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Volkswagen vai substituir 1.4 TSI e 1.6 TDI por 1.5 a partir de 2017

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A Volkswagen revelou que a partir de 2017, começará a substituição dos propulsores EA211 1.4 TSI (foto) e EA189 1.6 TDI. Estes motores darão lugar aos novos 1.5 TSI e 1.5 TDI, ambos de quatro cilindros com turbo e injeção direta. A empresa não deu muitos detalhes.

No caso do 1.5 TSI, a informação adicional é que este terá um novo turbo e desligamento de cilindros. A dupla chegará inicialmente pelo Golf. A Volkswagen diz que a substituição é uma evolução natural dos propulsores e que estes serão aplicados em toda a gama VW, Audi, Skoda e Seat.





  • Bruno Albuquerque Borges

    No Brasil em 2024…

    • Guilherme Brenner

      2024 não teremos mais Brasil, no ritmo que anda a decadência do mesmo.

    • xyzR2

      Ué aqui o golf 1.6 nãoé TSI nem TDI, logo não sofrera alteração :) Vamos continuar com corroção-beberão.

      • Wellington Myph13

        Existe Golf 1.4 TSI sabia?
        O 1.6 não veio pra Substituir, ele veio pra agregar uma nova versão de entrada…

        • OlCal

          Pois é… tem uns caras que só querem falar mal e mais nada, o nosso 1.4 TSI vai continuar firme e forte. Excelente motor.

          • João Cagnoni

            Muita gente acreditando em papai noel… O Golf 1.6 chegou única e exclusivamente para empurrar os preços do 1.4 TSI para a cifra dos 3 dígitos.

            • Marcos Souza

              Só que o 1.4tsi vai ser descontinuado a partir de 2017. Se no Brasil ele parar de ser usado no golf, esses golfs vão acabar virando um problema no futuro pois seram poucos carros com esse motor e não compensará para as empresas fazerem peças para ele. Aí todo mundo cai na na mão da CSS e sabe-se lá até quando a CSS disponibilizará peças. Um simples amortecedor para esse 1.4tsi é diferente do que será usado no 1.5 pq o peso do motor muda.

              • G.Alonso

                A CSS e a montadora tem que disponibilizar peças durante 10 anos depois da descontinuação. E o 1.4 TSI deve parar de ser fabricado lá fora, aqui continuará sendo o mesmo por mais tempo.

        • leandro

          O problema é q se a VW quisesse mesmo agregar uma nova versão de entrada podia ter feito isso com qualidade. Colocava o 1.0 tsi do up

          • Gustavo73

            E teríamos muitos ainda falando que motor turbo quebra é carro de mano e tem manutenção cara. Mas comcordo que deveria sim ter uma versão Bluemotion com o 1.0tsi.

          • Lorenzo Frigerio

            Os manolos não querem carro turbo.

          • Wellington Myph13

            Isso eu concordo em Gênero, Número e Grau…
            Citei uma opção a um tempo atrás de fazerem a versão Bluemotion com 1.0T 120cv, 20kgfm aliado a um DSG-7 completinho com climatronic (1 zona só msm), Central 6,3 com mirror-link, esp, 7ab por uns 71990,00 eu levava na hora, arrancava um rim ali mesmo e ta tudo certo…

            • everton nogueira

              Bom sua proposta é boa mas duvido de um preço deste por parte da volks.

              • Wellington Myph13

                Seria até “realista” este preço, talvez com um AT6 e não o DSG, levando em consideração que seria um Golf Fabricado aqui, com imposto de 1.0, tudo pra reduzir o preço. Mas, uma configuração assim COM certeza viria nos preços atuais, na casa dos 79.990,00….

        • Caio SP

          Mesmo na versão de entrada o 1.6 16V chegou tarde e não deve ficar muito tempo no mercado. Como os motores turbo aliam desempenho e economia, não haverá mais espaço para os motores aspirados que são lerdos e beberrões.

          O que falta por parte das montadoras é divulgação e instrução sobre as novas tecnologias para o grande público, que ainda tem receio de adotar um motor de cilindrada inferior.

        • Agregar muito consumo e pouca potência.

      • Gustavo73

        O 1.6 16v é da mesma família, na verdade é o 1.4 tsi com cilindrada aumentada. Esse 1.5 é o 1.4TSi aumentdo para 1.5 só isso. E como é o Golf 1.6.16v se ainda não foi testado?

        • G.Alonso

          O Car Blog já andou no 1.6 16V e achou fraco demais com transmissão automática, no vídeo ele até ri do desempenho do carro, e no site que puxa saco da VW. E o motor não será o mesmo com cilindrada maior, é a mesma coisa de falar que o 2.0 TSI do Jetta é o mesmo que o 2.0 TSI do Golf GTI, não são.

          • Wellington Myph13

            Achei ridículo ele querer “vender” a ideia que o Golf 1.6 com AT6 é pra quem quer evitar multa, é cada uma mesmo…
            O 1.6 esta de volta porque quanto tinha no antigo, 60% de venda dele era 1.6, o AT6 veio pra agregar um extra pra quem não liga pra desempenho, gosta do carro e esta satisfeito em andar por ai assim…
            Só acho que a VW andou pra trás com o Golf fazendo isso, pois quando lançaram ele deu um tapa LINDO no mercado, ESP, 7AB, DSG 7 marchas, motor turbo com start-stop, a preço da concorrência com METADE da lista de equipamentos dele… Então acho eu que o MINIMO era ter lançado agora com 1.0 TSI pra dar outro tapa no mercado, vender a proposta de motor de baixa cilindrada com turbo aliado ao bom desempenho e economia de combustível…

            • G.Alonso

              kkkkkk piada demais aquilo. Concordo contigo, a VW parece que teve medo e não inovou novamente com o Golf. O 1.0 TSI com DSG ou até o Aisin de 6 marchas seria minha opção de olhos fechados.

          • Gustavo73

            Os dois 2.0 TSi são o mesmo motor com sitem de injeção diferentes o do Golf tem duplo sistema direto e indireto e gerenciamento diferente. O mesmo site publicou os números do Golf chinês, mas o que importa é o do nacional. É só ver a relação peso potência.

            • G.Alonso

              Na verdade muda o cabeçote, o sistema de injeção, virabrequim, pistões, turbina, em sua grande parte o motor é novo, não é só uma mudança nos sistemas de injeção, até pq para fazer isso já seria necessário o cabeçote completamente novo.

    • Gustavo73

      Já está no Brasil, só vão aumentar a cilindrada.

    • Mario

      De acordo com alguns analistas, o mercado automotivo brasileiro levará 10 anos para voltar a crescer, então lá pelos idos de 2026 eles chegarão aqui. E lá fora, os carros estarão usando células de hidrogênio.

  • Paulo Lustosa

    Correção, esse da foto é um EA-111

    • João Martini

      Com direito a bloco de Kombi rs

  • kravmaga

    Li em vários lugares que o volume ideal para um cilindro é de 0,5 litro e por isso um motor 1,5 l com 3 cilindros seria mais eficiente.

    • Hugo Borges

      Estou me perguntando o mesmo, tanto que, Ford, BMW e Volvo possuem motores L3 1,5 litros, todos modulares.

      • Gustavo73

        O da Ford é 4 cilindros.

        • Holandês Louco

          para a mesma cilindrada, 4 seriam mais eficientes que 3

          • Gustavo73

            A BMW disse o contrário.

            • Holandês Louco

              Só para alinharmos antes de te responder, eficiência do motor é a capacidade de gerar potência ou a capacidade de economizar combustível?

              • Edu Silva Souza

                Em motores geralmente eficiencia é medido em potencia por litro . Por exemplo um motor 1.6 que rende 160cv é mais eficiente que um motor 2.4 que rende 180cv.

              • Gustavo73

                Pra mim seria o equilíbrio dos dois. Mas não temho conhecimento técnico para argumentar. A BMW ao lançar o seu 1.5 3 cilindros que equipa os Mini e algins Bimmers disse que essa cilindrada e os 3 cilindros permitiriam uma eficiência melhor. Mas se você tem opinião ou conhecimento diferente, gostaria de saber. É sempre bom opiniões novas, algonque gosto muito nos comentários.

                • th!nk.t4nk

                  Eficiência é extrair a maior potência possível com o mínimo de perdas. Ou seja, motor eficiente é antes de mais nada um motor econômico, e um tricilíndrico atual tem muito menos perdas que um quadricilíndrico. Pode se tornar mais vibrador, mais vai ser mais eficiente com certeza.

        • G.Alonso

          O que virá para substituir o 1.6 não vai ser.

          • Gustavo73

            O 1.6 já foi substituído pelo 1.5 na Europa e EUA.

    • Felippe

      0,5 L por cilindro é o limite máximo para que o motor não vibre muito, o idela é sempre abaixo disso, já li sobre isso em um site sobre mecanica

      • Holandês Louco

        Acho que não…
        Vide a vibração dos V8…
        Alguns tem capacidade bem maior que meio litro

        • th!nk.t4nk

          Sim, mas no V8 você tem um monte de cilindros contra-balanceando a movimentação dos pistões. Quanto menos cilindros, mais difícil fica manter o conjunto estável. Mas não podemos esquecer que há um monte de métodos e tecnologias pra atenuar vibrações, que vão desde a escolha do material até contra-pesos e amortecedores.

          • Holandês Louco

            Sim, mas com todas essas que você citou se consegue ultrapassar facilmente a capacidade de 0,5 L por cilindro, note o que o Filippe afirmou nesta conversa.

        • Lorenzo Frigerio

          Os motores V8 têm bielas muito mais longas que as desses motores de enceradeira, e curso curto. Você não consegue tirar 500 cm3 por cilindro nesses 3 cilindros, porque a distância entre os centros dos cilindros é muito pequena. Não dá para abrir mais o bloco, tem que aumentar o curso. Problema de todos motores VW/Audi com menos de 6 cilindros.

          • Holandês Louco

            Mas a afirmação do Filipe é de 0,5 L de forma genérica, não num bloco em específico, e essa afirmação de 0,5 L é mentira. A vibração não depende de cilindrada, depende de relação R/L, dos contrapesos, dos mancais, além de outras coisas que não citei e outras que desconheço

    • João Cagnoni

      Não existe volume ideal e nem motor ideal, isso depende da finalidade do motor. Veja a calibração dos Audis que tem menos potência que os VW (apesar de usarem o mesmo bloco), e como o motor é muito mais suave e bem mais econômico. Existem motores modernos, mas nunca vai ter torque, potência e consumo excelentes, sempre um vai anular o outro.

    • Lorenzo Frigerio

      Provavelmente aumentaria muito o curso desse motor.

    • G.Alonso

      Li no Autos Segredos na matéria que fala sobre o 1.5 3 cilindros da Ford aqui para o Brasil.

  • Filipo

    Por aqui é mais fácil virar 1,3L do que 1,5L!
    Mas como o EA 211 de 1,4L segue sendo importado para equipar o modelo nacional, talvez ete 1,5L não demore a chegar..
    Seria uma boa para o Jetta concorrer igualitariamente com o novo Civic turbo.

    • Wellington Myph13

      Acho difícil esse motor vir logo pra cá pois a fabrica acabou de se atualizar pra fabricar o 1.4 TSI Flex… A não ser que seja MUITO pouca coisa pra mudar, podem mudar em 1 ano, mas eu aposto mais em 4 anos pois pela própria matéria, tem bastante coisa diferente ai…

      • Gustavo73

        Eles aumentaram a cilindarada do EA211.

    • VeeDub

      EA211 1,4L já é fabricado em São Carlos.

      • Filipo

        É, então deve ficar como está!

    • Gustavo73

      Já é feito no Brasil.

    • SDS SP

      O EA211 1.4 já está sendo fabricado na planta de São Carlos, inclusive nós validamos os pistões e anéis. O que continua sendo importado é o EA888.

    • G.Alonso

      O 1.4 TSI flex é fabricado aqui.

  • Victor Hugo

    No Brasil este Golf capado vai ficar uns 10 anos. AI vão atualizar vindo da Alemanha, por 1 ano, depois México depois feito no Brasil por mais 10 anos. Eh um ciclo nojento…amo os carros da VW, mas o que essa marca faz com os seus produtos no Brasil é muito desrespeito. Mas todas as outras também desrespeitam, então isso não é exclusividade da alemã l.

    • Wellington Myph13

      Golf capado…
      O 1.6 MSI veio pra ser opção de ENTRADA, e não pra substituir o 1.4… Vejo DIRETO comentários que “Agora o golf é uma bost@, agora sim um Golzão” sendo que o 1.4 TSI ainda existe, ele não vai sair de linha…
      Não sei onde ele é capado mesmo assim, ESP, 7Airbags, Bloqueio de EDS, XDS, Plataforma 5/5 estrelas. Infelizmente ele é um carro CARO hoje pra nós (Assim como todos os outros) e é “imperdoável” um carro de quase 80mil não vir com comandos no volante, concordo plenamente, mas longe de ser capado…
      O Golf atual aqui no Brasil não vai ficar desatualizado por muito tempo, 1o porque precisam aumentar as vendas, chamar atenção perante a concorrência, 2o porque a fabrica já esta pronta pra receber as atualizações que não são muitas (Exceto pelo 1.5, falo do carro em si)…
      O que desanima da VW aqui é o Gol/Voyage/Saveiro (Modelos a minha altura de compra :/) estarem ali, morrendo pra vender, CAROS e não fazem nada… Ainda vão fazer um remendo pra este ano, pra vir com nova geração só em 2018… Espero que o “Remendo” seja bom e venha com novos motores, ai pode até “animar” a pegar um antes da nova geração…

      • Artur

        O problema é que o MSI vai equipar a versão Comfortline, que atualmente recebe o TSI, ocupando o mesmo patamar de preço. Por mais que tenha todos os equipamentos de segurança que você mencionou, não é uma troca justa pela notável perda em desempenho e economia de combustível, até porque vai vir inclusive sem o multilink.
        Se os preços baixassem uns R$ 5.000,00 ao menos nas versões com motor 1.6, até que valeria a pena. Mas, pelo jeito, isso não vai ocorrer…

        • Guilherme Borella

          A informação que tenho é que o MSI irá equipar uma nova versão Trendline. Mas como você mesmo disse, a questão maior é o preço. Sonho seria uma versão Bluemotion do Golf com 1.0 TSI.

        • Gustavo73

          O Focus tem duas versões SE Pkus uma com o 1.6 Sigma e outra com o 2.0 GDi. Logo o fato de existir o 1.6 MSI não impede o 1.4 TSi.

        • Gustavo73

          Se vier com todos os equipamentos de segurança do Golf atual, mas perdendo o 1.4 tsi e a multlink deveria partir de uns 68 mil reais.

          • José Eduardo Borba

            Tu pagaria 68? A inflação é fod@! Lembro do Golf highline no lançamento, partindo de 64! Achei caro na época!

            • Gustavo73

              O Golf chegou por 67990. E.ainda teve aumento de IPI no meio. E na época era muito dinheiro, compra mais que hoje. Mas olhemos a concorrência, Bravo 1.8 2ab e abs 65mil, Focus 1.6 SE 2 ab, abs esp, 69mil, 308 1.6 airbags e abs 71 mil. Ou vamos descer para os altinhos compactos Renegade básico rodas de aço e sem faróis de neblina 68mil 2ab esp abs, HRV LX rodas de aço, 2ab e abs esp 77 mil. Então 68 com 7 airbags, eso abs deferenvial bloqueio eletronico, multicolision brake, CMM por 68 não acho ruim frente aos preços da concorrência.

          • Artur

            Sim, seria um bom preço. Se fosse uns R$ 70 mil com Tiptronic seria uma excelente pedida, além de ficar no limite das isenções de ICMS e IPI para PNE.

            • Gustavo73

              70 com câmbio at seria uma tacada muito boa. Poderia fazr como a Toyota que cobra um valor simbólico pelo at. Só não pode ser pelado igual. Mas duvido muito. Vaibser entre 70/75 onmanial valores do Focus e 308.

        • Wellington Myph13

          Na verdade não foi confirmado que o 1.4 TSI sai da Comfortline, até o momento teremos 2 opções de motor na Comfortline.
          Ainda reza a lenda que teremos uma Trendline só com 1.6 MT e AT mais barato, e uma Bluemotion com 1.0TSI… Não vejo a VW investindo forte assim em um segmento em extrema baixa de vendas… Seria mais esperto investirem logo no SUV compacto baseado no Fox (Sim, tem maior aceitação que Gol pelo estilo altinho) do que no Golf…

          • Gustavo73

            O Fox vai ganhar uma nova geração com a MQB-A0(compactos).

          • Artur

            Pode ser. Talvez exista uma versão Trendline só com o motor 1.6 e a Comfortline com ambos.

        • Lorenzo Frigerio

          A TSi também virá sem o multilink. Só o GTi continuará com ele.

          • Artur

            Sim, verdade. Bem lembrado.

      • Guilherme Borella

        O pessoal esquece que o Golf sempre teve a versão de entrada com motor 1.6.
        Idem ao motor do Jetta 2.0, que é o mesmo motor que vinha no Golf e Bora já da família EA, porém continuam dizendo que é o velho AP do Santana…

        • Gustavo73

          O.pessoal esquece que o Focus tem duas versões 1.6.

          • G.Alonso

            Mas o Golf Comfortline atual tem 1.4 TSI e transmissão DSG como opção por preço semelhante. Trocar o 1.4 TSI e colocar 1.6 MSI e cobrar o mesmo preço?

            • Gustavo73

              Mesmo preço? Já saiu o preço oficial? O chamado blog da VW falou em 80 com câmbio at, pacote elegande pintura metálica e teto solar. O 1.4 TSi com os mesmo equipamentos custa 94. Sim eu sei da tal foto, o estranho é que se o carro já está à venda como nenhum blog divulgou esses valores menis ainda o site da VWB. Então temos que esperar para ver os valores reais até porque por 95 se lwva o Focus Titanium 2.0 GDI.

              • G.Alonso

                Não, 80 mil sem esses opcionais citados e mais de 90 com eles. E isso já está se espalhando pelas redes, tem concessionária pedindo 92 mil pelo carro com todos os opcionais.

                • Gustavo73

                  Tem css cobrando já? Qual? Oi você está falandondenuma foto?

                  • G.Alonso

                    Pode ser. E outra, o próprio Fábio do car blog disse que uma moça já comprou um veículo, eles já tem o preço, podem cobrar.

                    • Gustavo73

                      E foi justamente nesse tal que uma moça comprou que se falou em 80 mil com os equipamentos citados. Ainda acho estranho pois só o teto solar e o pacote Elegance custam hoje 10 mil reais fora o câmbio at, como acho pouco provável um Golf 1.6 por 65 mil. Com a VW cobrando 5 mil pelo Tiptronic. Chuto uns 85 mil. O que faria o Golf 1.6 Confortline cistar plausíveis 70 mil. Por 80 básico não vai brnder nada, o 1.4 tsi Confortline que custa hoje 76 já não vende(na verdade a categoria não vende). Agora foi só a VW dar descontos no final de ano que o Golf vendeu 50% mais que o Focus. Por 80 o 1.6 melhor nem fazer o carro.

                    • G.Alonso

                      Pois é, ela viu que só vendeu com descontos. Mas, acredito em um reposicionamento do preço dos opcionais. Hoje, por exemplo, o elegance que custa 4 mil, chuto que caia para 2,5 mil, e o exclusive vá para 5 mil (caindo de 8 mil), junto com o teto também de 5 mil e mais o câmbio que talvez seja uns 4,5 mil. Ainda tem um pacote que vai poder colocar couro no Comfortline, tenho até umas fotos mostrando isso, e que o Highline já virá com couro de série, podendo ser bege ou preto, e terá câmbio manual, já que alguns diziam que não haveria. Chuto um preço de 84 mil pro Highline MT e 88,5 pro AT do nacional, mantendo o do manual e abaixando um pouco do DSG para AT. Que não se confirme e seja mais barato.

                    • Gustavo73

                      Veja se o Highline TSi vai partir de 84 mil não há lógica no Confortline 1.6 custar 80. Afinal a diferença entre as dias versões no TSi é de 9 mil reais, mantendo o 1.4Tsi. Trocando pelo 1.6MSi tira mais uns 4mil. O que deixaria o Confortline 1.6 no meio do caminho entreo Focus 1.6SE e SE Plus. Desde qie ele mantenha os mesmos equipamentos do Confortline 1.4Tsi.
                      Sobre os equipamentos não deve fugir do que a Variant oferece hoje, com a Highline tendo couro sintético de série e o Vienna no pacote Exclusive. Ambos ganham a nova CMM com carplay e android auto de 6,5″. O Highline acho que perde a versão manual, mas a Confortline mantem como a Variant. Falando dos pacotes achobque a VWB deveria colocar o pacote Elegance de série nos dois, e reduzir os valor dos outrosoutros, como uma maneira de minimizar a perda da multlink. Se eu fosse a VW não colocari nenhum opcional no Confortline 1.6, só o at. E infelizmente assim não sobra espaço para a versão que seria muito interessante a Bluemotion 1.0TSi.

        • PerobaC

          Talvez porque quem experimentou de caviar (1.4 TSI de 140 cv e 25,5 kgf.m + DSG + multi-link + freio eletro-mecânico) de entrada não quer voltar a comer sardinha (1.6 aspro de 120 cv e 16,4 kgf.m + 6AT + eixo rígido + freio de mão) …

          • Guilherme Borella

            Só lembrando, são duas versões diferentes, com preços diferentes e propostas diferentes.
            ps: Sardinha.. Um Golf?!?! O que faço com meu up! ???… kkkk

            • José Eduardo Borba

              Usa até poder comprar algo melhor!

          • José Eduardo Borba

            Exatamente! Vc disse tudo!

      • José Eduardo Borba

        Ele vai ter motor e suspensão de gol, pelo preço de Golf alemão no lançamento! Vai ser uma disputa legal, o empobrecido golf vs o focus se plus.

        • Wellington Myph13

          O diferencial do Golf vai ser que ele tem o AT6 pra oferecer com o 1.6, já o Focus abandonou o powershift no 1.6.

          Mas pelo preço do 1.6 AT6 do Golf, vai dar pra Levar o 2.0 SE Plus do Focus, infelizmente a VW não esta dificultando a briga e sim Facilitando pro Focus…

          De resto, Suspensão e motor de “Gol” é só ilusão de quem quer achar defeito, pelo desempenho que o motor vai ter 1.6, não faz diferença ter Multilink ou Eixo de Torção, da tudo na mesma, e o 1.6 16V é tão bom e competente quanto o 1.6 do “Fiesta”…

        • Gustavo73

          Motor de Gol? Só o Rally usa esse motor se falasse motor de Fox assim como o Focus usa motor de Fiesta. A suspensão é de Golf mesmo já que exitem versões com ela na Europa. Mas poderia ser dw 308 o novo europeu de Astra /Cruze o novo europeu e por aí vai…

      • Victor Hugo

        Pra mim eh continua capado, por que a versão de entrada eh a 1.4, ou 1.0 TSI no mundo inteiro com suspensão independente. Você está comparando com os carros concorrentes no Brasil, eu estou comparando com a 1 versão que chegou no Brasil. De lá pra cá os preços se mantiveram e o carro foi perdendo qualidade. Esta eh minha opinião

  • Wellington Myph13

    Ta ai um motor que vai demorar chegar aqui…
    Acabaram de “atualizar” a fabrica pra fabricar o 1.4 TSI Flex… A não ser que seja MUITO pouca coisa pra se mudar de 1.4 pro 1.5, acho que demora pelo menos uns 4 anos pra alterarem…
    Mas de qualquer forma, o 1.4 pra mim ainda é Top, só precisava ampliar a gama de 1.0 e 1.4 TSI na linha toda.
    1.0 TSI – 100cv – 14kgfm (up!, Gol, Fox, Voyage)

    1.0 TSI – 120cv – 18kgfm (Gol, Fox, Voyage, Saveiro, CrossFox, SpaceFox, Golf Trendline)
    1.4 TSI – 140cv – 22kgfm (Golf, Jetta)
    1.4 TSI – 160cv – 25kgfm (Versão GTI de Gol, Opção de entrada pra Tiguan e Passat)
    2.0 TSI – 220cv – 35kgfm (Jetta R-Line)
    2.0 TSI – 250cv – 38kgfm (Versão GTI de Golf e segunda opção de motor pra Passat em diante)
    Seria um sonho, mas… :/

    • Marco Antônio

      Manda um e-mail pra Vw Br… E torceremos pra te escutarem!

    • Artur

      Isso seria o ideal. Só acho que poderiam manter o 1.0 MSI 3 cilindros nas versões de entrada de Up!, Gol e Fox e o 1.0 TSI nas versões top desses carros e no Voyage, em substituição ao atual 1.6 de 104cv. Poderiam disponibilizar o 1.6 MSI (de 120cv) também.
      O resto, tudo do jeito que você mencionou.

    • Gustavo73

      O 1.0 TSi já tem 16 kgfm e o 115 cv com gasolina já tem 20kgmf.
      Não sei se é tao difícil chegar o 1.5 por aqui, lembrando que o 1.6 MSI 16v é basicamente o mesmo bloco do 1.4 com a cilindrada aumentada. Assim como no passado tivemos AP600, AP800.

      • Wellington Myph13

        Eu reduzi intencionalmente o torque nos 1.0, e no 1.4 de 140cv pra 22kgfm porque já é mais que suficiente, não fica com MEGA desempenho de esportivo pro povo não ir a loucura, e ainda ajuda a ter o torque em menor rotação… (Mesmo atualmente já entrando a 1500rpm)
        Mas pelo que diz a matéria vai mudar o turbo, o sistema de desligamento de cilindros será diferente, não parece muita coisa, mas a fabrica acabou de se adaptar pro 1.4 TSI Flex, acho meio improvável largarem a produção dele em menos de 4 anos…

        • Gustavo73

          Acho que vai depender do custo, oara as trocas. Aumentar a cilindrada e o mais fácil(tanto que fizeram no 1.6 16v), o desligamento de cilindros o nosso 1.4 não tem, e é opcional na Europa. A questão pode ser o turbo, se.for elétrico por exemplo. Mas o 1.4 tsi virou nacional(Audi A3 sedan) 3/4 anos após chwgar na Europa, aqui pode seguir a mesma linha.
          Já quanto ao torque eu deixaria do jeito que está. Mas entendi a sua ideia.

    • Caio SP

      Seria interessante uma versão do Gol GT 1.4 Tsi.

      Já esse 1.5 TSi é para concorrer com o motor 1.5 VTEC turbo de 174 Hp da Honda.

  • VeeDub

    Creio que há um erro… Será substituído o EA111 1,4L !
    EA211 acabou de ser lançado.

    • Brenno

      EA 111 1.4 era o motor da Kombi?

      • Gustavo73

        Sim mas também era a primeira geração do 1.4TSI.

      • VeeDub

        Exatamente !

        • Brenno

          Fico me perguntando. E se o Gol tivesse saído com o 1.4 da Kombi “melhorado”? Uns 90 cv, 14 kgf de torque. Seria o ideal!

    • Gustavo73

      O EA111 ainda é usado em algum carro da VW?

      • Ramon Grigio

        Sim. Todos os 8v. Gol/Voyage/Fox 1.0TEC (VHT com pequenas atualizações nas molas do comando e bobinas/eliminação dos cabos de vela) e os 1.6 8v (esse sem modificações desde o lançamento)…

        • Gustavo73

          Estava me referindo ao EA111 1.4 tsi que usava blovo de ferro. Os aspirados 8v eu sei.

      • VeeDub

        Absolutamente. Na linha Gol/Voyage/Saveiro, a maioria absoluta das versões utilizam os EA111, 1,0 e 1,6 L.

        • Gustavo73

          Percebi que não fui claro. Como você falou do EA111 1.4 estava pensando ma versão TSi dele.

  • OlCal

    O 1.4 que temos por aqui já é fantástico, imagina o 1.5 novo !!! Ótima notícia.

    • João Cagnoni

      É fantástico mas os preços estão subindo, já não é mais atrativo. Daqui a pouco estão cobrando 100k em qualquer 1.4 TSI.

  • Gabriel Torque

    bom pro brasil, quem sabem trazem o maquinário defasado do EA211 pra cá

    • Gustavo73

      O EA.já é feito aqui e esse aí vai continuar a ser o EA só que com cilindrada diferente. Assim como a Ford fez só que reduziu o 1.6 ecoboost para 1.5, é o mesmo bloco com cilindrada reduzida.

      • G.Alonso

        O motor 1.6 Ecoboost tem 4 cilindros e o 1.5 Ecoboost tem 3. Não foi só redução.

  • Gustavo73

    A Ford diminuiu a cilindrada do ecoboost 1.6 para 1.5. A VW vai aumentar de 1.4 para 1.6 esse.parece ser o número “mágico” da cilindrada.

  • Pedro

    Essa cilindrada está em alta. Toyota (aspirado), Ford, Honda e agora VW, todas decidindo ter seu 1.5 kkkkkkk

  • Marcos Souza

    Seria legal se o tamanho dos cilindro fosse padrão para uma marca e pra aumentar a litragem, simplesmente aumentassem o número de cilindros. Por ex.: o tamanho padrão do cilindro corresponde a 0.330 l.
    Motor 1.0 teria 3c= 0.990l(1.0l)
    Motor 1.4 teria 4c=1.320l (1.4l ou 1.3l)
    Motor 2.0 teria 6c= 1.980l(2.0l)

    • Cesar Mora

      eles dizem que o ideal é cada cilndro ter 0.5l, por isso os 1.5 3C, 2.0 4c e 2.5 5c…

  • everton nogueira

    Oha o 1.4 virando mico…

  • 1945_DE

    Agora que o Brasil vai receber o 1.4L FREX, ja vai sair de linha na Europa. Brasil sempre no atraso.