Ecologia Montadoras/Fábricas Volkswagen

Volkswagen terá até 7 de outubro para apresentar solução no caso dos motores TDI

audi-14-tdi

O governo da Alemanha deu um prazo até 7 de outubro para que a Volkswagen apresente um plano para solucionar o problema dos motores EA189, o conhecido 2.0 TDI. Se a empresa não cumprir, haverá severas punições.

Alguns países já estão se mobilizando para impedir a venda dos modelos TDI 2015, já que os 2016 atendem ao Euro 6 e estariam fora do escândalo. Na Bélgica, por exemplo, o governo quer barrar 3.200 carros ainda em estoque de ser vendidos, sendo estes equipados com os 1.2 TDI, 1.6 RDI e 2.0 TDI, mas modelo 2015 apenas.

Recentemente, descobriu-se que o software que altera os parâmetros de funcionamento do EA189 foi desenvolvido pela Bosch, que revelou que o programa foi criado para testes nos motores e não para uso no dia a dia do veículo, de acordo com o Bild am Sonntag.

Em 2007, a Bosch teria advertido a Volkswagen que o software era ilegal para uso comercial, mas a montadora de Wolfsburg teria ignorado o alerta e colocou o programa em 11 milhões de carros com o EA189. Quatro anos depois, a fornecedora automotiva teria alertado a VW mais uma vez, de acordo com o Frankfurt Allgemeine Zeitung.

Aparentemente apenas o 2.0 TDI usou o software ilegal, mas já se analisa o motor 1.6 TDI e suspeita-se que o 1.2 TDI também esteja adulterado. Nos EUA, a EPA começou a investigar o V6 3.0 TDI. O caso também está sendo investigado pela França, Itália e Reino Unido.

[Fonte: Automotive News/Frankfurt Allgemeine Zeitung/Bild am Sonntag]





  • Fabricio Conchon

    gostaria muuuito de saber que tipo de solução os Cara de pau vão apresentar….

    • John

      Fácil! Vão oferecer uma correia e pedais para o consumidor pedalar de dentro do carro!

      Melhora o consumo e a poluição!!

      • Bruno Wendel Marcolino

        E o turbo fica a cargo de quem estiver dirigindo, caso esteja em forma vai andar mais rápido hehe.

        • DevXav

          Ou caso tenha comido muita feijoada…

        • RafaelC

          Nada, o turbo são os passageiros pedalando também haha

          • Adriano Tochio

            Nesse caso então, os carros vão ter no máximo 7 cavalos !! kkkkk

        • Jonas Sales

          kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

        • Deadlock

          .

    • Angelo_RSF

      Imagino que vão oferecer uma atualização de software que faça com que o motor se comporte SEMPRE do modo que emite menos poluentes e não apenas quando está sendo testado pela fiscalização…Isso possivelmente afetará o desempenho destes motores e na sequencia haverão processos relativos a isso uma vez que estes motores não estariam entregando o desempenho prometido.

      • F.M.

        Concordo plenamente!

    • F.M.

      Também estou curioso…como nível de emissões tem relação direta com potência gerada, não vejo outra saída senão alterar o mapeamento da ECU para gerar menos energia… Mas EU, particularmente, não chamaria isso de solução.
      Solução de verdade seria trocar os motores por outros que entregam a potência, eficiência e nível de emissões adequados……mas será que a solução chegará a este nível?

      • Fabricio Conchon

        os processos acontecerão de qualquer forma… os consumidores foram enganados..

      • Deadlock

        Na verdade, o carro vai ficar mais beberrão, porque o NOX aparece quando a temperatura aumenta e a temperatura aumenta porque a central emite ordem para lançar uma mistura pobre na câmara de combustão (pouco combustível e mais ar), o que tornaria o carro mais econômico. Vão ter que enriquecer a mistura. A BMW tem um motor à gasolina que injeta água do sistema de ar-condicionado, para diminuir a temperatura na câmara de combustão, podendo lançar uma mistura mais pobre. Mas, acho que não funcional no diesel.

  • poleta

    Provavelmente compensação ambiental para os danos já gerados, remodelação do motor para atendimento das normas e comprovação de desinstalação do software apelidado de Dilma, por ser mentiroso..kkkk

    • Gabriel Araujo

      Huahauhauhauahauhauahuahau

  • Bruno

    Podem esperar que isso não é só na vw!

    • Murilo Soares de O. Filho

      A VW neste momento realmente espera que outras tenham adulterado o software, pois assim pode barganhar uma pena menor. Na carro online, saiu que a VW economizou 300 euros por motor.

      • RafaelC

        Agora vai gastar bem mais que isso, essa é a famosa economia besta

    • Ric53

      É cultural na alemanha:

      http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2013/08/130812_siemens_escandalo_dg

      “A Transparência Internacional, entidade sediada em Berlim que monitora casos de corrupção em todo o mundo, afirma que o escândalo da Siemens mudou a mentalidade dos empresários alemães.

      Até o final dos anos 1990, a lei alemã permitia que empresários pagassem propina a autoridades no exterior, para facilitar a aprovação de contratos. Nos anos 1980, a prática era tão comum, que as companhias podiam até mesmo descontar o valor das propinas do imposto de renda pago na Alemanha.”

      • Ou seja , legalizaram a corrupção. É impressionante ao nível que chegamos.

    • Bruno Wendel Marcolino

      Pode ser, mas o fato existente é que a VW adulterou resultados e não dá pra defender, muitos menos justificar dizendo que não foi só a VW.

      • Bruno

        Concordo, talvez meu comentário e minha foto ( Gti ) tenham passado a impressão que estava, de alguma forma, tentando argumentar a favor da VW. Mas não estava não.

        • Bruno Wendel Marcolino

          tranquilo!

          Abs.

    • vini_B

      Na Audi e no resto do grupo também..

    • Henrique Schulz

      se na Alemanha, onde tem as tecnologias de ponta e as montadoras que estão muito a frente das outras está acontecendo isso. Imagina nos EUA onde só conseguem fazer carros “muscle” que tem cilindradas acima das nuvens. Acho que as únicas montadoras que poderiam estar fora são as japonesas, olha lá ainda. Deve ter muita jogada política por trás disso, imagina, a VW roubar espaço das montadoras de Detroit, seria ferir o ego dos americanos.

    • Bruno
  • zekinha71

    Os alemães devem estar gostando de fazer falcatruas. Começou com o escândalo mundial dos trens da Siemens, juntos com a Alston, agora a Bosch faz um software de pilantragem e libera pra VW que usou sem dó.
    Quem será a próxima? No ramo químico e farmaceutíco devem rolar várias pilantragens.

    • celso

      Pelo que reporta a matéria a Bosch não fez um software de “pilantragem”.
      Pilantragem foi o seu indevido uso pela VW.

      • Rodrigo

        Tá, mas eles desenvolveram um software pra isso.. com qual finalidade??
        É o mesmo que jogar um Bife pra um cão e achar que ele não vá comer.

        • DaniloRHF

          Para o teste de outros componentes do carro em laboratório. Todo carro gera uma vibração, essa vibração causa fadiga nos diversos componentes do veículo.
          Levando em consideração que eles fazem esses testes em laboratório e toda essa “sujeira” gerada pelos testes precisa ser filtrada antes de ser mandada para a atmosfera. Então pra eles é mais barato desenvolver um software que emita menos poluição do que gastar com mais processos de limpeza dos gases.

        • Artur

          Como está escrito na matéria, o software foi desenvolvido para testes. A utilização indevida foi por parte da VW.

        • celso

          A finalidade são os testes internos. Agora a Bosch precisa explicar por que fabricou tantos softwares pra testes.

          • duhehe

            Você sabe como funciona um algoritmo ?

            • celso

              Referente à … ?

              • duhehe

                Você questionou o pq a Bosch fez tantos softwares, ela fez 1, entregou a VW e ela foi usando do jeito que ela quis, esses softwares de ECU são feitos para se adaptar a N variantes, a Bosch claramente não tem culpa alguma, nem pode ser considerada co-responsável.
                Minha opinião.

                • celso

                  Bom, eu questionei e você explicou. Meu conhecimento nessa área é muito limitado, mas sempre aparece alguém com mais conhecimento e coloca tudo em “pratos limpos”. Valeu.

        • Pedro Guatura

          Ao longo do desenvolvimento, vários softwares são desenvolvidos e entregues ao cliente para diversos testes. Existem versões intermediárias feitas para testes de verificação e desenvolvimento, com funcionalidades limitadas ou funções especìficas, e muitos deles não podem ser usados em vias públicas. Esses casos são sempre deixados bem claros nas relações cliente/fornecedor.

          O exemplo de bife/cão é simples demais para ser usado em engenharia de desenvolvimento e nem de longe ilustra o que aconteceu aqui.

      • Murilo Soares de O. Filho

        Mas mesmo assim, ela produziu 11 milhões…rs

        • celso

          É, isso merece explicação da Bosch.

          • Poperon

            Imagine que você é contratado pelo Pão de Açúcar (Rede de Supermercados) para criar um algoritmo que vá facilitar o cálculo Financeiro do sistema integrado deles. Daí, eles pegam esse algoritmo, mudam, e começam a roubar do povo em cada compra feita no supermercado, sem o seu conhecimento. E então, qual a sua responsabilidade nisso?

            • celso

              Não preciso nem responder, já que a sua pergunta foi retórica.
              O meu comentário, como você pôde constatar, é de alguém que tem pouco, ou quase nenhum, conhecimento na área.

        • tiago

          ela pode ter fabricado 1, e a VW deu o Ctrl+C Ctrl+V 11 milhões de vezes.

      • zekinha71

        A questão é pra que liberou pra VW? Pra brincarem é que não foi.

        • Angelo_RSF

          Ué?! Liberou para testarem seus motores! E a VW instalou nos motores destinados aos consumidores finais.

          Desculpe não entendi sua dúvida?

    • No_Name

      E eles têm umas das maiores neste setor, como Bayer, Basf etc… Nessas indústrias a corrupção deve ser ainda pior.

  • Rodrigo

    Já há comentários que a seleção alemã na copa de 2014 estava com um software adulterado tbm…. não é possivel ^^

    • Mas era para melhorar ou piorar o desempenho. Frente a nossa seleção não creio ser necessário melhorar o desempenho para vence-lá. Brincadeira a parte.

    • Bruno Wendel Marcolino

      jogamos com FRED/JÔ de atacantes, acha mesmo que sairíamos com a taça?
      Acho que fomos longe até. Lembrando que tomamos 3 na disputa pelo 3º lugar.

      • Rodrigo

        O pior era o Felipão.

        • Bruno Wendel Marcolino

          ai depende, hoje temos Dunga e antes Mano Menezes, estávamos era no lucro kkkkkkkkkk

    • duhehe

      Acho que não, o software deles estava redondo, nenhum bug
      Já o nosso, foi feito por desenvolvedores formados no pronatec.

  • Jackson A

    Essa eu quero ver.

  • Louis
    • No_Name

      Ecoxinhas kkkkkkkkkk!

    • zekinha71

      Seria bem isso, agora estou com medo do que a mulher mandioca sapiens irá discursar na ONU.

    • Bruno Wendel Marcolino

      o significado de CPMF foi engraçado kkkkkkkkkkk

    • FABIANO SCHMITHE

      E isso mesmo !!

  • Paulo_Lustosa

    A Amarok não entra nessa não? Afinal ela usa o EA-189 tanto na versão single turbo quanto a twin-turbo

  • David Ferreira

    vão reduzir a potencia ou usar algum tipo de hidrogenio pra meio que purificar o diesel

  • Bruno Wendel Marcolino

    alguém vai fazer hora extra, pois são só 10 dias contando hoje…hehe

  • Aldo Raine

    A QUESTAO eh, esses mesmos carros sem o software da Bosch, poluem menos que muitos por ai….E AI ? 2 pesos, 2 medidas ?

    • Bruno Wendel Marcolino

      e dai?

      A questão da VW é ter mentido sobre seus resultados e isso não se defende, a não ser que compactue com essa idéia.

      Se os outros poluem mais é indiferente nesse caso, pois não estamos falando dos outros e sim da VW.
      É a mesma coisa que tu errar, teu chefe reclamar de ti e tu justificar que fulaninho faz pior…não justifica nada.

  • Derek

    Lembrando que “Alemanha” é diferente de “Volkswagen”.

    • No_Name

      Depende… O governo da Alemanha é dono de 20% do grupo VW. E a VW surgiu pela KdF (Força pela Alegria), braço da Frente Alemã para o Trabalho do Partido Nazi de Hitler.

  • Gian

    Chega a quase dar pena da VW. Só que não…

    Vai ser uma mancha difícil de apagar, especialmente no mercado americano.

  • CyberSilvio

    Bom……vão ter que vender muito Vw no Brasil pra pagar a conta. Promoções devem vir à rodo.

    • Bruno Wendel Marcolino

      que nada, vão é aumentar o preço dos golzin e fox e vai vender ainda.

  • KevinGR

    Do mesmo jeito que fizeram para poluir menos durante os testes não seria possível mudar os parâmetros para gerar mais potência quando o carro estiver em um dinamômetro?

    Isso explicaria o dinamometro da fullpower sempre marcando muito mais potencia que a VW diz.

    • Paulo_Lustosa

      Ou também o fato de que os carros que a Fullpower pode receber tenha parâmetros alterados em relação aos carros vendidos normalmente, tem essa também.

  • shdn2010

    Toma VW.. to rindo rios aqui, quero mais é verem se FU***, querem dar uma de espertinha pra cima de governo e principalmente consumidor.. tem que se ferrar mesmo. Até parece dificil fazer a coisa certa.

  • vini_B

    Parabéns à BMW que não precisou adulterar números e nem fraudar softwares para passar em testes de emissões, um exemplo positivo em vista desses VW!
    #EfficientDynamics

  • EuMeSmObYmYsElF

    como já dizia minha mãe, mentira tem perna curta…

  • Lauro Agrizzi

    Realmente não e só na VW. A Audi, Seat , Skoda, Porsche e etc. até mesmo a Ducati e Bugatti.