Europa Segurança Tecnologia Trânsito Volvo

Volvo anuncia que condução autônoma será focada na estrada

volvo xc90 autonomo 8

Após três acidentes envolvendo carros da Tesla com Autopilot, inclusive com uma vítima fatal, vários fabricantes começam a rever seus planos de condução autônoma.

A Volvo, uma das empresas que mais investe na tecnologia, anunciou mudança em sua estratégia. Agora, a condução autônoma não será aplicada no meio urbano sem a supervisão do condutor.

A montadora sueca diz que reservará a condução completamente autônoma para estradas. Ou seja, a tecnologia poderá ser utilizada livremente nessa situação, onde o motorista pode ficar mais entediado e cansado após muitos quilômetros percorridos.

Na cidade o condutor precisará estar com as mãos no volante durante parte do tempo. Acredita-se que em estradas sinuosas e com condições menos seguras, a tecnologia também deve ser limitada.

Uma pesquisa da Volvo revelou que os consumidores não querem ir do ponto A ao B dentro da cidade sem ter controle sobre a direção. Outras montadoras seguem o mesmo princípio, deixando a direção automática livre em autoestradas bem sinalizadas. O próprio Autopilot da Tesla é mais focado na estrada do que no meio urbano.

[Fonte: Autocar]





  • ObservadorCWB

    Ótimo….se fosse focada no céu seria preocupante…rsrsrsr Título estranho, mas a leitura da matéria esclarece.

  • Louis

    Vamos ver como sairá o projeto do Google, que parece focado mais em cidade.

  • Mr. Car

    Carro meu, dirijo eu. Ainda mais em estradas. Simples assim.

  • Khusller

    Carro autônomo só quando todos forem. Até lá prefiro usufruir das minhas decisões e reflexos.

  • Pipo pipo

    Cansei do tema. Ela já existe faz tempo com outro nome: Taxista e também com uma variante mais recente : Uber.
    Não quer dirigir? Contrata motorista particular ou utiliza um dos dois serviços acima citados.
    Eu amo carros, jamais comprarei qualquer coisa que se pareça com condução autônoma.
    Simples assim.
    Lembrete: Ninguém é obrigado a concordar comigo, porém o respeito é saudável. Boa sexta a todos.

    • paulo sergio berezovski

      Daqui uns 10 anos provavelmente nem venderam carros normais,serão todos autônomo e quem sabe se depender de governo seremos proibidos de dirigir os antigos

      • gabriel moraes

        acho que no brasil o mundo acaba mas essa tecnologia nao chega ainda mais com nossas ótimas estradas com sinalização de primeira e muita infra estrutura de forma geral

  • CanalhaRS

    Essa declaração é compreensível já que a tecnologia ainda engatinha. Mas dentro de 10 ou 15 anos ela será segura até para usar na cidade. E será um diferencial comercial importante ter um carro autônomo em qualquer condição, as montadoras não serão boazinhas a ponto de perder esse filão.

  • Edson Fernandes

    Não vejo sentido de não liberar em um “traffic jam”já que nessas situações é muito bem vindo. Na estrada eu particularmente prefiro dirigir.