para monopolizar o fornecimento às montadoras, e aí usar isso como arma para aumentar bastante os preços. Pelo menos foi o que foi divulgado a respeito.

  • CanalhaRS

    A coisa anda feia pra VW.

  • JAC

    VW disse a pagar indenização de quase US $ 15 milhões para fornecedor para acabar com impasse.
    Automotive News Europe

    • Snoop Dogg

      Isso pra produçao em Wolfsburg, no Brasil esta tudo travado e sem negociações. Com a Prevent ainda fazendo jogo duro pra Volkswagen tirar o maquinario dela de dentro da fabrica deles.

    • thi

      essa volks tem dinheiro viu shaihsuahsuahusha

      • JAC

        É bom que tenha,pois a conta está crescendo.

  • thi

    ridicula essa propaganda da renault



Send this to friend