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Volkswagen trabalha com Tata Motors para desenvolver carro barato para Índia e China

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A Volkswagen teria procurado a Tata Motors para o desenvolvimento de um carro de baixo custo para os mercados da Índia e da China. O projeto é conhecido internamente como Economic Car.

O projeto poderá ser total ou parcialmente feito pela Tata Motors, que tem experiência maior no mercado indiano. A engenharia da Volkswagen não teria conseguido obter os custos necessários para um produto para estes mercados.

De acordo com as fontes, o projeto está sendo administrado diretamente por Herbert Diess, CEO da Volkswagen, que estaria sendo executado por Thomas Sedran, chefe de estratégia corporativa da montadora alemã.

A Tata Motors recentemente iniciou um processo de lançamentos de compactos mais modernos, entre eles Bolt, Zest e Tiago (ex-Zica), além de um utilitário esportivo compacto, o chamado Nexon, que em breve estará no mercado. Já a VW vende naquele país os compactos Polo, Vento e o recém-lançado Ameo.

[Fonte: Manager Magazin]





  • Felipe

    Fico tentando entender o que Gol, Fox e Up têm para serem considerados caros para o mercado indiano…

    • Cristian_Dorneles

      Na verdade não são caros, são defasados, mesmo.

      • M.Hahne

        UP é defasado?? Conte-me mais…

        • Cristian_Dorneles

          Na verdade me referia o Gol e derivado. Mas creio que na Índia ninguém ia deixar de comprar o AMEO pra comprar um up!, justamente por causa do tamanho (minha impressão, o.k.?).

          • th!nk.t4nk

            Você está correto Cristian. Na Índia não se dá tanto valor à qualidade do carro, mas se dá muitíssimo valor ao preço e espaço interno. O Gol até se encaixaria lá, mas já que vão fazer um carro do zero, é mais inteligente criar algo maior e mais atual. O Gol está defasado demais e carrega heranças de geraçoes passadas, não teria lógica insistir em seu projeto.

            • Cristian_Dorneles

              Tem outro detalhe: Foi divulgado na época que o Gol NF seria exportado para índia, Russia e demais países emergentes, Mas a ideia rodou. Outra coisa: Na índia eles dão subsídios para carros com menos de 4 metros, por isso o AMEO é esquisito assim.

    • paulo sergio berezovski

      O up é seguro demais pro mercado indiano heuehue

      • Antonio Sergio

        Basta fazer o que as montadoras fazem por aqui: depenem o carro! Muito provavelmente vão atingir o nível de segurança exigido pelo mercado local.

  • Ricardo

    Se vier para o Brasil será na barateza de apenas R$ 35 mil.

    • Cristian_Dorneles

      (Só que não).

  • CarlooW

    Carro barato = Gol.
    Só brasileiro que endeusa essa porcaria para fazê-lo líder por 27 anos.
    TSC TSC TSC!

    • Wall André

      Eu não “endeuso” ele, mas posso dizer que não se pode considerar uma “porcaria”, eu tive um gol 2001 que comprei novo, fiquei com ele até 2008, e NUNCA me deu dor de cabeça. Carro simples e carro porcaria são coisas diferentes.

      • CarlooW

        Porque será que o Gol só é vendido nos países de 3º [4º, 5º, 6º, 7º] mundo???
        Não se justifica dizer que um carro seja simples apenas por uma experiência pontual bem sucedida. É válido, mas pouco representativo.
        O Gol é grosseiro em tudo: acabamento, equipamentos, segurança, qualidade construtiva, motores.
        Simples é o Polo europeu nas versões de entrada dotada de 1.0 L3, que não tem nem a TVzinha, mas é devidamente seguro (6 airbags, ESP, TCS), bem acabado e construído, e muito confortável.
        Gol está na média das carroças. Fato!

        • Wall André

          Cara, não é por que ele é pelado que ele vai ser uma porcaria, você não está entendendo, tem carro com muitos equipamentos que são porcarias que vivem dando problema, ele é só um carro simples, se fosse porcaria eu não poderia usá-lo de maneira regular tanto tempo, e não é só minha experiência, conheço um número X de pessoas que tem o gol, não estou dizendo que ele não poderia ser melhor, com certeza que poderia, mas dentro de nossa realidade tem coisa muito pior!

          • CarlooW

            Como se nossa realidade fosse diferenciado para elevar o status do Gol aos produtos de 1º mundo.
            Melhor encerrar seu discurso, porque seu descritivo simplesmente confirma o fato de que o Gol é exclusivo dos países de 3º mundo. Portanto, restritivo aos mercados menos exigentes.
            O fato de “dentro de nossa realidade tem coisa muito pior!” não descrimina o Gol estar em patamar acima de outros produtos.
            Apenas que há carroças menos adequadas em determinados quesitos.

            • Edson Fernandes

              Só te lembrando que a Saveiro que é projeto oriundo do Gol pode ter ESP e TCS.

              Poder ele pode, porém se isso éi nteressante para o mercado é outra historia.

              • Gustavo73

                CrossFox e Saveiro Cross tem TC de série ESP opcional.

                • Edson Fernandes

                  Foi isso que quis dizer…rs

                  E o Fox tbm tem a plataforma do Gol, só o conjunto de suspensão traseira do gol que é diferente.

                  • Gustavo73

                    A suspensão dianteira também já que ela é a da P25. Nada muito diferente. O Fox mandado para a Europa tinha a opção de 4 airbags outro item que poderia ser oferecido aqui. Mas é aquilo o mercado não tem interesse.

                  • Artur

                    Já li por aí que a parte traseira do Gol (inclusive porta malas) usa partes da plataforma original de 1980!
                    Há inclusive fotos comparando os pontos de solda e localização das caixas de rodas dentro do porta malas de ambos (o de 1980 e o Gol G5) para comparação e realmente são idênticos.

                    • Edson Fernandes

                      Pode ter a mesma serventia pois qualquer sedan oriundo de um hatch, terá pontos de solda a parte da carroceria para não ser mais uma massa de encontro ao ocupante.

                      Mas mesmo que tenha essa coincidencia posso dizer com tranquilidade que de carroceria, o Voyage é totalmente novo perto do Voyage anterior.

                      Sobre suspensão, o sistema dele é de calibragem voltada a um conforto maior que do Gol que é hatch para trazer um apelo mais familiar. Por isso qdo há esse tipo de conversa, não quer dizer que seja menos robusta ou pior que os rivais, mas a ideia de um carro para familia é evidente no comportamento dinamico.

                    • Artur

                      O Voyage atual usa a mesma plataforma do Gol atual. Então se o Gol tem partes da plataforma original (de 1980), o Voyage também tem.
                      O Voyage usa apenas umas longarinas para acrescentar a área do porta-malas. Inclusive o estepe fica na mesma posição em ambos (vide foto abaixo, onde dá pra ver, inclusive, a “emenda” a partir da qual inicia a área ocupada pelas longarinas):

                    • Edson Fernandes

                      Como eu sei que vc manja, dá para se dizer que seria quase impossível a VW utilizar uma plataforma descontinuada há muito tempo. Mas o ajuste de suspensão pode ser voltada a qualquer epoca, desde que se faça atributo positivo ao produto.

                      Porque em “tecnologia” de suspensão, o Gol sempre usou praticamente o mesmo conjunto que é até hoje. E isso os rivais também (exceto o Uno que antes era feixe de molas).

                    • Artur

                      Mas não é que a VW utiliza a plataforma original do Gol – que, de fato, foi descontinuada. Ela utiliza partes dela na PQ24 simplificada.
                      Ou seja, Gol e Voyage usam a PQ24, mas com algumas partes da plataforma do Gol de primeira geração, como o assoalho do porta-malas traseiro.

                    • Edson Fernandes

                      Eles utilizam o mesmo conceito de chapa, mas adaptado obviamente ao modelo. Agora… porque iriam mudar algo que funciona? Ela não compromete em nada a funcionalidade do veiculo. E ouso dizer que não é diferente nas demais fabricantes.

    • saosao

      Nos países subdesenvolvidos, os carros mais vendidos são os mais baratos ou algo do tipo, dado o cenário econômico do país.
      No Brasil, Não havia opções melhores na faixa de preço do gol. Uno, Fusca, chevette…
      Só nas últimas décadas podemos ter coisas melhores, e é por isso que o cenário mudou.
      O gol não era o mais vendido pq o brasileiro gostava, Mas pq podia comprar.

    • saosao

      O gol não é o mais vendido pq é endeusado. Ele é o mais vendido pq é o que a maioria dos brasileiros podia pagar. Pq? Situação econômica do país, isolamento industrial de décadas atrás, pobreza etc.

      • th!nk.t4nk

        Olha que o Gol nunca foi o carro mais barato. Vendia pela fama (“endeusamento” da marca sim), e pelo medo de tentar os concorrentes. Mas concordo com o resto, o isolamento industrial do país criou essas situaçoes absurdas.

  • fbl

    A India tem Polo!

    • Edson Fernandes

      E entrou no lugar do Golf City. (que era o modelo de entrada da VW)

      O Polo “atual” é acima do Polo “vivo” que era o mesmo que o nosso só que lá como carro de entrada.

      • Cristian_Dorneles

        Não era na África que tinha o Citi Golf?

        • Edson Fernandes

          Sim… e o Polo Vivo (o “nosso” ex Polo é chamado assim lá) entrou no lugar dele.

  • Marco Antônio

    Uai, manda o Gol pra lá. Não é tão ruim assim.!

  • Eduardo Santos

    Olha lá, olha essa foto! O primeiro requisito pra sair do papel é ser feio.

  • gustavo

    Teta motors Limited e Volks que casamento feliz!!

  • Artur

    Prevejo um novo Renault Kwid para os coitadinhos dos chineses e indianos…

  • Nitrous

    Feio, barato e desenvolvido na India ? Logo logo estará por aqui.



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