Home Crossovers Volkswagen Tiguan 2012 chega com preços a partir de 105.390 reais

Hoje está acontecendo o lançamento do Tiguan 2012 em Belo Horizonte, e o NA está neste evento. O preço oficial do modelo é de 105.390 reais, um pouco abaixo do que antecipamos no dia 16, 106.890 reais, pois o preço que recebemos incluía frete e não soubemos disso na ocasião.

As mudanças visuais são aquelas que você já viu no Tiguan 2012 lá do exterior. Os faróis mudaram e também os parachoques. As rodas de 17 e 18 polegadas também são novas. O interior é bem parecido com o de outros modelos da marca, como Jetta e Passat.

O motor é o 2.0 TSI que os leitores do NA já viram avaliado aqui em nosso site, tanto no Jetta quanto no Passat. Hoje a noite será feita a coletiva de imprensa e amanhã faremos o test-drive no Tiguan 2012. Logo mais, outros detalhes.



  • Delator2

    E dá-lhe exploração!!!

  • Dharo Lima

    Eu achei cara , a santafé é maior e custa 103 mil

    • Romulo_Max

      E ainda vem com o motor V6 3.5 de 285cv, não que os 211 cv e o câmbio do Tiguan façam feio, mas… são alguns pôneis à mais.rss

      • Dharo Lima

        santafé e tiguan , as duas sao completonas , cheias de tecnologia ate o talo , mas assim.. em relaçao a espaço a sanfafé ganha , isso é notavel , sem falar que pra mim , a santafé é mais bonita , sei la parece uma suv mais de presença ( agora nao lembro se é suv ou crossover , enfim )

        • Romulo_Max

          São Crossovers, mas de fato a Santa fé tem mais porte e um visual mais bacana, apesar da idade. O Tiguan na minha opinião sempre teve um sério problema de "personalidade empobrecida", a dianteira lembrava o Gol G5 e a traseira a Spacefox. :S

          • Edson Roberto

            Agora ela "subiu de nivel", está com a cara do Fox…rs

          • Leandro1978

            Na realidade, a VW se inspirou na Tiguan para fazer a frente do GolG5 e não o contrário.

            • Romulo_Max

              Mas a partir do momento que eles lançaram o Gol G5 aqui antes do Tiguan o efeito se torna o inverso. O mesmo acontece com o Fox e Jetta, se eles tivessem começado de "cima pra baixo" a impressão no mercado teria sido diferente, se tivessem lançado Passat > Jetta> Fox, pareceria que a identidade visual é mais requintada, que veio dos modelos mais caros pros mais baratos, com a ordem invertida o efeito foi inverso, "o popular que foi ficando top"… mais um motivo pras pessoas acharem a identidade visual da VW tão pobre.

              • Leandro1978

                Entendo. De certa forma você tem razão neste pensamento. O consumidor "comum" pode achar isto mesmo. Talvez a marca (e outras) devessem repensar esta estratégia e acabar lançando os modelos mais caros com um visual novo e posteriormente os de entrada. daria a impressão contrária,isto é, a de que os de entrada estão ficando mais "requintados".

      • RafaTSI

        Entendo e respeito sua posição, mas há alguns detalhes: nem sempre alta cavalaria significa um super desempenho. O desempenho está ligado ao peso do carro, potência, torque, relações de marcha, etc. Por exemplo: de acordo com sites especializados e revistas de renome, o Kia Cadenza, que possui 290 cv, acelera de 0 a 100 km/h em 7,5 segundos. No mesmo teste, o Passat TSI, com seus "apenas" 211 cv, o realiza em 7,1 segundos. Outro exemplo: o Azera, com seus 265 vc, acelera em 7,9 segundos, ao passo que Jetta TSI, com 200 cv, o faz em 7,0 segundos. Assim, tenho convicção que a Tiguan anda mais que a Santafé, além de maior economia. E ainda, acho mais confiável uma mecânica alemã que uma Coreana. Entretanto, volto a repetir: é apenas minha opinião e respeito quem prefira outra marca ou modelo. Abraço

        • Edson Roberto

          Rafa, mas quando se olha um carro, vc ve um todo. Nesse caso, eu olho o espaço interno, o que o carro me oferta de mimos e o conforto que vai existir para os ocupantes (porque carros assim eu considero familiares).

          Portanto, ainda acho que a Santafé tem mais possibilidade de animar a compra do que o Tiguan por ser menor, apesar de ser bem completa.

          • zemarreta

            Edson, não compraria nenhum carro com mais de 4,6m porque teria problema em minha garagem, mas se decidisse comprar um um pouco maior e ficar na perrenga para estacionar o carro, não pegaria nunca a Santafe que tem cara de coisa da primeira metade da década passada. Aliás não sei o que me dá mais desalento, se é o exterior ou o interior ultrapassado. Nessa faixa de preço\tamanho\origem não entendo como alguém deixa de levar a Sorento para pegar essa senhora chamada santafe.

    • vini_B

      eu tbm achei cara msm q tenha aumentado 4 mil, e seus concorrentes tem opções mais baratas, mais já q ele é completíssimo com tração 4×4 e varios sensores e controles de direção, park assist (opcional) e tals ele está melhor q as versões top do ix35, Sportage, 3008, ASX q tbm terão seus preços alterados por causa do ipi.

      • Dharo Lima

        Pois é , ainda bem que eu nao tenho dinheiro pra comprar nem uma nem outra hehehehe , realmente Tiguan e Santafé são modelos pra ficar beeeeeeem na duvida , e tipo , todos os modelos citados nessa conversa estarao FUDI*** por causa dessa maldição de IPI , as vendas vão cair pra porra , tenho quase certeza disso.

        • jttrainer

          se eu n me engano sao 8 ou 10 airbags no total, a santa fe antiga com 200cv realmente era bem anestesiada, porem a nova com seus 280 e poucos cv tem um torque bem melhor e um desempenho mto superior tbm

  • Lauolling

    Pelo menos veio logo. Coisa que não é muito da cara da VW, aliás, de praticamente nenhuma montadora "brasileira".

  • thiagolamim

    Um dos poucos carros da VW que eu vejo muita qualidade.

  • mmcinza

    Tenho uma cumadre que trabalha na area de estratégia da VW e ela me disse que esse carro é o maior problema devido ao novo IPI.
    Vai ter que continuar vendendo razoavelmente bem para ainda ser importado para cá.

    Já o Touareg então, está na UTI…

    • zemarreta

      Também pudera, os caras demoraram quase 2 anos para trazer a Touareg nova, e quando trazem, é num preço equivalente ao dos Audis.
      Se eles quisessem vender, que pelo menos tivessem trazido a versão a diesel dos dois!

      • JHerzév

        E quem deixaria de comprar um "premium" pra comprar uma Touareg pelo mesmo preço?? Apenas fãs da VW. Pelo absurdo que cobram pelo SUV dá quase pra comprar um Range Rover Sport de entrada, mais carro que ele em tudo. E as opções não param por aí.

        • zemarreta

          Respeito sua opinião, mas do que tenho lido por aí e ouvido de opinião dos usuários, não trocaria nunca um VW por um Land, porque dão muita manutenção. As Freelander, por exemplo usam motores de outros fabricantes.
          Acho que acima dos alemães em termos de confiabilidade, só os japas. Os ingleses, por outro lado, não me inspiram nenhuma confiança.
          Se vc buscar na NET vai encontrar muitos casos. Aqui vai apenas um dos que me lembrei de cabeça, e que dizem respeito aos "lendários" Defender: http://www.4x4brasil.com.br/forum/suvs-sport-util
          Abs, T.

      • Leandro1978

        Dois anos? Como, se o facelift ocorreu em 2010?

        • zemarreta

          Por isso falei QUASE 2 anos. De qualquer forma, e minha licença poética mestre Leandro?? :D

    • Leandro1978

      Realmente parece que será complicado, pois eu lembro que quando a Tiguan chegou aqui, custava algo em torno dos R$ 125.000 e suas vendas eram pífias. Tanto que a montadora baixou os preços para os R$ 100.000 praticados até então. Se ela repassar o aumento do IPI, a Tiguan deve chegar próxima dos R$ 130.000, não sei se o consumidor aceitaria. Outro que deve estar em maus lençóis é o Passat, não? Já que pode chegar a preços semelhantes.

  • zemarreta

    A VW perdeu uma ótima chance de trazer o DSG com essa versão 2012.
    Sem isso, o novo Tiguan não tem realmente nada de muito especial, até porque a esmagadora maioria deles não é vendida com xenon e leds.

    • Edson Roberto

      Que pena mesmo. Mas o lado bom é o motor que despeja bom torque desde cedo.

  • isparkis

    Já vi o Tiguan 2012 rodando nas ruas de SP.

  • danielcastelli

    E ainda tem SEM NOÇÃO que compra isso…

    • Edson Roberto

      Eu gostaria de ser um sem noção que compra "isso" ao lugar de ix35, ASX, entre outros.

  • JHerzév

    Tudo isso??? Coisa de louco. Acho que esse daí vai rodar em breve, já que as vendas são pífias…com esse valor venderá ainda menos.

  • Racer2001

    Incrível como esses carros da Volks são todos iguais.

  • MRRoma

    O modelo 2011 era vendido por 99k. O 2012 vem por 105k, quer dizer que a VW cortou o seu lucro porque c o aumento do IPI iria para uns 125k. Já é uma boa notícia e um exemplo do que virá por aí.

    • zemarreta

      Fiquei pensando nisso mesmo, a VW deve estar com esse IPI entalado na goela para não ter subido tanto assim. E ainda acho que as CCS vão acabar dando mais um descontinho para o preço ficar ainda mais palatável para os futuros compradores.

      • MRRoma

        Pois é. Saiu agora o preço inicial pedido: 110k " pelado". completo deve ficar em torno de 135k. Lançam com este preço pra ver se cola. Se nao vender muito, o preço cai pra 99k. Ou seja, mesmo com IPI acrescido em 30% o lucro é absurdo…

      • Edson Roberto

        Mas não faz sentido. Ela PAGA II. IPI MAIOR NÃO!

        Gente, pelo amor de Deus, é a VW!!!! Ela tem mais de 65% de peças nacionalizadas!

        • zemarreta

          Edson, infelizmente faz sentido sim, se vc pegar o decreto, vai ver que se o veículo for produzido fora do Mercosul e do México toma a paulada do IPI sim, independente de ser a VW ou a Volvo.

          Agora quem não tem IPI majorado, mas vai fazer a festa de aumentos são Captiva e CRV. Os concorrentes aumentaram, GM e Honda vão provavelmente aumentar seus preços.

        • Leandro1978

          O zemarreta está com razão. No caso da Tiguan, do Passat , CC e Touareg, a VW paga o IPI maior por eles serem oriundos da Alemanha. O que não paga é o Jetta, por vir do México.

  • http://www.noticiasautomotivas.com.br Roxmmp

    Achava mais bonita a anterior, mas parace ser um bom produto da VW, pena que o preço seja alto demais… como em todo VW

    • zemarreta

      Realmente, estava vendo essa foto da "peba", sem os leds, e a frente parece mais pobre que a da anterior.

  • VictorHugo

    O aumento nem foi ''abusivo'' e como eh da VolksWagen o carro ta caro tem opcao melhor!
    Agora qro ver o que eh melhor:

    Pagar 110mil num Tiguan ao 115mil num ix35?

    • zemarreta

      110 mil faaacil no Tiguan, muuuito mais motor, mais acabamento e refinamento. Pode não ser tão da moda, mas o Tiguan é mais carro que o IX em quase tudo, tanto que lá fora o IX é bem mais barato que o Tig.

      • Edson Roberto

        MAs o que importa para o consumidor é o visual. E no ix35 tem o teto panoramico…. esse teto deve dar uma estabilidade excepcional…. deve fazer o carro girar em 360 graus e ainda ter o melhor motor do mundo…. com esse é possivel inclusive andar na velocidade da luz…

        • zemarreta

          O Tig também tem o teto panorâmico com opcional.