Montadoras/Fábricas Volkswagen

Volkswagen: Sem peças estampadas, duas fábricas param no Brasil

fabrica volkswagen taubate

Após paralisações por conta de falta de bancos, agora a Volkswagen para novamente, mas desta vez por falta de peças estampadas, fornecidas pela empresa pela Fameq, que agora faz parte do grupo Prevent, o mesmo que é dono da Keiper, que fornece assentos para a montadora.

O desabastecimento das linhas de montagem provocou a paralisação das fábricas paulistas de Taubaté e São Bernardo do Campo, gerando a dispensa total de 12 mil funcionários. Os funcionários ficarão em casa até esta segunda (1), caso a distribuição de componentes seja normalizada.

Vendida em julho para a Prevent, a Fameq estava em dificuldades financeiras e há uma semana fechou as portas, demitindo 180 funcionários. A Volkswagen diz que o fornecedor jamais teve problemas com a montadora em seus 40 anos de fornecimento de peças, mas “teve sua atuação completamente alterada após ser adquirida pelo grupo Prevent”.

Volkswagen e Prevent possuem uma disputa comercial, travada há mais de um ano e que gerou algumas paralisações nas plantas paulistas da montadora, além da unidade paranaense, que também enfrenta escassez de peças estampadas da Fameq. Como esta era exclusiva, a produção dos carros teve de ser paralisada, pois o último lote foi entregue em julho.

As paralisações iniciadas em março de 2015 já somam 100 dias, gerando um déficit na produção de 90 mil carros. De lá para cá a Prevent comprou 11 fábricas de seis empresas de autopeças em três estados, todas fornecedoras das montadoras, incluindo VW e Fiat. A Prevent – que tem sede em Wolfsburg – tem capital bósnio e um total de 51 plantas em 13 países.

O sindicato dos trabalhadores de São Paulo acusa a Prevent de compras empresas e demitir funcionários após a aquisição. A entidade já conseguiu um acordo na justiça do trabalho para o pagamento de dívidas trabalhistas da Fameq, após os empregados acamparem nas instalações da empresa para evitar a retirada de maquinário.

[Fonte: Estadão]





  • SDS SP

    Quem vai pagar a conta é o fornecedor e será bem alta, pois imagino o quanto deve ser alta a hora de linha parada…

    • Zoran Borut

      Pelo que pude acompanhar, esse grupo Prevent adota a tática de comprar empresas que fabricam um mesmo tipo de produto para dessa forma tentar monopolizar a produção e ter maior poder de pressão sobre os preços.

      • SDS SP

        Péssimo isto. Por essas e por outras que os nossos carros são tão caros…

        • No_Name

          Mas para lidar com fabricantes de veículos só agindo dessa maneira mesmo, infelizmente.

          • Minha experiência trabalhando em fornecedor de auto peças diz outra coisa… Eles não investem em excelência e a culpa cai sobre os clientes dele.

      • rafa.prebianca

        É o que está acontecendo, vai cercar até “dominar” o mercado, isso é péssimo e mostra que a administração de uma empresa assim não é boa.

    • Deadlock

      Os fornecedores já estão pagando a conta por serem o elo mais fraco, mas chega uma hora que não conseguem prosseguir. A VW quer pagar a conta do dieselgate pressionando os fornecedores, mas tudo tem limite.

      • SDS SP

        Sou fornecedor das montadoras e ultimamente está difícil negociar reajustes. Os caras espremem muito.

        • Redpeak77

          já ouvi falar de fornecedor cuja montadora não queria cumprir nem os aumentos de contrato… complicado.

  • Diego

    VW vai de mal a pior no Brasil e no Mundo, na 4 rodas tem uma matéria sobre o Golf equipado com câmbio DSG, impressionante como é gritante esse problema de falta de peças.

    Uma marca que eu não indicaria neste momento a ninguém.

    • jjmarcio2

      De mal a pior vai o Brasil, Volkswagen fechou como líder de vendas nesses 6 primeiros meses do ano

      • Franco da Silva

        assumir a liderança mundial deve ser ruim

    • PrGirafales

      o que tem haver a vw com o fornecedor de peças que na verdade é um grupo que compra todas empresas do mesmo segmento de autopeças para criar uma monopolização, e o que tem haver o cambio DSG com essa noticia? cambio dsg nao é powershift, este sim deu muita dor de cabeça, raramente vejo alguém reclamando do cambio dsg no clube do golfmk7 e os que precisaram trocar alguma peça no maximo teve que esperar vir a peça da alemanha dentro da normalidade

      • Bom, também quero desabafar: Meu vizinho está ouvindo música alta todo dia domingo de manhã. Já reclamamos com o síndico, ele já tomou multa mas continua. Uma falta de respeito. Ah, o que tem a ver com a notícia? É que um dia eu vi ele entrando em um Uber que era um Fox.

    • RED883

      Na 4 Rodas tem várias matérias sobre o câmbio DSG, a maioria elogiando, pois é o melhor câmbio da atualidade, perdendo apenas para o PDK.
      Tem reclamações de proprietários que compraram o carro sem se informar previamente, em relação a algumas características do mesmo (retenção e barulho)
      Defeitos reais até onde sei, todos foram corrigidos em garantia ou cortesia pela VW.

  • Evandro

    tá, mas e daí se a empresa compra e demite funcionários? Ela é obrigada agora a manter pessoal que não queira? Como nós temos que manter sindicatos que só fazem baderna? É isso? Sindicato, sindicalista é o câncer desse país, uma peste que se espalha e se infiltra pra não largar mais, como o PT fez no governo…. Agora acampar para não tirar as máquinas? Se eu fosse o dono da Prevent e tivesse que tirar maquinário, tiraria com ou sem esses parasitas……

    • Louis

      Deveria acabar a contribuição sindical obrigatória. Ninguém deveria ser obrigado a sustentar os pelegos.

      • Evandro

        Pois é, mas aqui é a falsa democracia né, talvez um dia entre alguém de “saco roxo”, e acabe de vez com esses parasitas e essa obrigação que temos em sustentá-los……

  • Nicolas97

    Intransigência da nisso, perdem todos inclusive outros milhares de fornecedores e trabalhadores que não tem nada a ver com a disputa.

  • Kaian Reis

    acho que vai vir aumento da volkswagen por ai, fui entrar no site e todos os preços estão indisponíveis

  • Cristian_Dorneles

    Das Fraude… Tua situação não é boa mesmo… Mas pensando bem, se é pros carros ficarem mofando nos pátios….

  • Ricardo Blume

    Quando tu acha que ta ruim a coisa, tem mais espaço para ficar pior. Quem perde com isso são os funcionários. Já estão ociosos ou em lay off e ainda agora isso.

  • Luiz Ramos Jr.

    E vem mais aumento por aí…as montadoras não querem vender mais.

    • Zé Mundico

      Vender mais para quem? Você acha que se baixar de preço mais gente vai comprar? Não vende mais porque o povo está liso, sem crédito e desempregado!!!!!

      • Rmx

        E se não vender e produzir mais adeus empregos.
        E a vaca vai para o brejo e fica atolada lá por um bom tempo!
        BR o eterno país do tal futuro que nunca chega!

  • zekinha71

    Durante décadas a VW fez e aconteceu em cima dos fornecedores de auto peças, agora chegou um grupo forte que resolveu peitar os alemães, e estão conseguindo.
    A VW vai ter que baixar a bola senão tome fábricas paradas.

  • leandro

    Não. Sei la fora mas aqui a vw é um desastre vende ainda pq fez fama a mercedes caminhões tambem era assim olha o que aconteceu hoje luta pra der mais uma montadora ou seja perdeu espaço que era dela. Uma fabrica que nao é capaz de entrar em contato com o seu cliente para pesquisar a satisfação do mesmo so pode estar desse jeito em todas as partes. Eles ja foram a honda motos cresci escutando que carro era vw moto era honda caminhão era mercedes e trator era valmet hoje somente a honda tem esse status.

    • VW é a lider mundial em vendas.Passou a Toyota em 2016. O maior problema atual da VW no Brasil é o preço dos seus produtos, mas não é exclusividade dela.

      • leandro

        Não. Concordo quanto a ser o preço falta qualidade no pos vendas olha a toyota vende etios se fosse outra marca nao venderia aquela coisa feia a preço de new fiesta por exeplo. Problema da vw e pouca preocupação com a satisfação do consumidor ser lider em vendas no mundo não quer dizer nada a massey ferguson e a valtra são. Lideres em venda no brasil sem ter o melhor produto. Obrigado pelo comentario abraço.

  • Gran RS 78

    Agora que as concorrentes vão engolir a VW nas vendas, especialmente nesse mês.