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volkswagen fox prata Volkswagen tem os carros mais baratos de serem reparados, de acordo com o Cesvi




O Cesvi Brasil sempre faz análises nos veículos nacionais para verificar qual é o custo de reparo deles. E no último ranking disponibilizado pela instituição a Volkswagen saiu na frente. Seus modelos tem os menores custos.

Fox e Gol estão com os números mais baixos dentre todos os modelos nacionais, o que é uma boa notícia para os proprietários desses modelos. Já na outra extremidade está a Nissan Frontier, com o maior custo, e 40 pontos.

Veja o ranking:

HATCH COMPACTO
Fox 10
Novo Gol 11
C3 12
Sandero 12
Novo Ka 13
Novo Celta (a partir de 2006) 14
Punto 14
Corsa Hatch 5P (a partir de 2002) 15
Clio Hatch 5P (a partir de 2003) 16
Novo Mille (a partir de 2004) 17
Novo Fiesta Hatch (a partir de 2007) 18
206 21
207 22
Novo Palio (a partir de 2007) 22
Palio Fire 5P (a partir de 2004) 25

HATCH MÉDIO
C4 VTR 16
Stilo 17
Focus Hatch 18
Novo Vectra GT 19
Tiida 24
Astra Hatch 5P (a partir de 2003) 25

MINIVAN
Scénic Fase II (a partir de 2001) 27
Xsara Picasso (a partir de 2001) 30

MINIVAN COMPACTA
Livina 17
Meriva 20
Idea 22

MULTIVAN
Doblo 15

PICAPE COMPACTA
Montana 14
Nova Strada 26
Courier 27

PICAPE MÉDIA
S10 Cabine Simples (a partir de 2001) 20
Nova Frontier 40

SEDAN COMPACTO
Polo Sedan (a partir de 2007) 11
Logan 12
Novo Voyage 13
Prisma 14
Corsa Sedan (a partir de 2002) 16
Novo Fiesta Sedan (a partir de 2007) 18
Corsa Sedan Classic (a partir de 2000) 26
Novo Siena (a partir de 2008) 28
Siena Fire (a partir de 2004) 28

SEDAN MÉDIO
307 Sedan 17
C4 Pallas 17
Mégane 17
Focus Sedan 19
Novo Vectra 21
Fusion 21
Linea 21
Astra Sedan (a partir de 2003) 26
Sentra 29

SW
Mégane Grand Tour 17
Corolla Fielder 20

SW COMPACTO
SpaceFox 1.6 10
Novo Palio Weekend (a partir de 2008) 30

[Fonte: Auto Estrada]


  • oi

    a citroen está conseguindo acabar bem com o mito de careita!

    C3 e C4 fizeram bonito!

  • oi

    careira*

  • Carlos Jr

    Caramba Eber! Que rapido!! Acabei de mandar um email sobre isso! :teeth2:

    Alguem pode me explicar porque C3 tem MENOR custo que Celta e Ka por exemplo.. Ta muito esquisito essa lista.. :??:

  • Corrupto

    Ranking Comprado… :down: Na prática nenhum destes casos são verdade… Há algo de podre no reino da dinamarca! :eyess:

  • velocidade

    Volkswagen tem os carros mais baratos de serem reparados e os seguro mais CAROS .

    Desde qundo Fusion é sedan medio ??? E Civic ,Corolla ,sumiu da lista ????

    C4 VTR melhor que Uno :drinkk:

    Astra velho mais caro que carros que custam o DOBRO do preço dele .

    “Uma mentira contada mil vezes, torna-se uma verdade”

    C4 VTR foi o melhor do test .

  • Pedro Mathia

    [Comentario #152277 sera citado aqui]

    Porque eles possuem um projeto mais antigo e amassam mais em uma pequena colisão do que o Citroën. E ser modelo das “quatro grandes” não significa obrigatoriamente que suas peças serão sempre muito mais baratas do que os outros modelos.

  • miguel eduardo

    Bem interessante o site da CESVi. Tem diversos testes/comparativos referentes aos itens “Segurança”, “Visibilidade”, “Danos de enchente” e “Car Group” (este car group é referente ao índice de reparabilidade aqui comentado). Vale a pena conferir.

  • TVS

    OS PREÇOS SÃO REFERENTES A PEÇAS DE CONCESSIONÁRIA. NÃO NO PARALELO.

  • Corvette

    :clapp: PARABÉNS! C4 VTR E LIVINA TÊM BAIXO CUSTO DE MANUTENÇÃO E EU IMAGINAVA QUE O C4 VTR FOSSE O CONTRÁRIO.

    O LIVINA VAI SER UM SUCESSO PORQUE ELE CUSTARÁ 10 MIL A MAIS QUE UM CARRO POPULAR E DARÁ MAIS CONFORTO, SEGURANÇA, ESPAÇO, DURABILIDADE E VALOR AO PROPRIETÁRIO DE CLASSE MÉDIA. O CARRO PROMETE SER MELHOR QUE O MERIVA COMEÇANDO PELO TAMANHO. SE A CHEVROLET LANÇAR O NOVO MERIVA NO BRASIL, ENTÃO TERÁ UM CARRO À ALTURA E ATÉ MELHOR, PORQUE A DISTRIBUIÇÃO DE EIXOS DO CARRO DÁ IMPRESSÃO QUE O CARRO AGARRA NA PISTA COMO UM CARRINHO HOT-WHEELS EM ESCALA 1:1!

  • Guilherme

    OS fiateiros vão ter chilique! :teeth2:

  • Leonardo-RJ

    Esqueceram que o C4-VTR pode vir com farol xenon e o preço de cada um é + ou – R$4,500,00, e a concorrência citada acima não oferece este opcional…

  • Alex

    [Comentario #152291 sera citado aqui]

    Os Azereiros tambem.

    :teeth2: :teeth2: :teeth2:

  • Surtado

    Achei estranha a nota do C4 VTR, principalmente pq é importado… Esse Focus é o novo? Tem nota do Golf e do 307?

  • macarrone

    :down:….dados não confiáveis!!

  • edson

    macarrone
    ….dados não confiáveis!!

    Corrupto
    Ranking Comprado… Na prática nenhum destes casos são verdade… Há algo de podre no reino da dinamarca!

    Pedro Mathia
    Porque eles possuem um projeto mais antigo e amassam mais em uma pequena colisão do que o Citroën. E ser modelo das “quatro grandes” não significa obrigatoriamente que suas peças serão sempre muito mais baratas do que os outros modelos.

    A matéria não explica qual é o critério do teste por isso alguns não acreditam no ranking. Primeiramente essas pessoas menos esclarecidas estão confundindo custo de reparo com custo de manutenção. O custo de reparo refere se as peças que são danificadas e devem ser trocadas ou reparadas após colisão dianteira e traseira diferente do custo de manutençao que engloba peças com desgaste natural que são trocados após certo tempo de uso do veículo. Uma informação equivocada, não é porque um carro amassa mais em uma colisão que necessariamente ele seja pior classificado, dois carros pode amassar visualmente na mesma proporção porem os resultados podem ser completamente diferentes pois os danos, estragos podem ser diferentes, o correto seria num carro mais antigo os danos são maiores em relação ao citroen. Para saberem mais acessem o site da cesvi.

  • bedot

    Se alguém quiser defender a tese de que a avaliação não é confiável, não pode deixar de explicar as razões para ter esse ponto de vista. Dizer que não é confiável “e ponto final” parece coisa de criancinha mimada, como aquela menina do BBB que bate pézinho na cama quando é contrariada.

    Vou explicar o motivo para eu não dar tanto valor a essa avaliação do Cesvi. Ela se baseia em um tipo muito específico de colisão. Ainda que esta colisão represente a maioria dos casos reais, certamente não será uma maioria absoluta. Acredito até que seja uma maioria insignificante em termos nominais (ex.: se existirem, digamos, mil tipos diferentes de colisões, uma delas pode ser maioria representando parcos 2% do total).

    Uma simples diferença de intensidade na colisão, o carro chocar-se a 35km/h ao invés de 30 km/h por exemplo, já representa uma grande diferença. A peça adicionalmente avariada pode ter grande peso no orçamento do reparo.

    Outro exemplo: um mesmo carro pode ter versões com e sem airbag. O acionamento do airbag traz grande impacto no custo de reparação. O índice de reparabilidade do modelo deveria levar em conta o percentual de vendas de cada versão específica para chegarmos a um número estatisticamente confiável.

    Tenho certeza de que o Cesvi não é detalhista a esse ponto. O que eles fazem é determinar um tipo de colisão, verificar quantas peças sairiam avariadas em cada modelo PARA ESTE TIPO DE COLISÃO e quanto custaria o reparo. Me parece uma avaliação muitíssimo superficial, de pouca utilidade prática.

  • alcantara

    em compensação são mais caros :assob: custo de aquisição X custo de manutenção = dá na mesma…

  • oi

    [Comentario #152273 sera citado aqui]

    sete avaliações negativas numa correção ortográfica??

    acho que tem gente achando que o cara ta falando que a montadora é careira!

  • macarrone

    [Comentario #152332 sera citado aqui]

    [Comentario #152333 sera citado aqui]

    Ainda bem que temos especialistas que nos esclarecem…..isso posto, podem me dizer se amassar mais ou menos é bom ou ruim??? Que ‘estraga’ menos que dizer que é mais seguro? Ou será o contrário. pra que serve esta informação??? :?s?: :?:

  • nasser

    Esse ranking diz respeito à QUANTIDADE de peças que quebram num impacto a 15 km/h….. Logo, não leva em consideração preço, nem um impacto numa velocidade “normal”….. se quiserem podem conferir a metodologia no site do CESVI, é um ranking bem “à lá Brasil”…. até parece que ficaria mais barato arrumar um Punto do que um Mille, por exemplo, num acidente a 50 km/h ……

  • gustavo

    engraçado que a volks ficou em primeiro e, por coincidencia, esqueceram do golf no mesmo ranking!

  • Ricardo

    Isso não é novidade nenhuma, esse é um dos pontos mais fortes da VW, mecanica barata e de excelente qualidade.

    ps.: parabens pelo site, está muito melhor e organizado agora!

  • R2

    É a noticia ficou rasa, nao explicou a metodologia da CESVI, isso deixou mt gente confusa…
    Realmente estão faltando: Honda Civic, Honda Fit, Corolla sedan, Golf, e se bem me engano ja é produzido no Brasil um modelo da Mercedes Benz…
    Tem gente q teima e nao aceita, mas carro novo (com projeto novo, nao essas gambiarra com plataforma de Chevette) é sempre melhor que um antigo da mesma marca… Não vai comparar ford Ka com Volvo S60.

  • Wagner

    [Comentario #152352 sera citado aqui]

    É… juntamente com os motores ultra super modernos né.

    Fácil manter uma mecânica barata quando se utiliza o mesmo motor desde 1990 !!!

  • The_mal_voltou

    TEm o seguro caro por que não dá retorno pras seguradoras…
    ;)
    Tem carro. e TEM CARRO MESMO.
    auueaeuauehauheauhehauheahehauheuahah

  • Gabyel

    Realmente como Carlos Jr. disse fica difícil entender essa pesquisa. Como é que Corsa Hatch aparece em oitavo lugar e a Montana sua pick up em primeiro? Pela lógica se o Gol é o segundo, logo a saveiro deveria estar por ali. Quais foram os critérios para avaliação desse custo? Pq fica difícil acreditar que um Sandero tenha o custo de reparação menor do que um Novo Mille por exemplo.

  • Surtado

    [Comentario #152357 sera citado aqui]

    Vc tem razão, mas não deixa de ser uma vantagem… Cabe ao comprador decidir entre tecnologia de ponta a um custo de manutenção mais elevado ou tecnologia ultrapassada com custo reduzido. Como sempre, cada um dá um peso maior aos atributos que lhe convém…

  • joe

    vw é carro mesmo!!!só vou de vw até a morte sem mais! :inluv:

  • rmmorais

    [Comentario #152397 sera citado aqui]

    Pode ficar com a vw. Eu não compro carro pra bater mesmo…

  • Limelight

    Me engana que eu gosto!
    Quebra um parachoque de um Citroen (todos) e vai ver quanto custa. Não vou nem falar dos faróis!
    Na prática é outra coisa!

  • GENERAL MORTOS

    Como quebra mais é mais barato.
    Ou é mais barato porque quebra mais.

    :!:

  • HENRIQUE

    Esse tipo de pesquisa não vale nada, pois deveria de ser feito como nos EUA ou como na Europa que avaliam a confiabilidade do carro no decorrer dos anos.

    Não adianta NADA a peças serem baratas, se a frequência de troca ou reparo é maior.

    Avaliar o custo apenas pelo valor de reparo é muito restrito e não revela os verdadeiros gastos com o veiculo.

    Além do mais, carro sem Air bag do motorista e do passageiro, barras de segurança, ABS, estrutura de absorção deformável e sem Ar. E com baixa qualidade nos materiais.

    Terão custos menores em detrimento da segurança e da qualidade.

    FIQUEM ATENTOS!!!

    :nanao: :nanao: :nanao: :nanao:

  • pablorocha

    Tem que ter custo baixo mesmo,mas me digam se o preço das peças das revendas seguem mesmo este padrão ?…

  • Victor

    Falsification detected :!: :!: :!: Como pode um carro importado da França ter índice de reparabilidade menor que o de um nacional :?: Kd Golf? Saveiro? Parati? Fiorino? Ecosport? Entre outros carros? Vai me dizer que a reparabilidade deles é tão alta que ñ entra na lista?

    Tem mais, ñ adianta VW ser barato de concertar se o seguro custa os olhos da cara :!: :down: :down: :bate:

  • Yan Silva (plyndagos)

    Com certeza é fake… MUITO estranha essa lista hein, C3 e Punto mais barato que Mille, Palio…

  • Adenilson

    [Comentario #152352 sera citado aqui]

    Fox 10
    Novo Gol 11

    Quem tem o (argh!)Fox diz que a manutenção é barata

    A fama de confiabilidade da Volks vem desde a 2ª guerra,que o Fusca(e os jipes derivados dele,como o Schimwagen e o Kubëlwagen), foram usados no conflito. O Gol substitui o soldado véio(fusca),mas tem sua alma de resistente nele. Da versão quadrada até a atual,a 5ª geração,ô carro resistente. Cansei de colocar meu gol g5 em estrada de barro,terra,cascalho,asfalto ruim e o carro tá lá,firme e forte(e silencioso tb).

    A CESVI puxou algum beque e disse que os carros franceses(tirando o 206,que virou popular e as peças dele são baratas)são mais em conta que os nacionais? Faz crash-test a 30 km/h e diz que carro que são reconhecidos lá fora pelo seu alto grau de segurança(5 estrelas pela EuroNcap ou pela NHTSA,dos EUA) e aqui não são. Eu não acredito nela. Só acreditarei quando fizerem crash-test aos 64 km/h nos moldes europeus ou americanos,ai sim. :clown: :down:

  • dafo

    É, deve ser mesmo!
    Quanto será para fazer implante de dedo decepado?
    E recuperação de lataria devido a colisão por perda de freio?
    Tô curioso!!

  • Hodney Fortuna

    CESVI é um orgão de pesquisa com resultados fora da realidade. Sempre ouvi falar que a manutenção dos C3 da Citröen é carissima. Praticamente colocou como numero um em custos e afirma ainda que a reparação é mais barata que um Ford Ka.

    Cesvi mostrou que é como um IBGE que demonstra pesquisas claramente a favor do governo assim como os Sensus/CNT da vida. Para mim fora de credibilidade.

  • Hodney Fortuna

    [Comentario #152487 sera citado aqui]

    Não sei que tipo de resistência que falam tanto do Gol. O braço da suspensão se troca a cada 18 mil km. Peças que em outros carros duram até 50 mil km no Gol só duram 30 mil km.

    O display do GOL GIV que contém o marcador de temperatura, odômetro, relógio custa R$ 1000,00. Que tipo de manutenção barata afinal tem esse carro?

    O serviço de revisão é do mesmo preço de um Ford Fiesta que para mim é incomparavelmente melhor que esse Gol GIV em termos de conforto e tecnologia. Digo isso porque meu pai tinha um Gol GIV 2006 e minha irmã um Fiesta Hatch 2008.

    Hoje no lugar do GOL GIV temos um GV 1.6 completo mas mesmo assim não vejo diferença de valores de manutenção frente a um Ford ou um GM.

    Isso tá mais para marketing que na prática real.

  • Luis.J.R.

    Sei lá viu!Carro importado mais barato que nacional para reparar?Háaa acredito. :humpf:

  • Fernando.Max

    [Comentario #152359 sera citado aqui]

    Comentario mais infeliz ou infantil?

    [Comentario #152368 sera citado aqui]

    Faz todo o sentido, tenho um Sandero, mas de qualquer forma estou surpreso pelo 4º lugar nesse Ranking. Olha a mordenidade de um carro Sandero comparado a um Uno. Claro que faz sentido em não sair tão caro comparando tais carros.

  • Hodney Fortuna

    Um colega meu que trabalha na Citröen disse que apenas o farol do C3 custa R$ 600,00.
    O do Ford Ka 2008 preço médio R$ 272,00.

    Como o do C3 é terceiro lugar em custo? CESVI É ENROLADA.

  • Thiago

    tenho 3 questionamentos

    1º acho impossível ser mais barato que o Uno (principalmente no mercado paralelo aonde se compra peças novas direto das fábricas que fornecem peças para as montadoras)
    2º e no quesito durabilidade, do que adianta ser barato se a peça pode ter má qualidade e acabar sendo trocada várias vezes
    3º Quantas concessionárias de quantas regiões do país foram feitas essas pesquisa, o mercado de peças paralelas novas e originas é considerado também?

  • Igor

    Fortuna, o farol do C3 pode custar 600 ou mais, ou quanto for, mas, e se nos moldes do teste realizado o farol nao quebrou? Entao isso nao influencia.

    O C4 tambem, os paralamas dianteiros nao sao de lataria, nao sei o material mas vc empurra e ele volta tipo um plastico… e o capô é de aluminio, bem leve… essas coisas influenciam neste tipo de pesquisa…

  • Josué

    É indice de reparabilidade. Quanto pode ser “aproveitado” depois de uma batida. Tem haver com carros que possuem crash-box, longarinas parafusadas e não soldadas. Ou seja não tem nada a ver com preço de peças. E outra só lembrando C3 e 206 são fabricados no Brasil, vamos parar de chamar esses carros de importados.

  • Gustavo Miranda

    Bom, antes de expor minha opinião, quero deixar bem claro que, muito antes de tomar partido de algum fabricante específico, eu estou do lado da gente, isto é, quem oferecer o melhor carro, o mais moderno, o mais durável, o mais bonito e o melhor serviço, é desse fabricante que eu estou do lado.

    Mas que ranking mais esquisito, não? Outra, o número de peças danificadas pode ser baixo, mas isso não quer dizer que um farol, parachoque, paralama ou capô serão mais baratos ou fáceis de se encontrar, isso já foi exaustivamente mencionado e vivido nos testes de muitas revistas, em acontecimentos reais, nada tendenciosos a despeito da parcialidade que vemos nesses meios de comunicação mais velhos…

    Outra, esse índice seria muito mais útil se mencionasse o índice de robustez dos carros, tem carros cuja manutenção não é das mais baratas, mas até ele dar algum problema, carros com manutenção mais barata já foram n vezes para a oficina…

    Veja, não defendi nem ataquei nenhum fabricante, só quero alertar que esse tipo de tabela não ajuda em nada e de qualquer maneira, dificilmente o consumidor final vai levar alguma vantagem significativa no final… :humpf: :humpf: :humpf:

  • Bruno Dionizio

    tudo bem os volks sao mais baratos sim, porem desde que nao seja nas autorizadas

    obs. C4 VTR 16
    Stilo 17
    Focus Hatch 18
    Novo Vectra GT 19
    Tiida 24
    Astra Hatch 5P (a partir de 2003) 25

    quem fez essa lista no minimo adora c4 vtr da citroen , digo isso porque, aqui no RJ e uma MRda de assistencia e o preço das peças nao tem uma que nao seja menos de 150 pratas e cade o golf nos hatch medios :assob: :assob:

    astra hacth e vectra hatch sao praticamente os mesmos carros :pao: :pao:

  • Bruno

    VOLKSWAGEN MELHOR MARCA DO BRASIL DISPARADOOO !!!

  • Fernando

    Este blog é pra falar de CARROS VOLKSWAGEM ou carroças citroen?