Sedãs Segredos-Flagras Volkswagen

Volkswagen Santana pode ser lançado no Brasil em 2017, segundo site

volkswagen santana 2012 1

Pouco mais de dois anos após ter engavetado o projeto de lançar o Santana no Brasil, a Volkswagen volta a considerar a comercialização do sedã por aqui. De acordo com a Quatro Rodas, a marca realizou no final de janeiro pesquisas para analisar novamente a receptividade do carro junto aos consumidores, considerando opiniões sobre o visual e preços.

Durante a pesquisa, realizada em São Paulo (SP) com clientes de diversos locais do país, a VW exibiu sedãs de diversos segmentos, como Chevrolet Cobalt e Prisma, Fiat Grand Siena, Ford Fiesta Sedan, Honda City e Hyundai HB20S. O Santana também marcou presença fisicamente por lá, mas em uma versão diferente da vendida na China, com direito a novos faróis, grade dianteira redesenhada, laterais com novas linhas e nova traseira.

volkswagen santana 2012 3

Além do design e do preço, a Volkswagen levou em consideração o que os convidados pensavam sobre acabamento, espaço interno, equipamentos e motores. A unidade do Santana exposta estava fechada e com vidros escurecidos. Sabe-se ainda que um dos preços sugeridos pela marca foi de R$ 58 mil.

O novo Santana agora tem lançamento previsto para meados de 2017 e pode ser oferecido com o motor 1.6 litro 16V, de até 120 cv, provavelmente com opção de câmbio automático Tiptronic de seis marchas. Outra opção é o 1.0 TSI, do up!, que rende até 105 cv.

[Fonte: Quatro Rodas]

Galeria de fotos do Volkswagen Santana





  • Pedro

    Com algumas pequenas alterações no visual (para se assemelhar mais a nova identidade visual da VW), motor 1.0 TSI e equipado com itens de segurança como ESP e pelo menos 4AB, sim, seria uma boa opção no segmento. Pena que é difícil imaginar esse tipo de realidade para o Brasil…

    • Mauro Moraes

      Mas qual é a nova identidade da VW? Há mais de 10 anos é a mesma. Basta analisar o Gol 2017, não tem pra onde correr.

      • Dudu Pimentel

        Kra, tem diferenças no design da época quando o Fox ganhou volante de Passat CC e aquelas lanternas com uma luz em forma de vírgula dos modelos atuais (são sutis, mas elas existem)…agora, é fato que vc olha para Passat sedan e for de relance confunde com o Jetta, oq eu particularmente acho que os modelos ficam sem identidade própria.

        • Bruno@BRN.CS

          Pior é que antes você podia não gostar de um modelo mas gostar de outro da mesma marca, agora os Volks sedans você compra por P (Voyage), M (Jetta), G (Passat) e GG (Phaeton), aí se não gosta do desenho de um, lascou para o resto. Sem desmerecer a virtudes da marca, mas gosto de admirar o meu carro na garagem.

          • Fabio Arendt

            Sedan P,M e G foi de matar. Muito boa, só acabou com a linha da VW, mas ficou boa a nomenclatura.

            • Fábio Peres

              Está faltando um “M” … daí a chegada do Santanão …

          • Dudu Pimentel

            Vdd…e para complementar sua resposta, o Phaeton saiu linha, o modelo já não vendia bem faz tempo…uma pena mesmo.

        • Edson Fernandes

          Cara…. mas são mudanças cosmeticas. Só que a fabricante insiste em chamar de “novo”.

          • Dudu Pimentel

            Claro, são as mudanças de meia-vida, afinal o Gol G5 mudou tem um tempinho já, e precisava de uma atualizada no visual…agora é certo que os carros da VW estão cada vez mais parecidos…mas não é só ela, a Chevrolet e a Ford estão nessa situação tb. Acho que a mecânica devia ser atualizada…chega de VHT 1.0 e 1.6…põe logo os EA211 1.0 e 1.6 16V, fica nessa de “vou lançar uma versão nova, com o novo motor, mas mais caro”…isso é muito chato, sem falar que uma palhaçada sem fim e é mais uma forma de sacanear o pobre trabalhador brasileiro, que batalha aspirando um um dinheiro em maior quantidade para poder um carro melhor carro e mais moderno e não consegue pq as montadoras ficam passando a rasteiras em nós.

            • Edson Fernandes

              Concordo. Ainda que a VW já esteja colocando o 1.0 de 3 cilindros no Gol, deveria já colocar o 1.6 16v mesmo.

              Mas é aquela coisa, ela fica requentando para ir colocando aos poucos para tornar o produto atrativo. Mas nesse momento ela sabe que qualquer melhoria no Gol para deixar mais proximo do Fox, poderá canibalizar o segundo.

  • Leozeradf

    Poderia ser uma boa opção entre Voyage e Jetta, no lugar do finado Polo Sedan. Tudo dependeria de preço competitivo. O design do carro me agrada.

    • Dudu Pimentel

      Concordo totalmente

  • Rodolfo

    Por favor, não.
    Esse design chinês não tem proporção. É horrível — na minha opinião.

    • rafael aquino

      para o Brasil seria diferente, a VW fez a pesquisa ja utilizando o modelo que seria vendido no BR

    • thi

      Vc leu a matéria ?

      • Rodolfo

        Sim, li.
        Provavelmente, será o mesmo veículo, feito sob a mesma plataforma, com retoques visuais, ou seja, mantenho as mesmas proporções…
        Minha crítica não foi somente ao design, mas à proporção do veículo.

        • João Martini

          Não tem nada de errado nas proporções dele. O problema são esses faróis gigantes monoparabolas. Se fossem mais afilados e com dupla parábola ou led, pode ter certeza que ficaria BEM mais bonito.

    • Danilo K

      Se a proporção áurea fosse importante por estas bandas o Corsa Sedan ou Classíc com acento agudo na letra Í como é conhecido, não venderia tanto…

    • Filipe Mascarenhas

      Rapaz achei estranho as lanternas, mas a carroceria ficou bonita, sem comparação com o cobalt que será o concorrente direto dele ali sim é medonho e desproporcional!!

  • EMJ

    Acredito que o nome Santana nao deveria ser utilizado num projeto de baixo custo. Talvez pq eu tenha passado minha infancia no final da decada de 80 e 90 sonhando com os executive, glsi, sport! Mesmo considerando seus últimos anos como mero coadjuvante reinando nas praças de taxi, vejo o nome como merecedor de um algo a mais, no mínimo no nível do Jetta!
    Seria triste ve-lo competindo com cobalt e o próprio voyage!

    • ObservadorCWB

      Mas a VW pensa justamente o contrário, em “fisgar” o otário que vai dizer: “Agora eu tenho um Santana”. Deve ser o mesmo marqueteiro do PT que classifica como classe média qualquer pessoa que ganhe mais de R$ 200,00 por mês. Daqui a pouco a DiLLmanta vai colocar três zeros de novo na moeda só para falar: “Agora no Brasil, todos são milionários……”

    • Gabriel Oliveira

      tb acho, deveria entrar era no lugar do voyage mesmo essa plataforma ai

    • T1000

      Eu pensei que o Jetta tivesse vindo para ocupar o lugar do Santana. Na minha cabeça, não há espaço para um Santana, a não ser que matem ou o Voyage ou o Jetta.

      • Airplane

        O Santana se posicionará, em termos de preço, exatamente entre o Voyage e o Jetta. Semelhante ao Cobalt entre o Prisma e o Cruze.
        O Santana concorrerá com o Cobalt, o Versa e o City dentre outros.

        • Gabriel

          deveriam trazer o polo então, ja que esse santana ai é do mesmo porte.

          • Airplane

            Não trazem devido aos maiores custos para a produção do Polo mas seria, sem dúvida, ótimo para os consumidores.

      • PEDAORM

        Deve atuar entre ambos, mais ou menos no posicionamento do antigo Polo Sedan.

        • T1000

          Então vai brigar na faixa dos R$60~65k (Voyage top) até R$80k (Jetta básico). Por isso que subiram o preço da linha Jetta após a eliminação do 2.0… ahhhh
          Será que vai ter uma opção por R$59.990? srrsr

          • PEDAORM

            Pelo especulado nas notícias, realmente deve partir de algo ao redor dos 60k.

      • RVM

        Cabei de dizer isso a pouco…

    • Portuga Goleta

      Vou comentar o mesmo que comentei em outro site, o Santana morreu como um carro de taxista, defasado e sem qualquer glamour que um dia já teve nas décadas de 80 e 90. Ou seja, o nome Santana já não inspira mais isso a um bom tempo.

      Ela ressuscitar vai fazer é bem para o nome, assim pode escrever uma nova história depois do fim melancólico dele. Ainda mais se ele for 1.0 TSi

      • PEDAORM

        Exato, para o ocupar o espaço do finado Polo Sedan.

      • Gabriel Oliveira

        morreu como tal, mas na morte ainda era o sedã de elite da marca brasileira.

    • Marcio Santos

      Como a volks lançaria aqui outro carro do nível do jetta? Teria dois carros disputando o mesmo público?

      • EMJ

        Em momento algum disse q a volkswagen deveria lancar o santana pra concorrer com o jetta. Apenas que nao acredito q o nome fosse a melhor escolha visto q santana foi utilizado em seu lancamento para um produto topo de gama na epoca. Ela poderia ter lancado o jetta com o nome de santana talvez ou ter esquecido o nome de vez. Nao vejo com bons olhos esse rebaixamento do nome, apenas isso.
        Se lancado deve concorrer com cobalt, city, etc e talvez chegue aos precos do jetta basico!
        De toda forma, se for para lancar um carro nessa linha, muito mais apropriado seria relançar o Polo sedan e quem sabe trazer o hatch depois ja que o brasileiro ja aceita pagar 60 mil num “compacto premium”, como HB20

      • kleber peters

        Gol/Fox mandam lembranças.

  • Alexandro Henrico von Mann

    Santana na verdade deveria ser o Passat… Afinal era o Passat europeu que foi lançado com o nome do Santana…

    • Airplane

      O Santana é o Passat para países menos favorecidos.

      • Danilo K

        Exato. Como o último Vectra que na verdade era “quase” um Astra europeu.

      • Alexandro Henrico von Mann

        Não, hoje ele é variante do novo Polo, mas o nosso primeiro Santana foi a segunda geração do Passat na Europa.

  • Bruno Wendel Marcolino

    Acho bacana a Vw tentar reagir e trazer carros novos, principalmente se usar os motores TSI e forem “baratos”.

    Agora, que esse desenho ai é genérico, não da pra negar. Eta carrinho sem sal.

    Mas pelo menos que seja sem sal por fora mas tenha bastante conforto, segurança e tecnologia.

    • rafael aquino

      no Brasil não será esse modelo, será esse aqui, ja com mudanças e com Design Melhor

      • rafael aquino

        ..

        • dogmarley

          podia ter algo para lembrar os antigos modelos, como a placa entre as lanternas formando uma peça única, ou a fita em destaque na coluna C

        • Filipe Mascarenhas

          Esse sim ficou bacana, se essa projeção for real e o modelo nacional for idêntico a esse vai ficar muito bonito.

        • Eduardo Brito

          Só eu que achei que essa porta traseira está errada?

      • Bruno Wendel Marcolino

        Opa, se for esse ai, onde assino o cheque? hehe

        Ficou muito bonito, na verdade, seria muitíssimo parecido com o Jetta, pra não dizer igual, se vier com motor TSI então…

        Acho que nesse visual venderá muito.

        • rafael aquino

          kkkk, mas é esse mesmo, no site da 4 rodas, mostra esse e diz que a VW melhorou o projeto em relação ao chinês

          • Bruno Wendel Marcolino

            melhorou 800%, mas acho que vai matar vendas do Jetta, que já não são muitas hehe.

      • GPE

        Isso é um Jetta… Não!!! É um Passat!

        • rafael aquino

          a maioria das montadoras estão seguindo padrão de Design, mas só lembram da VW, (ta a VW exagera pra caramba kkkkkkkkkkk)

          • Leonardo

            A grande diferença é que a ford só copia a “boca” e muda o farol.
            Com relação ao HB20, sim ele se parece com seu primo mais velho i30 porém dá para saber qual é qual.

            Agora com a dona VW é diferente, a frente é igual em todos, farol igual, desenho igual, grade igual, se você olhar uns modelos dela de frente pinta uma dúvida principalmente em quem não conhece o line up da VW.

            • Portuga Goleta

              Ah por favor, todos se parecem e nenhum se confunde, nem os VW é claro e evidente que você consegue diferenciar os modelos, cada um tem sua particularidade.

              • ÓQUEI

                Galera exagera.. se nego me falar que alguma vez confundiu o Voyage com Jetta ou o Jetta com o Passat, tem que buscar um oftalmologista.

                • rafael aquino

                  kkk concordo com vc, confundir jetta com voyage foda

                • Pipo pipo

                  Ou parar de beber.

              • Marcio Santos

                De forma nenhuma, é impossível confundir os ford, o design segue a mesma linha mas eles tem diferenças significativas, formato e posição do farol, parachoques, frente mais ou menos baixa, é fácil diferenciar.
                No caso dos volks se não prestar a atenção confunde, é semelhante demais.

              • IRA

                Para quem é “ligado” em carros como nós, sim é evidente, mas muitas pessoas não têm essa observação. Olham um desses em movimento e confundem mesmo. E isso deveria ser preocupante para as marcas, porque, além disso, os novos jovens já não têm tanto interesse assim em fazer a CNH, Seria muito interessante se os carros tivessem cada um um design mais próprio e marcante, ou seja, luz própria.

                • Portuga Goleta

                  Ai que está a sacada, as pessoas que não ligam e não se importam vão ver o Golf, um carro lindo, moderno, coisa fina e ver que o Gol é parecido com ele vão se sentir satisfeitos com o mini Golf, mesma coisa com Fiesta/Focus/KA, HB20/i30. Apesar de terem mais detalhes diferentes são bem parecidos com carros maiores.

                  Mas isso é um mal de várias fabricantes, olha a Mercedes, ela sim é P, M, G. BMW, Audi, a Honda apesar de diferentes eles tem muitos elementos em comum nessa nova fornada.

                  A galera fala da VW porque ela é marca de grande volume, mas todas são assim.

                  • IRA

                    Sim, e sempre foi assim, embora os consumidores de carros mais caros não gostassem dessa aproximação ou confusão de estilo (e dizem que esse foi o fracasso do Phaeton). Mas agora existe uma preocupação verdadeira com esse desinteresse. Tenho a impressão de que as pessoas procuram por coisas diferentes e não o “mesmo” carro em tamanho tamanhos diferentes.

            • Fábio Damasceno

              Vamo reaproveitar peças e cobrar caro, ô desgraça. Esses dias vi Amarok manual com a mesma manopla de câmbio do Gol da minha mulher, aí o cara brocha

          • Mauro Moraes

            Tenta identificar pelo retrovisor um carro da VW. Simplesmente não dá pra distinguir.

          • Fernando

            Fiz mais algumas pra vocês compararem. Nesta tem marca d´agua

            • rafael aquino

              exatamente, até as top, BMW, AUDI, MECA, pode ver, tem modelos com desenho semelhante

          • Dudu Pimentel

            Sonic e Cruze tb se parecem um bocado…e o Mustang e o Fusion? O Mustang está parecendo um Fusion com 2 portas…O Azera e o Sonata estão bem parecidos tb…o HB20 e o I30 então…parece até que o HB20 é um I30 em tamanho menor olhei a traseira de um I30 rápido, pensei:” legal esse HB20 redesenhado…opa, peraí!” kkkkkkkk

      • Artur

        Só não espere rodas como essas daí. No máximo uma aro 15″ ou 16″, e olhe lá…

      • Marcelo SR

        Um pouco menos feio, por assim dizer.

  • MaCaRyS

    Não faz sentido mas os taxistas vão pirar! … outra coisa que não faz sentido é perguntar sobre o espaço interno e logo em seguida lemos que o exemplar estava fechado e com vidros escurecidos. Oi?

    • Rodrigo

      O que eu entendi, e o que ocorre geralmente nestes tipos de pesquisa de foco, é que foram feitos perguntas mais abrangentes, não em relação ao veículo específico, tipo: “o quão relevante você considera o espaço interno? você compraria um veículo com motor 1.4?”, essas coisas, que serão determinantes para o Marketing da VW determinar o posicionamento adequado do veículo e o que deve ser ou não focado no desenvolvimento,

      • MaCaRyS

        Mesmo assim huehue, tamanho pequeno/médio tem o voyage, médio/grande o jetta e grande o passat

      • T1000

        Velho, é dureza o marketing determinar o motor.
        Motor tem que ser determinado pela engenharia, baseada em dinâmica, consumo, escala de produção e custo.
        Se você perguntar pra minha mãe o que ela prefere, um motor 1.0 ou 2.0, óbvio que ela vai falar 2.0, mesmo que o 1.0 seja econômico, tenha turbo, injeção direta e o 2.0 sendo um 8V manco com alto consumo.

      • Rodolfo

        Alguém já participou de uma pesquisa dessas?

        • Pipo pipo

          Eu não.

  • Marcelo SR

    É um carro que vai nascer velho, mas se o preço for bom, até vinga.

    • Marcelo SR

      Mas esqueci que VW e preço bom são coisas tão distintas que não se misturam.

      • rafael aquino

        é fica confusa essa frase, da o famoso “BAN” kkkkkkkkk

  • Gran RS 78

    Acho que ele seria uma boa opção no segmento, especialmente para taxistas. O nome Santana é muito forte no Brasil, e esse modelo poderia muito bem enfrentar o Cobalt, Versa etc. Mas se esse preço de 58 mil reais for real, acho muito dificil, pois por 61 mil reais vc compra um Fluence Okm, carro infinitamente melhor, maior e bem acabado que esse modelo da VW.

    • Hadson Nobre

      Tá louco amigo? E daí que o preço chega perto do fluence? Absurdo tentar comparar um VW com um Renault, só porque o segundo é um sedan médio e esse Santana aí não.
      P.s.: só pra não deixar dúvidas, estou sendo irônico,

      • Gran RS 78

        A bom, menos mal. rsrs.

        • Hadson Nobre

          Sou fá do Fluence rsrs

    • T1000

      Provavelmente vai vir entre R$60k e R$80k (ou mais), que é a faixa entre o Voyage e o Jetta.

      • Gran RS 78

        Acho que para esse modelo vender bem tem que custar entre 55 e 65 mil. Se a VW for pedir mais que isso irá encalhar, pois todos os concorrentes dele custam abaixo disso.

    • Hugo Borges

      Cara, esse Fluence 0km é apenas uma unidade e manual, não serve para parâmetro.

      • Gran RS 78

        Onde vc viu que é somente uma unidade?

  • kravmaga

    Eu até entendo que a VW está precisando ter um sedã médio (no tamanho) e empobrecido na mecânica para concorrer com Cobalt, Logan, Grand Siena e cia. Taxistas e frotistas acham que carros como Jetta, Civic, Corolla e cia são caros demais para usar comercialmente.

    O problema é conseguirem colocar um preço adequado. E como brasileiro agora não aceita mais carros pelados como antigamente (sem ar, DH, vidros elétricos, sem multimídia, etc), deve estar mesmo difícil para as montadoras criarem patamares de preços muito distintos.

  • Guilherme Borella

    Baseados nos últimos lançamentos da marca, vamos a um palpite:
    – Plataforma PQ 35;
    – Motor aspirado;
    – Eixo de Torção;
    – Câmbio Tip. 6 marchas;
    – Preço: aproximadamente o preço atual do Jetta TSI.

    • João Martini

      PQ35 num compacto não rola, teria que ter Multilink. Será PQ25 ou MQB A0.
      Eu apostaria já na MQB, não faz sentido trazer uma plataforma velha com a nova saindo do forno agora.

      • Guilherme Borella

        Estava sendo irônico, tb aposto na MQB A0 e no preço do Jetta TSI… hehehehe…

  • Gavlan The BeerMaster

    Se não tiver AP não é Santana…

  • Compro Vidro de Perfume Vaziou

    Vai ficar no lugar do Polo Sedan?

    • Gran RS 78

      O Voyage ficou no lugar do Polo sedan. Esse carro será um sedan maior para brigar com Cobalt e cia.

      • Airplane

        Exatamente!

  • zekinha71

    O Santana de carro do patrão vai virar carro do povão.
    Se bem que do jeito que os carros estão subindo, se chegar vai ter ser patrão pra conseguir comprar.

  • The Canadian

    Polo sedan.

  • Henrique Flávio Castro

    Mais uma carroça chegando!

  • Eduardo Brito

    Na quatro rodas, onde essa informação saiu, a frente possuía os faróis do Gran Santana(Versão hatch vendida na china) e traseira mais alta como novos faróis e tampa mais simples. Ficou bem melhor que esse carro ai.

  • Airplane

    Será concorrente do Cobalt, Logan, City, Grand Siena, Versa, Etios sedã dentre outros.
    Preços entre os do Voyage e do Jetta.

  • Zé Mundico

    Está mais para sucessor do Bora do que para Jetta. Deve ficar entre Voyage e Jetta.

  • Hernan Carlos Granda

    Na argentina temos el polo sedan feito na India, e um carro supeiror a Voyage e inferior a Jetta ( vento pra nos) a qualidade e um poco melhor que mercosur e inferior a Mexico

  • Supernescau

    Um Grand-Voyage para concorrer com o Grand-Siena.

  • DiMais

    Voyage com acabamento melhorzinho e “voilá” Santana

  • seichonoie

    ainda tem o voyage e o gol,daqui pouco fusca e brasilia volta kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • Michel

      O Fusca já voltou!

  • RVM

    Canibalização dentro de casa… será?

  • jkpops

    Botem ele completo por no máximo 68 mil e podem preparar que os taxixtas em massa voltariam a optar pelo bom e velho(novo) santanão.kkkkkkkk

  • afonso200

    se tiver o 1.0TSI que venha com cambio 6AT tambem

  • Jorge Henrique

    Prevejo 1.0 andando na frente e muito do 1.6

  • Filipe Mascarenhas

    Com o visual atualizado segundo outras projeções ficaria o carro mais bonito na categoria dele, só esperar a VW não fazer mer… e colocar o preço fora da realidade.

  • Pedro Cunha

    Evolução do Jetta.
    Já “tropicalizaram” o Golf hatch, o próximo passo lógico é “tropicalizar” o Jetta. E “tropicalizar” entendam como fazer “muito” com “pouco”. Mais ou menos como aumentar o entreeixos do Voyage e chamá-lo de Jetta 2017.

  • Pipo pipo

    Estou achando que o velho 2.0 ainda não morreu.

  • M_13

    Santanao com motor 2000 tsi ai sim dava pra conversar!!

  • Franco da Silva

    Santana, agora, só o João.

  • Cassio

    Visualmente sem graça como um verdadeiro Volkswagen costuma ser.

  • André Gonçalves

    58 mil em um carro com um interior pobre desse?

  • Guilherme Martins

    Só acho que Santana, não merecia pela sua história concorrer com sedãs pequenos, ele era basicamente nosso “crown victoria”, era o carro que compravam pq era bom, não pq era bonito. E era considerado grande e benchmark, engraçado que era mais caro que que passat, no Qual que era a segunda geração deste, posicionamento nenhum a VW tem. Fox nasceu pra ser mais barato que gol, hoje matou o pólo. Nem vou falar do up… Que era pra ser primeiro carro de muita gente…. #SQN

  • KAMBURA

    Mais do mesmo

  • André Martani

    Jettinha…rs

  • rodrigomalc

    Jettinha ou Voyajão? Ou Polo Sedan? Ou Micro-Passat? Ou Gol sedan? Ou fox sedan? Tudo lixo

  • RKK

    Seria um grande ganho em relação ao Voyage (com motor 1.6 16v MSI e
    câmbio automático de seis velocidades, e maior espaço interno), só
    necessitava melhorar o desenho dianteiro do modelo chinês que é muito
    feio. Mas acho pouco provável que venha.

  • Rafael Trindade

    Esta história vem desde 2008, basta procurar a notícia aqui no NA.
    Na época, ia ser o Jetta…

  • Fábio Peres

    O cara que falou que sedan da VW está sendo oferecido por tamanho estava mais do que correto – o problema é que não temos um modelo de tamanho médio para concorrer num mercado que já tem bons sedans para a família, como o Cobalt.

    Preenche uma senhora lacuna esse carro, do antigo Polo Sedan. Saudoso, em tudo.

  • Murilo Rodrigues

    Ninguém tirou uma foto do carro nessa apresentação rs? A vaga de sedã intermediário da VW está vazia, já que nem cogitam trazer o Novo Polo (hoje ocupado pelo Fox) esse Santana seria interessante, principalmente pelo nome que ainda tem prestígio no mercado

  • leitor

    Seria um relançamento e não lançamento. Os motoristas da firma diziam há alguns anos do Santana ser melhor que o Civic lindo que tinha lá. Ser comparado agora com City, Cobalt, Prisma e Grand Siena faz o carro diminuir um pouco suas referências. Seria melhor comparar com Sentra, Cerato, Cruze, até um City mesmo ou no mínimo um Línea.

    • Gustavo73

      Só usa o nome Santana. Não tem nada haver com aquele. Que era uma versão do Passat.

  • Ainnem Agon

    Traseira do Kia Magentis 2008

  • Cesar

    1.0 tsi do Up pra uma banheira dessas? Pode ter 200 cv mas o dono vai ter que se contentar com todos dizendo “1.0”

  • Filipe Vieira

    Acho que todo o dono de Jetta ficará ofendido pra não dizer p… com esse lançamento, um carro “igual” externamente com apenas menos refinamento. Quem paga 100K em um carro não iria querer que o fabricante lançasse outro exatamente igual pela metade do preço.
    Aliás estava pensando em trocar o meu por um outro esse ano, parece que não vou mais fazer isso.