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Volkswagen Tipo 181 era para ser apenas militar

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Volkswagen Tipo 181

Durante a Segunda Guerra Mundial, o exército alemão utilizou um veículo off-road leve e barato, feito pela Volkswagen. O chamado Tipo 82 foi um clássico militar que não teve sucessor após o conflito.

Na década de 50, a Alemanha Ocidental já buscava algo parecido e pediu à Volkswagen que desenvolvesse algo parecido. No entanto, os governos da Europa buscavam um projeto comum, chamado “Europa Jeep”, sendo este um utilitário 4×4 igualmente leve e barato.

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Volkswagen Tipo 181 Kurierwagen

Esse projeto comum não deu certo e o que a Alemanha buscava acabou por se concretizar com o Volkswagen Tipo 181. Esse projeto é considerado o sucessor do Tipo 82, embora alegadamente tenha sofrido influência do anterior Porsche 597 Jagdwagen. Feito para atender aos requisitos do Bundeswehr, o utilitário acabou se tornando um veículo versátil para uso civil.

Na mesma época em que estava sendo desenvolvido, os consumidores mexicanos buscavam um utilitário mais robusto que o Fusca, a fim de poder atender os requisitos dos consumidores rurais, que rodavam em estradas sem pavimento e em condições difíceis. Diante disso, a Volkswagen acabou ampliando o projeto também para uso civil.

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Volkswagen Tipo 181 Thing

Muitos nomes

Utilizando nomes como Kurierwagen, Pescaccia, Thing, Safari, Camat, Trekker, entre outros, o Volkswagen Tipo 181 surgiu em 1968 como um sanduíche de elementos utilizados em outros carros da marca, tais como Fusca, Karmann-Ghia, Beetle 1303 e Porsche.

Basicamente, o Tipo 181 utilizava chassi do Fusca com motor traseiro boxer a ar 1500 ou 1600, contando com caixa manual de quatro marchas, suspensão traseiro com eixos duplos e caixa de redução. A carroceria tinha formas retilíneas e robustas, que lembravam às do Tipo 82, o chamado Kübelwagen.

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Volkswagen Tipo 181 Camat

Medindo 3,78 m de comprimento e com 2,40 m de entre eixos, o VW Tipo 181 não tinha teto, utilizando uma capota de lona retrátil e quatro portas. As primeiras entregas civis começaram em 1971. Antes disso, não só o exército alemão recebeu o modelo, mas outras forças armadas da Europa também.

Apesar de não preencher as exigências do Projeto Europa Jeep, o Tipo 181 foi bem-sucedido no campo militar, inclusive gerando uma versão mais aprimorada, chamada 181S. Este último foi distribuído para várias unidades da OTAN.

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Volkswagen Tipo 181 Thing Acapulco Edition

Em 1979, o projeto já precisava ser substituído e com o sucessor Iltis, equipado com motor dianteiro e também feito pela VW, o utilitário acabou deixando a linha de produção, mas ainda foi fabricado no México e na Indonésia até 1983. Nos EUA, o Thing chegou a ter uma versão descontraída que servia como carro de golfe ou veículo de passeio monitorado.





  • Diego Lip

    Eu lembro dele no Chaves, quando o Sr. Barriga dirigiu um no episódio da viagem à Acapulco.

    • Marcelo Silva

      Kkkkkkkkkkk bem lembrado

    • francis

      Será que por isso criaram essa Acapulco Edition rsrsrsrs

  • arzanette

    Caraca agora que descobri de onde vem as famosas sinaleiras fafa do fusca que meu pai teve…..

    • Holandês Louco

      Vieram do VW 1303 (o fusca alemão que não foi feito aqui – tinha para-brisa curvo) de 1973. Em 68 a Coisa usava outras lanternas…

  • invalid_pilot

    Enquanto isso no Brasil os chassis de Fusca e Brasília viraram os famosos Buggys

    • Uber

      Gurgel e os fabricantes de bugues tiveram sorte da VW não ter lançado esse carro aqui, pois seria uma concorrência cruel.

      • invalid_pilot

        Sim !

        Gurgel Carajás e X12 jamais seriam viáveis caso ele viesse

  • Pedro Rocha

    A reportagem deixou um detalhe histórico importante: o Type 181 foi criado para substituir o DKW Munga, conhecido no Brasil como Candango, pois a DKW (já adquirida pela VW) havia descontinuado esse modelo.
    A semelhança do 181 com o Candango não é mera coincidência, sendo que depois ainda houve uma outra geração, a Type 183 “Iltis”.

  • pedro rt

    prefiro mais esses nossos bug’s do q esse typ ou iltis

    • Holandês Louco

      Nossos buggies eram muito mais bonitos que essa coisa…
      A Coisa é tão feia quanto um Gurgel

  • IagoPimentel

    Lembro do filme Como se fosse a primeira vez, tinha um desse amarelo

  • Carolina V.

    A VW nos anos 60 e 70 teve carros muito interessantes. O NA poderia falar do Hormiga, um pequeno caminhão a ar da marca vendido entre 1975 até 1979.

    • Pacheco

      Parece aqueles caminhões de plastico que compramos em loja de 1 real e tem opção de vir com Boi, Gás ou Basculante… kkkkk

      • Carolina V.

        Sim, rsrsrs.

  • Jackson

    Em filmes da segunda guerra na Europa é comum ver esses carros.

  • Mr. Camyin

    kkkkk… Que coisinha mais feia… Mas com certeza deve ter sido um sucesso arrasador, e para os colecionadores e “epocanos” (pessoas de épocas que guardam seus momentos e suas lembranças) é uma escultura…

    Bom parabéns, interessante, isso é história…

  • Pacheco

    Aquele anfíbio do Fusca faz parte da família tbm?