Peruas Volkswagen

Volkswagen SpaceFox tem menor custo de reparo entre as peruas

volkswagen spacefox 2016 5

Apesar da chegada dos crossovers compactos no mercado, o segmento de peruas ainda conta com representantes no Brasil. E entre esses modelos, o Volkswagen SpaceFox é que apresenta o menor custo de reparabilidade do País, de acordo com o ranking do Cesvi Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária).

O SpaceFox registrou nota de 20 em uma escala de 10 a 60 (sendo 10 a melhor nota e 60, a pior), com o melhor desempenho da categoria no índice de reparabilidade da pesquisa CAR Group, realizada pelo CESVI Brasil, entidade de pesquisas independente mantida por seguradoras de veículos e pela indústria automotiva nacional.

De acordo com o resultado da pesquisa, o “Cesvi concluiu que as características do projeto do veículo, somadas a um preço equilibrado das peças, fizeram com que o SpaceFox se tornasse uma referência em reparabilidade, com uma classificação 20 no ranking CAR Group”.

“De acordo com o resultado da pesquisa, o “Cesvi concluiu que as características do projeto do veículo, somadas a um preço equilibrado das peças, fizeram com que o SpaceFox se tornasse uma referência em reparabilidade, com uma classificação 20 no ranking CAR Group”, disse o Cesvi a respeito do impacto dianteiro. Já sobre o impacto traseiro, o modelo teve “excelente comportamento estrutural”.

Para avaliar os veículos, o centro de experimentação realiza testes de impacto a 15 km/h, com colisão de 40% da dianteira esquerda e de 40% da traseira direita. Após cada impacto, é estudada a a extensão dos danos e a facilidade do reparo. É feito um cálculo que considera os custos da reparação dianteira e traseira, os tempos de substituição e a cesta básica de peças.





  • Tosca16

    Primeiramente quem são as concorrentes ? Segundo qual é a mais cara delas ? Se é que não seja a própria Spacefox … Terceiro qual o valor de revenda deste modelo ? Já que sempre vem um falar isso aqui… Sei lá acho que é um “casamento” possuir esse veículo hoje em dia, quem vai numa Spacefox certamente quer usar bom tempo a mesma .

    • Pipo pipo

      Aqui em casa tivemos uma, um ano de lançada, freio ruim e o motor começou a fumaçar com menos de 20.000 km já fora da garantia. A parte boa dessa Spacefox é que serviu de entrada para um Grand Vitara, está com 42.000 km e nenhum problema.

      • Foxtrot

        Saiu da água para o vinho, né?

        • Pipo pipo

          Exatamente, não é nenhum “Grand Cru” mas satisfaz bastante, kkkkkk.
          É impressionante, mas quando saltamos R$ 30.000,00 em preço o produto em si é muito superior, gostaria muito que todos os comentaristas aqui tivessem acesso a tais carros, assim como quero ter acesso a carros superiores (premium de verdade), ajuda muito a percepção do que realmente é bom e não ficar discutindo palio com gol, qual é o melhor, porque os dois são horríveis. Ficou confuso?
          observação: NÃO quero ofender ninguém aqui, só quero destacar o abismo existente entre tais carros em qualidade e infelizmente aqui no Brasil em preço.

      • Marcos Wild

        Tente revender esse Grand Vitara depois

        • Silva Jr.

          Vai valer menos que a Space com motor fundido…
          Esse foi daqueles que não compraram um Suzuki antes da marca sumir pela 1ª vez aqui no BR. Só pode.

          • Pipo pipo

            Foi compra consciente e não estou arrependido, pelo contrário, se continuassem a fabricar este modelo compraria novamente.

        • Pipo pipo

          Amigo, felizmente não preciso me preocupar com o valor de revenda, aliás, nunca tive lucro com nenhum dos meus carros, eles não são investimento.

          • Guilherme Batista

            Os caras esquecem do fator, carro bom x carro ruim, acham que é tudo a mesma coisa, parece que só importam com o preço.
            Esquecem do conforto, segurança e etc que são coisas não mensuraveis. Você saiu da água pro vinho, mesmo que perca na revenda, ainda assim o tanto que “deixou de perder” durante todos esses anos, compensou

        • Lucas

          Carro não é investimento. Carro se troca de 10 em 10 anos (recomendado por especialistas)…desta forma reduz muito a perda de dinheiro.

          Agora o pessoal financia gol, palio e cia em 4 anos, e o vende depois de três anos, pq o carro está só o pó, e acha que fez bom negócio, pq a revendedora pagou valor FIPE.

          • 0terceiro

            Pode não ser exatamente 10 anos (pode ser um pouco mais, um pouco menos), mas digo isso porque não sou especialista.
            Mas uma coisa é certa: trocar de carro em pouco tempo (2 ou 3 anos) com a desculpa de “vou perder dinheiro” é furada. A pessoa acaba gastando mais ainda para comprar outro carro.

            • Lucas

              Eu vi os cálculos e o porquê de ser mais vantajosa a troca de carro de 10 em 10 anos na Exame.com…sem contar que eu acho muito legal comprar um carro 0km e rodar até uns 400mil km kk

        • Pipo pipo

          Nesse ponto eu sou muito medroso, não vendo pra particular, sempre repasso como entrada no próximo carro, perco mais assim,porém é o preço que me disponho a pagar pela minha tranquilidade.

      • ALVIN_1982

        Incrível como conseguem destruir um carro com 20 mil km… tem que ser muito bração mesmo…

        • Pipo pipo

          Alvim, um pouco mais de educação não te faria mal nenhum, mas vou te dar um pouco de atenção, defeitos acontecem mesmo que vc tenha realizado a manutenção conforme manual. Se acontecer algum dia com vc, lembra de mim. Kkkkk

    • Bruno Wendel Marcolino

      concorrente da Spacefox? Wekkend e só.

      Agora a pergunta que não quer calar, como uma Wekkend teria maior preço de reparabilidade sendo um projeto ainda mais antigo???

      Faltou informarem qual a base/fundamento para se ter obtido esse resultado…

      • Tosca16

        sinceramente tem que colocar os que são do mesmo segmento, tal tal e tal foram testados, notas X,Y, Z …

        • Bruno Wendel Marcolino

          mas que eu saiba, só existe Sapcefox e Wekkend no segmento Perua Compacta.

      • ALVIN_1982

        Tem a New Escapade (PUG 2008) e o City SW (HR-V)… também…

        • Lucas

          Claro!! Concorrentes diretooos da Spacefox e Weekend…

    • kravmaga

      Achei estranho também. Na semana passada, uma revista divulgou o ranking dos 10 carros com índice de manutenção mais cara e o Golf estava entre eles…

    • Guilherme Batista

      Também pensei a mesma coisa.
      Sou meio cético com isso, gostaria de ver os valores informados, principalmente pelo fato de que a VW não segue um padrão com mão de obra, além das peças terem valores diferentes em cada lugar

  • André M

    Bom, depois que você já vendeu um rim pra comprar esse carro, acho que isso não adianta muito não é?

  • Cris Dorneles

    Futuramente todos vão lamentar o fim das peruinhas… quem viver verá.

    • th!nk.t4nk

      Aqui na Alemanha tá ocorrendo isso. É a terra das peruas grandes e luxosas, mas ano a ano a participação no mercado delas tá caindo. Quem tem tomado o lugar são os crossovers e SUVs, claro. O maior problema é o aumento no consumo, já que são veículos bem menos eficientes que as peruas (pouco espaço, muito peso, péssima aerodinâmica, etc). O modismo é mundial, infelizmente.

      • CorsarioViajante

        Eu acho que não é apenas um “modismo”, mas sim um reflexo cultural mais profundo. As pessoas hoje, no mundo inteiro, anseiam por segurança e proteção, e um “tanque de guerra” imenso e alto passa essa sensação com muito mais eficiência do que outros tipos de carroceria.

  • Herminio Botelho

    Eis um exemplo concreto para receber esse motor TSI. O carro é até bom para a proposta, mas seu preço está totalmente fora da realidade.

    • Deadlock

      Os carros fabricados fora do Brasil, no Mercosul, vão ficar caros, por causa do dólar e do “bolivarianismo”.

    • CorsarioViajante

      Nem precisa ir tão longe, era só todas as versões oferecerem o 1.6 16v que já estava ótimo.

      • Bruno Wendel Marcolino

        ótimo também não né, no minimo aceitável, ótimo seria ser 2k a mais apenas diante do Fox original, por exemplo, Fox 1.6 Hatch de entrada por 45k e Spacefox 1.6 por 47k. E assim vai indo conforme as versões.

        Mas, Brasil é Brasil.

        • ALVIN_1982

          Antigamente era assim… um Gol valia R$ 15 mil e a Parati 17 mil…

          • De 15 para 17 -> 13,33 % e de 45 para 47 -> 4,44 %

            • Bruno Wendel Marcolino

              ééééééé…

            • ALVIN_1982

              Isso que eu quis dizer… eles mantiveram o percentual…

          • Bruno Wendel Marcolino

            não era bem assim não hehe

      • Herminio Botelho

        mas a tributação no 1.0 é mais baixa

  • DevXav

    Deve ter sido algum erro de gestão!

    Assim que lerem essa reportagem tratarão de “dobrar essa meta” de valor de manutenção aí… hehehehe

  • Joaquim Grillo

    Na boa não sei de onde vem essas pesquisas, um colega meu comprou uma Eco pois vendeu a Space dele a VW cobrava bem mais pelas revisões da Eco do que a da Ford, a Eco dele foi fazer uma revisão geral a ford cobrou 1500 reais deixou ela zerinho, a Space ele gastou mais de mil reais só de suspensão com 30 mil km rodados fica ai a dica

    • Você leu a matéria? É explicado de onde vem esses valores. Não é “pesquisa”. Aliás, é feito pesquisa com fornecedores de peça. E mesmo gostando da Ford, receio que infelizmente essa pesquisa nunca beneficiará a anglo-americana.

    • Davi Reis

      A notícia é sobre custo de reparo, não de manutenção.

  • Mauro Moraes

    “VW Spacefox tem o menor custo de reparo”. Você acredita? Acho essas pesquisas tendenciosas e furadas. Melhor conversar com mecânicos e donos de lojas paralelas. Aí não tem erro.

    • Você leu a matéria? É explicado como chegam nesses valores! A pesquisa é feita com fornecedores de peça, mas existe uma metodologia por trás disso. Não é simplesmente uma “pesquisa”.

  • CorsarioViajante

    Faltou falar quem são as concorrentes e qual foi o índice para elas para poder comparar a diferença.

  • Fabricio M

    Eu tive uma, ano 2008. O carro é bonito, mas ordinário. Quando acabou a garantia, mandei pra frente.

  • Bruno Wendel Marcolino

    a pergunta é, quais concorrentes? Só lembro da Wekkend e custo a acreditar que tenha custo maior de reparo, já que o projeto é ainda mais antigo que a Spacefox.

    Ambas tem valores absurdos na compra, desvalorização alta e a manutenção não é barata nas CCS.

    Gostaria de saber exatamente o que calcularam para gerar esse índice.

  • Paulo

    Primeiro lugar num pódio com dois participantes é sinônimo de reportagem inútil.

  • Angelo Lucca

    Se reparassem de graça ainda ficava caro pelo custo inicial do carro…

  • Frederico

    Se tivesse uma opção de câmbio automático e fosse colocado o novo motor 1.0 TSI ficaria um ótimo produto.

  • CanalhaRS

    Ser a melhor sem concorrência é uma piada.

  • Magnus Lincoln

    Pelo preço que cobram por ela deveria ter reparos grátis por 20 anos .

  • Philomeno

    Pode ser um carrinho útil e tal, mas não passa de um Fox que foi criado para ser o carro mais barato da linha VW.
    Pra mim isso aí tá fazendo hora extra… foi o tempo, já tinha que ter caído de linha.

    SE FOSSE BARATO eu ainda não falava nada…

  • Renato

    Também, seria sacanagem assaltar o cara na hora de vender o carro e depois assaltar de novo na hora de arrumar rs