Europa Governamental/Legal Mercado Volkswagen

Volkswagen: Suíça proíbe venda de carros diesel da marca por conta da fraude no diesel

vw-logo

A Suíça proibiu a comercialização de modelos da Volkswagen equipados com motor diesel EA189, envolvido no escândalo de adulteração de resultados de emissão de poluentes.

O governo suíço pretende criar um grupo de trabalho para analisar o caso. Hoje, o país europeu tem 180 mil veículos diesel da marca alemã, equipados com esse motor em circulação, que serão identificados após pesquisa no mercado.

Alemanha, França e Reino Unido pretende investigar os carros da marca. Enquanto isso, a Volkswagen reestrutura todo seu grupo de comando, nomeando Matthias Müller ex-CEO da Porsche como novo presidente do Grupo Volkswagen.

Matthias_Muller

Aos 62 anos, ele assume no lugar de Martin Winterkorn, que renunciou ao cargo na quarta. Müller entrou no grupo em 1978 e assumiu muitas funções até presidir o conselho da Porsche. Vários executivos mudaram de funções no grupo e apenas um foi demitido, Christian Kingler, que era membro do conselho do grupo e da marca VW para vendas e marketing.

A montadora decidiu dividir as operações por grupos de marcas e regiões. Serão quatro grupos de marcas, no caso Porsche/Bentley/Bugatti, Audi/Lamborghini/Ducati, Volkswagen/Seat/Skoda e Truck Holding (Scania, MAN e VWCO) /Engenharia Elétricas/Serviços Financeiros. Haverá quatro regiões, sendo que a América do Norte terá comando unificado englobando México, EUA e Canadá.

[Fonte: G1/Volkswagen]

Agradecimentos ao Filipe Melo.





  • matheusguila

    Tá ai a diferença entre um país que valoriza e respeita seus morados e um país como o Brasil. Aqui, O IBAMA disse que vai investigar a Vw, mas como todos nós sabemos não vai dar em nada. O consumidor que vá se ferrar…

    • Mr. Bola de FOGO!

      País sério é outra coisa.

    • V12 for life

      Se quer tem sentido essa investigação, pelos motivos alegados, teria de investigar todas as fabricantes.

      • matheusguila

        E o pior: investigar uma coisa que já foi provada… É só mais uma maneira de enrolar e fingir que estão preocupados com alguma coisa..

      • Renato Duarte

        Eu também acredito que é totalmente fora de lógica, pois os motores que a VW oferece lá fora são de “outro mundo”, e eu pesquisei sobre a repercussão. Essa “polêmica” é pelo simples fato da VW inserir um software que permite que o próprio dono do veículo faça uma espécie de regulagem através de app de smatphone, que há pouco tempo atrás só seria possível em auto mecânicas especializadas e a um custo meio alto. Resumindo, a tecnologia de ponta chegou pra facilitar a vida do consumidor, as autoridades ficaram irritadas com isso e a VW pagou o pato. Eu acredito que não foi de má fé,,, e eu que pensava que só o brasil fosse país de especulação

        • Matheus

          Nada disso, n é um tecnologia que é a favor do consumidor o que ele faz é “altera as emissões de poluentes nesses veículos apenas quando são submetidos a vistorias. O dispositivo rastreia a posição do volante, a velocidade do veículo, quanto tempo está ligado e a pressão barométrica, baixando os poluentes emitidos. Em condição normal de rodagem, os controles do escape são desligados e os carros poluem mais do que o permitido.” isso é fraude… só pra Você que é totalmente normal o carro num dinamometro mostrar um dado sobre a poluição emitida e na rua poluir mais… em 2009 anunciaram o milagroso ea189 que n usava ureia pra filtrar o oxido de nitrogênio, engraçado né n polui e n usa ureia, curiosos foram estudar o carro e os dados de emissão n batiam, isso em 2013 , em 2014 alertaram o governo, e só agora em 2015 descobriram o teu software que só ajuda o consumidor né? pesquisa melhor antes de comentar… tu disse que pesquisou mas as fontes n são fidedignas… o governo dos eua e as leis la, n foram feitas por um monte de “zelão” que ganha algum pra cobrir falcatrua… e antes de citar as camionetes que soltam aquela fumaceira preta, o problema n ta na fumaça. ta nos gases que são nocivos e que o fabuloso motor de “outro mundo” n filtrava…

    • shdn2010

      Eles querem investigar algo que já foi provado…kkk comédia mesmo…

      • matheusguila

        Isso é só para fingir que fazem alguma coisa…

    • Juliano Ross

      Agora a “DAS FRAUD” se preocupou. A casa caiu e f… tudo. A perda de mais de 20% do valor de mercado e a possibilidade de multa de quase 20 Bilhões de Dólares (Só no EUA) e a investigação em vários países no mundo tava tranquilo mas o IBAMA investigando agora preocupou…

      • Alexis

        Na verdade a perda já encostou em 40%… só a imprensa que continua noticiando só os 20% do primeiro dia.

    • Renato Duarte

      Cara, aqui no Brasil, apenas a Amarok possui o motor citado no ”escândalo”, e pelo que eu conheço desse motor, ele é muito menos poluente do que qualquer concorrente vendido por aqui. Se for pra investigar à sério, que se investigue todos os modelos da categoria dela, e eu te garanto que ela vai ser a caminhonete com o menor índice de emissões. Anota…

      • matheusguila

        Apenas um modelo por conta da legislação vigente à respeito de modelos com motor a diesel, senão teria bem mais… Além disso, pode até ser que outras montadoras tenham motores mais poluentes, mas uma coisa não elimina a outra. A VW tentou enganar o consumidor e merece ser punida por isso, a mesma coisa digo em relação a comprovação de fraude em outras montadoras. A verdade é que VW Brasil precisa de limites a muito tempo, passou da hora de ser punida pelos erros que ela vem cometendo.

        • Matheus

          Tu viu o problema da nossa sociedade atual? n importa se a vw ta errada, o que importa é que os outros tbm estão… como se uma errando anulasse o erro da outra… 2 erros fazendo um acerto… ” a n tem problema eu errar, ele tbm erra” por isso que o governo ta nessa m3rd@… um partido rouba, “ah mas tal partido tbm rouba”…

          • matheusguila

            Exatamente, é como você disse acima… Deixei de saber se as outras montadoras estão erradas também. O fato é que o erro da VW foi comprovado e ela merece responder por ele. Quanto as demais, que se investigue e puna se for necessário também.

  • celso

    KKKKKK.

    • Mr. Bola de FOGO!

      Ba Dum Tisss!!!

    • Foxtrot

      I see what you cof, cof cof, what you did cof cof cof cof cof, ah deixa pra lá.

  • Ronaldo M

    A Volks tem que aprender com o software do governo, que tem ludibriado nosso país há 4 mandatos..

    • DaniloRHF

      Se fosse só a 4 mandatos a gente dava um jeito kkkkk

      • Renato Duarte

        FHC conseguiu manter a inflação sob controle, e o dólar só subiu quando houve as pesquisas eleitorais que previam o LULA vencendo as eleições de 2002. Portanto o Ronaldo M tem razão.

  • David

    NA arruma esse título, pois está dando a entender que o Governo suíço proibiu a venda de TODOS os modelos da VW no país.

    • Maycon Farias

      Não está errado, proibiu sim… Não importa se é uma parte ou outra. A mídia não vive de títulos mortos, título de matéria tem que ser impactante kkkk.

      • Bittencourt

        Isso se chama sensacionalismo.
        Veículos de imprensa sérios não precisam apelar para isso, pois seu conteúdo é apreciado por seu público fiel e despertam a curiosidade de quem não o conhece.
        Chega de imprensa marrom!

        • Maycon Farias

          bom não faço ideia do que seja Marrom mas acho que foi um titulo normal, nada demais. Quem vê e lê entende.

          • Bittencourt

            “Imprensa marrom é uma expressão de cunho pejorativo, utilizada para se referir a veículos de comunicação (principalmente jornais, mas também revistas e emissoras de rádio e TV) considerados sensacionalistas, ou seja, que buscam elevadas audiênciase vendagem através da divulgação exagerada de fatos e acontecimentos, …”

        • Se você acha que o NA é sensacionalista e não é um veículo sério, creio que não ficará chateado de não poder comentar mais por aqui.

          Um site que tem mais de 100.000 visitantes todos os dias e desses mais de 30.000 que acessam todos os dias não tem que lhe prestar satisfações.

          • Aldo Raine

            Mas a Suiça SO proibiu carros a diesel da marca, porque isso não foi informado no titulo ?????????

      • David

        Inclusive os modelos com motores a gasolina?

      • Aldo Raine

        SO PROIBIU CARROS A DIESEL!

    • Whering Alberto

      EXATO! Mas eles devem saber..só quiseram chamar a atenção do leitor para que este lesse a matéria.

  • Rmx

    Coitado de quem comprou carros com esse motor, usados aqui já não valem muita coisa, com esse escândalo agora valem menos ainda.
    Fora que se paga uma taxa anual por classificação energética.
    Do jeito que está eles irão de categoria A ou B para C, D !
    E ai quem vai pagar a diferença?????
    O argumento ecológico cat A, vai pro espaço!

    • Aldo Raine

      O que os carros da marca aqui no Brasil tem a ve com isso ??? não fala besteira…

      • Rmx

        Caro Aldo quando digo coitado de quem comprou AQUI, e que usado já não valem muito.
        Digo AQUI em ZURIQUE Suiça onde eu moro!!
        Entendeu????
        E alem do 2.0 entraram na dança os 1.2 e 1.6 a Diesel também.

        • Aldo Raine

          Coitado eh viver no Brasil pais da corrupção, preferia morar na Suiça e ter um probleminha desse pra enfrentar, perto dos que eu enfrento todo dia no Brasil

          • Iran Borges

            Então esse “Dieselgate”, perto de outros problemas, não tem muita importância para você, pelo que eu estou entendendo…

            É esse tipo de atitude (de achar que certas condutas não merecem atenção) que faz o Brasil ser do jeito que é, meu caro… um país sem respeito e sem moral, que nunca chegará no nível de uma Suíça. Assim nasce a corrupção.

            TUDO que é errado ou ilegal deveria ser importante… e tratado com seriedade. O mundo faz muito bem em investigar todas as falcatruas das empresas.

            Acho que você não deveria defender a VW. Ela já tem um exército de advogados muito bem pagos pra isso, pode ter certeza.

            • Aldo Raine

              Não estou defendendo ninguém, so não gosto de H.I.P.O.C.R.I.S.I.A, A General Motors matou mais de 100 pessoas por um defeito dela, e ninguém fez alarde nenhum nos Estados Unidos pois ela eh o XODO dos americanos, agora um software que burlou níveis de emissões num país onde você ve vários carros soltando mais fumaça que usina eles fizeram parecer o inferno na Terra, como se a VW fosse o partido Nazista matando judeu em 2015

              • Matheus

                Mas foi uma falha, ou um erro consentido por toda a fabrica… a gm estava ciente disso antes de algo acontecer? se não, uma coisa n tem nada a ver com a outra, uma coisa é um erro numa linha de produção, outra coisa é os caras instalarem algo pra burlar um sistema inteiro… usar as pessoas mortas faz seu argumento se tornar uma falacia com apelo emocional…

                • Gustavo73

                  A GM ficou sabendo 5 ano antes e continuou vendendo os produtos mesmo assim. A VW está errada e muito. Agora me diga é pior que saber que seus consumidores podem se ferir e fingir que não sabe? Não uma coisa não anula a outra, mas bota em perspectiva. Eu oteferiria ser vitimada VW do que da GM nesse caso.

                  • Matheus

                    Se estava ciente então estava tão errada quanto, se não mais…

                    • Gustavo73

                      Essa é a questão. A VW errou, pois optou por uma falcatrua para atingir os índices mantendo o desempenho. E deve pagar por isso. Fazer os ajustes necessários para nas condições normais atinja os índices estabelecidos. E claro que ela só admitiu quando foi pega no flagra. Mas os casos da Toyota e GM eles ficram sabendo dos problemas e ainda man tiveram carros com defeitos em produção. E não avisaram aos consumidores. A Toyota pagou 1,2 bilhões ea GM 900 milhões. Mesmo com pessoas mortas e feridas. Não seria surpresa algo parecido com a VW.

              • Iran Borges

                Pra mim você está justificando um erro com outro. Você deveria execrar qualquer um dos 2 e não tentar defender o indefensável. Sei que você gosta da VW, mas você não sonha num Brasil parecido com a Suíça? Então… comece sendo intolerante a qualquer forma de corrupção (como essa que a VW fez) independentemente se A ou B fez pior. Se todos agirem assim o Brasil vira um país sério.

  • V12 for life

    Era obvio que o prejuízo não ficaria na possível multa de 18 bilhões de dólares, resta saber se a VW tem caixa para segurar a bronca toda.

  • Sam86

    Bem feito! Quanto mais essa empresa se ferrar melhor.

    Por décadas ela ditou as regras do jogo no nosso mercado automobilístico. Desde a época do regime militar quando as ferrovias foram preteridas pelas rodovias.

    Se até o início da década de 90 (e também depois) andávamos em “carroças” a culpa principal era dessa empresa, que ocupava confortavelmente a liderança nas vendas e não levantava um dedo para modernizar sua linha, estratégia seguida pelas “concorrentes” (na verdade eram uma máfia).

    Se até a década passada (00-10) o padrão da indústria eram carros pelados a culpa também era dessa empresa que, pasmem, até hoje vende ar-condicionado como opcional! Foi justamente a entrada de novos players oferecendo ar, vidros, direção hidráulica de série nos modelos de entrada, plataforma e mecânica modernas (HB20…) que fez com que ela caísse vertiginosamente na tabela vendas, seu “campeão da sucata” não aparece mais nem entre os 10 mais vendidos.

    Ver o declínio dessa empresa me deixa com a alma lavada.

    E espero que ela sangre ainda mais.

    • OCosta

      Apesar de eu concordar que VW sempre super faturou seus produtos. Que eu lembre sempres teve mais de quatro marcas no Brasil, então vim com essa conversa de que ditou as regras foi a VW engano seu, quem ditou foi o próprio consumidor, compravam pq queriam, poderiam muito bem comorer carro de uma marca qualquer. Mais uma vez brasileiro sendo brasileiro, querendo arrumar desculpas para justificar de suas burrices.

      Se na espoca de 90 andavamos em ” carroças” agora andamos em que? Palio fire mudou muito né, nao desmerecendo a Fiat gosto muito dela mais prefiro mil vezes Andar de golzinho quadrado do que de Uno.

      • Sam86

        Sim, brasileiro sendo brasileiro. Grande parte não sabe interpretar texto.

        As demais montadoras dançavam conforme a música, releia meu comentário e você encontrará a palavrinha “máfia” lá. Pois é, as outras 3 grandes não quiseram desafiar a VW, preferiram se unir a ela.

    • linha de raciocinio

      tambem , sangre ate morrer essa montadora-so empurra carroça pra nos e nisso que da

    • Junoba

      Outro que balançou o mercado na época, foi o J3. Pena que a marca entrou em declínio, principalmente por causa do governo que criou o IPI marojado para proteger a indústria local.

    • Junoba

      Mas ninguém apontou uma arma na cabeça do consumidor pra ele comprar. O brasileiro deveria ter boicotado, coisa que funciona em outros países do mundo.

      • Iran Borges

        Mas com mercado fechado, o povo só tinha aquilo mesmo. As grandes não ofereciam quase nada de conforto. Pra você ser exigente, tem que ter pelo menos 2 tipos de produtos diferentes para comparar qual é o melhor.

        Todo mundo estava feliz com as carroças até o Collor abrir o mercado porque não tinham noção do que era modernidade. Depois disso o mercado ficou mais exigente porque apareceram novos produtos para comparar com os que já tinham aqui.

        Quando os chineses completos apareceram, criaram outro parâmetro. Portanto, não acho que a culpa é essencialmente do consumidor, pois ele quase sempre não tem como saber que existem outras opções, a menos que chegue alguém e mostre a ele.

        Por isso é tão importante que haja concorrência real, coisa que é combatida fortemente aqui. O Brasil tem uma cultura de cartelização de tudo, para que todo mundo ganhe sua parte mantendo um mesmo patamar alto de lucro sem precisar investir.

    • Roberto Souza

      Pois é, o cartel tinha até nome … “autolatina”.

    • MauroRF

      A minha rejeição pela VW se deve ao fato de ela ter usado mão de obra escrava dos campos de concentração. Não só ela, a Siemens entrou nessa também, além de outras empresas alemãs. Nenhuma montadora é santa, mas isso, pelo menos em relação à VW, fizeram-me nunca ter um carro dela. VW, Audi e qualquer coisa do grupo não entram na minha garagem. Não sei como o brasileiro idolatrava tanto essa marca. Essa sem-vergonhice da VW vem de longa data e acharam que lá nos EUA iam se dar bem. A VW já sofre para ganhar mercado lá, e os caras me aprontam mais essa?

    • Aldo Raine

      noffaaa quanta raiva nesse coração

  • CanalhaRS

    Uma empresa que fatura 150 bilhões de euros por ano não precisava se “sujar” por tão pouco. Dinheiro não faltava para desenvolver um motor a diesel de baixas emissões. Foi um erro quase infantil, eu diria. Melhor gastar 1 bilhão no desenvolvimento de um produto do que 20 bilhões em multas e processos depois. Acho que mais cabeças deveriam rolar para evitar que o erro ocorresse novamente.

    • Juliano Ross

      Sem falar que a multa não é o maior dos problemas… Se pagasse (a multa) e a “A”pagasse (a fraude) seria ótimo… mas não é tão simples…O problema maior é a CONFIANÇA DO CONSUMIDOR… isso sim pode significar anos de queda de vendas e de prejuízos sucessivos e a contaminação pras demais (espetaculares) marcas do grupo… Se acontecer isso a multa (de 20 Bilhões de U$) vai parecer pequena… A prioridade é tirar o “tomate podre da caixa” e (tentar) blindar as demais marcas pois a “DAS FRAUD” já tá contaminada… E consumidor não gosta de fruta feia…

      • CanalhaRS

        Eu acho que o consumidor não vai deixar de comprar os carros das marcas por causa de níveis de emissões, já que isso não o afeta diretamente. O problema maior, ao meu ver, são nas esferas governamental e financeira.

  • Raone

    Acredito que cabe aos proprietarios entrar com uma ação contra a VW, ou não?

  • Ronaldo Santos

    VW , juntando ao grupo da Fiat fazendo “fitisse” , e do grupo carro francês é lixo! kkkkk

  • Luis Burro

    Acho q deveriam abrir uma inspeção pra todos os fabricantes.Pois com metas ambientais mais exigentes,trapacear sempre é uma alternativa(as vzs pode ser transitorio ou definitivamente) pra continuar vivo no mercado.Isto não é de hj e tbm não respeita nivel economico.

  • FABIANO SCHMITHE

    volkswagen você conhece você desconfia .

  • Aldo Raine

    SOMENTE CARROS A DIESEL, SENSACIONALISMO ATE AQUI AGORA ?

  • Aldo Raine

    SEM HIPOCRISIA, Quem aqui quando vai comprar um carro pergunta pro vendedor qual o nível de emissão de gases que o carro produz ?????