Pickups Volkswagen

Volkswagen Saveiro mostra sua trajetória no Brasil

volkswagen saveiro 2005

Além de apresentar a nova linha da Saveiro, a Volkswagen divulgou ontem (quarta-feira, 16) a trajetória da picape compacta no mercado brasileiro. O modelo foi lançado no ano de 1982, como o 4º integrante da família Gol e atualmente está em sua quinta geração, sendo que esta já passou por uma série de mudanças, como é o caso da primeira reestilização, em 2013, e a segunda, revelada nesta semana.

volkswagen saveiro trajetoria 1

Confira abaixo o histórico da Volkswagen Saveiro:

  • 1982: É lançada a Saveiro, 4ª integrante da Família Gol
  • 1984: Ganha primeiro motor refrigerado a água e câmbio manual de 4 marchas
  • 1986: Primeira reestilização: passa a ter três novas versões: C, CL e GL
  • 1990: Chega à marca de 100 mil unidades produzidas
  • 1997: 2ª geração: Recebe injeção eletrônica multiponto, melhorando desempenho e consumo
  • 2000: 3ª geração: visual atualizado e novas tecnologias, como o motor com novo comando de válvulas
  • 2005: Chega à 4ª geração
  • 2009: Chegada da 5ª geração e cabine estendida
  • 2010: É lançada a Saveiro Cross
  • 2013: Nova Saveiro: novo visual e arquitetura eletrônica global
  • 2013: Conquista histórica: 1 milhão de unidades produzidas
  • 2014: Chega a cabine dupla e novas tecnologias, como o ESC (Controle de Estabilidade), o motor 1.6 EA211 (120 cv) e espaço para 5 ocupantes

Séries especiais:

  • Sunset (1993)
  • Summer (1995, 2000, 2001 e 2002)
  • Fun (2001)
  • SuperSurf (2002, 2003, 2006)
  • City (2003)
  • Surf (2007, 2014)
  • Titan (2007)
  • Rock in Rio (2015)

Sobre a Saveiro:

  • Mais de 1,1 milhão de unidades produzidas
  • Destas, mais de 200 mil foram exportadas para mais de 60 países
  • Fabricada em São Bernardo do Campo, conta com uma Armação exclusiva, (mesma tecnologia que produz o Golf VII, na Alemanha) inaugurada em 2014, com investimentos de R$ 300 milhões

Galeria de fotos da Volkswagen Saveiro





  • Leandro

    Faltou um item nessa timeline: em 1998 é lançada a Strada e a partir daí a Saveiro passou a seguir seus passos, sem sucesso.

    • Blessa

      Sinceramente nunca entendi como a Strada vende mais que a Saveiro, alem do projeto ser mais antigo, ter um motor mais fraco na linha de entrada, o design da Saveiro é muito melhor, eu acredito que pode ser no valor do seguro já que o da saveiro é mais alto e no desconto sobre CNPJ das empresas, a Fiat deve ter um desconto maior. Não consigo achar motivos para a Strada vender mais.

      • Aldo Raine

        Mais barata a stradinha seca

        • ####Carlao GTS

          Vende mais q qualquer VW por exemplo…

      • Manutencão Automotiva

        A questão é que, a Strada tem feixe de molas, a relação ao solo é bem alta para uma picape do porte dela, então é a preferencia pra quem tem uma mercearia, trabalha com carreto e inumeras outras funções, que precise de uma picape “compacta” que aquente bastante peso.

      • Elton Lopes

        Olá, eu já tive Strada 1.4, e ela aguenta peso, e pouca manutenção. Meu cunhado tinha uma Saveiro Cross, e não aguenta o que a Strada aguenta, ele comprou uma Montana (devido a custos), se arrependeu não gostou.

      • Retrato do Papai

        acho que tem a ver com robustez, a strada se comparada com a saveiro (G5) se mostra um veículo muito mais robusto… a saveiro me parece mais uma picape de shopping center (tipo amarok), bonitinha, com uns adereços legais, queridinha do pessoal que gosta de fazer xuning…

      • pedro rt

        a strada pode ser mais antiga mas e tao “segura” qto a atual saveiro e oferece motores e.torq e cacamba melhores q a saveiro, alem de ser mais versatil e ter valor de revenda maior

        • Saulo Parente

          Tão segura quanto a Saveiro? Amigo ela não dispõe de Controle de tração s estabilidade nem como opcional, tem aquele terceira porta que faz o carro perder a coluna B deixando bem mais perigosa em uma colisão lateral, além do conforto que a Strada não tem, o Feixe de Mola deixa o carro muito duro quando sem carga, Já a Saveiro é mais confortável com ou sem carga.. NO caso da Cabine Dupla você carrega sim mias peso na Strada mas na Saveiro leva uma Pessoa a mais.. Enfim, a plataforma da Saveiro é bem melhor, o motor é mais econômico e o Design e Acabamento PRINCIPALMENTE NO NOVO MODELO AGORA da um BANHO na da Estrada, e informação, a Saveiro Cross 2017 agora vem mais alta.. Nenhuma das duas são um primor mas a Saveiro é bem melhor !!!

      • Saulo Parente

        Trabalho na Rede Volkswagen, e digo, para vendedores corporativos a política de preços da Volkswagen não é agressiva, e outra, empresa não quer saber do carro, quer saber de preço, então compram a mais barata, menor preço é o que vale para eles, aqui na Regional 5 Saveiro Cross CD por exemplo vende mais do que o dobro da Strada Adventure, isso quando se fala em varejo, e a Strada tem aquela pé de boi Working com motorzinho 1.4, saveiro são todas 1.6 o que acaba também encarecendo o modelo !!

      • Jackson

        Strada tem maior número de opções. Além do mais, a Strada é picape para trabalho e não como a Saveiro, picape para desfilar.

      • Cleilson Silva

        A Strada tem um item chamado feixe de molas que a saveiro nunca teve!

      • Redpeak77

        Meu pai sempre comprou só VW antes de ter a primeira Strada.
        Na época, o seguro da Saveiro era um absurdo, então meu pai arriscou na Strada e gostou do carro. Teve umas 3 delas.
        Daí meu pai teve a oportunidade de trocar a Strada pela Saveiro, há uns 3 anos atrás. Percebeu claramente que, embora a Saveiro fosse 1.6, não “andava” mais que a Strada 1.4. A Strada também lhe parecia mais robusta na terra. Mais da metade do uso que ele faz do carro é na mesma rodovia e em estrada de terra.
        Logo a Saveiro foi roubada à mão armada. Claro que o fato da Saveiro ter sido roubada pode ter sido somente um “azar”, mas para ele ficou a imagem de um carro visado, até pq ele havia começado a comprar a Strada devido ao valor do seguro.
        Eu também não entendia como a Strada vendia mais que a Saveiro, mas meu pai mudou algumas coisas que eu tinha em mente sobre este mercado.

    • Aldo Raine

      Fieteiro detected

      • Retrato do Papai

        só li verdades, a saveiro só sabe ser vice da strada…

  • Dr. Tício

    Tive a minha também…
    1995 CL 1.6 AP gasolina, branca, carburada.
    A linha CL era bem pelada. Não tinha nada de itens de conforto
    Era boa… Fazia uma média de 6,5 a 7,5 por litro na cidade… Manutenção extremamente simples
    Lembro-me que uma vez troquei 2 amortecedores e me custou uns 60 reais… (se bem que, naquele tempo, o valor do dinheiro era diferente)
    Comprei ela de segunda mão… Era de uma empresa de entregas de documentos e malotes… Não sei quantos km tinha (o painel zerava ao chegar nos 99.999 km), mas o motor nunca houvera sido aberto.
    Lembro-me ainda que paguei exatos 10 mil reais nela, em dinheiro vivo, e depois vendi por 13 mil (um rapaz comprou como primeiro carro, financiado a juros absurdos, se não me engano pagava uns 450 reais por mês, o que dava para levar um carro zero facilmente. Mas os jovens eram loucos por Saveiro nesse tempo)

  • zekinha71

    A Saveiro quadrada é bonita até hj, já a geração 4 foi uma bela aberração e uma bela porcaria, meu irmão tirou uma zero e até roubarem 6 meses depois, foi visita semanal a ccs sem solucionar os problemas de motor.

  • Minerius Valioso

    “O modelo foi lançado no ano de 1982, como o 4º integrante da família Gol e atualmente está em sua quinta geração[…]”

    Já falei, a Saveiro hoje está na terceira geração. A linha 2000 e 2005 foram meras reestilizações, mantendo assim a mesma plataforma, carroceria e projeto da segunda geração.

    • Denis

      Sim. Vamos considerarmos que:

      Primeira Geração: 1982 á 1997
      Segunda Geração: 1997 á 2009
      Terceira Geração: 2009 á 0km.

  • Murilo Rodrigues

    Nunca tem nada pra falar da ”4º geração” rs.

  • Felipe Rezende

    5° geração? não seria a 3° pois a plataforma não era a mesma na linha 97 para linha 2000 e 2005?

  • alemãoVP

    As quadradas da série Summer de 1995 são de longe as mais legais. A VW jamais conseguiu reviver a aura que a Saveiro tinha no fim dos 80 e metade dos 90…

  • Lucas Irrthum

    Ainda terei a minha Saverinho Summer 95, com APzão turbo, 3,5kg e baixa na fixa. Ah, antes que me esqueça, com orbital 17″ (SQN).

  • Lucas086

    Saveiro bonita só acho as Cross, tinha até vontade de ter uma, mas acho muito dinheiro em um “gol cortado”, além do seguro ser muito caro, mas ela se fosse coisa de pouca diferença pro gol, teria sim uma Cross. As outras nem gosto muito , sei lá.

  • Maçaranduba o Porradeiro.

    A Trooper de 2010 era muito filé, pena que deseja muito em quesito acabamento.

  • Jackson

    1984: Ganha primeiro motor refrigerado a água e câmbio manual de 4 marchas, não entendi!!!! Câmbio manual de 4 marchas???? O modelo anterior era automático de 3 marchas! ou manual de 3? Caramba essas montadoras quando publicam algo, não tem revisores???

  • Gian

    Fazendo um paralelo entre história da Saveiro e Strada:

    1997 – Lançada a Saveiro G2 com cabine simples e caçamba gigante
    1998 – Chega Strada com cabine simples e caçamba média
    1999 – Strada passa a oferecer cabine estendida, que levou a Strada à liderança no ano seguinte.
    2000 – Chega a Saveiro G3 com o belíssimo interior do Gol G3, mas ainda só com cabine simples.
    2001 – Chega a Strada “G2” e a primeira Strada Adventure que iria se tornar o maior sucesso
    2004 – Strada chega na terceira Geração que foi, pra mim, a mais bonita geração da Strada.
    2005 – Chega a Saveiro G4 (retrocesso) e ainda ignorando a demanda pela cabine estendida
    2008 – Strada chega a 4ª geração, fica maior e robusta, e oferece o locker
    2009 – Antes da Saveiro G5, chega a Strada Cabine Dupla
    2009 – Chega Saveiro G5 com cabine estendida, mas ofuscada pela cabine dupla da Strada
    2010 – Chega a Saveiro Cross, lindíssima, mas ainda sem cabine dupla
    2011 – Strada disponibiliza transmissão automatizada (saveiro até hoje não tem).
    2012 – Chega a Strada “G5” ganhando a terceira porta na cabine dupla
    2013 – Saveiro reestilizada, fica ainda mais bonita, mas ainda sim sem cabine dupla.
    2014 – Saveiro apresenta finalmente cabine dupla e tecnologias eletrônicas bacanas.

    Resumindo: a VW tem um bom produto em mãos, mas dorme no ponto.
    Levou uma década para compreender que o mercado pedia cabine estendida e não caçambão.
    Levou meia década para entender que o mercado já queria a cabine dupla.
    Até hoje não tem um cambio automático ou ao menos um automatizado.

    A VW sabe fazer carros bons, mas age sempre depois da concorrência.
    Embora a Saveiro até tenha apresentado inovações, como ABS off road, a Strada sempre trouxe inovações mais significativas.

    • Leonardo azevedo

      Realmente VW so atrasa contra concorrencia, cade o SUV para concorrer com HR-V e Renegade? Cade Gol realmente novo pra concorrer com HB20 e Onix? Fox faz o que no mercado?

      • Gian

        Isso!

        Eu tento não ser “fã boy” de marca alguma pra ver as coisas com razão (e não apenas emoção). Tento ver o que cada uma tem de bom e de ruim.

        Eu dirigi recentemente um Fox de um amigo (desse novo).
        Achei o carro gostoso de dirigir, mesmo sendo 1.0L.
        É bem construído, sem superar expectativas e sem decepcionar também.

        No salão do automóvel de 2012, a VW apresentou o Taigun.
        Na hora pensei: ducarai esse SUVzinho. Mas ficou pra história… não vem.

        Minha conclusão é que a VW sabe fazer carros bons.
        Mas tem uma enorme dificuldade de arriscar, de ousar.
        Aí a concorrência faz a festa.

        Um bom exemplo é o Onix que trouxe para a categoria um automático de 6 velocidades e uma central multimídia bacana e está deitando e rolando de vender.

  • Tesla

    Nossa, que evolução!! A próxima linha do tempo vai ter uma saveiro voadora movida a gasolina!



Send this to friend