Europa Tecnologia Vídeos Volvo

Volvo apresenta a plataforma modular CMA – Base para os futuros S/V/XC40 e médios da Geely (vídeo)

volvo-cma-plataforma-1

A Volvo apresenta sua segunda plataforma modular, a CMA (Compact Modular Architecture), que dará vida aos futuros modelos XC/V/S40 da marca sueca e alguns modelos da Geely. No caso sueco, a meta é vender 800.000 carros por ano nos próximos anos.

Acredita-se que o primeiro carro da Volvo com a CMA será o crossover XC40 por volta de 2017. No entanto, a Geely já finalizou um crossover médio chamado S7 recentemente (ainda não lançado), com características que se assemelham ao projeto.

Como a plataforma SPA não pode ter seu tamanho reduzido o suficiente para atender ao tamanho dos novos carros de entrada da Volvo, se fez necessário unir forças com a controladora Geely para criar algo novo, a CMA. A SPA será a base dos próximos XC/V/S60 e já está sob os novos XC/S90.

volvo-cma-plataforma-2

Com muitos componentes compartilhados com a SPA, a CMA usa o mesmo conceito, tendo fixo somente a distância entre os pedais e o eixo dianteiro, enquanto os balanços dianteiro e traseiro, assim como o entre-eixos podem ser ajustados de acordo com o modelo. A largura e altura do veículo também podem ser variados.

Em comum com a SPA, a CMA terá motores (três e quatro cilindros), transmissão e sistema híbrido plug-in, cujas baterias são posicionadas no túnel central do veículo. A suspensão é McPherson na frente e multilink atrás. O vídeo abaixo mostra como é exatamente a nova plataforma da Volvo.





  • V12 for life

    Volvo apresenta CMA.

    • ricmoriah

      lembrei da mesma coisa: Companhia de Manutenção Auxiliar

      • Vagnerclp

        Manutenção não: Companhia Manufatureira Auxiliar. Aqui é busólogo truta, kkk.

        • ricmoriah

          haha tem razão, aqui também. não lembrei desse detalhe da famosa fábrica da Cometa, lá na Vila Maria, a chamada Cidade Cometa. em 1986 a Reunidas Paulista adquiriu um lote do Dinossauro 86 CMA de 13,20 m com 50 poltronas em veludo vermelho. Show!

    • Vagnerclp

      Lembrei exatamente dele – CMA-Scania, sou apaixonado…

  • André

    Espero que tenhamos bons modelos Geely, com tecnologia Volvo, a preços bem em conta, aqui no Brasil.

  • Murilo Soares de O. Filho

    O Futuro será plataformas modulares, mas o conceito não é novo, plataformas mais antigas já haviam um certa flexibilidade, hoje só ampliaram o processo. O estranho é ver modelos compactos usando a mesma base em modelo médio grande. Aí quero ver pessoas falarem, mas esse carro não é médio pois usa a mesma base de um compacto…o que acaba…por esclarecer a muitos o que define um segmento são suas medidas e não a base que utiliza. Haverá gente dizendo que é diferente, pois a base é modular. Resumindo haverá muita discussão.

    • Gustavo73

      A base é mkdular, mas existem diferenças. A MQB é a modular, mas existem variação. No Golf o nome é MQB-A no Passat MQB-B e no futuro Polo MQB-A0. Então apesar de compartilharem bastante coisa não são exatamente iguais. É bem diferente de alongar ou encurtar um entre-eixos aonde as limitações são bem maiores.

  • Vagner Silva

    Desculpem minha ignorância, mas alguém me explique o motivo de alarde para essas plataformas modulares… Sempre achei que esse modo de fabricar seria o mais óbvio…

    • Gustavo73

      Mais óbvio mas não tão simples de executar. Tanto que são recentes.